Vous êtes sur la page 1sur 12

A EDUCAO INTERCULTURAL E A ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE / TUMUNE KALIVONO, ALDEIA URBANA MARAL DE SOUZA, CAMPO GRANDE (MS)

TORRES, Karla Fernanda da Silva 1 VARGAS, Iclia Albuquerque de2

RESUMO: Na cidade de Campo Grande (MS) encontra-se a Aldeia Urbana Maral de Souza, constituda em 1997, reunindo indgenas de etnias diversas que migraram de aldeias do interior do Estado, principalmente de Aquidauana, Sidrolndia e Miranda. Para atender a comunidade local foi implantada na aldeia a Escola Municipal Sulivan Silvestre/ Tumune Kalivono. Neste trabalho se pretende abordar o reconhecimento do direito aos indgenas de manterem sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies, explorando at que ponto as relaes educativas nessa escola contribuem para a manuteno da cultura indgena no espao urbano. So questionadas se as experincias de proposta escolar intercultural presentes na Aldeia Urbana Maral de Souza vm favorecendo a incluso do aluno ndio na sociedade. Considerando a diversidade scio-cultural presente na escola, objetiva-se compreender, a partir de uma anlise da educao que se prope intercultural, como uma escola de ensino regular, no diferenciada, pode garantir em sua prtica educativa, a manuteno da cultura indgena no espao urbano. A metodologia adotada composta por observaes diretas, entrevistas e aplicaes de questionrios junto a membros da comunidade escolar. Palavras-Chave: Educao Intercultural; Aldeia Urbana; Comunidade Escolar. INTRODUO

Por estar desenvolvendo estudos para atender as exigncias da disciplina Trabalho de Concluso do Curso (TCC), no curso de graduao de Pedagogia (UFMS), decidimos averiguar a situao da educao escolar dos indgenas na cidade de Campo Grande (MS). Inmeras inquietaes sobre um novo contexto relacionado educao escolar indgena vm surgindo. O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda maior populao de indgenas no Brasil3. A partir da dcada de 1980, essa populao vem manifestando intenso

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora e orientadora nos cursos de Pedagogia, Geografia e Turismo e no Mestrado Ensino de Cincias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2

deslocamento para as periferias de vrias cidades do estado em busca de melhores condies de vida, em destaque para a capital Campo Grande (MUSSI, 2006). Esse processo migratrio tem resultado na criao de aldeias urbanas formadas por famlias indgenas. Diante dessa realidade h a necessidade de fomento de polticas sociais, visando assegurar populao indgena condies de moradia, sade, educao, lazer e outros. Perante esse cenrio e com a inteno de realizar uma investigao sobre a realidade da educao escolar para indgenas na cidade de Campo Grande (MS), decidiu-se por um trabalho na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira - Tumume Kalivono Criana do Futuro, situada na Aldeia Urbana Maral de Souza4. Para tanto, foram realizadas observaes diretas, entrevistas e aplicaes de questionrios junto a membros da comunidade escolar. Essa aldeia constituda por famlias que se deslocaram principalmente de municpios como Aquidauana, Sidrolndia e Miranda. Rene pessoas de etnias indgenas diversas, como Terena, Guarani, Kadiweu, alm de alguns no-indgenas. Est localizada no bairro Tiradentes, zona leste da capital de Mato Grosso do Sul. A escola foi implantada para atender as crianas indgenas e a comunidade local, oferecendo ensino fundamental do 1 ao 5 ano. Possui modelo de ensino regular de forma no diferenciada. Vrias questes motivaram a investigao, tais como: Esse indgena, agora chamado ndio urbano, vive sob qual perspectiva na cidade? A educao escolar favorece a incluso do aluno ndio na sociedade urbana? H existncia de proposta escolar intercultural na escola da Aldeia Urbana Maral de Souza? Esta escola de ensino

Conforme dados apresentados em Caracterizao Scio-Demogrfica dos Povos Indgenas do DSEI, anexo do Relatrio Anual de Gesto da FUNASA de 2008, Mato Grosso do Sul apresenta uma populao indgena de 68.792 indivduos.

