Vous êtes sur la page 1sur 18

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC) CAMPUS: VILLA LOBOS DICIPLINA: TERMODINAMICA II

TURBINA A VAPOR
Trabalho de Termodinmica

Marcelo Soares dos Santos Oseias Martins Silva Rodrigo Cardoso Julio Cezar Santos Ricardo Rabelo

RGM: 12092100057 RGM: 12092100705 RGM: 12092100546 RGM: 12092100439 RGM: 12092100165

Emerson Jos da Silva

RGM: 12092100397

SUMARIO
SUMARIO................................................................................................................ 1 1.INTRODUCAO...................................................................................................... 2 2.OBJETIVO Explicar o funcionamento termodinmico do ciclo de uma turbina a vapor e apresentar suas aplicaes na indstria. Ser desenvolvido e relacionado teoria aprendida em sala onde definiremos o sistema com suas vizinhanas e suas interfaces do processo termodinmico. Temos como meta neste trabalho aumentar nosso conhecimento e compartilhar estudos sobre turbina a vapor............................................................................... 2 3. REVISO BIBLIOGRAFICA................................................................................3 3.1 HISTRIA...................................................................................................... 3 3.2 EVOLUCAO DAS TURBINAS A VAPOR:...........................................................4 3.3 VANTAGENS DAS TURBINAS EM RELACAO AS MAQUINAS A VAPOR:............4 4. DEFINIO......................................................................................................... 4 4.1 FORMA CONSTRUTIVA.................................................................................. 4 5. FUNCIONAMENTO.............................................................................................. 5 5.1 CLASSIFICACAO DAS TURBINAS A VAPOR.....................................................6 5.2 PRINCIPIOS DE ACAO E REACAO...................................................................7 5.3 TIPOS DE TURBINA........................................................................................ 9 6. APLICAOES..................................................................................................... 11 7. TECNOLOGIA ATUAL......................................................................................... 11 7.1 CICLO TERMODINMICO (RANKINE)...........................................................12 7.2 CICLO RANKINE COM REAQUECIMENTO......................................................13 7.3 CICLO RANKINE REGENERATIVO.................................................................14 8. CONCLUSO..................................................................................................... 15 9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................16

1.INTRODUCAO
Turbina a Vapor a Mquina Trmica que utiliza a energia do vapor sob forma de energia cintica. Deve transformar em energia mecnica a energia contida no vapor vivo sob a forma de energia trmica e de presso. Embora a histria registre a construo de dispositivos rudimentares, que se baseavam nos mesmos princpios, de ao ou de reao, das turbinas atuais em pocas bastante remotas, o desenvolvimento da turbina a vapor, como um tipo realmente til de acionador primrio at a sua forma atual, ocorreu somente nos ltimos setenta anos. A turbina um motor rotativo que converte em energia mecnica a energia de uma corrente de gua, vapor d'gua ou gs. O elemento bsico da turbina a roda ou rotor, que conta com paletas, hlices, lminas ou cubos colocados ao redor de sua circunferncia, de forma que o fluido em movimento produza uma fora tangencial que impulsiona a roda, fazendo-a girar. Essa energia mecnica transferida atravs de um eixo para movimentar uma mquina, um compressor, um gerador eltrico ou uma hlice. As turbinas se classificam como hidrulicas ou de gua, a vapor ou de combusto. Atualmente, a maior parte da energia eltrica mundial produzida com o uso de geradores movidos por turbinas. A turbina a vapor atualmente o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primrios existentes. Uma srie de favorvel de caractersticas concorreu para que a turbina a vapor se destacasse na competio com outros acionadores primrios, como a turbina hidrulica, o motor de combusto interna, a turbina a gs.

2.OBJETIVO
Explicar o funcionamento termodinmico do ciclo de uma turbina a vapor e apresentar suas aplicaes na indstria. Ser desenvolvido e relacionado teoria aprendida em sala onde definiremos o sistema com suas vizinhanas e suas interfaces do processo termodinmico. Temos como meta neste trabalho aumentar nosso conhecimento e compartilhar estudos sobre turbina a vapor.

