Vous êtes sur la page 1sur 22

INTRODUO

No mbito da disciplina de Biologia e Geologia e inserido no programa de 11 ano foi-nos proposto a elaborao de um trabalho sobre as tcnicas de reproduo nomeadamente a reproduo assexuada. Vai ser abordado neste trabalho temas como os tipos de reproduo assexuada em diferentes seres vivos de modo a esclarecer este tema que prevemos que seja avaliado a posteriori. A partir da introduo vamos tratar de alguns contedos de modo a esclarecer e inserir o leitor no tema do trabalho A reproduo uma funo caracterstica dos seres vivos de modo a dar origem a novos indivduos, esta funo tem a particularidade de ser necessria para a perpetuao da espcie, mas no para a sobrevivncia do individuo. Todos os organismos tm a capacidade para se reproduzirem, mas nem todos o fazem de igual modo. Existe uma grande diversidade de mecanismos reprodutores, que podem ser classificados em dois grandes grupos: a reproduo assexuada e a reproduo sexuada. No nosso trabalho vamos apenas referir os processos que implica a reproduo assexuada. Este tipo de reproduo ocorre quando o individuo d origem a outros sem ocorrer fecundao, isto , sem a unio de duas clulas especializadas, tambm conhecidas como gmetas. Embora isto seja mais comum nos organismos unicelulares ocorre tambm em alguns seres pluricelulares como as plantas e os animais. Os seres que resultam da reproduo assexuada so geneticamente idnticos ao progenitor e denominam-se clones. De entre as estratgias reprodutoras iremos abordar as seguintes: bipartio, diviso mltipla, fragmentao, gemulao, partenognese, esporulao e a multiplicao vegetativa (tanto a natural como a artificial). Quando falamos de clones temos que ter presente o conceito de mitose, ou seja, ter em conta que um progenitor vai dar origem a uma descendncia
3

geneticamente idntica a si mesmo. A mitose um processo que permite que um ncleo se divida originando dois ncleos filhos, cada um contendo uma copia de todos os cromossomas do ncleo original e, consequentemente, de toda a sua informao gentica. Vamos ainda abordar as vantagens e inconvenientes que este tipo de reproduo abrange. Esperamos que no fim deste trabalho o leitor fique esclarecido em relao ao tema tratado e enriquea o nosso conhecimento no ramo da biologia.

REPRODUO
A reproduo refere-se funo que os seres vivos tm de dar continuidade especia. De tal forma todos os seres vivos tm a capacidade de se reproduzir. A reproduo constitui assim a transmisso da informao do material gentico de gerao em gerao alterando ou mantendo caracteristicas. Todos os organismos tm capacidade para se reproduzirem, mas nem todos o fazem de igual modo. Existe uma grande diversidade de mecanismos reprodutores, que podem ser classificados em dois grandes grupos: reproduao assexuada e reproduo sexuada. Estes mecanismos nem sempre so utilizados distintamente, um organismo que se reproduza assexuademente tambm o pode fazer sexuadamente sempre que mudem as condies do meio e se tornem desfavorveis a esse organismo. Esta capacidade apresenta uma grande vantagem quando o organismo se depara com o risco de extino, visto que a reproduao sexuada leva variabilidade gentica, isto , a uma maior capacidade de ultrapassar a adversidade criada pelo meio ambiente. No entanto o nosso trabalho foca-se essencialmente nos mecanismos utilizados na reproduo assexuada, mais frente iremos abordar as diferentes estratgias reprodutoras utilizadas por alguns seres vivos.