O Relatrio Anual de Gesto da FUNASA de 2008 informa que na Aldeia Urbana Maral de Souza esto 2.804 indgenas de etnias diversas, como Terena, Bororo, Guato, Guarani, Kadiweu e Kaiowa.
4

regular com grande diversidade scio-cultural promove, em sua prtica educativa, a valorizao da cultura indgena no espao urbano? Sero abordados os direitos de organizao social, como costumes, lnguas, crenas e tradies aos indgenas. importante destacar que consideramos esses direitos, neste trabalho, de todos os indgenas, no somente daqueles organizados em terras indgenas, mas aos indivduos e grupos que por algum motivo se deslocam para as periferias das cidades almejando melhorias de vida, apontadas como educao, trabalho, sade, moradia. Apesar de a escola possuir modelo de ensino regular de forma no diferenciada, pretende-se discutir as relaes e prticas educativas ali presentes a partir do conceito de educao intercultural.

1- Os indgenas e seus direitos

Aos indgenas foi garantido na Constituio Brasileira de 1988 o direito de manterem sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies. Reconhecidos tais direitos, entendemos que so muitos os meios de organizao para que se concretize a preservao da cultura indgena. Essa preservao das caractersticas bsicas das comunidades indgenas citadas no texto Constitucional de 1988 viria atravs de uma autonomia, o ndio antes alvo de aes integracionistas do Estado, deveria ser autnomo, direcionando quais devem ser as aes para que se mantenha sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies. Nascimento (2004, p. 71) afirma ser a autonomia o resultado final das lutas e conquistas indgenas, definindo-a como:
(...) o direito de viver conforme seus valores, seus costumes, seus modos de organizao social e sua poltica e ainda como o reconhecimento da capacidade de auto-representao em condies de igualdade em uma sociedade que se reconhece pluritnica (...)

Porm, ao se analisar o contexto das polticas educacionais existentes, questionase se essas aes so capazes de manter ou proporcionar a autonomia dos indgenas. Nascimento (2004) afirma que o conceito de autonomia sofre reservas quando tratamos de uma educao escolar indgena diferenciada, intercultural e bilnge, pois apresentam-se como conceitos generalizados e vagos, pois o Estado, enquanto provedor dessa educao escolar diferenciada, tem carter homogeneizador. No processo histrico de escolarizao dos indgenas a escola ora objetivava catequizar, docilizar os nativos, propagando os valores ocidentais cristos em terras brasileiras, ou seja, a escola possua uma posio de destaque dentre todos os meios utilizados no trabalho de imposio de uma cultura dominante europia. Ora seu objetivo era de civiliz-los at poderem ser integrados comunidade nacional. Nesse contexto, as discusses sobre a educao escolar indgena se configuram como um importante instrumento de preservao da cultura indgena. A preservao da cultura indgena atravs da educao um direito garantido. amparado por textos legais que legitimam e revelam a necessidade da educao intercultural, de acordo com Guerreiro (2007):
Esse direito no existe nem se realiza de maneira isolada. Faz parte de um conjunto de direitos que os povos vm conquistando e exercendo, uma pea central no campo dos direitos culturais e est intimamente ligado ao direito, lngua e s suas conseqncias. (p.91)

Considerando a educao como um elemento fundamental para preservao da cultura indgena, abordaremos a educao oferecida para as crianas indgenas presentes na aldeia urbana Maral de Souza. Para tanto, entendemos ser necessrio demonstrar o contexto em que est inserida a escola, a saber: o deslocamento dos indgenas de suas terras de origem, a formao da aldeia urbana Maral de Souza e a criao da Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira Tumone Kalivono-Criana do Futuro

2- O deslocamento, a aldeia urbana e a escola

Este trabalho centra-se na comunidade indgena no espao urbano de Campo Grande (MS). Assim, imprescindvel compreender o processo de deslocamento dos ndios Terena das aldeias de Mato Grosso do Sul para a capital, bem como os motivos desse deslocamento. Em especial trataremos do grupo tnico Terena, em virtude de serem eles a maioria na Aldeia Maral de Souza, local do trabalho de campo. Segundo Mussi (2006), os Terena possuem a caracterstica de mobilidade espacial constatada em momentos da trajetria histrica desde sua vinda da regio do Chaco boliviano, at a chegada em terras brasileiras.

