Vous êtes sur la page 1sur 207

FAE-Cincia

Revista da Faculdade das guas Emendadas

Braslia-DF, maro de 2013

FAE-Cincia ISSN 2317-062X


CONSELHO CIENTFICO Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira Dr. Luiz Batista Alves Dr. Manoel Araujo de Medeiros Dr. Marcelo Rodrigues dos Reis Dr. Onofre Rodrigues de Miranda Dr. Rubem Jos Boff Dr. Sergio Luis dos Santos Lima CONSELHO EDITORIAL Ms. Adriano Salles Amadeu Ms. Emerson Ferreira de Melo Ms. Ismael Rangel Ferreira Lins Ms. Luiz Henrique de Azevedo Borges Ms. Nelson Luiz dos Santos Tomassini Ms. Patrcia Peregrino Montenegro Ms. Soraia Cristina de Morais EDITOR Aline da Silva Boff EDITORAO Aline da Silva Boff ATENDIMENTO Secretria da Direo Fone: (61) 3388-0809 - E-Mail: diretorfae@gmail.com PUBLICAO DE ARTIGOS Todo o material a ser publicado, deve ser enviado aos cuidados de Prof. Dr. Rubem Jos Boff, no endereo eletrnico rubemboff@gmail.com

Revista: FAE-Cincia / Faculdade das guas Emendadas. n.1, jan./jun. 2013. Braslia: FAE, 2013. Semestral, n.1, jan./jun. 2013. ISSN 2317-062X 1. Administrao. 2. Letras. 3. Matemtica. 4. Educao. 5. Gesto.

CDU 658:37:51
Faculdade das guas Emendadas Av. Independncia SCC Quadra 01 Bloco C Fone: (61) 3388-0809 Planaltina-DF CEP 73310-303

FAE-Cincia ISSN 2317-062X

A REVISTA A revista FAE-Cincia uma publicao peridica do Ncleo de Pesquisa, Extenso e Ps-Graduao (NuPEP) da Faculdade das guas Emendadas (FAE), gratuita e semestral, destinada divulgao de produo cientfica dos seus cursos e de parceiros da instituio, contribuindo, desta forma, para o crescimento e desenvolvimento da produo cientfica.

MISSO Propiciar a publicao de artigos cientficos que contribuam para a disseminao do conhecimento das reas envolvidas nos cursos da Faculdade das guas Emendadas (FAE), baseados em princpios ticos e na percepo do contexto social em que a instituio est inserida.

OBJETIVO Disponibilizar meios para a socializao do conhecimento, visando o fomento investigao cientfica e ao debate acadmico.

FAE-Cincia ISSN 2317-062X

EDITORIAL
Esta publicao um novo veculo de divulgao da produo de docentes, discentes e parceiros da Faculdade das guas Emendadas (FAE). O objetivo principal da instituio, ao lanar esta revista, o da publicao de artigos inditos sobre temas pertinentes s reas trabalhadas e desenvolvidas, tanto na graduao quanto na ps-graduao da instituio. A criao de publicao como a que se apresenta exige a adoo de uma periodicidade, linha editorial clara e com consistncia, diversidade de temas, corpo editorial que busque a excelncia, alm da existncia de uma comunidade acadmica que participe do processo editorial, seja por meio do envio de materiais, ou mesmo pela consulta das matrias publicadas. Acreditamos que a criao da FAE-Cincia representar a incluso de mais um veculo de divulgao de trabalhos cientficos, alm de constituir um importante canal de comunicao entre a comunidade acadmica da FAE e sociedade. O momento da publicao do primeiro nmero no poderia ser mais oportuno, visto que os cursos da FAE foram iniciados em 2006 e reconhecidos entre 2010 e 2012; iniciou

FAE-Cincia ISSN 2317-062X


recentemente as ps-graduaes lato-sensu; e se nota haver grande quantidade de produes presentes na instituio, muitas com destaque, seja pelo seu conjunto, pelo emprego dos mtodos, ou pelas caractersticas dos temas

desenvolvidos. Embora a FAE conte com a divulgao de trabalhos cientficos por meios diversos entre eles a pgina da instituio na internet, a apresentao de trabalhos em eventos, a publicao em nossa biblioteca estes no ofereciam o devido destaque a obras de grande destaque e relevncia dentro do contexto acadmico e de nossa instituio. Na perspectiva da democratizao da informao, optou-se por disponibilizar a FAE-Cincia em meio impresso e tambm em meio digital (disponvel em www.faedf.edu.br). Cabe mencionar que a instituio ficou bastante envaidecida ao conseguir a colaborao de amigos e parceiros no conselho editorial da revista. O currculo resumido dos colaboradores segue nas prximas pginas e nos cabe prestar sincero agradecimento a todos, bem como aos autores que participam deste primeiro nmero da revista FAE-Cincia.

Rubem Jos Boff Faculdade das guas Emendadas - FAE Diretor Geral

FAE-Cincia ISSN 2317-062X

SUMRIO
GUAS EMENDADAS: uma viagem entre a ecologia e o ensino superior ...................................................................................... Rubem Jos Boff; Luiz Henrique de Azevedo Borges A IMPORTNCIA DA PESQUISA CIENTFICA NO ENSINO SUPERIOR.................................................................................... Alesandra Batista de Oliveira; Carlos Antonio Lopes; Marilei Francisca da Silva PESQUISA ACADMICA: a matemtica e a produo cientfica...................................................................................... Soraia Cristina de Morais UM ESTUDO SOBRE LOGSTICA REVERSA NA INDSTRIA E COMRCIO DE PNEUS NO DF ....................................................... David Vieira de Souza O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL FRENTE AO COMPORTAMENTO DA ECONOMIA EUROPEIA NO PERODO DE 2000 A 2010 ............... Carlos Alberto Francisco de Sousa; Danilo da Costa e Silva; Tiago Trindade; Luiz Batista Alves A LOGSTICA REVERSA DE LIXO ELETRNICO DE COMPONENTES DE COMPUTADORES .................................................................... Thiago dos Anjos Vigilato Sousa A NAVEGABILIDADE E O TIPO DE JULGAMENTO ........................... Sergio Luis dos Santos Lima; Leila Amaral Gontijo COMUNICAO E CONSUMO: o jornal goiano no Sculo XXI ........... Adriano Salles Amadeu; Ludimila Stival Cardoso NORMAS PARA PUBLICAO DE ARTIGOS NA REVISTA FAE-Cincia Rubem Jos Boff

25

54

77

115

137

167

183

205

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

GUAS EMENDADAS: uma viagem entre a ecologia e o ensino superior Rubem Jos Boff1 Luis Henrique de Azevedo Borges2 Resumo: Este artigo tem a inteno de discorrer sobre o surgimento do nome da Faculdade das guas Emendadas (FAE), alm do papel social desta instituio de ensino superior. Para compreender o significado da escolha do nome guas Emendadas, discorreu-se primeiramente sobre a origem do nome, atravs de parte da histria do Brasil, mais especificamente, da histria da rea compreendida pelo que se conhece hoje como Estao Ecolgica de guas Emendadas, rea essa localizada na regio administrativa de Planaltina, cidade situada na parte nordeste do Distrito Federal do Brasil. Alm da origem do nome, o artigo discorre tambm sobre a importncia que a referida Estao Ecolgica representa para o meio ambiente. E, por ltimo, discorre sobre a misso da Faculdade das guas Emendadas e de sua viso de futuro. Palavras-chave: guas Emendadas. Estao Ecolgica de guas Emendadas. Faculdade das guas Emendadas. Ensino superior.

Doutor em Administrao (Wisconsin University, USA). Mestre em Engenharia de Produo (UFSC). Especialista em: Administrao e Planejamento para Docentes (ULBRA) Informao, Gesto e Tecnologia (UnEB); Administrao de Servios de Sade Pblica (FIOCRUZ). Bacharel em Administrao (ULBRA). Professor e Diretor-Geral (FAE). Mestre em Histria Cultural (UnB). Especialista em Histria da Amrica (UnB). Bacharel em Economia (UnB) e em Histria (UnB). Professor (FAE).
2

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

1 INTRODUO No incio deste milnio pretendia-se criar um centro de ensino na cidade de Planaltina. O sonho foi concretizado no ano de 2006, com a criao da primeira faculdade da cidade, objetivando atender a crescente demanda regional por ensino superior. O nome da Faculdade das guas Emendadas (FAE) foi escolhido em homenagem ao nome da Estao Ecolgica de guas Emendadas, estao essa localizada na cidade mais antiga e ao mesmo tempo com a populao mais pobre, dentre as trs dezenas de cidades que compem o Distrito Federal do Brasil. A Estao Ecolgica de guas Emendadas faz parte do grupo das Reservas de Biosfera, criadas pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco). No Brasil existem atualmente apenas trs Reservas da Biosfera. A estao em referncia foi a primeira reserva legalmente constituda em Brasil. Aps a autorizao de funcionamento da FAE, centenas de pessoas da cidade e adjacncias tiveram tanto entusiasmo e acorreram para a primeira instituio de ensino universitrio instalada em Planaltina, pois esperavam concretizar o sonho da formao e obteno do diploma de um curso superior. Todavia, no ano de 2009 foi registrado um grande ndice de evaso escolar, tendo-se constatado diversos motivos, dentre os quais, a precria qualidade de gesto praticada.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

No incio de 2010 a FAE passou pela transio de mantena, e, desde ento, vem conduzindo, tendo como foco, o processo ensino-aprendizagem. Atravs de uma gesto participativa, vem interagindo com a sociedade, de modo que o resgate da confiana vem aumentando a cada ano. Como resultado positivo, em apenas trs anos j triplicou o nmero de discentes matriculados. Hoje a FAE conta com trs cursos de graduao reconhecidos pelo Ministrio da Educao (MEC) alm de outros tantos cursos de ps-graduao e de extenso. O objetivo deste artigo mostrar o surgimento do nome da Faculdade das guas Emendadas (FAE), sua misso e viso de futuro, destacando, ao mesmo tempo, a criao e importncia da Estao Ecolgica de guas Emendadas.

2 GUAS EMENDADAS: de Reserva a Estao Ecolgica Dois dos maiores e mais importantes rios do Brasil, Rio Paran e Rio Tocantins recebem em seus leitos as guas de um local muito especial e singular que existe no Distrito Federal: guas Emendadas. Neste local, h uma vereda, rea tpica do cerrado, abundante em gua, de onde nascem dois cursos de gua, um deles correndo para o Norte, o crrego Vereda Grande, que se encontra com o Rio Maranho, que desgua no Rio Tocantins; e o outro para o Sul do pas, o crrego Brejinho que desgua no crrego Fumal, que,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

10

por sua vez, encontra-se com o Rio So Bartolomeu, que se dirige para o Corumb, que se funde com o Parnaba, que depois de longa viagem, encontra-se com o Paran. So poucos os locais do mundo no qual nascem e correm dois crregos diferentes, em direes opostas e que desguam em bacias hidrogrficas to significativas. Mas a beleza e o carter singular das guas Emendadas no terminam aqui. Ela uma regio que rene algumas das espcies mais representativas da flora e da fauna do Cerrado brasileiro. Ela ocupa uma rea de 10.547 hectares, situada no nordeste do Distrito Federal, a cerca de 50 quilmetros do Plano Piloto e prxima a histrica cidade de Planaltina, antiga Mestre DArmas. Como todas as Estaes Ecolgicas do pas, guas Emendadas uma Unidade de Conservao proibida ocupao humana, a fim de proteger completamente sua fauna e flora. Sua Estao Ecolgica uma das mais importantes Unidades de Conservao do Distrito Federal e nela se realizam vrias pesquisas e projetos relacionados ecologia e a educao ambiental. Essa rea j era conhecida por sua beleza muito antes da construo e transferncia da capital para Braslia. Em 1808, o jornalista Hiplito Jos da Costa, fundador do jornal Correio Braziliense, argumentou a favor do estabelecimento da capital no interior central do pas em virtude da proximidade da cabeceira dos grandes rios.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

11

Por sinal, a transferncia da capital para o interior do pas era uma ideia alentada h pelo menos dois sculos e meio. Nessas discusses, um argumento era recorrente, a presena, no centro do Brasil, das trs principais bacias hidrogrficas nacionais. Essa regio j constava do Mapa da Capitania de Goyaz e regies circunvizinhas que mostra as comunicaes entre as bacias do Prata e Amazonas, assinado pelo cartgrafo italiano Francesco Tosi Colombina na Villa Boa de Goyaz, em abril de 1751. O engenheiro e diplomata Francisco Adolfo Varnhagen, Visconde de Porto Seguro, em viagem pela regio, citou em seus relatrios a existncia de uma rea triangular formada pelas Lagoas Formosa, Feia e Mestre DArmas (atualmente chamada de Lagoa Bonita) que corresponde a parte atual da Estao Ecolgica aqui destacada. Ele chegou a publicar em Viena, em 1877, a obra intitulada A questo da capital: martima ou no interior. Na citada obra, Varnhagen reuniu suas preocupaes e sugestes sobre a transferncia da capital e indicou a regio que julgava mais adequada:
() Na vasta extenso que acabo de percorrer, h porm outra regio no menos apropriada a oferecer localidades favorveis ao primeiro estabelecimento de colonos europeus, e a respeito da qual julgo que deveramos desde j dar algumas providncias, a fim de a ir preparando para a misso que a Providncia parece ter=lhe reservado, fazendo a um temo dela partir guas para os trs rios maiores do Brasil e da Amrica do Sul, Amazonas, Prata e So Francisco (...). Refiro-me bela regio situada no tringulo formado pelas trs lagoas Formosa, Feia e

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

12

Mestre d`Armas, com chapades elevados mais de mil e cem metros, sobre o mar, como nela requer para melhoria do clima a menor latitude, com algumas terras mais altas do lado do norte, que no s a protegem dos ventos menos frescos desse lado, como lhe oferecero os indispensveis mananciais (VARNHAGEN, 1978, p. 28).

Em 1892 foi a vez da Misso Cruls visitar e descrever o local. Ela, que tinha como objetivo desbravar o interior do Brasil e demarcar o futuro Distrito Federal, afinal a primeira Constituio Republicana, de 18911, j previa a transferncia da capital para o interior do pas, descreveu o local no Relatrio da Comisso Exploradora do Planalto Central. Tal misso foi designada pelo ento Presidente Floriano Peixoto e duas misses de explorao, ambas chefiadas pelo astrnomo Luiz Cruls, em 1892 e 1894, percorreram a regio e seus resultados foram consolidados e publicados em 1894, com o nome de Relatrio Cruls. Por mais uma vez, foi ressaltado a importncia dada pelos cientistas da Comisso questo das guas e foi dispensada grande ateno ao local de encontro das nascentes e dentre os pontos favorveis cita as possibilidades de abastecimento de gua potvel. Porm foi necessrio mais meio sculo para que o assunto voltasse a ganhar importncia. Em 1946, j sob a presidncia de Eurico Gaspar Dutra, foi criada uma nova comisso com o objetivo de estudar uma localizao apropriada para a nova capital do Brasil.
1

Consta no terceiro artigo da referida Constituio: Fica pertencente Unio, no Planalto Central da Repblica, uma zona de 14.400 Km2, que ser oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura capital federal.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

13

Ela foi presidida pelo General Djalma Polli Coelho e ficou conhecida como Comisso Polli Coelho. Nele confirmou-se a indicao do Quadriltero Cruls, agora ampliado, ocupando uma rea de aproximadamente 77 mil km2. No relatrio aqui destacado tambm foi ressaltado o papel estratgico da regio onde se encontra guas Emendadas. Ainda que de forma lenta, ia em marcha o processo de deciso poltica sobre a transferncia da capital. Em agosto de 1953 foi a vez do Presidente Getlio Vargas criar a Comisso de Localizao da Nova Capital Federal. A Comisso trabalhou durante dois anos e da consolidao de seus estudos definiu-se onde deveria ser construda a nova capital, j em 1955. No ano seguinte, no governo de Juscelino Kubitschek iniciaram-se as obras de construo da capital, Braslia. Mas foi somente em 1966, seis anos aps a transferncia da capital, durante o XVI Congresso da Sociedade Botnica do Brasil, sediado na Universidade de Braslia, que foi dado o nome ao lugar e a seus crregos, numa iniciativa de um funcionrio do Ministrio da Agricultura e apaixonado pelo Cerrado, o cientista Ezechias Heringer. Foi ele que provou o carter singular de, em uma mesma vereda, brotarem dois cursos de gua que contribuem para a formao de duas, das maiores bacias hidrogrficas brasileiras. Quando do referido Congresso, Heringer convidou vrios congressistas a visitarem o local onde se pretendia propor a criao

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

14

de uma rea de preservao, os quais, unanimemente, apoiaram tal iniciativa. A partir do esforo de Ezechias Heringer foi criada, em 12 de agosto de 1968, inicialmente com 5 mil hectares, a Reserva Ecolgica das guas Emendadas, por meio do Decreto no 771, promulgado pelo ento Prefeito Wadj da Costa Gomide. guas Emendadas foi a primeira Reserva Biolgica legalmente constituda no Brasil e foi tambm a primeira Unidade de Conservao cujo decreto de criao baseou-se no novo Cdigo Florestal. guas Emendadas viu sua rea mais que duplicada em 1988, passando a ter os atuais 10.527,21 hectares. Isso se deu em 16 de junho de 1988 pelo Decreto no 11.137, que tambm alterou a denominao de Reserva Biolgica para Estao Ecolgica. A ampliao da rea foi uma resposta ao acelerado crescimento de Braslia e as presses da ocupao humana. Juntamente com a ampliao da rea, a regio passou a ter o status de Estao Ecolgica, num reconhecimento de sua importncia para a preservao do ambiente natural do Cerrado. Em 1992, as guas Emendadas passou a fazer parte do seleto grupo das Reservas de Biosfera, criadas pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco). No Brasil existem atualmente apenas trs Reservas da Biosfera, a da Mata Atlntica, a do Cinturo Verde de So Paulo e a do Cerrado, que guas Emendadas.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

15

Nas guas Emendadas encontram-se representados e preservados, diferentes ecossistemas do Cerrado, que considerado um dos mais importantes biomas1 do mundo. importante ressaltar que o Cerrado abriga diversos tipos de vegetao, que equivalem a diversos tipos de ecossistemas. O Bioma Cerrado formado por diferentes tipos de vegetao e todas elas podem ser encontradas em guas Emendadas, tais como o Cerrado propriamente dito, o campo, o campo limpo, campo sujo, mata de galeria e vereda. Logo, por apresentar todos esses diferentes tipos de vegetao, guas Emendadas acaba sendo uma importante e representativa rea do bioma Cerrado. Assim sendo, ela possui um inestimvel valor natural, assim como cientfico. O citado bioma desempenha papel de grande importncia na distribuio dos recursos hdricos no s no territrio brasileiro, mas at mesmo no continente sul americano. Grandes bacias hidrogrficas, nacionais e transfronteirias, possuem suas partes mais altas localizadas no Planalto Central Brasileiro, regio inserida no bioma Cerrado, onde diversos rios nascem e, na medida em que seguem em direo ao litoral, ganham em volume, abastecendo grande parte do Brasil e de outros pases sulamericanos. Logo, eventuais impactos causados aos recursos hdricos do Cerrado podero se refletir em grande parte do pas e at do continente.
1

Bioma um grande conjunto de ecossistemas, caracterizado, em vrios casos, por um tipo principal de vegetao.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

16

Dentre os mltiplos elementos formativos de sua flora, podese destacar o buriti, o pequi, o ip amarelo, a lobeira (que ganhou esse nome por alimentar o lobo-guar), a quaresmeira e o coraode-negro. Alm de sua rica e imponente vegetao, tambm se encontram em guas Emendadas importantes espcies da fauna do Cerrado, muitas delas, sob o perigo da extino, como o lobo-guar, que um smbolo do Cerrado brasileiro. Ainda em relao fauna, j foram catalogadas a existncia na rea das guas Emendadas de 287 tipos de aves, tais como a arara-canind, o canrio da terra, o beija-flor, o joo de barro, o mutum, a ema, a codorna e o perdiz; de 66 mamferos, entre os quais pode-se destacar o lobo-guar, a anta, o veado, a raposa, o saguiestrela, a paca, o macaco prego e o veado-catingueiro; de 48 rpteis, tais como o jabuti, a cascavel, a jaracuu, a coral, o jacar, o tei e a jararaca; e de 27 anfbios, como o sapo-cururu e a r-pimenta (GDF, 2004, p. 20).

3 A ESTAO ECOLGICA DE GUAS EMENDADAS Desde sua implantao, a Estao Ecolgica de guas Emendadas tornou-se um importante local para a produo cientfica, afinal representa uma das reas protegidas de maior biodiversidade do Brasil Central. Muitos trabalhos cientficos desenvolvidos na

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

17

citada Estao ganharam grande importncia na comunidade cientfica. Esses trabalhos ajudaram a chamar a ateno da comunidade cientfica e leiga para a importncia do Cerrado no que se refere preservao da biodiversidade. Atualmente so desenvolvidos vrios trabalhos de Educao Ambiental na Estao Ecolgica de guas Emendadas. O contato direto com os ecossistemas e sua beleza trazem para os participantes de tais trabalhos um novo olhar para o meio ambiente. As unidades de conservao so espaos privilegiados para o desenvolvimento da educao ambiental. As experincias de educao ambiental desenvolvidas no interior e na rea de influncia da Estao Ecolgica de guas Emendadas podem servir como modelo e ser replicadas em outras unidades de conservao de natureza. Planaltina, como j foi ressaltado, o ncleo urbano mais prximo de guas Emendadas e deste centro habitacional que surgem as mais fortes e perigosas presses humanas sobre a Estao. Sendo assim, a preservao da Estao Ecolgica de guas Emendadas no pode ser pensada e desenvolvida a partir de estratgias ou aes isoladas e sem levar em conta os processos sociais, econmicos e polticos da apropriao territorial que ocorrem em todo o Distrito Federal. Nas reas prximas Estao, loteamentos irregulares ou no, esto em pleno desenvolvimento, logo a ocupao urbana um dos maiores obstculos e riscos proteo de uma unidade de

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

18

conservao e guas Emendadas no foge regra, sofrendo com os impactos da ocupao e uso do solo do seu entorno. A ocupao e o uso do solo do entorno precisam ser gerenciados com muita ateno e cuidado para que no se agrave os impactos sobre a referida estao. Alm da ocupao do solo, outros problemas atingem a Estao, so eles: a presena de caadores e pescadores que so retirados frequentemente da rea do parque, as queimadas, que de uma forma geral iniciam fora da prpria reserva, porm que a atinge, e por ser cercada por rodovias, comum os atropelamentos dos animais. Logo, a proteo da Estao Ecolgica de guas Emendadas exigir do poder pblico muito mais que a simples delimitao e vigilncia da rea. O grande desafio ser transformar a populao do entorno em uma aliada da causa ambiental, com aes educacionais e de conscientizao que valorizem a existncia de to importante Estao Ecolgica.

4 A FACULDADE DAS GUAS EMENDADAS Como homenagem, reconhecimento da importncia da Estao Ecolgica e por ela ser um elemento de identidade da prpria regio, foi fundada, na cidade de Planaltina, em 2 de maio de 2006, a Faculdade das guas Emendadas (FAE), estabelecida na

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

19

Avenida Independncia, Setor Comercial Central, Quadra 01, Bloco C, Edifcio Plaza. Conta atualmente com trs cursos de graduao: Administrao (bacharelado), Letras (licenciatura) e Matemtica (licenciatura). A FAE foi autorizada a funcionar atravs da Portaria do MEC n 963, de 28 de abril de 2006 e publicada no Dirio Oficial da Unio de 2 de maio de 2006. Os cursos de bacharelado em Administrao (bacharelado) e de Letras (licenciatura) e de Matemtica (licenciatura), foram autorizados a funcionar atravs da Portaria do MEC n 967, de 28 de abril de 2006 e publicada no dirio Oficial da Unio de 2 de maio de 2006. No incio, centenas de pessoas da cidade e adjacncias foram atradas para estudar na primeira instituio de ensino universitrio instalada em Planaltina; esperavam concretizar o sonho da formao e obteno do diploma de um curso superior. Todavia, a instituio ia de mal a pior. No ano de 2009 foi registrado um ndice de evaso escolar to grande, que por pouco no teve que fechar as portas. Os motivos constatados foram diversos, dentre os quais, a precria qualidade de gesto praticada. Em janeiro de 2010 a FAE passou pela transio de mantena. Desde ento, vem conduzindo a instituio, com foco no processo ensino-aprendizagem. Atravs de uma gesto participativa, tem procurado interagir com o governo distrital e com a sociedade em geral, de modo que o resgate da confiana vem aumentando a cada ano. A situao cada vez mais positiva, haja vista que o

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

20

nmero de alunos matriculados j foi triplicado desde ento. Hoje conta com trs cursos de graduao, todos reconhecidos pelo Ministrio da Educao (MEC). O curso de Administrao (bacharelado) foi reconhecido pelo MEC atravs da Portaria n 431, de 21 de outubro de 2011, e publicada no Dirio Oficial da Unio de 24 de outubro de 2011. O curso de Matemtica (licenciatura) foi reconhecido pelo MEC atravs da Portaria n 4, de 24 de janeiro de 2012 e publicada no Dirio Oficial da Unio de 25 de janeiro de 2012. O curso de Matemtica (licenciatura) teve a renovao do reconhecimento pelo MEC atravs da Portaria n 286, de 21 de dezembro de 2012 e publicada no Dirio Oficial da Unio de 27 de dezembro de 2012. O curso de Letras (licenciatura) foi reconhecido pelo MEC atravs da Portaria n 301, de 27 de dezembro de 2012, e publicada no Dirio Oficial da Unio de 31 de dezembro de 2012. Solicitou-se ao MEC a retificao dessa Portaria. A FAE implantou outros tantos cursos de ps-graduao. Os cursos de ps-graduao lato sensu so em nvel de especializao em: Metodologia do Ensino Superior, Psicopedagogia e Orientao Educacional. Alm dos cursos de graduao e de ps-graduao, tambm forma ministrados dezenas cursos de extenso em diversas reas do conhecimento. A FAE adotou recentemente o slogan FAE - A Nossa Faculdade. O sentido do slogan para que ao ler, as pessoas possam imaginar que a FAE est ao seu prprio alcance.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

21

A FAE reestruturou a sua misso a qual passou a ser a seguinte, de acordo com Boff et al. (2011, p. 9) A Faculdade das guas Emendadas tem por misso proporcionar um ambiente educacional de qualidade, comprometido com a tica, a cidadania e as necessidades contemporneas, com o intuito de contribuir para a formao integral e a valorizao do ser humano. Dentre os valores da FAE, destacam-se: a qualidade, o comprometimento e a tica. A qualidade no ensino, no relacionamento com os clientes, fornecedores, parceiros e com a sociedade em geral. O comprometimento em promover o ensino superior, contribuindo para a formao profissional e o desenvolvimento do ser humano e do seu preparo para o exerccio pleno da cidadania. A tica profissional, isto , a tica do bem. FAE - A Nossa Faculdade desenvolve suas atividades com o objetivo de garantir uma formao superior voltada a um ensino com qualidade, de acordo com as exigncias do MEC, da legislao vigente, do mercado de trabalho e da sociedade. Segundo Boff et al. (2011, p. 9) "visa atender s necessidades do mercado de trabalho, capacitando profissionais ticos e competentes para o desenvolvimento da regio na busca sistemtica da excelncia educacional. A filosofia dos projetos pedaggicos dos cursos, que fixam os objetivos e as metas a serem alcanados durante a formao dos alunos, os critrios norteadores para a definio do perfil do egresso tomam como base uma viso humanista, a internalizao de valores de responsabilidade social, justia e tica profissional.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

22

Integram, assim, as competncias e as habilidades na formao do futuro profissional. A FAE assumiu a misso de produzir conhecimentos e experincias destinados a propiciar ao ser humano a construo do seu projeto de vida, que lhe d acesso, segundo suas necessidades, aos bens e servios que a civilizao oferece de acordo com Boff et al. (2011, p. 10). E, tambm, assegurar a participao na construo de uma sociedade mais justa, cooperativa e pluralista. Assim, a instituio est empenhada em proporcionar um ambiente educacional comprometido com a tica, responsabilidade, cidadania e necessidades contemporneas, de modo a contribuir para a formao integral e valorizao do ser humano. Do mesmo modo, imbuda em possibilitar a transmisso, disseminao e produo do conhecimento, atravs de atividades de ensino, pesquisa e extenso e da educao continuada, articulando a academia e a sociedade, a teoria e a prtica. E empenhada em promover o desenvolvimento das pessoas envolvidas e das empresas e instituies parceiras no contexto da regio de sua insero a cidade de Planaltina, com abrangncia de todo o Distrito Federal, das cidades da regio do entorno e do pas (BOFF et al., 2011, p. 10). A FAE possui inmeros contratos e convnios de parceria firmados com empresas e instituies, a fim de propiciar a sociedade acesso ao ensino e conhecimento. Como viso de futuro, a FAE quer crescer e ser referncia em educao na regio at o ano de 2015.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

23

Dentre os projetos que a FAE est pensando em implantar num futuro prximo, destacam-se: novos cursos de graduao e de ps-graduao, incluindo o strito sensu; o Belvedere das guas Emendadas; ampliar as parcerias.

5 CONCLUSO A FAE nasceu e reestruturou-se em Planaltina e pretende se desenvolver na mesma cidade de origem, propiciando o melhor em educao e cidadania, tanto para a populao local como para a sociedade em geral. Dentro de sua viso a faculdade est apta a expandir a sua rea de atuao, criando novos cursos de graduao e de psgraduao dentro de um curto horizonte de tempo. Assim, a FAE tem plenas condies, por meio do ensino, pesquisa e extenso e da educao continuada, a produo, transmisso, disseminao, gesto e preservao do conhecimento e da informao, sempre preocupada em articular a teoria e a prtica, aproximando a academia da sociedade, com o intuito de promover o desenvolvimento de pessoas, empresas e da prpria regio. Como disseminadora de conhecimento e formadora de opinio, a FAE, em seu relacionamento com a sociedade, tem procurado ser mais um elemento de conscientizao da populao local quanto importncia da preservao do meio ambiente. E,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

24

consequentemente, da prpria Estao Ecolgica de guas Emendadas, para que a populao atual e vindoura possa ter uma qualidade de vida mais adequada e saudvel.

REFERNCIAS BOFF, Rubem Jos et al. Plano de Desenvolvimento Institucional. Planaltina: FAE, 2011. GDF. guas Emendadas: o paraso do Cerrado. Braslia: Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e Obras; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hdricos, 2004. VARNHAGEN, Francisco Adolfo. A questo da capital: martima ou no interior. Braslia: Thesaurus, 1978.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

25

A IMPORTNCIA DA PESQUISA CIENTFICA NO ENSINO SUPERIOR Alesandra Batista de Oliveira1 Carlos Antonio Lopes2 Marilei Francisca da Silva3 Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar a importncia da pesquisa cientfica como um instrumento para o processo de construo do conhecimento. Parte do princpio de que no ensino superior, os alunos devem estar engajados no seu processo de aprendizagem, tendo a pesquisa como principal metodologia de ensino empregada pelos docentes da instituio para a formao de acadmicos comprometidos com a tica e a construo do conhecimento. Assim, importante frisar que o conhecimento cientfico um produto cultural construdo historicamente e que possui caractersticas especficas. Esta investigao tem carter estritamente bibliogrfico e parte do princpio de que para se aumentar a qualidade do ensino superior preciso que as disciplinas da grade curricular sejam vistas de forma interdisciplinar e tenham foco na formao de alunos pesquisadores, sobretudo na disciplina Metodologia Cientfica, que inicia o acadmico no universo da Cincia. Palavras-Chave: Metodologia cientfica. Pesquisa cientfica. Ensino superior.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAE). Licenciada em Matemtica (FAE). 2 Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAE) Licenciado em Letras (FAE). 3 Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAE) Licenciada em Matemtica (FAE). Professora universitria. Coordenadora do Curso de Matemtica (FAE).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

26

1 INTRODUO O processo de aprendizagem nos cursos superiores encontrase comumente voltado especificidade de cada disciplina, produzindo assim um saber fragmentado, sem conexo com uma das finalidades da Educao neste nvel de ensino que desenvolver no aluno a prtica da pesquisa. O Ensino Superior caminha buscando alcanar os objetivos impostos por lei, conforme o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB 9394/96), ttulo VII, em seu artigo 4, relata que
A educao de 3 grau tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das cincias, letras e artes, a formao de profissionais de nvel universitrio e a difuso e discusso sistemtica da cultura superior aberta participao de toda populao (BRASIL, 1996, p. 17).