REPRODUO ASSEXUADA
Quando falamos de reproduo assexuada estamos a falar de uma tcnica de reproduo em que no necessria a interveno de gmetas. Neste tipo de reproduo a clula me, ou seja, a clula de onde provm a informao gentica, vai dar origem a clulas filhas que so geneticamente iguais a si, assim a partir de uma nica clula originam-se diversos indivduos geneticamente idnticos e que tm a designao de clone. Todos os clones so geneticamente iguais e provm apenas de um s progenitor, s muito raramente podem acontecer mutaes genticas que vo causar diferenas na informao gentica desse individuo. Pelas razes mencionadas em cima os seres ditos clones no levam a uma variabilidade gentica das populaes, porm garantem um rpido crescimento e colonizao de ambientes favorveis. A clonagem um processo utilizado na reproduo de populao de indivduos geneticamente idnticos. J h alguns anos que o Homem tem vindo a tentar utilizar e manipular a clonagem, no entanto um processo que j era utilizado pelos seres unicelulares desde a pr-histria. Podemos diferenciar a clonagem em natural e artificial. A clonagem natural foi j referida em cima, atravs da reproduo assexuada. Um caso a referir em termos de clonagem natural a fecundao de gmeos monozigticos, ou idnticos, que possuem sempre o mesmo sexo, o mesmo genoma e so clones um do outro. No caso da clonagem artificial temos a clonagem induzida que muito til na engenharia gentica, pode ser aplicada em seres animais ou vegetais e consiste na extraco do ncleo de uma clula que ser posteriormente injectado num vulo e colocado numa barriga de aluguer de modo a criar um ambiente propcio ao seu desenvolvimento. Outro processo a clonagem teraputica que utilizada em laboratrio a fim de produzir uma cpia saudvel de um tecido ou rgo para um individuo que necessite de um transplante.
6

A mitose um processo essencial na reproduo assexuada e caracterstico dos seres unicelulares, no entanto tambm est presente nos seres multicelulares.

MITOSE
A mitose ou diviso celular, assegura a estabilidade gentica ao longo das geraes, ou seja, garante de gerao em gerao a transmisso rigorosa do patrimnio gentico da clula-me, garantindo que as clulas-filhas tenham o mesmo nmero cromossmico e a mesma informao gentica da clula-me. Este processo tambm responsvel pelo crescimento e

desenvolvimento dos seres pluricelulares de modo a atingirem as dimenses do seu progenitor, fazem tambm parte dos processos de renovao e reparao dos tecidos. Faz parte da mitose um ciclo celular que ocorre desde a formao da clula at sua diviso. A seguir explicamos as fases em que a mitose se divide. Profase Constitui o perodo mais longo da mitose e nesta fase os cromossomas esto bem visveis devido elevada condensao da cromatina, a carioteca comea a desagregar-se e os centrolos esto duplicados apresentando a clula dois centrossomas, volta dos centrolos comeam a constituir-se umas fibrilhas proteicas em forma radial constituindo o ster. A pouco e pouco os cromossomas divididos em cromatdeos ligados entre si atravs de um centrmero tornam-se cada vez mais espiralizados por isso tornam-se mais visveis. A membrana nuclear desaparece completamente e os centrossomas deslocam-se para os polos da clula nas quais vo constituir um conjunto de filamentos proteicos, organizando o fundo acromtico que liga os centrossomas de polo a polo. Na ltima etapa da prfase a membrana nuclear e os nuclolos j desapareceram e os cromossomas divididos em dois cromatdeos ligam-se atravs do centrmero as fibrilhas do fuso acromtico.

Metafase Nesta fase os cromossomas divididos em dois cromatdeos deslizam ao longo das fibrilhas do acromtico e mobilizandose no plano mdio da clula com o centrmero alinhado com os restantes centrmeros e os cromatdeos abertos para o exterior constituindo uma figura caracterstica que se designa por placa equatorial.

Anafase Nesta fase cada centrmero de cada cromossoma sofre a rotura sendo cada cromatdeo puxado para cada polo da clula devido retraco das fibrilhas do fuso acromtico, sendo assim, cada conjunto de cromatdeos vai-se deslocar em direco a cada polo da clula constituindo a ascenso polar.

Telofase/Citocinese Nesta fase os cromatdeos filhos agrupam-se constituindo cromossomas em cada polo da clula, comeam a despiralizar-se, comea a organizar-se a membrana nuclear e um nuclolo e com comea a ter inicio a diviso do citoplasma (citocinese) individualizando-se duas clulas filhas cada uma das quais com o mesmo numero e a mesma informao gentica existente nos cromossomas da clula me.

