Vous êtes sur la page 1sur 8

IFRN-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS IPANGUAU

FELIPE BARBALHO ROCHA

RAZES DE IMPLANTAO DO IPV6 NA REDE MUNDIAL DE INTERNET

Ipanguau RN Agosto/2013

FELIPE BARBALHO ROCHA

RAZES DE IMPLANTAO DO IPV6 NA REDE MUNDIAL DE INTERNET

Trabalho apresentado no curso de tcnico em Informtica, na disciplina de Rede de computadores e aplicaes para a Avaliao do 2 Bimestre, Campus Ipanguau IFRN Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Orientador: Prof Filipe Raulino

Ipanguau RN Agosto/2013

A rede de internet hoje um sistema altamente complexo que interliga clientes servidores em propores globais. No seu inicio, nos anos 70, ela foi criada para alocar bilhes de endereos IP (Internet Protocol), at ento, um numero altssimo para quantidade redes e hosts que se esperava alocar com cada endereo IP. O IPv4, verso atualmente utilizada na maior parte do planeta, corresponde a uma verso de locao de endereos de IP, na qual 32 bits definem o endereo de rede, subredes, e hosts. Uma das srias limitaes do protocolo IPv4 a falta de uma camada de segurana e seu pequeno limite de locao, no qual com o passar dos anos e o crescimento das redes por todo o mundo, se tornou invivel seu crescimento. As imagens a seguir ilustram o crescimento de alocao dos endereos IP.

Figura 1 - Alocao de endereos de Rede em 1993

Figura 2 - Alocao de endereos de Rede em 2010

Devido a esses fatores foi necessrio criar uma forma de solucionar o esgotamento de endereos IP, e assim atender ao grande crescimento da rede de internet no mundo. Apesar da utilizao de alguns mtodos para tentar resolver o grande problema de esgotamento de endereos do IPv4, como o uso do NAT (Network Address Translation), o qual consiste numa rede privada utilizando endereos IPs privados para ter acesso Internet, trafegando na Internet utilizando apenas o IP pblico (ou real) de um gateway. Porem esse meio implica em diversos problemas, contradizendo os meios de comunicao fim-a-fim, onde um dispositivo na web no consegue se comunicar diretamente com um host em uma rede privada. Com isso foi necessrio a criao de um novo Protocolo com o dever de resolver o esgotamento da capacidade de endereamento, ser eficiente no roteamento, flexvel e transparente s aplicaes dos usurios. Aps inmeros esforos, a IETF (Internet Engineering Task Force) desenvolveu nos anos 90, um novo protocolo IP, o IPv6. A sexta verso do protocolo IP, resolveria todos esses problemas. Primeiro, porque d fim a praticamente todos os buracos de segurana conhecidos do IPv4, tornando as comunicaes muitssimo mais seguras. Em segundo lugar, o IPv6 define 128 bits para

endereamento, e portanto conta com cerca de bilhes de vezes o tamanho do espao de endereamento do IPv4. Uma Ilustrao do Datagrama IPv6 pode ser visto a seguir.

Figura 3 - Datagrama IPv6

Na estrutura do datagrama IPv6 compostos pelos seguintes campos: Verso: Determina a vero do protocolo, 4 ou 6. Classe de Trfego: campo de 8 bits, semelhante ao TOS do IPv4, utilizado para diferenciar servios como o de tempo real, por exemplo. Rtulo de fluxo: campo de 20bytes, ao qual, identifica um fluxo de datagramas. Comprimento de carga til: valor de 16 bits que indica o numero de bytes do datagrama. Hdr: indica o protocolo utilizado na camada de transporte (TCP, UDP). Limite de saltos: equivalente ao TTL, onde um valor decrescido ao passar por cada interface de roteamento, como forma de segurana, descartado no 0. Endereos de Fonte e de destinos: esto alocados os endereos IP de cliente e servidor, com tamanho de 128 bits. Dados: carga til do datagrama IP.

Para fins de comparao entre as duas verses do datagrama IP, uma ilustrao do datagrama IPv4 pode ser visualizado a seguir.

Figura 4 - Datagrama IPv4, para fins de comparao.

Fazendo uma analogia entre as duas verses, possvel notar que o IPv6 possui datagrama mais simples, em relao ao IPv4. Porem com uma maior capacidade de endereamento, foi introduzido um novo tipo de endereo, o anycast, que permite a entrega de um datagrama a qualquer hospedeiro de um grupo, cabealho aprimorado, diminuindo a complexidade de roteamento e aumentando sua velocidade. Apesar do tamanho ser, na prtica, menor do que o valor terico, pois a atribuio e o roteamento de endereos segue uma organizao hierrquica, estima-se que estejam disponveis 1.564 endereos para cada metro quadrado da superfcie da Terra. A adoo do IPv6 ainda est lenta, a necessidade de um upgrade de equipamentos, atualizaro de softwares e mobilizao financeiras das empresas de TI equivalem a um relativo custo para a implantao da nova verso. Porem devido a sua necessidade imediata em vrios pases j deram inicio a sua implantao. Uma soluo eficaz o uso das duas verses em paralelo, at que o IPv6 seja totalmente aderido pela Rede Mundial. O governo dos EUA divulgou, no final de setembro de 2010, um plano para atualizar para IPv6 todos os sites federais at setembro de 2012. Anos atrs, em 2005, o mesmo governo determinou que todas as agncias federais comprassem

equipamentos com suporte ao novo protocolo e deu prazo at junho de 2008 para que elas demonstrassem conectividade IPv6 em seus backbones.

No Japo e na Sucia, os governos esto dando incentivos fiscais que chegam at 100% nos produtos que so produzidos em solo nacional que estejam prontos para suportar o IPv6. O Brasil est um pouco atrasado em relao a pases da prpria Amrica do Sul, como o caso do Chile, por exemplo. Mas existem instituies que esto trabalhando forte na implementao do protocolo. o caso da Universidade Federal de So Carlos, que a primeira universidade brasileira a tornar o IPv6 disponvel em toda sua rede. A seguir possvel visualizar o processo atual de implementao do IPv6 no mundo.

Figura 5 - Panorama de Implementao do IPv6 no mundo.

REFERENCIAS
Hardware. Disponvel em: < http://www.cic.unb.br/~fernando/matdidatico/textosintro/texto02.pdf > Acesso em 20 de agosto de 2013.

Terra Tecnologia. Disponvel em:<http://tecnologia.terra.com.br/internet/entenda-o-protocolo-ipe-a-diferenca-entre-ipv4-e-ipv6,3a98fe32cdbda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html > Acesso em 20 de agosto de 2013.

IMASTERS. Disponvel em:<http://imasters.com.br/artigo/18471/redes-e-servidores/o-futuro-doipv6-e-o-fim-do-ipv4/ > Acesso em 20 de agosto de 2013.

CISCO. Disponvel em:<http://6lab.cisco.com/stats/ > Acesso em 20 de agosto de 2013. IPV6. Disponivel em:<http://ipv6.br/faq/#O_que_aconteceu_com_o_IPv5> Acesso em 20 de
agosto de 2013.

IPV6. Disponivel em:< http://ipv6.br/como-esta-a-adocao-do-ipv6-no-mundo-segundo-acisco/ > Acesso em 20 de agosto de 2013. KUROSE, J.F., ROSS, K.W. Rede de Computadores e a Internet: Uma Abordagem TopDown. 5 Edio. So Paulo: PEARSON, 2010. 615p.

Vous aimerez peut-être aussi