Tais deslocamentos so marcados basicamente por trs momentos distintos: o primeiro momento ocorre por volta do sculo XVIII, quando se inicia o processo de expanso dos Terena, ainda, no Chaco; o segundo momento, transio do sculo XVIII para o sculo XIX, trata do processo de expanso dos Terena do Chaco para o Territrio brasileiro; e o terceiro momento, transio do sculo XIX para o sculo XX, quando os Terena j se encontram em territrio brasileiro.(MUSSI, 2006, p.67)

Os principais motivos do deslocamento da regio do Chaco para as terras hoje brasileiras, teriam sido o aumento populacional, a busca por melhores condies para a agricultura e ampliao do espao para o desenvolvimento do grupo. Os Terena intensificam o processo de deslocamento para os centros urbanos a partir de 1960. Um dos motivos, segundo a autora, foi a necessidade de trabalho, a falta de recursos para o desenvolvimento da agricultura e de educao para os filhos.

J o segundo propsito est ligado falta de escolas para os filhos, pois algumas aldeias no oferecem todos os graus de formao necessrios para atender o aluno e, nesse sentido, em muitos casos, os ndios tm de se deslocar para a cidade mais prxima, a fim de poderem concluir os ensinos fundamental e mdio. (MUSSI, 2006 p.19)

Desta forma se deslocam para os centros urbanos em busca de sobrevivncia e manuteno das suas tradies.

A autora compreende o processo de deslocamento no como uma perda de valores culturais, mas entende tal fenmeno como uma dinmica em que as estratgias de insero, adaptao e ressignificao esto em processo, reconfigurando as suas pautas culturais (MUSSI, p.23). Portanto, os Terena buscam se adaptar em momentos e contextos histricos diferentes a fim de sobreviver e preservar sua tradio cultural.

Neste sentido, mediante o estudo realizado nas Aldeias Terena do Cachoeirinha e Bananal, possvel constatar que, a partir de 1960, inicia-se um grande fluxo migratrio para os centros urbanos do estado, com destaque para a Capital e, fato significativo, a maior incidncia de sada das famlias de suas aldeias de origem diz respeito busca de trabalho, tendo em vista a falta de opes alternativas de ocupao profissional e a falta de recursos materiais e sociais bsicos (alimento, escola e sade).(MUSSI, 2006 p.211)

Nesse processo de deslocamento foi necessria a organizao da Aldeia Urbana Maral de Souza localizada no bairro Tiradentes, Campo Grande, MS. A aldeia surgiu de um loteamento formado em 1995 por um grupo Terena juntamente com lideranas indgenas, entre elas, a atual cacique Enir Bezerra. Acamparam em barraces, no espao cedido FUNAI pela Prefeitura Municipal onde seria estabelecida uma espcie de museu, a Casa do ndio. Em 1999, a Prefeitura Municipal de Campo Grande forneceu materiais de construo e os prprios indgenas construram suas casas atravs de um projeto arquitetnico contendo 163 unidades. Logo que foram estabelecidas, a necessidade de polticas sociais se tornou indispensvel para as famlias. Entre elas a construo da Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira-Tumune Kalivono Criana do Futuro, criada pelo Decreto n 7.790 de 21/01/1999, inaugurada no dia 12 de fevereiro de 1999. A escola originou-se de um anexo da Escola Municipal Prof Oliva Enciso, implantado no ento Loteamento Desbarrancado5, para atender crianas em idade escolar e filhos de indgenas desaldeados que se fixaram nesta rea.

Segundo Mussi (2006) a formao da aldeia urbana passou por um processo longo que se iniciou no dia 9 de junho de 1995, com a ocupao da rea, e o objetivo de auxiliar os ndios desaldeados. 6

