Vous êtes sur la page 1sur 17

A COLABORAO DA IGREJA CATLICA NOS PROCESSOS DE LUTAS SOCIAIS NO BRASIL

Zambon, R.E. Graduado em Servio Social pela Universidade Estadual de Londrina. rodzam@terra.com.br

A Doutrina Social da Igreja 1

Nestes dois mil anos de cristianismo a Igreja Catlica manteve-se sempre presente na histria da humanidade e procurou orient-la em questes de f e de moral. Parte integrante da doutrina catlica 2 sua doutrina social, baseada em sua Tradio e na Bblia. A Doutrina Social da Igreja 3 um corpo doutrinrio que formou-se a partir da Revoluo Industrial (fins do sculo XVIII) e vem acompanhando a histria do homem em sua questo social. Na poca da Revoluo Industrial a Igreja viu-se obrigada a pronunciarse devido explorao do capital. A realidade social era confrontada com o Evangelho, e vozes da Igreja comearam a denunciar a explorao que os senhores do capital submetiam os trabalhadores. No obstante, conforme Silva (1999, p.32-33), tambm crescia entre os trabalhadores europeus, as idias socialistas, que se opunham a Igreja. A partir destes pensadores da Igreja o Papa Leo XIII lanou em 1891 a primeira encclica social: a Rerum Novarum. A DSI tem duas fontes: a lei natural - ordem estabelecida por Deus em todo ser humano para ser fundamento da conduta dos indivduos e da sociedade - e a Revelao Divina - Tradio escrita, consignada na Bblia Sagrada (Bettencourt, 2004, p. 1 e 2). Segundo Libnio (1994, p.45), a DSI filha de trs fontes diferentes: O direito natural e a filosofia social de valor universal; os elementos bblicos e a tradio da Igreja e finalmente, os compromissos histricos concretos que oferecem orientao para a ao. Ainda segundo Bettencourt (2004, p.2) e Libnio (1994, p.45), DSI compete apenas indicar as diretrizes ticas que devem perpassar qualquer sistema scio-econmico1

Este captulo foi elaborado a partir de dois telogos expoentes da Igreja Catlica, D. Estevo (2004) e Libnio (1994), os quais apresentam abordagem terica diferenciada deste tema.

2 3

Por doutrina catlica entende-se a manifestao oficial do Magistrio da Igreja. Doravante, ao nos referirmos Doutrina Social da Igreja, estaremos utilizando a sigla DSI.

poltico; no sendo uma terceira via entre capitalismo liberalista e coletivismo marxista; constituindo-se uma categoria que no pertence ao domnio da ideologia, mas sim, da teologia moral. Portanto, a Igreja se preocupa com a moral e o destino sobrenatural do ser humano e no em estabelecer algum sistema scio-poltico-econmico que a sociedade deva seguir. Contudo, a Igreja se manifesta no campo social a fim de promover a justia social. A partir da DSI, telogos da Amrica Latina elaboraram uma nova teologia que pudesse aproximar-se mais da realidade Latino-Americana. A Teologia da Libertao 4 trouxe divergncias entre telogos brasileiros e principalmente o Vaticano. Segundo Libnio, a TdL uma teologia e no uma doutrina. elaborada por telogos e no pelo magistrio oficial da Igreja e o compromisso da TdL a libertao dos pobres. A TdL teve forte represso por parte do Magistrio da Igreja. Contudo, para Libnio, a diferena entre TdL e a evoluo da DSI esto muito menor, sobretudo na posio crtica da DSI ao capitalismo e nas aberturas a formas socializantes. E a TdL tambm assumiu posio mais crtica perante o socialismo, sobretudo depois dos ltimos eventos do Leste Europeu (Libnio, 1994, p. 48). De acordo com Bettencourt (2004) a construo da DSI, baseada na lei natural e na revelao Divina, tem seus fundamentos na Bblia, nos Padres da Igreja, nos seus Pensadores e nos documentos do Magistrio da Igreja (encclicas, snodos, conclios, etc.). Os Fundamentos bblicos 5 so: O Antigo Testamento, que prope romper os grilhes da iniqidade, soltar as ataduras do jugo, pr em liberdade os oprimidos, desperdiar toda espcie de jugo, repartir o po com o faminto, abrigar os desabrigados, vestir o nu; enfim, agir com amor concreto ao prximo (Is 58). O Novo Testamento, enfatiza a comunho de bens, a solidariedade e a fraternidade entre os cristos (At 2, 44ss).

Os Padres da Igreja pregavam que Deus quis que essa terra fosse propriedade comum de todos os homens e foi a avareza que repartiu os direitos de posse. Pensadores catlicos at o ano de 1891, defendiam a causa do proletariado descrevendo a ganncia da indstria em crescer cada vez mais custa da explorao ao trabalhador. Por fim, os documentos referentes questo social, que exprimem o pensamento cristo de acordo com a evoluo da histria do homem. So eles: Rerum Novarum de
4 5

Doravante, ao nos referirmos Teologia da Libertao, estaremos utilizando a sigla TdL. Por bblicos se entende toda reflexo feita a partir da Bblia Sagrada dos cristos.