Conclui-se ento que a regenerao implica a ocorrncia de diviso celular, crescimento e diferenciao.
9

ESTRATGIAS REPRODUTORAS
A reproduo assexuada manifesta-se de diferentes formas na Natureza. Na biodiversidade os seres de reproduo assexuada utilizam diferentes estratgias reprodutoras com base nas diferentes condies do meio e do seu metabolismo corporal. Algumas das estratgias mais utilizadas so a bipartio, a diviso mltipla, a gemulao, a esporulao, a partenognese, a fragmentao e a multiplicao vegetativa natural e artificial.

Bipartio
Este tipo de estratgia reprodutora ocorre em seres unicelulares, como os protozorios e em muitos invertebrados como a anmona. A bipartio, tambm conhecida como cissiparidade, um processo de reproduo assexuada e consiste na separao de um organismo em dois indivduos de tamanho idntico, que vo crescer at atingirem as dimenses do progenitor. No caso da bipartio pode-se dizer que o progenitor deu fim sua existncia, uma vez que foram criados dois seres idnticos a si. Esta estratgia semelhante mitose, pois no final obteremos duas clulas individualizadas, assim teremos duas clulas assexuadas com caractersticas idnticas.

Paramcia 1

10

Diviso Mltipla
Diviso mltipla, pluripartio ou tambm esquizogonia o mtodo que uma dada clula me utiliza multiplicando o seu ncleo em vrios idnticos e rodeando cada um com citoplasma e uma membrana dando origem a novas clulas filhas que so libertadas quando a clula me se rompe. Esta estratgia caracterstica de organismo que vivem longos perodos em condies adversas e organismos patognicos. A diviso mltipla ocorre essencialmente em seres protistas, como por exemplo, a amiba, tripanossomas e tambm em alguns fungos

Plasmdios 1

Fragmentao

A fragmentao um tipo de reproduo assexuada em que se obtm vrios indivduos a partir da regenerao de fragmentos de um individuo progenitor, ou seja, consiste na diviso do organismo progenitor em diversos fragmentos. Cada um destes fragmentos consegue regenerar todos os tecidos e rgos em falta de modo a constituir um novo organismos, com caractersticas genticas iguais s do progenitor. Este tipo de reproduo caracterstico de organismos muito diferentes como as anmonas, espirogira, minhoca, cianobactrias, algas filamentosas e planrias e em animais com reduzida e elevada capacidade de regenerao como as estrelas-do-mar.
11

A descoberta desta estratgia levou Thomas Hunt Morgan (1866-1945) a ganhar o prmio Nobel da fisiologia e medicina, em 1933, pelos seus trabalhos sobre os mecanismos de transmisso hereditria em moscas da fruta (Drosophila melanogaster). Morgan desenvolveu tambm trabalhos na rea da embriologia e da biologia da regenerao, realizando experincias com planrias, verificando que os fragmentos da planria de diferentes formas e tamanhos eram capazes de regenerar seres inteiros.

Planria 1

Gemulao
Gemulao ou gemiparidade trata-se do aparecimento de um gomo ou gema na superfcie da clula me, ou seja forma-se uma dilatao na camada superficial que uma vez separada vai dar origem a um novo ser que normalmente de menor dimenso que o seu progenitor. A gemulao caracterstica de seres unicelulares como as leveduras e em seres pluricelulares como a esponja ou a hidra. Pode tambm ocorrer em plantas e neste caso dar origem a uma planta superior. No caso dos seres unicelulares a gemulao ocorre aps existir diviso nuclear, o ncleo migra para junto da camada superficial e provoca uma salincia como j foi referido em cima, que acaba por se desprender da clula me. Nos seres pluricelulares produzido um gomo que o esboo do novo ser e constitudo por diferentes grupos de clulas ou tecidos. No caso de as condies do meio no serem as mais favorveis o gomo permanece preso ao
12

progenitor e s se acaba por desprender e fixar-se noutro local quando as condies forem as ideais. Como por exemplo, no caso da hidra a separao s ocorre se os nutrientes presentes no meio aqutico forem os suficientes para a sua sobrevivncia e posteriormente para o seu desenvolvimento e reproduo.
Hidra 1