O nome Tumone Kalivono em lngua Terena foi escolhido pela comunidade indgena e pela SEMED (Secretaria Municipal de Educao). Em homenagem ao presidente da FUNAI, Sulivan Silvestre que faleceu na data da criao da escola em janeiro de 1999. A escola oferece ensino pr-escolar / Educao Infantil e Ensino Fundamental at o 5 ano. Segundo a Secretaria da escola, at 18/05/09 o numero total de alunos, nos perodos matutino e vespertino, era de 418 alunos, destes, cerca de 22% so crianas indgenas. Em analise ao Projeto Poltico Pedaggico da escola, sobressai a seguinte expresso: Viso de futuro: Seremos reconhecidos pela inovao e qualidade no atendimento s diferentes culturas existentes na comunidade. (PPP, 2008. p. 22) Mas como garantir qualidade no atendimento s diferentes culturas em um espao homogeneizador? A educao intercultural possibilita a troca entre as diferentes culturas, a escola torna-se um lugar de embates culturais entre a aprendizagem natural de uma determinada comunidade indgena e a imposio de uma educao escolar prpria de no ndios. Podemos considerar que a escola como lugar de trocas capaz de proporcionar novos significados para a atuao escolar.

3- Educao intercultural

Ao se reconhecer a diversidade imprescindvel o debate sobre a interculturalidade, principalmente no que diz respeito educao para os indgenas, para que se respeite a particularidade cultural de cada grupo e o contexto em que est inserido. A interculturalidade apresentada por Padilha (2004) numa perspectiva freiriana como uma corrente que:

(...) considera positiva a existncia da diversidade cultural (...) defende que os indivduos se tornem interculturais, e isso significa que eles podem atuar nas diferentes culturas, j que a igualdade e a justia social estariam pressupostas.(PADILHA, p.223)

Essa atuao entre os diferentes grupos contribui para o desenvolvimento do conhecimento, e o compartilhamento de experincias atravs dessas relaes gera o reconhecimento do outro.

Fazer uma educao intercultural significa agir num espao em que experincias culturais diferentes se encontram em dilogo para realizar um trabalho reconstrutivo de conhecimentos, na perspectiva do encontro de vrias pessoas e das vrias cincias, que tambm se entrecruzam, como acontec com a prpria cultura das pessoas. (PADILHA, 2004, p.239)

Aps breve discusso sobre a educao intercultural, sero apresentadas partes das observaes e percepes das relaes do cotidiano escolar desenvolvidas na Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira. Ressaltamos que esta uma escola primria urbana com estudantes e professores de distintas origens tnicas e diferentes contextos socioculturais. Nosso foco o debate sobre o atendimento diversidade escolar nessa escola de ensino regular e a necessidade da presena da educao intercultural para o atendimento as identidades culturais presentes ali, que so construdas a partir do contexto de migrao indgena para a cidade. Para Candau (2005) a interculturalidade se refere ao reconhecimento da diversidade e diferena e acrescenta ser necessrio trabalhar os conflitos em uma determinada realidade procurando as estratgias mais adequadas para enfrent-los. (p.32) Esse conceito amparou nossas observaes na escola onde o trabalho foi desenvolvido. As observaes na escola iniciaram no ms de abril de 2009 e permaneceram at o ms de junho. Durante esse perodo procuramos participar de todo o cotidiano escolar; atentos as prticas pedaggicas e relaes entre a comunidade escolar, na sala de aula, e nos trabalhos extra-classe.
8

A escola possui dois projetos voltados para a cultura indgena. Um deles, denominado Feira Indgena Terena, realizado no ms de abril para a comemorao do Dia do ndio. Na feira so abordados: cultura e artesanato, culinria, plantas medicinais, a participao dos Terena na Guerra do Paraguai, morada e dana Terena. O outro projeto a que nos referimos o Lngua Terena organizado por dois professores indgenas. As aulas de lngua Terena no fazem parte do currculo escolar so ministradas contra turno duas vezes por semana. Segundo um dos professores, no total freqenta as aulas cerca de 30 alunos do matutino e vespertino, entre eles indgenas e no ndios, em entrevista afirmou encontrar dificuldades em ensinar a lngua Terena, pois:

(...) os pais no falam mais e ainda tem outros projetos que a escola divulga, o Seninha, as crianas quer tudo fazer, porque tem esportes, e falta as aulas de lngua, bom, mas a fica difcil para mim. E tambm eu s tenho dois dias, ento, tem aula hoje e s vai ter outra semana que vem, no tem continuidade.

