Vous êtes sur la page 1sur 33

Fundamentos Bsicos em Cincias da Sade

Profa.: Dbora Ferreira Barbosa

Jaboato dos Guararapes, 2013.

TOMO, MOLCULAS, SUBSTNCIAS E MISTURAS

Aristteles - Teoria da Continuidade Demcrito - Teoria da Descontinuidade

A origem da palavra tomo


A palavra tomo (Gr. = no divisvel) foi utilizada pela primeira vez na Grcia antiga, por volta de 400 aC. Demcrito (um filsofo grego) acreditava que todo tipo de matria fosse formado por diminutas partculas que denominou tomos (sem diviso). Acreditava-se que tais partculas representavam a menor poro de matria possvel, ou seja, eram indivisveis. Como esta ideia no pde ser comprovada por Demcrito e seus contemporneos, ela ficou conhecida como 1 modelo atmico, mas meramente filosfico.

Modelo Atmico de Dalton (Modelo da bola de bilhar)


As idias de Demcrito permaneceram inalteradas por aproximadamente 2200 anos. Em 1808, Dalton retomou estas idias sob uma nova perspectiva: a experimentao. Baseado em reaes qumicas e pesagens minuciosas, chegou concluso de que os tomos realmente existiam e que possuam algumas caractersticas: - Toda matria formada por diminutas partculas esfricas, macias, neutras e indivisveis chamadas tomos. - Existe um nmero finito de tipos de tomos na natureza. A combinao de iguais ou diferentes tipos de tomos originam os diferentes materiais.

No considerava partculas subatmicas e considerava a massa imutvel.

Modelo Atmico de Thomson (1898)


(modelo do pudim de passas) Com a descoberta dos prtons e eltrons, Thomson props um modelo de tomo no qual os eltrons e os prtons, estariam uniformemente distribudos, garantindo o equilbrio eltrico entre as cargas positiva dos prtons e negativa dos eltrons.

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Rutherford bombardeou uma fina lmina de ouro (0,0001 mm) com partculas "alfa" (ncleo de tomo de hlio: 2 prtons e 2 nutrons), emitidas pelo "polnio" (Po), contido num bloco de chumbo (Pb), provido de uma abertura estreita, para dar passagem s partculas "alfa" por ele emitidas. Envolvendo a lmina de ouro (Au), foi colocada uma tela protetora revestida de sulfeto de zinco (ZnS).

Modelo orbital

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Observando as cintilaes na tela de ZnS, Rutherford verificou que muitas partculas "alfa" atravessavam a lmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partculas "alfa" sofriam desvio. Como as partculas "alfa" tm carga eltrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto , com o ncleo do tomo, constitudo por prtons.

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Assim, o tomo seria um imenso vazio, no qual o ncleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os eltrons o circundariam numa regio negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atmico proposto por Thomson.

Modelo orbital

Modelo Atmico de Rutherford-Bohr (1913) No possvel que os eltrons assumam qualquer valor de energia, mas somente os que so determinados por sua rbita.

Os eltrons se organizam em torno do ncleo em nveis de energia.

Chadwick 1932 Definiu como era a composio do tomo.


Descoberta dos nutrons, o que resolveria o problema da repulso entre os prtons no ncleo.

Energia na eletrosfera
Cada eltron tem uma energia prpria e gira numa camada de eletrosfrica que possui um nvel de energia.

Existe um nmero mximo de sete camadas com comportam uma quantidade mxima de eltrons.

Energia na eletrosfera
DIAGRAMA DE PAULLING Alm dos nveis de energia existem 4 subnveis de energia: S P D F
SUBNVEL DE ENERGIA NMERO DE ELTRONS

S P D F

2 6 10 14

Modelo atmico atual Modelo de Orbitais


um modelo matemtico-probabilstico que se baseia em dois princpios:
I. Princpio da Incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante;

II. Princpio da Dualidade da Matria de Louis de Broglie: o eltron apresenta caracterstica DUAL, ou seja, comporta-se como matria e energia sendo uma partcula-onda.

Modelo atmico atual


Princpio da incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante.