3. REVISO BIBLIOGRAFICA 3.1 HISTRIA A pr-histria das turbinas a vapor se remonta desde 175 a.C. quando Hern de Alexandra fez a primeira descrio. A turbina de Hern consistia de uma esfera que podia girar livremente em torno de um eixo diametral, apoiada nos extremos dos mesmos, em dois suportes, por cujo interior fazia entrar, na esfera, o vapor produzido por dois tubos diametralmente opostos e direcionados em sentido contrrio. A transformao de presso em velocidade est totalmente ligada ao elemento mvel (esfera ou "rodete"). A histria da turbina a vapor se iniciou no final do sculo passado. Entre os muitos investigadores que contriburam para o seu desenvolvimento, mencionaremos s os principais, que foram os criadores das turbinas a vapor modernas. O primeiro inventor foi o suco De Laval (1845-1913), que criou a turbina a vapor de ao de um s estgio. Desenvolveu um bocal (Tobera) convergente-divergente com velocidade supersnica de sada de vapor e o eixo flexvel, cuja velocidade crtica chegava por debaixo da velocidade de giro da turbina, 30.000 rpm. O segundo inventor foi o ingls Parsons (1854-1931), que em busca de um motor marinho apropriado, desenvolveu a turbina a vapor de reao de vrios estgios em 1895. Utilizando um rotor duplo, ele conseguiu melhores rendimentos comparados aos das mquinas alternativas de vapor, utilizadas at ento nos barcos.

Figura 1: Turbina de Hern.

3.2 EVOLUCAO DAS TURBINAS A VAPOR: Maiores turbinas a vapor 1000 MW (equivale a 10.000 motores de 136 CV). Maiores turbinas a gs < 10% pot. das maiores Turbinas a Vapor. Maiores motores Diesel < 5% pot. das maiores Turbinas a Vapor.

3.3 VANTAGENS DAS TURBINAS EM RELACAO AS MAQUINAS A VAPOR: Movimento rotativo (pouca vibrao). Menor relao peso/potncia. Melhor rendimento menor atrito, sem a perda "triangular". Menor espao ocupado. Menor custo de manuteno (embora exija manuteno especializada). Permitem grandes potncias .

4. DEFINIO
A turbina a vapor definida como sendo uma mquina trmica, onde a energia potencial termodinmica contida no vapor convertida em trabalho mecnico. Desta forma, as turbinas a vapor so mquinas de combusto externa (os gases resultantes da queima do combustvel no entram em contato com o fludo de trabalho que escoa no interior da mquina e realiza os processos de converso da energia do combustvel em potncia de eixo). Devido a isto apresentam uma flexibilidade em relao ao combustvel a ser utilizado, podendo usar inclusive aqueles que produzem resduos slidos (cinzas) durante a queima. 4.1 FORMA CONSTRUTIVA Uma turbina a vapor constituda basicamente dos seguintes elementos: 1. Uma carcaa, geralmente dividida em 2 partes longitudinalmente para facilitar o acoplamento e desmontagem, e que contm o sistema de ps fixas ou distribuidores; 2. Um rotor com ps em sua periferia, sobre o qual incide o vapor e onde feita a transformao na direo e magnitude da velocidade do vapor; 3. Um sistema de comando e vlvulas para regular a velocidade e potncia da turbina, modificando a descarga do vapor; 4. Um acoplamento para conexo mecnica com o gerador que vai acionar; 5. Um dispositivo de expanso, sempre constitudo de um bocal fixo ou mvel (diretrizes), no qual a energia de presso do vapor se transforma em energia cintica;

6. Junta de labirinto, necessria para reduzir o calor gerado quando acontece o contato rotor-estator, j que, devido s altas velocidades, o calor gerado, quando ocorresse qualquer contato, poderia produzir calor suficiente para fundir o material do rotor ou at mesmo danificar o eixo.

Figura 2: Turbina a Vapor Aberta

5. FUNCIONAMENTO
Em uma turbina a vapor a transformao de energia do vapor em trabalho feita em duas etapas. Inicialmente, a energia do vapor transformada em energia cintica. Para isso o vapor obrigado a escoar atravs de pequenos orifcios, de formato especial, denominados expansores, onde, devido pequena rea de passagem, adquire alta velocidade, aumentando sua energia cintica, mas diminuindo, em conseqncia, sua entalpia. Em um expansor, alm do aumento de velocidade e da diminuio da entalpia, ocorrem tambm queda na presso, queda na temperatura e aumento no volume especfico do vapor. Na Segunda etapa da transformao, a energia cintica obtida no expansor transformada em trabalho mecnico. Esta transformao de energia pode ser obtida de duas maneiras diferentes: Segundo o princpio da Ao ou segundo o princpio da Reao.

