Vous êtes sur la page 1sur 5

O gigante acordou

Nos ltimos meses, uma onda revolucionria, iniciada por jovens e que posteriormente ganhou a adeso popular, comeou a se propagar em boa parte do territrio brasileiro, contando tambm com o apoio estrangeiro. As manifestaes, que muitas vezes so encerradas com violncia acarretadas por vndalos infiltrados, so ocasionadas por diversos fatores. No principio, as mesmas eram motivadas pelo descontentamento do povo com o aumento do preo das passagens de nibus, mas, com o tempo, viraram uma luta contra os problemas sociais e a corrupo. O governo de alguns estados, no inicio do ms de junho, anunciou o aumento das tarifas do transporte pblico em cerca de 10 a 20 centavos, dependendo da regio. Esse acrscimo foi o que ocasionou o inicio das insatisfaes dos cidados e depois de nomeada tal atitude como injusta, inoportuna e absurda, sendo que os transportes pblicos no so de qualidade, o povo foi s ruas lutar por seus direitos. Contando com a ajuda das redes sociais o movimento ganhou fora e popularidade, sendo que hoje muitas atitudes boas, como a limpeza por parte dos manifestantes da depredao de vndalos, e ilcitas, como a invaso do Instragam da presidenta Dilma, foram tomadas. Mas se engana quem pensa que toda essa onda revolucionaria mantida apenas pelo desejo d reduo de centavos, ainda mais por que em alguns estados a tarifa j foi reduzida. A sociedade foi s ruas para pedir melhores condies de sade, educao, no a PEC 37, que h poucos dias foi revogada, etc. E, alm disso, o fim da corrupo, que segundo pesquisas, o Brasil perde cerca de 40 a 80 bilhes de reais com esse crime anualmente, recentemente intitulado como hediondo, sendo que esse dinheiro deveria ser destinado a benefcios populao. Muitos desses protestos ocorridos no pas sucederam de forma pacfica, entretanto na maioria deles o resultado foi dano ao patrimnio pblico, pois algumas pessoas acreditam que s sero ouvidas se o governo sofrer alguma degradao, e privado, confronto com a policia, que geralmente rende muitas pessoas machucadas e at mortes, etc. Uma forma para que esses protestos possam ocorrer, como a prpria constituio as libera de acontecerem, e de serem realizados de maneira ordeira haver uma parceria entre manifestantes e a policia a fim de tentar impedir a ao de vndalos infiltrados nos protestos. Outra soluo para satisfazer a populao seria os governantes auscultarem os lideres dos movimentos e atender, conforme for possvel, as solicitaes dos mesmos.

Manifestaes no Brasil: quais as razes?


O incio das manifestaes populares no Brasil, desde o meio de junho, deixou perplexas as autoridades da Unio, estados e municpios. De um protesto contra o aumento da passagem dos nibus, a populao incorporou temas pouco discutidos. Em que cenrio surgiram os questionamentos por parte da populao? So vrios, mas alguns desses assuntos diretamente refletem na vida das pessoas. O cenrio econmico internacional revela que nossos problemas internos no so causados por fatores vindos de fora; o cenrio interno revela aumento da inflao, baixo crescimento da economia sem perspectivas de melhora no curto e mdio prazo, perda de poder aquisitivo face a reajustes automticos de servios pblicos privatizados (pedgio, transporte coletivo, telecomunicaes, energia) e servios prestados ao povo sem o padro Fifa; para a Copa de 2014, houve gastos questionveis para construir estdios particulares sem a transparncia adequada e necessria. A Fifa, uma entidade privada internacional, impe (e o governo aceita) exigncias que ignoram nossa soberania. Alm disso, h uma sensao de que os condenados pelo mensalo no iro ficar atrs das grades. Aumenta a corrupo porque a impunidade assegura meios de os polticos corruptos escaparem da priso. A PEC 37, j derrubada, defendia que o Ministrio Pblico no tivesse mais o poder investigativo (contra corrupo, desvio de recursos, obras superfaturadas etc.), e pergunta-se: quem se beneficiaria com a excluso do MP das investigaes? H um silncio sepulcral por parte dos governantes (nas trs esferas) quando a populao questiona algum gasto pblico no esclarecido quanto ao seu objetivo ou necessidade. Nenhuma discusso sobre a adoo de medidas econmicas que podem afetar a poltica fiscal, em que mais gastos so autorizados sem contrapartida de receita. No se prope uma reforma tributria com menos impostos, gastos com maior retorno econmico e social, com um substancial corte de despesas da Unio, estados e municpios. No dia 21, a presidente da Repblica falou para a nao em cadeia nacional de rdio e televiso, buscando dar respostas aos anseios da populao. Atitude louvvel, mas o que o povo questiona j no deveria ser de conhecimento de todas as autoridades? A presidente pode dar as respostas junto com os demais poderes. Que cada poder assuma suas atribuies de fato, cortando os prprios privilgios. Hoje, o poltico cassado volta para sua casa legislativa, o condenado pelo Supremo no est na cadeia e populao cabe somente a tarefa de pagar impostos.