Partenognese
A partenognese apesar de simular uma reproduo sexuada inclui-se na categoria de reproduo assexuada. Apesar de implicar a interveno de um gmeta feminino no considerada assexuada pois no h fertilizao de gmetas, mas sim a diviso por mitoses sucessivas de um s gmeta, ou seja, consiste no desenvolvimento de um individuo a partir de um ocito no fecundado. Este tipo de estratgia de reproduo caracterstico de algumas plantas e alguns vertebrados como o caso das abelhas, as pulgas de gua e os afdeos. Os organismos que utilizam este mecanismo esto geralmente associados a ambientes isolados como ilhas ocenicas. No caso das abelhas ocorre algo intrigante que o facto de tanto os ocitos fecundados como os no fecundados do origem a novos indivduos. Dado isto, as abelhas operrias e as abelhas rainhas resultam de vulos fecundados e por isso so diplides. J os zanges so haplides uma vez que so originados a partir de ocitos no fecundados tendo assim apenas o material gentico das mes.

Partenognese ocorre nas abelhas 1

13

Esporulao
A esporulao diz respeito formao de clulas especializadas reprodutoras denominadas esporos que vo originar novos seres. Estas clulas so formadas em estruturas especiais, os esporngios e possuem uma camada protectora muito espessa, resistente mesmo em ambientes desfavorveis. Este processo caracterstico de certos fungos e algas e consiste na formao clulas denominadas mitsporos (esporos formados por mitose) que originam rplicas da clula me.

Bolor do po 1

14

Multiplicao Vegetativa
A multiplicao vegetativa um tipo de reproduo assexuada exclusivo, somente, das plantas pois tm a capacidade natural de crescer e regenerar os tecidos durante toda a sua vida. Nos pices das plantas existem tecidos especiais chamados meristemas, que mantm a capacidade de formar clulas continuamente. Esta estratgia reprodutiva pode ser considerada natural quando no tem qualquer interferncia da parte do Homem e artificial quando o Homem a utiliza para seu proveito.

Multiplicao vegetativa natural


No caso da multiplicao vegetativa natural comum aparecer em forma de folhas, de caules areos (estolhos) ou subterrneos (rizomas, tubrculos e bolbos).

Folhas
Certas plantas desenvolvem pequenos

propgulos nas margens das folhas que ao carem no solo desenvolvem e do origem a uma planta adulta.

Kalanchoe 1

15

Estolhos
Os estolhos fazem parte inicialmente do caule principal e cada um destes novos elementos vo dar origem a plantas novas a partir de caules finos e longos de crescimento areo e horizontal. Uma vez criadas as raizes e as folhas destas novas plantas o caule principal da planta morre.
Morangueiro reproduz-se por estolhos 1

Rizomas
Os rizomas so caules subterrneos

alongados e ricos em substncias de reserva. Estes alm de permitirem a planta sobreviver em condies desfavorveis podem alongar-se dando assim origem a gemas que se vo diferenciar em novas plantas.
O bambu caracteristico dos rizomas 1

Tubrculos
So caules subterrneos volumosos e ricos em substncias de reserva. Possuem ainda gomos com a capacidade germinativa e que do origem a novas plantas.

Tubrculos de batateira 1

16

Bolbos
So caules subterrneos que possuem um gomo terminal rodeado por camadas de folhas carnudas ricas em substncias de reserva. Quando as condies se tornam favorveis formam-se gomos laterais que se rodeiam de novas folhas carnudas e que originam novas plantas.
As cebolas reproduzem-se por bolbos 1

Multiplicao vegetativa artificial


Como j foi falado em cima a multiplicao vegetativa artifical refere-se utilizao pelo Homem de variados mtodos artificias de modo a promover a reproduo assexuada em plantas no setor agro-florestal e destacam-se pela sua importncia a estacaria, a mergulhia e a enxertia.

