Vous êtes sur la page 1sur 12

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR NCLEO PEDAGGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTFICO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO EM CINCIAS

E MATEMTICAS REDE NACIONAL DE FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES (SEB/MEC) CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO MATEMTICA E CIENTFICA UFPA Campus Universitrio do Guam Setor Bsico Av. Augusto Corra, 01 66075-110 - Belm-PA Fone-fax.: (091) 3201-7487 Fone 3201-7642 - e-mail: npadc@ufpa.br

ORIENTAES GERAIS PARA APRESENTAO DO MEMORIAL DE FORMAO Os docentes formadores do PROGRAMA EDUCIMAT propem aos professoresalunos dos cursos de especializao em Educao em Cincias e Matemticas, tendo em vista a formao de tutores para a formao continuada de professores de Cincias e Matemtica nos municpios paraenses, a elaborao do seu MEMORIAL DE FORMAO, na perspectiva do auto-conhecimento e da reflexo sobre o seu prprio processo de formao, dando a conhecer as experincias de formao pelas quais passaram e s quais atribuem significados. Nesse processo, as memrias so importantes para a reconstituio das histrias vividas e as narrativas so prprias de ns, seres humanos, naturalmente contadores de histrias, conforme se refere Larossa (1998). As narrativas so processos educativos, pois quem conta, revive a sua histria e a ressignifica, saindo do passado para o presente e projetando o futuro e, quem a ouve ou l, revive a sua prpria histria, atribuindo-lhe novos sentidos e significados. Por isso mesmo, as narrativas podem se constituir processos formativos/educativos de grande valor. Para elaborar o seu memorial, voc vai dialogar com a literatura pertinente, discutindo as suas experincias formativas, no sentido de responder questes, tais como: a) Que fatos marcaram a minha vida intelectual e profissional? b) O que esses fatos fizeram comigo? c) O que eu fao agora com o que esses fatos fizeram comigo?

Por esta razo, convidamos voc a organizar o seu memorial de formao. Para auxili-lo nessa tarefa acadmica, apresentamos a seguir normas para a apresentao do trabalho final, que compor a sua Monografia de Concluso do Curso de Especializao.

1. QUANTO APRESENTAO

A estrutura de apresentao do memorial dever conter, pela ordem, as seguintes partes:

1.1 Capa A capa deve apresentar, no alto da folha, o nome da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR, o nome do NCLEO PEDAGGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTFICO NPADC, o nome do PROGRAMA DE PSGRADUAO EM EDUCAO EM CINCIAS E MATEMTICAS, o PROGRAMA EDUCIMAT e o nome do CURSO DE ESPECIALIZAO que voc realizou. O ttulo dever estar no centro da folha; logo abaixo, nome do autor e do orientador. Cidade e ano, no final da folha (conforme anexo 1).

1.2 Folha de Rosto A folha de rosto segue estrutura similar a da capa. Logo abaixo do nome do autor e do orientador, da metade da folha para a direita, deve aparecer uma explicao rpida e clara acerca dos objetivos do memorial no mbito do curso de especializao realizado por voc, seguidos da instituio a que se destina (conforme anexo 1).

1.3 Dedicatria (opcional) Esta folha no obrigatria, mas por opo do autor, pode haver um texto curto para dedicar seu trabalho a algum (conforme anexo 1).

1.4 Agradecimentos (opcional) Esta folha tambm no obrigatria, mas o autor pode us-la para agradecer s pessoas que contriburam com o seu trabalho, ou prestar homenagem queles que estiveram diretamente envolvidos com a realizao do mesmo (conforme anexo 1).

1.5 Epgrafe (opcional) Trata-se de um pensamento de algum autor, cujo contedo tenha relao com o tema do trabalho (conforme anexo 1).

1.6 Sumrio

O sumrio onde se encontram as divises do trabalho. Os tpicos, ttulos, subttulos e assuntos do memorial devero ser apresentados com o nmero das pginas nas quais se encontram.