O Brasil precisa mudar, e muito. E que comece pelo poder poltico, que a reforma mais urgente de que a nao precisa. A reforma poltica de verdade deve contemplar fidelidade partidria, voto distrital, mandato do partido e no do poltico, fim da reeleio para todos os nveis, vereador como trabalho voluntrio e no remunerado, cargos comissionados representando no mximo 2% do total de servidores, e fim do aparelhamento do Estado com indicaes polticas. O que necessrio para mudar o pas de agora e do futuro no so medidas pontuais para baixar o preo da passagem, mas medidas profundas, estruturais, de curto, mdio e longo prazo.

As ltimas manifestaes polticas no Brasil: vamos conseguir?


Manifestaes so necessrias para a construo da vida poltica de um povo. As manifestaes polticas no Brasil desprezam a participao dos partidos polticos, uma vez que estes esto diretamente envolvidos na maior parte dos escndalos que gera manifestao pblica.
O poder de mobilizao viabilizado pelas redes sociais na internet uma tendncia mundial. Apenas como exemplo, temos as manifestaes polticas articuladas desde o final de 2010 ento chamadas de Primavera rabe. Como se sabe, a organizao e a manifestao da sociedade civil so fundamentais para a construo de uma vida poltica ativa de um pas, de um povo, e dessa forma, tm promovido transformaes considerveis como a queda de ditadores. No Brasil, atualmente, a despeito de no vivermos as mesmas condies polticas que esses pases do Oriente, deparamo-nos constantemente com casos de corrupo e de m gesto da coisa pblica. Tais acontecimentos tambm tm mobilizado a sociedade para revelar seu descontentamento atravs de manifestaes. Mas qual a diferena entre as manifestaes da Primavera rabe e as que ocorrem na sociedade brasileira? A intensidade. A exemplo do que ocorreu no Egito, o que se tem um movimento que ganha as ruas de forma intensa, dias a fio, at mesmo com enfrentamentos contra o Estado, representado em suas foras policiais. No Brasil, porm, muito se limita ao mbito da internet e das manifestaes com dia e hora marcada, como se viu no ltimo feriado de 07 de Setembro, dia de comemorao da Independncia Nacional. Alm disso, outra questo muito curiosa pode suscitar um debate acerca da natureza dessas manifestaes brasileiras. Seus organizadores expressam claramente o repdio participao de partidos polticos, admitindo apenas como se viu em setembro de 2011 organizaes e instituies como a CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a ABI (Associao Brasileira de Imprensa). Mas