Partindo deste princpio percebe-se que uma das finalidades da Educao Superior ingressar os acadmicos no campo da iniciao cientfica, permitindo que os mesmos possam desenvolver habilidades e competncias que regem o universo cientfico e possam ingressar em estudos posteriores. Neste caso, o grande desafio deste nvel de ensino alm propiciar o conhecimento prprio de cada uma das disciplinas especficas cientfica. do curso, instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de trabalhos cientficos e contribuir para a iniciao

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

27

Uma maneira de proporcionar ao aluno a iniciao cientfica sua matrcula e efetiva participao na disciplina, obrigatria para todos os cursos superiores, metodologia cientfica, vista logo no incio da graduao, seu foco quase sempre nos trabalhos conclusivos do curso. Este estudo prope mostrar que a pesquisa cientfica, no decorrer de toda a graduao, importante por conter caractersticas que contribuem para o processo de desenvolvimento intelectual do estudante, permitindo assim que sua vida acadmica percorra caminhos propostos para a sua boa formao neste nvel de ensino. Neste mbito de aprendizagem, o aluno adquire as condies de modificar gradualmente seus conhecimentos, deve ser estimulado prtica da autonomia e responsabilidade intelectual, colabora com a produo do pensamento crtico-analtico e reflexivo, pois convive de forma direta com a prtica da pesquisa. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho compreender a importncia da pesquisa para o processo de aprendizagem do aluno no Ensino Superior, para alcan-lo foi preciso buscar o entendimento sobre a epistemologia do conhecimento, conhecer os caminhos que o produzem e, por fim, discorrer sobre a prtica da pesquisa como fazer obrigatrio ao longo de toda a graduao. Estudos referentes a este assunto colocam a pesquisa acadmica como um processo de desenvolvimento intelectual, pois

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

28

trazem conhecimentos existentes e comuns s disciplinas especficas, que podem ser questionados e investigados.

2 REFERENCIAL TERICO O conhecimento sempre esteve presente na histria da humanidade. Na antiguidade o homem buscava solues para os diferentes questionamentos que afligiam a populao e, graas as suas investigaes, o relato histrico da sociedade, ficou marcado por grandes descobertas (SHIMIDT, 2007). Estas descobertas contriburam significativamente com a evoluo do ser humano, da sociedade e da cincia, pois
Desde seu nascimento o homem adapta-se progressivamente a um mundo pr-existente e, no processo de socializao, procura encontrar respostas para suas dvidas e incertezas atravs do questionamento progressivo dos significados do mundo que o cerca. Assim, todo o desenvolvimento experimentado pela humanidade fruto da incessante busca do homem pela compreenso do universo circundante e o desejo de aprimor-lo (LANZONI 2012, p.19).

Desta

forma,

os

povos

da

antiguidade

buscavam

compreender o mundo e, cada um deles utilizavam diferentes meios para gerar o saber (MATALLO, 1989). Entretanto, estas formas no produziam o conhecimento cientfico, pois as descobertas no

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

29

provinham de uma tcnica adequada que os legitimassem (SCHIMIDT, 2007).

2.1 O caminho para o conhecimento cientfico Na antiguidade o homem procurava explicar os fenmenos da natureza para poder entender o universo. Ao longo dos tempos foram sendo criados argumentos e teorias que pudessem comprovar a diversidade ocasionada por seus estudos, a fim de valid-los (SCHIMIDT, 2007). Estas investigaes resultaram no surgimento de novas ideias que foram concebidas por Plato, Aristteles e Thoms de Aquino. Cada um deles defendia o conhecimento, como algo que poderia ser adquirido a partir da essncia que caracterizava o objeto (GHEDIN e FRANCO, 2008). Segundo Matallo (1989), Plato acreditava que a essncia do elemento est em sua forma, na sua ideia, j para Aristteles esta concepo no poderia ser confivel, pois para ele o conhecimento consiste no estudo das formas, mas no se resume somente a isso. Estas ideias acerca do conhecimento foram sendo questionadas, ento, surgiu uma nova interpretao sobre o assunto. Esta fase vista por Ghedim e Franco (2008, p. 23) como uma transio do saber, o mesmo j no estava centrado no objeto e sim no sujeito que busca conhecer os fatos e explic-los.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

30

Aps estas mudanas, na viso de Schimidt (2007), o panorama histrico sobre o conhecimento comeou a ganhar novas dimenses e, somente no sculo XVII, os renascentistas buscaram compreender e explicar a realidade, atravs de mtodos adequados, que validariam as suas investigaes.
A revoluo cientfica, propriamente dita, registra-se nos sculos XVI e XVII, com Coprnico, Bacon e seu mtodo experimental, Galileu, Descartes e outros. No surgiu, porm, do acaso. Toda descoberta ocasional e emprica de tcnicas e de conhecimentos referentes ao universo, natureza e ao homem, desde os antigos babilnios e egpcios, a contribuio do esprito criador Grego, sintetizado e ampliado por Aristteles, s invenes feitas nas pocas das conquistas preparam o surgimento do mtodo cientifico e o carter de objetividade que vai caracterizar a cincia a partir do sculo XVI, ainda de forma vacilante, agora de modo rigoroso (CERVO; BERVIAN, 2006, p. 6).

A consequncia do mtodo cientfico foi uma nova viso de mundo que o homem passou a ter. Nesta poca houve uma reformulao no conceito de cincia, ele passou a ser definido como uma gama de conhecimentos articulados entre si que podem ser testados e comprovados (MATALLO, 1989). De acordo com Ghedin e Franco (2008), a comprovao dos conhecimentos adquiridos atravs dos mtodos cientficos a base da cincia para garantir a veracidade dos resultados, pois
A cincia busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relaes universais e necessrias entre os fenmenos, o que permite prever acontecimentos e, consequentemente, tambm agir sobre a natureza. Para

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

31

tanto a cincia utiliza mtodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemtico, preciso e objetivo (LANZONI, 2012, p. 33).

Cabe notar, nos argumentos apresentados, que o conceito de cincia foi modificado ao longo dos tempos, inicialmente houve a busca de solues para questes cotidianas e problemas que afligiam os seres humanos (SHIMIDT, 2007; LANZONI, 2012). No segundo momento, questiona-se a produo do conhecimento na antiguidade, por falta do mtodo cientfico (SCHIMIDT, 2007) e, no terceiro momento apresenta-se mais uma evoluo, ao exigir o mtodo para a construo do saber (MATALLO, 1989; SCHIMIDT, 2007). Por fim, o foco no objeto, utilizado na antiguidade, evolui para o foco no sujeito que interage com o objeto (GHEDIN e FRANCO, 2008), mas foi somente no sculo XVI e XVII que surgiu a ideia de criar um mtodo cientfico capaz de universalizar o conhecimento. No entanto, esta nova forma de obt-lo e modific-lo aconteceram graas s inquietaes sobre a temtica em momentos anteriores ao seu surgimento (CERVO e BERVIAN, 2006). Neste contexto, o conhecimento produo do homem, mas ele no o produz sozinho, porque existe um instrumento entre o sujeito que investiga e o objeto de investigao. Na cincia no diferente, o indivduo quando pesquisa de forma cientfica, percorre um caminho para alcanar um resultado, este caminho visto como um instrumento entre o sujeito e o objeto (CERVO; BERVIAN, 2006).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

32

2.2

CONCEPES

MODERNAS

PARA

TERMO

CONHECIMENTO Parece-nos muito pertinente ressaltar a natureza do conhecimento visto que O conhecimento deve ser compreendido como um processo dinmico, inacabado e em constante transformao e adaptao (LANZONI, 2012, p.19). Essa ideia de transformao permanente nos obriga a traar um dilogo estvel com o conhecimento. Para Koche (1997) o conhecimento classificado de acordo com sua natureza e est presente na vida do ser humano para colaborar com sua existncia. Uma das classificaes mais utilizadas a que distingue o conhecimento do senso comum e a do conhecimento cientfico. Discernir entre estes dois fundamental para um acadmico, visto que o foco da educao formal e do ensino superior o conhecimento cientfico.

2.2.1 CONHECIMENTO DO SENSO COMUM O senso comum o conhecimento do povo, conhecimento de oitiva que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas (RUIZ,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

33

2002, p. 95). Em uma discusso mais aprofundada pode-se afirmar que


Este tipo de conhecimento, tambm chamado de espontneo, vulgar ou emprico, surge do viver cotidiano e geralmente se apresenta desprovido de mtodo e sistematicidade e pautado unicamente pela prtica e percepes cotidianas. Na tentativa de encontrar explicaes para os acontecimentos cotidianos, consegue basicamente uma percepo do que o rodeia, sem se preocupar com relaes de causa e efeito e sem uma postura racional (LANZONI, 2012, p. 22).

Desta forma percebe-se que o senso comum obtido ao acaso, aps ensaios e tentativas que resultaram em erros e em acertos. Este tipo de conhecimento ametdico e assistemtico (CERVO e BERVIAN, 2006, p. 8). considerado como a forma mais usual que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e o universo como um todo, produzindo interpretaes significativas (KOCHE, 1997, p. 23). Nessa vertente importante destacar que o conhecimento do senso comum provm, geralmente, de percepes cotidianas, as quais o sujeito toma como verdadeiras e passa a transmitir este saber como certo. Este conhecimento torna-se um fato cultural e cultivado de gerao em gerao. O senso comum praticado por grande parte da populao.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

34

2.2.2 CONHECIMENTO CIENTFICO O conhecimento cientfico quando fora definido por Aristteles era tido como algo concebido atravs da demonstrao, por um sistema certo, geral e metdico, ou seja, era originrio de algo pronto e acabado, portanto, tornava-se aceito somente aquilo que poderia ser comprovado (CERVO; BERVIAN, 2002). Este tipo de conhecimento surge da necessidade de o homem no assumir uma posio meramente passiva, de testemunha dos fenmenos, sem poder de ao ou controle dos mesmos (KOCHE, 1997 p. 29). Destarte, o conhecimento cientfico
[...] o resultado de uma reflexo sistemtica, rigorosa e de conjunto acerca da prpria prtica, de sua construo, atinge o sujeito, diretamente no mais intimo de seu ser. Pelo conhecimento ele se deixa envolver, distancia-se da realidade justamente para poder compreend-la em sua significao mais profunda, pois ela o toca em todos os nveis (GHEDIN, FRANCO, 2008, p.141).

conhecimento

cientfico

nasce

partir

de

um

questionamento, de forma crtica e rigorosa seus caminhos so descobertos atravs de uma ao programada obedecendo a um sistema metdico de leis que verificam as relaes que existem entre os fenmenos (LANZONI, 2012). Koche (1997) afirma que
O conhecimento cientfico surge da necessidade de o homem no assumir uma posio meramente passiva, de testemunha dos fenmenos, sem poder de ao ou controle dos mesmos. Cabe ao homem, otimizando o uso de sua racionalidade, propor uma forma sistemtica, metdica e

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

35

crtica da sua funo de desvelar o mundo, compreend-lo explic-lo e domin-lo (p.29).

Estes fenmenos possuem caractersticas explicveis e confirmam as causas e os embasamentos de sua certeza, estabelecendo princpios para todos os acontecimentos, que ocorram nas mesmas condies e conjunturas (RUIZ, 2002). Considerando o ponto de vista destes autores com relao natureza do saber cientfico possvel observar que, h um consenso entre eles, pois todos concordam que este existe para suprir as necessidades do homem, o prprio indivduo quem o elabora e o questiona (LANZONI, 2012; KOCHE, 1997). Para que este saber seja alcanado necessrio a existncia de procedimentos sistemticos de investigao. A diferena entre ele e outros conhecimentos o caminho percorrido para comprovar o resultado, j que para se denominar conhecimento cientfico faz-se necessria a utilizao de um mtodo cientfico seguro e eficaz (CERVO e BERVIAN; 2006; RUIZ, 2002).

2.2.3 O MTODO CIENTFICO Antes de discutir o mtodo cientfico importa ter claro o conceito de mtodo. Segundo Cervo e Bervian (2002), A palavra mtodo de origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigao dos fatos

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

36

ou na procura da verdade (Ruiz, 2002, p. 137), nas cincias, entende-se por mtodo o conjunto de processos empregados na investigao e na demonstrao da verdade. O mtodo cientfico um caminho seguro para produzir o conhecimento, este evoluiu a partir das investigaes que eram feitas, sendo observado aps os resultados colhidos, ou seja, antes de ser criado, o mtodo s era analisado em momento posterior pesquisa (KOCHE, 1997). Ruiz (2002) concorda com esta afirmativa ao observar que o homem primeiro agiu metodicamente, e s depois estruturou os passos e exigncias do mtodo cientfico. Lanzoni (2012, P. 39) nos adverte que
O termo mtodo designa a ordem a ser seguida nos diferentes processos que so necessrios para se chegar a determinado fim ou resultado. Em outras palavras, mtodo pode ser entendido como um procedimento regular, explcito e que pode ser repetido a fim de se conseguir algo material ou conceitual.

mtodo

cientfico

possui

um

elevado

grau

de

confiabilidade, no entanto, este instrumento de trabalho s eficaz quando utilizado por um pesquisador que tenha uma atitude cientfica e saiba pensar cientificamente (RUIZ, 2002). Gressler (1989, p. 24) explica que
Mtodo cientfico o processo seguido na obteno de conhecimentos, compreendendo os seguintes passos bsicos: observaes preliminares, problema, reviso

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

37

bibliogrfica, amostragem, instrumentos, coleta de dados, tabulao, anlise e inferncias.

2.2.4 PESQUISA E PROCESSO CIENTFICO A pesquisa o instrumento fundamental para o mundo acadmico. ferramenta para a busca e constituio de conhecimentos. Para Cervo e Bervian (2002, p.63) A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas tericos ou prticos com o emprego de processos cientficos. Na viso de Reis (2006, p.34)
A pesquisa induz a ao ou efeito de investigar, buscar, indagar e inquirir os fenmenos com o objetivo de compreend-los e explic-los. Isso significa que pesquisar no supe o domnio de instrumentaes pouco acessveis, mas de dialogar de forma crtica e criativa com a realidade, o que culmina em elaborao prpria e na capacidade de interveno.

Lanzoni (2012) complementa esta viso ao afirmar que a pesquisa um processo sistemtico que tem como objetivo a construo do conhecimento. Portanto importa ressaltar que a pesquisa fundamental para o ensino superior, pois Autoridades educacionais afirmam que uma das mais especficas funes da universidade a pesquisa com o objetivo de melhorar o ensino (GRESSLER, 1979, p. 14). Neste caso a pesquisa pode ser considerada como um instrumento

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

38

metodolgico de ensino que visa aprendizagem em contexto amplo. Almeida (1989, p. 99) nos indica que
No se trata mais de perguntar o que o professor pretende do aluno. Nem o que o aluno pretende mostrar ao professor. Mas o que o professor e aluno, engajados na descoberta e elaborao do conhecimento, pretendem desse conhecimento no mundo a fim de justificar a transformao desse mundo.

Assim a pesquisa torna-se o grande elo entre os protagonistas do fazer acadmico, ela deve nortear e ao mesmo tempo remodelar o ensino superior. Almeida (1989, p. 99) afirma ainda que Dentro dessa perspectiva educacional, o estudo aparece para o aluno como forma de pesquisa, apresentado comumente por diversos autores nas modalidades de pesquisa bibliogrfica e documentao. O ensino superior responsvel pela formao tericoprtica do aluno em relao s reas e subreas do conhecimento propriamente dito (FRANCO, 1997). Assim, ele se pode fazer o grande diferencial de um profissional. Nesta esfera de aprendizagem deve haver um programa que ser complementado com pesquisas por parte do aluno, sendo assim, o acadmico passa a ser responsvel por sua prpria aprendizagem (LANZONI, 2012).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

39

2.2.5 INICIAO CIENTFICA NAS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR A iniciao cientifica nas Instituies de Ensino Superior norteia algumas especificaes referentes aos objetivos deste nvel de ensino que, segundo Reis (2006) orientar o aluno a estudar os contedos de diversas disciplinas e a ensaiar construes incipientes de cincia, motivando-o a exercitar o raciocnio lgico de pesquisa ( p. 15). A sua finalidade estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo, incentivando o trabalho de pesquisa e a investigao cientifica e promovendo a extenso (LIBNEO, OLIVEIRA e TOSCHI, 2009, p. 259). Almeida, Costa e Freitas (2012, p.2) afirmam que
[...] para que a escola, principalmente de ensino superior, cumpra sua funo social mister que busque a insero na sociedade de forma abrangente e ao mesmo tempo pontual, criando mecanismos que possam garantir a ligao entre o conhecimento produzido pelas instituies de ensino e aquele que a sociedade realmente necessita, reduzindo o hiato teoria versus prtica e produo versus aplicao de conhecimento.

Neste sentido, o emprego de processos cientficos deve ser objeto do ensino superior, pois neste ambiente que o acadmico recebe instrues para produzir o conhecimento (RUIZ, 2002).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

40

Estas instrues seguem uma sequncia de mtodos empregados em trabalhos acadmicos, as quais norteiam a relao entre conceitos e procedimentos. Geralmente, visto em disciplina especfica denominada por muitos como Metodologia da Pesquisa. Esta disciplina tem a funo maior de orientar o processo didticopedaggico de produo de conhecimentos pela pesquisa (REIS, 2006, p. 15). Segundo Ruiz (2002, p. 03) a Metodologia Cientfica pertence ao ncleo das disciplinas bsicas de cursos superiores de diversas reas. Em razo de sua funo auxiliar e propedutica, esta disciplina ministrada no primeiro semestre de vrios cursos. Esta disciplina tambm apresenta algumas metas imediatas. Cervo e Bervian (2006, p. 02) nos relatam estas metas:
melhorar a apresentao dos trabalhos escolares e, sobretudo, elevar o nvel de aperfeioamento dos estudos, despertando no aluno um senso crtico suscetvel de coloc-lo em condies de reagir, de ser ativo ou participar das atividades escolares. Esse senso crtico dever evoluir, tornando-se esprito cientfico fecundo e criador.

Por todas as razes acima descritas a disciplina Metodologia Cientfica precisa ter relao estreita com a pesquisa e deve colaborar para que os acadmicos possam iniciar-se nos caminhos da pesquisa cientfica e no desenvolvimento de habilidades de leitura, compreenso, crtica e dilogo permanente com as teorias de cada curso.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

41

3 METODOLOGIA Toda pesquisa acadmica deve ter como ponto de partida os meios que nortearo os estudos, o que requer do pesquisador uma compreenso das tcnicas metodolgicas que sero utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa. Por esta razo definir os procedimentos que sero adotados para concluir a pesquisa cientfica, torna-se essencial para a concluso do trabalho. Em suma, necessrio determinar qual o mtodo de estudo adequado que ir direcionar a problemtica em estudo. Desta forma Koche (1997, p.121) afirma que
A cincia se apresenta como um processo de investigao que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. Para que se alcance esse objetivo necessrio que se planeje o processo de investigao. Planejar significa aqui traar o curso de ao que deve ser seguido no processo de investigao cientfica.

Seguindo esta orientao e considerando a importncia em planejar um estudo cientfico, ficou definida como instrumento de viabilizao para execuo deste trabalho, a pesquisa de carter bibliogrfico, por entender que o tema abordado requer esta diretriz. A pesquisa bibliogrfica para Koche (1997, p.122) se desenvolve tentando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponvel a partir das teorias publicadas em livros ou

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

42

obras congneres.

Este foi a meta deste trabalho pesquisa em

bibliografia pertinente a importncia da pesquisa para a formao acadmica. Segundo Gil (2009, p.44) a pesquisa bibliogrfica
desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas.

A partir da escolha da bibliografia o pesquisador ir dar prosseguimento ao processo de investigao atravs de uma leitura minuciosa e crtica, recolhendo os dados necessrios para a estruturao do seu trabalho. A primeira etapa de uma pesquisa bibliogrfica segundo as concepes de Medeiros (2010, p.39) ser a escolha do assunto seguido pela elaborao do plano de trabalho, identificao, localizao, compilao, fichamento, anlise e interpretao, redao. Definir a metodologia da pesquisa um ponto de partida que viabiliza o saber cientfico, seguindo os conhecimentos metdicos para a realizao deste trabalho acadmico, convm questionar: a pesquisa cientfica importante para a formao superior? O objetivo deste trabalho compreender a importncia da pesquisa cientfica como um instrumento eficiente no processo de construo do conhecimento disposto em cada disciplina. Tendo ainda como objetivos especficos:

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

43

Entender a finalidade do ensino superior. Analisar a relao entre pesquisa e conhecimento. Perceber como acontece a Iniciao Cientfica nas Instituies de Ensino Superior brasileiras; Para atingir estes objetivos utilizou-se ao longo deste estudo uma metodologia de abordagem qualitativa de carter estritamente bibliogrfico, por meio da viso e entendimento de autores e sumidades na rea a respeito da pesquisa cientfica no Ensino Superior.

4 DISCUSSO Esta investigao sobre a importncia da pesquisa cientfica no Ensino Superior possibilitou reunir e sistematizar alguns conceitos fundamentais para a compreenso do estudo atravs da pesquisa neste mbito de ensino. H, entretanto, aspectos importantes que podem ser descritos com segurana possibilitando algumas inferncias sobre o assunto abordado. Um desses aspectos est relacionado aos objetivos do ensino superior promoo da iniciao cientfica, por meio da disciplina Metodologia da pesquisa. De fato, esta disciplina possui uma gama de conhecimentos que so repassados aos alunos com o intuito de que ele possa desenvolver o pensamento crtico e reflexivo acerca de determinados assuntos e saiba utilizar os instrumentos para

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

44

apresentao de trabalhos acadmicos. Contudo para que isto realmente ocorra fundamental que a disciplina seja bem ministrada tendo como foco principal a pesquisa e a elaborao de trabalhos realizados com os esforos de compreenso, de leitura e crtica dos prprios alunos e permeados pela tica. preciso que os acadmicos aprendam a conhecer a natureza do conhecimento cientfico deste o primeiro semestre e a elaborar seus prprios trabalhos de pesquisas orientados por um docente qualificado e ciente da necessidade da formao de um aluno com perfil de pesquisador que saiba discutir as teorias cientficas, question-las, buscar novos referenciais e a partir da produzir interpretaes adequadas sua realidade. Nesta perspectiva no possvel se ater a uma mera transmisso de conhecimentos, esta realidade exige dinamismo, capacidade e disposio para atender todas as exigncias de seu campo profissional. Neste sentido o conhecimento das regras metodolgicas apenas com conceitos no resulta em um processo de iniciao cientfica. J que a iniciao cientfica acontece quando o aluno tornase capaz de empregar os conhecimentos adquiridos junto s disciplinas que os contm, logo a utilizao da pesquisa propriamente dita pode ser engajada como um meio que consiste na transposio e reconstruo de saberes provindos, em geral, do conhecimento j existente. Contudo para formar os estudantes com o perfil de pesquisador faz-se necessrio um esforo de todos os docentes do curso. Foi relatada a importncia da disciplina

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

45

Metodologia Cientfica, contudo no pode uma nica disciplina formar um pesquisador. Ela, quando bem desenvolvida fundamental para iniciar o acadmico, entretanto necessrio que todas as disciplinas da grade curricular tenham esta preocupao de preparar o estudante para a pesquisa e para a leitura e interpretao do conhecimento construdo luz das teorias estudadas de forma a compreender e agir no mundo, pois como pondera Reis (2006, p. 34) o ato de pesquisar induz a ao ou efeito de investigar, buscar, indagar e inquirir os fenmenos com o objetivo de compreend-los e explic-los. Desta forma, a pesquisa uma forma de intervir conscientemente na realidade. O conhecimento dos mtodos cientficos um processo fragmentado na maioria das faculdades brasileiras. Neste sentido a educao superior tambm sofre com deficincias adquiridas no decorrer do processo de ensino aprendizagem, os alunos ficam desprovidos desta cincia aplicada, pois conheceram, mas no praticaram e como temos discutido esta realidade deve ser modificada. Como nos aponta Franco (1997) o ensino superior responsvel pela capacitao do discente em relao ao conhecimento terico e prtico que pretende construir. Logo este nvel da educao precisa assumir de maneira responsvel sua responsabilidade. Para tal o caminho apontado pela pesquisa bibliogrfica o da interdisciplinaridade, da formao do acadmico com o perfil de pesquisador e do comprometimento e qualificao dos docentes de ensino superior para abranger este trabalho. Ao

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

46

longo do referencial terico mostramos a importncia que a pesquisa cientfica tem para a formao em nvel superior. Diante destas possibilidades vivel que o professor tenha conhecimentos dos caminhos que deve percorrer para promover a interao entre o ensino e a aprendizagem, j que muito comum nestes casos o professor por falta de habilidades deixa a cargo dos alunos a interpretao e a interao entre os conceitos da disciplina com sua realidade. O professor traa suas estratgias, que consiste no planejamento das aulas com formulao dos objetivos, seleo dos contedos, o aprimoramento e adequao dos mtodos de ensino, para isso preciso ter conhecimentos prvios de sua clientela para direcionar suas aulas de acordo com o corpo discente e definir quais mecanismos permitir a apropriao do saber. O professor tem total autonomia para desenvolver suas prticas pedaggicas, no entanto precisa reconhecer seu papel de mediador do conhecimento proporcionando aos alunos mtodos adequados e seguros que viabilizem a apreenso do saber, pois diante da atualidade na qual o aluno sujeito ativo no mais possvel ser apenas transmissor do conhecimento, sobretudo na educao superior. Neste sentido o processo de ensino permeia o planejamento organizado, sistemtico e coerente, mantendo uma relao entre a disciplina e os procedimentos metodolgicos com o objetivo nico

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

47

de promover a aprendizagem crtica e reflexiva por parte dos alunos, orientados pelo professor em suas atribuies formativas. Para o educador envolvido com pesquisa, no basta dominar os conceitos e saber transmiti-los, preciso ir alm das expectativas dos alunos, condio necessria, considerando as caractersticas do ser humano, saber articular saber com outros saberes de maneira interdisciplinar. Para isso existem diversas formas, uma delas na viso Gressler (1979) a pesquisa em si, que colabora com a formao crtica e criativa dos estudantes e tem como funo dar qualidade e aprimoramento universidade. As disciplinas ligadas metodologia so recheadas de procedimentos que podem ser trabalhados em contextos reais, buscando o aperfeioamento com o curso especfico. Neste caso o aluno deixa de receber informaes e reproduzi-las, e passa a construir seu prprio conhecimento atravs de um mtodo de ensino que viabilize a pesquisa cientfica. Desta forma contribui para a formao de futuros pesquisadores capazes de dar continuidades em estudos e pesquisas bem sucedidas tanto na graduao, quanto na ps-graduao e colaborar com o desenvolvimento cientfico do pas. As informaes acumuladas pelos alunos podem ser transformadas em conhecimento a partir da aquisio de novos saberes, desta forma interfere nas concepes preexistentes acerca da realidade, modificando e reconstruindo conceitos, dando origem a

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

48

um novo conhecimento que contribuir para a formao do estudante. Para Medeiros (2010, p.41) as peculiaridades de seu mtodo diferenciam a cincia das muitas formas de conhecimento humano, mesmo que as investigaes sejam originrias de conhecimentos advindos do senso comum, o poder de comprovao dos mtodos resulta em uma teoria cientfica e na construo de um novo saber. Uma educao neste patamar acaba por promover o desenvolvimento cientfico e cultural, contribui com a aquisio do conhecimento e permite o aprimoramento de ideias e a construo de novos saberes. Supera as dificuldades de aprendizagem propiciando uma reflexo acerca dos processos e prticas pedaggicas.

5 CONSIDERAES FINAIS Atravs deste estudo pode-se observar que uma das finalidades do ensino superior contribuir para a formao tcnicocientfica do estudante. Uma forma de viabilizar o saber cientfico tornar a pesquisa como ferramenta de construo de conhecimentos. Esta afirmativa se justifica nas idealizaes do ensino superior e na origem do conhecimento, que sempre acompanhou o homem em sua jornada profissional e social. Em pocas passadas o conhecimento era visto como algo que surgia a partir das intuies de alguns excntricos da sociedade, e

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

49

com o passar dos tempos as informaes eram aceitas e reconhecidas como verdades absolutas que no poderiam ser modificadas. Com a evoluo social e humana esta viso dogmtica ganhou novas dimenses, pois o homem passou a questionar as verdades ditas absolutas, conscientizando-se de que elas poderiam sofrer mudanas de acordo com o que era observado, surgindo, ento uma nova viso de como proceder para gerar o saber. Este modo de conceber o conhecimento ficou determinado por alguns filsofos como processos metdicos em que a produo seria discutvel e justificvel em qualquer situao, podendo ser questionada por diferentes ngulos. Na atual percepo da sociedade este caminho que orienta a busca por informaes que constroem o conhecimento ofertado na instituio de nvel superior atravs de uma disciplina especfica, que visa instrumentalizar o aluno a desenvolver trabalhos acadmicos, a Metodologia Cientfica. No entanto a funo maior das academias , tambm, contribuir para o crescimento cientfico da sociedade e dos acadmicos, instrumentalizando-os com teorias e tcnicas capazes de produzir novos conhecimentos, permitindo que o estudante tenha uma viso crtica e reflexiva dos saberes abordados e da prpria sociedade. Destarte deve haver obrigatoriamente a prtica da pesquisa nas salas de aula do ensino superior, pois esta visa colaborar com a compreenso de vrios contextos relacionados ao curso e a sociedade

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

50

em que o acadmico est inserido, o que no permite um saber fragmentado, como se cada disciplina percorresse um caminho de forma isolada. Quando acontece o ensino de contedos especficos, preciso considerar que este conhecimento surgiu por meio de investigaes e, cabe ao aluno questionar e procurar respostas para suas argumentaes, esta atitude corrobora com uma atitude reflexiva e analtica, permitindo que o aluno produza seu prprio conhecimento. Neste sentido, cabe ao professor orientar e incentivar os estudantes e promover pesquisa, a discusso, a procura de respostas, por meio de um trabalho que envolvente e embasado cientificamente. Quando realiza uma pesquisa de cunho cientfico, o aluno tem a possibilidade de aprender mais a respeito de um assunto que j fora abordado anteriormente, pois o professor do Ensino Superior no est pedindo ao estudante este entenda o processo pelo qual o conhecimento construdo, algo que j fora visto, entendido e estudado por pesquisadores, anteriormente. Vale lembrar que a pesquisa cientfica ajuda aos discentes na busca por um aprendizado mais ativo e efetivo, alm de mostr-los a respeito do quanto preciso dedicao para que se consiga entender o ponto de vista de outra pessoa, ainda que, o pesquisador concorde ou discorde daquela viso interpretada e demonstrada pelo pesquisador.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

51

Importante ressaltar ainda que o acadmico ao realizar um trabalho cientfico deve se preocupar com o caminho a ser percorrido, sempre estando atento com o carter nico e inovador da pesquisa ou na interpretao e anlise do que o autor quis demonstrar ao longo de sua pesquisa. Deste modo, pode-se concluir que a pesquisa cientfica de vital importncia para a formao em Ensino Superior, pois ajuda o aluno a buscar a construo de seu prprio conhecimento, para que entenda a natureza dos saberes e fazeres acadmicos para que aprenda efetivamente processos importantes como anlise, crtica, interpretao, concluso, observao, elaborao e reelaborao terica bem como a aplicao da teoria na transformao da realidade, na efetiva compreenso do mundo e dos saberes acadmicos. No entanto para que a desenvolvimento do acadmico com perfil de pesquisador se d de forma ampla faz-se necessrio que todas as disciplinas da grade curricular estejam comprometidas com a formao na e pela pesquisa visando a transformao do mundo como nos indicam as palavras de Almeida (1989) o mais importante que educadores e acadmicos estejam engajados na descoberta e elaborao do conhecimento e de como pretendem usar este saber no mundo a fim de justificar a transformao desse mundo ( p. 99). Esse o maior objetivo do ensino e da pesquisa promover a construo do conhecimento de forma a entender e modificar a realidade para melhor e de agir de forma consciente na sociedade.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

52

REFERNCIAS ALMEIDA, Joo Batista Jr. O estudo como forma de pesquisa. In: CARVALHO, Maria Ceclia (Org.). Construindo o saber metodologia cientfica: fundamentos e tcnicas. Campinas: Papirus, 1989, p. 97 - 146. ALMEIDA, Maria Duarte Batistuta e; COSTA, Marvelie Palis; FREITAS, Terezinha Silva. Ensino, Pesquisa e Extenso: Compromisso social das universidades. Disponvel em: <http://www.uftm.edu.br>. Acesso em: 30 maio 2012. BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. So Paulo: Brasil, 1996. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. So Paulo: Pearson Pretice Hall, 2002. FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Universidade, pesquisa e inovao. Porto Alegre: Ediupf/Edipucrs, 1997. GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amlia Santoro. Questes de mtodo na construo da pesquisa em educao. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2008. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2009. GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa educacional. 3. ed. So Paulo: Loyola 1979. KOCHE, Jos Carlos. Fundamentos de metodologia cientfica: teoria da cincia e iniciao a pesquisa. 22. ed. Petrpolis: Vozes 1997.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

53

LANZONI, Hlcio de Pdua. Disciplinas distncia para a modalidade de ensino presencial: metodologia cientfica, So Paulo: COC. Disponvel em: <http://pt.scribd.com>. Acesso em: 2 maio 2012. LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educao escolar: polticas estrutura e organizao. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2009. MATALLO, Heitor Jr. A problemtica do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Ceclia (Org.). Construindo o saber Metodologia cientfica: fundamentos e tcnicas. Campinas: Papirus, 1989, p. 13 38. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. So Paulo: Atlas, 2010. REIS, Linda G. Produo de monografia: da teoria a prtica. Braslia: SENAC-DF, 2006. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SCHIMDT, Mario Furley. Nova histrica crtica. So Paulo: nova gerao, 2005.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

54

PESQUISA ACADMICA: a matemtica e a produo cientfica Soraia Cristina de Morais1 Resumo: Este artigo abordou um dos aspectos cruciais na formao superior acadmica, que diz respeito pesquisa cientfica, e que representa um dos eixos elementares da graduao na matemtica, por se tratar de uma perspectiva que pode servir de estmulo realizao de investigao acadmico-cientfica, e certamente, capaz de desenvolver cincia e tecnologia, paralelo criao e difuso da cultura. Partindo do princpio de que esses fatores condizem com uma aprendizagem contempornea participativa e interdisciplinar, este trabalho alcanou seus objetivos, tendo em vista que discutiu a importncia da pesquisa cientfica na matemtica, sob o ponto de vista das novas linguagens e dos novos cdigos e ressaltou os aspectos (formativos) essenciais para produo de saberes na graduao da matemtica, que licencia os discentes a desenvolverem papis de educadores, capazes de concretizar o conhecimento de vrias geraes de alunos. Ademais, enfatizou a importncia dos aspectos metodolgicos, enquanto excelncia de aprendizagem, que dentre outros papis, viabiliza a realizao de pesquisas que exercem influncia significativa nos educandos, de modo que os mesmos sintam-se estimulados a investigarem temas, de modo a se aperfeioarem profissionalmente, e integrar a proposio intelectual com a difuso da criao cientfica. Portanto, ressaltou a aprendizagem matemtica, e o favorecimento do debate sobre teorias, informaes, dvidas e questionamentos que possam contribuir com a compreenso do processo histrico da vida social, acadmica, produtiva e evolutiva da vida, contemplando o carter prtico, dialtico, abstrato, crtico, participativo e cientfico. Palavras-Chave: Matemtica. Conhecimento Cientfico. Pesquisa.
1

Mestre em Histria do Brasil (UFPI). Especialista em Comunicao de Massa (PUC/SP). Graduada em Comunicao Social (FAITER). Professora (FAE).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

55

1 INTRODUO A educao (superior) no Brasil, desde o ano de 1996, quando foi sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) passou a ressaltar os vrios processos formativos que favorecem a capacitao do discente, passando pela convivncia humana, habilitao para o trabalho e preparao para sua prtica social participativa e pr-ativa. Esses fatores refletem os princpios de todas as Instituies de Ensino Superior (IES), no que concerne ao pleno desenvolvimento do discente e seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Nessa linha de raciocnio, esse artigo aborda um dos aspectos cruciais na formao superior acadmica, que diz respeito pesquisa cientfica, um dos eixos elementares do ensino superior brasileiro, que visa incentivar a realizao de pesquisa (investigao) acadmico-cientfica, com o objetivo de desenvolver cincia e tecnologia, paralelo criao e difuso da cultura, para desse modo, contribuir com o entendimento do homem e do meio social em que vive (LDB, 1996). Partindo do princpio de que esses fatores condizem com uma aprendizagem contempornea participativa e interdisciplinar, este trabalho tem como objetivos: Discutir a importncia da pesquisa cientfica na matemtica, sob o ponto de vista das novas linguagens e dos novos cdigos e ressaltar os aspectos (formativos) essenciais para produo de saberes na graduao da matemtica, que licencia

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

56

os discentes a desenvolverem papis de educadores, capazes de concretizar o conhecimento de vrias geraes de alunos. Portanto, se torna indiscutvel que o ensino superior (da matemtica), enquanto excelncia de aprendizagem, dentre outros papis, deve exercer influncia significativa em seus educandos, para que os mesmos sintam-se estimulados a realizarem pesquisas, de modo a se aperfeioarem profissionalmente, ou seja, integrar a viso e proposio intelectual com a difuso dos benefcios que a criao cientfica pode oferecer sociedade.

