Vous êtes sur la page 1sur 14

Tutorial de BPMN

Viso Geral
um padro para modelagem de processos de negcio que fornece uma notao grfica para especificao de processos de negcio em um DPN (Diagrama de Processo de Negcios). Ela baseada em uma tcnica de diagramao de fluxo muito similar ao diagrama de atividades da UML (Unified Modeling Language). O objetivo suportar o gerenciamento de processos de negcio tanto para um usurio tcnico quanto para usurio de negcio por meio de uma notao que seja intuitiva para todo e qualquer usurio de negcio, porm, seja tambm eficiente para representar processos complexos. Fornece um mapeamento entre os grficos da notao e as construes subjacentes das linguagens de execuo, particularmente BPEL (Business Process Execution Language). Sua notao tem como meta principal fornecer uma notao padro que seja compreensvel por todos os interessados do negcio isso inclui os seguintes personagens: Analistas de Negcio: o Criam e refinam os processos Desenvolvedores Tcnicos: o Responsveis pela implantao dos processos Gerentes de Negcio: o Monitoram e gerenciam os processos. Chegando a ser uma linguagem para transpor a lacuna da dificuldade de comunicao entre o desenho do processo de negcio e a implementao.

Escopo
A norma BPMN restrita a suportar os conceitos de modelagem que so aplicveis a processos de negcio. Outro tipo de modelagem criado ou realizado por organizaes com outra finalidade no podero ser atendidas pelo escopo da norma BPMN. Modelagens do tipo de estruturas organizacionais, colapsos funcionais, modelos de dados no podem ser feitos por meio da norma BPMN. Mesmo que na norma haja fluxo de dados, atividades, diagrama de colaborao, eventos e outros ela no tem o propsito de substituir um diagrama de dados por exemplos.

Elementos
A modelagem feita por diagramas simples com um pequeno conjunto de elementos grficos. Uma notao grfica que tem por objetivo prover instrumentos para o mapeamento do processo seja realizada de maneira padronizada. Ter a capacidade de mapear os processos internos e externos da organizao, atualizar seus modelos de acordo com as regras estabelecidas na empresa e sem afetar as especificaes anteriores. Os elementos so divididos em quatro categorias bsicas: Objetos de Fluxo Objetos de Conexo Swimlanes Artefatos

Objetos de Fluxo

Objeto

Descrio

Figura

Evento

algo que acontece durante um processo do negcio. Estes eventos afetam o fluxo do processo e tm geralmente uma causa (trigger) ou um impacto (result). H trs tipos de eventos, baseados sobre quando afetam o fluxo: Start, Intermediate, e End.

Atividade

um termo genrico para um trabalho executado. Os tipos de atividades so: Tarefas e subprocessos. O sub-processo distinguido por uma pequena cruz no centro inferior da figura. usado para controlar a divergncia e a convergncia da seqncia de um fluxo. Assim, determinar decises tradicionais, como juntar ou dividir trajetos.

Gateway

Objetos de Conexo
Objeto Descrio Figura

Fluxo de seqncia

usado para mostrar a ordem (seqncia) com que as atividades sero executadas em um processo.

Fluxo de mensagem

usado mostrar o fluxo das mensagens entre dois participantes diferentes que os emitem e recebem.

Associao

usada para associar dados, texto, e outros artefatos com os objetos de fluxo. As associaes so usadas para mostrar as entradas e as sadas das atividades.

Utilizao da metodologia BPMN


Com a simbologia da BMPN pode-se criar modelos de processos para finalidades de documentao e comunicao. Veja no exemplo abaixo:

Swimlanes
So mecanismos de organizao das atividades em categorias visuais separadas, Podem dizer que so diagramas de fluxo com mais algumas propriedades e caractersticas. Objeto Descrio Figura

Pool

Um pool representa um participante em um processo. Ele atua como um container grfico para dividir um conjunto de atividades de outros pools, geralmente no contexto de situaes de B2B.

Lane

Uma lane uma subdiviso dentro de um pool usado para organizar e categorizar as atividades.

