Vous êtes sur la page 1sur 6

REFORMAS

RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


1. (Fgvrj 2013) A Reforma, a despeito de sua hostilidade magia, estimulara o esprito de profecia. A abolio dos intermedirios entre o homem e a divindade, bem como a nfase na conscincia individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigao destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus no fazia acepo de pessoas: preferia falar a John Knox do que sua rainha, Maria Stuart da Esccia. O prprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-f. Na Inglaterra, as dcadas revolucionrias deram ampla difuso ao que praticamente constitua uma profisso nova a do profeta, quer na qualidade de intrprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bblia. HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabea. Ideias radicais durante a Revoluo Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. So Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103. O texto se refere ao ambiente poltico e religioso da Inglaterra no sculo XVII. A esse respeito CORRETO afirmar: a) A insatisfao popular na Inglaterra era decorrente da perspectiva protestante de manter os sacerdotes como intermedirios entre Deus e os homens. b) Os revolucionrios basearam-se em princpios estritamente racionais e cientficos, em uma ntida ruptura com as crenas e o profetismo da poca. c) Apesar de todas as disputas religiosas dos sculos XVI e XVII, os monarcas ingleses mantiveram-se neutros, o que permitiu a preservao da monarquia. d) Para os revolucionrios ingleses, Deus considerava apenas os parlamentares como pessoas aptas a transmitir a doutrina e indicar os caminhos da salvao. e) A movimentao revolucionria esteve vinculada aos conflitos religiosos decorrentes da chamada Reforma Protestante iniciada no sculo XVI. 2. (Unicamp 2013) Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvo, acreditava que no houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdo para tais pecadores. (Christopher Hill, A Bblia Inglesa e as revolues do sculo XVII. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p. 608.) Considerando o trecho acima, podemos afirmar, quanto sociedade inglesa dos sculos XVII e XVIII, que: a) A religio fornecia argumentos para diversos grupos sociais agirem de acordo com seus interesses e necessidades. b) Ainda dominava na sociedade inglesa a ideia da necessidade da confisso intermediada pela Igreja para perdo dos pecados. c) A reforma anglicana, ao atacar a propriedade privada, distanciou-se das elites inglesas e tornou-se a religio dos pobres.

Prof. Rodolfo d) As revolues Puritana e Gloriosa foram um obstculo ao desenvolvimento burgus da Inglaterra e contrapunham- se relao entre religio e poltica. 3. (Fuvest 2013) O senhor acredita, ento, insistiu o inquisidor, que no se saiba qual a melhor lei? Menocchio respondeu: Senhor, eu penso que cada um acha que sua f seja a melhor, mas no se sabe qual a melhor; mas, porque meu av, meu pai e os meus so cristos, eu quero continuar cristo e acreditar que essa seja a melhor f. Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. So Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113. O texto apresenta o dilogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofcio. A posio de Menocchio indica a) uma percepo da variedade de crenas, passveis de serem consideradas, pela Igreja Catlica, como herticas. b) uma crtica incapacidade da Igreja Catlica de combater e eliminar suas dissidncias internas. c) um interesse de conhecer outras religies e formas de culto, atitude estimulada, poca, pela Igreja Catlica. d) um apoio s iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opo religiosa. e) uma perspectiva atesta, baseada na sua experincia familiar. 4. (Uem 2012) No incio da modernidade, ao longo do sculo XVI, ocorreu uma srie de transformaes nas instituies religiosas e na espiritualidade dos cristos ocidentais. Tais transformaes deram origem Reforma. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Segundo os estudiosos, a reforma religiosa relaciona-se busca, por parte dos humanistas, de um cristianismo revigorado e rejuvenescido que fosse ao encontro das necessidades dos indivduos. 02) A tica crist escolstica condenava a usura e o lucro; sendo assim, havia necessidade de uma nova tica adequada aos novos tempos de crescimento das atividades mercantis. 04) A reforma catlica, ou contrarreforma, foi uma tentativa da Igreja Romana de se apropriar dos novos princpios teolgicos estabelecidos por Lutero e por Calvino. 08) As contradies entre o universalismo da Igreja e os interesses dos nascentes Estados Nacionais motivaram um conflito entre o poder temporal e o espiritual; esse conflito foi um elemento importante para a disseminao da Reforma. 16) Na Pennsula Ibrica, o Padroado Rgio se constituiu no principal brao da Reforma luterana. 5. (Ufpr 2011) As guerras de religio na Frana (sculo XVI) e a Guerra dos Trinta Anos (16181648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram uma influncia considervel na reflexo poltica produzida por catlicos e protestantes. Sobre as relaes entre