1.7 O texto O texto deve as seguintes partes ou sees: APRESENTAO DESENVOLVIMENTO DE SEU RELATO/REFLEXO CONSIDERAES FINAIS

A seguir comentaremos cada uma das sees: A Apresentao deve explicitar ao leitor a estrutura do memorial e o processo vivenciado pelo autor durante a produo do mesmo. Apesar de vir logo no incio do texto, geralmente a Apresentao a ltima parte do memorial a ser escrita, por ter como objetivo demonstrar a organizao de todo o trabalho. O desenvolvimento de seu relato/reflexo pode ser organizado em temas, ttulos e subttulos, conforme a organizao que voc e seu orientador vo assumir no percurso de elaborao do trabalho, tendo em vista os contedos assumidos pelo autor da narrativa. Use ttulos criativos, que valorizem sua narrativa. As consideraes finais significam o fechamento das reflexes realizadas no percurso da narrativa realizada pelo autor e podem representar as principais concluses ou aprendncias (ASSMANN, 1998) obtidas por voc. Lembre-se que o objetivo central de seu memorial a reflexo sobre as suas experincias de formao e desenvolvimento profissional, visando o seu autoconhecimento e aprendizagens no processo do curso de especializao, tendo em vista a sua formao como tutor (a). Tenha sempre presentes as questes colocadas para reflexo na introduo deste texto.

1.8 Referncias Trata-se de apresentar, em ordem alfabtica, a bibliografia que deu apoio terico construo de seu memorial e que foram citadas ou referidas no texto. Registre a obra utilizada, comeando pelo sobrenome dos autores todo em letras maisculas, seguido do nome em minsculas. O ttulo do livro / revista / dissertao / tese, destacado em itlico. Seguem alguns exemplos mais comuns segundo a NBR 6023/2002 (ABNT (2002):

a. Livro com um nico autor: NVOA, A. (org). Vidas de Professores. Lisboa: Ed. Porto, 1995.

b. Livro com at 3 autores, organizadores ou coordenadores: TOMMASI, Lvia de; WARDE, Mirian Jorge e HADDAD, Srgio (Orgs.). O Banco Mundial e as Polticas Educacionais. So Paulo: Cortez/PUC/Ao Educativa, 1996 Observao: se no livro constarem mais de 3 (trs) autores, e nenhum deles tiver sido destacado como organizador ou coordenador, cite o primeiro nome e acrescente a expresso et al.

c. Artigos de peridicos: deve-se indicar o autor, o ttulo, o nome da revista em itlico, origem, volume, pgina e ano. ARAGO, Roslia M.R.; GONALVES, Tadeu Oliver. Vamos Introduzir prticas de investigao narrativa no ensino de matemtica? Amaznia Revista de Educao em Cincias e Matemticas, v. 1, n. 1, p.121-128, jun. 2005. d. Captulos de livros: deve-se indicar autor(es), ttulo do captulo, In: nome do(s) autor(es) do livro, ttulo do livro em itlico: cidade, editora e ano. GONALVES T. V. O.; GONALVES, T. O. Reflexes sobre uma Prtica Docente Situada: Buscando novas perspectivas para a Formao de Professores. IN: GERALDI, FIORENTINI; PEREIRA (Orgs). Cartografias do Trabalho Docente. Professor(a)pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras; Associao de Leitura do Brasil, 1998. e. Trabalhos de concluso de curso, dissertao de mestrado, tese de doutorado: GONALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Cincias e Matemtica e formao de professores: marcas da diferena. Tese de doutorado. Campinas: FE-UNICAMP, 2000. f. Sites (importante apontar a data em que foi acessado): CAPES - Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior. Desenvolvido pelo Ministrio da Educao. Disponvel em: http://www.capes.gov.br . Acesso em: 20 fev. 2001 g. Documentos oficiais: BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio. Braslia, 1999. 1.9 Anexos (se houver materiais complementares ao texto no elaborados por voc) Devero ser apresentados identificados por letras (A, B etc), conforme a ordem em que aparecem mencionados no texto. Devem ser organizados de modo seqencial e

identificados no final do texto, caso seja sua deciso e de seu orientador apresent-los, uma vez que no so obrigatrios. 1.10 Apndices (se houver materiais complementares ao texto elaborados por voc) Devero ser apresentados identificados por letras (A, B etc), conforme a ordem em que aparecem mencionados no texto. Devem ser organizados de modo seqencial e identificados no final do texto, caso seja sua deciso e de seu orientador apresent-los, uma vez que no so obrigatrios.

2. QUANTO FORMATAO DAS PGINAS As medidas de formatao do memorial devero ser: Formato do papel: A4 (210 x 297mm) Espao entre linhas: 1,5 cm Espao nas referncias bibliogrficas: simples em cada referncia e duplo entre elas. Alinhadas esquerda, sem recuo. Fonte do texto: Times New Roman - tamanho 12 Margem Superior: 3,0 cm Margem inferior: 3,0 cm Margem direita: 2,0 cm Margem esquerda 2,0 cm Numerao de pginas: dever ser feita na parte superior e do lado direito.

