Vous êtes sur la page 1sur 3

Escola Senai de Paulista

Relatrio de Acidentes

Dalbert de Souza Bezerra

05/2012

1. Introduo
Acidentes acontecem todos os dias em todas as partes do mundo, mas so acontecimentos que podem ser prevenidos e combatidos. Baseado no filme assistido em sala de aula, um breve comentrio explicativo de como aconteceu, os seus impactos e causas do maior acidente ocorrido na rea industrial. Bophal, cidade centro da ndia, foi vtima desses erros que geralmente acontece quando no existe sistema de gerenciamento adequado para resoluo de problemas na manuteno. Descrio do acidente

2. Causas Bsicas
Tudo comea quando uma empresa concorrente lana no mercado um pesticida muito parecido com o carbaril e com preos bem mais acessveis, obrigando assim, a Union Carbide a reduzir o nmero de funcionrios, limitando a manuteno e baixando o nvel de qualificao do pessoal. Logo depois, alguns desvios mortais causados pelos componentes do produto (Metano Isocianato) fazem o servio de segurana de outra filial ligar para seus colegas em bophal para avisar que existiam falhas, e logo, so ignoradas pela administrao e gerncia. Pelo contrrio, os avisos de advertncia s aceleraram a degradao das instalaes. Com funcionrios sem capacitao e informao o sistema de gerenciamento ficou todo comprometido fazendo com que alguns fizessem coisas erradas. Tudo isso gerou um reao em cadeia que, por sua vez, causou o acidente.

3. Caractersticas do produto
O metano isocianato (MIC) um composo insolvel em gua e derivado do fosgnio, gs sufocante, mortal e reativo. O armazenamento feito em reservatrios no estado lquido, temperaturas de 0 C. Deve ser mantido em atmosfera inertizada a uma presso com hidrognio a uma presso de 2,4 Bar. O gs ferve a temperatura normal do corpo humano.

4. Causas imediatas
O que leva diretamente a raiz do problema a contaminao do tanque ocasionada por pelo funcionrio responsvel pela limpeza de rotina. O processo de limpeza da tubulao leva horas para drenagem dos resduos. Os canos que estavam sendo lavados comearam a ficar entupidos com a sujeira que a gua arrastava e os bocais comearam a ficar bloqueados at comear a se direcionar para outros locais da tubulao de circulavam pela fbrica. Existia uma vedao que poderia ter evitado o acidente, mas as mesmas foram ignoradas. A tubulao levou a gua diretamente para os tanques de armazenagem do MIC e isso foi fatal para uma ocorrncia de reao, fazendo com que se evaporassem. Em vez de o tanque explodir com tanta presso, as vlvulas de alvio de presso no aguentam e explodem. Incrivelmente, as mquinas de monitoramento e segurana tambm estavam defeituosas e os

purificadores de ar que so responsveis por conter esses gases tinham sido desligados para a manuteno. O gs foi diretamente para a cidade de bophal e matou mais de 20.000 pessoas inocentes e deixando ainda mais feridos no ocorrido.

5. Concluso
Esse acidente poderia ser evitado com planos de gerenciamento eficazes na manuteno de uma fbrica como essas. Com pessoas qualificadas e bem informadas a respeito dos processos que fazem ela funcionar. Os impactos pela catstrofe ambiental so incalculveis, assim como as vidas tiradas nesse caso que ainda desafia a justia. A descontaminao do local e indenizaes aos sobreviventes fundamental para que d exemplo para a sustentabilidade do ser humano. A justia tem que agir com mais eficcia nesses acontecimentos que muitas vezes so desprezados pelas autoridades. Quando seres humanos comeam a morrer, algo est errado e uma investigao do acontecimento precisa ser esclarecida para que a sociedade no sofra com os futuros transtornos causados naqueles que acreditam na vida.

Vous aimerez peut-être aussi