Vous êtes sur la page 1sur 3

Controle integrado da Stomoxys calcitrans (mosca dos estbulos)

A Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como mosca dos estbulos, atualmente responsvel por causar prejuzos de grande impacto econmico nas cadeias produtivas da pecuria bovina e sucroalcooleira em alguns estados do Brasil, dentre eles Mato Grosso do Sul, So Paulo, Paran, Rio de Janeiro e Minas Gerais (J. N. Oliveira, 2009). Essas moscas tm como hospedeiros a maioria dos animais e o homem, e sua picada dolorosa. Os restos alimentares e o vinhoto, que um subproduto da indstria canavieira, atraem e estimulam a postura, bem como podem criar-se em palhas e restos de culturas, que permanecem no campo por algum tempo, principalmente se estes materiais encontrarem-se fermentados ou umedecidos com urina e fezes de animais. Alguns autores relataram no Brasil que as moscas podem causar prejuzos na ordem de 100 milhes de dlares anuais (Grisi et al., 2002). Para o controle fsico dessa mosca deve ser feita a limpeza, desinfeco do ambiente e manejo de esterqueiras.

D. M. S. CASSOL1, G. A. F. SANDOVAL2, C. H. HENRIQUE3, P. C. N. GIL4, M. D. D. V. ORTOLAN5 da indstria canavieira, atraem e estimulam a postura, bem como podem criar-se em palhas e restos de culturas, que permanecem no campo por algum tempo, principalmente se estes materiais encontrarem-se fermentados, ou umedecidos com urina e fezes de animais (Guimares, 1983 e 1984). O vinhoto, e os resduos da prpria canade-acar formam um dos substratos propcios proliferao dessas moscas, que fazem a postura em um raio de at 11 km, dessa maneira, a proximidade das usinas pode afetar diretamente a pecuria. Segundo o pesquisador Ivo Bianchin, 2009, essa mosca comum nas trs Amricas. O mais importante controlar a proliferao dessas moscas no ambiente. O uso indiscriminado de inseticidas tem provocado a resistncia desse parasito, alm de causar o desequilbrio ambiental, ao eliminar possveis predadores, portanto a melhor estratgia para combater este inimigo o controle integrado desse inseto. Wilson Werner Koller, 2009, especialista em Entomologia, destaca que o problema da infestao da mosca no atribudo somente
9

INTRODUO CARACTERSTICAS DA S. CALCITRANS CONTROLE DA S. CALCITRANS CONCLUSO

INTRODUO Atualmente, a Stomoxys calcitrans , comumente conhecida como mosca dos estbulos, ou mosca da vinhaa responsvel por causar prejuzos de grande impacto econmico nas cadeias produtivas da pecuria bovina e sucroalcooleira em alguns estados do Brasil, dentre eles Mato Grosso do Sul, So Paulo, Paran, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Oliveira, J. N., 2009). As picadas destas moscas so dolorosas, e trata-se de um vetor de diversas doenas (por exemplo, Escherichia coli e tripanossomas) causadas aos animais (Urquhart et al., 1998). Essa mosca tem como hospedeiros a maioria dos animais e o homem. Os restos alimentares e o vinhoto, que um subproduto

Daniela Miyasaka S. Cassol, Gerente Tcnica Ouro Fino, Ribeiro Preto, SP, BRASIL. 2 Gabriel A. F. Sandoval, Diretor Tcnico Ouro Fino, Franca, SP, BRASIL. 3 Carlos Henrique Henrique , Diretor Tcnico PDI Ouro Fino, Ribeiro Preto, SP, BRASIL. 4 Paulo Csar Nunes Gil , Gerente de Pesquisa Ouro Fino, Olmpia, SP, BRASIL. 5 Mariana Dulce Delle Vedove Ortolan, graduanda Medicina Veterinria UNESP Jaboticabal, Sertozinho, SP, BRASIL.

