Vous êtes sur la page 1sur 11

Nota: Se procura outros usos da palavra Perspectiva, veja Perspectiva.

Construo geomtrica de uma perspectiva. Gravura de Henricus Hondius.

Mtodo de Drer que se utiliza de um vidro quadriculado como plano secante da pirmide visual.

A palavra perspectiva significa ver atravs de, um dos significados de perspicere, em uma 1 traduo literal da palavra grega optik. Ainda Erwin Panofsky, e outros tericos, levanta a hiptese de que o termo possa ser uma 1 traduo da palavra italiana prospettiva. A interpretao de Drer se baseia na definio moderna que entende a perspectiva como uma seo transversal provocada na pirmide visual (ou cone visual, que deu origem ao 3 termo perspectiva cnica), pelo plano do quadro. Desde o seu surgimento, na Renascena, quase toda pintura obedecia a esse mtodo de representao. A perspectiva era um expediente geomtrico que produzia a iluso da realidade, mostrando os objetos no espao em suas posies e tamanhos corretos. A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o observador em aquele para 4 o qual o mundo todo converge.
ndice
2

[esconder]

1 Histria 2 Mtodos de representao

o o

2.1 Perspectiva exata 2.2 Perspectiva axonomtrica

2.2.1 Perspectiva isomtrica

2.3 Perspectivas em projeo cilndrica oblqua

2.3.1 Perspectivas paralelas oblquas

2.3.1.1 Voo de pssaro

3 A perspectiva no oriente 4 Perspectiva estranha 5 Processos contemporneos

o o o o

5.1 Perspectiva curvilnea (1968) 5.2 Perspectivas animadas (anos 90) 5.3 Perspectiva quadridimensional (1997) 5.4 Perspectiva hologrfica (Sc. XXI)

6 Referncias 7 Bibliografia 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

Histria[editar]
No sentido lato, se a perspectiva "a cincia da representao dos objetos numa superfcie, da forma como surgem ao olhar humano, vistos de uma certa distncia", seria descabido no 5 reconhecer que, neste contexto, a perspectiva j existia na antiguidade. Na antiguidade egpcia, muito antes do surgimento dos processos de perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temtico; por exemplo, o fara fatalmente era representado em tamanho vrias vezes maior que o de seus sditos. Iconograficamente a tradio impunha que os elementos retratados tomassem a forma mais fcil de reconhecimento, o que terminava por 6 fragmentar os "modelos" a partir de pontos de vista "frontais" (lei da frontalidade). Os gregos, depois de terem seus desenhos fortemente influenciados pela lei da frontalidade, partiram para o naturalismo e quase descobriram as leis da perspectiva geomtrica, mas uma experincia malsucedida os afastou dessa ideia, pois os corpos mais distantes se projetaram maiores no plano de projeo, quando na realidade o que est mais distante deve parecer 7 menor.

Ilustrao da traduo em Francs antigo da Histoire d'Outremer de Guillaume de Tyr, entre 1200 e1300. As arestas paralelas dos objetos, ao se distanciarem do observador, fixo, deveriam convergir para um ponto (ponto de fuga), porm, elas no o fazem.

Durante o perodo medieval alguns estilos abandonaram por completo qualquer inteno de se 8 alcanar uma iluso visual de profundidade. No entanto, a influncia dos esforos gregos (e romanos, em evoluo arte grega) permaneceu viva e os artistas pr-perspectivistas usaram as linhas diagonais como formas de obteno de espao, embora no tenham se dado conta da existncia do ponto de fuga. Esse tipo de processo emprico ficou conhecido como espinha9 de-peixe. A base ptica da perspectiva pode ter sido definida no ano 1000, quando o matemtico e 10 filsofo rabe Alhazen, na sua obra Perspectiva, pela primeira vez demonstrou que a luz projeta-se em formato cnico no olho humano. Isto era, teoricamente, suficiente para traduzir objetos de modo convincente em uma pintura, mas Alhalzen estava preocupado apenas com a ptica, no com mtodos de representao. Tradues cnicas so matematicamente difceis, de forma que a construo de um desenho utilizando-se delas seria bastante demorado. Giotto foi um dos primeiros artistas italianos, j em um contexto que se aproximava do Renascimento naquele pas, a utilizar-se de mtodos algbricos para determinar a distncia entre linhas. No entanto, tal mtodo possua deficincias e no retratava fielmente uma sequncia de linhas em um determinado campo visual. Uma das primeiras obras de Giotto, na qual ele se utiliza dessa tcnica, foi Jesus ante Caifs. Embora esta obra no se encaixe na definio estrita de perspectiva, ela fornece uma iluso crvel de profundidade e pode ser 11 considerada como um passo importante na arte ocidental. Na era moderna adotou-se o conceito de perspectiva em sua acepo estrita, ou seja, "a cincia da representao de objetos e do espao que os cerca e da maneira como esses so 5 percebidos pelo olhar, a partir de um ponto de vista fixo". Em meados do sculo XV, no perodo da histria conhecido como quatrocento, esse "ponto de vista" determinou a perspectiva de projeo central, proposta atravs de desenhos, por Filippo Brunelleschi (falecido em 1446), a qual chamou de Construzione Legittima e que se baseava 12 num sistema com um ponto de fuga. Brunelleschi percebeu, possivelmente atravs da pintura da silhueta de diversos edifcios florentinos com o auxlio de um espelho, que todas as linhas daquelas arestas convergiam para um ponto na linha do horizonte. Segundo o bigrafo Vasari, ele ento demonstrou a perspectiva por meio de um dispositivo ptico, utilizando-o na sua 13 pintura do Battistero di San Giovanni, na Igreja de Santa Maria del Fiore.