http://historiaonline.com.br

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


religio e poder poltico no contexto de consolidao dos Estados monrquicos modernos, correto afirmar: a) Os conflitos religiosos desencadeados com a Reforma Protestante esto na origem dos poderes teocrticos das monarquias modernas. b) Desde que a tolerncia religiosa se consolidou nos domnios do Sacro Imprio Romano Germnico, sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal, que ficou restringido somente ao Vaticano. c) Autores como Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religio protestante, e seus escritos constituram um ataque monarquia centralizada. d) Apesar da violncia crescente contra os protestantes, Lutero e Calvino defenderam a autoridade civil e condenaram qualquer forma de resistncia aos poderes legitimamente institudos. e) As guerras de religio foram desencadeadas pelas classes populares (artesos urbanos e camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia. 6. (Ufjf 2011) O texto e a gravura abaixo se referem ao contexto de um importante processo histrico ocorrido no sculo XVI em vrios pases europeus.

Prof. Rodolfo Com base nas referncias acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede. 1) Qual movimento pode ser identificado pelas referncias acima? 2) Identifique e analise dois desdobramentos desse movimento para a Europa moderna: a) quanto aos aspectos econmicos: b) quanto s questes religiosas: 7. (Ufg 2010) No sculo XVI, com a ocorrncia da Reforma e da Contra-reforma, catlicos e protestantes, apesar de manterem o tronco comum no cristianismo, passam a divergir quanto s prticas e s explicaes para suas crenas. Considerando as divergncias, conclui-se que, em relao hierarquia religiosa, a) os catlicos aceitaram o poder temporal dos Reis, constituindo uma relao de submisso da Igreja em relao ao Estado. b) os luteranos aceitaram a relao direta entre Deus e o fiel por meio da orao, sem dispensar a figura de um religioso. c) os catlicos negavam a autoridade dos clrigos, indignados com o privilgio que eles tinham como intrpretes das Escrituras. d) os calvinistas conservaram o ritual litrgico determinado por Roma, mantendo o culto aos santos e Virgem Maria. e) os luteranos aboliram os sacramentos do batismo e da eucaristia, rompendo com o ordenamento proposto pelo cristianismo. 8. (Pucrj 2010) Observe a reproduo da gravura Os reformadores: Wycliffe, Huss, Lutero, Zwnglio, Calvino, Melanchton, Bucer e Beza (1886).

Deus chama cada um para uma vocao particular cujo objetivo a glorificao dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econmico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde tambm ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforo, e sua ao santa. (CALVINO, Joo apud MOUSNIER, Roland). MOUSNIER, Roland. Os sculos XVI e XVII: os processos da civilizao europeia. In: CROUZET, Maurice. Histria geral das civilizaes. 4. ed. So Paulo: Difel, 1973, p. 90. v. 1, tomo IV.

a) A imagem sugere que a problemtica central desses reformadores era o retorno Bblia, s Sagradas Escrituras, traduzidas e consideradas como o nico fundamento da f e da conduta para todos os seres humanos.

http://historiaonline.com.br

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


EXPLIQUE um motivo pelo qual a adoo desse princpio foi uma das causas das reformas religiosas no sculo XVI.

