Vous êtes sur la page 1sur 47

MDULO

CRITRIOS DE PROJETO DE FUNDAES


por

Francisco R. Lopes

ENGENHARIA DE FUNDAES requer conhecimentos de: 1) Geotecnia - Geologia (de Engenharia) ) - Mecnica dos Solos - Mecnica das Rochas 2) Projeto Estrutural - Anlise estrutural (analise de esforos internos) - Dimensionamento de estruturas em concreto armado (e protendido) e em ao pode ser dividido com engo. estrutural 3) Conhecimentos especficos da Engenharia de Fundaes

1
TERMINOLOGIA e ELEMENTOS NECESSRIOS AO PROJETO

As fundaes so convencionalmente separadas em : - fundaes superficiais (ou diretas ou rasas) - fundaes profundas A distino feita segundo o critrio (arbitrrio) de que uma fundao profunda aquela cujo mecanismo de ruptura de base no surge na superfcie do terreno Norma NBR 6122: fundaes profundas so aquelas cujas bases esto implantadas a uma profundidade superior a 2 vezes sua menor dimenso, e a pelo menos 3 m de profundidade

Fundaes superficiais : bloco - elemento de fundao de concreto simples, dimensionado de maneira que as tenses de trao nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura sapata - elemento de fundao superficial de concreto armado, dimensionado de tal modo que as tenses de trao sejam resistidas por armadura (por isso a sapata tem menor altura que o bloco)

sapata corrida - sapata sujeita a carga distribuda (s vezes chamadas de baldrames) viga de fundao - elemento de fundao superficial comum a vrios pilares situados num mesmo alinhamento grelha - elemento de fundao constitudo por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares sapata associada - elemento de fundao que recebe parte dos pilares da obra radier - elemento de fundao que recebe todos os pilares da obra.

Fundaes profundas : estaca - elemento de fundao profunda executado por ferramentas ou equipamentos (execuo: - cravao ou percusso ou prensagem - ou por escavao, ou ainda, mista tubulo - elemento de fundao profunda de forma cilndrica que, pelo menos na sua fase final de execuo, tem a descida de operrio (o tubulo no difere da estaca por
suas dimenses mas pelo processo executivo, que envolve a descida de operrio)

caixo - elemento de fundao profunda de forma prismtica, concretado na superfcie e instalado por escavao interna

Existem fundaes mistas, que combinam solues de fundao superficial com profunda

ELEMENTOS NECESSRIOS AO PROJETO Os elementos necessrios para o desenvol-vimento de um projeto de fundaes so : (1) Topografia da rea Levantamento topogrfico planialtimtrico (ateno s referencias; pedir coordenadas e nvel do IBGE) Dados sobre taludes e encostas no terreno - ou que possam atingir o terreno Dados sobre eroses (ou evolues preocupantes na geomorfologia)

(2) Dados Geolgico-Geotcnicos Investigao do subsolo (eventualmente em 2 etapas: preliminar e complementar) Outros dados geolgicos e geotcnicos (mapas, fotos areas e de satlite, levantamentos aerofotogramtricos, artigos sobre experincias anteriores na rea, publicaes do Servio Geolgico do Brasil, etc.)

Ex.: cavernas

Exemplo de uso de plantas e fotografias (novas e antigas)

(3) Dados da Estrutura a Construir Tipo e uso que ter a nova obra Sistema estrutural (hiperestaticidade, flexibilidade, etc.) Sistema construtivo (convencional, pr-moldado, etc.) Cargas (aes nas fundaes) e suas possveis combinaes

(4) Dados sobre Construes Vizinhas Tipo de estrutura e fundaes, nmero de pavimentos, carga mdia por pavimento, existncia de subsolo Estado da construo (importante: vistoria) Desempenho das fundaes Avaliao de possveis conseqncias de escavaes e vibraes provocadas pela nova obra

10

11

Os conjuntos de dados 1, 2 e 4 devem ser cuidadosamente avaliados pelo projetista em uma visita ao local de construo. Deve ser feito laudo de vistoria (com valor judicial) do vizinho, com registro de danos. O conjunto de dados 3 deve ser discutido com o projetista da obra (arquiteto ou engenheiro industrial, p. ex.) e com o projetista da estrutura. Desta discusso vo resultar: (i) os deslocamentos admissveis e (ii) um entendimento das diferentes aes da estrutura e suas combinaes.