Enumera-se a partir do texto, mas conta-se desde a folha de rosto.

3. QUANTO S CITAES Podem ser citados fragmentos de textos que meream ser destacados, com transcrio textual das palavras do autor, para fortalecer a argumentao do texto em elaborao. Citaes de texto maiores do que 3 (trs) linhas devem ser recuadas 4 cm esquerda, ter letra menor que 12, espao simples, sem aspas, como nos exemplo abaixo:
[...] um ensino para a cidadania, mesmo nos tropeos de nosso inacabamento, j que o nosso querer crescer no nos confina s nossas limitaes materiais, profissionais e humanas pois gostamos de ser gente

[...] mesmo sabendo que as condies materiais, econmicas, sociais e polticas, culturais e ideolgicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difcil superao para o cumprimento da nossa tarefa histrica de mudar o mundo, sei tambm que os obstculos no se eternizam (FREIRE, 1996, p.60).

Quando o texto citado for de at 3 linhas, coloque-o entre aspas e insira-o no corpo do texto j com a referncia. Ex: Voltamos epigrafe do captulo: o passado no o antecedente do presente, a sua fonte(BOSI, 1979, p. 48).

Quando voc fizer uma citao de citao, ou seja, transcrever uma citao de um autor citado por outro autor, a referncia bibliogrfica deve ser apresentada como no exemplo abaixo: A Didtica Magna comea pelo fim ltimo do homem e, despertado nele o desejo de sua ltima perfeio, o conduz por meio de todos os graus intermedirios, at a suprema fruio do seu desejo (COMNIO, 1657 apud FATTORI, 1974, p. 112)

A seguir seguem exemplos de: Capa Folha de rosto Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Sumrio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR NCLEO PEDAGGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTFICO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO EM CINCIAS E MATEMTICAS PROGRAMA EDUCIMAT (MEC/SEB/UFPA) CURSO DE ESPECIALIAO EM.......................

REPENSANDO A PRTICA POR MEIO DA REFLEXO TEORICA SOBRE AS EXPERINCIAS DE FORMAO


Autora: Ana Jlia da Silva Rodrigues Orientadora: Prof Dra. Natlia Santos Silva da Luz

Belm 2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR NCLEO PEDAGGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTFICO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO EM CINCIAS E MATEMTICAS PROGRAMA EDUCIMAT (MEC/SEB/UFPA) CURSO DE ESPECIALIAO EM.......................

REPENSANDO A PRTICA POR MEIO DA REFLEXO TEORICA SOBRE AS EXPERINCIAS DE FORMAO


Autora: Ana Jlia da Silva Rodrigues Orientadora: Prof Dra. Natlia Santos Silva da Luz

Memorial apresentado ao Curso de Especializao em ......................... Programa EDUCIMAT, integrante da REDE NACIONAL DE FORMAO DE

PROFESSORES (MEC/SEB/UFPA) do Ncleo Pedaggico de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR, como um dos pr-requisitos para do ttulo de Especialista em ...................................................................................

Belm 2007

A todos os professores que se dedicam Educao em Cincias como formao para a cidadania

AGRADECIMENTOS

A meus pais,

minha filha e companheira Luzia ,

Ao meu esposo e amigo Hermes,

s minhas colegas de percurso em prol do ensino de Cincias, na Regio de Bragana,

Lurdinha, ao der e ao Odivaldo, por todo o apoio oferecido nesses anos,

Aos professores do curso que contriburam para o repensar de minha trajetria docente

s minhas colegas de curso por seu companheirismo e auxlio nos estudos em grupo, cujo apoio nas discusses me auxiliaram no caminho da concluso do curso, mesmo nos momentos mais difceis.

Peo-lhe que pare de ficar se desculpando por ter a profisso mais importante do mundo. William G. Carr

SUMRIO

APRESENTAO......................................................................................................... 4 1. EU E A ESCOLA: o comeo de tudo!........................................................................ 5 2. EU E O MAGISTRIO.............................................................................................. 11 3. EU E MINHA PROFISSO ...................................................................................... 14 4. EU E A UNICAMP: realizao de um sonho! .......................................................... 17

REFERNCIAS ............................................................................................................ 30

Vous aimerez peut-être aussi