b) Na imagem, Calvino e Lutero esto enfileirados em primeiro plano, ressaltando a importncia de suas propostas para a criao de novas igrejas, reformadas, na poca Moderna. APRESENTE DUAS diferenas entre o luteranismo e o calvinismo. 9. (Fuvest 2009) A Reforma religiosa do sculo XVI provocou na Europa mudanas histricas significativas em vrias esferas. Indique transformaes decorrentes da Reforma nos mbitos a) poltico e religioso; b) scio-econmico. 10. (Unicamp 2009) A base da teologia de Martinho Lutero reside na ideia da completa indignidade do homem, cujas vontades esto sempre escravizadas ao pecado. A vontade de Deus permanece sempre eterna e insondvel e o homem jamais pode esperar salvar-se por seus prprios esforos. Para Lutero, alguns homens esto predestinados salvao e outros condenao eterna. O essencial de sua doutrina que a salvao se d pela f na justia, graa e misericrdia divinas. (Adaptado de Quentin Skinner, "As fundaes do pensamento poltico moderno". So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 288-290.) a) Segundo o texto, quais eram as ideias de Lutero sobre a salvao? b) Quais foram as reaes da Igreja Catlica Reforma Protestante? 11. (Ueg 2008) O protestantismo encontra-se em franca expanso no estado de Gois. Suas origens remontam aos movimentos reformistas ocorridos na Europa entre os sculos XIV e XVI. Sobre a Reforma Protestante, CORRETO afirmar: a) Martinho Lutero pregou a volta dos valores clssicos greco-romanos para combater a corrupo da Igreja. b) As teses reformistas de Lutero tiveram apoio de setores da burguesia e da nobreza do Sacro Imprio Romano- Germnico, interessados em escapar da influncia da Igreja. c) A Reforma Protestante impediu o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que condenava radicalmente a usura. d) Na Inglaterra, a Reforma Protestante foi suprimida atravs da criao da Igreja Anglicana, resultante de um acordo entre Henrique VIII e o Papa. http://historiaonline.com.br

12. (Fatec 2008) "O calvinista Jean de Lry compara a violncia dos tupinambs e a dos catlicos franceses que naquele dia fatdico (24.8.1572) trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes: E que vimos na Frana (durante o So Bartolomeu)? Sou francs e pesa-me diz-lo. (...) O fgado e o corao e outras partes do corpo de alguns indivduos no foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? No abominemos pois em demasia a crueldade dos selvagens (brasileiros) antropfagos. Existem entre ns (franceses) criaturas to abominveis, se no mais, e mais detestveis do que aquelas que s investem contra naes inimigas de que tm vingana a tomar. No preciso ir Amrica, nem mesmo sair de nosso pas, para ver coisas to monstruosas." (ALENCASTRO, Lus Felipe de. "Folha de S. Paulo". 12 out. 1991, caderno especial, p. 7.)

Prof. Rodolfo

Atravs da comparao feita por Jean de Lry, que visitou o Brasil na segunda metade da dcada de 1550, pode-se afirmar que este: a) chama a ateno para a aberrao do canibalismo existente na Frana, coisa nunca antes vista na histria da humanidade, e para a guerra santa travada no continente americano. b) elabora, ao comparar os selvagens brasileiros aos catlicos franceses, uma reflexo original onde o canibalismo sai do mbito da animalidade e passa a integrar a histria da humanidade, mais ainda a histria europeia de seu tempo. c) defende os catlicos franceses quanto aos acontecimentos que testemunhou e dos quais foi quase vtima na frana de 1572 (a Noite de So Bartolomeu), e acusa os tupinambs de seres irremediavelmente selvagens. d) concorda com a ideia de que os catlicos, apesar da brutalidade praticada contra os protestantes, agiram forados pela rainha Catarina de Mdici, diferentemente dos tupinambs, que agem pela sua natureza no- humana. e) considera que a Noite de So Bartolomeu se transformou num smbolo das guerras religiosas de seu tempo e a prtica do canibalismo se transformou no smbolo da selvageria do Novo Mundo. 13. (Ufpb 2007) O advento da Idade Moderna foi profundamente marcado por conflitos religiosos. Desde a Baixa Idade Mdia, na Europa Ocidental, surgem movimentos que contestavam o poder eclesistico, o que culminou com a Reforma Protestante e a Contra-Reforma Catlica. A criao do Tribunal do Santo Ofcio (mais conhecido como Santa Inquisio) foi uma das reaes mais claras e contundentes da Igreja de Roma a esses movimentos contestatrios e teve, atravs das monarquias ibricas modernas, sua atuao mais sistemtica, perdurando at o sculo XIX.

