Vous êtes sur la page 1sur 14

Electricidade e Electrnica

Amplificadores com Transstores

Reposio de horas

Ivan Telo Soares TET5

Amplificador bsico
A Figura d o diagrama de um amplificador bsico. O elemento activo o componente que faz a amplificao. Pode ser um transstor ou uma vlvula terminica (vlvulas so obsoletas, mas alguns aficionados de udio consideram o som de melhor qualidade).

Os pontos M e O correspondem aos de circulao do sinal amplificado (colector e emissor no caso de transstor ou placa e ctodo no caso de vlvula). O ponto N a entrada de controlo do elemento, isto , base para transstor ou grade para vlvula terminica.

O sinal de entrada aplicado atravs de um condensador para prevenir a passagem de quaisquer correntes contnuas eventualmente existentes.

O elemento activo amplifica o sinal de entrada e as variaes de corrente representaro variaes de queda de tenso no resistor de carga Rc, de onde retirado o sinal amplificado. Conforme dito na figura, tambm pode ser um transformador, alto-falante ou outros.

O condensador C1, em muitos casos, um electroltico de alto valor, serve apenas como filtro, para evitar que variaes de corrente em R3 (que a corrente amplificada) interfiram no funcionamento do circuito.

As resistncias R1, R2 e R3 desempenham um importante papel no circuito. Eles definem o potencial que a entrada N do elemento ter em relao a O e M, isto , a sua polarizao. Assim, o sinal efectivamente aplicado em N ser a soma do sinal de entrada com a polarizao.

Ver exemplos na Figura seguinte, na parte superior uma polarizao positiva alta resulta num sinal em N variando somente no positivo. Na parte inferior, uma pequena polarizao negativa resulta num sinal variando do positivo ao negativo.

O elemento activo, transstor ou vlvula, tem uma curva de operao, isto , uma curva que indica a relao funcional entre a entrada e a sada. O nvel de polarizao e os nveis mximo e mnimo do sinal de entrada definem a faixa da curva em que o amplificador ir operar. Diferentes faixas de operao implicam diferentes resultados em termos de eficincia, distoro, etc. s faixas comuns de operao de amplificadores, d-se o nome de classe de operao.

Amplificador Classe A
Na Figura, Im a corrente na carga Rc do circuito da Figura 01 do tpico anterior, Vn a tenso na entrada N e a curva maior, a relao entre as mesmas. uma curva tpica de vlvulas, mas o princpio o mesmo para transstores.

A polarizao em N dada por Vp e o nvel do sinal de entrada tal que a tenso em N oscila entre Vnmin e Vnmax. E o sinal amplificado, resultando numa corrente na sada que varia entre I mmin e Immax.

Notar que o dispositivo trabalha na parte linear da curva e teoricamente no h distoro do sinal. Essa condio denominada classe A de operao.

Em contrapartida ausncia terica de distoro (ou muito baixa na prtica), h uma desvantagem evidente: na condio quiescente, isto , na ausncia do sinal, h uma corrente quiescente pelo dispositivo.
Imq

que circula

A existncia de uma corrente na sada mesmo sem sinal um consumo de energia que, na prtica, representa mais que 50% do total, ou seja, implica uma baixa eficincia energtica, coisa importante nos tempos atuais. E faz invivel o emprego na parte de potncia de equipamentos portteis alimentados por baterias. Por isso, classe A s usada em geral em etapas intermedirias, onde a potncia dissipada pequena.

Esquema de um amplificador classe A:

Amplificador Classe AB
Para reduzir o desperdcio da potncia dissipada na ausncia do sinal, pode-se alterar a polarizao e limites do sinal de entrada conforme a Figura.

A tenso de entrada pode inclusive ficar abaixo do ponto de corte, quando a corrente de sada ser nula, ou seja, I mmin zero.

evidente que a menor corrente quiescente resulta em maior eficincia energtica se comparada classe A. Entretanto, devido ao trabalho em uma regio parcialmente no linear e ao corte de uma parte do sinal, a distoro considervel, o que limita o uso dessa condio de operao.

Obs: algumas vezes so usadas as notaes AB1 para o caso da tenso mnima na entrada igual de corte e AB2 para o caso da tenso mnima menor conforme figura.

Esquema de um amplificador classe AB:

Amplificador Classe B
A Figura d o princpio de operao do amplificador classe B. A polarizao colocada no ponto de corte do componente amplificador. Nessa condio, um semiciclo do sinal completamente removido da sada.