5.1 CLASSIFICACAO DAS TURBINAS A VAPOR As turbinas a vapor podem ser classificadas segundo os seguintes critrios: 1) Quanto a direo do movimento do vapor em relao ao rotor: Turbinas a vapor axiais: so aquelas que o vapor se move dentro do rotor em direo aproximadamente paralela ao eixo so as mais comuns. Turbinas a vapor radiais: so aquelas em que o vapor se desloca aproximadamente em sentido perpendicular ao eixo da turbina. Turbinas a vapor tangenciais: so aquelas em que o vapor se desloca tangencialmente ao rotor. 2) Quanto a forma do vapor atuar no rotor : Turbinas a vapor de ao: quando o vapor se expande somente nos rgos fixos (ps diretrizes e bocais) e no nos rgos mveis (ps do rotor). Portanto, a presso a mesma sobre os dois lados do rotor. Turbinas a vapor de reao: quando o vapor se expande tambm no rotor, ou seja, quando a presso de vapor na entrada do rotor maior que na sada do mesmo. Turbinas a vapor mistas: quando uma parte da turbina a vapor de ao e outra parte de reao. 3) Quanto ao nmero e classe de escalonamentos: Turbinas a vapor de um s rotor. Turbinas a vapor de vrios rotores: as quais, segundo a forma dos escalonamentos, podem ser : o o o Turbinas a vapor com escalonamento de velocidade Turbinas a vapor com escalonamento de presso Turbinas a vapor com escalonamento de velocidade e de presso

4) Quanto ao nmero de ps que recebem o vapor: Turbinas a vapor de admisso total: quando o vapor atinge totalmente as ps do distribuidor. Turbinas a vapor de admisso parcial: quando o vapor atinge somente uma parte das ps.

5) Quanto a condio do vapor de escape: Turbinas a vapor de escape livre: nas quais o vapor sai diretamente para a atmosfera. Portanto a presso de escape igual a presso atmosfrica. Turbinas a vapor de condensador: nas quais na sada existe um condensador onde o vapor se condensa, diminuindo presso e temperatura. A presso de escape do vapor inferior a presso atmosfrica. Turbinas a vapor de contrapresso: nas quais a presso de escape do vapor superior a presso atmosfrica. O vapor de escape conduzido a dispositivos especiais para sua posterior utilizao (ex: calefao, alimentao de turbina de baixa presso, etc). Turbinas a vapor combinadas: nas quais uma parte do vapor retirada da turbina antes de sua utilizao, empregando-se esta parte subtrada para calefao e outros usos; o resto do vapor continua a sua evoluo normal no interior da turbina e, na sada, vai para a atmosfera ou ao condensador. 6) Quanto ao estado do vapor na entrada: Turbinas a vapor de vapor vivo: quando o vapor de entrada vem diretamente da caldeira. Por sua vez elas podem ser: o o de vapor saturado de vapor superaquecido

Turbinas a vapor de vapor de escape: quando se utiliza a energia contida no vapor de escape de uma outra mquina trmica (por ex.: a mquina a vapor, a turbina de contrapresso, etc). A maioria delas so de vapor saturado.

5.2 PRINCIPIOS DE ACAO E REACAO Embora nada conhecesse a respeito de turbo - mquinas trmicas, Newton, no sculo XVII,estabeleceu as leis que explicam exatamente os dois princpios apresentados acima. Newton afirmou que e necessrio exercer uma fora para mudar a velocidade (tanto em modulo como em direo) de um corpo em movimento. O jato de vapor (um corpo em movimento) tem sua velocidade modificada pelo anteparo circular, colocado em seu caminho. A fora resultante move o anteparo, na direo do jato, e levanta o peso W. Este , em essncia, o princpio da ao. Newton estabeleceu tambm que a cada ao corresponde uma reao igual e contrria. Esta lei a base terica que explica o

funcionamento tanto de um foguete espacial ou de um avio a jato puro, como tambm de um esguicho rotativo de jardim. Inicialmente devemos notar que a ao do jato sobre o ar atmosfrico nada tem a ver com o princpio da reao, j que este e perfeitamente vlido tambm em um ambiente sob vcuo. Um foguete espacial, cuja movimentao e baseada exclusivamente no princpio da reao, opera perfeitamente fora da atmosfera. A fora impulsora est no interior do expansor. Imagine uma caixa que no tenha abertura alguma e esteja cheia de vapor sob presso. A presso agindo em qualquer parede equilibra exatamente a presso agindo na parede oposta e, havendo balanceamento de foras, a caixa permanecer em repouso. Entretanto, se fizermos um furo em um dos lados da caixa e colocarmos neste furo um expansor, haver atravs do expansor, um jato de vapor e a presso no expansor ser menor do que a presso no ponto correspondente da parede oposta. O desbalanceamento de foras, ento produzido, far a caixa mover-se na direo oposta a do jato de vapor. Em essncia, este o princpio da reao. Turbinas de ao Nas turbinas de ao, a queda de presso do vapor ocorre somente empeas estacionria. Nelas predomina a fora de impulso e os estgios podem ser de dois tipos: estgio de presso, conhecido como Rateau e estgio e velocidade, conhecido com Curtis. Em um estgio de ao toda a transformao de energia do vapor em energia cintica ocorrer nos expansores, em consequncia haver uma queda na presso do vapor e um aumento da velocidade. Na roda de palhetas mveis no haver expanso (queda de presso), pois as palhetas mveis tm seo simtrica e que resulta em reas de passagens constantes para o vapor. No havendo expanso, a velocidade do vapor em ao s palhetas mveis ficar constante, no obstante, haver uma queda de velocidade absoluta do vapor nas palhetas mveis, transformando assim a energia cintica, obtida nos expansores, em trabalho mecnico.