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


Sobre essa temtica, leia as afirmativas a seguir.

I. As ideias e os movimentos que contestavam os dogmas e pregavam a diminuio do poder da Igreja eram chamados de heresias. Os seus propagadores eram declarados hereges e muitos deles foram condenados fogueira. II. As Universidades tiveram papel importante na propagao das novas ideias contra a Igreja. John Wyclif e John Huss, dois precursores da Reforma Protestante, assim como alguns dos seus seguidores, eram professores universitrios. III. A Inquisio no se restringiu Europa. Os inquisidores foram enviados para o Novo Mundo, inclusive para o Brasil. Na Paraba, a primeira Visitao do Tribunal do Santo Ofcio ocorreu em 1595. Est(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e III e) I, II e III 14. (Ufrj 2007)

Prof. Rodolfo Mestre Jesus Cisto quis que toda a vida dos fiis seja uma penitncia. (...) Qualquer cristo, verdadeiramente arrependido, tem plena remisso da pena e da falta; ela - lhe devida mesmo sem cartas de indulgncias. (Citado de acordo com Marques, A., Berrutti, F. e Faria, R. "Histria Moderna atravs de textos". So Paulo: Contexto, 2001, p. 119-120.) Texto 2: "Se algum diz que o mpio se justifica unicamente pela f, de tal modo que entenda que nada mais preciso para cooperar com a graa com o fim de obter a justificao, e que no necessrio que se prepare e se disponha por um movimento da sua prpria vontade - que seja excomungado". (Citado de acordo com Marques, A., Berrutti, F. e Faria, R. "Histria Moderna atravs de textos". So Paulo: Contexto, 2001, p. 120.) Estes textos expressam, respectivamente, princpios a) Calvinistas e Luteranos. b) Luteranos e Contra-reformistas. c) Contra-reformistas e Luteranos. d) Luteranos e Calvinistas. e) Contra-reformistas e Calvinistas.

As sociedades europeias do sculo XVI testemunharam importantes fenmenos de ordem religiosa, econmica, poltica e, em consequncia dos descobrimentos ultramarinos, global. Considerando tal cenrio, responda s questes a seguir: a) Nessa poca, o Ocidente europeu vivenciou a crise do catolicismo e a reanimao do cristianismo. Explique tal afirmao. b) Indique uma cidade comercial asitica com a qual os portugueses passaram a manter estreitos contatos a partir de ento, e explique de que maneira o padro europeu de consumo de mercadorias orientais contribua para reafirmar a hierarquia social vigente no Velho Mundo. 15. (Ufrrj 2007) Leia os textos seguintes: Texto 1: Dizendo "Fazei penitncia...", nosso Senhor e

http://historiaonline.com.br

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


Gabarito:

Resposta da questo 1: [E] As revolues inglesas do sculo XVII ocorreram devido a uma mistura de interesses polticos e socioeconmicos, insuflados, em grande medida, pelas questes religiosas que atingiram a Inglaterra a partir de meados do sculo XVI. Em 1640, foram os puritanos (calvinistas ingleses) que lideraram a luta que levou queda de Carlos I e instalao da Repblica de Cromwell. E em 1688 a reao monarquia catlica dos Stuart foi decisiva na aliana que possibilitou a Revoluo Gloriosa que ps fim ao absolutismo na Inglaterra.