Estacaria
Sendo a tcnica mais utilizada, a estacaria consiste na introduo de fragmentos (ou estacas) da planta no solo, a partir das quais surgiro raizes e gomos dando assim origem a uma nova planta. Normalmente so utilizadas estacas caulinares, mas podem tambm ser usadas estacas
As roseiras so exemplo de estacaria 1

radiculares e fragmentos foliares.

17

Mergulhia
Este tipo de tcnica consiste na dobragem de um ou mais ramos da planta de modo a que este fique enterrado no solo. A parte enterrada ir criar razes originando assim uma planta independente da planta me. A alporquia uma variante da mergulhia que consiste na remoo de um anel de um dos ramos da planta colocando-se uma parte hmida a circundar a parte operada, normalmente um plstico com terra de forma a promover o aparecimento de razes. Uma vez criadas as razes corta-se a planta abaixo do local operado transferindo-se assim para o solo onde ir completar o seu crescimento. Esta tcnica utilizada por exemplo em macieira, laranjeiras e pinheiros.

Reproduo por mergulhia 1

Alporquia 1

Enxertia
Esta tcnica consiste na juno das superfcies cortadas de duas plantas diferentes, podendo ser ou no da mesma espcie dado que quando a espcie difere normalmente utilizam-se espcies semelhantes. As partes das plantas mais utilizadas so pedaos de caules ou gomos. A parte da planta que recebe o enxerto chama-se cavalo ou porta-enxerto e a parte da planta dadora chama-se garfo ou enxerto. Existem vrios tipos de enxertias tais como a enxertia por garfo, por encosto e por borbulha que so as mais utilizadas.

18

Enxertia por garfo Na enxertia por garfo, o cavalo cortado transversalmente. Seguidamente

efectua-se uma fenda perpendicular na qual introduzido o garfo constitudo por um ou mais ramos da planta a transferir. A zona de unio envolvida em terra hmida o que ajudar cicatrizao da unio entre as duas plantas.

Enxertia por encosto Na enxertia por encosto, juntam-se os ramos de duas plantas previamente descascados na zona de contacto e amarram-se os mesmos de forma a facilitar a unio. Aps a cicatrizao corta-se a parte do cavalo que se encontra acima da zona de unio e a parte da planta dadora do enxerto que se encontra abaixo da mesma zona. A nova planta obtida constituda pelo sistema radicular e tronco da planta receptora do enxerto e pelo ramo ou ramos da planta dadora do enxerto.

19

Enxertia por borbulha Na enxertia por borbulha

efectuado um corte em T na casca do caule da planta receptora do enxerto. Desta forma possvel levantar a casca e introduzir no local da fenda o enxerto, constitudo por um pedao de casca contendo um gomo da planta dadora. Seguidamente a zona de unio atada de forma a ajudar a cicatrizao.

20

CONCLUSO
Com a elaborao deste trabalho obtivemos diversos contedos sobre a reproduo assexuada e as diferentes tcnicas utilizadas pelos seres para propagar a sua informao gentica. Desenvolvemos a importncia da mitose neste tipo de reproduo em que assegura a renovao celular, assegura o crescimento dos organismos, ajuda a cicatrizao, assegura uma forma de reproduo em alguns organismos unicelulares e pluricelulares. Ao explorar a reproduo assexuada deparamo-nos com diversas estratgias utilizadas por diversos animais para assim desenvolver uma descendncia e proliferar a sua espcie. Constatamos que apesar de bastante til nas medidas descritas em cima, este tipo de reproduo alm de vantagens tambm apresenta alguns inconvenientes: Vantagens: no que toca industria agro-florestal permite uma rpida proliferao de uma espcie que seja interessante de um certo ponto de vista uma vez que conserva as caractersticas pretendidas da planta me trazendo vantagens econmicas uma vez que se pode seleccionar a variante da espcie interessante do ponto de vista benfico para o negcio; do ponto de vista de uma dada espcie, esta reproduo apresenta inmeras vantagens no que toca a um perigo eminente de extino uma vez que um reproduo, dita, rpida e que promove uma vasta proliferao de uma determinada espcie em pouco tempo. Desvantagens: Dado que uma dada clula me sofra de uma qualquer fragilidade ou deficincia, esses defeitos vo ser assim passados para toda a sua descendncia, e assim os clones passam a sofrer dos mesmo defeitos que a clula me, proliferando assim um material gentico desinteressante. Em termos evolutivos, a falta de variabilidade gentica na reproduo de uma espcie pode tornar-se perigosa para a sobrevivncia desta.
21

