Vous êtes sur la page 1sur 3

COMIDAS TPICAS DA REGIO SUL DO BRASIL Culinria do Estado do Paran.

A culinria do povo do Paran tem grande influncia dos diversos imigrantes que chegaram e que habitam na regio. Dos povos indgenas que l vivem foi introduzido o consumo do pinho nas suas refeies e tambm o da erva-mate. E tambm foi atravs da cultura indgena que foi acrescentado frutas e razes na culinria paranaense. Um dos principais pratos tpicos dessa o barreado, que consumido em vria cidades do Paran. O barreado preparado com carne, toucinho de porco e vrios temperos, o nome do prato surgiu a partir da expresso "barrear a panela" evitando que saia o vapor e assim cozinhe mais rpido. O barreado teve influncias de Portugal e fartura e alegria, o seu significado. Os paranaenses tambm consomem muitos peixes, carne de carneiro e porco no rolete. O carneiro preparado cozido em um buraco no cho onde colocado a lenha e a panela com os ingredientes. Depois ele tampado com folhas de bananeira para poder assar. O prato pode ser consumido com arroz, piro e tambm com outros tipos de acompanhamentos.

Culinria do Estado de Santa Catarina O Estado de santa Catarina Possui uma regio litornea bem extensa e por isso possui muitos pratos tpicos baseados no consumo de paixe e outros frutos do mar. Os seus pratos tambm tiveram influncia da colonizao dos portugueses que consumiam esses alimentos e os preparavam em forma de ensopados e caldos. Como os peixes so bastante consumidos, temos como os mais apreciados e consumidos, o camaro, a lagosta, as ostras e outros mariscos. Com a chegada dos alemes outros igredientes foram sendo introduzidos e entre eles est "a carne de porco na cerveja" e tambm "carne de marreco" e tambm por eles foram introduzidos tortas, salames, sopas de batata, pes e vinhos. Veja outros pratos de tpicos de Santa Catarina:

Comidas tpicas do Rio Grande do Sul Os pratos principais do povo do Rio Grande do Sul tiveram influncia dos alemes e italianos. Dentre os pratos principais do Rio Grande do Sul esto: a polenta, o galeto, a linguia, as carnes defumadas, bolos, pes e outros mais. Mais sem dvida o prato mais conhecido o churrasco gacho, que tem detalhes prprios da cultura gacha. A culinria gacha teve influncias de portugueses, ndios e espanhis. Um outro prato muito conhecido dos gachos o arroz de carreteiro, que preparado com charque, e seu consumo teve incio com as grandes carreatas realizadas pelos gachos adentrando nos pampas com o intito de desbravar partes do Rio Grande do Sul ainda no conhecidas e sem habitantes. Falando na culinria riograndense no podemos deixar de falar no famoso chimarro, que consumido pelo povo gacho diariamente. Ele feito com ervas e um dos maiores smbolos do Rio Grande do Sul.

Fonte de pesquisa http://coisaspraver.blogspot.com.br/2012/10/comidas-tipicas-da-regiao-sul-do-brasil.html#.UkA7DH8caHU

Vous aimerez peut-être aussi