12

No caso de fundaes de pontes e portos, dados sobre o regime do rio e condies do mar so importantes para avaliao de possveis eroses e escolha do mtodo executivo. J nas zonas urbanas, as condies dos vizinhos constituem, freqentemente, o fator decisivo na definio da soluo de fundao. Discutir a importncia da vistoria e do seguro (ambos devem ser feitos e definir as responsabilidades). Quando fundaes profundas ou escoramentos de escavaes so previstos, o projetista deve ter uma idia da disponibilidade de equipamentos na regio da obra.

Aes nas Fundaes As solicitaes a que uma estrutura est sujeita podem ser classificadas de diferentes maneiras. Em outros pases comum separ-las em 2 grandes grupos : (a) cargas "vivas" (operacionais, ambientais e acidentais) (b) cargas "mortas" (peso prprio e empuxos)

13

Brasil, a norma NBR 8681/84 (Aes e Segurana nas Estruturas) classifica as aes nas estruturas : Aes permanentes: ocorrem com valores constantes durante a vida da obra (peso prprio, equipamentos fixos, empuxos, esforos devidos a recalques); Aes variveis: ocorrem com valores que apresentam variaes significativas em torno da mdia (aes devidas ao uso da obra, tipicamente); Aes excepcionais: tm durao extremamente curta e muito baixa probabilidade de ocorrncia durante a vida da obra, mas que precisam ser consideradas no projeto de determinadas estruturas (exploses, colises, incndios, enchentes, sismos).

A norma NBR 8681/84 estabelece critrios para combinaes destas aes na verificao dos estados limites de uma estrutura (assim chamados os estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado s finalidades da obra) : estados limites de utilizao ou ELS (quando ocorrem deformaes, fissuras, etc. que comprometem o uso da obra); estados limites ltimos ou ELU (associados a colapsos parciais ou total da obra).

14

A questo da passagem de informaes do projetista da estrutura para o das fundaes Discutir: (i) planilhas de aes e combinaes* (ii) interface entre os 2 projetos (estrutura e fundaes)** * cuidado: nos projetos de fundaes comum se utilizar cargas de servio (sem fatores de majorao) ** geralmente o topo das cintas (cuidado quando h subsolos)

2
REQUISITOS DE UM PROJETO DE FUNDAES

15

REQUISITOS DE UM PROJETO DE ENGENHARIA So basicamente 2 requisitos : - Deformaes aceitveis sob as condies de servio = Verificao dos estados limites utilizao (ELS) - Segurana adequada ao colapso = Verificao estados limites ltimos (ELU)

de

dos

Deformaes aceitveis sob as condies de servio = Verificao dos estados limites de utilizao (ELS)

5 q l4 384 E I

16

Segurana adequada ao colapso = Verificao dos estados limites ltimos (ELU)

q l2 M= 8

FS =

M resist M solici tan te


FS = 1,65

Dimensionamento atual

f M solici tan te f = Ac ck d

f M solici tan te 1,4 = Ac ck d 1,4

M solici tan te . f = Aao

f yk

M solici tan te 1,4 = Aao

f yk 1,15

17

Propriedades dos materiais

Resistncia
ao

S = f yk

concreto

S = f ck

solo

S = c + tg

18

REQUISITOS DE UM PROJETO DE FUNDAES Tradicionalmente, os requisitos bsicos a que um projeto de fundaes dever atender so: - Deformaes aceitveis sob as condies de trabalho - Segurana adequada ao colapso do solo de fundao (estabilidade externa ) - Segurana adequada ao colapso dos elementos estruturais (estabilidade interna )

Em servio

w = q B

1 2 Is E

19

Na ruptura

qult = c N c
N c 6,2

Curva carga-recalque de uma fundao

20

REQUISITOS DE UM PROJETO DE FUNDAES Tradicionalmente, os requisitos bsicos a que um projeto de fundaes dever atender so: - Deformaes aceitveis sob as condies de trabalho - Segurana adequada ao colapso do solo de fundao (estabilidade externa ) - Segurana adequada ao colapso dos elementos estruturais (estabilidade interna )

Conseqncias do no atendimento a estes requisitos:

21

Outros requisitos especficos de certos tipos de obra: Segurana adequada ao tombamento e deslizamento (tambm estabilidade externa), a ser verificada nos casos em que foras horizontais elevadas atuam em elementos de fundao superficial; Segurana flambagem; Nveis de vibrao compatveis com o uso da obra, a serem verificados nos casos de cargas dinmicas.