Prof. Rodolfo De uma forma geral as monarquias absolutistas no eram teocrticas, apesar do forte apoio e da importncia da religio. Os principais reformadores defenderam o poder civil, ou seja, o poder do Rei como superior, devendo a Igreja submeter-se a ele.

Resposta da questo 2: [A] A leitura do texto nos mostra um membro das camadas populares evocando a religio para justificar seu ato, no caso, o roubo de comida. Isso mostra como a religio podia ser utilizada por qualquer setor social para justificar suas aes.

Resposta da questo 3: [A] Com o avano das Reformas Protestantes, a partir do sculo XVI, a Igreja Catlica usou a Inquisio com vistas a combater princpios religiosos contrrios queles por ela defendidos. Com base no texto, possvel perceber que Menocchio tinha acesso a outros credos religiosos, ainda que permanecesse fiel ao cristianismo, sobretudo por questes culturais, j que sua famlia era crist.

Resposta da questo 4: 01 + 02 + 08 = 11. A Reforma Religiosa refletiu as mudanas comportamentais estimuladas pelo renascimento cultural do sculo anterior, que estimularam o individualismo e possibilitaram o desenvolvimento do senso crtico, percebendo as contradies internas Igreja Catlica. Tradicionalmente a Igreja Catlica condenava o lucro e a usura, contraindo a dinmica socioeconmica da poca, de avano da burguesia. comum utilizarmos a expresso necessidade de uma nova f, para nos referirmos s necessidades de uma doutrina que justificasse o modo de vida burgus. Alm dos interesses da burguesia, em alguns pases os reis tambm oram fundamentais para a ruptura com a Igreja Catlica, destacando-se a Inglaterra, alm de Sucia e Dinamarca.

Resposta da questo 6: 1. A Reforma Protestante. 2.a) O candidato poder destacar entre outros aspectos: a dinamizao das transaes mercantis e o fortalecimento da burguesia atrelada ao fim da condenao da usura, sobretudo nas monarquias protestantes. b) O candidato poder destacar entre outros aspectos: questionamento do poder do papa como autoridade maior do mundo cristo; ciso da cristandade e surgimento de distintas igrejas protestantes; incentivo livre interpretao da Bblia no mundo protestante, acirramento dos conflitos religiosos culminando com o fortalecimento da inquisio nas monarquias catlicas. Comentrio: a) A gravura mostra a venda de indulgncias, considerada a gota dgua para o incio do movimento reformista liderado por Martinho Lutero na regio alem; enquanto o texto de Calvino importante reformador de origem francesa apresenta uma nova viso para a ideia de salvao, exemplificada atravs de atividades de trabalho. b) As ideias de livre interpretao da Bblia e do trabalho como demonstrao da escolha divina, estimularam o individualismo e o prprio capitalismo, ao ponto de o calvinismo ser considerado como a religio do capitalismo. A reforma protestante rompeu o monolitismo cristo, ou seja, acabou com o monoplio que a Igreja Catlica possua em relao ao cristianismo, pois deu origem a novas religies, todas elas crists. A situao estabelecida pela expanso do protestantismo na Europa forou a Igreja Catlica a se reorganizar, poltica definida pelo Conclio de Trento e normalmente denominada de Contra-Reforma.

Resposta da questo 5: [D]

Resposta da questo 7: [B] A Reforma representou a ruptura de luteranos, calvinistas e anglicanos com a igreja catlica e tambm a maior parte de seus dogmas, negando a autoridade do Papa e buscando maior independncia poltica de governantes, tanto dos prncipes na Germnia, como do rei da Inglaterra. No entanto, todas as novas Igrejas so crists. O Luteranismo defende a livre interpretao da bblia e entende a Igreja

http://historiaonline.com.br

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCCIOS


como til salvao, ao contrrio dos catlicos, que a entendem como necessria salvao.