O uso da perspectiva na composio deste afresco de Pietro Perugino (localizado na Capela Sistina, 148182) ajudou a levar o novo processo a Roma.

Dcadas depois, Leon Battista Alberti, amigo e admirador de Filippo escreveu o tratado conhecido como Della Pittura (1435) (ou Da pintura em portugus), no qual explicitavam-se mtodos construtivos da perspectiva. Alberti foi considerado por Vasari melhor escritor do que 14 pintor. Piero della Francesca desenvolveu os estudos apresentados em Della Pittura na sua obra De Prospectiva Pingendi de 1474. Alberti havia limitado a sua obra s figuras posicionadas no plano de terra (ou seja, no "cho"), traando um panorama da perspectiva geomtrica. Francesca foi alm, posicionando objetos em praticamente qualquer ponto da iluso 15 tridimensional da pintura. Leonardo da Vinci acreditava que a compreenso da perspectiva era fundamental para a pintura e o desenho. Segundo suas anotaes, dizia quea prtica deve sempre ser construda sobre a teoria, para a qual a perspectiva o sinal e o portal de entrada, e sem perspectiva 16 nada pode ser feito bem nos campos da pintura. Fundamentos slidos da perspectiva matemtica foram produzidos por Girard Desargues, no sculo XVII, ao resgatar a obra de Apolnio e antecipar muitos dos princpios daquela que viria a ser chamada de Geometria projetiva. Desargues, entretanto, no foi reconhecido em sua poca por no ter sido considerado "cientfico" e por no utilizar os princpios da geometria 17 analtica, elemento de credibilidade naquele momento. Mais tarde, em 1715, os fundamentos matemticos foram codificados por Brook Taylor, no seu livro intitulado Linear Perspective, os quais propiciaram o surgimento do mtodo exato com 18 dois pontos de fuga. No incio do sculo XIX os estudos de Desargues foram revisitados por Jean-Victor Poncelet (1788-1867), que elaborou a Geometria projetiva, na sua obra Trait des Proprits 17 Projectives des Figures, de (1822). Processos de perspectiva com:

um ponto de fuga

dois pontos de fuga

dois pontos de fuga

trs pontos de fuga

19

trs pontos de fuga

Exemplo do funcionamento de uma projeo que resulta em uma perspectiva (o ponto O indica o observador.)

Exemplo de uma perspectiva isomtrica com arcos em formato de semi-isocrculos.

Exemplo de uma perspectiva cavaleira.

Exemplo de uma cavaleira "voo de pssaro" ou "olho de pssaro", exemplo de "perspectiva militar".

Variao a 45 da perspectiva militar.

Mtodos de representao[editar]
Alm das representaes artsticas, existem trs mtodos de perspectiva que so muito usados na engenharia, na arquitetura, no desenho industrial e em outras frentes onde a 20 abordagem tcnica se faa necessria: Exato (a perspectiva cnica desenhada com os planos de projeo da Geometria descritiva),

Axonomtrico (subdividido em isomtrico, dimtrico e trimtrico) e Oblquo (em suas diversas variaes).

Perspectiva exata[editar]
Neste processo, o objeto visto como a figura resultante da interseo dos raios visuais que partem do observado na direo do observador, e so cortados por um plano, que chamado de quadro (Q). A perspectiva exata projetada instrumentalmente num plano a partir de vistas ou das medidas precisas do que ser representado. Este mtodo o mais estudado e 21 utilizado pelos arquitetos. Portanto, a ideia bsica por trs de qualquer sistema projetivo a de que existem, trs elementos fundamentais para que haja a perspectiva, so eles: um observador, um objeto (observado) e um plano de projeo (quadro).