seria possvel promover mudanas na poltica nacional sem os prprios mecanismos inerentes democracia? Logo, tomando como base a fala dos que diziam que os partidos polticos deveriam ficar fora dessa manifestao, no estaramos diante de uma contradio? At que ponto essas manifestaes como as que ocorreram no Brasil em 2011 efetivamente surtem resultado? Maurice Duverge, em seu livro Os Partidos Polticos (1980), j fazia esta mesma indagao aqui colocada: Seria, no entanto, satisfatrio um regime sem partidos? Eis a verdadeira questo [...]. Seria a liberdade melhor preservada se o Governo tivesse ante si, apenas, indivduos esparsos, no coligados em formaes polticas? (DUVERGER, 1980, p.456). Na verdade, tal autor colocava essa pergunta para reafirmar seu argumento a favor da existncia dos partidos. Tomando os preceitos clssicos da Cincia Poltica, sabemos que partidos polticos seriam os responsveis pela viabilizao dessa participao social, servindo como canais entre o Estado constitudo e a Sociedade Civil. Tambm segundo esse autor (1980, p. 459), historicamente, os partidos nasceram quando as massas populares comearam a entrar, realmente, na vida poltica [...]. Os partidos so sempre mais desenvolvidos esquerda que direita. Suprimi-los seria, para a direita, um meio admirvel de paralisar a esquerda. Em linhas gerais, o autor sugere que a supresso dos partidos poderia fortalecer os interesses das elites (segundo a citao, a direita), de uma oligarquia, uma vez que os partidos garantiriam minimamente pelo menos em tese um equilbrio no pleito poltico entre classes e grupos que compem a sociedade. Considerando que vivemos numa democracia indireta (na qual elegemos nossos representantes para assumirem os cargos pblicos e assim no participamos diretamente da discusso sobre as leis, por exemplo), os partidos tornam-se fundamentais. Mas, no Brasil, a descrena e a falta de confiana nas instituies democrticas seriam a base do argumento que rechaa a participao de partidos polticos em manifestaes mais recentes na histria nacional. Ainda conforme Duverger, a democracia no est ameaada pelo regime dos partidos, mas pelo rumo contemporneo das suas estruturas internas (ibidem, p. 459), as quais muitas vezes esto comprometidas com interesses alheios aos dos militantes ou da prpria populao. Tais estruturas esto comprometidas apenas com aquilo que diz respeito aos planos de uma elite dirigente desses mesmos partidos. Diante dessa constatao, embora o livro citado seja uma obra da dcada de 1950, ainda guarda certa atualidade. Portanto, esse desvirtuamento das funes dos partidos e das funes de seus representantes que ocupam cargos pblicos (deputados, senadores, entre outros) seria o motivo pelo qual o brasileiro e a sociedade em geral teriam perdido sua confiana. Contudo, tentando-se aqui promover um olhar mais crtico acerca dessas manifestaes, se por um lado inegvel a importncia da mobilizao da sociedade, por outro, sua permanncia, intensidade e articulao (para que por meio de partidos suas reivindicaes sejam discutidas em plenrio) so aspectos fundamentais. Mesmo uma situao de revoluo social requer um grau de maior organizao e militncia poltica que vai alm de rompantes de indignao e revolta, isto , mesmo a mudana radical de um regime s pode ser fruto de um processo articulado, coeso, efetivo, como se viu em pases como o

Egito e a Lbia. No se pode negar a importncia das redes sociais para a finalidade poltica, nem to pouco da realidade de reprovao da sociedade brasileira com tantos escndalos nas mais diferentes esferas e instituies do Poder Pblico. Porm, da a pensar que tais manifestaes espordicas possuem peso para promover mudanas radicais na poltica talvez seja um pouco arriscado, ainda mais quando se esvaziam da possibilidade da participao de partidos polticos. Se por um lado esses so sinais de mudana em relao ao comportamento poltico do cidado brasileiro, pelo outro, infelizmente, ainda prevalece o cenrio de apatia poltica generalizada. preciso dizer que a opinio pblica e as organizaes por meio de novos veculos de comunicao tm sim um peso fundamental em uma democracia, mas deve-se lanar mo das instituies democrticas para se alcanar mudanas legtimas e eficazes. Basta pensar na forma como a lei da Ficha limpa teve origem por meio da reivindicao de uma organizao no governamental, mas apenas ganhou efetividade aps ser adotada e defendida como proposta por representantes legtimos no regime democrtico. Assim, dizer que os partidos polticos no servem para a poltica algo to problemtico quanto propor o fim do congresso ou do senado brasileiros por conta de seus histricos marcados por casos de corrupo. No se trata de jogar no lixo conquistas histricas para a sociedade brasileira, mas sim repensar o seu comportamento e engajamento polticos quando das eleies. Analisar o candidato, o partido, assim como acompanhar seu trabalho frente ao cargo ao qual foi designado fundamental; acompanhamento que, ao comprovar a incompetncia do parlamentar, certamente contribuir para que ele no seja novamente eleito. Logo, algumas dessas conquistas, como a possibilidade da existncia dos partidos e do parlamento, foram o resultado da luta organizada de outras geraes. A liberdade poltica e a possibilidade da organizao em partidos so frutos de muita luta e reivindicao sociais, encabeados por personagens (at mesmo annimos) que enfrentaram a ditadura, a tortura, a priso e o exlio. Assim, no poder (ou no querer) contar com os partidos como mecanismos de discusso e mudana poltica algo negativo para a prpria democracia em nossos tempos, uma vez que esses instrumentos so partes integrantes do regime democrtico. Da mesma forma, qualquer manifestao no articulada e sem a intensidade necessria, que possa se diluir no meio do caminho, apenas cria expectativas que talvez estejam mais prximas da frustrao do que da realidade.

Vous aimerez peut-être aussi