A Hora Veterinria Ano 29, n 174, maro/abril/2010

produo da cana-de-acar, mas tambm a todo resduo orgnico mido, que um ambiente propcio para que a mosca se multiplique, como confinamentos, usinas, avirios, entre outros. O controle deve ser feito tambm na palhada, modificando o ambiente e impedindo o desenvolvimento da mosca. Joo Batista Catto, 2009, acrescenta que o problema devese tambm ao regime pluviomtrico deste ano, ou seja, o problema se agravou com o excesso de chuvas. De acordo com o Fernando Paiva, 2009, pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a expanso da indstria sucroalcooleira inevitvel, provocando consequentemente o aumento no nmero de confinamentos instalados nesta regio. H necessidades emergenciais de controle, mas que no deve ser feito somente com o uso de inseticidas. Alguns autores relataram, no Brasil, que as moscas podem causar prejuzos na ordem de 100 milhes de dlares anuais (Grisi et al., 2002), mas esses estudos devem ser revistos para identificar a real perda econmica causada diretamente por esse muscdeo. CARACTERSTICAS DA S. CALCITRANS Superficialmente a S. calcitrans parecida com a Musca domestica. O mtodo mais simples para distinguir as moscas dos estbulos de outros gneros no picadores por meio da probscide, que na S. calcitrans saliente e projetada para frente. As moscas dos estbulos podem ser distinguidas de muscdeos picadores do gnero Haematobia pelo tamanho maior e pelos palpos mais curtos (Urquhart et al., 1998). As moscas (machos e fmeas) nutrem-se de sangue de uma a duas vezes por dia, variando de acordo com a temperatura ambiente. As fmeas podem ovipor de 25 a 50 ovos, semelhantes s moscas domsticas, em matria vegetal em decomposio, como feno e palha, contaminados com fezes e urinas. Os ovos eclodem dentro de um a quatro dias, dependendo das condies climticas, as larvas, com 6 a 30 dias. Aps a emergncia, as fmeas adultas precisam de vrias ingestes de sangue para que os ovrios amaduream e possam iniciar a oviposio. O ciclo evolutivo completo desde o ovo at a mosca adulta pode durar de 12 a 60 dias, dependendo principalmente da temperatura. So necessrios 3 (trs) minutos para a ingesto de sangue e frequentemente a alimentao interrompida, permitindo assim a transmisso mecnica de micro-organismos e protozorios patognicos, por exemplo, os tripanossomas. A S. calcitrans tambm atua como hospedeiro intermedirio do Habronema sp (Urquhart et al., 1998). As moscas adultas vivem durante cerca de um ms e so abundantes ao redor das instalaes rurais / estbulos, no final do vero e do outono nas regies temperadas. Preferem a luz solar forte e picam principalmente ao ar livre, embora acompanhem os animais em recintos fechados para se alimentarem. Estas moscas em grandes quantidades so uma enorme fonte de irritao / estresse para bovinos, e em algumas reas h estimativa de queda de produo de leite e carne de at 20% (Urquhart et al., 1998).
10

CONTROLE DA S. CALCITRANS Para o controle da S. calcitrans a reduo da fonte onde ela se prolifera de fundamental importncia, e devem ser evitados potenciais criadouros com a remoo regular de camadas midas, feno, resduos alimentares e resduos dos estbulos (alojamentos dos animais). As administraes de inseticidas base de organofosforados, piretroides, na forma de aerossol / pulverizao dentro e em volta dos estbulos e das instalaes rurais proporcionam bom controle local (Urquhart et al., 1998). Podese utilizar o cloreto de alquil dimetil benzil amnio [CB-30 TA Ouro Fino, diluir 01 (um) litro do produto em 2.000 litros de gua] para a limpeza e desinfeco dessas instalaes.

Limpeza e desinfeco das instalaes. Fonte: Arquivo do Departamento Tcnico Ouro Fino. O controle biolgico dessa mosca com a utilizao de micro-heminpteros parasitoides (Andress e Campbell, 1994), Lecanicillium lecanii (Alves, P. S., 2008), Metharyzium anisopliae e Beauveria bassiana (Mari, A. I., 2006) requer aprimoramento, e novos estudos so necessrios para que possam ser aplicadas com sucesso no campo. O controle qumico nos animais pode ser feito com a utilizao de produtos ectoparasiticidas organofosforados (exemplos: clorpirifs, diclorvs, diazinon), associados ou no aos piretroides (exemplos: cipermetrina, deltametrina), administrados pela via pour on e pulverizao. Exemplos de produtos comerciais: Colosso Pulverizao [o produto deve ser diludo em gua limpa. Para pulverizao: 1 litro de Colosso diludo em 800 litros de gua, banhar toda a superfcie do animal, utilizar aproximadamente 5 (cinco) litros de calda por bovino adulto]. Colosso Pour-on (a dosagem recomendada de 10 ml para cada 100 kg de peso vivo, o produto deve ser aplicado em toda linha dorsal do animal, da insero da cauda at o meio do pescoo). Cypermil Plus Pulverizao [diluir 1 (um) litro do produto em 400 litros de gua; misturar bem, at perfeita homogeneizao da calda, com auxlio de pulverizador costal ou eltrico, banhar toda superfcie do animal, no sentido contrrio aos pelos, utilizar aproximadamente de 4 (quatro) a 5 (cinco) litros por animal adulto]. Brinco Mosquicida Na Mosca
A Hora Veterinria Ano 29, n 174, maro/abril/2010

(deve ser utilizado como auxiliar no controle dessa mosca, aplicando o brinco em uma das orelhas dos animais, com o auxlio de um aplicador, entre a segunda e a terceira cartilagem). O manejo de esterqueiras prioridade no Programa de Controle Integrado desse parasito, em virtude da proliferao intensa da mosca no ambiente. Um manejo de esterqueira simples e que pode ser recomendado o sistema de montes. Realizado atravs da remoo e acmulo do esterco durante uma semana em local de baixa umidade e cobri-lo com lona plstica. Realizar este procedimento durante 4 (quatro) semanas. A partir da 5 semana, pode-se utilizar o primeiro monte, ou seja, incorporar ao solo (Sandoval, G., 2009 comunicao pessoal).