2 A PRODUO CIENTFICA DA MATEMTICA Produzir cientificamente nada mais do que pesquisar criteriosamente sobre um assunto, um tema, um paradigma ou um conceito (seja na perspectiva terica ou emprica). Para tanto, o docente que atua nesta rea de conhecimento (e em todas as outras) tem uma funo imprescindvel, no sentido de despertar a curiosidade, a reflexo, o senso crtico, e acima de tudo, motivar os estudantes de licenciatura em matemtica com relao busca de respostas para os questionamentos que surgem naturalmente, medida que o contedo das disciplinas (grade curricular) trabalhado em sala de aula (e fora dela) (SORDI, 2010). Motivao um dos elementos da aprendizagem que todos os professores (docentes) devem se preocupar. a partir desse

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

57

aspecto que os discentes passam a sentir desejo, vontade e necessidade de aprender, criar e produzir, ou melhor, realizar estudos que possam viabilizar o alcance dos objetivos propostos pela sua pesquisa. Implica dizer, que no existe estudo acadmico sem objetivos, nem objetivos sem discusso terica, nem fundamentao terica sem resultados. Ademais, para atingir os seus propsitos, evidentemente que o aluno deve ter discernimento sobre o estudo a ser desenvolvido e as peculiaridades da rea de ensino, que neste caso corresponde matemtica (DAMBROSIO, 2002). Existem dois tipos de motivao: extrnseca e intrnseca. A motivao extrnseca ocorre quando o sujeito (discente) executa o que outra pessoa (docente) pede, e ao realizar a atividade, o estudante recompensado por ter feito algo que lhe fora sugerido (e exigido). Por outro lado, a motivao intrnseca surge quando o indivduo faz algo que se sente realizado, ou seja, considera a tarefa como um fim em si mesmo, pelo fato de estar suficientemente interessado e determinado a adquirir conhecimento explicativos, com competncia para demonstrar os resultados que alcanou (SORDI, 2010). Portanto, produzir cientificamente (e matematicamente) se sentir estimulado a propor um questionamento (problema) que possa ter uma resposta positiva para o mundo acadmico, mas principalmente (efetivamente), beneficiar a sociedade a partir da difuso do conhecimento. Afinal, o programa de ensino superior deve ter a perspectiva coletiva, posto que a aprendizagem formativa

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

58

na graduao, alm de inserir o discente na vida profissional, tambm oferece perspectivas para o desenvolvimento da sociedade de uma maneira geral (LDB, 1996).

2.1 Os novos cdigos e linguagens da matemtica interdisciplinar Considerando o teor dessas discusses, fica evidente que a matemtica no mais ensinada somente sob o ponto de vista lgico, formal e intuitivo. Ao contrrio, o ensino da matemtica contempornea tem um carter (eminentemente) interdisciplinar1, que certamente favorece o desenvolvimento de pesquisas acadmicas, medida que o aproveitamento nos estudos supere o cumprimento das atividades formais (provas) e valorize outros instrumentos de conhecimento, como por exemplo, escrita e publicao de trabalhos acadmicos (artigos, resenhas e ensaios), apresentao dos resultados de pesquisas em Seminrios e Congressos, e preferencialmente, a continuidade de estudos na

Para a Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas da Interdisciplinaridade (GEPI), Ivani Fazenda (PUC-SP), a interdisciplinaridade aquela que respeita o conhecimento adquirido do aluno, e de forma criativa consegue despert-lo para vrias abordagens, aliando o contedo programtico do curso, com as novas concepes do ato de aprender, que passa pelas teorias, experincias pessoais, prticas culturais, metodologias, leituras e debates plurais e significativos.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

59

perspectiva do desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo. Diante da amplitude de reflexes e de abordagens didticas, convm pontuar com mais preciso, as novas linguagens da matemtica contempornea. Ou seja, o ensino superior nesta rea de conhecimento (matemtica) ressalta a importncia da comunicabilidade, para alm dos nmeros e dos smbolos, ou seja, o discente que passa pela experincia de se habilitar como licenciado em matemtica deve resignificar o conceito de aprender/fazer, posto que a formao de licenciado se respalda numa proposio qualitativa de aprendizagem que contempla um conjunto de novos paradigmas: pesquisar, analisar, argumentar, compreender, (re)significar, discutir e formar o aluno, de modo a torn-lo partcipe da conjuntura social e de todos os aspectos dialticos nela inseridos (BRANDO, 2003). Alm desses enfoques, as novas linguagens na aprendizagem da matemtica, no mais se restringem logicidade numrica, com suas equaes e a exata concluso de um teorema. preciso que a produo acadmica amplie o debate, para alm do vis intuitivo e dedutivo, e avance para concepes plurais, preferencialmente, ideias que despertem a necessidade de pesquisar e refletir sobre novos conjuntos de competncias e habilidades, no mais centrados nos sistemas simblicos, mas com um olhar crtico e contextualizado, capaz de responder s necessidades e exigncias da vida contempornea.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

60

Fica evidente que o paradigma da interdisciplinaridade to somente um conhecimento amplo que desperta no discente uma viso de mundo atualizada. Quando se coloca a palavra atualizada, significa que a matemtica deve ser trabalhada de modo a formar professores (e profissionais) capazes de aprender continuamente, de modo a alcanar um entendimento amplo: tcnico, humano, tecnolgico, cientfico, que possa propiciar uma compreenso dinmica da nossa vivncia material, cultural, produtiva e social (BRANDO, 2003). Afinal, dentre outros papis das Instituies de Ensino Superior (IES) est o compromisso de produzir cientificamente. Essa produo to somente o fomento pesquisa acadmica, a ponto de contribuir com o meio social, medida que os pesquisadores respondem s inquietaes e questionamentos, tanto no mbito (puramente) terico, quanto no mbito prtico. da educao superior que saem alternativas para dar resolutividade s problemticas da sociedade. Essas alternativas no so meras sugestes, ao contrrio, so respostas evidenciadas pelos estudantes (pesquisadores), atravs de um processo criterioso de investigao e pesquisa, baseado em mtodos cientficos ticos e normativos. Em outras palavras, a aprendizagem matemtica (no mbito superior de ensino) deve favorecer o debate sobre teorias, informaes, dvidas e questionamentos que possam contribuir com a compreenso do processo histrico da vida social, acadmica, produtiva e evolutiva da vida, contemplando o carter prtico,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

61

dialtico, abstrato, crtico, participativo e cientfico. Este ltimo, sempre na perspectiva investigativa, pois somente a pesquisa favorece o conhecimento individual e coletivo medida que encontra sugestes palpveis para interrogaes e inquietaes, seja dentro das faculdades, ou fora de seus muros (MIGUEL e MIORIM, 2004).

3 A PESQUISA QUE LICENCIA CONHECIMENTO No bojo deste debate sobre a importncia da pesquisa cientfica no decorrer do Curso de Licenciatura em Matemtica est uma das vivncias mais pertinentes relativas investigao, e diz respeito ao Trabalho de Concluso de Curso (TCC). comum, ns, professores de Metodologia Cientfica, experimentar o susto e a insegurana dos alunos, quando se discute sobre a necessidade de realizar uma pesquisa, que dever mostrar resultados (tericoempricos), cujo registro de suma importncia para concluso da sua graduao. A inexperincia e falta de familiaridade com a pesquisa acadmica por parte do discente, alm de evidente, indiscutvel e merece uma discusso contundente, posto que a educao superior se respalda nos trs eixos (temticos): Ensino, Pesquisa e Extenso. Partindo desse princpio, se torna imprescindvel que as faculdades tenham um olhar sensvel em relao a necessidade (e importncia) da pesquisa, para que a insegurana (para no dizer medo) no mais

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

62

faa parte do cotidiano educativo e formativo do estudante de graduao (de matemtica). A princpio, a palavra pesquisa pode suscitar dvidas, mas no decorrer do aprendizado o discente se conscientiza de que se trata to somente de novas descobertas, que tem incio com um problema (uma pergunta, uma interrogao ou ainda, uma problematizao). Esse problema est inserido dentro de um tema (assunto), ou seja, escolhido o tema (dificuldade de aprendizagem na matemtica no Ensino Fundamental, por exemplo), o discente parte para a identificao de uma pergunta (problema) que deve ser elucidada no decurso da investigao (pesquisa) (MIGUEL; MIORIM, 2004). Esse problema de pesquisa, sempre, inegavelmente, sempre, estar articulado a conhecimentos anteriores, e esta nova investigao ir proporcionar nova (s) descoberta (s), atravs de novos e antigos referenciais tericos. Nessa linha de raciocnio, os professores de Metodologia Cientfica devem despertar nos alunos, a curiosidade, que inerente ao ser humano, e por essa razo, no difcil incentiv-los e motiv-los a desvendar os mistrios de um problema (pergunta), como por exemplo: Quais dificuldades de aprendizagem os alunos do 5 ano apresentam na resoluo dos primeiros problemas matemticos? Fatalmente, o estudante (pesquisador) s encontrar respostas, se pesquisar em uma escola de Ensino Fundamental (sries iniciais), junto a um grupo de alunos e certamente, um grupo de professores (de matemtica), para entender e compreender os reais

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

63

motivos que interferem (negativamente) no ensino-aprendizagem desses estudantes que apresentam dificuldades na realizao das primeiras equaes. Conforme o exemplo citado, no nenhum difcil fazer o aluno de graduao entender o ponto de partida de uma pesquisa acadmica. Portanto, se faz necessrio desconstruir o mito de que pesquisar uma tarefa enfadonha, chata ou montona. Ao contrrio, creio que uma das atividades mais satisfatrias na vida acadmica o ato de pesquisar, que significa to somente, uma tarefa que permite conhecer, perceber e descobrir coisas sobre a realidade, aliando teorias e o cotidiano de todos ns: aprendizagem, vivncias, trocas (simblicas), imaginao, criatividade, informaes, meios de comunicao, debates e produo de conhecimento (BORBA; ARAJO, 2004). Todos esses fatores tm relao direta com a importncia da pesquisa na matemtica, sob o ponto de vista das novas linguagens e dos novos cdigos. Conforme a discusso do primeiro captulo, somente dialogando com os estudantes, na perspectiva da viso ampla formativa, ser possvel prepar-los para encarar os desafios de novas descobertas cientficas. Por esta razo, convm repetir (ressaltar): a aprendizagem na/da matemtica deve favorecer o debate sobre teorias, dvidas e questionamentos que possam contribuir com a compreenso do processo histrico da vida social, acadmica, produtiva e evolutiva da vida, contemplando o carter prtico, dialtico, abstrato, crtico,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

64

participativo e cientfico. Este ltimo, sempre na perspectiva investigativa, haja vista que a pesquisa (indiscutivelmente) favorece o conhecimento individual e coletivo medida que encontra sugestes (respostas) para interrogaes e inquietaes que suscitam nas leituras e tantas outras atividades didticas e paradidticas.

3.1 Aspectos que caracterizam o conhecimento cientfico O conhecimento tem sua origem no conjunto de informaes adquiridas desde a infncia, por meio do aprendizado resultante do contato social (irmos, professores, amigos, livros, observaes, meios de comunicao, experincias e reflexes): No sentido correto da palavra, conhecer elucidar a realidade. Etimologicamente, a palavra elucidar vem do latim lucere, cujo significado trazer luz. Assim, conhecer significa trazer luz realidade. E somente com a aquisio do conhecimento possvel desvendar a verdade presente na realidade, tornando-a inteligvel, transparente, clara, cristalina (LUCKESI et. al., 2002). Fica evidente que no algo inalcanvel o fato de buscar respostas para viabilizar uma pesquisa de cunho acadmico. Apenas se faz necessrio desmitificar que investigao, sob o ponto de vista cientfico, deve seguir padres normativos, e as normas existem em todos os parmetros de nossa vida, pois do contrrio, seria invivel viver harmonicamente, haja vista a infinidade de grupos sociais e

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

65

suas respectivas ideologias, filosofias, crenas, etnias, culturas e identidades sexuais. Nessa linha de pensamento, tambm pertinente retomar a idia de que uma investigao deve ser rica em debates (e embates), e para tanto, h que se pontuar os novo cdigos e as novas linguagens, para que os estudantes de matemtica no fiquem presos aos aspectos simblicos dos nmeros, fatores, equaes e resolues numricas. O estudante de graduao em matemtica um pensador, e como tal, no pode ficar atrelado formulao de problemas lgicos. Ao contrrio, o estudante (pesquisador) em matemtica deve ser capaz de interagir com outras dimenses de linguagens e percepes, que os possibilitem pensar e escrever, debater e investigar, questionar e responder, estudar e demonstrar, de modo crtico, criativo e pluridimensional (MIGUEL; MIORIM, 2004). Todos esses fatores refletem interdisciplinaridade e conhecimento cientfico, que permeiam a experincia de todo estudante de ensino superior, independente da rea de conhecimento e da linha de pesquisa que investiga ou investigou. Nesse sentido, pesquisar uma proposta com viso mltipla, de modo a tornar o estudante capaz de associar aprendizado com vivncias e experincias (GARNICA, 2004). Significa, portanto, que conhecimento superior, como definido pelo Conselho Nacional de Educao (CNE), no pode (nem deve) ficar (estar) separado da realidade conjuntural, posto que

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

66

construo de saberes cientficos deve est relacionado dinmica dos indivduos, para alm dos muros das Instituies de Ensino Superior (IES), sejam pblicas ou privadas. Nessa linha de raciocnio, constata-se que o processo gerador da construo do conhecimento matemtico (saber/fazer) deve ser dinmico, passando pelo cotidiano escolar/acadmico, pelas proposies cientfico-produtivas, e, alm disso, reflexiva e transformadora. Todos esses elementos dialticos mostram que o ensino-aprendizagem do discente na graduao, deve despertar o interesse dos graduandos pela investigao (pesquisa), cujas experincias tericas e metodolgicas sejam capazes de criar alternativas para resolues de problemas (terico-empricos). (GARNICA, 2004). Essa reflexo implica no repensar e resignificar o ato de aprender, dentro da rea de conhecimento que tem sido debatida at ento, sem perder de vista o vis interdisciplinar, que est no bojo da aprendizagem contempornea, tendo incio no Ensino Infantil, passando pela Educao Fundamental, Ensino Mdio, e, destacadamente, no mbito da Educao superior. nesse nvel de ensino (superior) que a pesquisa ganha um enfoque acadmico e que gera muitas dvidas, mitos, contradies, e, evidentemente, alcana um patamar de cientificidade. A partir de agora convm discorrer

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

67

sobre o que diferencia um estudo comum da investigao epistemolgica. 1 O conhecimento da realidade e seus significados correlatos possuem dois parmetros: o senso comum e o senso crtico. O senso comum a compreenso do mundo real e imaginrio, por meio de um conjunto de opinies, hbitos e formas de pensamento, que so utilizados diariamente pelos indivduos, como forma de orientao para suas vidas. Portanto, comum a todos os seres, e nesse sentido, no investigado os seus fenmenos, e por esta razo chamado de conhecimento superficial, sem base cientfica, e sem comprovaes pelos mtodos que a fundamentao terica exige (GARNICA, 2004). Por outro lado, o conhecimento crtico, ou como geralmente denominado de metdico-crtico, no se contenta com a superficialidade das informaes (comuns), nem muito menos se satisfaz com as impresses. Ou seja, o indivduo que encara a empreitada de investigar (pesquisar) cientificamente, busca alm daquilo que consenso no seu dia-a-dia. Por esta razo, a aprendizagem superior importantssima no esclarecimento sobre o

Epistemologia uma palavra que se originou do grego: epistme (cincia) e logia (lgica). Significa um conjunto de conhecimentos que tm por objeto o conhecimento cientfico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles tcnicos, histricos, antropolgicos, sociolgicos, matemticos, lingusticos e etc.) de modo a sistematizar as suas relaes, esclarecer vnculos ou antagonismos, para em seguida avaliar os seus resultados e aplicaes.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

68

papel de um mtodo cientfico, ou ainda, da disciplina metodologia cientfica, que neste caso, discute no paradigma matemtico. O saber adquirido pelo mtodo cientfico, proporciona ao pesquisador, segurana, estmulo, criatividade e eficincia nas suas aes acadmicas e extra-acadmicas, possibilitando-o distinguir nos fenmenos, a aparncia e a essncia, a sua razo de ser, as caractersticas e suas definies (SEABRA, 2003). Em outras palavras, o que diferencia o conhecimento comum, do conhecimento cientfico, simplesmente o carter crtico, suas significaes e interpretaes. Este ltimo aspecto merece destaque, pois os estudantes geralmente tendem a repetir o que lem, sem nenhum senso crtico que possa torn-los capazes de interpretar. Portanto, quando o conhecimento dos fatos (e das leituras) exige alguma interpretao, surgem ento os questionamentos, que fundamentam a capacidade crtica. Nesse contexto que o (s) significado (s) permite (m) o emprego da cincia. Por sua vez, a facilitao da compreenso dos fenmenos ocorre com a aplicao de um mtodo cientfico. por isso que no existe conhecimento cientfico sem critrio metodolgico, que torna a aprendizagem sistemtica e possvel de demonstrar resultados verdadeiros. por conta desses fatores que todo tema a ser estudado (e pesquisado) deve se basear no mtodo cientfico, e suas respectivas regras de pensamento, para ser digna de ser chamada de cincia (OLIVEIRA, 2004).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

69

3.2 Uma breve abordagem sobre o mtodo A matemtica tem um potencial riqussimo em matria de pesquisa e descobertas. Por esta razo, se faz necessrio que os educadores saibam despertar o senso crtico nos alunos (de graduao), para que o processo de investigao ocorra de maneira prazerosa, rompendo com os mitos (negativos) que geralmente as pessoas internalizam sobre aquisio de saberes, sob o vis metodolgico. Diferentemente do que a maioria dos estudantes imaginam, a pesquisa cientfica no se encerra apenas em rigores e sistemas simblicos e normativos. A pesquisa cientfica um trabalho desenvolvido a pouco a pouco, de forma artesanal e experimental, como um jogo de quebracabeas. A metodologia cientfica apenas clareia o procedimento a ser seguido pelo aluno, na construo dos eixos principais de uma pesquisa: problema, hipteses, objetivos e fundamentao terica. Sem esses elementos, qualquer estudo ser invivel, principalmente quando a investigao busca ressaltar o paradigma interdisciplinar, onde a matemtica pode ser trabalhada de vrios modos, atravs de vrias ideias e com originalidade (OLIVEIRA, 2004). O aprender/fazer no mbito do ensino superior no pode deixar de colocar na pauta de discusso, as dificuldades da realizao de pesquisas cientficas, principalmente em relao aos estudantes de matemtica, que conforme a abordagem deste artigo vivencia uma

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

70

aprendizagem plural, sob o ponto de vista das novas linguagens e dos novos cdigos. Conforme a discusso deste contedo, somente dialogando com os estudantes, na perspectiva da viso ampla formativa, ser possvel prepar-los para encarar os desafios de novas descobertas (cientficas). Ao mesmo tempo, despert-los para os fatores que favorecem uma investigao que simbolicamente representa a concluso do seu curso universitrio, como por exemplo, o Trabalho de Concluso de Curso (TCC). Portanto, simples o processo investigativo de uma pesquisa acadmica, seja ela de carter monogrfico, integrada ou interdisciplinar. uma experincia exploratria, que geralmente denominada de ciclo, pois envolve etapas consecutivas: escolha do assunto (tema), delimitao do tema, identificao do problema (pergunta), as teorias pertinentes, a metodologia apropriada e um recorte emprico, caso seja pertinente (OLIVEIRA, 2004). Por exigncia das Instituies de Ensino Superior (IES), que obedece a um critrio tcnico-cientfico do Ministrio da Educao (MEC), todo estudante de graduao deve apresentar uma pesquisa, cujos resultados sero apresentados como monografia, que por sua vez, fecha o ciclo da graduao. No caso da matemtica, adquire o ttulo (grau) de licenciado. Sem dvida de fundamental importncia o fomento pesquisa na rea de formao de professores de matemtica.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

71

Educao Matemtica, Educao em Matemtica, Formao em Matemtica, so vrias conotaes que implicam na dimenso da aprendizagem contempornea interdisciplinar, com um olhar nas pesquisas, ou melhor, na realizao de pesquisas. Portanto, existem muitos enfoques metodolgicos para a pesquisa nesta rea de conhecimento, e que devem ser exploradas e valorizadas. Definitivamente no se pode conceber a ideia ultrapassada de que o matemtico essencialmente lgico e intuitivo. O pesquisador (estudante) de matemtica reflexivo e investigativo, e consequentemente tem dado sua contribuio ao ensino e a aprendizagem, em qualquer nvel de modalidade que atue. Fica evidente, no entanto, que existem barreiras a serem superadas, e a principal delas aproximar a educao dos nmeros, da capacidade de fazer leituras plurais, crticas, transversais e interdisciplinares (BRANDO, 2003). Todos esses fatores, sem dvida alguma contribuiro com a formao cidad e ampla, que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), deve fazer parte dos princpios da aprendizagem superior. Ressalta ainda, a importncia da comunicabilidade, para alm dos nmeros e dos smbolos, ou seja, o discente que passa pela experincia de se habilitar como licenciado em matemtica deve resignificar o conceito de aprender/fazer, posto que a formao de licenciado se respalda numa proposio qualitativa de aprendizagem que contempla um conjunto de novos paradigmas: pesquisar,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

72

analisar, argumentar, compreender, (re)significar, discutir, dialogar, de modo a torn-lo partcipe da conjuntura social e cultural. Portanto, mtodo, pesquisa, ideias, perguntas, investigao, interdisciplinaridade, dentre outros conceitos colocados ao longo deste artigo, so fatores intrnsecos capacidade de se aprofundar em conhecimento cientfico, que se baseia em uma, ou vrias teorias, outro elemento que geralmente causa estranheza aos estudantes. comum ouvirmos a palavra teoria pra l e pra c, mas nem sempre se sabe ao certo o que implica uma teoria, sob o ponto de vista metodolgico. A teoria se baseia ou corresponde ao conhecimento anterior, construdo por outros pesquisadores. Essa palavra vem do grego theoreim, cujo significado ver (verificar). na relao (associao) entre o ver e o saber, que se constitui as bases da cincia ocidental (BRANDO, 2003). pela sua dimenso cientfica, que uma teoria para ser considerada como vlida, deve ser apoiada em fatos observados e provados, como resultado de uma pesquisa criteriosa. Ademais, a teoria um conhecimento que se adquire por meio da investigao, sendo fundamentada em um sistema organizado de proposies que orientam a obteno e a anlise dos dados, que, por conseguinte, estruturam os conceitos, os quais sintetizam os fenmenos processados no mundo real. Por conta de existirem suposies e/ou concluses errneas sobre a aplicabilidade da matemtica, sua linha de investigao e sua relao com a pesquisa, que este trabalho veio tona, no sentido de

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

73

desmitificar que o estudante no sabe pesquisar (ou refletir cientificamente). Quanto s dificuldades de escrever coerentemente sobre teorias e aspectos epistemolgicos ou fenomenolgicos, essa falta de habilidade encontrada em vrios segmentos de aprendizagem, ou melhor, em vrias reas de conhecimento. nesse sentido que as publicaes podem (e devem) contribuir para o esclarecimento desses aspectos, pois no geral, antes de se buscar respostas para dvidas, o indivduo tende a formar ou internalizar pontos de vista arcaicos, como o caso de achar que a metodologia cientfica to somente enfadonha e arcaica. Pelo contrrio, a aprendizagem da matemtica, na atual conjuntura, tem sido ressaltada como uma rea de pesquisa importantssima, e como tal, deve contribuir com a sociedade brasileira, seja no mbito da educao, da tecnologia, da cultura, do meio ambiente, e etc. afinal, para que o conhecimento (cientfico) matemtico alcance uma amplitude de discusso, se torna imprescindvel que se enfatize alguns aspectos pontuais de produo cientfica na matemtica (SEABRA, 2001): fazer uso do conhecimento cientfico e tecnolgico que possam suscitar alternativas sobre questes sociais e ambientais; associar conhecimento cientfico com a realidade sciocultural e econmica (produtiva); reconhecer a perspectiva histrica da matemtica, sem perder de vista o seu papel na vida humana, e mais precisamente, na

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

74

capacidade humana de transformar o meio social em que vive; entender que a matemtica est associada ao desempenho tecnolgico, ao processo produtivo da vida social e do conhecimento.

4 CONSIDERAES FINAIS Este artigo abordou um dos aspectos cruciais na formao superior acadmica, que diz respeito pesquisa cientfica, e que representa um dos eixos elementares do ensino superior brasileiro, por se tratar de uma perspectiva que pode servir de estmulo realizao de pesquisa (investigao) acadmico-cientfica, e certamente, desenvolver cincia e tecnologia, paralelo criao e difuso da cultura, para desse modo, contribuir com o entendimento do homem e do meio social em que vive (LDB, 1996). Partindo do princpio de que esses fatores condizem com uma aprendizagem contempornea participativa e interdisciplinar, este trabalho alcanou seus objetivos, tendo em vista que discutiu a importncia da pesquisa cientfica na matemtica, sob o ponto de vista das novas linguagens e dos novos cdigos e ressaltou os aspectos (formativos) essenciais para produo de saberes na graduao da matemtica, que licencia os discentes a desenvolverem

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

75

papis de educadores, capazes de concretizar o conhecimento de vrias geraes de alunos. Ademais, enfatizou a importncia dos aspectos metodolgicos no ensino superior (da matemtica), enquanto excelncia de aprendizagem, que dentre outros papis, viabiliza a realizao de pesquisas que exercem influncia significativa nos educandos, de modo que os mesmos sintam-se estimulados a investigarem temas, de modo a se aperfeioarem profissionalmente, ou seja, integrar a viso e proposio intelectual com a difuso dos benefcios que a criao cientfica pode oferecer sociedade. Em outras palavras, a aprendizagem matemtica (no mbito superior de ensino) deve favorecer o debate sobre teorias, informaes, dvidas e questionamentos que possam contribuir com a compreenso do processo histrico da vida social, acadmica, produtiva e evolutiva da vida, contemplando o carter prtico, dialtico, abstrato, crtico, participativo e cientfico. Este ltimo, sempre na perspectiva investigativa, pois somente a pesquisa favorece o conhecimento individual e coletivo medida que encontra sugestes palpveis para interrogaes e inquietaes, seja dentro das faculdades, ou fora de seus muros.

REFERNCIAS BORBA, M. C; ARAJO, J. L. Pesquisa qualitativa em educao matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

76

BRANDO, C. R. A pesquisa a vrias mos: a experincia da pesquisa no trabalho do educador. So Paulo: Cortez, 2004. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB). MEC: Braslia, 1996. DAMBROSIO, Ubiratan. Histria da matemtica e educao. Campinas: Papirus, 2002. Cadernos CEDES, N 87 FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade de A a Z. Disponvel em: <http://www.educacional.com.br>. Acesso em: 21 jun. 2010. GRAYLING, A. C. A Epistemologia. Disponvel em: <http://www.cfh.ufsc.br>. Acesso em: 23 maio 2010. GARNICA, A. V. M. Histria oral e educao matemtica. Belo Horizonte: Autntica, 2004. LUCKESI, Cipriano C. et. al. Fazer universidade: uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 2002. MIGUEL, A; MIORIM, M. A. Histria na educao matemtica: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autntica, 2004. OLIVEIRA, Silvio L. de. Tratado de metodologia cientfica. So Paulo: Pioneira, 2002. SORDI, Mara Regina L. de. Ensino, pesquisa e extenso so desafios nas IES. Disponvel em: <http://www.universa.com.br>.