Pools o o

So utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negcio ou participantes que esto separados fisicamente no diagrama. Especifica o "que faz o que" colocando os eventos e os processos em reas protegidas, chamados de pools

Lanes o o o

Tem como objetivo a separao das atividades associadas para uma funo ou papel especfico O lane representa um departamento dentro dessa organizao que representada pelo pool. Veja no exemplo abaixo:

Artefatos ( artefacts )
Possibilitam a ilustrao das entradas e sadas nas atividades dos processos.

Objeto

Descrio

Figura

Objetos de dados

O objeto de dado um mecanismo para mostrar como os dados so requeridos ou produzidos por atividades. So conectados s atividades com as associaes.

Grupo

Um grupo representado por um retngulo e pode ser usado para finalidades de documentao ou de anlise.

Anotaes

As anotaes so mecanismos para fornecer informaes adicionais para o leitor de um diagrama BPMN.

Exemplo:

Eventos
Ocorrncia que dispara uma atividade e so categorizadas pelo tipo (incio, intermedirio e fim) e pelo gatilho (nenhum, mensagem, temporizador, condicional, sinal, exceo, cancelamento, compensao, ligao, mltiplo ou terminao). O smbolo bsico de um evento um pequeno crculo que pode ser complementado pelo seu tipo e seu gatilho. O incio representado por uma borda fina, o evento intermedirio representado por uma borda dupla e o evento de fim representado por uma borda espessa.

Gatilhos dos Eventos de Incio o Existem vrias formas de iniciar (instanciar) processos de negcio. O gatilho para um evento de incio desenhado para mostrar o mecanismo geral que instanciar um determinado processo em particular. o Existem seis (6) gatilhos para eventos de incio em BPMN, veja na tabela abaixo: Gatilho Descrio O modelador no exibe um gatilho. Isto tambm usado para um subprocesso que inicia quando o fluxo disparado por seu processo pai. Representao

Nenhum

Mensagem

Uma mensagem chega de um participante e dispara o incio do processo.

Uma data/hora especfica ou um ciclo especfico (por exemplo, toda Temporizador segunda-feira s 9 da manh) pode ser definido para disparar o incio do processo. Este gatilho dispara o evento quando uma regra ou condio verdadeira. Condicional A expresso condicional deve voltar a ser falsa antes do gatilho poder disparar o evento novamente. Um sinal chega depois de ser transmitido por outro processo e dispara o incio do processo. Observe que um sinal no uma mensagem, a qual possui um destino especfico. Mltiplos processos podem ter seus eventos

Sinal

de incio disparados por um mesmo sinal transmitido. Isto significa que existem vrias formas de disparar o processo. Apenas um deles necessrio para disparar o processo. Os atributos do evento de incio definiro quais so os outros tipos de gatilhos que se aplicam.

Mltiplo

Resultados de Eventos Intermedirios o Existem dez (10) tipos de eventos intermedirios em BPMN. Cada tipo de evento intermedirio ter um cone diferente no centro da representao grfica para diferenci-lo. o Quando colocado dentro do fluxo principal de um processo pode ser usado para um de dois propsitos. O primeiro pode ser o responder ("receptor") a um gatilho de evento ou pode ser usado para lanar ("emissor") o gatilho de evento. Quando anexado fronteira de uma atividade pode ser usado apenas como "receptor" de um gatilho de evento. o Quando um token chega a um evento intermedirio que est dentro do fluxo principal de um processo, uma de duas consequncias pode acontecer. Se o evento for usado para lanar ("emissor") o gatilho do evento, ento o gatilho do evento ser disparado imediatamente (por exemplo, a mensagem ser enviada) e o token prosseguir pelo fluxo de sequncia. Se o evento for usado para responder ("receptor") ao gatilho de evento, ento o token permanecer no evento at que o gatilho seja disparado (por exemplo, a mensagem recebida). Depois disso, o token prosseguir pelo fluxo de sequncia.