Ao longo do trabalho deparamo-nos com diversas dificuldades em termos de pesquisa e de informao especfica sobre certos assuntos, no entanto todas essas dificuldades foram ultrapassadas com sucesso. Esperamos que este trabalho transmita informao til ao leitor, tal como nos transmitiu a ns que o elaboramos.

22

BIBLIOGRAFIA
Biologia 11 MATIAS, Osrio | MARTINS, Pedro Caderno dirio

23

CYBERGRAFIA
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao.php http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexua da http://www.knoow.net/ciencterravida/biologia/reproducao_assexuada.htm http://www.infopedia.pt/$reproducao-assexuada http://www.todabiologia.com/zoologia/reproducao_assexuada.htm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos2.php http://1.bp.blogspot.com/_Y8LwAmHiGeg/SpKAJsKpwI/AAAAAAAAABE/qAYBet2J8TY/s320/cissiparidade.jpg http://calebe.org/wp-content/uploads/2009/08/hidra.jpg http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/biologia/imagens/11reprodassexu03.jpg http://www.prof2000.pt/users/cftv/reproducao/Biparticao_ficheiros/image004.jpg http://2.bp.blogspot.com/_1c0wmap1eQc/R1SW-PVnBeI/AAAAAAAAAAc/Y6VJGBlCR0/s1600-R/Leveduras.jpg http://2.bp.blogspot.com/HvWebvXxKmw/T3ue88VtYII/AAAAAAAAADI/APlmFVUoE7o/s1600/imagee+!.jpg http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/reproducaoplatelmintos.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Bryophyllum_daigrem ontianum_nahaufnahme2.jpg/220pxBryophyllum_daigremontianum_nahaufnahme2.jpg http://equipe4.8m.com/2bim/morfologia_caule.htm http://2.bp.blogspot.com/3EUIzuNXSpQ/UKiWAOBn0AI/AAAAAAAAcg8/npI7ODjfM9A/s640/RIZOMAS.jpg http://www.jardimdeflores.com.br/jardinagem/JPEGS/A47tuberculo_batata.jpg http://www.kalipedia.com/kalipediamedia/cienciasnaturales/media/200704/17/delavi da/20070417klpcnavid_174.Ees.SCO.png http://www.prof2000.pt/users/esf_cn/caulinar.JPG http://2.bp.blogspot.com/_cIWpUky6imA/SU1We3yvnfI/AAAAAAAAABE/CPQ6lcgDX4/s320/garfo.gif http://2.bp.blogspot.com/1It9cKYmN20/T9exSJB1uFI/AAAAAAAAALg/9Hso6xxdXmg/s640/1.jpg http://1.bp.blogspot.com/_b9ouY33Lqvw/SyUSikkX0oI/AAAAAAAAAEs/jm2wEFVTmvg/ s320/10.png http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/11/meiose1.jpg http://www.ese.ipvc.pt/biogeonet/images/fotmet.jpg http://www.ese.ipvc.pt/biogeonet/images/fotprf.jpg http://www.ese.ipvc.pt/biogeonet/images/fotanaf.jpg http://www.ese.ipvc.pt/biogeonet/images/fottel.jpg http://www.esquentacidade.com/imgUP/foto1_1335436724.jpg http://www.dailygalaxy.com/.a/6a00d8341bf7f753ef0168e81e0274970c-500wi http://2.bp.blogspot.com/-Zli2PemtlHg/TYt1RY5rxqI/AAAAAAAAALE/COMs1NJUT8/s1600/hidra-clone.jpg

24

Vous aimerez peut-être aussi