Perspectiva axonomtrica[editar]
Terica e diretamente, os mtodos paralelos da axonometria, so projees ortogrficas (segundo um observador situado no infinito), que projetam trs faces de um cubo em um plano 22 (quadro). A isometria a situao onde os trs eixos (xyz) esto separados por 120 graus. A dimetria d-se quando tem-se dois ngulos iguais. E a trimetria, por sua vez, ocorre quando as distncias entre os eixos possuem ngulos distintos; ela tambm conhecida como anisometria, pois as medidas das unidades dos trs eixos possuem diferentes escalas entre si.

Perspectiva isomtrica[editar]
A perspectiva do tipo isomtrica um caso particular de projeo cilndrica ortogonal. Ela ocorre, como j dito, quando o observador est situado no infinito (e portanto, as retas projetantes so paralelas entre si) e incidem perpendicularmente ao plano do quadro. O sistema de eixos da situao a ser projetada ocorrer na perspectiva, se vistos no plano, de forma equi-angular (em ngulos de 120). Desta forma, possvel traar uma perspectiva 23 isomtrica atravs de uma malha de retas desenhadas a partir de ngulos de 30. . Entre todas as perspectivas paralelas, as isomtricas so as mais comuns de serem utilizadas no dia-a-dia de escritrios de projetos de mecnica, devido sua versatilidade e facilidade de montagem ( possvel desenhar uma isomtrica relativamente precisa utilizando-se apenas um par de esquadros). Ela, no entanto, tem suas desvantagens, dado que vrios pontos nos objetos representados podem gerar iluses de ptica, por meio de coincidncias plano bidimensional, alm de dos crculos e arcos serem trabalhosos de se construir com o compasso.

Perspectivas em projeo cilndrica oblqua[editar]


Perspectivas paralelas oblquas[editar]
As perspectivas paralelas oblquas (eventualmente chamadas de cavaleiras ou militares) ocorrem quando o observador imprprio (situado no infinito), gera retas projetantes (paralelas) que incidem de forma no-perpendicular no plano do quadro. Desta forma, caso uma das faces do objeto a ser projetado seja paralela ao quadro, esta face estar desenhada em verdadeira grandeza (suas medidas sero exatamente iguais s da realidade) enquanto as demais sofrero uma distoro perspctica. O fator de correo (reduo) a ser utilizado na 25 mensurao das arestas, depende do ngulo de incidncia das projetantes. Por exemplo, caso as retas projetantes incidam no plano do quadro em ngulos de 45, as 25 faces a sofrerem distoro tero suas projees reduzidas metade do valor real. . Objetos com muitos crculos na vista frontal so mais fceis de construir em cavaleira do que em isomtrica.
24

Voo de pssaro[editar]
Toda perspectiva (cnica ou paralela) que adote o observador muito acima da linha do horizonte, como se estivesse a mirar o cho, chamada de voo de pssaro. Umas das angulaes da cavaleira (com as fugantes a 225 graus), que tem essa caracterstica de 26 sobrevoo, recebe o nome de perspectiva militar. possvel encontrar a militar em processo dimtrico, como se fosse uma perspectiva isomtrica em que os ngulos da base so 27 desenhados a 45 graus. Esse processo teve incio nos rascunhos feitos pelas patrulhas napolenicas por meio de bales ou de pontos elevados, na simulao topogrfica de terrenos, em mapas destinados sestratgias militares. Aps a sua divulgao foi usada por arquitetos alemes na representao de seus planos urbansticos sob o nome de vogel 26 perspective. Na prtica, o plano superior das construes desenhado no quadro, paralelo ao plano do solo (o quadro um plano horizontal). Nos atelis de arquitetura comum a utilizao da perspectiva militar, por ser desenhada a partir da planta, em verdadeira grandeza.

Gravura japonesa.

A perspectiva no oriente[editar]
Ao longo da histria, o homem sempre procurou utilizar-se dos suportes pictricos como meio de expresso. Porm, tratou-se de uma questo essencialmente ocidental a busca de uma "reproduo fiel" da viso humana no plano bidimensional: nota-se que na arte do oriente, tal preocupao, ainda que no desaparea, manifesta-se com outras intenes. Nas tradies artsticas no-ocidentais, a perspectiva em sua forma estrita, praticamente inexiste, visto que a viso de mundo e esttica daquelas culturas diferente. Em meados do sculo XIX, quando ocorre um contato maior entre Ocidente e Oriente, o "dilogo" entre esses extremos criou condies para que a prpria visualidade ocidental tenha sofrido uma revoluo, quando pintores ligados ao impressionismo, ps-impressionismo e ao art nouveau permitiram-se a influncia daquilo que se chamou de japonismo, abrindo caminho para diferentes maneiras de 28 interpretao do espao. Existem muitos mtodos de obteno espacial em uma imagem, no caso das gravuras orientais, observa-se a utilizao da sobreposio, da posio no campo visual (mais para cima, mais longe), da perspectiva atmosfrica e das diagonais sem o contexto geomtrico da perspectiva.