Tipo Nenhum

Descrio Isto vlido somente para eventos intermedirios que esto no fluxo principal do processo. O modelador no exibe o tipo de evento. usado para modelar metodologias que usam eventos para indicar alguma mudana de estado no processo. Uma mensagem chega de um participante e dispara o evento. Isto faz com que o processo continue se estiver esperando pela mensagem, ou muda o fluxo para tratamento da exceo. Quando usado para receber a mensagem, ento o smbolo do evento ser sem preenchimento. Em um fluxo normal, eventos intermedirios de mensagem podem ser usados para envio de mensagens a um participante. Quando usado para lanar a mensagem, o smbolo ser com preenchimento. Se usado para tratamento de exceo, ele mudar o fluxo normal em um fluxo de exceo.

Representao

Mensagem

Uma data/hora especfica ou um ciclo especfico (por exemplo, toda segunda-feira s 9h da manh) podem ser definidos para disparar o Temporizador evento. Se usado no fluxo principal, ele atuar como um mecanismo de espera. Se usado para tratamento de exceo, ele mudar o fluxo normal em fluxo de exceo. Exceo Este tipo de evento pode somente ser anexado fronteira de uma atividade, assim ele reage a uma exceo nomeada, ou a qualquer exceo se o nome no for especificado.

Este tipo de evento intermedirio usado para um subprocesso de transao. Este tipo de evento DEVE ser anexado fronteira de um subprocesso. Ele ser disparado se um evento de cancelamento for Cancelamento lanado dentro do subprocesso de transao. Ele tambm ser disparado se uma mensagem de cancelamento do protocolo de transao for recebida durante o andamento da transao.

Isto usado para tratamento de compensao, tanto ativando quanto executando compensao. Quando usado em fluxo normal, este evento intermedirio indica que uma compensao necessria. Deste modo, ele usado para lanar um evento de compensao e o smbolo deve ser com preenchimento. Se o evento possuir a identificao de uma atividade, ento esta ser a atividade (e nenhuma outra) a ser compensada. Ao contrrio, a compensao realizada para todas as atividades que foram completadas dentro da instncia do processo, incluindo o processo topo e todos os subprocessos. Cada atividade Compensao completada que est sujeita compensao ser compensada na ordem inversa de completamento das atividades. Para ser compensada, uma atividade DEVE possuir um evento intermedirio de compensao anexada sua fronteira. Quando anexado fronteira de uma atividade, o evento ser disparado por uma compensao que identifica aquela atividade ou por uma compensao transmitida. Quando usado para receber o evento de compensao, o smbolo do evento deve ser sem preenchimento. Quando o evento disparado, a atividade de compensao que est associada ao evento ser executada. Condicional Este tipo de evento disparado quando uma condio se torna verdadeira. Uma ligao um mecanismo para conectar duas sees de um processo. Eventos de ligao podem ser usados para criar situaes de enlace ou para evitar linhas longas de fluxo de sequncia. O uso do evento de ligao est limitado ao nvel de processo singular (ou seja, no pode ligar um processo pai com um subprocesso). Eventos intermedirios de ligao em pares podem ser usados como "conectores de pgina" para impresso de um processo atravs de mltiplas pginas. Podem existir mltiplos eventos de ligao de origem, mas apenas um evento de ligao de destino. Quando usado para receber uma ligao de origem, o smbolo deve ser sem preenchimento. Quando usado para lanar o evento para uma ligao de destino, o smbolo ser com preenchimento. Este tipo de evento usado para enviar ou receber sinais. Um sinal serve para comunicao dentro e atravs de nveis de processo, atravs de pools, e entre diagramas de processos de negcio. Um sinal da BPMN semelhante a um tiro de morteiro para o cu deixando qualquer um que esteja interessado ser notificado e ento reagir. Assim, existe uma origem do sinal, mas nenhum destino especfico. Isto diferente de uma mensagem da BPMN, que possui origem e destino especficos. Este tipo de evento intermedirio pode enviar ou receber um sinal se o evento for parte de um fluxo normal. O evento pode somente receber um sinal quando estiver anexado fronteira de uma atividade. O evento de sinal difere de um evento de exceo no sentido do sinal definir uma condio mais geral sem erro para interromper atividades (tal como o completamento bem sucedido de outra atividade) assim como possui um escopo maior que os eventos de exceo. Quando usado para receber o sinal, o smbolo do evento deve ser sem preenchimento. Quando usado para transmitir o sinal, o smbolo do evento deve ser com preenchimento. Isto significa que existem mltiplos tipos de eventos permitidos. Se usado dentro de um fluxo normal, o evento pode receber ou lanar um token. Quando anexado fronteira de uma atividade, o evento pode somente receber um token. Quando usado para receber um token, somente um dos tipos de evento necessrio e o smbolo do evento deve ser sem preenchimento. Quando usado para lanar um token, todos os tipos de evento associados sero acionados e o smbolo do evento deve ser com preenchimento.