Alm desses dois projetos percebemos nos trs meses de contato que a escola no possui outras aes que possam subsidiar a prtica do professor para que esses pratiquem a interculturalidade, nem esto presentes as discusses com a comunidade escolar para trabalhar as diferentes culturas no espao escolar. Apenas so reconhecidas as diferenas e a diversidade, mas o dilogo entre as culturas no ocorre, e as relaes geram preconceitos. Um exemplo so os discursos de funcionrios e professores:

a primeira coisa a chamar sua ateno que eles (crianas indgenas) so passivos. eles so desatentos, alguns alunos tambm no assumem ser indgena, eles no tem perspectiva de vida. eles eram mais diferentes, eram bem mais tmidos, mas ainda so diferentes, so tmidos e no respondem voc, nunca vai ver eles te respondendo outra coisa diferente que eles tem a mente lerda, voc fala alguma coisa e eles demoram para responder, at os adultos so assim.

Nesse aspecto consideramos importante a afirmao de Padilha (2004) para a superao de problemas nas relaes entre diferentes culturas:

(...) na educao intercultural, os diferentes sujeitos estabelecem relaes permanentemente, criam as condies de superao dos seus prprios problemas, ressignificam e atualizam os problemas e a si prprios, bem como a forma de encarar a sua prpria realidade e as suas atitudes diante doseu viver. (p.243)

Diante das observaes entendemos que no basta a escola ter o discurso que promove a manifestao cultural no espao escolar, a educao intercultural est inseparavelmente do currculo. E o currculo escolar vai alm das disciplinas, Padilha (2004, p.108) indica que o currculo Abrange tambm estudos relacionados s diferentes dimenses do ser humano, incluindo-se a a subjetividade e a relao que estabelece com o meio em que vive, alm dos aspectos nem sempre enfrentados pela escola (...). Conclumos que o processo de interculturalidade na educao exige constantemente a discusso e reconstruo dos conhecimentos culturais presentes no ambiente escolar, possibilitando a troca desses conhecimentos, transformando a realidade, permitindo o reconhecimento do outro e aceitando a diferena, Castro (2007) afirma que:
(...) atribumos um carter poltico, crtico e humanista tarefa de fazer da educao um processo de encontro, reconstruo e produo cultural a partir do dilogo intercultural, e de fazer das escolas espaos de transmisso, de reconstruo crtica e de produo cultural a partir da contribuio de diversas existncias sociais, na perspectiva transformadora dos contextos que condicionam a vida das comunidades educativas locais ou indgenas. (p.136, 137)

Nesse aspecto para que a interculturalidade acontea na escola necessrio trabalhar, e compreender toda a diversidade e conhecimentos desenvolvidos no espao escolar constitudo por diferentes culturas. Provocando a troca de saberes, tcnicas, artes e lnguas, sem discriminao, proporcionando a igualdade para todos mediante a educao escolar, trabalhando a diferena, a aceitao, e o respeito diferena, ou seja, superar os conitos que nascem das relaes e convivncia de grupos culturais distintos.
10

Referncias GUERRERO, D. A. I. Direitos Culturais Indgenas e Educao Intercultural Bilnge: a situao legal na Amrica Central . In: SECAD Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade Educao na Diversidade experincias e desaos na Educao Intercultural Bilnge, Braslia, 2007. CASTRO, G. W. Reexo Poltico-Pedaggica sobre a Diversidade e a Educao Intercultural Bilnge. In: SECAD Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade Educao na Diversidade experincias e desaos na Educao Intercultural Bilnge, Braslia, 2007. MUSSI, V. P. L. As estratgias de insero dos ndios Terena: da aldeia ao espao urbano (1990-2005). Tese de Doutorado Faculdade de Cincias e Letras de Assis Universidade Estadual Paulista. Assis, 2006. NASCIMENTO, A. C. Escola Indgena:palco das diferenas. Campo Grande: UCDB, 2004. (Coleo teses e dissertaes em educao v. 2)
11

PADILHA, P. R. Curriculo Intertranscultural: novos itinerrios para a Educao So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. FUNASA, Caracterizao Scio-Demogrfica dos Povos Indgenas do DSEI, anexo do Relatrio Anual de Gesto da FUNASA, 2008. DOCUMENTO PROPOSTA PEDAGOGICA, Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira, Tumune Kalivono Criana do Futuro. Campo Grande, MS, 2008.

12

Vous aimerez peut-être aussi