Por ser nula a corrente na ausncia de sinal, a eficincia energtica superior dos anteriores. Entretanto, a remoo de um semiciclo na sada representa uma severa distoro e pode-se imaginar que no serve para udio por exemplo.

Mas o problema pode ser contornado com um arranjo conforme Figura 02, chamado de push-pull: o transformador de entrada Te aplica sinais de fases opostas em cada transstor e, na sada, os semiciclos so recombinados pelo transformador Ts, voltando o sinal ao seu formato original.

No caso de transstores, h uma distoro adicional porque eles s conduzem acima de uma certa tenso (cerca de 0,6 V). Mas um ajuste adequado de polarizao e outros recursos permitem obter ptimos amplificadores de potncia para udio. A qualidade do amplificador depende tambm de outros factores, como o uso de transformadores de baixa distoro.

Amplificador Classe C
Conforme a figura deste tpico, no amplificador classe C a polarizao est abaixo da tenso de corte. Isso significa que apenas uma parte de um semiciclo est presente na sada.

De forma similar ao anterior, no h corrente na ausncia de sinal. O trabalho com uma parte de um semiciclo aumenta a eficincia energtica em comparao com a classe B.

No pode ser empregado como amplificador de udio porque no h meio de restaurar o sinal.

Amplificadores classe C podem ser usados em etapas de potncia de transmissores de radiofrequncia. Filtros e circuitos ressonantes restauram o sinal e eliminam harmnicos. Esquema do amplificador classe C:

Amplificador Classe D

Conforme j visto, amplificadores classe B so uma boa soluo para estgios de potncia de udio. Mas ainda resta um problema: transformadores para a faixa de udio so pesados e volumosos e isso limita o emprego em equipamentos compactos e/ou portteis.

Nos amplificadores classe D, os transstores operam como chaves, isto , ou esto totalmente cortados ou totalmente condutores. Se fossem ideais, a eficincia energtica seria 100%. Como isso no existe, os valores prticos so menores, mas chegam perto de 90%.

Algumas vezes a letra D confundida com ideia de digital. Isso no correto. O princpio bsico analgico. No h cdigos binrios na operao. A letra D apenas uma continuao da srie. Na realidade os primeiros comearam a ser desenvolvidos no incio da dcada de 1950, com vlvulas terminicas.

A Figura deste tpico mostra o circuito bsico simplificado de um amplificador classe D. So usados dois MOSFETs complementares que operam como chaves.

Eles recebem a sada Vc de um comparador que, por sua vez, recebe um sinal triangular e o sinal de entrada.

Na sada do comparador ocorre: Vc negativo se Ve > Vt e positivo se Ve < Vt. Se Vc negativo, Q1 est conduzindo e Q2 cortado. Assim, Vm +Vcc. E vice-versa.

O resultado mostrado na Figura seguinte, Vm uma srie de pulsos, cujas larguras tm relao com a intensidade do sinal de entrada. Uma espcie de modulao por largura de pulsos (PWM).

O filtro passa-baixas formado por L e C passa o valor mdio da onda quadrada para o alto-falante, recompondo o sinal senoidal. R1 e C1 compensam a reactncia indutiva do alto-falante de forma que ele seja visto como uma carga resistiva.

Notar que, se a entrada nula, Vm um sinal quadrado simtrico e o valor mdio nulo, ou seja, a sada tambm nula.

evidente que, para uma boa aproximao, a frequncia do sinal triangular deve ser muito superior do de entrada. Valores tpicos esto na faixa de 100 kHz a 1 MHz, dependendo da fidelidade desejada.

E como gerado um sinal triangular? Pode ser usado um arranjo conforme a seguinte figura. O amplificador operacional AO, R1 e C1 formam um integrador (para mais informaes, ver pgina Amplificadores operacionais deste site).

A tenso na sada de AO sobe em rampa at chegar a um nvel suficiente para comutar o comparador, quando passa a descer em rampa e o processo se repete. A tenso de pico de Vt dada por Vtp = R2 Vc / R3, onde Vc a tenso de sada do comparador. A frequncia calculada por ft = R3 / (4 R1 R2 C1). Este tpico apresentou o arranjo bsico de um amplificador classe D. Outras implementaes podem existir, como realimentao negativa para melhor qualidade e operao em ponte, com 4 MOSFETs, para maior potncia e evitar dupla tenso de alimentao.

Vous aimerez peut-être aussi