Czanne (1890-1894).

Perspectiva estranha[editar]
Distorcer a perspectiva ou incluir mais de uma na mesma cena perturbador, porque o crebro no encontra as convenes visuais usadas para que as coisas paream reais. 29 Pintores como Paul Klee fizeram brincadeiras com os processos existentes. De Chirico rompeu com as regras para criar uma atmosfera de sonho; na tela Musas inquietantes, de 1925, ele interrompeu um caminho de forma abrupta, desafiando o espectador 29 a olhar na rua alm, onde os prdios se parecem se casas de bonecas. Em Mistrio e melancolia, de 1914, a perspectiva to inslita, que historiadores da segunda metade do sculo XX, passaram a consider-lo um pintor surrealista, antes mesmo do incio 30 do Surrealismo em 1924. Czanne foi o primeiro a fazer experincias com a perspectiva, nas suas sesses de pintura, 29 ao mudar o seu ponto de vista de um lado para o outro. Na pintura Cesta de mas, de 1895, 31 a perspectiva da mesa se mostra desconstruda. Escher subverteu propositalmente as leis da perspectiva, a fim de criar iluses visuais por meio 32 de ambiguidades, como pode ser visto na litografia Queda de gua de 1961.

Na pintura de Van Eyck, o espelho ao fundo contm um processo de perspectiva curvilnea.

Cena do SimCity.

Mandarino, Perspectiva quadridimensional (1997).

Holografia.

Processos contemporneos[editar]
Existem processos de perspectiva que abordam os elementos do sistema projetivo de forma variada, ou seja, observador(es), plano(s) de projeo e o objeto(s) a ser(em) representado(s) diferem daquilo que foi postulado pelos mtodos tradicionais.

Perspectiva curvilnea (1968)[editar]


A perspectiva curvilnea (perspectiva esfrica ou perspectiva cilndrica) uma processo grfico usado para desenhar objetos em uma superfcie curva (o que difere do quadro dos processos renascentistas). Artistas como Jan van Eyck e Escher (em Mo com esfera refletora) desenvolveram trabalhos com esse tipo de representao na simulao de espelhos, mas no deixaram teoria escrita sobre o mtodo. Em 1968 um processo curvilneo foi codificado pelos 33 artistas Andr Barre eAlbert Flocon no livro La Perspective curviligne , que foi traduzido em 34 Ingls em 1987 como Curvilinear Perspective: From Visual Space to the Constructed Image .

Perspectivas animadas (anos 90)[editar]


Os processos tradicionais de perspectiva foram adaptados para os programas de computao grfica e os seus resultados aproveitados para os jogos 35 eletrnicos deestratgia e simuladores profissionais. Um dos inmeros exemplos a primeira verso do SimCity (com a evoluo tecnolgica, passou-se a utilizar cada vez mais a perspectiva isomtrica no lugar da militar, o que oferecia uma maior sensao espacial, 36 adotando-se, posteriormente, a perspectiva cnica).

Perspectiva quadridimensional (1997)[editar]


A perspectiva quadridimensional um processo grfico desenvolvido pelo artista 37 plstico Denis Mandarino, em 1997, que pode ser visto no quadrptico Observao no tempo . O processo utiliza diversos pontos de vista de um observador mvel, obtidos em diferentes momentos. O mtodo admite suportes pictricos planos ou curvilneos e mltiplos pontos de 38 fuga.

Perspectiva hologrfica (Sc. XXI)[editar]


As projees hologrficas tm sido objeto de inmeras aparies na fico 40 cientfica escrita, televisiva e cinematogrfia. O holograma tornou-se substantivo concreto e cada vez mais a indstria do entretenimento tm interesse por esse tipo de produto. Os culos
39

especiais e as telas de projeo (3D) , so tentativas de transcender os limites do plano de projeo (quadro). Sries de sucesso como Star Trek, Star Wars, Babylon 5, O Homem de Ferro entre muitas outras, mostram objetos ou personagens projetados num ambiente, permitindo que os entes hologrficos sejam circundados por quem os observa, como se fossem esculturas ou seres vivos. Shows musicais tm utilizado hologramas em suas 43 apresentaes. Esse tipo de sistema projetivo extrapola os conceitos de observador, 44 observado e plano de projeo (quadro), ampliando os limites das projees em perspectiva.

41

42

Referncias

Vous aimerez peut-être aussi