Turbinas de reao Em uma turbina de reao comercial teremos sempre vrios estgios, colocados em serie, sendo cada estgio constitudo de um anel de expansores, tambm chamado de roda de palhetas fixas, seguido de uma roda de palhetas mveis. Tanto as palhetas fixas, como as palhetas mveis tm seo assimtrica, o que resulta em reas de passagens convergentes, para o vapor em ambas. Por esta razo, em uma turbina de reao comercial, parte da expanso do vapor ocorrer nas palhetas fixas e parte ocorrer nas palhetas mveis. Nas palhetas fixas teremos, portanto, uma expanso parcial do vapor, resultando em uma queda de presso e em um aumento da velocidade.

5.3 TIPOS DE TURBINA Turbina de ao simples ou de Laval: Este tipo de turbina consiste em um ou mais bocais fixos que descarregam vapor sobre uma fileira de palhetas moveis montadas num disco acoplado a um eixo (Rotor) A expanso do vapor ocorre completamente nos bocais As palhetas moveis no conseguem absorver toda a energia cintica do vapor, conseqentemente a velocidade do vapor na sada alta, constituindo-se numa perda de energia. Possui baixo rendimento, entretanto pela sua simplicidade de projeto e construo recomendada para pequenas potncias.

Turbina Curtis (Velocidade Escalonada): Como forma de aproveitar as perdas de energia experimentadas nas turbinas de ao simples (velocidade residual relativamente alta), so adicionadas duas ou mais filas de palhetas moveis, intercalando-se entre elas palhetas fixas. As palhetas fixas so montadas na carcaa e tem como nico propsito direcionar o jato de vapor sobre as palhetas moveis.

Turbina Parsons: Este tipo de turbinas constitudo de mltiplos estgios de reao, que resulta em quedas parciais de presso atravs de sucessivas fileiras de palhetas fixas e moveis. Com isto a queda de presso em cada fileira de palhetas pequena resultando em baixas velocidades do vapor em cada estgio.

10

medida que o vapor se expande, o seu volume especfico aumenta, motivo pelo qual as fileiras sucessivas de palhetas tem suas dimensiones aumentadas de forma progressiva. Nos estgios de alta presso ocorre fuga de vapor atravs das folgas entre as palhetas moveis e a carcaa, resultando em perda de eficincia, portanto evita-se usar turbinas de reao em turbinas de alta presso. Para contornar essa situao prefere-se usar arranjos compostos como por exemplo a turbina Curtis-Parsons.

Turbina Curtis-Parsons: Neste tipo usam-se os estgios de ao e reao de forma escalonada. Primeiro usa-se um estgio Curtis (por exemplo duas quedas de velocidade) para reduzir a presso e temperatura do vapor e logo em seguida reao. usa-se os estgios de

6. APLICAOES
Centrais termeltricas (convencionais e nucleares para gerao de energia eltrica). Propulso de navios e submarinos. Acionamento de mquinas em geral como bombas, compressores, geradores eltricos, ventiladores, secadores de papel, etc.