Acesso em: 13 jun. 2010.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

77

UM ESTUDO SOBRE LOGSTICA REVERSA NA INDSTRIA E COMRCIO DE PNEUS NO DF David Vieira de Souza1 Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal verificar as dificuldades enfrentadas pelos empresrios do setor pneumtico, para implantao e prtica da logstica reversa. Para tal, foram analisadas as informaes colhidas em pesquisa de campo realizada no Distrito Federal, na qual foram entrevistados administradores de empresas do setor pneumtico que atuam na indstria, importao e comercializao. Por meio de um questionrio, os entrevistados completaram as informaes necessrias para que seja retratado o real cenrio vivido pelas empresas que atuam neste setor. Alm disso, muitas informaes relacionadas aos pneus foram obtidas por meio de pesquisa bibliogrfica, informativos institucionais e em rgos fiscalizadores e reguladores ligados ao meio ambiente. O estudo procurou mostrar a importncia da logstica reversa como diferencial competitivo para as empresas e a preservao do meio ambiente como responsabilidade social. A preocupao com o meio ambiente pode no estar presente em todas as organizaes, mas o estudo procura revelar a sua existncia em todos os nveis da cadeia produtiva do setor pneumtico, o que representa um grande avano em direo ao equilbrio ambiental. Palavras-chave: Logstica reversa. Diferencial competitivo. Meio ambiente. Responsabilidade social.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FAE). Bacharel em Administrao (FAE). Professor e Diretor Administrativo e Financeiro (FAE).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

78

1 INTRODUO Com os constantes avanos tecnolgicos e a globalizao, aliado ao crescimento da demanda por produtos cujo ciclo de vida cada vez menor, imprescindvel que as indstrias adotem medidas que minimizem os impactos que tais produtos possam causar ao meio ambiente aps o seu uso. O descarte desses produtos pela obsolescncia ou quando perdem a utilidade por estarem danificados, tem sido motivo de preocupao de toda populao mundial. E neste momento marcante de globalizao de mercados, as empresas pressionadas pela concorrncia buscam novas formas de conseguir competitividade (LEITE, 2009). Neste contexto, surge a necessidade de polticas voltadas retirada desses produtos, do meio ambiente. Segundo Martins e Alt (2009), para que se possa vencer a batalha da globalizao, necessrio que sejam delineados objetivos, ferramentas e componentes estratgicos, tticos e operacionais do jogo logstico. De acordo com Bowersox e Closs (2010, p.51) Em algumas situaes, o fluxo normal de trnsito de estoque em direo aos clientes tem que ser invertido. Nesta perspectiva, tem-se a Logstica Reversa, (o retorno do produto sua origem) como objeto de pesquisa deste trabalho no qual sero abordadas as dificuldades e peculiaridades desse processo. Sero apresentadas ainda, as iniciativas de algumas organizaes que mostram a preocupao com a reciclagem e com a destinao correta dos produtos do setor

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

79

pneumtico aps o final do seu ciclo de vida, que se refletem como responsabilidade social. Alm disso, este estudo revela tambm, o nvel de preocupao dos consumidores, com a destinao dos resduos do setor pneumtico. Para a realizao do presente trabalho, considerou-se como problema as questes ligadas logstica reversa e as dificuldades enfrentadas pelas indstrias, importadores e comerciantes de pneus, para o recolhimento e nova destinao, ecologicamente correta, deste produto ao fim do seu ciclo de vida. pneumtico? O objetivo deste artigo estudar os fatores que geram dificuldades para que as empresas do setor pneumtico faam a coleta de seus produtos aps serem usados, para que no sejam lanados, de forma inadequada, no meio ambiente. Neste contexto, quais as dificuldades relacionadas implantao da logstica reversa no setor

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 Histrico da logstica Na poca do Imprio Romano, do Imprio Grego e do Imprio Bizantino existia um tipo de profissional que era chamado de logistikas cuja funo assumia a responsabilidade sobre as atividades de distribuio fsica e financeira desses imprios. Apesar

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

80

de ser uma poca em que no havia os meios de transporte que hoje se conhece e na qual o principal meio era o cavalo e cuja comunicao s era por carta ou pelo envio de recado, j existiam profissionais responsveis pela distribuio. Tal funo era desempenhada de forma racional e lgica na realizao das tarefas. Entende-se, portanto, que a logstica uma atividade que implica o uso da razo, de uma lgica para sua execuo, essas so afirmaes de Pires (apud BARTHOLOMEU; CAIXETA-FILHO, 2011). Seguindo a mesma linha de pensamento de outros autores, para Novaes (2007), o conceito de logstica teve a sua origem nas operaes militares nas quais os generais tinham sob suas ordens, equipes que providenciavam o deslocamento de munio, equipamentos, viveres e socorro mdico para o campo de batalha. Nas empresas, foi isso mesmo que ocorreu durante muito tempo, pois as indstrias precisavam transportar e armazenar matria prima para garantir a fabricao de seus produtos e em seguida, da fbrica para os depsitos ou para as lojas de seus clientes. Essas atividades eram consideradas operaes de apoio e os executivos acreditavam que elas no agregavam nenhum valor aos seus produtos. Atualmente a logstica reconhecida como um setor que agrega quatro tipos de valores cadeia produtiva. Segundo Bowersox e Closs (2010), antes da dcada de 1950, as funes que hoje so conhecidas e aceitas como logstica, eram geralmente, consideradas como servio de apoio ou facilitao. Nessa poca vrios setores da empresa eram responsveis pelos

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

81

servios de logstica. Ainda de acordo com este autor, no existia coordenao inter-funcional, gerando, duplicaes e desperdcios. Alm disso, as informaes eram distorcidas e chegavam atrasadas.

2.2 Conceitos de Logstica Quando a logstica mencionada ao acaso, pensa-se logo em transportes, pois essa uma das principais atividades logsticas. Entretanto, a logstica exige muito a prtica de todas as funes da administrao e a cada conceito elas vo sendo mais evidenciadas. o que se pode confirmar com a definio de Leite (2009, p. 2):
A logstica pode ser entendida como uma das mais antigas e inerentes atividades humanas na medida em que sua principal misso disponibilizar bens e servios gerados por uma sociedade, nos locais, no tempo, nas quantidades e na qualidade em que so necessrios aos utilizadores.

Ainda de acordo com Leite (2009), a logstica como atividade empresarial tem sido introduzida gradativamente ao longo da histria das empresas, de uma simples rea de estocagem de materiais at uma rea estratgica no atual cenrio de concorrncias. A logstica agrega valor aos produtos e servios, pois seu objetivo disponibiliz-los no local onde so necessrios, no momento em que so desejados. No entanto, apesar de existir desde as antigas civilizaes, a implementao da logstica moderna representa um grande desafio para gestores, tanto do setor pblico

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

82

como do setor privado, pois sua rea de atuao envolve o fluxo de informaes, estoques, transporte, manuseio de materiais, armazenamento e embalagem gerando um alto custo em sua criao (BOWERSOX; CLOSS, 2010).

2.3 Logstica reversa Nas ltimas dcadas pode-se perceber grande movimentao para o lanamento de modelos e produtos em todos os setores empresariais no mundo inteiro. Preocupadas em atender diferentes segmentos de clientes e em diferentes aspectos, as empresas fabricam produtos e modelos especficos. Alm das cores, tamanhos, capacidades e especificaes diferenciadas, esses produtos so segmentados por idade e sexo, etnia dos clientes e outros aspectos. Por outro lado, percebe-se que o tempo de vida mercadolgico e til dos produtos est sendo cada vez mais reduzido, devido introduo de novos modelos, tornando os anteriores ultrapassados em consequncia do seu prprio projeto, pelo uso de materiais de menor durabilidade ou pela dificuldade tcnica para consert-los. A consequncia uma grande quantidade de produtos ainda sem uso ou j consumidos, que retornam ao ciclo de negcios ou de produo. Alguns produtos com defeito ou dentro da garantia, no consumidos ou com pouco uso, voltam ao ciclo de negcios na busca

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

83

pela recuperao de valor. Outros produtos, cuja vida til chega ao fim ou reutilizveis e os resduos industriais, quando no interessam ao proprietrio, retornam ao ciclo de produo ou de negcios com objetivos idnticos aos do primeiro, porm por outros caminhos (LEITE, 2009). Observa-se que necessria a criao de canais que possibilitem o retorno desses produtos, aos ciclos mencionados anteriormente. Tais canais j haviam sido objeto de estudo em dcadas anteriores com enfoque mais restrito. O ciclo de vida de um produto, do ponto de vista logstico, no termina com a sua entrega ao cliente. Ao se tornarem obsoletos, danificados ou deixarem de funcionar, dever retornar ao seu ponto de origem para ser reparado, reciclado ou descartado de maneira adequada e obedecendo as normas vigentes no pas onde foi comercializado. Padres de qualidade, cada vez mais rgidos, exigem maior capacidade de retirada de produtos de circulao, quando estes trouxerem consequncias negativas para a organizao. Com relao a isso, Bowersox e Closs (2010 p.51) fazem a seguinte afirmao:
O aspecto mais significativo da logstica reversa a necessidade de um mximo controle quando existe uma possvel responsabilidade por danos sade (por exemplo, um produto contaminado. Nesse sentido, um programa de retirada do mercado semelhante a uma estratgia de servio mximo ao cliente que deve ser executado independentemente do custo.

Do ponto de vista financeiro, alm dos custos com matriaprima, produo, armazenagem e estocagem, o ciclo de vida de um

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

84

produto inclui os custos de todo o gerenciamento do seu fluxo reverso. No entanto, incluir tais custos nesta fase de produo pode significar um desafio ainda maior para o administrador. De acordo com Leite (2009, p.15), os primeiros estudos sobre logstica reversa so encontrados nas dcadas de 1970 e 1980, tendo seu foco principal relacionado ao retorno de bens a serem processados em reciclagem de materiais, denominados e analisados como canais de distribuio reversos. Na dcada de 1980, o conceito de logstica reversa era tido apenas como um movimento contrrio do fluxo direto de produtos na cadeia de suprimentos. A partir da dcada de 1990 surgiram novas abordagens que aos poucos foram introduzidas e passaram a fazer parte do conceito que evoluiu impulsionado pelo crescimento dos movimentos relacionados preservao ambiental e a constante preocupao das empresas com a reduo de custos e com sua imagem perante a opinio dos consumidores. Embora a logstica tradicional j trouxesse em sua base a preocupao com a satisfao dos clientes.

2.3.1 Logstica reversa ps-consumo Bens de ps-consumo so os produtos ou materiais cujo ciclo de vida til chegou ao fim e no podem mais ser comercializados em canais tradicionais de vendas. No entanto, isso no quer dizer que

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

85

no possam ser reaproveitados. Isso possvel graas adoo da logstica reversa e de seus canais de distribuio reversos (CDRs). Neste caso a sigla ganha mais duas letras e se torna CDR-PC (Canais de Distribuio Reversos de bens de Ps-Consumo) cujas etapas envolvem o retorno de produtos considerados bens de ps-consumo. Essas etapas formam o processo de logstica reversa a qual bem parecida com a logstica direta. Esses canais cuidam do fluxo de bens de usados desde a sua coleta at a sua reintegrao ao ciclo produtivo como matria-prima secundria (LEITE, 2009). Uma abordagem sobre o ciclo de vida do produto se faz necessria para melhor compreenso do processo. Uma definio bastante difundida dada por Leite (2009, p. 38) que afirma que:
A vida til de um bem entendida como o tempo decorrido desde a sua produo original at o momento em que o primeiro possuidor se desembaraa dele. Esse desembarao pode se dar pela extenso de sua vida til, com novos possuidores, quando existe o interesse ou a possibilidade de prolongar sua utilizao, ou pela disponibilizao por outras vias, como a coleta de lixo urbano, as coletas seletivas, as coletas informais, entre outras, passando-o condio de bem de ps-consumo.

Compreende-se ento que um produto ou material torna-se bem de ps-consumo quando sua vida til encerrada, mas mesmo assim ele ainda pode ser aproveitado para algum fim por outro dono ou como matria-prima secundria para a fabricao de outro bem. O retorno desse bem de ps-consumo ao ciclo produtivo constitui a principal preocupao da logstica reversa (LEITE, 2009).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

86

O descarte de um produto que d incio ao processo de logstica reversa. Para a logstica o conceito de ciclo de vida do produto vai a partir de sua concepo at o destino final dado a este produto, seja o descarte, reparo ou reaproveitamento (TRIGUEIRO, 2003, p. 1). Quanto ao ciclo de vida do produto a Lei 12.305 de 2 de Agosto de 2010 no art.3 inciso IV, define que: ciclo de vida do produto: srie de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obteno de matrias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposio final (BRASIL, 2010). Os canais de distribuio reversos no ps-consumo referemse aos produtos adquiridos, usados e descartados pelo consumidor. So produtos, cuja vida til chegou ao fim, ou que foram descartados devido a imperfeies e defeitos ocasionados pelo excesso de uso, ao longo do tempo, cujo conserto considerado invivel pelo seu alto custo, ou por no servirem mais s convenincias iniciais do consumidor. Os canais de distribuio reversos de ps-consumo (CDR-PCs) so responsveis pelo fluxo inverso de produtos ou materiais constituintes que surgem no descarte dos produtos depois de encerrada a vida til e que retornam ao ciclo produtivo (LEITE, 2009). Esses canais podem ser de reciclagem ou de reuso. A reciclagem como atividade econmica movimenta grande parcela da sociedade devido ao seu impacto ambiental e social, pois alm de beneficiar as empresas que a adotam como estratgia de minimizar custos e aumentar a competitividade, absorve a mo-deobra de milhares de pessoas em todo o pas. Essas pessoas,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

87

geralmente, iniciam nessa atividade com a perspectiva de tirar seu sustento e obter alguma renda em carter temporrio, mas depois de algum tempo tornam-se profissionais do ramo. De acordo com Leite (2009) reciclagem o canal reverso que d um novo valor aos materiais que constituem os produtos descartados e so extrados industrialmente, transformando-se em matrias-primas secundrias ou recicladas que sero reincorporadas fabricao de novos produtos. O exemplo mais comum desse tipo de canal reverso o comrcio de metais, como alumnio, cobre e outros metais que so extrados de diversos tipos de produtos descartados e de resduos gerados pelas indstrias. Esses metais retornam ao ciclo produtivo como matria-prima secundria, fechando o ciclo de reciclagem. Outra maneira de tentar o reaproveitamento de produtos de ps-consumo atravs do desmanche, onde diversos materiais podem ser obtidos atravs da desmontagem desses bens, para depois serem reaproveitados e retornar ao ciclo produtivo. Segundo Leite (2009, p. 9), desmanche pode ser definido como: um sistema de revalorizao de um produto durvel de ps-consumo que, aps sua coleta, sofre um processo industrial de desmontagem no qual seus componentes em condies de uso ou de re-manufatura so separados de partes ou materiais para os quais no existem condies de revalorizao, mas que ainda so passveis de reciclagem industrial. Os primeiros so enviados, diretamente ou aps remanufatura, ao mercado de peas usadas, enquanto que os

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

88

materiais inservveis so destinados a aterros sanitrios ou so incinerados. O processo de desmanche tpico de bens de ps-consumo durveis, geralmente veculos e mquinas de diversos tipos. Esta uma atividade rentvel cuja explorao feita, principalmente por pequenos comerciantes. Os canais de distribuio reversos so responsveis pelo retorno de bens de ps-consumo ao ciclo produtivo, impedindo assim que haja acmulos de materiais descartados em ambientes urbanos. De acordo com Leite (2009), produtos ou materiais de ps-consumo podem ocasionar grandes quantidades acumuladas, resultando em problemas ambientais, se no retornarem ao ciclo produtivo. Na legislao brasileira a logstica reversa tambm tem uma definio semelhante s demais acrescentando apenas alguns termos. Na Lei 12.305 (2010), em seu artigo terceiro, inciso XII, a logstica reversa definida como:
Instrumento de desenvolvimento econmico e social caracterizado por um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010).

Do exposto at aqui, pode-se concluir que bens de psconsumo so aqueles cuja vida til chegou ao seu final, produtos que j foram usados, mas que ainda renem caractersticas que os tornam reutilizveis e os resduos industriais em geral.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

89

Na figura nmero 1, pode-se observar o fluxo dos produtos nos canais de distribuio diretos, desde as matrias-primas at o mercado primrio dos produtos. Segundo Leite (2009, p. 7) Esse fluxo direto pode se processar por meio de diversas possibilidades conhecidas como etapas atacadistas ou distribuidores, chegando ao varejo e ao consumidor final. Nela observam-se tambm os canais reversos.

Figura 1: Canais de distribuio diretos e reversos. Fonte: Leite (2009).

2.4 Logstica reversa como diferencial competitivo Com os movimentos ambientalistas que surgiram nas ltimas dcadas e a preocupao, cada vez maior, com o aquecimento global,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

90

levam consumidores a refletir sobre quais os tipos de produtos que devem comprar. Neste contexto, os produtos reciclados e reaproveitados que as empresas comercializam podem demonstrar o seu nvel de preocupao com o meio ambiente tornando-se um diferencial para os consumidores. Os riscos imagem corporativa e reputao da organizao crescem proporcionalmente, pela m utilizao dos produtos e embalagens aps o uso, de garantia de destinao correta dos produtos com validade, de garantia de reaproveitamento adequado e certificados (LEITE, 2009). Ainda de acordo com Leite (2009, p. 32), na perspectiva do fabricante, os ganhos competitivos podero provir de produtos de ps-venda e de ps-consumo, desde que possam ser encontrados meios de reintegrao ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo. Tal afirmao indica que se um produto puder ser revendido ou remanufaturado, ento ele ter um custo menor, pois no ser usada nenhuma ou quase nenhuma matria-prima para sua produo e, portanto, poder ser comercializado por um preo menor o que poder significar maior competitividade para a organizao. Na figura 2 pode-se observar como a logstica reversa pode transformar-se em diferencial competitivo, tanto quando praticada na ps-venda quanto no ps-consumo. A existncia de um sistema logstico reverso bem gerenciado muitas vezes essencial na deciso de compra de produtos ou servios, dependendo da especificidade destes. Um bom exemplo

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

91

disso so as empresas que vendem por catlogos e garantem a devoluo do dinheiro, se a satisfao do cliente no for atendida.

Figura 2: Logstica reversa agregando valor. Fonte: Leite (2009)

Assim, a logstica reversa pode gerar vantagem competitiva atravs da elevao do nvel de servio oferecido ao cliente pelo marketing de relacionamento aps a venda. Ela estabelece uma rede confivel de retorno de produtos atravs de uma estrutura de atendimento ao cliente que necessita do canal reverso para soluo de um problema com um produto por algum motivo.

2.5 Logstica reversa de pneus Como foi descrito anteriormente, a logstica reversa atualmente uma importante rea da logstica empresarial e agrega

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

92

valores ao produto, alavancado tanto pela economia de matriasprimas como pela percepo do consumidor em relao s polticas adotadas pelas empresas no contexto ambiental. O crescimento econmico, o desenvolvimento industrial e o aumento do consumo tm como resultado o crescimento na gerao de resduos de diversas naturezas e de diferentes caractersticas. Neste contexto, a gesto da logstica deve viabilizar o reaproveitamento e a reciclagem a fim de reintroduzir parte desses resduos no ciclo produtivo. Ao atingir o fim de sua vida til, o pneu passa a ser um resduo inerte e seu descarte deve ser feito de forma correta, pois ele constitui fonte de preocupao ambiental devido elevada quantidade descartada nos ltimos anos e ao longo do perodo necessrio para sua decomposio (ainda inserto, sabe-se apenas que superior a 100 anos) (BARTHOLOMEU; CAIXETA-FILHO, 2011). Percebe-se que no setor pneumtico, a logstica reversa tem uma importncia ainda maior por tratar-se de um produto que leva muito mais tempo para ser absorvido pelo meio ambiente. Tal peculiaridade foi observada pela Lei 12.305 (2010) que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, na qual fica claro a obrigatoriedade de implementao de logstica reversa de pneus e o classifica como resduo perigoso. No art. 33, citado por Bartholomeu e Caixeta-Filho (2011, p.69, sem grifo no original) resumido da seguinte maneira:

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

93

[...] Ficam obrigados a estruturar e implementar sistemas de logstica reversa, mediante retorno dos produtos aps o uso pelo consumidor, de forma independente do servio pblico de limpeza urbana e de manejo dos resduos slidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de resduos e embalagens de agrotxicos; pilhas e bateria; pneus; leos lubrificantes, seus resduos e embalagens; lmpadas fluorescentes, de vapor de sdio e mercrio e de luz misto; e produtos eletroeletrnicos e seus componentes.

2.5.1 Um pouco da histria do pneu Segundo informaes disponveis no site da Associao Nacional da Indstria de Pneumticos (ANIP), o pneu, um dos principais componentes dos veculos, passou por vrias etapas de evoluo desde sua origem, no sculo XIX, at chegar tecnologia conhecida atualmente. A inveno do pneu ocorreu h mais de um sculo e possui fatos curiosos que at causaram a falncia de alguns empresrios. A borracha, por exemplo, no passava de uma goma grudenta utilizada para impermeabilizar tecidos e apresentava srio risco de se dissolver quando exposta a temperaturas elevadas. Com o objetivo de resolver esse problema, o americano Charles Goodyear iniciou uma srie de experimentos, por volta de 1830, que culminaram com a confirmao acidental, de que a borracha cozida a altas temperaturas, com enxofre, mantinha suas condies de elasticidade no frio ou no calor. Tal descoberta resultou no processo de vulcanizao da borracha que, alm de dar forma ao

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

94

pneu, aumentou a segurana nas freadas e diminuiu as trepidaes nos carros. Alguns anos mais tarde, em 1845, os irmos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automvel. As etapas iniciais de desenvolvimento dos pneus ainda passaram pelo feito do ingls Robert Thompson que, em 1847, colocou uma cmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha macia. A partir de 1888, com a utilizao do pneu em larga escala, as fbricas passaram a investir mais em sua segurana. De acordo com a revista Quatro Rodas (2011), antes do feito de Thompson, as rodas eram feitas de madeira ou ferro, revestidas de borracha, mas mesmo assim eram muito duras e foi apenas depois de alguns anos que Thompson criou a cmara de ar, mas por falta de matria-prima desistiu da ideia e voltou a cobrir os aros com borracha. Cronologia da evoluo dos pneus: Em 1844, Charles Goodyear inventou a borracha vulcanizada, posteriormente utilizada para criar o pneu; Em 1888, John Dunlop inventou o pneumtico, porm, foram para suas bicicletas; Em 1895, Andr Michelin foi a primeira pessoa a usar pneus em um automvel, porm, no teve xitos; Em 1911, Philip Strauss inventou o primeiro pneu, com sucesso. Foi uma combinao de um pneu e um tubo no

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

95

interior, cheio de ar. A empresa de Strauss Hardman Tire & Rubber Company comercializou os pneus; Em 1903, P.W. Litchfield da Goodyear Tire Company patenteou o primeiro pneu tubeless, no entanto, nunca foi explorado comercialmente at 1954; Em 1904, foram introduzidas rodas removveis que permitiu aos motoristas, arrumar seus prprios pneus; Em 1908, Frank Seiberling inventou pneus com ranhuras para melhor trao na pista; Em 1910, BF Goodrich Company inventou pneus com vida mais longa atravs da adio de carbono borracha; Em 1937, Goodrich tambm inventou o primeiro pneu de borracha sinttica feita de uma substncia chamada Chemigum, segundo informaes disponveis no site (<http://www.pneusfacil.com.br>, 2011). A figura nmero 3 mostra o momento em que um operrio faz a montagem de uma roda de um veculo automotor com uma tcnica bastante rudimentar. Nota-se que esta roda no oferecia tanto conforto ao usurio desses veculos, pois apenas a capa era de borracha. Ainda segundo a revista Quatro Rodas (2009), foi em 1988 que o escocs John Boyd Dunlop adaptou pneus no triciclo do seu filho (um tubo cheio de ar atado ao aro por fitas), e fez tanto sucesso que fundou a primeira fbrica de pneus do mundo. Os pneus ainda

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

96

eram muito frgeis e por isso foram usados inicialmente em bicicletas por no suportar muito peso.

Figura 3: Operrio cobre roda com borracha. Fonte: Quatro Rodas (2009).

Foram muitas as etapas de evoluo dos pneus, mas mesmo assim ele o componente do setor automobilstico que evolui mais rapidamente desde a sua inveno. Outro fato importante nessa evoluo est relacionado cor do pneu que inicialmente era branca (cor natural da borracha), mas era frgil e foi 1908 que a BF Goodrich adicionou fuligem (negro-de-carbono, derivado de petrleo) borracha, criando um material mais resistente e durvel. No entanto, os pneus com lonas de algodo continuavam a ser frgeis e a esquentar muito, o que levava a estouros. A fuligem criou tambm uma moda, pois devido ao alto custo passou a ser usada somente na banda de rodagem. Por isso, apenas os pneus mais caros

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

97

eram totalmente pretos, o que significava status at a dcada de 30. Logo depois o pneu faixa branca conquistou a preferncia dos consumidores e passou a equipar os carros mais sofisticados at os anos 70. O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substitudas as rodas de madeira e ferro, usadas desde os primrdios da Histria. Esse grande avano foi possvel graas ao norteamericano Charles Goodyear quando inventou o pneu ao descobrir, o processo de vulcanizao da borracha que trouxe significativas mudanas para o setor automobilstico em todo o mundo. Entre as suas potencialidades industriais, alm de ser mais resistente e durvel, a borracha absorve melhor o impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito mais prtico e confortvel. No entanto, juntamente com essas mudanas no setor dos transportes, a utilizao dos pneus de borracha trouxe consigo preocupaes relacionadas ao impacto que esse produto iria causar no meio ambiente, depois de alguns anos. Esta preocupao justifica-se atualmente porque a maior parte dos pneus usados descartada em locais inadequados, causando grandes transtornos para a sade e a qualidade de vida dos seres humanos. Eles servem, por exemplo, de depsitos de gua possibilitando o surgimento de larvas de mosquito transmissor da Dengue que j causou muitas mortes em todo o Brasil.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

98

Alm disso, os pneus levam mais de 100 anos para se decompor na natureza, segundo afirmao de Bartholomeu e Caixeta-Filho (2011). De acordo com organizaes internacionais, estima-se que a produo de pneus novos chega a cerca de dois milhes dirios em todo o mundo. Ao passo que o descarte de pneus inservveis chega a atingir, anualmente, quase 800 milhes de unidades. A ANIP afirma que a produo brasileira de pneus iniciou em 1934, quando foi implantado o Plano Geral de Viao Nacional. No entanto, esse plano s se concretizou em 1936 quando foi instalada a Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha, opularmente conhecida como Pneus Brasil, no Rio de Janeiro, que em seu primeiro ano de funcionamento fabricou mais de 29 mil pneus. Entre 1938 e 1941, outras grandes fabricantes do mundo passaram a produzir seus pneus no Pas, elevando a produo nacional para 441 mil unidades. No final dos anos 1980, o Brasil j tinha produzido mais de 29 milhes de pneus. Desde ento, o Brasil conta com a instalao de 15 fbricas de pneus, das quais cinco internacionais: Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli. Atualmente, de acordo com o portal Ambiente Brasil, estima-se que so produzidos cerca de 40 milhes de pneus por ano e quase metade dessa produo descartada nesse perodo (<www.ambientes.ambientebrasil.com.br>, 2010).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

99

3 METODOLOGIA 3.1 Mtodo Segundo Creswell (2007), um projeto de levantamento d uma descrio quantitativa ou numrica de tendncias, atitudes ou opinies de uma populao ao estudar uma amostra dela e a partir dos resultados obtidos na amostragem, o pesquisador faz suas alegaes acerca da populao. Tal afirmao corroborada por Roesch (1999) que afirma que quando a pesquisa descritiva e as tcnicas de coleta so entrevistas e questionrios, na qual as anlises so por meio de mtodos estatsticos, tem-se um mtodo quantitativo. Com base nestas informaes, pode-se afirmar que nesta pesquisa foi usado o mtodo quantitativo, com dez perguntas fechadas inerentes ao setor pneumtico e suas caractersticas. De acordo com Gil (2009), o tipo de pesquisa realizada pode ser definida como uma pesquisa descritiva, pois nela busca-se descrever os aspectos de empresas que foram selecionadas para compor uma amostra para anlise de aspectos relacionados ao gerenciamento dos seus canais de distribuio reversos. Considerando os meios de investigao utilizados nesta pesquisa pode-se classific-la como sendo de campo, pois os procedimentos utilizados coincidem com a definio de Gil (2009, p.53) na qual ele

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

100

afirma que: Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que no necessariamente geogrfica, j que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Ainda no entender do mesmo autor a pesquisa de campo feita por meio de entrevistas com membros do grupo estudado, os quais do informaes sobre o que ocorre em tal grupo e pela observao direta das atividades por ele realizadas.

3.2 Universo / Amostra Com a perspectiva de chegar-se a resultados que representasse a realidade vivenciada no setor pneumtico do DF, a pesquisa foi realizada no perodo de maro a junho de 2011, cuja amostra foi composta por 40 empresas escolhidas aleatoriamente, dentro do segmento de comrcio e reparao de veculos automotores e motocicletas. O total de empresas, cadastradas at o final de 2009 neste segmento, de 36.133 segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE (2011). Como as 40 empresas pesquisadas fazem parte deste universo, a amostra foi formada por meio do clculo estatstico descrito abaixo, seguindo a mesma linha de raciocnio de Boff (2003), que aponta os seguintes parmetros estatsticos para o clculo do tamanho da amostra:

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

101

Grau de confiana de 95,5% Margem de erro de, mais ou menos, 10%

Tais parmetros possibilitaram que se chegasse a uma amostra de 40 entrevistas com profissionais que trabalham em importadoras de pneus, centros automotivos, borracharias e lojas do ramo utilizando a seguinte frmula: n= N . p . q . z (N-1) . e + p . q . z Na qual: n = tamanho da amostra N = tamanho da populao p = probabilidade de sucesso da hiptese q = probabilidade de fracasso da hiptese z = varivel representativa da normal padronizada e = margem de erro considerada no clculo Ainda de acordo com Boff (2003), quando no h o conhecimento total de uma estimativa para p, utiliza-se p= 0,50 e q =0,50, o que maximiza o tamanho da amostra, tornando-a mais segura. Com a aplicao desta frmula, chegou-se a seguinte amostra: n= 36.133 x 0,50 x 0,50 x 2,00 (36.132) x 0,05 + 0,50 x 0,50 x 2,00 = 33,13

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

102

A amostra foi formada por 40 empresas do setor pneumtico que atuam em quatro regies do Distrito Federal, havendo assim um acrscimo de 21% em seu tamanho, para aumentar o grau de confiana. A frmula usada no clculo facilitou a formao da amostra e proporcionou maior confiabilidade nos resultados obtidos na pesquisa.

3.3 Coleta de dados Na ocasio foi apresentado ao respondente um questionrio com perguntas fechadas com duas, trs e quatro opes de escolha, relacionadas s dificuldades enfrentadas pelo setor, quanto destinao dos pneus usados, cujas respostas foram usadas para formao de tabela estatstica. A realizao dessa pesquisa de campo foi necessria para fazer uma avaliao do nvel de preocupao dos empresrios, dos funcionrios do setor e dos clientes quanto ao descarte, recolhimento e reciclagem de pneus. Essa pesquisa foi feita in loco, para que se possa ter a real noo das condies fsicas das empresas eventualmente escolhidas. A coleta de dados se deu em diferentes ocasies e em reunio em diferentes locais proporcionando maior variedade possvel de respostas e tornar o estudo mais confivel.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

103

O questionrio teve natureza impessoal para assegurar uniformidade na avaliao de uma situao para outra, como propem Cervo e Bervian (2002, p.48) que afirmam ainda que o questionrio possui a vantagem de os respondentes se sentirem mais confiantes, dado o anonimato, o que possibilita coletar informaes e respostas mais reais.

