Vous êtes sur la page 1sur 21

Prof.

Marcelo NOME DA DISCIPLINA: ELETROELETRNICA

CDIGO DA DISCIPLINA: FIS.314

EMENTA: Circuitos eltricos de corrente contnua e alternada em regime permanente. Circuitos RC. Circuitos RL. Circuitos Polifsicos. Circuitos Magnticos. Potncia. Fator de potncia. Ligao estrela/tringulo. Transformadores. (Laboratrio).

CARGA HORRIA: 03 h/a semanais; 60 h/a semestrais

Prof. Marcelo OBJETIVOS GERAIS: Capacitar o aluno a analisar de maneira sistemtica e aplicada os conceitos e as ferramentas bsicas da anlise de circuitos usando dispositivos eltricos e eletrnicos; Estudo de projetos bsicos de circuitos eltricos e eletrnicos. OBJETIVOS ESPECFICOS: Ao final do semestre, o aluno dever estar apto a: Aplicar a teoria de circuitos na anlise do comportamento de sistemas eltricos, atravs de modelos compostos por elementos idealizados de circuitos aplicados aos dispositivos eltricos; Utilizar os equipamentos de medio no laboratrio para anlise de sinais em circuitos eltricos e eletrnicos.

Prof. Marcelo DISTRIBUIO DE PONTOS: Avaliaes 70 pontos (25,0 pontos + 25,0 pontos + 20,0 pontos) Listas de exerccios, trabalhos, etc. 30,0 pontos (15,0 pontos + 15,0 pontos)

BIBLIOGRAFIA: ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. O. Fundamentos de Circuitos Eltricos. Editora Bookman; 2003. FALCONE, B. Curso de eletrotcnica: Corrente Alternada e Elementos de Eletrnica. So Paulo: Editora Hemus; 2002. SAY, M. G. Eletricidade geral: fundamentos. Editora Hemus; 2004.

SITE: https://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/marcelo/

Prof. Marcelo CONCEITOS BSICOS Teoria de circuitos eltricos e do eletromagnetismo so duas teorias fundamentais, utilizadas como base em todos os ramos da engenharia eltrica (eletrnica de potncia, mquinas eltricas, controle, eletrnica, comunicaes e instrumentao) Transmisso ou transferncia de energia de um ponto para outro realizada atravs de uma interconexo de dispositivos eltricos circuito eltrico cada componente do circuito conhecido por elemento Circuito eltrico simples Nosso objetivo mostrar as tcnicas analticas e as aplicaes de softwares computacionais para descrever o comportamento de circuitos como esse, ou de circuitos mais complexos.

Prof. Marcelo SISTEMAS DE UNIDADES As seis unidades bsicas do SI Grandeza Comprimento Massa Tempo Corrente eltrica Temperatura termodinmica Intensidade Luminosa Unidade bsica Smbolo metro quilograma segundo ampre kelvin candela m kg s A k cd 1012 109 106 103 102 10 101 102 103 106 109 1012 Prefixos do SI Multiplicador Prefixo tera giga mega kilo hecto deca deci centi mili micro nano pico Smbolo T G M k h da d c m n p

Prof. Marcelo CARGA E CORRENTE Carga a propriedade eltrica das partculas atmicas que compem a matria, medida em coulombs (C). Conveno do fluxo de corrente movimento das cargas positivas, oposto ao fluxo de cargas negativas.

Corrente eltrica a taxa de variao da carga em relao ao tempo, e medida em ampres (A):

Carga transferida entre o tempo t0 e t:

Prof. Marcelo Tipos de corrente corrente contnua (cc) e corrente alternada (ca) Uma corrente contnua (cc) uma corrente que permanece constante ao longo do tempo

Corrente alternada (ca) uma corrente que varia senoidalmente com o tempo

Prof. Marcelo Exemplo Quantidade de carga Quanta carga representada por 4.600 eltrons?

Soluo: Cada eltron possui (

. Portanto, 4.600 eltrons iro possuir: .

Prof. Marcelo Exemplo Corrente O total de carga que entra em um terminal dado por . Calcule a corrente em .

Soluo: ( Em t=0,5s, ) ( )

Prof. Marcelo Exemplo Quantidade de carga Determine o total de carga que entra em um terminal entre t=1s e t=2s se a corrente que passa pelo ( ) . terminal dada por

Soluo: ( ) ( )| ( ) ( )

Prof. Marcelo TENSO Tenso vab entre dois pontos a e b em um circuito eltrico a energia (ou trabalho) necessria para mover uma unidade de carga de a para b:

1 volt = 1 joule/coulomb = 1 newton metro/coulomb Tenso (ou diferena de potencial) a energia necessria para mover uma unidade de carga atravs de um elemento; medida em volts (V). Tenso aplicada em um elemento

representao da tenso cc representao da tenso ca

Prof. Marcelo POTNCIA E ENERGIA O que pagamos em nossas contas de luz? pagamos pela energia consumida durante um certo perodo de tempo Potncia a variao da energia (liberada ou absorvida) em funo da variao do tempo; medida em watts (W): ( ) ( ) ( )

Prof. Marcelo Conveno de sinal passivo para determinao do sinal da potncia Letra (a) o elemento est absorvendo potncia Letra (b) o elemento est liberando ou fornecendo potncia A conveno de sinal passivo satisfeita quando a corrente entra no terminal positivo de um elemento e p=+vi. Se a corrente entrar no terminal negativo, p=vi.

Prof. Marcelo Exemplos conveno de sinal passivo:

Dois casos de elemento com uma absoro de potncia de 12W: (a) p = 4 x 3 = 12W (b) p = 4 x 3 = 12W

Dois casos de elemento com o fornecimento de uma potncia de 12W: (a) p = 4 x (3) = 12W (b) p = 4 x (3) = 12W

Prof. Marcelo Energia absorvida ou fornecida por um elemento do tempo ao tempo :

Energia a capacidade de realizar trabalho; medida em joules (J). As concessionrias de energia medem a energia em ( ), onde

Prof. Marcelo Exemplo Queda de tenso Uma fonte de energia fora uma corrente constante de 2A por 10s a fluir atravs de uma lmpada. Se 2,3 kJ forem fornecidos na forma de luz e aquecimento, calcule a queda de tenso atravs da lmpada.

Prof. Marcelo Soluo: A carga total A queda de tenso

Prof. Marcelo Exemplo Potncia fornecida Calcular a potncia fornecida a um elemento em t = 3ms se a corrente que entra no terminal positivo . e a tenso for (a) , (b)

Prof. Marcelo Soluo: (a) A tenso ; ento, a potncia

Para t = 3ms, ( ) (b) Ns encontramos a tenso e a potncia da seguinte maneira: ( Para t = 3ms, )

Prof. Marcelo Exemplo Consumo de uma lmpada Quanta energia uma lmpada de 100W consome em duas horas?

Prof. Marcelo Soluo: ( ) Isto o mesmo que ( ) ( ) ( )

Vous aimerez peut-être aussi