Resposta da questo 8: a) A gravura faz uma referncia explicita centralidade da Bblia, considerada nica fonte de autoridade religiosa e nica regra em que o crente deve acreditar. A livre interpretao da Bblia eliminava a necessidade e o valor da hierarquia eclesistica; introduzia as lnguas nacionais nos ofcios religiosos e estimulava a traduo da Bblia de modo a torn-la diretamente acessvel aos crentes. Assim, o acesso direto ao texto sagrado convertia-se em um forte instrumento de contestao da autoridade espiritual e temporal da Igreja Catlica. b) As principais diferenas entre calvinismo e luteranismo eram quanto doutrina da salvao - o luteranismo defendia que apenas a f em Deus salvaria, enquanto o calvinismo acrescentava de forma explicita a doutrina da predestinao e quanto difuso: o luteranismo se concentrou naqueles pases onde recebeu o apoio direto das autoridades polticas (a nobreza germnica e a monarquia na Dinamarca, Sucia e Noruega), enquanto os calvinistas penetraram na Esccia (conhecidos como presbiterianos), na Frana (huguenotes), e na Inglaterra (puritanos), onde foram perseguidos e imigraram em grande nmero para a Amrica. Alm disso, o calvinismo se diferenciava do luteranismo pela sua valorizao do trabalho e do enriquecimento material fruto do empenho honesto, vistos como sinais da salvao, o que lhe rendeu um explcito apoio da burguesia.

Prof. Rodolfo b) No que se convencionou chamar "Contrarreforma", a Igreja Catlica promoveu o combate ao protestantismo pela ao da Companhia de Jesus nos campos da catequese e da educao, atravs da Inquisio (Tribunal do Santo Ofcio) e pela censura imposta no ndice dos Livros Proibidos (Index). No Conclio de Trento a Igreja reviu e reafirmou os dogmas catlicos e procurou reorganizar e moralizar o clero.

Resposta da questo 11: [B] Resposta da questo 12: [B] Resposta da questo 13: [E] Resposta da questo 14: a) A crise da Igreja, expressa em questionamentos venda de indulgncias, devassido do clero etc, contribuiu para o desenvolvimento de movimentos reformistas protestantes e radicais. As reformas religiosas do Quinhentos - a catlica entre elas - partiam da mesma matriz, qual seja o cristianismo, e se inseriam no movimento de reanimao ocorrido com as crises do final da Idade Mdia. Cada uma delas se entendia como a verdadeira intrprete do iderio cristo e via nos opositores - as demais reformas - ameaas a semelhante ideal. b) O aluno poder citar, entre outras, as cidades de Goa, Diu e Macau. Dever explicar ainda que, na Europa, prevalecia uma hierarquia social marcada por diferenas estamentais e impregnada de valores aristocrticos. Assim, o consumo de produtos de luxo orientais pela aristocracia e por grupos com pretenses de poder (como os grandes negociantes da poca) contribua para reforar seu status e, pois, a sua preeminncia social.

Resposta da questo 9: a) No mbito poltico, favoreceu o fortalecimento da autoridade real em decorrncia do enfraquecimento da Igreja Catlica e ocorreram violentos conflitos religiosos envolvendo catlicos e protestantes que influenciaram eventos como a migrao de puritanos para as Treze Colnias Inglesas, a fundao da Frana Antrtica no Brasil por huguenotes e os conflitos envolvendo os reis Habsburgos. No mbito religioso, promoveu o segundo grande cisma no interior da Cristandade devido o advento do protestantismo. b) No mbito socioeconmico, o calvinismo, atravs da Teoria da Predestinao, ao estabelecer a salvao condicionada acumulao material, contribuiu para ajustar a moral crist ao capitalismo nascente. O calvinismo foi rapidamente incorporado pela burguesia por justificar moralmente a acumulao primitiva de capital.

Resposta da questo 15: [B]

Resposta da questo 10: a) Segundo o texto, para Lutero o homem, por seus prprios esforos no faria jus salvao eterna, ficando dependente de sua f na misericrdia divina.

http://historiaonline.com.br

Vous aimerez peut-être aussi