7. TECNOLOGIA ATUAL
Atualmente foi anunciado o lanamento de uma nova turbina a vapor para centrais eltricas geotrmicas, uma infraestrutura com uma capacidade at 60 megawatts e que pretende dar resposta crescente procura do mercado mundial por este tipo de equipamento. Entre as solues e equipamentos destinados eficincia industrial, as turbinas a vapor podem constituir-se como aliados fundamentais em aplicaes de recuperao de energia que conduzem otimizao dos custos da factura eltrica. Foi estudado a fundo os requisitos especficos de centrais eltrica geotrmicas e apresenta agora ao mercado um conceito de turbina amplamente comprovado. 11

Verifica-se em todo o mundo uma crescente procura por turbinas a vapor geotrmicas. Com esta turbina temos todas as condies para vingar no mercado e estabelecermo-nos a longo prazo como fabricante de turbinas a vapor. Recorde-se que, segundo um estudo desenvolvido pela IHS Emerging Energy Research, a capacidade instalada de energia geotrmica vai triplicar em todo o mundo, at 2020, atingindo os 31 GW at esta data. Por outro lado, e no final de 2010, a capacidade global instalada das centrais eltricas geotrmicas cifrava-se em 11 giga watts (GW). Os EUA so o atual lder mundial neste sector, com uma capacidade geotrmica instalada de 3,1 GW. Seguem-se as Filipinas, com aproximadamente 1,9 GW, e a Indonsia com 1,2 GW. Existe tambm potencial para a utilizao de energia geotrmica para efeito de produo de energia na frica Oriental, Amrica Central, Chile, Rssia, Itlia, Islndia e Turquia.

Nova turbina a vapor Siemens.

7.1 CICLO TERMODINMICO (RANKINE) O ciclo Rankine descreve a operao de turbinas a vapor comumente encontrada em estaes de produo de energia. Neste ciclo termodinmico a gua transformada em vapor, e o vapor usado para acionar uma turbina para produzir energia. O ciclo completado em um condensador onde o vapor de exausto resfriado e a gua resultante devolvida a um trocador de calor para iniciar o processo. Existem quatro processos num ciclo Rankine:

12

Fase 4-1 Compresso: o fluido bombeado de uma presso baixa para uma presso alta utilizando-se uma bomba. O bombeamento requer algum tipo de energia para se realizar. Fase 1-2 Transferncia de calor isobrica: o fluido pressurizado entra numa caldeira, onde aquecida a presso constante at se tornar vapor superaquecido. Fase 2-3 Expanso: o vapor superaquecido expande atravs de uma turbina para gerar trabalho. Idealmente, esta expanso isoentrpica. Com esta expanso, tanto a presso quanto a temperatura se reduzem. Fase 3-4 Transferncia de calor: o vapor ento entra num condensador, onde ele resfriado at a condio de lquido saturado. Este lquido ento retorna bomba e o ciclo se repete. Uma caracterstica importante desse sistema a diversidade dos combustveis utilizados (carvo, leo combustvel), pois a queima dos combustveis ser utilizada apenas para gerao de vapor, sendo que o fluido de trabalho utilizado a gua.Existem duas variaes bsicas do ciclo Rankine utilizados atualmente:

7.2 CICLO RANKINE COM REAQUECIMENTO O ciclo Rankine com reaquecimento opera utilizando duas turbinas em srie. A primeira turbina recebe o vapor da caldeira alta presso, liberando-o de tal maneira a evitar sua

13

condensao. Este vapor ento reaquecido, utilizando o calor da prpria caldeira, e utilizado para acionar uma segunda turbina de baixa presso. Entre outras vantagens, isto impede a condensao do vapor no interior das turbinas durante sua expanso, o que poderia danificar seriamente as ps da turbina.

7.3 CICLO RANKINE REGENERATIVO O ciclo Rankine regenerativo nomeado desta forma devido ao fato do fluido ser reaquecido aps sair do condensador, aproveitando parte do calor contido no fluido liberado pela turbina de alta presso. Isto aumenta a temperatura mdia do fluido em circulao, o que aumenta a eficincia termodinmica do ciclo.

14

8. CONCLUSO
Para fim de anlise foi observado o funcionamento e as diversas aplicaes das turbinas a vapor, sua evoluo e importncia na indstria. Tambm foi observado atravs do experimento que quanto maior o nvel de temperatura e presso, maior ser a potencia no eixo da turbina que devem ser levadas em considerao no ciclo termodinmico, avaliando a sua aplicao tendo assim uma melhor eficincia.

15

9. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Apostilas Sistemas Trmicos I Apostila EFEI, Itajub, MG. Turbinas a Vapor Conceito, Operao e Manuteno Apostila FUPAI, Itajub, MG Sites http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAO8sAK/turbinas-a-vapor http://pt.scribd.com/doc/35553302/Turbinas-a-Gas-e-Turbinas-a-Vapor http://pt.scribd.com/doc/37945766/41/TURBINA-DE-ACAO-E-TURBINA-DE-REACAO http://www.mspc.eng.br/termo/termod0540.shtml

16

Vous aimerez peut-être aussi