Ligao

Sinal

Mltiplo

Resultados de Eventos de Fim o Existem 8 resultados de eventos de fim, confira na tabela abaixo: Resultado Nenhum Descrio O modelador no exibe um resultado. tambm usado para mostrar o fim de um subprocesso que encerra, o qual provoca a volta para o processo pai. Indica que uma mensagem ser enviada para um participante ao concluir o processo. Indica que uma exceo nomeada deve ser gerada. A exceo ser capturada pelo evento intermedirio receptor de exceo, com o mesmo cdigo de erro ou nenhum cdigo de erro, que est na fronteira da atividade pai imediatamente acima (hierarquicamente). O comportamento indefinido se nenhuma atividade no processo possui tal evento intermedirio receptor de exceo. O sistema que executa o processo pode definir um tratamento adicional de exceo neste caso. O tratamento comum seria o trmino da instncia do processo. Representao

Mensagem

Exceo

usado dentro de um subprocesso de transao. Isto indicar que a transao deve ser cancelada e disparar um evento intermedirio Cancelamento receptor de cancelamento na fronteira do subprocesso. Alm do mais, isto indicar que uma mensagem de cancelamento do protocolo de transao deve ser enviada para qualquer entidade envolvida na transao. Indica que uma compensao necessria. Se uma atividade estiver identificada, ento esta a atividade que ser compensada. Ao contrrio, todas as atividades que foram completadas dentro do processo, iniciando Compensao com o processo de nvel mais alto e incluindo todos os subprocessos, esto sujeitos compensao, procedendo em ordem reversa. Para ser compensada, uma atividade DEVE possuir um evento intermedirio receptor de compensao anexada sua fronteira. Sinal Indica que um sinal ser transmitido quando o fim for alcanado. Observe que o sinal, o qual transmitido para qualquer processo que possa receber o sinal, pode ser enviado atravs de nveis de processos ou pools, mas no uma mensagem (o qual possui origem e destino especficos). Indica que todas as atividades no processo devem ser imediatamente finalizadas. Isto inclui todas as instncias dos subprocessos multiinstncias. O processo finalizado sem compensao ou tratamento de eventos. Isto significa que existem mltiplas consequncias ao finalizar o processo. Todas elas ocorrero (por exemplo, mltiplas mensagens poderiam ser enviadas). Os atributos do evento de fim definiro quais so os outros tipos de resultados que se aplicam.

Trmino

Mltiplo

Atividades
Trabalho executado dentro de um processo de negcio e dividido em atmica ou no-atmica (composta). Atividades que fazem parte de um diagrama de processos de negcio so: processo, subprocesso e tarefa. Entretanto, um processo no um objeto grfico especfico, mas um conjunto de objetos grficos. Subprocesso Atividade composta que possui detalhes definidos de um fluxo de outras atividades. Pode ser denominado um objeto grfico dentro de um fluxo de processo, mas possibilita a expanso para exibir outro processo embutido ou reutilizvel. Possibilita tambm o compartilhamento da mesma forma grfica que um objeto de tarefa.