4 ANLISE E DISCUSSO Logo no incio da pesquisa, percebeu-se que o conceito de logstica reversa no setor pneumtico ainda desconhecido pela maioria das pessoas entrevistadas. Entretanto, quando explicado ao entrevistado, que a logstica reversa a rea da logstica empresarial responsvel pelo retorno de bens ao ciclo de negcios ou de produo, eles rapidamente compreendem o significado e alegam que j a praticam. Esse um fator que confirma a necessidade deste estudo, pois a falta de informao sobre o assunto at maior do que se imaginava antes do incio da pesquisa. Observou-se ainda que, h indcios de m formao profissional, considerando-se que mesmo nos casos em que o entrevistado o gerente da empresa, apenas 5 % dos entrevistados responderam que j ouviram falar de logstica reversa.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

104

Os dados colhidos preocupam no s pela formao profissional, mas pela falta de conhecimento das normas scioambientais, tendo em vista que a logstica reversa exerce um papel fundamental para a preservao do meio ambiente. Atravs da Lei 12.305 (2010), citada por Bartholomeu e Caixeta-Filho (2011), os empresrios em diferentes nveis do setor pneumtico ficam obrigados a estruturar e implementar sistemas de logstica reversa, mediante retorno dos produtos aps o uso pelo consumidor, independente do servio de limpeza urbana e de manejo de resduos slidos. Os resultados mostram que as empresas consideram o incentivo ao recolhimento de pneus usados algo que pode ser mal interpretado pelos clientes. Tal receio deve-se ao fato de que, quando o cliente compra pneus novos para o seu veculo, geralmente ele supervaloriza seus pneus usados e questiona a inteno do vendedor quanto destinao dos usados. Isto porque os pneus substitudos, quase sempre no esto totalmente inservveis, despertando no consumidor a desconfiana de que a empresa ter algum tipo de lucro extra com o produto usado. Neste caso, fazer com que os clientes deixem os pneus inservveis poderia gerar um custo muito alto para a empresa. Embora Bowerssox e Gloss (2010) afirmem que o ciclo de vida de um produto inclui os custos de todo o gerenciamento do seu fluxo reverso, este um fator inibidor de campanhas para coleta de pneus

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

105

usados, pois as indstrias no prevem tais custos para o setor de varejo. A pesquisa revelou que quase todas as empresas possuem um local para armazenarem os pneus usados, porm observou-se que os espaos so provisrios e no podem ser considerados, canais de distribuio reversa (CDRs), pois ocupam um pequeno espao em um canto da loja. No entanto, todas elas afirmam que a destinao final do produto feita por empresas terceirizadas com as quais firmam contratos, que nem sempre so formalizados por escrito. Neste contexto, a preocupao passa a ser com a eficincia desses processos reversos, tendo em vista que a falta de registro desses contratos, atenua a responsabilidade do contratado para o cumprimento de suas obrigaes. Mesmo assim, os entrevistados afirmam que os contratados so motivados pelos lucros que obtm, pois os pneus usados so praticamente doados esses integrantes da cadeia reversa. Em alguns casos, o recolhimento feito pelo servio de limpeza urbana ou por caminhes das Administraes Regionais. Entretanto, isto configura um descumprimento da Lei 12.305 (2010), que atribui aos fabricantes do setor pneumtico, a responsabilidade do recolhimento e destinao correta desses resduos, como j mencionado anteriormente. Mesmo assim, o recolhimento dos pneus, feito pelo SLU ou pelas ARs, visto pelos entrevistados, como uma obrigao do governo para prevenir as consequncias da falta de limpeza das cidades.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

106

Quando esclarecidos sobre os principais conceitos de logstica reversa, alguns respondentes conseguem vislumbrar vantagens competitivas que podem ser alcanadas com a implantao desse tipo de logstica. No entanto, a maioria ainda acredita que a logstica reversa no contribui para criar diferencial competitivo. Nesse caso, a falta de conhecimento das teorias relacionadas logstica reversa pode ser a causa dessa inverso de valores e impedem que administradores do setor pneumtico implementem aes que culminem em ganhos de competitividade. Para se compreender melhor tal inverso recorre-se a afirmao de Lacerda (2003), na qual o autor diz que os clientes valorizam empresas que possuem polticas de retorno de produtos, pois isso lhes garante o direito de devoluo ou troca de produtos. Ressalta-se que embora esta pesquisa tenha sido feita com gerentes e proprietrios, nota-se que os funcionrios tm o conhecimento emprico de que o descarte desses pneus no meio ambiente criticado pela sociedade e reprimido pelos rgos de fiscalizao ambiental, o que desgasta a imagem da empresa. Por outro lado, a pesquisa revelou que a preocupao da sociedade com as questes ambientais ainda pequena e que os clientes do setor pneumtico no demonstram tanta preocupao dentro de uma perspectiva ecolgica. Tal concluso deve-se ao fato de que grande parte dos entrevistados afirmou, com bastante convico, que a maioria dos clientes quer levar o pneu inservvel para casa com a inteno de auferir algum tipo de lucro ou

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

107

reaproveit-lo de alguma maneira. No entanto, esses pneus acabam sendo abandonados em lugares inadequados, como nos quintais de suas casas, onde se transformam em verdadeiros criadouros de insetos e transmissores de doenas como a dengue, afirmam os entrevistados. Essa atitude dos clientes demonstra a necessidade de campanhas que promovam maior conscientizao da sociedade sobre a importncia de tratar este resduo de forma diferenciada. O transporte foi apontado como o fator que mais dificulta o descarte de pneus. Neste caso, considerou-se apenas o descarte de pneus inservveis e cujo ciclo de vida til tenha chegado ao fim. Tal resultado reflete a falta de implantao de canais de distribuio reversos apropriados. Sobretudo porque todas as empresas pesquisadas dependem de canais externos, pois os pneus inservveis s so armazenados por elas durante um curto perodo e em pequenas quantidades o que as tornam dependentes de terceiros para o transporte a destinao correta destes produtos. Outro dado preocupante a falta de incentivos do governo, tanto federal como distrital, prtica da logstica reversa no setor pneumtico, pois apenas dois, de quarenta entrevistados afirmam receb-los. Vale ressaltar que os dois respondentes que afirmam receber incentivos, referem-se coleta sistemtica dos pneus pelos caminhes da administrao da cidade onde esto localizadas as respectivas empresas. O resultado demonstra que a posio do governo de reservar-se no direito de apenas fiscalizar o cumprimento da Lei

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

108

12.305 (2010), que o isenta da responsabilidade de implantao da prtica da logstica reversa de resduos slidos. No entanto, as empresas afirmam que uma maior participao do governo no setor, criando incentivos que visem aumentar a coleta de pneus inservveis, daria bons resultados. Segundo alguns entrevistados, existem vrias maneiras do governo incentiv-los, como exemplo, o desconto no valor de impostos, proporcional quantidade de pneus recolhidos; consideram que tais incentivos aumentariam significativamente o nmero de pneus recolhidos, bem como sua destinao correta e reduziria a presena desse resduo no meio ambiente. Quanto ao tipo de incentivo considerado vantajoso pelas empresas, foi feita uma simulao de escolha entre condecorao; privilgios em licitaes; e reduo de tributos, cujo resultado mostrou que as empresas no querem apenas um ttulo que reconhea as suas boas aes e nem mesmo consideram como vantagem os privilgios em licitaes. Sendo assim, ficou evidenciado que maioria nem hesitaria em optar pela reduo e descontos em tributos. Vale ressaltar que qualquer tipo de imposto ou contribuio tido como tributos. Alm disso, alguns respondentes duvidam que o governo possa dar descontos, mas afirmam que este incentivo poderia acabar com o descarte inadequado de pneus inservveis, e ainda resultaria na reduo de gastos em vrias reas da administrao pblica. Com este resultado a preocupao das empresas com a reduo de carga tributria, e qualquer ao do governo que tenha como resultado esta reduo.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

109

A pesquisa aponta ainda, a ausncia de agentes do governo para dar orientaes, aos empresrios e seus colaboradores, sobre os impactos que este resduo inerte pode causar ao meio ambiente. No cabe aqui, fazer crtica ao governo, pois este no o objetivo deste trabalho, porm necessrio lembrar que o Estado deve cuidar para que as leis sejam cumpridas. Alm disso, as empresas que operam dentro da legalidade e de forma transparente no se importam com a presena de agentes fiscalizadores que podem atestar a sua capacidade de ser competitiva com responsabilidade social. Vale ainda ressaltar que a ausncia a que se refere este estudo apenas da fiscalizao, pois o governo est presente atravs dos servios de coleta e armazenamento dos pneus nas unidades de tratamento do Servio de Limpeza Urbana (SLU), como j mencionado anteriormente. Portanto no h omisso do governo quanto prestao do servio de limpeza urbana e de aes preventivas relacionadas ao acmulo de resduos em locais inadequados.

5 CONCLUSO Foram detectados alguns fatores que dificultam a

implantao efetiva da logstica reversa neste setor, a comear pela falta de conhecimento dos entrevistados, dos conceitos logsticos reversos e seu potencial de agregar valores aos produtos e servios

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

110

que podem se transformar em diferencial competitivo melhorando a imagem da empresa. Este fator contribui para que as empresas no realizem campanhas para a coleta de pneus inservveis, como foi verificado por meio da pesquisa. Os locais de armazenamento que as empresas afirmam ter so, na verdade, os depsitos do SLU. Diante disso, entende-se que tais empresas so dependentes deste servio pblico para recolhimento dos pneus usados, cujo cronograma nem sempre coincide com a sua demanda, ocorrendo muitas vezes, o acmulo excessivo do produto inservvel em suas lojas. Notou-se que a afirmao de que a maioria de seus funcionrios se preocupa com o descarte correto dos pneus usados uma tentativa de preservar a imagem da empresa e evitar presses externas. A falta de preocupao dos clientes em relao destinao correta dos pneus inservveis surge como um fator determinante na implementao da logstica reversa no setor pneumtico, pois as atitudes descritas anteriormente impedem o recolhimento de todos os pneus substitudos e essa parte restante acaba sendo lanada ao meio ambiente. Isto ocorre pela falta de incentivos alegada pelos entrevistados que acreditam ter condies de reverter esta dificuldade, caso recebam incentivos fiscais do governo. Alm disso, a falta de monitoramento por parte do governo vista como descuido pelos que se preocupam com o meio ambiente. As aes implementadas pelas cinco maiores indstrias de pneus so louvveis, pois se tratam de estratgias que estruturam a

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

111

cadeia de coleta e destinao de pneus inservveis envolvendo a sociedade e o poder pblico em todo o pas. Por meio deste estudo foi possvel constatar que no Distrito Federal, no h complexidade na estratgia usada para romper as dificuldades enfrentadas pelo setor pneumtico em relao logstica reversa, pois as empresas simplesmente seguem a estratgia das indstrias, mencionadas no pargrafo anterior. Tais aes, que consistem na coleta dos pneus inservveis por meio do Servio de Limpeza Urbana, so facilitadoras para as empresa do DF. importante ressaltar que apesar de ter sido observado que as indstrias promovem a coleta dos pneus inservveis, a ao delas torna-se mais evidente no transporte do produto recolhido, a partir das unidades do SLU. Portanto, os empresrios do DF precisam tomar conhecimento e refletir sobre a importncia da logstica reversa no setor pneumtico, como responsabilidade social. As informaes que foram obtidas nesta pesquisa mostram que existe preocupao com a preservao do meio ambiente, porm ela impulsionada muito mais pela presso das leis do que pela conscincia ambiental. Tal constatao preocupante, pois se abre o pressuposto de que novas perspectivas s sero criadas se houver a aprovao de novas leis que regulem a cadeia reversa. Com as informaes reunidas neste estudo, conclui-se que os conceitos de logstica reversa ainda so pouco conhecidos entre os gerentes e proprietrios de lojas que revendem pneus, fator que gera dificuldade em sua plena implantao.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

112

Neste contexto, recomendvel que sejam apresentados a estes profissionais os conceitos mencionados para criar uma nova perspectiva para o setor, pelo menos no nvel comercial. Conhecendo melhor a logstica reversa, estes profissionais poderiam us-la como forma de agregar valores aos produtos e servios, transformando este processo em um diferencial competitivo da empresa. As indstrias podem assumir a responsabilidade de conscientizar a sociedade dos impactos que os pneus inservveis causam ao meio ambiente, por meio de campanhas publicitrias que estimulem os consumidores a deixarem o produto usado nas lojas e centros automotivos, no momento da sua substituio por novos. Por outro lado, o governo pode oferecer incentivos fiscais s empresas, proporcional a quantidade de pneus coletados, como forma de aumentar as campanhas para tal coleta e fazer parcerias com o objetivo de orient-las e monitor-las. Com isso, haveria a diminuio deste resduo inerte descartado de maneira irregular no meio ambiente. Com estas aes, tambm possvel diminuir os gastos pblicos com a limpeza do meio ambiente, com doenas e com reconstruo de reas devastadas por enchentes resultantes de descartes inadequados. Por fim, diante dos resultados, infere-se que as dificuldades encontradas no setor pneumtico podem ser superadas com poucas aes dos empresrios, do governo e da sociedade. Alm disso, percebe-se que algumas medidas, tomadas pelas indstrias, j

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

113

minimizam bastante os impactos no meio ambiente, as quais representam um grande avano em direo ao equilbrio ambiental.

REFERNCIAS E FONTES BARTHOLOMEU, Daniela B.; CAIXETA-FILHO, Jos V. (Orgs.). Logstica ambiental de resduos slidos. So Paulo: Atlas, 2011. BOFF, Rubem J. Planejamento estratgico: um estudo em empresas e instituies do Distrito Federal. 2003. 156 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimento. So Paulo: Atlas, 2010. BRASIL. Lei N 12.305, de 2 de Agosto de 2010, que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Pearson. Prentice Hall, 2002. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: mtodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2009. LACERDA, Leonardo. Logstica reversa: uma viso sobre os conceitos e as prticas operacionais. In: FIGUEIREDO, Kleber Fossati; FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter. (Orgs.) Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

114

do fluxo de produtos e dos recursos. Centro de Estudos em Logstica. COPPEAD, UFRJ. So Paulo: Atlas, 2003. LEITE, Paulo Roberto. Logstica reversa: meio ambiente e competitividade. So Paulo: Prentice Hall, 2009. MARTINS, Petrnio G.; ALT, Renato C. Administrao de materiais e recursos patrimoniais. So Paulo: Saraiva, 2009. NOVAES, Antonio G. Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. ROESCH, Silvya M.A. Projetos de Estgio e de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 1999. TRIGUEIRO, Felipe G. R. Logstica reversa: a gesto do ciclo de vida do produto. Disponvel em <http://www.guialog.com.br/ARTIGO439.htm>. Acesso em: 7 set. 2010. <http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/recicla gem_de_pneus.html/>. Acesso em: 20 nov. 2010. <http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/historiapneu-476615.shtml>. Acesso em: 20 fev. 2011. <http://www.anip.com.br/?cont=anip>. Acesso em: 25 fev.2011. <http://www.pneusfacil.com.br/historia_fatos_pneus.php>. Acesso em: 23 mar. 2011. <http://www.reciclanip.com.br>. Acesso em: 5 maio 2011. <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=df>. Acesso em: 12 jun. 2011.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

115

O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL FRENTE AO COMPORTAMENTO DA ECONOMIA EUROPEIA NO PERODO DE 2000 A 2010 Carlos Alberto Francisco de Sousa; Danilo da Costa e Silva; Tiago Trindade1 Luiz Batista Alves2 Resumo: A Europa usufruiu durante vrias dcadas de uma economia slida, com taxas de inflao, desemprego controlado e crescimento econmico constante. Tal perodo ficou conhecido como bem-estar social, entretanto tal fase parece ter chegado ao final. Contudo este artigo objetivou de maneira geral verificar o estado de bem estar social nos dez maiores pases da zona do euro em termos de PIB, inflao e nvel de desemprego no perodo de 2000 a 2010. A metodologia utilizada foi a pesquisa de reviso bibliogrfica em livros, revistas cientificas, teses e dissertaes, que contenha informaes e dados relevantes ao assunto. A anlise dos dados foi feita utilizando nmeros-ndices. Conclui-se que o estado de bemestar europeu acabou, fato que fica evidente ao constatar que na maioria dos pases as taxas de inflao e desemprego aumentaram e o crescimento econmico sofreu redues significativas. Palavras-Chaves: Crescimento Econmico. Bem-Estar social. Europa. Nmeros Indices.

Acadmico do 4 ano de Cincias Econmicas da Universidade Estadual de Gois (UEG-UnUCSEH). 2 Professor e Pesquisador (UEG-UnUCSEH).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

116

1 INTRODUO Em 2008 o mundo foi afetado pela crise econmica mundial, vrios pases entraram em recesso, outros tiveram demisses em massa, alm da falncia de grandes corporaes. Neste contexto, os pases desenvolvidos apareceram no ncleo do problema sendo os mais afetados e as economias em desenvolvimento no tiveram grandes impactos, principalmente se comparados aos pases desenvolvidos. Assim tanto a Europa como os Estados Unidos foram fortemente afetados pela crise, que causou pnico em toda a zona do euro. Tais pases passaram a viver situaes que nunca antes haviam passado, com as altas taxas inflacionrias, crescimento negativo, desemprego em massa e enormes dvidas principalmente no caso grego. Tal situao levou a uma constante onda de revoltas por toda a Europa, a populao antes acostumada com o estado de bem-estar econmico e social agora passa por constantes dificuldades financeiras. Contudo importante analisar a economia europeia para verificar quais foram os impactos da crise na sua economia. Assim este artigo objetivou de maneira geral verificar o estado de bem estar social nos dez maiores pases da zona do euro em termos de PIB, inflao e nvel de desemprego no perodo de 2000 a 2010. E especificamente analisar a teoria do crescimento e desenvolvimento econmico.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

117

2 REFERENCIAL TERICO Na anlise econmica necessria uma diferenciao quanto a relao crescimento e desenvolvimento econmico, o crescimento abrange uma dimenso quantitativa, enquanto o desenvolvimento econmico se refere a avanos qualitativos. O crescimento econmico possibilita a produo de mais bens, j o desenvolvimento implica no aperfeioamento na qualidade de vida, nas qualidades dos bens disponveis ou em como a produo se organiza (BYRNSJR, 1995). O estudo do desenvolvimento econmico e social partiu da constatao da profunda desigualdade, de um lado, entre os pases que se industrializaram e atingiram elevados nveis de bem estar material, compartilhados por amplas camadas da populao, e de outro, aqueles que no se industrializaram e permaneceram em situao de pobreza e com acentuados desnveis sociais. Durante o sculo XIX, a industrializao de muitos pases da Europa e Amrica do Norte reduziu os demais pases na condio de colnias polticas e/ou econmicas destes primeiros (PRZEWORSKI, 1993). A partir da Segunda Guerra Mundial, a busca ao desenvolvimento foi quase sempre precedida por profundas mudanas polticas, especialmente a conquista da independncia poltica e a formao de governos que colocavam o desenvolvimento

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

118

nacional como principal objetivo, fortalecendo ainda mais o aspecto nacionalista de sua populao dando papel fundamental a esta caracterstica no processo de progresso social, a partir da firma-se a ideia de desenvolvimento, um processo de transformao estrutural com o objetivo de superar o atraso histrico em que se encontravam esses pases e alcanar, no mais curto prazo possvel, o nvel de bemestar dos pases considerados desenvolvidos (BATISTA JNIOR, 2007). Como verificado por Furtado (1969), o desenvolvimento de todo e qualquer pas depende de suas caractersticas prprias, situao geogrfica, passado histrico, extenso territorial, populao, recursos naturais e principalmente sua cultura. No entanto, as mudanas que caracterizam o desenvolvimento econmico esto fortemente relacionadas no aumento da atividade industrial em comparao com a atividade agrcola, migrao da mo-de-obra do campo para as cidades, reduo das importaes de produtos industrializados e das exportaes de produtos primrios e menor dependncia de auxilio externo. A Organizao das Naes Unidas usa os seguintes indicadores para classificar os pases segundo o grau de desenvolvimento: ndice de mortalidade infantil, expectativa de vida mdia, grau de dependncia econmica externa, nvel de industrializao, potencial cientfico e tecnolgico, grau de alfabetizao, instruo e condies sanitrias. (Disponvel em: <http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

119

desenvolvimento.html>).

Entre

os

muitos

obstculos

ao

desenvolvimento pode-se destacar os seguintes, disponveis em (http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/452/411): Dificuldade de toda a populao integrar-se na economia nacional. Isolamento social, cultural ou econmica, representado por barreiras lingusticas e religiosas entre diferentes setores da populao e por subsistemas econmicos alienados do conjunto da economia nacional. Dificuldade de encaminhamento do excedente potencial da economia para os setores prioritrios de cujo crescimento depende todo o processo. Desperdcio de recursos (sob a forma de exportao de capitais, consumo suprfluo, gastos militares excessivos, especulao financeira) que, investidos, poderiam reproduzir-se e ampliar. Cardoso (1995) apresenta que no perodo da dcada de 1960 o desenvolvimento ainda era identificado essencialmente como o progresso material, como o crescimento econmico, admitia-se que era o centro do processo social e, para alguns, o processo material levaria espontaneamente melhoria dos padres sociais. Com o tempo, deixa-se de ter um conceito to unificado para uma anlise fragmentada, fala-se de desenvolvimento humano, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentvel, desenvolvimento com equidade.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

120

O crescimento de uma economia um elemento de um processo maior, e seus resultados no se traduzem automaticamente em benefcios na rea social e/ou ambiental. Evidentemente polticas de desenvolvimento devem ser estruturadas por valores que no so apenas os da dinmica econmica (CARDOSO, 1995). Haberle (1976) destaca que com o comeo de uma nova ordem mundial os governos colocam seus esforos para o crescimento e desenvolvimento de suas naes, e se no apogeu da revoluo keynesiana o objetivo era o emprego e a estabilidade econmica, a nfase agora outra, a saber, o problema do crescimento. Todas as polticas econmicas so voltadas no sentido de fomentar o crescimento econmico, as altas taxas de crescimento viraram uma maneira de se fazer campanha eleitoral nos pases democrticos, os governantes desses pases tm o seu sucesso ou fracasso frequentemente julgado pelo nvel de crescimento das suas econmicas. Contudo, retrocedendo nota-se que os economistas sempre se preocuparam com o crescimento, embora no utilizassem o termo crescimento, percebe-se que o prprio Smith (1988) trata justamente sobre crescimento e desenvolvimento, apesar de no utilizar o termo. Para alcanar o crescimento econmico, vrias teorias so propostas, entre elas est a teoria neoclssica que postula que o livre mercado ir conduzir o pas ao crescimento econmico e posteriormente o desenvolvimento, o que atrapalha so as imperfeies que o Estado causa a interferir no mercado, portanto o

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

121

Estado no consegue corrigir as imperfeies de mercado, ele o criador de tais imperfeies (PRZEWORSKI, 1993). J Keynes (1996) chega a concluso que o Estado tem que intervir diretamente na economia de forma a gerar investimento e assim contribuir para o crescimento econmico, portanto esse autor rejeita completamente os postulados da escola neoclssica, no aceita mais a noo de racionalidade ilimitada dos indivduos, e agora trabalha com a ideia de racionalidade limitada. Assim, a noo de Keynes (1996) contrria aos autores neoclssicos, pois ele v a necessidade de interveno por parte do Estado no sistema econmico, o mercado no conseguir sozinho regular-se e propiciar o desenvolvimento econmico. Contudo, a melhor maneira de interveno do Estado atravs do investimento, que tem uma importncia fundamental no modelo Keynesiano, pois para ele o investimento atravs do seu efeito multiplicador a mola propulsora do sistema. O modelo keynesiano recebe muitas crticas por o considerarem esttico, e alguns escritores escreveram teorias de crescimento sobre as bases keynesianas onde atribuda uma dinmica ao modelo e at mesmo teorias de crescimento em longo prazo. Outros autores ainda se propem a estudar o desenvolvimento dentro de uma estrutura subdesenvolvida entre eles est Celso Furtado (1969) que aborda a questo do desenvolvimento econmico dentro dos pases perifricos. Ele analisa todo o processo

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

122

histrico que os levaram a ser dependentes e os motivos que fazem com que esses pases permaneam nesta condio de dependncia. Este autor no acredita que o subdesenvolvimento seja uma etapa a ser superada por esses pases, que fatalmente encontrariam o desenvolvimento no futuro, para ele os pases subdesenvolvidos esto nesta situao por ser de vital importncia para o capitalismo mundial essa relao de dependncia imposta aos pases perifricos. Portanto, Furtado (1969) pessimista quanto ao desenvolvimento que no acontecer enquanto no superada a relao de dependncia, contudo tal relao de dependncia tende a ser intensificada impossibilitando que os pases subdesenvolvidos se tornem desenvolvidos. Kuznets (1969) tambm faz uma discusso interessante nesse sentido, ele mostra claramente ao tentar comparar a situao dos atuais pases subdesenvolvidos com os pases desenvolvidos do sculo XVIII, que no necessariamente um pas tem que passar por uma situao de subdesenvolvimento para chegar ao desenvolvimento. Na tentativa de teorizar o desenvolvimento econmico Rostow (1974) tambm faz importantes contribuies, ele aponta cinco etapas de desenvolvimento econmico: a sociedade tradicional, que uma espcie de sociedade feudal onde existe um teto no nvel alcanvel de volume de produo per capita, este teto origina do fato do progresso tcnico estar incipiente; as precondies para o arranco, esta etapa do desenvolvimento engloba as sociedades que

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

123

esto em processo de transio, tal fase surge principalmente por interferncia de outras sociedades principalmente por meio de invases; o arranco, as antigas obstrues e resistncias ao desenvolvimento regular so afinal superadas, o desenvolvimento passa a ser uma situao normal; a marcha para a maturidade, nesta fase a economia est em firme ascenso e comea a estender a tecnologia moderna frente de sua atividade econmica, com o aperfeioamento de tcnicas novas, indstrias se aceleram e as antigas se estabilizam; a era do consumo de massa, agora a renda real per capita elevou-se a um ponto em que maior nmero de pessoas consegue como consumidor ultrapassar as necessidades mnimas, comea ento um surto do estado de bem-estar social, manifestao de uma sociedade que caminha para alm da maturidade tcnica. Percebe-se que diferentemente de Furtado (1969) e Kuznets (1969), Rostow (1974) trata da questo do desenvolvimento como etapas a serem superadas pelas sociedades, assim pode cada pas ver tendncias que devem ser seguidas a fim de conseguir o desenvolvimento econmico. Com parte importante para compreenso e estudo do crescimento/desenvolvimento econmico surge a necessidade da evidenciao de mais variveis macroeconmicas relevantes para nosso estudo, como a constituio do PIB, emprego e inflao. Enquanto definio do Produto Interno Bruto pode-se destac-lo como a sintetizao do valor monetrio dos bens e servios finais produzidos dentro das fronteiras nacionais de um pas

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

124

durante um dado perodo, conforme expe Stiglitz, 2003, o PIB a medida padro daquilo que produzido na economia, independente se a produo tenho lugar no setor privado ou no setor pblico ou se os bens e servios seja adquirido por famlias, governos ou setor externo. Os componentes que constituem o PIB so consumo (C), investimento (I), as aquisies do governo (G), as exportaes (X) e as importaes (M): PIB = C + I + G + X M; PIB igual a consumo mais investimentos mais aquisies do governo mais exportaes menos importaes (STIGLITZ, 2003). Sendo uma medida de atividade agregada, o PIB certamente a principal varivel macroeconmica, no entanto, o desemprego e a inflao so tambm aspectos importantes do desempenho de uma economia. Conforme apresenta Blanchard (2007), emprego definido como o nmero de pessoas que tem trabalho, e desemprego o nmero das que no tem, sendo a fora de trabalho a soma de emprego e desemprego. J a taxa de desemprego a razo entre o nmero de pessoas desempregadas e o nmero de pessoas na fora de trabalho, tal varivel de alta relevncia por sinalizar se a economia est fazendo uso de seus recursos de forma eficiente. A inflao definida como o aumento generalizado dos preos ou como preos crescentes, no simplesmente como preos elevados, assim a inflao um estado de desequilbrio e deve ser analisada dinamicamente, suas causas so consideradas por trs

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

125

diferentes situaes, como inflao de procura, de custos ou de remarcaes, cada qual estabelecida com sua prpria dinmica e caractersticas especficas; a taxa de inflao a taxa qual o nvel de preos se eleva (ACKLEY, 1978).

3 METODOLOGIA Para satisfazer os objetivos deste trabalho ser feita uma anlise comparativa entre as variveis, Produto Interno Bruto, inflao e desemprego, atravs de nmeros ndices. O mtodo utilizado ser o hipottico-dedutivo que segundo Gil (2002) envolve as seguintes etapas: elaborao do problema para o qual quer uma resposta, construo de hipteses supostamente capazes de responder ao problema, deduo de consequncias particulares da hiptese proposta, tentativa de refutao ou falseamento das consequncias deduzidas, por meio da observao e experimentao, corroborao da hiptese, no caso de no ser possvel seu falseamento ou refutao. Em termos tcnicos o ndice uma variao relativa entre valores de alguma medida. Por exemplo ndice de liquidez, ndice de lucratividade e ndice de endividamento. Para o nosso entendimento nmero-ndice a relao entre o valor da varivel em duas datas diferentes. Assim, o valor posicionado no numerador chamado

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

126

valor considerado, o valor no denominador, chamado valor-base ou referncia, conforme frmula (1) (MILONE; ANGELINI, 1995).

, =

100

(1)

onde; I o nmero-ndice; b o valor na data-base e; c o valor na data considerada. Por conveno os nmeros-ndices so dados na forma de porcentagem, entretanto no tem nenhum indicativo de porcentagem. Assim, as variveis analisadas sero Produto Interno Bruto (PIB), inflao, taxa de Desemprego. Dos principais pases europeus, a saber: Alemanha, Frana, Itlia, Espanha, Pases baixos, Blgica, ustria, Grcia, Finlndia e Portugal.

4 DISCUSSO DOS RESULTADOS Quando a taxa de crescimento a Tabela 1 apresenta os dez principais pases europeus, em termos de PIB.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

127

Tabela 1 Taxa de crescimento do PIB Taxa de crescimento real do PIB - volume (variao percentual em relao ao ano anterior)
2000 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 3,7 3,1 3,5 5,0 3,7 3,7 3,7 3,9 5,3 3,9 2001 0,8 1,5 4,2 3,7 1,8 1,9 0,9 2,0 2,3 1,9 2002 1,4 0,0 3,4 2,7 0,9 0,5 1,7 0,8 1,8 0,1 2003 0,8 -0,4 5,9 3,1 0,9 0,0 0,9 -0,9 2,0 0,3 2004 3,3 1,2 4,4 3,3 2,5 1,7 2,6 1,6 4,1 2,2 2005 1,8 0,7 2,3 3,6 1,8 0,9 2,4 0,8 2,9 2,0 2006 2,7 3,7 5,5 4,1 2,5 2,2 3,7 1,4 4,4 3,4 2007 2,9 3,3 3,0 3,5 2,3 1,7 3,7 2,4 5,3 3,9 2008 1,0 1,1 -0,2 0,9 -0,1 -1,2 1,4 0,0 0,3 1,8 2009 -2,8 -5,1 -3,3 -3,7 -3,1 -5,5 -3,8 -2,9 -8,4 -3,5 2010 2,2 3,7 -3,5 -0,1 1,7 1,8 2,3 1,4 3,7 1,7 2011 1,9 3,0 -6,9 0,7 1,7 0,4 3,0 -1,6 2,9 1,2

Fonte: Eurostat (2012)

Para uma melhor anlise, utilizando-se dos nmeros-ndice foi feito o ndice de crescimento desses pases. Nota-se que na Tabela 2, no caso da Blgica o ndice caia significativamente no ano de 2008 (-35,7143), ano da crise econmica financeira que atingiu o mundo, em 2009 a queda mais acentuada (-127,273) verifica-se ento o aprofundamento da crise financeira, apenas em 2010 nota-se uma reao com um ndice 115,7895. Na Alemanha percebe-se a mesma tendncia no ano da crise 2008, o ndice de crescimento econmico caiu significativamente (-21,5686) permanecendo em queda mais acentuada no ano de 2009 (-137,838), reagindo apenas em 2010. Todos esses pases tiveram a mesma tendncia, alguns com

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

128

quedas mais acentuadas, at porque cresciam mais anteriormente, outros com quedas mais amenas. Tabela 2 ndice da Taxa de Crescimento do PIB na Europa
Indices de Crescimento
2000 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 462,5 206,7 83,3 135,1 205,6 194,7 411,1 195,0 230,4 205,3 2001 57,1 0,0 123,5 137,0 200,0 380,0 52,9 250,0 127,8 1900,0 2002 175,0 0,0 57,6 87,1 100,0 0,0 188,9 -88,9 90,0 33,3 2003 24,2 -33,3 134,1 93,9 36,0 0,0 34,6 -56,3 48,8 13,6 2004 183,3 171,4 191,3 91,7 138,9 188,9 108,3 200,0 141,4 110,0 2005 66,7 18,9 41,8 87,8 72,0 40,9 64,9 57,1 65,9 58,8 2006 93,1 112,1 183,3 117,1 108,7 129,4 100,0 58,3 83,0 87,2 2007 290,0 300,0 -1500,0 388,9 -2300,0 -141,7 264,3 0,0 1766,7 216,7 2008 -35,7 -21,6 6,1 -24,3 3,2 21,8 -36,8 0,0 -3,6 -51,4 2009 -127,3 -137,8 94,3 3700,0 -182,4 -305,6 -165,2 -207,1 -227,0 -205,9 2010 115,8 123,3 50,7 -14,3 100,0 450,0 76,7 -87,5 127,6 141,7

Fonte: Elaborada pelos autores

Grfico 1 ndice da Taxa de Crescimento do PIB na Europa


4000,00 Holanda 2000,00 0,00 2000 2002 2004 2006 2008 2010 -2000,00 -4000,00 Fonte: Elaborada pelos autores Finlndia Portugal ustria Itlia

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

129

Atravs da representao grfica (grfico 1) pode-se ver com mais clareza, que nos anos de crise h uma tendncia a recesso da maioria dos pas europeus. Sendo que os que no apresentaram ndices de crescimento negativo tiveram seu PIB reduzido significativamente Outra varivel analisada foi taxa de inflao, esta apresenta dados mais inconstantes.
Tabela 3 Taxa de Inflao Taxa de Inflao (Taxa de variao mdia anual (%)
200 0 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 2,7 1,4 2,9 3,5 1,8 2,6 2,0 2,8 2,9 2,3 200 1 2,4 1,9 3,7 2,8 1,8 2,3 2,3 4,4 2,7 5,1 200 2 1,6 1,4 3,9 3,6 1,9 2,6 1,7 3,7 2,0 3,9 200 3 1,5 1,0 3,4 3,1 2,2 2,8 1,3 3,3 1,3 2,2 200 4 1,9 1,8 3,0 3,1 2,3 2,3 2,0 2,5 0,1 1,4 200 5 2,5 1,9 3,5 3,4 1,9 2,2 2,1 2,1 0,8 1,5 200 6 2,3 1,8 3,3 3,6 1,9 2,2 1,7 3,0 1,3 1,7 200 7 1,8 2,3 3,0 2,8 1,6 2,0 2,2 2,4 1,6 1,6 200 8 4,5 2,8 4,2 4,1 3,2 3,5 3,2 2,7 3,9 2,2 200 9 0,0 0,2 1,3 -0,2 0,1 0,8 0,4 -0,9 1,6 1,0 201 0 2,3 1,2 4,7 2,0 1,7 1,6 1,7 1,4 1,7 0,9 201 1 3,5 2,5 3,1 3,1 2,3 2,9 3,6 3,6 3,3 2,5

Fonte: Eurostat (2012)

A Blgica em 2009 apresentou inflao nula, contudo seu ndice subiu para 65,71429 em 2010. Na Alemanha a situao repetese, entretanto no seu caso a inflao no foi nula, contudo foi baixa,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

130

apresentando significativa alta no ano de 2010, entretanto menor que o ndice do ano de 2008. A inflao Grega tambm teve um grande aumento apresentando ndice de 151,6129. Na Tabela 4, nota-se que todos os pases tiveram uma tendncia a elevao da taxa de inflao no ano de 2008, configurando os efeitos negativos da crise econmica financeira nestes pases. Tabela 4 ndice da Taxa de Inflao
Indice da Taxa de Inflao
2000 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 112,5 73,7 78,4 125,0 100,0 113,0 87,0 63,6 107,4 45,1 2001 150,0 135,7 94,9 77,8 94,7 88,5 135,3 118,9 135,0 130,8 2002 106,7 140,0 114,7 116,1 86,4 92,9 130,8 112,1 2003 78,9 55,6 113,3 100,0 95,7 121,7 65,0 132,0 2004 2005 2006 127,8 78,3 110,0 128,6 118,8 110,0 77,3 125,0 81,3 106,3 2007 40,0 82,1 71,4 2008 0,0 1400,0 323,1 2009 0,0 16,7 27,7 -10,0 5,9 50,0 23,5 -64,3 94,1 2010 65,7 48,0 151,6 64,5 73,9 55,2 47,2 38,9 51,5 36,0

76,0 108,7 94,7 105,6 85,7 106,1 91,2 94,4

68,3 -2050,0 50,0 57,1 68,8 88,9 41,0 72,7 3200,0 437,5 800,0 -300,0 243,8

121,1 100,0 104,5 100,0 95,2 123,5 119,0 12,5 93,3 70,0 61,5 88,2

153,8 1300,0 177,3 157,1

220,0 111,1

Fonte: Elaborada pelos autores.