Leo XIII; Quadragsimo Anno de Pio XI; Mater et Magistra e Pacem in Terris de Joo XXIII; Gaudium et Spes do Conclio Vaticano II; Populorum Progressio de Paulo VI; Octogsima Advenies de Paulo VI; Laborem Exercens, Sollicitudo Rei Socialis e Centesimus Annus de Joo Paulo II. Em snteses, expomos a Rerum Novarum, por ter sido a primeira Encclica Social publicada e a Centesimus Annus, que faz um retrospecto de todas as outras encclicas. O tema central da Rerum Novarum (1891) a crtica explorao feita aos trabalhadores. Desta forma o liberalismo criticado por enfatizar o individualismo em detrimento dos valores sociais e do bem comum. Nem por isso, a Rerum Novarum (1891), outorgava algum crdito ao coletivismo ou socialismo. Pelo contrrio, advertia que tal sistema seria ainda mais perigoso do que os prprios males que ele pretendia eliminar. A Rerum Novarum (1891), em contraposio ao socialismo, defende a propriedade privada como um direito do ser humano baseando-se na tradio do gnero humano e em razes de ordem filosfica. Segundo Bettencourtt (2004) a Rerum Novarum (1891) surpreendeu muitos dos seus contemporneos quando: preconizou a interveno do Estado na relao patres e operrios (n. 27); defendeu o direito de associao dos trabalhadores (n. 38-40); reivindicou salrios mais justos (n. 34); criticou o excesso de horrio de trabalho (n. 32); e ainda, repreendeu os abusos praticados s mulheres e crianas operrias (n33). Na encclica Centesimus Annus, Joo Paulo II salienta que a linha condutora da Encclica Rerum Novarum e de toda a doutrina social da Igreja a correta concepo da pessoa humana e do seu valor nico (n 11). Critica o socialismo, dizendo que o erro fundamental do socialismo de carter antropolgico... (n 13). Por sua vez, essa errnea concepo do homem tem sua causa primeira no atesmo. E o atesmo se prende ao racionalismo ou iluminismo do sculo XVIII, quando os pensadores conceberam o homem de maneira mecanicista. Da mesma raiz atesta deriva-se a escolha dos meios de ao prpria do socialismo, que a luta de classes. Esta condenvel por desrespeitar a dignidade da pessoa humana. Sobre o atesmo, Joo Paulo II ainda lembra as duas grandes guerras mundiais de 1914-18 e 1939-45. Foram guerras ditadas pelo militarismo e pelo nacionalismo exacerbado, e pelas formas de totalitarismo a esses ligados, e guerras derivadas da luta de classes, guerras civis e ideolgicas.

Joo Paulo II destaca que, sem a terrvel carga de dio e rancor, acumulada por causa de tanta injustia, no seriam possveis guerras de tamanha ferocidade, em que no se hesitou em violar os direitos humanos mais sagrados, e foi planificado e executado o extermnio de povos e grupos sociais inteiros. Recorde-se aqui, em particular, o povo hebreu, cujo destino terrvel se tornou um smbolo da aberrao a que se pode chegar o homem quando se volta contra Deus (n17). Joo Paulo II comenta que apesar dos povos terem se aproximado com a criao da ONU, as Naes Unidas ainda no conseguiram construir instrumentos eficazes, alternativos guerra, na soluo dos conflitos internacionais, e este parece ser o problema mais urgente que a comunidade internacional tem para resolver (n21). No captulo 39, Joo Paulo II d nfase queda do socialismo no Centro-Leste europeu; com destaque na Polnia, onde os trabalhadores se uniram em solidariedade e, baseados na DSI, derrubaram o marxismo sem a violncia que este apregoa. Joo Paulo II tambm reafirma a propriedade privada como direito natural de todo homem, mas que, ela seja em prol de outros homens; salienta a necessidade do bem comum para outro tipo de propriedade particular, a propriedade do conhecimento, da tcnica e do saber; convoca as autoridades civis para que assumam com responsabilidade o compromisso de dar assistncia efetiva aos excludos; critica o capitalismo de economia livre e faz referncia questo ecolgica. Sobre o Estado e a Cultura, Joo Paulo II age com respeito aos Governos democrticos que orientam-se pela promoo dos direitos humanos e reprime os Governos totalitrios. O Estado totalitrio tende a absorver em si prprio a Nao, a sociedade, a famlia, as comunidades religiosas e as prprias pessoas (n 45). Na ltima parte da Encclica, n 53, Joo Paulo II enfatiza que o homem o caminho da Igreja.