Esta figura deve ser um retngulo com bordas arredondadas e deve ser desenhado com uma linha fina, preta e singular. Referente ao uso de texto, cor, tamanho e linhas para um subprocesso devem seguir regras definidas na seo 7.4 (pgina 41) da especificao BPMN verso 2.0 da OMG, mas com a ressalva de que a fronteira desenhada com uma linha dupla ser reservada para subprocessos que possuem transao. Quando se encontra no estado de uma forma contrada h uma ocultao dos seus detalhes. Estando na forma expandida que exibe seus detalhes dentro da viso a qual ele se encontra. Na forma contrada, o objeto utiliza marcador para diferenci-lo de um objeto de tarefa, este marcador deve ser um pequeno quadrado com um sinal de mais (+) dentro e ficar posicionado no centro inferior do objeto conforme a ilustrao abaixo.

Subprocesso contrado Os subprocessos quando expandidos so usados para vrios propsitos. O desenrolar de um processo hierrquico onde todos os detalhes possam ser exibidos ao mesmo tempo, no tratamento de excees de um contexto que ser aplica em um determinado grupo de atividades e as compensaes tambm podem ser tratadas de forma semelhante. Conforme a ilustrao abaixo:

Subprocesso expandido Ao serem expandidos, os subprocessos podem ser usados como um mecanismo para exibio de um grupo de atividades paralelas de forma mais compacta. Na ilustrao abaixo, as atividades C e D esto includas em subprocesso expandido. Estas duas atividades sero executadas em paralelo. Mas no mesmo exemplo no se tem os eventos de incio, de fim e nem de sequncia. Com o recurso das "caixas de paralelismo" a razo para que eventos de incio e fim sejam objetos opcionais.

Subprocesso expandido como "caixa de paralelismo"

H cinco tipos de marcadores padres para subprocessos na BPMN. O marcador contrado pode ser combinado com outros quatro marcadores. O de enlace, multi-instncias, ad-hoc e o de compensao. Um marcador contrado pode ter de um a trs destes outros marcadores em todas as combinaes com exceo das combinaes que possuem o marcador de enlace com o marcador multi-instncias. Quando o marcador se repete deve ser desenhado com uma pequena linha com uma cabea de seta apontando para o final dela mesma. Este marcador pode ser usado em combinao com qualquer um dos outros, exceto o de multi-instncias. Marcador que possui mltiplas instncias deve ser um conjunto de trs pequenas linhas verticais em paralelo. No caso de um marcador multi-instncias pode ser usado em combinao com todo e qualquer um dos outros marcadores exceto o de enlace. Marcador para um subprocesso que no possui ordem para suas atividades DEVE ser um sinal de til. No caso do ad-hoc pode ser usado em combinao com todo e qualquer um dos outros marcadores. Em caso de ser um marcador de compensao deve ser um par de tringulos apontando para a esquerda, ele pode ser usado em combinao com todo e qualquer um dos outros marcadores. Mas todos estes marcadores devem ser agrupados ao centro na parte inferior da representao grfica. Conforme a ilustrao abaixo:

Enlace

Multi-instncias

Ad-hoc

Compensao

Subprocesso Embutido Atividade que possui outras atividades, ou seja, um processo dentro de outro. Ela dependente do processo pai e possui visibilidade para os dados globais do processo pai. No h necessidade de mapeamento de dados, pois, os objetos dentro de um subprocesso embutido, dependente de seu processo pai, no possuem todas as caractersticas de um diagrama de processos de negcio completo, como pools e lanes. A viso expandida de um subprocesso embutido possui objetos de fluxo, conexo e artefatos. Os eventos de incio para um subprocesso embutido devem ser do tipo nenhum, ou seja, sem gatilho. Subprocesso Reutilizvel Atividade dentro de um processo que chama outro processo que existe em um diagrama de processos de negcio. O processo chamado no dependente do processo pai do objeto do subprocesso reutilizvel nos dados globais. Este por sua vez pode passar dados para o processo chamado e tambm pode receber dados do processo chamado e existir em um diagrama separado que pode ter mltiplos pools. Qualquer exibio do processo chamado, at mesmo a exibio expandida dentro do processo chamador, deve mostrar o diagrama inteiro no qual o processo chamado reside. Mapeamento de dados ser somente para o processo chamado e no para os demais no diagrama chamado. O processo chamado deve ser instanciado como um subprocesso de um evento de incio sem gatilho ou tipo nenhum. Por ser reutilizvel, o processo poderia ser instanciado como um subprocesso por outros objetos de subprocesso independentes, mesmo que seja no mesmo ou em outro diagrama. Pode ser instanciado como um processo de alto nvel atravs de um evento de incio com algum gatilho. Subprocesso de Referncia H momentos em que o modelador deseje referenciar outro subprocesso que tenha sido definido, no caso de dois ou mais subprocessos compartilham exatamente o mesmo comportamento e propriedades e quando um referencia o outro, os atributos que definem o comportamento somente devem ser criados e mantidos em um nico local. Subprocesso de transao Todo e qualquer subprocesso expandido ou contrado pode ser denominado como um subprocesso de transao, pois, ele possuir um comportamento especial que controlado por um protocolo de