O grfico 2 mostra a tendncia da inflao nos pases europeus, nota-se uma inconstncia no comportamento dessas variveis, onde alguns pases apresentam um ndice negativo e outros um ndice positivo. Contudo, o comportamento da inflao perante a crise depender da realidade econmica de cada pas.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

131

Grfico 2 ndice da taxa de Inflao


4000,00 3000,00 2000,00 1000,00 Espanha 0,00 -1000,00 -2000,00 -3000,00 Fonte: Elaborada pelos autores 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Frana Itlia ustria Blgica Alemanha Grcia

Tabela 5 Taxa de desemprego (%), 2000-2011


Taxa de desemprego (%)
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 6,9 7,5 11,2 11,1 9,0 10,1 3,6 4,0 9,8 3,1 6,6 7,6 10,7 10,3 8,3 9,1 3,6 4,1 9,1 2,5 7,5 8,4 10,3 11,1 8,6 8,6 4,2 5,1 9,1 3,1 8,2 9,3 10,0 11,1 9,0 8,4 4,3 6,4 9,0 4,2 8,4 9,8 9,7 10,6 9,3 8,0 4,9 6,7 8,8 5,1 8,5 11,2 7,9 9,2 9,3 7,7 5,2 7,7 8,4 5,3 8,3 10,3 5,9 8,5 9,2 6,8 4,8 7,8 7,7 4,4 7,5 8,7 4,7 8,3 8,4 6,1 4,4 8,1 6,9 3,6 7,0 7,5 5,5 11,3 7,8 6,7 3,8 7,7 6,4 3,1 7,9 7,8 13,8 18,0 9,5 7,8 4,8 9,6 8,2 3,7 8,3 7,1 16,9 20,1 9,7 8,4 4,4 11,0 8,4 4,5 7,2 5,9 12,5 21,7 9,7 8,4 4,2 12,9 7,8 4,4

Fonte: Eurostat (2012)

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

132

Analisou tambm a taxa de desemprego (Tabela 5) desses mesmos pases europeus, nota-se que a maioria dos pases teve alguma alterao na taxa de desemprego durante o perodo da crise financeira internacional. Entretanto os nmeros ndice nos fornecem uma melhor visualizao dos dados, como observa se na Tabela 6. Tabela 6 ndice da taxa de desemprego
ndice da taxa de desemprego
2000 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Portugal Finlndia Holanda 104,5 98,7 104,7 107,8 108,4 111,0 100,0 97,6 107,7 124,0 2001 88,0 90,5 2002 91,5 90,3 2003 97,6 94,9 2004 98,8 87,5 2005 102,4 108,7 133,9 108,2 101,1 113,2 108,3 98,7 109,1 120,5 2006 2007 2008 88,6 2009 2010

110,7 107,1 118,4 116,0 125,5 102,4 85,5 73,5

95,2 115,3

96,2 109,9 120,3 39,9 62,8 82,1 85,9 81,7 135,2 89,6 92,6

103,9 103,0 92,8 100,0 96,5 95,6

103,1 122,8 104,7 115,2 96,8 100,0 105,0 103,9 87,8 95,5 94,2 87,0

109,5 107,7 111,5 91,0

97,9 100,0 92,9 100,0

105,8 102,4 85,7 80,4 97,7 79,7

109,1 115,8 96,3 105,2 111,6 107,8 122,2 116,1

79,2 109,1 104,8 80,2 78,0 83,8 87,3 85,3

100,0 101,1 80,6 73,8

102,3 104,8 82,4 96,2

97,6 107,7 82,2 102,3

Fonte: Elaborada pelos autores

Atravs da analise dos nmeros ndice observa-se que o desemprego nesses pases europeus teve um grande aumento em 2010, reflexo da crise financeira, os nicos pases que mantiveram ndices que ficaram abaixo de 100 foram o da Espanha e de Portugal,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

133

a provvel causa que estes pases j apresentavam altos nveis de desemprego. Pode-se observar melhor esses a tendncia do desemprego nesses pases atravs do grfico 3. Grfico 3 ndice da taxa de desemprego
150,00 100,00 50,00 0,00 Blgica Alemanha Grcia Espanha Frana Itlia ustria Fonte: Elaborada pelos autores

Fica evidente que aps 2008,o desemprego comea a subir em todos os pases europeus. Apenas Grcia, Blgica, Alemanha e Espanha matem o desemprego em patamares parecidos com os anteriores. Sendo que a Alemanha continua com as sua taxa controlada, enquanto Espanha e a Grcia continuam com altas taxas de desemprego.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

134

5 CONSIDERAES FINAIS Conclui-se que a Europa foi fortemente afetada pela crise de 2008, passou por grande perodo recesso. Suas taxas de crescimento reduziram significativamente e sua inflao teve considerveis aumentos. A taxa de desemprego tambm aumentou, ou seja, o estado de bem estar social que vigorava na Europa desde a dcada de 1970, no existe mais. A situao econmica da Europa no geral no favorvel populao. A populao europeia sofre agora com altas taxas de desemprego e inflao, com taxas de crescimento mais modestas. Alguns pases apresentam economias mais slidas como e o caso da Alemanha, mas outros pases esto totalmente debilitados como Portugal, Espanha e Grcia. A Europa precisa esquecer o passado, e tomar medidas para controlar a sua situao econmica. No da para viver do passado de glrias.

REFERNCIAS ACKLEY, G. Teoria macroeconmica. 2. Ed. So Paulo: Pioneira , 1973.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

135

BATISTA JR, P. N. Nacionalismo e Desenvolvimento. Novos Estudos, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/nec/n77/a02n77.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. BYRNS, R.T.; JR., G.W.STONE. Macroeconomia. So Paulo: MAKRON Books, 1995. CARDOSO, F. H. Desenvolvimento:o mais poltico dos temas econmicos. Revista de economia poltica, vol. 15, n 4, out/dez 1995. Disponvel em: <http://www.rep.org.br/pdf/60-11.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012. EUROSTAT. Stastitics. EuropeanCommission. 2012. Disponvel em: <http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/ho me>. Acesso em: 28 jun. 2012. FURTADO, C. Teoria e poltica do desenvolvimento econmico. 3. Ed. So Paulo: Nacional, 1969. GIL, A. C. Tcnicas de pesquisa em economia e elaborao de monografias. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. HABERLER, G. Crescimento econmico e estabilidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. So Paulo: Nova Cultural, 1996. KUZNETS, S. Os pases subdesenvolvidos e a fase prindustrial nos pases avanados - uma tentativa de comparao. In: BARAN, P. A. et al. A economia do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Forense, 1969. p. 62-82.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

136

MILONE, G.; ANGELINI, F. Estatstica aplicada. So Paulo: Atlas, 1995. PRZEWORSKI, A. A falcia neoliberal. Lua Nova: Revista de cultura e politica. N. 28-29, So Paulo, 1993. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010264451993000100009&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 ago. 2012. ROSTOW, W. W. Etapas do desenvolvimento econmico. 5. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. SANDRONI, P. Novssimo Dicionrio de Economia. So Paulo: Best Seller, 1999. SMITH, A. A riqueza das naes. Nova Cultural, 1988. STIGLITZ, J.E.; WALSH, C.E. Introduo macroeconomia. 3. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. UNIC. A ONU e o desenvolvimento, 2012. Disponvel em:<http://unic.un.org/imucms/rio-de-janeiro/64/38/a-onu-e-odesenvolvimento.aspx>. Acesso em: 27 set. 2012.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

137

A LOGSTICA REVERSA DE LIXO ELETRNICO DE COMPONENTES DE COMPUTADORES Thiago dos Anjos Vigilato Sousa1 Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal estudar a importncia socioeconmica da Logstica Reversa de componentes de computadores para as organizaes, e como elas podem ter benefcios a partir desta atividade. Para isso, foram analisadas informaes relativas Logstica Reversa, como os fatores determinantes para implantao de um canal reverso, as importncias ecolgicas e sociais da atividade e os benefcios e oportunidades que a Lei 12.305 pode proporcionar quelas que venham a fazer a Logstica Reversa. Tambm foram explanadas informaes relativas ao nicho de mercado, com o objetivo de mostrar que a atividade economicamente vivel, e tambm citar os desafios e gargalos inerentes atividade. Palavras-chave: Logstica Reversa. Socioeconmico, ps-consumo. Competitividade.

Bacharel em Administrao (FAE).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

138

1 INTRODUO O mundo tem passado por grandes transformaes, e estas transformaes, segundo Robbins (2002, p. 7-8) podem ser divididas em trs ondas. A primeira foi a onda da agricultura, que teve os seus primrdios na era Egpcia, quando o homem deixou de ser nmade e passou a se instalar nas margens dos rios, onde a terra era mais frtil; esta onda durou at o fim do sculo XIX. A segunda foi a onda da industrializao, quando os pases desenvolvidos, liderados pela Inglaterra, deixaram de ser sociedades agrrias para serem sociedades movidas a mquinas; esta onda perlongou at os anos 1960. A terceira onda est sendo da informao, onde as pessoas passam a tratar a informao de forma mais rpida e precisa, graas a equipamentos de tecnologia da informao. E foi a partir da Revoluo Industrial que o nvel de consumo de bens durveis foi crescendo a passos largos, e foi se criando, principalmente nos Estados Unidos, uma cultura de consumismo justificado pela alavancagem da economia, que tem como resultado, um alto descarte destes produtos, por exemplo, no Japo, o tempo de vida til de uma geladeira de apenas 1 ano, e nos Estados Unidos, quanto mais velho o automvel, maior ser o imposto (IPVA) a ser pago. Todo esse avano tem proporcionado facilidades e comodidades nas atividades rotineiras, rapidez e maior qualidade no

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

139

acesso a informaes e entretenimento, e maior qualidade de vida das sociedades ao redor do mundo. Alm das facilidades e comodidades, os avanos tecnolgicos foram de suma importncia para as organizaes no que diz respeito reduo de custos de produo, qualidade dos produtos, atendimento ao consumidor, inovao, entre outros. Em virtude disso, as empresas se tornaram altamente dependentes da informao, tanto para realizao das tarefas dirias quanto para projees de planejamentos estratgicos. Em virtude do rpido desenvolvimento tecnolgico, aliado ao crescimento econmico dos pases e blocos emergentes, dentre eles o BRICS (Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul), tem-se presenciado nos ltimos anos, principalmente a partir da abertura da China para o mercado, um vertiginoso crescimento da produo de eletrodomsticos, veculos automotores, equipamentos de comunicao e de informtica em geral, ou seja, bens durveis. Com isso, os consumidores passaram a ter uma grande variedade de produtos e marcas das mais diversas localidades do mundo (China, Taiwan, Japo, Estados Unidos, Alemanha, entre outros), fenmeno que tornou os clientes cada vez mais inconstantes e exigentes, mudando a maneira como o mercado tem reagido ao comportamento de compra dos consumidores, fazendo com que o tempo de vida til dos produtos seja reduzido gradativamente. Diante de tal cenrio, tem-se observado que grande parte destes produtos, principalmente os equipamentos de informtica, tem

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

140

o seu tempo de vida til encurtado pela obsolescncia precoce ou devido ao apelo de fabricantes para troca por verses mais atualizadas, gerando uma grande quantidade de resduos que em sua grande parte descartada de forma errada em aterros sanitrios, lixes a cu aberto, incinerados ou jogados em canais fluviais, causando um impacto ambiental ainda mais preocupante. O lixo proveniente do descarte de computadores junto ao meio ambiente tm como consequncia o risco sade humana, pois muitos de seus componentes tm em sua composio metais pesados como o chumbo, o cdmio e mercrio que em contato com o solo contaminam os lenis freticos ou quando queimados poluem o ar. Quando este tipo de contaminao passa a ser de conhecimento da populao, e a constatao de que os recursos, principalmente os naturais, so finitos e escassos, aliado a crescente preocupao mundial com o meio ambiente, novas formas de planejamento das atitudes relacionadas ao desenvolvimento sustentvel esto surgindo e ganhando cada vez mais fora no cenrio mundial. Para tanto, repensar o destino dos resduos slidos, principalmente os componentes de computadores, tem sido um desafio para ambientalistas, engenheiros ambientais e administradores, pois a nova realidade do mercado a de consumidores cada vez mais preocupados com as questes ambientais, que em sua essncia, influencia diretamente as estratgias competitivas das empresas.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

141

com o intuito de estudar solues viveis do ponto de vista social, ambiental e financeiro, e analisar os fatores determinantes, para que um processo e canal de Logstica Reversa dos resduos dos componentes de computadores sejam instalados, nas organizaes que atuam na produo, na revenda e manuteno destes produtos para o mercado consumidor, que este artigo constitudo. O objetivo deste artigo estudar a importncia socioeconmica da Logstica Reversa de lixo eletrnico para as organizaes.

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 Logstica O conceito logstico surgiu durante a Segunda Guerra Mundial para definir as atividades realizadas sequencialmente com o intuito de organizar e suprir as necessidades militares em meio batalha, como: alimentao, armamento, transporte, reparao, entre outros. As atividades logsticas eram de tal importncia que uma guerra era ganha ou perdida em funo de sua organizao logstica de suprir o exrcito em batalha. A logstica passou por vrias transformaes e etapas em suas atividades at chegar ao layout em que se encontra atualmente.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

142

Novaes (2001, p. 41) e Ballou (1993, p. 28) classificam o processo evolutivo da logstica em quatro fases distintas. A primeira fase surgiu aps a Segunda Guerra Mundial, a qual Novaes (2001, p. 43) cita que as empresas para atender a demanda da poca, formavam lotes econmicos com produtos padronizados, buscando utilizar um modal de transporte mais barato, com veculos de maior capacidade de carga, ou buscando terceirizar o servio com empresas que cobravam um frete com preo reduzido, sem se preocupar com custo e tamanho dos estoques gerados com estas atividades. A segunda fase pode ser divida em duas partes, antes da crise do petrleo (1973) e depois da crise. Antes da crise h um despertar de desejos por produtos diferenciados nos clientes incentivados pelo marketing, com isso, os automveis e eletrodomsticos produzidos na poca passaram a ser ofertados com cores e modelos variados, causando assim, segundo Novaes (2001, p. 44) e Ballou (1993, p. 30) um crescimento vertiginoso dos nveis de estoques e, consequentemente, maiores custos para manuteno dos mesmos. Com a crise do Petrleo que ocasionou o aumento do preo dos combustveis afetando diretamente os custos de transporte e distribuio. Estes custos tiveram que ser repassados para o consumidor final. Isso fez com que as organizaes comeassem a despertar para diversificao nos modais de transporte e posteriormente para os nveis de estoque tanto de produtos acabados,

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

143

quanto para matria-prima, visando manterem-se competitivas no mercado. A terceira fase marcada pela utilizao dos meios de comunicao e integrao entre os participantes (fornecedores e acionistas) no processo produtivo. Neste processo a comunicao entre elementos da cadeia foi otimizada com o uso do Eletronic Data Interchange (EDI), sendo definida por Novaes (2001, p. 79) como transferncia eletrnica e automtica de dados entre os computadores das empresas participantes, dados estes estruturados dentro dos padres previamente acertados entre as partes. Com isso, os processos puderam ser ajustados com maior rapidez e preciso, visando a maior satisfao dos consumidores, coisa que era desconsiderada anteriormente. A quarta fase caracterizada pelo avano da logstica, passando a ser considerada como elemento estratgico para tomada de deciso. Nesta fase h a intensa formalizao de parcerias entre empresas com maior interao e troca de informaes, visando solues para problemas existentes, para juntas, tornarem-se mais competitivas no mercado. Este tipo de parceira era inimaginvel na primeira e metade da segunda fase. Para Universidade Catlica de Braslia (2007)
Logstica definida como o processo de planejar, programar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios de informaes associadas, cobrindo desde o ponto de

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

144

origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do consumidor.

No Brasil, a Logstica teve o seu nascimento na dcada de 1980, com a exploso da informtica, e acerca desta poca Santos (2007) afirma que:
Surgiram algumas entidades dando enfoque a Logstica, como: ASBRAS (Associao Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associao Brasileira de Logstica), IMAM (Instituto de Movimentao e Armazenagem), entre outras, que tinham a difcil misso de disseminar este novo conceito, voltado para as organizaes. (SANTOS, 2007, p. 1)

Para enfatizar o fator econmico da Logstica, Ballou (1993) vem dizer o principal problema a ser resolvido por ela reduzir o gap entre a produo e a demanda, pois os consumidores e os recursos esto dispersos em uma rea geogrfica muito ampla, por exemplo, parte da carne bovina produzida no Brasil consumida na Europa e Rssia. O controle do processo logstico de suma importncia para a gesto financeira das empresas, pois segundo BOWERSOX e CLOSS (2001), este processo responsvel por uma das maiores parcelas do custo final do produto (5% a 35% do valor das vendas), sendo superado somente pelo custo dos materiais consumidos na produo e dos custos dos produtos vendidos no atacado ou no varejo. Sendo assim, o controle do processo logstico influencia

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

145

diretamente nos ganhos das empresas, aumentando ou diminuindo o seu percentual de lucro.

2.2 Logstica Reversa Com o tempo, o termo logstica ganhou algumas ramificaes, uma delas a logstica reversa, conceituada por Leite (2003) como rea da logstica empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informaes correspondentes, retorno dos bens ps-vendas e de ps-consumo ao ciclo de negcios (reutilizao) ou ao ciclo produtivo (reciclagem), agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, logstico, de imagem corporativa, entre outros, por meio de canais de distribuio reversos. Os processos e atividades de Logstica Reversa existem h muito tempo, mas no eram tratados como tal, como por exemplo, o recolhimento dos resduos slidos pelos sistemas de coletas de lixo urbano e o retorno de vasilhames em geral s empresas. Apenas no final da dcada de 80 (coincidentemente com o surgimento das primeiras leis ambientais que tratavam do destino dos resduos psvenda e ps-consumo) que teve incio o estudo aprofundado e a sistematizao dos processos inerentes logstica inversa, tal como ela nos dias atuais. Como afirma Stock (apud RODRIGUES et al. 2002, p. 2), nos anos 90 o termo ganha novas abordagens que incrementam o

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

146

conceito inicial, nas quais esto a logstica do retorno dos produtos, reduo de recursos, reciclagem, e aes para distribuio de materiais, reutilizao de materiais, disposio final dos resduos, reaproveitamento, reparao e remanufatura de materiais. Em 1998, Carter e Ellram definindo a Logstica Reversa, incluram a questo da eficincia ambiental. A Logstica Reversa trata do caminho inverso do fluxo convencional, que da fbrica em direo ao consumidor final. Leite (2003, p. 15-29) apresenta de modo sinttico, a evoluo dos conceitos de logstica reversa: CLM Council of Logistics Management define Logstica Reversa como um amplo termo relacionado s habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de reduo, movimentao e disposio de resduos de produtos e embalagens (CLM, apud LEITE, 2003, p. 15). Stock (apud LEITE, 2003, p.15) define Logstica Reversa em uma perspectiva de logstica de negcios; o termo referese ao papel da logstica no retorno de produtos, reduo na fonte, reciclagem, substituio de materiais, reuso de materiais, disposio de resduos, reforma e remanufatura. Para Rogers e Tibben-Lembke (1999) Logstica Reversa:
[...] o processo de planejamento, implementao e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matrias primas, estoque em processo, produto acabado e informaes relacionadas, desde o ponto de consumo at o

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

147

ponto de origem, com o propsito de recuperao de valor ou descarte apropriado para coleta e tratamento de lixo (ROGERS E TIBBEN-LEMBKE, 1999)

Pode-se fazer a juno de todos estes conceitos e chegar definio mais atualizada que segundo Leite (2006):
Logstica Reversa uma rea da logstica empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informaes logsticas correspondentes, do retorno dos bens de psvenda e de ps-consumo, ao ciclo de negcio ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuio reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, logstico, de imagem corporativa, entre outros (LEITE, 2006, p. 16-17)

O termo logstica reversa, como o prprio nome j diz, trata do fluxo inverso ao da logstica, pois este trata do retorno dos produtos ou seus resduos para a fonte produtora, ou seja, faz com que os produtos que no servem mais para os consumidores, ou os resduos por este produzidos retornem fabrica para que seja dado o devido descarte ou, se possvel, fazer a reciclagem dos materiais constituintes.

2.3 Lixo Eletrnico Lixo eletrnico so RAEE (Resduos de Aparelhos Eltricos Eletrnicos), chamados popularmente no Brasil de sucata de informtica ou lixo tecnolgico. Como explicita WIDMER (apud HORI, 2010, p. 18), estes so originrios de uma crescente gama de

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

148

dispositivos eletrnicos que utilizam energia eltrica, desde grandes utenslios domsticos de uso corriqueiro como geladeira e arcondicionado, at aparelhos de pequeno porte, que em sua maioria possui um aporte tecnolgico digital maior, como netbooks e smatphones, que seus usurios consideraram que tenha chegado o final de seu ciclo de vida, e por isso, optaram por descart-los. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC, 2009) classifica lixo tecnolgico e cita os seus potenciais riscos da seguinte forma:
Lixo eletrnico so os resduos resultantes do descarte de equipamentos como TVs, celulares, computadores, geladeiras, entre muitos outros que passaram a fazer parte de nossa vida como sinnimos de bem-estar. Jogados em lixes, so um srio risco ao meio ambiente, pois contm metais pesados altamente txicos, como chumbo, mercrio e cdmio. Em contato com o solo, contaminam o lenol fretico. Quando queimados, poluem o ar. Tambm so um grave risco sade, pois se acumulam no corpo, podendo causar doenas como o cncer (IDEC, 2009, p. 27)

Compem o lixo eletrnico os seguintes equipamentos: Informtica e comunicaes (monitores, PCs, impressoras, telefones, fax) Eletrnica de entretenimento (televisores, aparelhos de som, leitores de CD) Equipamentos fluorescentes) Grandes aparelhos caseiros (foges, geladeiras) de iluminao (sobretudo lmpadas

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

149

Pequenos aparelhos caseiros (torradeiras, aspiradores) Esportes e lazer (brinquedos eletrnicos, equipamentos de ginstica) Aparelhos e instrumentos mdicos (mquinas de Raio-x) Equipamentos de vigilncia (cmeras e monitores) Produtos da rea de tecnologia podem ser uma fonte valiosa

para

reciclagem

de

matrias

primas,

quando

tratados

apropriadamente; caso contrrio, so altamente txicos. Devido ao fato de aparelhos eltricos e eletrnicos conterem muitos componentes considerados txicos e no biodegradveis, desde 2003 na Unio Europeia, os fabricantes passaram a ser responsabilizados pelo recebimento e reciclagem (constituindo a logstica reversa) dos seus produtos, sem custo para o consumidor final. A Unio Europeia implementou em janeiro de 2003 um sistema de responsabilidades ambientais, conforme citado por Hori (2010), o chamado Waste from Eletronics and Electronic Equipment (WEEE), originrio da Diretriz 2002/96/EC da Unio Europeia, que regula sobre a preveno, reuso, reciclagem e outras formas de recuperao de resduos eletroeletrnicos, e que foi adaptada e efetivada em leis de muitos pases. No Brasil leis semelhantes foram aprovadas com incentivo para a reciclagem de sucata de informtica, e que desde 2010 se culminaram na Poltica Nacional dos Resduos Slidos.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

150

Na mesma poca a Unio Europeia implantou a Restrio ao Uso de Substncias Nocivas (RoHS Restriction of Hazardous Substances) na fabricao de equipamentos eletrnicos, pela qual os fabricantes so obrigados a retirar (ou reduzir ao mnimo) da composio de seus produtos os elementos: chumbo, mercrio, cdmio, cromo com valncia 6, bifenilas polibromadas (PBB) e ter difenilo polibromado (PBDE), estes dois ltimos empregados como agentes retardantes de chamas em peas plsticas. Com a institucionalizao da poltica Nacional dos Resduos Slidos em 2010, a responsabilizao dos fabricantes para a reciclagem do lixo eletrnico ganhou escala, para isso, empresas especializadas foram criadas para receberem os equipamentos obsoletos entregues pelos consumidores, promovendo uma parceria para o reaproveitamento dos materiais contidos nos componentes de computadores.

2.4 Importncia da Logstica Reversa Com a crescente preocupao com o meio ambiente e com o futuro do planeta, o conceito de Desenvolvimento Sustentvel est sendo bastante difundido nas mdias (televiso, jornal, rdio e principalmente internet), baseando-se na ideia de crescimento econmico sem comprometer as geraes futuras em seus abastecimentos, principalmente em recursos naturais. De acordo com

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

151

Rodrigues et al. (2002), as razes para a Logstica Reversa podem ser divididas em: sensibilidade ecolgica, presses legais, reduo do ciclo de vida dos produtos, imagem diferenciada e reduo de custos. A sensibilidade ecolgica pode ser definida como a preocupao com aspectos do equilbrio ecolgico. De acordo com Leite (1998), alguns destes aspectos afetam os canais de distribuio como: disposio do lixo urbano devido aos efeitos nocivos, baixa porcentagem de reciclagem das embalagens descartveis e produtos/materiais passveis de serem reciclados ou reutilizados como o caso do lixo orgnico, que pode ser transformado em composto (fertilizante) para utilizao na agricultura. As presses legais so advindas das legislaes ambientais sobre resduos slidos que tm suas origens na reao aos impactos ao meio ambiente que podem ser causados, por exemplo, pela dificuldade de desembarao dos resduos at a sua disposio final. O que era de responsabilidade dos Governos Estadual e Federal, agora passam a ser responsabilidade dos fabricantes e consumidores finais, ou seja, a ideia de que a cadeia industrial de produtos que, de certa forma, agridem o ambiente, deva se responsabilizar pelo que acontece com os mesmos aps o seu uso original (LEITE, 1998). Outra razo para a implantao da Logstica Reversa o fato de que o ciclo de vida dos produtos vem se tornando cada vez mais curto, devido ao desenvolvimento tecnolgico aliado rpida obsolescncia dos bens, gerando um grande volume de resduos slidos e produtos ultrapassados.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

152

A imagem diferenciada est relacionada boa imagem que a empresa pode alcanar por ser ecologicamente correta, por meio de polticas mais liberais e eficientes de devoluo de produtos, como tambm por meio do marketing ligado questo ambiental, por exemplo, a obteno de selo verde, ISO 14000, entre outros. A reduo de custos encontra-se em economias obtidas na utilizao de embalagens e componentes retornveis e no reaproveitamento de materiais para produo, como o caso da utilizao de fibras de garrafa PET na fabricao de tecidos que pode ser empregado em vrios setores, entre eles, o de vesturio como o usado nas camisas da Seleo Brasileira de Futebol. Por todos estes motivos que a Logstica Reversa se faz importante, seja na questo da sensibilizao ecolgica da atividade, na reduo de custos de produo, no ganho de imagem corporativa diferenciada, no cumprimento de leis ou outros motivos mais.

3 METODOLOGIA Como os objetivos visam a verificao, demonstrao e listamento de fatores e importncias, a metodologia empregada neste estudo foi a pesquisa bibliogrfica que segundo Vergara (2000, p.48), o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas, isto , material acessvel ao pblico em geral.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

153

Por se tratar de um tema relativamente novo e ainda pouco estudado, grande parte dos materiais estudados consta em livros, artigos e publicaes na internet e em revistas especializadas no assunto estudado. Quase todos os documentos bibliogrficos datam dos anos 2000 at os anos atuais, enfatizando ainda mais a precocidade do estudo do tema. Segundo Trujillo (apud LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 44) a pesquisa bibliogrfica tem por finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforo paralelo na anlise de suas pesquisas ou manipulao de suas informaes. com base nesta afirmao que o presente artigo se estrutura, buscando informaes de vrias fontes relativas ao tema, para compor os dados necessrios para comprovar a importncia do objeto de estudo. Para Manzo (apud LAKATOS e MARCONI, 2001, p. 44) a bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, no somente problemas j conhecidos, como tambm explorar novas reas, onde os problemas ainda no se cristalizaram suficientemente. Por isso que o artigo empregou como mtodo de investigao a pesquisa bibliogrfica, pois o problema no ser analisado de forma isolada, mas sero considerados todos os tipos de influncia sobre o problema de estudo. A principal vantagem de se fazer uma pesquisa bibliogrfica segundo Gil (2010, p. 30) o fato de permitir ao investigador a

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

154

cobertura de uma gama de fenmenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Essa vantagem torna-se particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espao. Como os dados analisados so quantitativos e de vrias pesquisas j realizadas no setor (dados primrios), ou seja, utilizao de dados primrios para gerar dados secundrios, mas que tem ligao entre eles, ento a vantagem de cobrir uma gama de fenmenos muito ampla toma ainda mais importncia ao se analisar o problema. Em relao aos livros e autores utilizados para pesquisar o tema, o autor que foi mais consultado o Paulo Roberto Leite com sua obra Logstica Reversa: meio ambiente e competitividade em sua primeira edio, pois se trata de um livro recente, com vrios dados e ilustraes interativas que facilitam a compreenso do leitor, facilitando a montagem do presente trabalho. Segundo a Fundao Getlio Vargas (2001):
Mtodos quantitativos constituem os fundamentos matemticos da cincia da administrao que instrumentam a estruturao e sistematizao dos processos de anlise e de tomada de deciso na administrao de empresas. Mensurando fenmenos atravs de escalas qualitativas e quantitativas. Descrevendo, sumarizando e apresentando dados qualitativos e quantitativos. Medindo graus de certeza: clculo de probabilidades. Estimando parmetros populacionais com base em amostras. Testando hipteses acerca de parmetros populacionais. Analisando problemas de tomadas de deciso (FGV - FUNDAO GETLIO VARGAS, 2001).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

155

O mtodo a ser utilizado para anlise dos dados a pesquisa exploratria de dados quantitativos, pois segundo Miranda (2008) a investigao quantitativa caracteriza-se pela atuao nos nveis de realidade e apresenta como objetivos a identificao e apresentao de dados, indicadores e tendncias observveis. Assim sendo, o estudo apresentou tendncias de mercado, indicadores de rentabilidade e opinies de especialistas, fazendo do presente artigo um estudo de dados quantitativos. Com o intuito de se chegar a resultados que instigasse as empresas e consumidores a promover a Logstica Reversa de componentes de computadores, o presente artigo buscou dados de iniciativas bem-sucedidas no Brasil e no exterior, que traduzissem em nmeros as vantagens de se realizar tal atividade.