COMPARANDO COM A TERMINOLOGIA DAS NORMAS ESTRUTURAIS : O atendimento ao requisito (1) corresponde verificao de estados limites de utilizao de que tratam as normas estruturais (NBR 8681/84, etc.). O atendimento aos requisitos (2) e (3) corresponde verificao de estados limites ltimos.
Os estados limites ltimos podem ser muitos... (tb. chamados modos de colapso) e o engenheiro precisa desenvolver a capacidade de prever...

22

23

3
VERIFICAO DA SEGURANA AO COLAPSO ou Verificao de Estados Limites ltimos

Nos problemas de Engenharia h sempre incertezas: - nos mtodos de clculo - nos valores dos parmetros dos materiais introduzidos nesses clculos - nas aes (cargas) a suportar - na execuo Consequentemente, h a necessidade de introduo de coeficientes de segurana, CS (tb chamados fatores de segurana, FS) que levem em conta essas incertezas.

24

A fixao desses coeficientes de segurana bem mais difcil na Engenharia de Fundaes e Geotcnica que na Engenharia Estrutural. Os materiais estruturais concreto armado e ao so materiais executados ou fabricados pelo homem, portanto, relativamente homogneos e com propriedades mecnicas que podem ser razoavelmente determinadas.

O solo que participa do comportamento de uma fundao : - muito heterogneo e seu conhecimento restrito ao revelado pelas investigaes realizadas em alguns pontos do terreno - comportamento complexo: elasto-visco-plstico, portanto, dependente das tenses iniciais, da evoluo das tenses e do tempo trifsico slidos+gua+ar portanto, dependente das condies de drenagem

25

Existem 2 formas de introduo de coeficientes ou fatores de segurana num projeto: - fatores de segurana globais (FS) carga admissvel carga de ruptura / FS - fatores de segurana parciais (f) carga de trabalho majorada carga de ruptura minorada

No exterior, Coeficientes de Segurana Globais


mnimos: Tipo de Obra Obras de terra Estruturas de arrimo Fundaes Ao da gua (subpresso, levantamento de fundo) Eroso interna ("piping) CS ou FS 1,3 a 1,5 1,5 a 2,0 2,0 a 3,0

1,5 3,0 a 5,0

26

Brinch-Hansen (1965) sugere coef. de segurana parciais Cargas permanentes : Cargas acidentais : Presses de gua : 1,0 1,5 1,0

Clculo de estabilidade de taludes e empuxos de terra : coeso: 1,5 ; tgf : 1,2 Fundaes superficiais : coeso: 2,0 ; tg f : 1,2 Fundaes profundas (frmulas estticas) : coeso: 2,0 ; tg f : 1,2

Brasil - Norma NBR 6122 : Condio CS ou FS 3,0

Capacidade de carga de fundaes superficiais Capacidade de carga de estacas ou tubules sem prova de carga Capacidade de carga de estacas ou tubules com prova de carga

2,0

1,6

27

Norma NBR 6122 (1996), fatores parciais para o solo: Obtido Lab. 1,3

Parmetro Tg f

In situ * 1,2

Correl.** 1,4

Coeso (estabilidade e empuxo de terra) 1,3 1,4 Coeso (capacidade de carga de fundaes) 1,4 1,5 * CPT, vane, pressiometro ** SPT, DMT

1,5

1,6

Norma NBR 6122 (1996), fatores parciais para as cargas:

Condio

Coeficiente

Fundao superficial (sem prova de carga) 2,2 Fundao profunda (sem prova de carga) Fundao com prova de carga 1,5 1,2

28

O coeficiente de segurana global definido pela relao entre as mdias : mR


CS = mQ

Quando a carga iguala a resistncia tem-se a ruptura (M) e os coeficientes de segurana parciais podem ser definidos pelas relaes :

CS Q =

M mQ

CS R =

mR M

Nessas definies, as cargas e as resistncias aparecem como grandezas determinsticas. Seu carter aleatrio em nada influi.

29

Situaes a Serem Verificadas Dependendo das caractersticas de drenagem do solo, h diferentes situaes a serem verificadas. Nos solos de drenagem lenta (solos argilosos saturados) h que se verificar as seguintes situaes: Segurana a curto prazo ou no drenada (geralmente, a situao crtica); Segurana a longo prazo ou drenada.