transao. A fronteira da atividade ser uma linha dupla para indicar que se trata de uma transao. De acordo com a ilustrao abaixo podemos observar:

Uma transao pode apresentar trs estados: 1. 2. Concluso Bem Sucedida: ser mostrada como um fluxo de sequncia normal que deixa o subprocesso. Concluso Fracassada ou Cancelada: no momento que uma transao cancelada, as atividades dela estaro sujeitas s aes de cancelamento. Estas por sua vez podem incluir o desfazimento do processo e a compensao para atividades especficas. Em mecanismos de interrupo de um subprocesso no podem causar compensao como se fosse uma exceo, um temporizador ou qualquer outro para uma atividade no transacional. Um evento intermedirio de cancelamento, anexado fronteira da atividade, direcionar o fluxo depois que a transao tiver sido desfeita e todas as compensaes tiverem sido completadas. O evento intermedirio de cancelamento somente pode ser usado quando anexado fronteira de uma atividade da transao. Ele no pode ser usado em qualquer fluxo normal e no pode ser anexado a uma atividade no transacional. Existem dois mecanismos que podem sinalizar o cancelamento de uma transao: Um evento de fim com cancelamento alcanado dentro do subprocesso de transao. E este somente pode ser usado dentro de um subprocesso de transao. Uma mensagem de cancelamento pode ser recebida atravs do protocolo de transao que est suportando a execuo do subprocesso de transao. 3. Perigo: isto significa que algo terrivelmente errado aconteceu e que nem uma concluso bem sucedida nem uma concluso fracassada so possveis. Usamos uma exceo para mostrar perigo. Quando um perigo detectado, a atividade interrompida (sem compensao) e o fluxo prossegue pelo evento intermedirio de exceo. O comportamento ao final de um subprocesso de transao bem sucedida levemente diferente de um subprocesso normal. Quando cada caminho do subprocesso de transao alcana seu final que no seja um evento de fim com cancelamento, o fluxo no retorna imediatamente para o seu processo pai, como acontece em um fluxo normal. Primeiro, o protocolo de transao tem que verificar se todos os participantes completaram com sucesso suas partes da transao. Na maioria das vezes isso ocorrer sem problemas e o fluxo retornar para o processo pai. Mas possvel que um dos participantes possa finalizar com algum problema que cause um cancelamento ou um perigo detectado. Neste caso, o fluxo prosseguir pelo evento intermedirio apropriado, mesmo que aparentemente tenha finalizado com sucesso.

Tarefa
Atividade atmica que includa dentro de um processo. usada quando o trabalho em um processo no quebrado em um nvel menor de detalhe do modelo de processo. Em muitos casos um usurio final e/ou uma aplicao costumam executar a tarefa quando ela est em andamento. Um objeto de tarefa compartilha a mesma forma grfica de um subprocesso, que um retngulo com bordas arredondadas. Um objeto de tarefa deve ser desenhado com uma linha preta fina simples. Referente ao uso de texto, cor, tamanho e linhas para um subprocesso devem seguir regras definidas na seo 7.4 (pgina 41) da especificao BPMN verso 2.0 da OMG.