4 ANLISE E DISCUSSO A partir da descrio do cenrio atual sobre o esgotamento dos recursos naturais e a insustentabilidade do modelo de produo e de consumo capitalista, alm da preocupao com o meio ambiente, foram apresentados dados e informaes que explicitam a necessidade de se reformular o modelo de consumo, produo e descarte de produtos oriundos da tecnologia da informao, principalmente os componentes de computadores.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

156

Mas, como foi mostrado, grande parte dos consumidores no sabem como dar a destinao correta para este tipo de lixo, fazendo com que este resduo tenha destinos que no so os mais recomendveis do ponto de vista ambiental, social e econmico. Esto, de que maneira os consumidores (sejam eles pessoas fsicas ou jurdicas) podem se desfazer de seus computadores, sem que estejam comprometendo as geraes futuras? por meio da Logstica Reversa que consumidores podem destinar tais produtos sem serventia, tanto para reuso (aumentando o seu tempo de vida til e viabilizando a incluso e ensino digital para pessoas carentes), quanto para reciclagem (no caso de empresas, podendo obter vantagens econmicas por meio deste tipo de atividade). A Logstica Reversa praticada em ps-venda e psconsumo, mas o foco de estudo deste artigo trata apenas dos componentes de computadores de ps-consumo, pois se trata de produtos que, mesmo com pouco uso, tiveram serventia e foram utilizados pelos consumidores.

4.1 Logstica Reversa de ps-venda Logstica Reversa de ps-venda o caminho seguido por produtos que tiveram pouco ou nenhum uso, e que por motivos diversos, os consumidores consideram estes inteis.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

157

Este tipo de canal de tal importncia que segundo Leite (2003, p. 18), nos Estados Unidos, este responsvel por aproximadamente 0,5 % do Produto nacional Bruto (PNB), com forte tendncia a crescimento. Segundo Vialli (2007), h estimativas de que o comrcio de resduos industriais movimente em torno de R$ 250 milhes ao ano no Brasil, mas tem potencial para chegar a R$ 1 bilho ao ano. E para estimular esse mercado, a FIESP (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo) criou a Bolsa de Resduos Industriais, onde pelo site, as empresas podem negociar 200 diferentes tipos de resduos industriais, desde plstico a silicones industriais.

4.2 Logstica Reversa de ps-consumo Um item de ps-consumo classificado por Leite (2003) como um produto ou material de vida til encerrada e, mesmo assim, ainda podem retornar ao ciclo produtivo, ou serem enviados a destinos tradicionais, como a incinerao ou os aterros sanitrios, sendo esses ltimos, os mais impactantes ao meio ambiente. Sendo assim, a Logstica Reversa de ps-consumo trata de coordenar as atividades de retorno de bens e suas partes integrantes ao seu ponto de origem para serem reaproveitados ou descartados de maneira adequada, recebendo cada qual um tratamento adequado ao

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

158

grau de complexidade e de contaminao, agregando-lhes valor econmico, ecolgico e logstico.

4.3 Fatores determinantes da Logstica Reversa Existem inmeros fatores que so determinantes ou exercem grande influncia para implementao de um canal reverso. Leite (2003) diz que tais fatores interferem na organizao e estruturao, e por consequncia, no equilbrio entre as quantidades de bens de ps-consumo que so descartadas e as reintegradas ao ciclo produtivo e que justificam o grau de insero da Logstica Reversa na estratgia empresarial.

4.3.1 Fatores Econmicos Fatores econmicos segundo Hori (2010, p. 46), referem-se a benefcios obtidos por meio do reaproveitamento de matria-prima, materiais e produtos com os quais a empresa possa tirar proveito na revenda de produtos em mercados secundrios, recuperao de produtos para posterior revenda e reduo de custos no que tange o descarte. Estes benefcios so tangveis, pois os materiais provenientes de produtos de ps-consumo so relativamente mais baratos para a

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

159

produo de novos produtos, porque a exemplo do ouro, socialmente mais responsvel, financeiramente menos oneroso, e ecologicamente mais sustentvel reaproveitar o que j existe nos produtos de ps-consumo que explorar este material na natureza. As empresa so motivadas a fazer a Logstica Reversa de componentes de computadores, porque ao realizar esta atividade, elas podem gerar renda a partir da revenda destes materiais, reciclagem e utilizao destes no processo produtivo (proporcionando economias de produo), ganhos de imagem corporativa por meio da sociedade, e at benefcios fiscais por meio de programas governamentais.

4.3.2 Fatores Ecolgicos Este fator ento entendido como uma ao sustentvel, pois as empresas que praticam estas aes evitam que os produtos provenientes do ps-consumo de computadores contaminem o meio ambiente, visto que a sociedade tem se tornado cada vez mais ecologicamente sensibilizada e tem preferido consumir produtos de empresas sustentveis do ponto de vista ecolgico. possvel que o fator ecolgico seja aliado ao fator econmico, pois as organizaes que realizam a Logstica Reversa de componentes de computadores com fins ecolgicos tambm se beneficiam do fator econmico, pois a sua imagem corporativa ganha

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

160

robustez, resultando em maior fatia de mercado, fazendo com que a empresa tenha maiores lucros.

4.3.3 Fatores Legislativos Um dos principais fatores estratgicos da Logstica Reversa o crescente nmero de legislaes ambientais que tm surgido em todo mundo (ROGERS e TIBBEN LEMBKE 1999, p. 26), por isso, as empresas se viram pressionadas a se adequarem aos novos parmetros impostos pelas legislaes, influenciando na forma com que a empresa lida com a produo e, principalmente, com o retorno dos produtos mesma. Com isso, conclui-se que se as empresas no se enquadrarem nova ordem mundial de sustentabilidade e preservao do meio ambiente, certamente sofreram duras represarias por parte da sociedade e do Estado.

4.3.4 Fatores Logsticos O fator logstico a parte mais sensvel na organizao do canal reverso de ps-consumo, pois, segundo Leite (2003) diz respeito existncia de condies de organizao, localizao e

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

161

sistemas de transporte entre os diversos elos da cadeia de distribuio reversa. por meio da formatao da logstica que os produtos e materiais potencialmente reciclveis vo do consumidor final (empresas e consumidores em geral) at a fonte produtora (empresas fabricantes de peas de computadores), podendo passar por intermedirios (ONGs, recicladores e/ou revendedores) ou no. Quando bem formado, este canal proporciona competitividade para as empresas, tornando-as mais lucrativas e mais geis, mas se este canal no for cuidadosamente estudado e estruturado, poder inviabilizar a atividade.

5 CONCLUSO A partir das informaes apresentadas, constatou-se que a Logstica Reversa de componentes de computadores no Brasil uma atividade ainda pouco praticada, pois no h informaes suficientes sobre o que feito e para onde vo esses resduos, apesar de ser uma atividade que pode melhorar a imagem corporativa da organizao, proporcionando ganhos financeiros relacionados prtica da reciclagem ou ganhos relacionados prtica da responsabilidade scio-empresarial, alm de educar os clientes sobre a forma mais adequada de consumir produtos que tm impacto direto no meio ambiente.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

162

Verificou-se que para uma empresa instituir um canal reverso, alguns fatores so decisivos para o sucesso da atividade. O fator legislativo , em muitos casos, o primeiro a ser levado em considerao, aps a sano da Lei 12.305/10, por causa da obrigatoriedade das empresas em fazer a coleta e dar a correta destinao para certos produtos que podem ser nocivos ao meio ambiente e humanidade. O fator econmico o que mais salta aos olhos, pois se verificou que a reciclagem dos componentes de computadores que tiveram o seu tempo de vida esgotado financeiramente atrativa, alm de ser ecologicamente correta e socialmente responsvel, pois promove a incluso digital e o ensino profissionalizante de muitas pessoas de baixa renda, d a destinao adequada para este tipo de produto, e serve de matria-prima para a produo de novos computadores, reduzindo o custo de produo dos mesmos. O fator ecolgico refere-se preocupao da empresa com a contaminao do meio ambiente por meio da m destinao e tratamento dos resduos de componentes de computadores, fazendo com a organizao alm de proteger o meio ambiente, ainda desfrute dos benefcios que a atividade proporciona (seja de imagem corporativa ou benefcios tributrios). J os fatores logsticos e tecnolgicos so os que do sustentao Logstica Reversa, pois se referem existncia de condies de organizao, localizao, sistemas de transporte entre os diversos elos da cadeia de distribuio reversa e informaes

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

163

relativas atividade que auxiliam e melhoram o processo de produo e descarte dos componentes de computadores. Assim como esta atividade pode proporcionar ganhos financeiros, ela tambm contribui com a sociedade ao viabilizar a incluso digital de pessoas carentes, proporcionando tambm a capacitao profissional dos mesmos, gerando empregos das mais diversas qualificaes e amenizando o impacto ambiental do descarte dos produtos provenientes de computadores. Portanto, como consideraes finais, possvel constatar que a atividade de Logstica Reversa no ps-consumo de componentes de computadores altamente benfica s organizaes, pois pode gerar ganhos nas vrias fases do elo reverso, a saber: s organizaes que reaproveitam os materiais para a produo de novos computadores ou outros produtos e, com isso, diminuem os custos de produo; s organizaes que fazem a (re)distribuio dos componentes de computadores usados, lucrando com o transporte e a revenda a empresas reciclagem ou mercado de segunda-mo; s organizaes que se beneficiam com o marketing de responsabilidade scio-empresarial, ou seja, empresas que fazem a Logstica Reversa, ou empresas que apenas montam postos de coleta, todas se beneficiam deste marketing; e, por fim, todas as organizaes supracitadas se beneficiam com o consumo consciente por fazer com que a sustentabilidade seja estabelecida.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

164

REFERNCIAS BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: transportes, administrao de materiais e distribuio fsica. Traduo Hugo T. Y. Yoshizaki. So Paulo: Atlas, 1993. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimento. So Paulo: Atlas, 2001. BRASIL. LEI FEDERAL 12.305/10 (02/08/2010). Poltica Nacional de Resduos Slidos. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636>. Acesso em 15 nov. 2011. FUNDAO GETLIO VARGAS ONLINE. Aplicando mtodos quantitativos Administrao. Disponvel em: <http://www5.fgv.br/fgvonline/InternaInternaCurso.aspx?prod_cd=A MQEAD_00>. Acesso em: 13 jun. 2011. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. HORI, Mitsue. Custo da logstica reversa de ps-consumo: um estudo de caso dos aparelhos e das baterias de telefonia celular descartados pelos consumidores. Dissertao (Mestrado) Universidade de So Paulo, 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Tecnologia que vira lixo. Revista do Idec. p. 27, Abril , 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

165

LEITE, P. R. A Logstica e distribuio reversa. Revista Distribuio, ano X, n. 111, 2002. _________. Canais de distribuio reversos. Revista Tecnologstica, ano IV, n. 29, 1998. _________. Logstica Reversa: meio ambiente e competitividade. So Paulo: Pentice Hall, 2003. _________. Logstica Reversa: meio ambiente e competitividade. 2. ed. So Paulo: Pearson Pentice Hall, 2006. LIVA, P.B.G. et al. Logstica reversa. In: Gesto e Tecnologia Industrial. IETEC, 2003. MIRANDA, B. Mtodo quantitativo versus mtodo qualitativo. Disponvel em:<http://adrodomus.blogspot.com/2008/06/mtodoquantitativo-versus-mtodo.html>. Acesso em: 13 jun. 2011. NHAN, A. N. N. P.; SOUZA, C. G.; AGUIAR, R. A. A. Logstica reversa no Brasil: a viso dos especialistas. XXIII Encontro Nacional de Engenharia de produo, ENEGEP ABEPRO, 2003. NOVAES, Antnio Galvo. Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio: estratgia, operao e avaliao. Rio de Janeiro: Campus, 2001. ROBBINS, Stephen P. Administrao: mudanas e perspectivas. So Paulo: Saraiva, 2002. RODRIGUES, D. F. et al. Logstica reversa: conceitos e componentes do sistema. Curitiba, XXII Encontro Nacional de Engenharia de produo, ENEGEP ABEPRO, 2002. ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. S. Going backwards: reverse logistics trends and practices. Reno: Universidade de Nevada, 1999.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

166

ROSA, Agostinho. Fabricao de cada computador consome 1.800 quilos de materiais. 2007. Disponvel em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo =0101250703 09>. Acesso em 26 fev. 2011. SANTOS, Josival Novaes dos. Evoluo logstica no Brasil. 2007. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informese/artigos/evolucao-logistica-no-brasil/13574/.> Acesso em 10 nov. 2011. UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA. Logstica empresarial. UCB Virtual Braslia: EAD, 2007. VIALLI, Andrea. Material reciclado traz lucro para as empresas. Disponvel em: <http://mct.gov.br/index.php/content/view/144688.html>. Acesso em 27 jun. 2011.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

167

A NAVEGABILIDADE E O TIPO DE JULGAMENTO


Sergio Luis dos Santos Lima1 Leila Amaral Gontijo2 Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar a influncia do tipo de julgamento na navegabilidade. Adotou-se a abordagem da Ergonomia Cognitiva. Os resultados obtidos demonstraram que tipo de julgamento modula a percepo da pessoa e que aqueles que possuem preferncia pelo julgamento passo a passo apresentaram um melhor desempenho na navegabilidade. Palavras-chave: Tipo de Julgamento. Navegabilidade. Ergonomia Cognitiva.

Doutor em Eng da Produo (UFSC). Mestre em Eng da Produo (UFSC). Graduado em Psicologia (UnB). Professor (FAE). 2 Ps-Doutora (Lund University, Sucia). Doutora em Ergonomia (Universit Paris, Frana). Metre em Ergonomia (CNAM). Graduada em Desenho Industrial (FUMA). Professora (UFSC).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

168

1 INTRODUO A Internet um meio de comunicao que causa um impacto importante na sociedade ao revolucionar a forma e a amplitude de como nos comunicamos e interagimos. um ambiente no linear que tem uma cultura peculiar. Em consonncia com Filho (2000) possvel assegurar que a Internet representa um clssico exemplo de tecnologia de rompimento e, como toda a inovao desta magnitude, provoca uma reorganizao da humanidade, o que atualmente est a acontecer. Assim sendo, organizaes tm se interessado em se integrar a essa nova modalidade de comunicao e interao estabelecendo suas estratgias competitivas no universo virtual. Entretanto, as variveis que interferem no processo decisrio e na resoluo de problemas dos internautas, ou seja, em suas estratgias operatrias, ainda no foram mapeadas. Esta pesquisa analisou uma delas: o tipo de julgamento que a pessoa afere ao objeto.

2 REFERENCIAL TERICO De acordo com Abraho (1993) a Ergonomia uma rea do conhecimento que visa transformar o trabalho, adaptando-o s caractersticas das pessoas, bem como s caractersticas de sua atividade, almejando uma otimizao do conforto, da segurana e da

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

169

eficcia. Seu objetivo humanizar o trabalho defendendo a premissa de que este deve ser adaptado s caractersticas das pessoas em articulao com as exigncias scio-tcnicas das tarefas, aos objetivos a serem cumpridos e as condies de trabalho efetivas que lhes so dadas. Em consonncia com Abraho, Silvino e Sarmet (2005), trata-se de uma abordagem mediadora entre a pessoa e a tecnologia como forma de assegurar que a lgica que guia a ao da pessoa seja contemplada tanto no processo de concepo quanto de reformulao das interfaces em geral. A Ergonomia possui como pressuposto epistemolgico: o antropocentrismo, e como principal pressuposto metodolgico: a Anlise da Atividade. Esta Anlise considera a conduta humana em situao real, as estratgias operatrias que a pessoa efetivamente utiliza para executar a atividade. Utiliza-se o termo conduta em detrimento de comportamento porque o conceito de conduta, como salienta Daniellou (2004), introduz uma noo de motivos ou de inteno. Dessa forma, trabalhando em uma perspectiva antropocntrica, a Ergonomia, alm de aumentar a produtividade, contribui para uma reduo da carga de trabalho tanto em seu componente psquico, que determina as vivncias de prazer da pessoa, quanto em seu componente fsico, minimizando os esforos biomecnicos e fisiolgicos, como tambm em seu componente cognitivo, diminuindo suas exigncias, como a memria, resoluo de problemas, processos decisrios, dentre outros.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

170

De acordo com Abraho, Silvino e Sarmet (2005), a Ergonomia Cognitiva - EC um campo de aplicao da Ergonomia que tem como objetivo explicitar como se articulam os processos cognitivos face s situaes de resolues de problemas nos diferentes nveis de complexidade. Para Silvino (2004), a EC frequentemente est associada demanda de novos conhecimentos e instrumentos que permitam explicar as aes das pessoas e os mecanismos subjacentes a elas. Assim sendo, o ergonomista busca as informaes emitidas pelas pessoas, seja em forma de comportamento, seja em forma de verbalizao, buscando formar um quadro cognitivo claro sobre a pessoa. Este quadro ir subsidiar decises de como ajustar e/ou conceber a interface pessoa. A conexo entre a atividade e as representaes disponveis e utilizadas origina um delineamento da estratgia operatria desenvolvida pela pessoa para resolver um problema posto ou tomar uma deciso (SANTOS-LIMA, 2003). A estratgia operatria compreendida como o processo cognitivo de categorizao, resoluo de problemas e tomada de deciso que resulta em um modo operatrio adotado pela pessoa.

2.1 Tipo de Julgamento De acordo com Allen (2000), quando pessoas avaliam um objeto, seja ele um produto ou um servio, elas podem realizar dois

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

171

tipos de julgamento, a saber: (1) julgamento passo a passo das caractersticas do objeto, utilizando um raciocnio procedimental (atributo por atributo). Dessa forma, o objeto tem uma funo psicolgica funcional, instrumental; (2) julgamento afetivo, holstico, tendo uma funo psicolgica expressiva. Esses processos descritos por Allen (2000, 2001) so alicerados nos conceitos de Mittal (1988) e Fiske & Pavelchac, (1986, apud Allen & Ng, 1999). Para Mittal (1988), o julgamento afetivo possui trs caractersticas principais: holstico, influenciado pelo o que denominou de self da pessoa e de difcil explicao. O outro modo de julgamento est baseado na avaliao dos atributos tangveis e funes utilitrias de um determinado produto. J para Fiske & Pavelchac, as pessoas podem avaliar um objeto por meio de uma resposta afetiva passo-a-passo, ou seja, a atitude com relao ao objeto resultado de uma combinao algbrica do afeto associado a cada atributo; ou por meio de uma resposta afetiva baseada na categoria do produto, ou seja, o objeto comparado ao seu exemplar e quando so compatveis, os afetos associados ao exemplar so transferidos ao objeto. Dessa forma, Allen & Ng (1999), propuseram os dois tipos de julgamento, o passo-a-passo, que se relaciona ao modo do processo cognitivo avaliativo dos atributos de Mittal (1988) e resposta afetiva passo-apasso descrita por Fiske & Pavelchak (1986), e o julgamento afetivo relacionado ao modo afetivo de escolha de Mittal e resposta afetiva

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

172

baseada na categoria do produto de Fiske & Pavelchak (ALLEN & NG, 1999).

3 TRAJETRIA METODOLGICA O percurso metodolgico adotado foi inspirado na

Tecnologia de Avaliao e (re) concepo de Interfaces TAI (SILVINO, 2004). Assim, a pesquisa foi realizada em quatro fases que consistiu de: (a) Planejamento; (b) Avaliao; (c) Confrontao; e (d) Anlise dos Resultados e Concluso. A fase do planejamento a que orienta os procedimentos da pesquisa. Apoiou-se na anlise da demanda que, neste caso, foi construda utilizando a interface de um Sistema de Turismo Social: o SBTUR Sistema Brasileiro de Hotis, Lazer e Turismo. Nesta anlise da demanda, consta tambm uma anlise contextual da organizao e do servio de Turismo. A fase da Avaliao foi composta pelas etapas de identificao dos dados demogrficos dos respondentes e preferncia por tipo de julgamento sobre o objeto. Para tanto foi utilizado a Escala de Preferncia por Tipo de Julgamento de Allen e Ng (1999) traduzida para o Brasil por Nepomuceno & Torres (2005). A etapa de Avaliao tambm se constituiu de uma anlise da navegabilidade na interface do sistema SBTUR e posteriormente de uma confrontao da pesquisa junto aos respondentes por meio de

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

173

entrevistas. Por fim, a quarta fase consistiu da anlise dos resultados da pesquisa e concluso. Estas etapas sero explicitadas detalhadamente nos procedimentos. Foram escolhidos dois nveis de tarefa, A primeira tarefa apresentada consistiu no respondente buscar a informao sobre o que um ttulo do Sistema SBTUR. Esta tarefa visou avaliar tanto o desempenho quanto identificar qual das representaes tcnicas presentes na interface da pgina inicial do SBTUR atraem a ateno do respondente: a representao tcnica simblica (Figura 1) ou a representao tcnica utilitria (Figura 2).

Figura 1 representao tcnica simblica.

Figura 2 representao tcnica utilitria.

A segunda tarefa de navegabilidade consistiu no respondente realizar uma reserva de hospedagem no Fluminense Hotel, situado

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

174

em Rio do Sul em Santa Catarina. A cidade e o hotel so fictcios, foram inseridos no sistema do SBTUR justamente para atingir os objetivos desta pesquisa. Esta tarefa tem por objetivo avaliar o desempenho do respondente. O critrio de desempenho medido em termos da eficincia e da eficcia na interao. A eficcia medida, neste estudo, como o cumprimento da tarefa proposta ao respondente, ou seja, eficaz quando o respondente consegue, ou no, realizar a reserva de hospedagem no hotel. A tarefa era considerada executada assim que o respondente clicava em Efetuar Reserva na tela de confirmao da reserva. A eficincia, por sua vez, foi medida pelo numero de passos que o usurio utilizou em seu modo operatrio de navegao; e pelo enfrentamento, ou no, de um problema de usabilidade na resoluo do problema proposto. Trata-se de um problema de usabilidade qualquer interferncia na navegabilidade, em relao ao desempenho, gerando conseqente insatisfao e/ou desconforto para o usurio. Segundo Cybis (2002) a taxonomia dos problemas de usabilidade classificada, em relao estrutura, como: (a) Barreira, quando o usurio esbarra sucessivas vezes e no suplanta um problema de usabilidade; (b) Obstculo, quando o usurio esbarra em um problema de usabilidade, contudo aprende a suplant-lo; e (c) Rudo, quando um aspecto da interface, sem que se constitua em barreira ou obstculo, causa uma diminuio do desempenho do usurio sobre a tarefa.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

175

A amostra foi definida pela preciso da estimativa de mais ou menos 10% em um nvel de confiana e 95% e consistiu de 96 (noventa e seis) respondentes. O perfil da amostra consistiu em pessoas residentes no Distrito Federal (44,2%), Porto Alegre (34,2%) e Florianpolis (21,7%), que possuem acesso a Internet, uma conta corrente em banco e que costumam viajar pelo menos uma vez por ano. O mtodo de amostragem foi o no probabilstico do tipo acidental. O recrutamento dos respondentes para a pesquisa foi realizado por meio dos associados (n= 16) e colaboradores (n=36) do Sistema de Turismo Social SBTUR, alunos do desenho industrial da Universidade de Braslia (n=10), alunos da disciplina de Interfaces Homem Computador da UNIREAL (n=6), pessoas do crculo de relacionamento do pesquisador (n=31), bem como por os outros respondentes que foram recrutados aleatoriamente (n=21).

4 RESULTADOS O desempenho foi medido por meio da eficcia e da eficincia. Na varivel eficcia, 65,6% dos respondentes conseguiram realizar a tarefa. A varivel eficincia foi verificada por meio de duas estratgias: (1) processo decisrio de navegao (2) resoluo de problema de usabilidade.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

176

4.1 Processo decisrio de navegao No processo decisrio de navegao, o respondente possua algumas oportunidades de desempenhar, entretanto 97,3% dos respondentes restringiram-se a: iniciar a navegao pela representao tcnica de login do associado, 22,7%, apontado pela seta azul na figura 2, ou iniciar a navegao pela representao tcnica de Reservas on line que totalizou 74,7% (seta verde). Outras condutas perfizeram 2,7%.

Figura 2 Escolha de Navegabilidade

A navegabilidade dos respondentes na tarefa 2 apresentou um tempo mdio de interao de 303(trs minutos e trs segundos), sendo o desvio padro de 103,82 . O tempo mdio de navegabilidade foi de 302 (trs minutos e dois segundos). Sendo que o menor tempo foi de um minuto, no entanto esta navegabilidade

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

177

foi realizada justamente por um dos profissionais responsveis pela confeco do stio eletrnico do SBTUR, possuindo assim, bastante experincia e familiaridade com o stio. Ou seja, este o tempo timo para a resoluo desta tarefa. Na navegabilidade, 46,7 % dos respondentes se defrontaram com um problema de usabilidade obstculo. Outros 17,3% dos respondentes defrontaram-se com um problema de usabilidade barreira antes mesmo de conseguirem alcanar esta etapa da interao com o sistema. Para os 36% restantes, no ocorreu qualquer tipo de problema de usabilidade. A barreira verificada na navegabilidade est representada na tela de confirmao da reserva, onde o respondente no encontra o link de efetuar a reserva, justamente por estar abaixo da barra de rolagem, conforme ilustrada na figura 3.

Figura 3 Problema de usabilidade: Barreira

Quanto ao tipo de Julgamento, 60 % da amostra preferem o tipo de Julgamento passo-a-passo, provavelmente amparado em um tipo de raciocnio algoritmo. Os dados encontrados na amostra

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

178

surpreendem na medida em que aguardava-se que o turismo eliciasse a preferncia pelo julgamento afetivo. Conforme Allen (2000), frias um produto de valor hednico, caracterizado por desejos emocionais, por uma representao mental imaginativa. Uma relao significativa demonstrada na relao entre preferncia por tipo de julgamento e a preferncia pela representao tcnica (Chi Square=.000; Spearman=.000). Dos respondentes que possuem o julgamento afetivo, 70,8% preferem a representao tcnica do tipo simblica enquanto que 62,5% daqueles que utilizam um julgamento passo a passo preferiram a representao tcnica do tipo utilitria. Essa relao significativa corrobora com a hiptese do pesquisador de que aqueles que tm um julgamento afetivo preferem a representao tcnica simblica, bem como aqueles que tm um julgamento passo a passo preferem a representao tcnica do tipo utilitria. Pode ser que haja uma espcie de ateno seletiva, ou seja, aqueles que preferem utilizar um julgamento afetivo s perceberiam a representao tcnica do tipo simblica. Uma representao tcnica utilitria no atrairia a ateno desta pessoa. Entretanto, tal afirmao necessita de estudos que corroborem esta hiptese, na medida em que esta correlao baixa e inversa (-3,754). Ao relacionar a eficcia e a eficincia com experincia no stio do SBTUR, percebe-se que 76,9% dos respondentes que se defrontaram com o problema de usabilidade barreira, so inexperientes no stio do SBTUR, como tambm 71,4% daqueles defrontaram-se com o problema de usabilidade obstculo so

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

179

inexperientes. Na mesma tendncia, 63,0% daqueles que realizaram a navegabilidade sem rudos so experientes e 77,1% daqueles que se defrontaram com o obstculo na navegao so inexperientes na interface. Aqui se percebe a intervenincia desta varivel na navegabilidade. Quanto relao entre eficcia e preferncia pelo tipo de julgamento, os respondentes que realizam um julgamento passo a passo do objeto obtiveram maior eficcia, dado que 71,7% destes conseguiram completar a tarefa, enquanto que aqueles que realizam um julgamento afetivo do objeto obtiveram 57,5% de xito. Mesmo sendo uma relao no significativa (Chi Square=.154; R; Spearman=.157), pode-se concluir que aqueles que utilizam o julgamento passo a passo so mais eficazes na navegabilidade. Ao relacionar o tipo de julgamento com a eficincia, 70,4% daqueles que obtiveram uma navegao sem rudos so os respondentes que possuem preferncia pelo tipo de julgamento passo a passo, enquanto que 60,6% daqueles que se defrontaram com obstculo no decurso da interao possuam preferncia pelo tipo de julgamento afetivo. Apesar desta relao no ser significativa (Chi Square=.087; Spearman=.235) e a magnitude da correlao ser baixa (1,427) , pode-se concluir, mesmo assim, que aqueles que utilizam um julgamento passo a passo, utilizando um raciocnio procedimental, possuem um melhor desempenho na navegabilidade, j que demonstraram ser mais eficazes e eficientes.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

180

5 CONCLUSO Ao realizar a regresso linear foi possvel observar que o tipo de julgamento apresenta nvel se significncia confivel para esta amostra que Este dado corrobora com os achados quando ao relacionar eficcia e preferncia pelo tipo de julgamento, concluiu-se que aqueles que utilizam o julgamento passo a passo so mais eficazes na navegabilidade. Ao relacionar o tipo de julgamento com a eficincia, conclui-se, tambm, que aqueles que utilizam um julgamento passo a passo, utilizando um raciocnio procedimental, possuem um melhor desempenho na navegabilidade, por demonstrarem serem mais eficazes e eficientes. Corroborando com os achados de Allen (2000), pessoas que possuem preferncia pelo tipo de julgamento afetivo tendem a perceber estmulos visuais (representao tcnica simblica), bem como as pessoas que demonstram preferncia pelo tipo de julgamento passo a passo, a representao tcnica que ativar a representao psicolgica no modelo mental da pessoa, de natureza verbal (representao tcnica utilitria). Esta relao confirmada aqui nesta pesquisa, mesmo tendo uma magnitude de correlao pequena. Isto implica afirmar que o tipo de julgamento modula a percepo da pessoa e caso seja necessrio realizar uma interface respeitando a variabilidade dos usurios finais, o designer deve

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

181

colocar numa mesma representao tcnica tanto elementos verbais quanto visuais.