Remoo e manejo de esterqueiras Fonte: Arquivo do Departamento Tcnico Ouro Fino. CONCLUSO Diante do exposto conclui-se que alm do clima favorvel para a S. calcitrans, o vinhoto, juntamente com a palha, eventualmente incorporada s fezes e urinas, contribuem para a proliferao desse parasito e so os principais fatores responsveis pela sua elevada incidncia, acarretando em um desequilbrio ambiental e, consequentemente, perdas econmicas ao rebanho. Portanto, o controle fsico (limpeza e desinfeco do ambiente e manejo de esterqueiras), associado ao controle qumico no animal e nas instalaes rurais, constituem um programa integrado eficaz no combate e controle desse parasito.

LITERATURA CITADA
ADAMS, H. R. Farmacologia e Teraputica em Veterinria. Ed 8 Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, cap. 50, p. 851-870, 2003. ALVES, P. S. Avaliao experimental de Lecanicillium lecanii no conA Hora Veterinria Ano 29, n 174, maro/abril/2010

trole biolgico de Stomoxys calcitrans. Mestrado em Cincias Veterinrias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2008. ANDRES, E. R.; CAMPBELL, J. B.; Inundative release of pteromalid parasitoids (Hyminoptera: Pteromalidae) for the control of stable flies, Stomoxys calcitrans (L) (Dptera: Muscidae) cattle installation in West Central Nebraska, J. Ecom. Entomol., n.87; p. 714-722, 1994. BIANCHIN, I. 2009. Deputado de MS alerta Assemblias Legislativas quanto proliferao de mosca. Publicado dia 19/11/2009. Disponvel em: < http://www.deputadomarciofernandes.com.br/ ?pag=ver...>. Acesso em: 29 dez. 2009. CATTO, J. B., 2009. Banco de Notcias Embrapa Gado de Corte 18 de novembro de 2009. Trabalho conjunto no combate mosca-de-estbulo - Disponvel em: <http://www.cnpgc.embrapa.br/ index.php?pagina...>. Acesso em: 29 dez. 2009. GOMES, R. A. Surtos de Stomoxys calcitrans (Dptera: Muscidae) em bovinos e equinos na regio Noroeste de So Paulo (Brasil) devido ao desequilbrio ambiental. Publicado em 27/02/ 2009. Disponvel em: < http:// pt.engormix.com/MA-pecuariacorte/saude/artigos/surtosstomoxys-calcitransdiptera_132.htm>. Acesso em: 29 dez. 2009. GRISI, L. et al. Impacto econmico das principais ectoparasitoses em bovinos no Brasil. A Hora Veterinria. Ano 21, n.125, p.8-10, 2002. GUIMARES, J. H. Moscas biologia, ecologia e controle. Agroqumica Ciba Geigy, v.21, p.20-26, 1983. GUIMARES, J. H. Mosca dos estbulos. Uma importante praga do gado. Agroqumica Ciba Geigy, v.23, p.10-14, 1984. KOLLER, W. W., 2009. Banco de Notcias Embrapa Gado de Corte - 18 de novembro de 2009. Trabalho conjunto no combate mosca-de-estbulo Disponvel em: <http://www.cnpgc.embrapa.br/index.php?pagina...>. Acesso em: 29 dez. 2009. MARI, A. I. Utilizao dos fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae para o controle de muscdeos em estbulos na regio de Blumenau SC. Dissertao de Mestrado Engenharia Ambiental, Centro de Cincias Tecnolgicas, Universidade Regional de Blumenau (FURB), 2006. OLIVEIRA, J. N. Mosca vira praga e ataca animais. Disponvel em: <http://www.suino.com.br/SanidadeNoticia.aspx?...>. Acesso em: 29 dez. 2009. PAIVA, F. Banco de Notcias Embrapa Gado de Corte - 18 de novembro de 2009. Trabalho conjunto no combate mosca-de-estbulo Disponvel em: <http://www.cnpgc.embrapa.br/index.php?pagina...>. Acesso em: 29 dez. 2009. SANDOVAL, G., 2009 comunicao pessoal. Manejo de esterqueiras. URQUHART, G. M.; ARMOUR, J.; DUNCAN, J.L.; DUNN, A. M.; JENNIGS, F. W. Parasitologia Veterinria . Fam. Muscidae, Stomoxys , Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, p.135-136, 1998. 11

Vous aimerez peut-être aussi