Em princpio, para o caso de fundaes - cujo carregamento produz excessos de poro-presso - , a segurana aumenta com o tempo, uma vez que os excessos de poro-presses se dissipam com o tempo, causando um aumento de tenses efetivas e, consequentemente, de resistncia. Assim, a segurana a curto prazo (no drenada) a crtica. Nos solos de drenagem rpida (solos arenosos em geral e solos argilosos parcialmente saturados), basta, em princpio, verificar a condio drenada. A anlise drenada feita em termos de tenses efetivas, com parmetros drenados (c', f ', ' ) e a anlise no drenada feita normalmente em termos de tenses totais, com parmetros no drenados (Su , f u , ).

30

Para se decidir se uma anlise no drenada necessria, preciso avaliar: (i) a permeabilidade do solo (e as distancias de drenagem, que so as distancias s faces drenantes da camada de argila que ser solicitada) e (ii) a velocidade do carregamento.

Alguns tipos de carregamento so relativamente rpidos, como no caso do enchimento de silos, passagem de veculos, ao do vento, etc. Outros, lentos.

31

ruptura de silo

ruptura de silo

32

4
VERIFICAO DE DESLOCAMENTOS E DANOS ASSOCIADOS ou Verificao de Estados Limites de Utilizao

DESLOCAMENTOS EM ESTRUTURAS E DANOS ASSOCIADOS Toda fundao sofre deslocamentos verticais (recalques), horizontais ou rotacionais, dependendo das solicitaes. Esses deslocamentos causam danos variam desde arquitetnicos ou estticos at o colapso da estrutura (pelo surgimento de esforos para os quais ela no est dimensionada).

33

Deslocamentos de um apoio num plano

34

Deslocamentos de uma construo

Vrios parmetros podem ser definidos: Desaprumo: w Rotao relativa (ou distoro angular): Deformao angular: Deflexo relativa: Relao de deflexo: /L

35

Tipos de deslocamentos de uma construo

Tipo 1) ocorrem danos estticos e funcionais - se os recalques forem muito grandes - e danos s ligaes da estrutura com o exterior (tubulaes de gua e esgoto, rampas, escadas, passarelas, etc.)

36

Tipo 2) ocorrem danos estticos devido ao desaprumo (mais visvel quanto mais alto o prdio) e danos funcionais decorrentes do desnivelamento de pisos, etc.

37

Tipo 3) alm dos danos estticos e funcionais mencionados nos dois itens anteriores, h: - tambm danos desta mesma natureza decorrentes da fissurao - danos estruturais.

Na prtica, h uma combinao dos 3 tipos de recalques

38

Valores limites, na prtica: Distoro (angular ): Danos estruturais Fissuras em paredes e divisrias porm, recomendado Recalque mximo: Areias Sapatas 2,5cm Radiers 5,0cm

1/200 1/300 1/500

Argilas 5,0cm 10,0cm

Figura Clssica (edifcios)

39

TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE LEO Depende: do tipo de teto (fixo ou flutuante) e do tipo de material (tipo do ao e soldas) Da os tanques so classificados em 3 tipos Valores tpicos (ver normas prprias em cada projeto): - recalque absoluto mximo: 10 a 30 cm - recalque diferencial planar: Dw Diam/200 - recalque diferencial no planar: Dw/l 1/450 - recalque do centro: Dw Diam/100

recalque diferencial no planar

40

IDENTIFICANDO FISSURAS EM EDIFICAES (do livro de Ercio Thomaz)


fissuras so devidas a: recalques (diferenciais) trabalho trmico diferencial trabalho de peas estruturais retrao do concreto deficincias na execuo das alvenarias

trabalho trmico diferencial aquecimento de laje superior

41

trabalho trmico diferencial aquecimento de laje superior

trabalho trmico diferencial aquecimento de empena

42

trabalho de peas estruturais - flexo

trabalho de peas estruturais cisalhamento (associado a flexo)

43

trabalho de peas estruturais - toro

retrao do concreto

44

deficincias na execuo das alvenarias

Fissuras nas alvenaria em conseqncia de deformao de lajes

45

recalques (diferenciais)

mecanismo de fissurao associado a recalques diferenciais

46

recalques (diferenciais)

recalques (diferenciais)

47

Vous aimerez peut-être aussi