Orbital a regio onde mais provvel encontrar um eltron

Estrutura do tomo

Estrutura do tomo
ESTRUTURA PARTCULA CARGA ELTRICA MASSA

NCLEO
ELETROSFERA

PRTONS
NUTRONS ELTRONS

+1
0 -1

1
1 1/1840

A eletrosfera cerca de 10 mil vezes maior que o ncleo!

Estrutura do tomo
Densidade e carga Ncleo Eletrosfera
Os tomos so iguais? Todos tm: nutrons, prtons e eltrons. O que muda de um elemento para outro?
Resposta: Nmero de prtons

Representao dos Elementos Qumicos


Exemplo:

Nmero Atmico = Z Nmero de massa = A = prtons + nutrons Nmero de prtons = nmero atmico = Z

13

Al

27

Massa (A) = 27 N Atmico = 13 N Prtons = 13 N Nutrons = 27 13 = 14 E = 13 (carga + = carga -)

Isotomos
TIPO ISTOPOS ISBAROS ISTONOS Z IGUAL DIFERENTE DIFERENTE A DIFERENTE IGUAL DIFERENTE N DIFERENTE DIFERENTE IGUAL

A maioria dos elementos apresentam istopos na natureza.

Ex.: Istopos radioativos utilizados na medicina

ons
Numa ligao os tomos podem ganhar ou perder eltrons. N prtons N eltrons = formao de ons on positivo = p > (perde eltrons) on negativo = p < (ganha eltrons) Exemplo: Na+Cl -

Nomenclatura dos Elementos Qumicos

Representao dos Elementos Qumicos

Representao dos Elementos Qumicos

Vamos exercitar?

Acertamos?

Agora que j relembramos sobre os elementos qumicos e o estudo do tomo vamos para as molculas, substncias e misturas? Mas o que uma molcula?
Representa a unio de tomos

E o que uma substncia?


Representa a unio de molculas

E uma mistura?
Representa a unio de substncias sem que haja reao

Molculas e substncias
Elemento qumico Hidrognio Smbolo H Quando os tomos se unem formam-se as molculas que se unem formando as substncias: Substncias simples Ex: H2 (gs hidrognio) Ex: O (oznio) 3 Representadas por frmulas compostas Ex: H2O (gua) Ex: NaHCO3 (bicarbonato de sdio)

Misturas
Misturas: Ex: gua e acar sem reao gua e cido sulfrico com reao O cido desidrata o acar tendo como produto o carvo. Misturas conhecidas: Ar = N2, O2, Ar, CO2 Lato: Cu, Zn Ouro 18 K: Au (75%), Cu, Ag

Resumo
De acordo com o modelo atmico aceito atualmente o Modelo de orbitais Eltrons possuem carga negativa, massa muito pequena e se movem em rbitas ao redor do ncleo atmico; O ncleo atmico est situado no centro do tomo, sendo constitudo por prtons que so partculas de carga eltrica positiva, cuja massa de aproximadamente 1.837 vezes superior a massa do eltron, e por nutrons, partculas sem carga e com massa ligeiramente superior a dos prtons; O tomo eletricamente neutro porque possui nmero igual de eltrons e prtons;

Resumo
O tomo eletricamente neutro porque possui nmero igual de eltrons e prtons; O nmero de prtons no tomo se chama nmero atmico, representado pela letra Z e utilizado para estabelecer o lugar de um determinado elemento na tabela peridica. A tabela peridica uma ordenao sistemtica dos elementos qumicos conhecidos; Cada elemento possui um nmero de eltrons distribudos nos diferentes nveis de energia do tomo correspondente; Os nveis energticos (ou camadas), so denominados pelos smbolos K, L, M, N, O, P e Q;

Resumo
O tomo eletricamente neutro porque possui nmero igual de eltrons e prtons; A camada mais prxima do ncleo (K) comporta somente dois eltrons. As camadas L e Q comportam oito eltrons. As camadas M e P comportam dezoito eltrons. E por fim, as camadas N e O comportam trinta e dois eltrons. O nmero de massa (representado pela letra A) equivalente soma do nmero de prtons e nutrons presentes no ncleo Os tomos ao se unirem formam molculas e essas, substncias. As substncias quando se renem sem que haja reao, do origem s misturas; As misturas classificam-se em simples, quando formadas por tomos de um elemento, e compostas, quando formadas por tomos de mais de um elemento;

At a prxima aula!

Vous aimerez peut-être aussi