REFERNCIAS ABRAHO, Jlia I.; SILVINO, Alexandre M.S.; SARMET, Maurcio M. Ergonomia, Cognio e trabalho Informatizado. Psicologia: teoria e pesquisa. v. 21, n. 2, maio/ago. 2005. p. 163-171. ABRAHO, Julia.I. Ergonomia: modelos, mtodos e tcnicas. Em 2 Congresso Latinoamericano e 6 Seminrio Brasileiro de Ergonomia, UnB/IP, 1993. ALLEN, M. W. & NG, S.H. The direct and indirect influence of human values on product ownership. Journal of Economic Psychology, 20 (1), 1999. p. 5-39. ALLEN, Michel W. The Atribute-Mediation and Product Meaning approaches to the influences of human values on consumer choices. Advances in Psychology Research, 1, 2000. p. 31-76. ALLEN, Michel W. A pratical Method for Uncovering the direct and indirect relationships between human values and consumer purchases. Journal of Consumer Marketing, 18 (2), 2001. p. 102120. CYBIS, Walter A. Ergonomia de Interfaces Homem-Computador. Apostila para o curso de Ps-Graduao em Engenharia de Produo -Universidade de Santa Catarina, 2002. Florianpolis. Disponvel em: <http://www.labiutil.inf.ufsc.br>. Acesso em: 12 dez. 2008. DANIELLOU, F. Introduo. Questes epistemolgicas acerca da ergonomia. Em: DANIELLOU, F. (Org.). A ergonomia em busca de seus princpios. So Paulo: Edgar Blcher, 2004.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

182

FILHO, A.A.S. Comrcio Eletrnico: Marketing, Segurana, Aspectos Legais e Logstica. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas apresentada ao Programa de Psgraduao em Engenharia de Produo e Sistemas, UFSC, 2000. MITTAL, B. The Role of Affective Choice Mode in the Consumer Purchase of Expressive Products. Journal of Economic Psychology, 9, 1988, p. 499-524. NEPOMUCENO, M.V.; TORRES, Claudio V. Validao da Escala de Julgamento e Significado do Produto. Estudos de Psicologia, v. 10, n 3. Natal, 2005. SANTOS-LIMA, Sergio L. Ergonomia cognitiva e a interao pessoa-computador: anlise ergonmica da urna eletrnica 2002 e do mdulo impressor externo. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas apresentada ao Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo e Sistemas, UFSC, 2003. SILVINO, Alexandre M. D. Ergonomia Cognitiva e Excluso Digital: a Competncia como elemento de (re)Concepo de Interfaces Grficas. 2004. Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de Braslia. UnB, Braslia. Disponvel em: <http://www.unb.br/ip/labergo/sitenovo/imgprod/AlexandreMagnoC ompetenciaElemento.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2008.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

183

COMUNICAO E CONSUMO: o jornal goiano no Sculo XXI Adriano Salles Amadeu1 Ludimila Stival Cardoso2 Resumo: Comunicao e consumo caminham juntos, promovendo diferenciao social e status, mas o ser humano no est inerte a essa realidade e reinterpreta as mensagens miditicas segundo sua realidade. Exemplo disso o jornal, que precisa ser reavaliado, no porque corra o risco de ser extinto, porm sofre um processo de adaptao e mudana, ao qual se deve ater o pesquisador da mdia, especificamente no estado de Gois, em que se faz necessrio analisar a dinmica destes jornais e, em especial, um caso ainda pouco considerado: o jornal Daqui. Palavras-Chave: Jornal. Consumo. Comunicao.

Mestre em Cincias Empresariais (ULBRA). Especialista Gesto Empresarial (ULBRA). Especialista em Gesto Financeira (Universo). Especialista Gerenciamento Empresarial (Universo). Bacharel em Administrao (ULBRA). Professor e Diretor Acadmico (FAE). 2 Mestre em Comunicao (UFG). Graduada em Relaes Internacionais (PUC/GO).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

184

1 INTRODUO Este artigo tem por finalidade o estudo dos jornais goianos da atualidade, fazendo esta investigao por meio da tica da comunicao e do consumo. Espera-se que com a realizao do mesmo, estudantes e interessados pela rea de comunicao social, bem como os profissionais da rea, tenham mais um instrumento para conceber suas anlises e ponderaes. Um dos objetivos contidos na realizao deste material est substanciado na possibilidade de verificar se aquilo que autores colocam como acontecimentos atuais e intervenientes no cotidiano dos jornais, ocorrem da mesma forma no estado de Gois. Compreender o comportamento dos leitores de jornais em Gois de grande importncia para profissionais deste meio, pessoas interessadas, para a sociedade goianiense e, em especial, para professores e estudantes de comunicao social ou marketing. O mtodo para a realizao do trabalho envolveu a pesquisa bibliogrfica, a estruturao de instrumentos qualitativos tais como, roteiros de entrevistas, roteiros de observao e roteiros para a mediao de grupos de discusso. Por fim houve a comparao entre os dados de origem bibliogrfica com as pesquisas qualitativas, primrias, feitas a campo. O resultado do trabalho envolveu importantes constataes acerca da forma como acontecimentos, tidos como globais, esto ocorrendo em Gois.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

185

2 CONTEXTUALIZAO TERICA A histria da humanidade, seguindo as orientaes de DeFleur e Ball-Rokeach (1993) melhor compreendida quando se estuda o desenvolvimento da comunicao, j que esta forja realidades e confere poder a quem a detm. Alm disso, os meios de comunicao so instrumentos de suma importncia para a cultura, no sentido de construo e disseminao da mesma. Assim, a comunicao est inserida nas relaes sociais que so, inerentemente, desiguais e, j que baseadas no poder. Logo, a comunicao representa uma forma de expresso dos interesses das elites do poder, pois se estabelecem verdades que so internalizadas pelos sujeitos enquanto verdades absolutas. Ao mesmo tempo em que a comunicao, quando bem utilizada, proporciona o domnio de uma classe sobre outra, pode trazer a conscincia da importncia de se ter acesso s informaes. Ou seja,
Na medida em que afirmamos que informao poder informao no sentido mais amplo de know-how e tecnologia a era j iniciada dos sistemas de satlites, a infosfera de Toffler, propiciar conhecimento e poder a todos os povos e a todos os homens, que reclamaro, com justa razo, seu direito informao e participao nas grandes decises em que interessada a Humanidade inteira. (BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 186).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

186

A expanso dos meios de comunicao processou-se em diferentes fases resultando no status que possuem hoje como elementos determinantes das representaes da sociedade. Houve perodos de desenvolvimento dos sinais, da fala, at o aparecimento dos veculos de massa, sejam eles o jornal, o cinema ou a televiso. Durante muito tempo utilizou-se o conceito de comunicao de massa como se este se fundamentasse, unicamente, em uma indstria cultural alienante, indiferente s realidades das populaes que a recebem. Estas anlises determinavam que ocorria uma uniformizao cultural que minava a capacidade criativa dos homens, ou seja, privilegiava-se a produo em detrimento da criatividade. Partindo de tal pressuposto , coloca-se que,
Em se tratando da comunicao massiva e seus respectivos veculos, manipulados no mundo ocidental, em sua maioria, pela iniciativa privada voltada para o lucro, est claro que das trs funes atribudas s artes por Kelly criativa, ldica e comunicativa a primeira deve ceder lugar s duas ltimas. A mensagem de massa, mesmo a esttica (ou que tenha pretenses a s-lo) deve ter um sentido, caso contrrio: 1) dificilmente decodificvel, ou vazada em smbolos hermticos, no atingiria a massa que, mesmo alfabetizada, no teria refinamento ou capacidade para entend-la; 2) a mercadoria-mensagem no teria colocao no mercado consumidor e estaria fadada ao insucesso. (BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 82).

Este discurso tornou-se ainda mais corrente a partir do surgimento da televiso, quando a imagem e a linguagem apareceram

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

187

de formas mltiplas fazendo com que muito de suas essncias fossem perdidas, o que dificultou a percepo do mundo, dividindo-o entre os que tm acesso alta cultura (teatro, pera e literatura clssica) e os que so engendrados pela indstria da diverso, fundamentada no mercado de massas, sobretudo na televiso. Contudo, as populaes que recebem estas mensagens da mdia no so, como se pensava, passivas, ao contrrio, elas reinterpretam os contedos segundo suas realidades culturais. H, na verdade, para Denys Cuche (1999), uma uniformizao da mensagem, mas no, necessariamente, o mesmo ocorre com a recepo. A crena na passividade dos indivduos diante do contedo da mdia era sustentada pela ideia de que esta lgica se aplicava aos meios populares, o que no se confirma, pois, ainda segundo Cuche (1999), a comunicao de massa usufrui de maior penetrao nas classes mdias, j que os populares possuem uma grande capacidade de seleo das mensagens, porque so muito cticos em relao a tudo que no vem de sua realidade social. Esta perspectiva tambm est presente em Beltro, que coloca em sua tese que,
(...) teimosa, obstinadamente, o povo conserva a sua inteligncia e, atravs dela, passam os episdios e fatos gerais que julgamos comuns e irresistveis. Teimosa e obstinadamente, resiste ao imperialismo cultural, defende as caractersticas julgadas nacionais contra o nivelamento pela cultura internacional, dirigida e comum, facilmente

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

188

vitorioso nas classes altas e mdias (BELTRO, 2001, p. 62).

A ideia de que o povo resiste dominao cultural, embora para muitos parea equivocada, pode ser sentida tambm na comunicao de massa, preceito defendido tanto por Denis Cuche (1999), nos pargrafos acima, quanto por Beltro, o qual assevera que,
Na comunicao coletiva, porm, o rgo comunicador s exerce uma espcie de atividade a comunicativa. No h, portanto, interrupo do circuito ou perda de contato entre os dois elementos o agente e o paciente do processo. Assim, embora a comunicao coletiva seja, tecnicamente, unilateral, os receptores na verdade alimentam o dilogo, utilizando outros meios mecnicos para manifestar a sua reao, que no se reclama seja necessariamente em palavras (BELTRO, 2001, p. 55).

No s as classes populares so afetadas por essa comunicao de massa, embora no sejam dominadas pela mesma e utilizem outras formas para dialogarem com o mundo, assim tambm o so diversos outros setores, por isso Beltro e Quirino colocam que,
So afetados pela Comunicao de Massa, evidentemente, alm do receptor, o sistema de comunicao social e o prprio comunicador institucionalizado, na medida em que este, alternando-se no dilogo iniciado com o feedback especial, passa a assumir o papel de receptor para recolher o eco das suas mensagens industrializadas, constantemente reelaboradas, premido como se encontra pela concorrncia sem trguas na sociedade de consumo (BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 191).

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

189

Embora todos sejam afetados pela comunicao de massa, esta atua em prol dos que a detm, ou seja, os veculos de massa so realizadores de uma funo que se volta permanncia do sistema, por isso, atuam no sentido de fornecer mensagens que estabeleam a realidade das instituies sociais e facilitem o seu controle (GERALD, apud BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 138) e, impedir grandes mudanas em seus componentes, sobretudo, na audincia. Esta perspectiva corroborada ainda por Warren Breed, quando escreve que,
Os media tradicionais (...) e, tambm, os media emergentes reforam a tradio e, ao mesmo tempo, explicam novos papis pela expresso, dramatizao e repetio de padres culturais. Assim os membros da sociedade permanecem integrados na estrutura sciocultural. Entendidos como forma de socializao adulta, os media surgem como garantia de que um conjunto de valores bsicos permanece visvel, constituindo fonte contnua de consenso, no obstante a introduo de mudanas. (GERALD apud BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 140).

Por ter o objetivo, primeiro de manuteno da audincia e, consequentemente, de prender a ateno desta, acaba-se utilizando o que muitos intelectuais chamam de contedo de mau gosto (violncia, pornografia, msicas de baixa qualidade, entre outros). Contudo, deve-se considerar que esta uma realidade no s das classes populares, pois, segundo Beltro e Quirino (1986), existem determinados assuntos pelos quais o homem, de forma geral, demonstra mais interesse. Estes temas foram enumerados por Fraser

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

190

Bond, em seu livro Introduo ao jornalismo (1962), em lista contendo onze itens:
1) o interesse prprio; 2) o dinheiro; 3) o sexo; 4) a violncia (luta ou agresso); 5) o culto ao heri ou fama; 6) o incomum ou sensacional; 7) a expectativa (suspense); 8) o interesse humano; 9) acontecimentos que afetam grandes grupos; 10) a disputa (emulao); 11) o crime. (BOND apud BELTRO; QUIRINO, 1986, p. 199).

Contudo, o contedo da comunicao miditica no escolhido arbitrariamente apenas no sentido de garantir a estabilidade do sistema. Ele faz parte, segundo DeFleur e Ball-Rokeach (1993), de um sistema social concernente s condies culturais do contexto do qual faz parte. Dessa forma, os veculos de massa so analisados enquanto realizadores de uma funo que, na maioria das vezes, se volta permanncia do sistema, por isso, trabalham no sentido de impedir grandes mudanas em seus componentes, sobretudo, na audincia. Assim, procuram produzir um divertimento que capte a ateno dos receptores, engendrando-os na lgica do consumo, j que se depende muito da publicidade. Partindo de tal perspectiva, pode-se dizer que tudo se coloca enquanto consumo, inclusive a ideia que se tem de cultura e felicidade, ou seja, o ser humano se realiza como um consumidor e assimila os mercados terra de Cana, por isso estes locais produziriam satisfao completa, por meio de uma banalidade

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

191

cotidiana, carregando em si os preceitos de milagre, poder e graa divina. Contudo, deve-se ressaltar que o consumo no um bem universal, que todos desfrutam em igual proporo, existe uma desigualdade que fruto da prpria histria humana, o que demonstra seu significante social especfico: no se consome o objeto em si, mas a distino social produzida por este. Desse modo, o consumo atua como processo de significao e comunicao, como um sistema de troca e; como sistema de classificao e diferenciao social. Este realizado enquanto fato social e no por simples fruio do prazer, sendo, ao mesmo tempo, cdigo, instituio e sistema de organizao, por isso visa assegurar determinado nvel de comunicao, no se fundamentando na necessidade e no prazer, por si prprios, embora isto seja importante, j que vivemos segundo a maximizao do prazer e a curiosidade da experimentao. Assim, dentro das massas, o indivduo requerido no seu papel de consumidor, j que o consumo percebido como um mito de felicidade, o que, no futuro, coloca profeticamente Baudrillard (1981), levar (muitos consideram que j leva) ao apogeu do sistema de valores individualistas. Neste processo de consumo, o indivduo sofre a presso de duas foras: enquanto fora de trabalho, ele (homem) um ser coletivo, pois a explorao se d sobre essa dinmica; por outro lado, como consumidor ele uno e se reconhece sua soberania, mas isto no significa, necessariamente, ao social.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

192

Esse processo fortalecido pelo sistema atravs da produo industrial das diferenas, o que parece ser contraditrio quando se pensa na tendncia homogeneizao de que fala Stuart Hall (1989). Todavia, essa produo da diferena nada mais do que a adoo de determinado modelo e a renncia a toda diferena real, visto que todos so iguais perante os objetos em seu valor de uso, mas no como signos e diferenas, estas, por sua vez, so profundamente hierarquizadas. As diferenas so, ento, passveis de serem consumidas, os indivduos so diferentes, mas esto em conformidade com modelos gerais. Nesse momento j nos possvel afirmar que comunicao, sobretudo a de massa, e consumo caminham juntos, o que afeta todos os meios, seja a televiso, fato j vrias vezes debatido pela academia; a internet, com considervel crescimento atravs de programas de incluso digital ou as conhecidas lan houses e; o jornal que, como se ver, vem passando por grandes transformaes, sendo questionado, mas sobrevivendo, o que nos caber discutir na sequncia.

2.1 Jornal: do incio at o sculo XXI De acordo com DeFleur e Ball-Rokeach (1993), os precursores do jornal comearam a surgir em 1621, quase um sculo e meio depois da introduo da impresso na Inglaterra, no final do

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

193

sculo XV, com o nome de Corantos, concentrando-se em informaes sobre o estrangeiro, reguladas pelo governo. Contudo, os jornais de verdade s surgiro com o declnio das monarquias feudais e o surgimento de conceitos como democracia poltica, o que levar ao princpio da liberdade de imprensa e tradio do jornal como uma arena de debate pblico, protesto dos partidos e debate poltico (p. 65). J no sculo XVIII, segundo os mesmos autores, pequenos jornais foram publicados, abaixo de mil exemplares de circulao. Nas colnias norte-americanas havia cerca de trinta e cinco jornais desse tipo na poca da Declarao de Independncia. Exemplo desses pequenos jornais foi o New York Sun, de Benjamin H. Day, iniciado em 1830, salientando temas que, como j vimos, mobiliza o ser humano de uma forma geral. Assim, focava em noticirio local, estrias de interesse humano e descries sensacionalistas de fatos chocantes, ou seja, para ele notcia relacionava-se a relatos de crimes, estrias pecaminosas, catstrofes e outras desgraas (p. 68), o que o levou a vender, em 1837, 30.000 exemplares, sendo reconhecido como um grande sucesso financeiro, atraindo muitos imitadores e anunciantes. Percebe-se, pois, certa ressonncia da notcia entre os primeiros jornais, os jornais de tosto (vendidos por um penny) e os jornais populares do sculo XXI, que aderem ao sensacionalismo, narrativa de crimes e outras desgraas, em busca de leitores e anunciantes, ou seja, em funo do consumo, o que no caso brasileiro

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

194

bastante problemtico, pois a educao pblica de massa, que nos Estados Unidos atinge, geralmente, a todos, no Brasil e, de maneira similar, na Amrica Latina bastante deficitria, fazendo com que a populao passe da fase da oralidade para o audiovisual, sem uma entrada na escrita. Isto se constitui em um problema, pois, segundo Michel de Certeau (1994), nessas passagens que se encontraria o progresso, sobretudo quando se fala de escrita, pois o desenvolvimento contemporneo seria de modo escriturstico, porque escrever uma atividade concreta que consiste, sobre um espao prprio, em construir um texto que tem poder sobre a exterioridade da qual foi previamente isolado (CERTEAU, 1994, p. 225). De tal definio distinguem-se, segundo o autor supracitado, trs elementos bsicos concernentes escrita: a pgina em branco, espao prprio de produo para o sujeito, em que este est afastado das ambiguidades do mundo e diante de um objeto; um texto, produzido na pgina em branco e visando construir uma ordem e; essa construo no apenas um jogo, pois este distinto das prticas sociais efetivas e o que se busca no jogo escriturstico a formalizao de um sistema que se remete realidade da qual se distinguiu com o objetivo de modific-la. Portanto, o ato de escrever coloca-se como iniciao a uma sociedade capitalista e conquistadora, porquanto transformou a relao com a linguagem, visto que no h mais apenas um locutor (Deus), que exigia somente a capacidade de ouvir, mas vrias vozes

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

195

que nos levam necessidade de fazer e exclui tudo que oral ou est ligado s tarefas no verbais, j que h um novo poder, o burgus, o poder de fazer a histria fabricando linguagens, o que estratifica a sociedade e funciona como a lei de uma educao organizada pela classe dominante, definindo o cdigo da promoo scioeconmica (CERTEAU, 1994, p. 230), por dominar, controlar ou selecionar, de acordo com suas normas, todos os que no possuem esse domnio da linguagem. A explicao de Michel de Certeau (1994) acerca da relao escrita/progresso joga luz sobre o desenvolvimento da Amrica Latina como, intrinsecamente, contraditrio, porque foi um progresso concomitante a uma cultura oral, que, segundo o mesmo autor, emperraria qualquer tipo de avano. Ou seja, foi um crescimento moroso, preguioso e dbil, podendo ser uma das explicaes para os problemas de rentabilidade e venda de jornais numa realidade que no privilegia a escrita e, dessa forma, todos os meios que dela dependem.

2.2 Desafios dos jornais na atualidade Embora a debilidade educacional possa explicar em parte o declnio do jornal, outras realidades se apresentam com diferentes elementos que caminham no mesmo sentido. Voltemos aos Estados Unidos. Segundo DeFleur e Ball-Rokeach (1993), a partir de 1920

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

196

observou-se queda constante da venda de jornais em relao ao acrscimo do nmero de residncias norte-americanas, mesmo com o aperfeioamento da tecnologia, a coleta de notcias e a alfabetizao. Isto se explica, prosseguindo com os mesmos autores, em funo de outras formas de veculos que atendem as mesmas necessidades que o jornal (revistas, cinema, televiso, internet). Pode-se dizer, portanto, que a debilidade na educao e as novas tecnologias da comunicao permitem uma primeira explicao sobre o declive do jornal, o qual, ao contrrio de muitas anlises apressadas e, por isso, apocalpticas (que pensam no fim deste meio), sobreviver, para DeFleur e Ball-Rokeach (1993), com alguma queda na fatia de mercado, mas aderindo a uma realidade lquida, baseada na velocidade, na sntese, premida de mudanas aceleradas, como enuncia Bauman (2007). Em funo disso, o jornalista Lorival SantAnna, em entrevista concedida por e-mail Tribuna do Planalto, diz que o jornal impresso apresenta algumas tendncias visando garantir sua continuidade, tais como: a diminuio do nmero de pginas; investimento na anlise, interpretao e narrativa de alguns fatos, aspecto que vem da funo tradicional do jornal; diminuio em formato, deixando o standard para o tablide, maximizando a portabilidade e, por fim, a mesma tendncia de diminuio de leitores observada anteriormente (SANTANNA, 2008). Junto a todas essas tendncias, a concorrncia com outros meios pode, segundo SantAnna, levar o jornal a investir na

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

197

contextualizao (narrativa), interpretao e anlise da notcia, em uma periodicidade de 24 horas, isto porque os leitores dos grandes jornais so, sobretudo, de um poder aquisitivo maior classes A e B e tm acesso notcia por outros meios, antes do jornal, o que faz com que este no possa se reduzir a simplesmente dar a notcia.

3 METODOLOGIA Como forma de contextualizar empiricamente essa realidade do jornal percebida at o momento nas perspectivas tericas, realizou-se entre os meses de janeiro e dezembro de 2011, anlises qualitativas, exploratrias, de hbitos de compradores de jornais. No caso especfico da cidade de Goinia1, ocorreram observaes de comportamento nos pontos de venda, observaes de hbitos de leitura e entrevistas em profundidade envolvendo 92 amostras para cada uma destas modalidades. A amostra foi definida por convenincia dos pesquisadores e encerraram-se as pesquisas de campo quando foi observado que no ocorriam novas hipteses ou diversidade de hbitos e comportamentos.

4 DISCUSSO DE RESULTADOS
Escolha realizada pelos autores em funo do interesse pessoal dos mesmos por esta realidade da qual so atores participantes.
1

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

198

Logo de incio observou-se que tanto leitores quanto vendedores de jornais valorizam a iseno dos grandes jornais de fora de Gois, a exemplo da Folha de So Paulo e outros com a mesma notoriedade, entretanto criticam a ausncia das notcias regionais, que obviamente no esto presentes nos mesmos. Em contrapartida consideram que todos os jornais regionais so demasiadamente vinculados a grupos polticos, em especial a aqueles que estiverem no poder momentaneamente. interessante observar a contradio entre a busca do regionalismo e, ao mesmo tempo, a crtica ao vnculo poltico nos veculos regionais. As crticas ocorrem em todas as classes sociais e abrangem todos os jornais regionais. Tomando, particularmente, o caso de um jornal de cunho mais popular: o Daqui, observou-se que o mesmo tem uma penetrao maior nas classes de menor poder aquisitivo e que seus leitores o percebem no exatamente como um jornal, sendo mais prximo ao hbito de colecionar figurinhas (os selos para troca pelo brinde), com desembolso dirio de quantia considerada irrisria (gostam tambm da rotina, do hbito dirio). Em segunda instncia os consumidores do Daqui gostam do entretenimento barato, que no qualificam como notcias, mas como entretenimento durante o cio, no transporte coletivo, ao aguardar os clientes da loja, no horrio do lanche, etc. Outro aspecto bastante valorizado pelos consumidores foi sua excelente portabilidade, aspecto j considerado na anlise do jornalista Lorival SantAnna.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

199

Alm do que, o jornal Daqui estabelece a poltica de brinde1, o que para SantAnna seria como um anabolizante, com prazo de validade por falta de sustentao financeira, que visa atrair novos leitores e criar neles o hbito da leitura, para que continuem usufruindo do jornal aps o fim dos brindes. O que no caso trabalhado, no se confirma, j que essa prtica se coloca como estrutural, algo que est, mesmo, na essncia do consumo desse produto. De mais a mais, no Daqui observa-se a mesma noo de notcia que se tinha nos jornais de tosto, voltada ao noticirio local e descries sensacionalistas de fatos chocantes, como crimes e catstrofes, deixando de lado a funo tradicional do jornal: o debate. Com esse tipo de jornalismo coadunamos comunicao e consumo, sendo este o seu grande fim, isto , o ato de comunicar com o objetivo de consumir, da se explica a tiragem considervel desse jornal se comparado a outros considerados como tradicionais, mas com menor venda, como O Popular e Dirio da Manh. Por outro lado, percebeu-se, ainda, que os leitores de qualquer um dos jornais goianos pesquisados, no possuem o hbito frequente de acessar online as edies dos seus jornais, mesmo para assinantes que possuem acesso gratuito ao O Popular e entre os leitores do Dirio da Manh (este disponibiliza gratuitamente o acesso). Como entusiastas do meio eletrnico, encontraram-se
1

Brinde que advm do ato de comprar o jornal e juntar os selos para a troca por uma mercadoria especfica, aps o trmino da promoo.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

200

basicamente jornalistas e outras pessoas envolvidas com imprensa. Alguns acessam apenas a pgina principal e passam o olho na manchete principal sem, entretanto, fazer a leitura pormenorizada da edio. Outra importante constatao foi a evidente substituio gradual da leitura de jornais por notcias de portais, reduzida a olhar manchetes ou fotos-legendas, sem profundidade nos fatos, anlises ou comentrios. Notaram-se, ao mesmo tempo, duas outras tendncias: a especializao dos jornais a exemplo dos jornais de concursos, a valorizao dos classificados, como o do O Popular por parte da populao mais jovem e; a busca como j verificado no caso do Daqui da portabilidade, visto que muitos criticaram os jornais em formato standard pelas dificuldades de manuseio, aspectos que SantAnna j percebia, aos quais agregou outros: a diminuio de pginas, o formato tablide e o investimento em contar estrias, sem uma anlise e interpretao da notcia. Enfim, percebeu-se a partir da pesquisa com leitores de diferentes jornais goianos, que estes possuem algumas perspectivas acerca do produto que esto consumindo e so crticos em relao ao contedo desse meio de comunicao, sendo possvel afirmar que, provavelmente, houve uma melhoria upgrade da qualificao dos leitores. Alm do que h outros diagnsticos: a portabilidade como uma exigncia do consumidor, a busca pelo regional e pela identificao com a notcia, a noo de que h vnculo entre

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

201

comunicao e poder poltico institucional , que criticado pelos entrevistados, os quais o percebem de forma mais evidente. Contudo, essas crticas e constataes advindas da pesquisa, no invalidam o fato de que existe uma relao de simbiose entre comunicao e mercado/consumo, ao contrrio a confirma, sobretudo no que se refere ao jornal Daqui, que utiliza da poltica de brindes para garantir venda, o que no se percebe, ao menos com tamanha nfase, em outros veculos. Muitos dos leitores de jornais que iniciaram seu hbito com o Daqui buscam, agora, por aquilo que consideram jornais mais elaborados, mas admitem que no teriam iniciado o consumo de jornais sem o incentivo existente neste jornal. Cabe notar neste discurso a necessidade de ascenso social, por meio de sofisticao do consumo, de criticidade, amadurecida e aguada somente aps algum tempo de permanncia na leitura deste que foi seu primeiro acesso efetivo a jornais e a educao que este proporcionou. E, embora parea contraditrio, esse consumo no ocorre de forma passiva, pois como enunciado por Denys Cuche (1999), as classes populares so muito refratrias a tudo que no sai da sua prpria realidade e o Daqui um exemplo disso. Ou seja, as pessoas que o consomem tm a exata noo de suas debilidades e da razo de assim procederem, no sendo inertes ao que o jornal apresenta, mesmo que o ato de consumir signifique a elas diferenciao social.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

202

5 CONCLUSES E PROPOSIES O presente estudo atingiu seus objetivos ao sondar a realidade dos jornais de Gois, segundo a perspectiva da comunicao e do consumo. Explorou, em sua etapa de campo, o comportamento dos consumidores, obtendo resultados que foram bastante significativos, em especial ao estabelecer comparao entre a realidade apontada por autores, com a realidade regionalizada (de Gois). Espera-se que, para estudos futuros, sejam abordados os apontamentos deste artigo, no intuito da realizao de outros estudos descritivos. Os principais apontamentos estiveram concentrados no Jornal Daqui, por sua relativa desconexo com a realidade e casos apontados pelos autores pesquisados. Trata-se de um jornal que se utiliza de algumas das frmulas adotadas em outros lugares, mas agora, com adaptaes em sua estrutura financeira e de marketing, que o tornam bastante diferente. Este mesmo jornal apresentou-se como forma de acesso ao mundo da leitura e da cultura por uma classe que, at ento, no tinha contato com esta realidade. Outra constatao que se mostrou bastante intrigante, foi verificar que muitos dos leitores deste jornal, que tiveram o acesso ao mundo da leitura por meio deste veculo, agora buscam, tambm, por outras leituras e cobram deste, melhorias em sua escrita e contedo.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

203

O fato demonstrou que, mesmo sendo, na tica de alguns dos consumidores, um entretenimento barato e no aquilo que classificariam como um jornal, este cumpre com um importante papel de acesso cultural. A cobrana e valorizao da cobertura de fatos regionais por parte dos jornais goianos, quando contrastada com a exigncia de iseno e imparcialidade mostram um desafio para as redaes destes veculos. Por fim, acredita-se que o estudo demonstrou que diante das necessidades da atualidade, os jornais esto se reinventando (adaptando-se), para suprir as necessidades de um mundo extremamente mutvel, onde quem no se adequar, estar fadado ao fracasso e a obsolescncia.

REFERNCIAS BANDEIRA, Marcos. 24 horas ideal para dar sentido notcia. Entrevista com Lorival SantAnna, publicada originalmente no jornal Tribuna do Planalto (14/09/2008). Disponvel em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=504IM Q006>. Acesso em: 9 maio 2011. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edies 70, 1981. BAUMAN, Zygmunt. Vida lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

204

BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: um estudo dos agentes e dos meios populares de informao de fatos e expresso de ideias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. (Coleo Comunicao, 12). BELTRO, Luiz; QUIRINO, Newton de Oliveira. Subsdios para uma teoria da comunicao de massa. So Paulo: Summus, 1986. (Novas buscas em comunicao, v. 13). CERTEAU, Michel. A inveno do cotidiano. 6. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. (v. 1: artes de fazer). CUCHE, Denys. A noo de cultura nas cincias sociais. Bauru: EUDSC, 1999. DEFLEUR, Melvin Lawrence; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicao de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1993. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mdia? So Paulo: Loyola, 2002.

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

205

NORMAS PARA PUBLICAO DE ARTIGOS NA REVISTA FAE-Cincia Categoria do Artigo 1. O texto (artigo) poder ser produzido como: a) Reviso bibliogrfica; b) Relato de pesquisa; c) Anlise crtica. 2. No caso de reviso bibliogrfica e relato de pesquisa, no texto deve constar o objetivo, descrio da pesquisa, metodologia utilizada, anlise dos resultados e concluses. A anlise crtica dever conter objetivo, descrio do tema, anlise e concluso. Caractersticas do Texto 1. Empregar normas atuais da ABNT. 2. Artigos devero conter entre 12 a 15 pginas, incluindo as referncias. 3. Utilizar Referncias apenas obras citadas e no Bibliografia. 4. O texto dever ser gravado em Word for Windows, digitado em Times New Roman, corpo 12, entrelinhado 1,5, pargrafos com entrada de 1,25 cm, sem espaos adicionais entre pargrafos. 5. As folhas devero ser em papel branco, formato A4. 6. Margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita), com texto regular, inclusive direita. 7. Ttulos em negrito, junto margem esquerda, em caixa alta. 8. Subttulos em negrito, juntos margem esquerda, apenas com a inicial em caixa alta; idem para os demais subttulos. 9. Ttulos e subttulos numerados, com apenas um espao entre o n e o ttulo e sem qualquer outro sinal. 10. Pginas numeradas na parte superior direita. 11. A primeira folha dever conter: ttulo do artigo; resumo, incluindo a verso em ingls; palavras-chave de trs a cinco, incluindo a sua verso em ingls; nome do(s) autor(es);

Revista FAE-Cincia N 1 Janeiro a Junho de 2013

206

12. 13.

14. 15. 16. 17.

resumo de sua titulao e experincia profissional, em at trs linhas; entrelinhado 1. O texto deve iniciar na segunda pgina. Citaes devero constar no corpo do texto e devero adotar o sistema autor-data-pgina. Exemplo: (SILVA, 2003, p. 55). Citaes com mais de trs linhas devem iniciar isoladas, a partir de 4 cm da margem esquerda, com entrelinhado simples ou 1. Notas devero ser remetidas ao rodap de cada pgina, e redigidas em corpo 10. Ilustraes e fotografias devem ser includas em anexo ao trabalho, numerado e claramente identificado. Tabelas e grficos devem ser numerados, possuir ttulo e fonte, quando for o caso. Desenhos, ilustraes e fotografias devem ser identificadas por suas respectivas legendas e pelo nome dos autores.

Critrios para Publicao 1. Os trabalhos sero entregues em meio eletrnico coordenao da Revista. 2. Entre os critrios de avaliao, incluem-se: atendimento s exigncias do documento, clareza, atualidade, originalidade, contribuio rea e adequao s caractersticas da publicao. 3. Os Conselhos Editorial e Cientfico podero aprovar a publicao na forma que foi entregue, sugerir alteraes ou ainda no aprovar. Em caso de sugestes de alterao, sero solicitadas as mudanas ao autor. 4. Os artigos assinados, quando aceitos e publicados, so de responsabilidade dos respectivos autores. Rubem Jos Boff Diretor Geral

Vous aimerez peut-être aussi