A ao social da Igreja no Brasil contemporneo

Aps estudos sobre o pensamento da Igreja, ou seja, o caminho teolgico que ela conduz sua ao social, procurou-se visualizar essa doutrina em sua prtica, isto , a ao social da Igreja do Brasil na contemporaneidade e um breve resumo histrico desta ao social.

Segundo Souza (1997, p.76) e Cava (1975, p.11), um dos primeiros catlicos a se manifestar em relao questo social, foi o Pe Julio Maria, atravs de um artigo datado de 1899, que pedia a unio entre a Igreja e o povo. Este fato relata que Pe Julio Maria teria empregado grandes esforos para aplicar a Rerum Novarum (1891), mas no obteve xito devido preferncia de Dom Sebastio Leme responsvel pela Igreja do Brasil na poca em empregar esforos para reconquistar a elite brasileira, com fins de que a Igreja fosse reconhecida novamente como religio oficial do Estado. A Igreja havia perdido este reconhecimento aps a separao entre Estado e Igreja. Porm, na era Vargas, a Igreja conseguiu impor esse reconhecimento, mesmo no sendo oficial, durante a inaugurao do Cristo Redentor o cardeal Leme impunha a autoridade da Igreja dizendo: ou o Estado... reconhece o Deus do povo ou o povo no reconhecer o Estado. Em 1935 criada a Ao Catlica Brasileira e, sua definio segundo a prpria Igreja era: uma organizao de leigos participando do apostolado hierrquico da Igreja fora de qualquer filiao poltica, com a finalidade de estabelecer o reino Universal de Jesus Cristo (Cava, 1975, p.16). Em 1947, o bispo Dom Hlder Cmara foi nomeado assistente nacional da Ao Catlica Brasileira Anos depois, em 1952, foi criada a CNBB (Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil), e; em 1954, Dom Armando Lombardi chega ao Brasil como emissrio do Santo Padre. Dom Armando possibilitou CNBB tornar-se a maior expresso oficial da Igreja no Brasil. A CNBB tinha como programas sociais o meio estudantil, operrio e campons. A JUC (juventude universitria catlica) e a JOC (juventude operria catlica) foram consideradas humanistas e libertadoras, mas devido a muitos desvios doutrinrios, a Igreja decidiu acabar com a JUC, a JOC e o MEB (movimento estudantil brasileiro). O Pe. Fernando Bastos vila, S.J. reitor da PUC/RJ, elaborou no incio dos anos 60 uma doutrina social de centro. Ainda segundo Souza, um frade dominicano francs Pe. Lebret - trabalhava no intuito de construir uma economia solidria e de planejar administraes pblicas a servio do bem comum. Havia, porm muitas divergncias dentro da Igreja, como por exemplo, a Tradio Famlia e Propriedade (TFP) que pregava o conservadorismo, ou seja, a continuidade do sistema vigente (o capitalismo).

Diante da crescente desigualdade social, a CNBB comeava a interferir atravs de suas publicaes. Dirigentes cristos estiveram presentes nas atividades de educao popular (iniciativas de Paulo Freire, do Movimento de Cultura Popular de Recife, do Movimento de Educao de Base da CNBB, etc.), de sindicalizao popular e em diferentes mobilizaes sociais. O golpe de 64, logo depois, tratou de interromper esse processo incmodo para o sistema (Souza, 1997, p.77 apud Souza, 1984:64-70). Aps o golpe, enquanto muitos cristos ligados Igreja Catlica eram perseguidos, outros agradeciam s foras militares pela priso de subversivos e comunistas. Entre o perodo autoritrio de 1964-1985, a Igreja esteve ativamente presente no cenrio poltico, tanto na defesa dos direitos humanos e na denncia da tortura ou da Lei de Segurana Nacional, quanto como espao de organizao social (Souza, 1997, p.78). Nesse momento, os espaos de associao ficaram fortemente cercados. Quase no havia lugar, na sociedade civil, para associaes livres. E com as medidas ortodoxas, que tinham a pretenso de preparar o milagre econmico brasileiro, aumentava o desemprego e diminua o poder aquisitivo dos salrios. Na rea acadmica, um espao aberto crtica foi constitudo pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) com seus imensos congressos anuais. Na sociedade faziam-se presentes a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associao Brasileira de Imprensa (ABI) e, cada vez mais, a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (Souza, 1997, p.78). A Igreja era um dos poucos lugares em que as pessoas podiam dialogar sobre o cotidiano cada vez mais difcil da vida; e foi a partir destas reunies que surgiram as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) unindo F e Vida. As CEBs foram fortemente influenciadas pela TdL e eram evidentes movimentos de resistncias populares, reivindicaes e mobilizaes. Segundo Bruneau (1986), a Igreja teve papel fundamental na transio do autoritarismo para o regime civil (1974 a 1985). Durante o primeiro ano do governo de Sarney, Igreja e Estado possuam boas relaes, porm, a partir de 1986 comearam os desentendimentos. A Igreja, neste perodo, era um dos principais atores na mobilizao para pressionar o Governo na realizao da nova Carta Constituinte. A questo da reforma agrria foi uma das maiores tenses entre Igreja e o governo civil, aparentemente, o governo teve maiores foras que a Igreja. Mesmo assim a Igreja manteve-se ativa no cenrio poltico. Segundo Bruneau (1986, p.39):