Tarefa A BPMN especifica trs tipos de marcadores para cada tarefa, onde temos um para enlace, um de mltiplas instncias e um de compensao e em uma tarefa pode haver um ou dois destes marcadores. Para uma tarefa que se repete deve ser uma pequena linha com uma cabea de seta apontando para o final dela mesma ele pode ser usado em combinao com o de compensao. Quando uma tarefa possui mltiplas instncias deve ser descrita com um conjunto de trs pequenas linhas verticais em paralelo. Multi-instncias pode ser usado em combinao com o de compensao, porm, quando for uma tarefa de compensao deve ser descrito como um par de tringulos apontando para a esquerda e ele pode ser usado em combinao com qualquer um dos marcadores. Marcadores que forem utilizados DEVEM ser agrupados ao centro na parte inferior da representao grfica da tarefa.

Enlace

Multi-instncias

Compensao

Alm das categorias de tarefas mostradas acima, existem diferentes tipos de tarefas dentro da BPMN que separam os tipos herdados de comportamento que tarefas podem representar. Entretanto, no se especifica qualquer indicador grfico para estes tipos de tarefa. Modeladores e ferramentas de modelagem podem escolher seus prprios indicadores ou marcadores para mostrar os tipos de tarefa aos leitores do diagrama. Isto permitido desde que a forma bsica do objeto de tarefa no seja modificada. Tarefa de Servio uma tarefa que fornece alguma espcie de servio, que pode ser um web service ou uma aplicao automatizada. Tarefa de Recepo Tarefa designada a esperar por uma mensagem que chega de um participante externo (relativo ao processo de negcio). Recebida a mensagem, a tarefa est completa. Ela geralmente usada para iniciar um processo, de certo modo, a instanciao do processo est acoplada recepo da mensagem e para que a tarefa possa instanciar o processo, deve se encontrar em uma das seguintes condies: O processo no possui um evento de incio e a tarefa de recepo no possui fluxo de sequncia entrante. O fluxo de sequncia entrante para a tarefa de recepo possui uma origem de um evento de incio. Nenhum outro fluxo de sequncia entrante permitido para a tarefa de recepo.

Tarefa de Envio Designada a enviar uma mensagem para um participante externo que seja relativo ao processo de negcio e uma vez enviada a mensagem, a tarefa est completa. Tarefa de Usurio Fluxo de trabalho, "workflow" onde um participante humano executa a tarefa com assistncia de um software aplicativo e fica agendado atravs de um gerenciador de lista de tarefas de alguma espcie. Tarefa de Scrip Executada por uma mquina de processos de negcio. O modelador ou implementador define um script em uma linguagem que a mquina consiga interpretar e ao se encontrar apta para comear, a mquina executar o script. Completado, a tarefa tambm estar completa. Tarefa Manual executada sem auxlio de qualquer mquina de execuo de processo de negcio ou qualquer aplicao. Um exemplo disso pode ser a instalao de um telefone no local de um cliente. Tarefa de Referncia Quando o moderador tiver a necessidade de referenciar uma outra tarefa que tenha sido definida ou se mais tarefas compartilham exatamente o mesmo comportamento e propriedades, quando um referencia o outro, os atributos que definem o comportamento somente devem ser criados e mantidos em um nico local.

Referncias 1. 2. 3. 4. 5. Senac TCC SOA. Capturado em: http://www.assembla.com/spaces/senac_tcc_soa/wiki, Maio de 2011. IGRAFX. BPMN: Business Process Modeling Notation. Capturado em: http://www.es.igrafx.com/solutions/bpmn/, Maio de 2011. OMG. Business Process Modeling Notation (BPMN) Information. Capturado em: http://www.bpmn.org/, Maio de 2011. Owen M., Raj J. BPMN and Business Process Management: Introduction to the New Business Process Modeling Standard. Capturado em: http://www.bpmn.org/, Maio de 2011. Simplificando os Processos. Capturado em: http://blog.orquestrabpm.com.br/2010/06/bpmn20.html, Maio de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi