Vous êtes sur la page 1sur 5

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS DE ENGENHARIA DE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO (PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS P.P.R.A.

.) Pelo presente instrumento particular de contrato de prestao de servios e na melhor forma de direito entre as partes, de um lado (NOME DA CONTRATANTE), empresa com sede em (CIDADE), (ESTADO), situada na (ENDEREO), inscrita no CNJP sob n (----------------), neste ato representada por seu (CARGO DO RESPONSVEL), o Sr. (--------------), (NACIONALIDADE), (PROFISSO), CPF n ---------------------, doravante denominada CONTRATANTE e, de outro lado (NOME DA CONTRATADA), estabelecida em (CIDADE), (ESTADO), situada na (ENDEREO), inscrita no CNPJ sob n (---------------), neste ato representada por seu (CARGO DO RESPONSVEL), o Sr. (------------), (NACIONALIDADE), (PROFISSO), CPF n ---------------------, doravante denominada CONTRATADA, tm entre si justo e contratado a prestao de servios, mediante as clusulas e condies seguintes: 1. CLUSULA PRIMEIRA: DO OBJETO O presente contrato tem por objeto a prestao de servios visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs de antecipaes, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais que estabelece a obrigatoriedade do P.P.R.A (Programa de Preveno de Riscos Ambientais), conforme preconiza o art. 177 da INSTRUO NORMATIVA N 11 DE 20 DE SETEMBRO DE 2006 ,onde a CONTRATADA obriga-se a prestar a CONTRATANTE, nos termos e condies deste instrumento. Pargrafo Primeiro: Os servios referidos nesta clusula sero realizados e garantidos pela CONTRATADA, dentro da melhor e mais moderna tcnica possvel, atravs de pessoal devidamente habilitado, bem como a realizao de acordo com as normas regulamentadoras e Programa de Preveno de Riscos Ambientais da empresa, bem como apoio as atividades prevencionistas tais como: palestras, campanhas de conscientizao, dentre outras. Pargrafo Segundo: As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa CONTRATANTE, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos empregados, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle. Havendo inadaptao ou rejeio por motivos previamente identificados e discutidos entre as partes, poder a CONTRATANTE solicitar a substituio de qualquer dos profissionais designados para a prestao dos servios ora contratados, devendo a CONTRATADA manifestar-se no prazo de 5 (cinco) dias teis. Pargrafo Terceiro: A efetiva realizao dos servios acima capitulados dever obedecer aos padres e modelos propostos pela contratante, em conformidade com a Norma Regulamentadora N 09, aprovada pela Portaria MTb n 3.214, de 08 de junho de 1978. 2. CLUSULA SEGUNDA: DO PAGAMENTO A CONTRATANTE pagar CONTRATADA pelo documento denominado PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais NR9, a importncia de R$_________ (____________________________), mensal ou em parcela nica.
1

Pargrafo Primeiro: Esto includos no preo acima, todas e quaisquer despesas relativas aos servios de implantao e execuo do PPRA. Pargrafo Segundo: Os pagamentos sero efetuados at o quinto dia do ms, subseqente a prestao dos servios, com base na fatura apresentada CONTRATANTE, com antecedncia mnima de 8 (oito) dias do vencimento. Pargrafo Terceiro: O valor estabelecido no caput desta clusula ser reajustado a cada 12 (doze) meses, conforme ndice INPC do IBGE. Pargrafo Quarto: Dever a CONTRATADA se comprometer a apresentar, sempre que solicitado pela CONTRATANTE, em razo de fiscalizao pblica ou auditoria interna, a comprovao dos recolhimentos de todos os tributos inerentes, sob pena de sustar o pagamento previsto na clusula segunda. 3. CLUSULA TERCEIRA: DO PRAZO A execuo dos servios profissionais, objeto do presente contrato, ter o prazo de ___ (___) dias, a partir da data da assinatura do presente instrumento, para a entrega do programa. Pargrafo nico: *Quaisquer alteraes devidas ao presente CONTRATO sero necessariamente acompanhadas do respectivo ADITIVO CONTRATUAL, devidamente datado e assinado pelas partes manifestantes, sob pena de nulidade da clusula. (AC) 4. CLUSULA QUARTA: DOS SERVIOS DE PPRA Pargrafo Primeiro: Da estrutura do PPRA 4.1 - O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever conter, no mnimo, a seguinte estrutura: a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; b) estratgia e metodologia de ao; c) forma do registro, manuteno e divulgao dos dados, d) periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA. 4.2 Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. 4.3 O PPRA dever estar escrito num documento-base contendo todos os aspectos estruturais constantes do item 4.1. 4.4 O documento-base e suas alteraes e complementaes devero ser apresentadas e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cpia anexada ao livro de atas desta Comisso. 4.5 O documento-base e suas alteraes devero estar disponveis de modo a proporcionar o imediato acesso s autoridades competentes. 4.6 O cronograma previsto no item 4.1 dever indicar claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas do PPRA.
2

Pargrafo Segundo: Do desenvolvimento do PPRA O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever contemplar todas as etapas do PPRA padro que ser disponibilizado pela CONTRATANTE. Pargrafo Terceiro: Da elaborao e implementao do PPRA A elaborao do PPRA visando o cumprimento da legislao pertinente de confeco do PPP e resguardando a empresa de possveis suscitaes, dever ser elaborado por um Engenheiro de Segurana do Trabalho ou Mdico do Trabalho com as devidas inscries e credenciais. Pargrafo Quarto: Do monitoramento do PPRA Para o monitoramento da exposio dos trabalhadores e das medidas de controle, deve ser realizada uma avaliao sistemtica e repetitiva da exposio a um dado risco, visando introduo ou modificao das medidas de controle, sempre que necessrio. Pargrafo Quinto: Das Responsabilidades no PPRA Do Empregador I Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou instituio. II Os empregadores devero informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos. Dos Trabalhadores I colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; II seguir as orientaes sugeridas no cronograma contemplado no PPRA; III informar o seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sade dos trabalhadores. Pargrafo Sexto: Tempo de Guarda do PPRA Dever ser mantido pelo empregador ou instituio um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Os dados devero ser mantidos por um perodo mnimo de 20 anos. 5. CLUSULA QUINTA: DO GRAU DE RISCO E N DE EMPREGADOS 5.1 A CONTRATANTE, desde j esclarece, que de grau _____ o risco do seu empreendimento, conforme definido pela Classificao Nacional de Atividades Econmicas NR4 (quadro-1) da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho. 5.2 E que atualmente possui ______ (__________) de empregados.
3

6. CLUSULA SEXTA: DA RESCISO CONTRATUAL Poder o presente contrato ser rescindindo independentemente de interpelao judicial ou extrajudicial, cabendo indenizao a parte que der causa, nas hipteses seguintes: IIIIIIIVVVIO no cumprimento das clusulas do contrato; Paralisao dos servios sem justa e prvia comunicao CONTRATANTE; Subcontratao total ou parcial do contrato, exceto para dosagens e concentraes dos agentes nocivos e servios prestados fora do objeto do contrato, ou seja, elaborao do documento do PPRA; O no atendimento s determinaes regulares da CONTRATANTE Se qualquer das partes sofrer recuperao judicial, falncia, insolvncia, sem que em tempo hbil, apresente as comprovaes ; Perda da qualidade tcnica que o habilite a cumprir o objeto deste contrato.

7. CLUSULA STIMA: DAS OBRIGAES DA CONTRATADA I Arcar com todos os encargos, despesas e obrigaes relativas a honorrios de todos os profissionais envolvidos nos servios ora contratados, respondendo, especialmente, pelo fiel cumprimento da legislao trabalhista, previdenciria* e fiscal (ISS, INSS,IRF); II No se estabelece, por fora deste contrato, qualquer vnculo empregatcio ou responsabilidade similar por parte da CONTRATANTE com relao ao pessoal que a CONTRATADA utilizar ou empregar para a execuo dos servios ora contratados, ocorrendo por conta exclusiva da CONTRATADA todas as despesas e encargos decorrentes da legislao trabalhista e previdenciria; III Quando a CONTRATADA utilizar cesso de mo de obra, a supervenincia na majorao de alquotas ou a criao de novos Tributos, Contribuies Sociais institudos com vinculao a existncia de contrato de trabalho dos empregados inerentes a este contrato, ocorridos na vigncia deste, constituiro custos para a CONTRATADA, podendo ser negociado entre as partes tal repasse, se cabvel, somente dos Tributos, Taxas ou Contribuio de Melhorias, quando da sua prorrogao ou reajuste anual. (AC) IV Desenvolver o Programa de Preveno de Riscos Ambientais, conforme estipulado neste Contrato, cujas situaes e condies esto previstas em suas clusulas. V Fornecer CONTRATANTE cpias dos certificados de calibrao dos instrumentos utilizados, durante a prestao dos servios. VI Fornecer cpia da R.T (Responsabilidade Tcnica do Estado) do responsvel pelo PPRA. VII Prestar a qualquer tempo, mesmo aps o termino dos trabalhos, sem qualquer nus a CONTRATANTE, servio de reparo no programa, caso seja constatado falha de execuo por parte da CONTRATADA. 8. CLUSULA OITAVA: DAS OBRIGAES DA CONTRATANTE I Fornecer CONTRATADA as informaes que a mesma solicitar sobre os empregados e dependentes da CONTRATANTE; II Realizar o pagamento a CONTRATADA pontualmente, dentro dos critrios definidos neste contrato. 9. CLUSULA NONA: DO ANEXO parte integrante deste Contrato o modelo a ser utilizado na confeco do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, consolidando as informaes necessrias a atender as Legislaes Trabalhistas e Previdenciria.
4

10. CLUSULA DCIMA: DO FORO Fica eleito o foro de ___________________________, como competente para dirimir quaisquer dvidas ou litgios oriundas do presente contrato, que no forem resolvidas administrativamente, com excluso de qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, assim, por estarem justas e contratadas, firmam o presente instrumento, em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presena de (02) duas testemunhas, para que produza seus efeitos legais e jurdicos.

_____________________, de ______________ de _________.

___________________________________________ ( NOME DA CONTRATANTE )

_________________________________________ ( NOME DA CONTRATADA )

TESTEMUNHAS: 1)_____________________ Nome: RG: CPF/MF: 2)__________________ Nome: RG: CPF/MF:

Vous aimerez peut-être aussi