Vrios processos contribuem para a manuteno do papel ativo que a Igreja desempenha na poltica. Ela encontra ampla justificao nos graves problemas da sociedade brasileira, que sem dvida continuaro a existir, e na sua opo preferencial pelos pobres. Esta justificao se traduz em ao devido fragilidade das estruturas de representao das classes subalternas, mesmo no regime civil, e tambm ausncia de um laicato capacitado. Ainda segundo Bruneau (1986), a Igreja do Brasil sofreu grandes presses do Vaticano neste perodo de transio, havendo uma grande tenso em relao Teologia da Libertao (1984); mas, em 1986 foi legitimada aps ser domesticada (como exemplo, citamos o fato de o marxismo no ter sido aceito enquanto fundamentao para explicar a realidade). Contudo, a Igreja manteve-se ativa at a concretizao da Assemblia Constituinte em 1988. Segundo CNBB (2001), na dcada de 1990, trs iniciativas da ao social da Igreja foram destacadas: as Semanas Sociais Brasileiras (projeto que visa participao popular para o desvelamento e enfrentamento das questes sociais), o Grito dos Excludos (movimento de protesto que se realiza sempre no dia 7 de setembro dia da Independncia com o objetivo de denunciar a subordinao da nao ao capital estrangeiro) e a Campanha Jubileu 2000 - promoveu um plebiscito que contou com a participao de seis milhes de pessoas que quase unnimes se manifestaram contrrias poltica de subservincia ao FMI, por um lado, e favorveis realizao de uma auditoria pblica da dvida externa, por outro (CNBB, 2001, p.66). Estas iniciativas fizeram da dcada de 90 um longo processo de aprendizagem e de educao poltica. Revelaram tambm, as implicaes e compromissos sociais da f crist (CNBB, 2001, p.67). A Igreja apreendeu uma melhor articulao interna entre suas pastorais sociais e demais dimenses da Igreja. Para fora da Igreja, as parcerias com demais instituies e movimentos aumentaram. Entre as parcerias, encontram-se: o Conselho Nacional de Igrejas Crists e a Coordenadoria Ecumnica de Servio, respectivamente, CONIC e CESE, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Confederao dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), a Central de Movimentos Populares (CMP), Central nica dos Trabalhadores (CUT), Central Nacional dos Trabalhadores da Educao (CNTE), Federao dos Economistas e Engenheiros, Unio Nacional dos Estudantes (UNE), Associao Nacional dos Juzes Federais (AJUFE), Associao Nacional dos

Magistrados da Justia do Trabalho (ANAMATRA), partidos polticos de esquerda (PT, PSB, PC do B), organizaes no governamentais entres outros movimentos e entidades. A metodologia utilizada foi a da participao popular e o envolvimento das organizaes de base. Procurou-se ouvir a priori o que vinha do cho e num segundo momento cientistas sociais estudavam os relatos colhidos da base. Em suma, a metodologia teve um carter amplo, plural, aberto, democrtico, ecumnico e participativo das iniciativas desenvolvidas; mobilizando um grande mutiro nacional para com as questes sociais. Ainda segundo CNBB (2001), a ao evangelizadora da Igreja no Brasil subdividese em seis dimenses e quatro exigncias evanglicas segundo organograma da CNBB. As dimenses so: primeira, comunitria e participativa; segunda, missionria; terceira, bblico-catequtica; quarta, litrgica; quinta, ecumnica e de dilogo religioso; e sexta, scio-transformadora. E as exigncias: anncio, testemunho, dilogo e servio. A dimenso scio-transformadora formada por sete setores: Pastoral Social, Educao, Comunicao Social, Ensino Religioso, Pastoral Universitria, Pastoral da Cultura e Pastoral Afro-brasileira. Pertencem tambm, a ao social catlica, a Comisso Brasileira Justia e Paz; a Campanha da Fraternidade; Centro Nacional de Formao F e Poltica Dom Hlder Cmara; o Projeto Rede Solidria; o Mutiro Nacional para a Superao da Misria e da Fome, as Semanas Sociais e o atual projeto nacional da CNBB: Queremos Ver Jesus Caminho, Verdade e Vida.

A compreenso dos assistentes sociais catlicos de Londrina sobre a Doutrina Social da Igreja

Foram selecionados quatro assistentes sociais catlicos do municpio de Londrina. Devido a questes pessoais de dois profissionais entrevistados, suas questes foram respondidas por e-mail. J os outros dois profissionais foram entrevistados por meio de gravao, que posteriormente foram transcritas. As anlises sero apresentadas com nomes fictcios para preservar o sigilo dos profissionais entrevistados. A primeira questo foi elaborada com o intuito de verificar o que os entrevistados entendiam sobre DSI e como eles formaram este juzo acerca desta doutrina. Partindo desta anlise, poderemos verificar se suas concepes sobre DSI so correspondentes

apresentada neste trabalho e quais so as fontes que eles percorreram para terem este entendimento. A segunda questo vem de encontro com a primeira no sentido de julgar o entendimento que eles tm sobre a orientao da DSI quanto s concepes ideolgicas como o liberalismo e o marxismo. Na terceira questo analisamos se os entrevistados entendem as propostas da DSI enquanto agente de mudana no mundo ou como reforadora da ideologia dominante. A quarta questo procura verificar se os profissionais orientam sua prxis profissional a partir da DSI ou de alguma outra referncia terica como a ideologia liberal ou a marxista. Enfim, a quinta questo aborda o tema do dogma da infalibilidade com vistas a verificar se os entrevistados fazem uma leitura da DSI baseada na relao de que a Igreja se utiliza de princpios imutveis, como os dogmas de f, e que devem fazer parte da conduta de vida de seus fiis. Segue abaixo as questes aplicadas s assistentes sociais e as anlises obtidas. Quanto s respostas das entrevistadas, remetemos o leitor ao Trabalho de Concluso de Curso 6 , do qual, origina-se este artigo.

1) O que voc entende por Doutrina (Ensino) Social da Igreja? Cite as fontes de onde obteve este entendimento?

Analisou-se que nenhuma das assistentes sociais entrevistadas cita a DSI, entendida nesta terminologia, como inaugurada a partir da Rerum Novarum (1891) devido ao agravamento da questo social conforme abordado no captulo I. No entanto, a assistente social Borboleta encerra sua opinio comparando a Ao Social da Igreja citando o exemplo de Jesus, e a DSI, conforme abordamos anteriormente, tem esta ateno e perspectiva de solidariedade e justia com liberdade conforme vila (1993, p.168). J para a assistente social Mariposa, verifica-se que desconhece os fundamentos da DSI. Pois, a DSI no restringe algumas interpretaes baseando-se na tradio da Igreja, ela (DSI) s se baseia Luz da Tradio da Igreja. As assistentes sociais Andorinha e Codorna referem-se DSI apenas baseando-se em Medelin e Puebla e na sua ao social
6

ZAMBON, Rodrigo Eduardo. A Doutrina Social da Igreja e a possvel interao com os assistentes sociais catlicos de Londrina. 2004. Monografia TCC (Trabalho de Concluso de Curso) Curso de Servio Social UEL (Universidade Estadual de Londrina).

na histria; no fazendo o percurso histrico de todo o corpo doutrinrio da DSI que vai desde a Rerum Novarum (1891) at a Centesimus Annus (1991). Contudo, a assistente

social Andorinha se expressa de acordo com a DSI, quando diz que esta doutrina o instrumento que a Igreja se utiliza para a incluso dos catlicos no enfrentamento da questo social.

2) Para voc, um catlico pode ter como ideal de vida o socialismo marxista ou o capitalismo? Explique.

Nesta questo, as assistentes sociais Borboleta e Andorinha aproximam-se da DSI quando colocam a inviabilidade dos sistemas propostos na questo. Em relao ao sistema capitalista liberal, todas as entrevistadas vo de acordo com a DSI. Porm, quando citam a aproximao do socialismo com a DSI, no deixam muito claro quais seriam as restries dessa aproximao. Analisamos que, sendo um ponto demasiado explorado pela DSI a

incompatibilidade com o socialismo marxista conforme vila (1993, p.267), entendemos que as entrevistadas no tm o conhecimento sobre este assunto. Borboleta v o socialismo marxista invivel apenas porque julga este sistema ser uma utopia. Mariposa coloca o socialismo como promotor da vida, o que negado pela DSI quando repreende o socialismo por seu carter de promover a justia a custo da liberdade conforme vila (1993, p.167). Andorinha tambm entra em contradio com a DSI dizendo que o socialismo se aproxima da DSI por pregar o "tudo em comum"; na verdade, a perspectiva marxista coloca o Estado como detentor do bem comum e no a livre comunho de bens; e, quando Andorinha diz que no v preocupao em estar diferenciando o socialismo da DSI entra em contradio com a DSI que deixa claro a inviabilidade de comunho entre os dois. Finalizando, Codorna no entra em acordo com a DSI por citar que o socialismo d valor pessoa; quando, conforme abordamos no I captulo, o socialismo, de acordo com a Rerum Novarum (1891) valoriza mais o Estado do que a pessoa.

3) Qual a sua opinio sobre a Doutrina (Ensino) Social da Igreja enquanto agente de mudana no mundo?

A assistente social Borboleta acredita que a DSI um agente de mudana no mundo referindo-se ao social da Igreja na histria; e no na DSI enquanto proposta terica. Tambm a assistente social Mariposa coloca a DSI na perspectiva de ao social na histria; porm, ela cita que a DSI no desempenha este papel devido conduta dos catlicos. J a assistente social Andorinha trabalha a questo colocando a DSI em perspectiva de uma proposta terica como um agente de mudana no mundo e facilitadora da incluso dos catlicos no enfrentamento da questo social; com isso, verificamos a concordncia com a proposta da DSI de acordo com nosso entendimento e conforme Rerum Novarum (1891). Para finalizar, a assistente social Codorna coloca que qualquer doutrina social (quer catlica, quer evanglica) orienta a pessoa para uma reflexo de que o mundo precisa de uma mudana; sendo assim, concordamos com ela enquanto a proposta da DSI ser um agente de mudana no mundo; contudo, desconhecemos as propostas de outras doutrinas sociais.

4) Como voc orienta sua prxis profissional?

Todas as assistentes sociais colocaram em suas respostas (nesta questo e nas anteriores) valores em concordncia com a DSI. Contudo, nenhuma delas se referiu DSI diretamente, enquanto proposta terica norteadora de sua prxis profissional; ou seja, como um referencial que sirva como base de consulta e ao para sua prxis profissional e; mais ainda, como uma doutrina de concepo de vida e valores.

Antes de apresentarmos a quinta questo e sua respectiva anlise, procuraremos sintetizar o que entendemos pelo dogma da infalibilidade por no ter sido trabalhado nos captulos anteriores. O dogma da infalibilidade deve ser tratado como convico de f. Convico esta que extrada da interpretao evanglica de que Jesus deu poder (sobrenatural) a Pedro e seus sucessores; nota-se esta convico quando Jesus diz a Pedro que tudo o que ele ligar na terra Ele (Jesus) ligar no cu (Mateus 16:19); e ainda, Pedro cuide das minhas ovelhas (Joo 21:17).

Sendo assim, de acordo com a Doutrina Catlica, Jesus est confiando a administrao de Sua Igreja a Pedro e seus sucessores. Para os catlicos, a Palavra de Cristo Divina e no pode conter erros, isto significa que se Jesus deixa algum para guardar a Sua Palavra precisa haver a infalibilidade. Diante dessa perspectiva, os catlicos acreditam que em questo de f e de moral, Jesus no deixaria sua Igreja sem a assistncia necessria a fim de no comprometer a salvao de seus fiis. De acordo com o Catecismo da Igreja Catlica (CIC): Para manter a Igreja na pureza da f transmitida pelos apstolos, Cristo quis conferir sua Igreja uma participao na sua prpria infalibilidade, ele que a Verdade. Pelo "sentido sobrenatural da f", o Povo de Deus "se atm indefectivelmente f", sob a guia do Magistrio vivo da Igreja (CIC, 1993, p.255).

5) Voc acredita (aceita) no dogma da infalibilidade do Papa quando ele define questes de F e de Moral?

Analisando as respostas das entrevistadas, percebemos que a assistente social Borboleta demonstra adeso ao dogma da infalibilidade, baseando-se mais em ser uma catlica praticante que tem o dever de obedecer Igreja do que por uma clareza do que seja este dogma; ou seja, a assistente social Borboleta demonstra uma acepo ao dogma em um nvel de submisso apenas, e no como convico de f. Para a assistente social Mariposa, sua resposta demonstra uma crtica Tradio da Igreja e tambm sua ao social, no caso, falta de ao. Mariposa entende que este dogma parte de uma viso idealista que no condiz com a conciliao f e vida dos fiis. Diante disto, e conforme a citao acima do Catecismo da Igreja Catlica (CIC), a assistente social Mariposa no aceita as convices de f e de moral idealizadas pelo Magistrio da Igreja como infalveis e imutveis. A assistente social Andorinha baseia sua resposta na concepo da doutrina protestante da livre interpretao da Bblia; ou seja, a f individual de cada um no necessita da assistncia do Magistrio da Igreja para sua conduta moral. Andorinha se fundamenta tambm na questo de que o Papa orientado por grupos da Igreja que se respaldam em alguma ideologia, podendo assim, cometer erros. Andorinha lembra a

questo do Papa pedir perdo pelos erros da Igreja na histria da humanidade; confundindo assim, os dogmas com atos pessoais de clrigos ou leigos catlicos. Diante destas afirmaes, pode-se analisar que a assistente social Andorinha contrria ao Catecismo da Igreja Catlica quanto misso do Magistrio da Igreja de ser o responsvel em guardar a doutrina para que os fiis estejam seguros na f verdadeira e; ainda, observamos que Andorinha confunde erros particulares da conduta de membros da Igreja na histria da humanidade com os dogmas irrevogveis que foram decretados ao longo da histria do cristianismo e permanecem at os dias de hoje para responder s questes concretas de f e de moral. Para a assistente social Codorna, sua acepo ao dogma parcial. Codorna acredita que alguns dogmas, como a questo do planejamento familiar, deveriam ser revistas. Sendo assim, pode-se concluir que a assistente social Codorna no avalia o dogma como um dom sobrenatural que no pode conter erros conforme citao acima do Catecismo da Igreja Catlica. Desta forma, a assistente social Codorna julga a inviabilidade do dogma, baseada na sua experincia profissional e de vida. Analisamos que, sendo os dogmas infalveis como verdades de f e de moral conforme determina a doutrina catlica, a assistente social Codorna entra em contradio com o Catecismo da Igreja Catlica; contudo, seu embasamento de certa forma procede, se nos reportarmos histria da Igreja, devido s falhas de evangelizao e de uma ao pastoral social da Igreja em libertar a populao que vive sob estruturas injustas de uma sociedade que as submetem a um estado de misria social, econmica, poltica e cultural, inibindo assim, o desenvolvimento integral da pessoa humana. Contudo, a questo da infalibilidade posta no plano das idias e no nas falhas humanas da ao. Portanto, a partir da anlise das respostas das assistentes sociais, apesar das convergncias com os valores da DSI em alguns momentos desta investigao, nossa hiptese de que os assistentes sociais catlicos de Londrina no tm uma clareza terica sobre a DSI se confirma. Tal fato ocasiona uma prxis profissional equivocada devido mistura entre princpios da DSI e do marxismo 7 . A DSI trabalha numa perspectiva diferente do marxismo na construo de uma nova sociedade. Mesmo uma perspectiva marxista que opte pela no violncia, nunca comungar dos princpios cristos de sociedade; ou ento, no ser uma perspectiva marxista. No obstante, surgiro pontos cruciais entre os dois
7

Citamos apenas o marxismo por nos parecer claro a negao por parte das entrevistadas ideologia liberal.

referenciais tericos, e os assistentes sociais catlicos precisaro de um conhecimento profundo sobre a DSI para no entrarem em apostasia ... ningum pode ser bom catlico e ao mesmo tempo verdadeiro socialista (BETTENCOURT, 2004, p.162). O que deve ser salientado, que no plano das idias, o assistente social catlico teria que optar entre seus valores de f em comunho com a doutrina da Igreja que professam esta f ou ento, pelo atesmo declarado do marxismo e com isso, negando sua f catlica. Assim como a formao profissional pautada em referenciais tericos cientficos, tambm a DSI necessita ser apreendida fora do senso comum ou de bibliografias interpretativas da mesma. A anlise demonstrou a falta de um conhecimento concreto do que a DSI realmente expressa em sua interpretao oficial.

CONSIDERAES FINAIS

Com a emergncia da sociedade capitalista, a partir da Revoluo Industrial, a Igreja buscou envolver-se mais explicitamente nas orientaes morais e sociais da sociedade. No que a Igreja nunca houvesse atuado na vida social da populao, pelo contrrio, percebemos que a elaborao dos fundamentos da DSI est presente desde o comeo do cristianismo, atravs da Bblia e documentos elaborados pela Tradio catlica. Interpretaes distintas foram observadas ao longo da formulao da DSI por parte de cientistas, filsofos e telogos. Porm, o Magistrio da Igreja sempre teve um posicionamento oficial desta doutrina social, afirmando que a luta pela libertao das estruturas injustas (pecado social) deveria ser acompanhada pela libertao do pecado individual de cada um (converso do corao). No entanto, o compromisso dos cristos com esta doutrina deixou muito a desejar nestes cem anos de DSI, inclusive no Brasil. Verificamos atos errneos por parte de clrigos e leigos que no interpretaram corretamente o fundamento da doutrina que o de construir uma sociedade pautada no bem comum, agindo em prol de seus prprios interesses.

Mesmo diante de muitos erros, a ao social catlica no Brasil teve um papel importante na conquista dos direitos sociais, acreditamos que at mesmo um papel central. Durante a ditadura militar, possivelmente a sua maior expresso social na histria da Igreja no Brasil, quando se tornou praticamente a nica voz contra aquele regime ditatorial e desumano em que o pas viveu. A ao social catlica manteve-se viva aps o regime militar e se manifestou com autoridade na construo do regime civil e na consolidao da Carta Constitucional. A partir da Constituio de 1988, a ao social catlica se mantm ativa efetivao da mesma e lutando contra lgica neoliberal que domina o cenrio brasileiro. A Igreja conta com uma estrutura bem slida para a prtica de sua ao social. A partir da CNBB, suas pastorais, movimentos, organismos sociais e instituies religiosas, a ao social catlica tem grande expresso nacional no enfrentamento da questo social. A CNBB est empregando atualmente projetos que visam conscientizao doutrinal, social e poltica dos catlicos; sendo assim, a Igreja vem de encontro com nossa hiptese de que os assistentes sociais catlicos de Londrina no tm uma clareza terica sobre a DSI e, talvez, a maioria dos catlicos no tenha esta clareza. Os entrevistados demonstraram a falta de um conhecimento slido da DSI. Estavam impregnados de uma miscelnea de valores catlicos e outros referenciais tericos adquiridos em sua experincia como leigos catlicos e na sua formao profissional. No entanto, com relao DSI enquanto um corpo terico, demonstraram no a terem estudado profundamente em nenhum tipo de curso oficial da Igreja.

necessrio, com efeito, distinguir sempre a DSI das diversas posies das escolas, que explicaram sistematicamente,

desenvolveram e ordenaram o pensamento social contido nos documentos pontifcios (Congregao para a Educao Catlica, 1988, p. 9).

Quando nos referimos interpretao oficial da DSI, visamos o entendimento de uma perspectiva transformadora da realidade; assim como o exemplo de Jesus Cristo, que deu a vida por todos; como os primeiros cristos que, baseados no amor, possuam tudo em comum; como o exemplo dos mrtires da Igreja, que davam suas vidas pelo Evangelho e seus valores; e tantos outros santos e santas da Igreja que colocaram suas vidas pelo bem

do prximo, sejam intelectualmente a exemplo So Tomaz de Aquino - ou em seu testemunho de vida a exemplo de So Francisco de Assis. Nesta perspectiva, de uma doutrina social capaz de mudar os homens e as estruturas do mundo, que entendemos a DSI como um agente de mudana no mundo de via no violenta e no individualista. Portanto, conclumos que a questo social, que vem sendo enfrentada desde os primrdios da Revoluo Industrial pelo marxismo e outras correntes ideolgicas; atravs da doutrina social da Igreja, pode-se ter um bom e seguro referencial terico como inspirao para o enfrentamento da questo social.

Referncias bibliogrficas

Aquino, Felipe. Teologia da Libertao. Lorena SP: Clofas. 2002. p. 71-100. vila, Fernando Bastos. Pequena Enciclopdia de Doutrina Social da Igreja SJ. 2. ed. Centro Joo XXIII Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES). So Paulo: Loyola, 1993. BETTENCOURT, Estevo. Curso de Doutrina Social da Igreja. Escola Mater

Ecclesiae: cursos por correspondncia. Jacarepagu-RJ: Tudo para Ontem, 2004. BRUNEAU, Thomaz C. O papel da Igreja na transio brasileira. Traduo do original ingls The Role and Response of the Catholic Church in the Redemocratization of Brazil de Paulo Kramer. 1986. Cava, Ralph Della. Igreja e Estado no Brasil do sculo XX: Sete monografias Recentes sobre o catolicismo Brasileiro (1916/64). CEBRAE. Estudo CEBRAE. CEBRAE. 12 abril-maio-junho, So Paulo, CEBRAE, 1975. CNBB www.cnbb.org.br. Disponvel em: http:// www.cnbb.org.br. Acesso: 22 de outubro de 2004. CNBB. Setor Pastoral Social. Cartilhas de Pastoral Social n 1. O que Pastoral Social. So Paulo: Loyola Brasil, 2001. Carta Encclica de Sua Santidade o Papa Leo XIII. Rerum Novarum. 13.ed. Traduo de Manuel Alves da Silva, SJ.So Paulo: Paulinas, 2002. Carta Encclica. Centesimus Annus do Sumo Pontfice Joo Paulo II. 5. ed. So Paulo: Paulinas, 2002.

CATECISMO DA IGREJA CATLICA. So Paulo: Loyola, 1993. Congregao para a educao catlica. Orientaes para o Estudo e o Ensino da Doutrina Social da Igreja na Formao Sacerdotal. Roma, 1998. Libnio, J. B., SJ. Doutrina Social da Igreja e Teologia da Libertao. So Paulo: Loyola, 1994. Rossi, Agnelo. Verdades, erros e perigos na TdL (19/03/1985). Silva, Claudia Neves da. Poder Pblico Municipal e Sociedade de So Vicente de Paulo: dois modelos de atuao na rea da assistncia social em Londrina: 1964-1988. Dissertao apresentada ao curso de Ps-graduao em Histria da Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis. 1999. Souza, Luiz Alberto Gmez de. A igreja catlica e a questo social. Texto em cpia 1997.

Vous aimerez peut-être aussi