Vous êtes sur la page 1sur 32

VIVEREMOS SEMPRE

CHICO XAVIER ESPRITOS DIVERSOS

PREFCIO

VIVEREMOS SEMPRE ....................................................................................... 03

FAMLIAS:
AYRES PINHEIRO Celso Ayres Pinheiro ................................................... 04 DELFINA REVERTE Tereza Delfina Reverte ............................................. 06 DEMATH FILHO Jos Demath Filho ...................................................... 10 ECCARD VOLL Mrcia Regina Eccad Voll ........................................... 13 ELISEI Carlos Alberto Elisei ........................................................................ 17 LEAL FERNANDES Marcelo Leal Fernandes ............................................. 19 MARIA CARDOSO Nerci Maria Cardoso ................................................... 22 RODRIGUES BACCI Sergio Tadeu Rodrigues Bacci ................................. 26 TEREZA FRANCHINI Maria Tereza Franchini ........................................... 29

VIVEREMOS SEMPRE
Emmanuel Se chorares a perda de entes queridos que te precedera, na Grande Mudana; se te sentes margem do desespero, perdendo a alegria de viver; se mergulhas o prprio corao no poo da amargura; se te acreditas de alma atirada a um rio de lgrimas; se a ausncia das pessoas amadas te ensombra os horizontes do futuro; se te admites sem coragem para facear as dificuldades e provaes do presente; se te acreditas sem fora para suportar as obrigaes que te ficaram nos lances da existncia; se julgas que a vida termina em cinza e poeira... Levanta o prprio esprito para a f em Deus, abraa os deveres que te foram entregues pelos seres amados que partiram para o Grande Alm, honrando-lhes a memria e continua trabalhando e servindo na certeza de que todos ns viveremos sempre... Uberaba, 12 de maro de 1993.

FAMLIA AYRES PINHEIRO CELSO AYRES PINHEIRO Nascimento: 05 de fevereiro de 1963 Desencarnao: 11 de fevereiro de 1982 Idade: 19 anos. Esclarecimentos: Pais: Antenor Ayres Pinheiro e Judith Marins Pinheiros, residentes em So Bernardo do Campo SP. Irm: Tnia Ayres Pinheiro. Av: Belarmine Ayres Pinheiro, paterno, desencarnado aos 70 anos. Av: Maria Jlia Freire Marins, desencarnada em 18.11.972; materna. Amiga: Clia Helena, professora de teatro, que lhe ministrou as aulas. Comentrios: Celso, aps ter conquistado o que mais desejava na vida, ser ator de teatro, completou o seu curso e, muito feliz, acertou uma viagem ao Rio de Janeiro para sindicalizar-se e colocar em prtica o seu aprendizado. Completar-se na sua vocao. Muito afeioado sua irm Tnia que o apoiava nas suas intenes, atravs de uma amiga na cidade maravilhosa, consegue-lhe acomodaes; em um apartamento vago de propriedade de um amigo dessa companheira. L chegando, acomodou-se rapidamente. Apesar de ter recebido convite para ficar em companhia dessa amiga, preferiu ficar sozinho no apartamento. Procurou banhar-se, no chuveiro a gs, desconhecendo provavelmente o seu funcionamento. Abriu a torneira, ligou o gs e no acendeu o bico, deixando-o aberto. Sem perceber, envolvido e intoxicado, cai desacordado, desencarnando em seguida. Esta amiga, depois de dois dias, estranhando a falta de notcias de Celso, preocupada, procurou visita-lo, encontrando-o no banheiro com a gua a lhe cair sobre o corpo. Esta situao era desesperadora e, para ameniza-la, Dona Judith passou a frequentar quase que diariamente a Escola de Teatro, no Bairro da Liberdade em So Paulo, porque l se sentia mais perto de seu filho. Clia Helena, professora que fora de Celso, compadecida daquela situao, convida Dona Judith para ir at a Federao Esprita do Estado de So Paulo e recomendou-lhe que frequentasse um Centro de sua confiana, apresentando-a a pessoa amiga. Neste contato com a Doutrina Esprita, comea a entender. Suscita-lhe a vontade de ir a Chico Xavier, e assim o fez por vrias vezes. Em certa ocasio, em companhia do Sr. Orlando Moreno, do IDEAL Instituto de Divulgao Editora Andr Luiz, viaja mais uma vez para Uberaba e nesse dia a misericrdia de Jesus a abenoa com a mensagem de seu filho, escrevendo com palavras esclarecedoras sobre o acontecido, tranquilizando-a e criando-lhe novas esperanas.

Mensagem de Celso Ayres Pinheiro Querida Mezinha Judith e querido papai Antenor, estamos reunidos na mesma certeza de presena e de amor. Certo de que me abenoam, peo-lhes me perdoem este noticirio inexpressivo. Reconheo que as circunstncias de minha despedida de nossa vivncia familiar foram efetivamente as mais estranhas. Depois do que me sucedeu, tive a impresso de que a prpria existncia na Terra uma representao artstica habilmente preparada por aqueles que se fazem agentes das Leis Divinas junto de ns no mundo habitual. Imaginem que quando a nossa Tnia me conseguiu a gentileza do emprstimo de um apartamento vazio, pertencente a uma amiga, a fim de que a minha presena na cidade grande fosse facilitada, eu no poderia supor que estava recebendo a chave de minha prpria transformao. Demandei o lugar em que se me faria a matrcula no reino dos atores consagrados, com a minha esperana de menino e moo quase ingnuo, com a assistncia da mossa estimada professora Clia Helena, e no sei porque os meus sonhos de trabalhar no palco ou na televiso comeavam a me esquentar a cabea... Cheguei ao apartamento vago, tomando de inexprimvel alegria, entretanto, sem qualquer instruo prvia, procurei o banho restaurativo, antes de entrar em contato com o novo ambiente, mas, inexperiente e desinformado, abro o bico do gs, que se derramou envolvente e ca desacordado no prprio banheiro em que me achava... Aquilo, porm, no era sono, foi a desencarnao que me desligou prontamente do corpo fsico. Minhas fantasias de rapaz terminavam em tragdia, porque a morte no estava absolutamente em minhas cogitaes. Somente mais tarde vim, a saber, por meu av Belarmino e por minha av Maria Jlia, que por muitas horas o chuveiro bafejava com gua farta o meu veculo inerme. A dor dos pais queridos e dos irmos se fez igualmente minha, e recebi o acontecimento por instruo da vida que me assinalava um papel to curto em nossa famlia, quando esperava de minha parte um tempo longo que no chegaria a me pertencer. Mezinha Judith; peo dizer nossa Tnia e nossa professora Clia, para que no se impressionem negativamente com o acontecido. Tudo o que se faz ocorrncia em nossa vida tem um motivo que nem sempre descobrimos de imediato... Por isso, aguardo novas lies da vida, para deslindar o porqu de meu sbito regresso Vida Espiritual. Tudo agora vai seguindo bem e agradeo a todos o carinho que me dedicaram, amparando-me com os melhores pensamentos e com a luz de abenoadas oraes que se erigiam em grande apoio em meu favor. Envio muitas lembranas aos irmos queridos e pedindo-lhe, querida Mame, para cessarmos as nossas lgrimas, de maneira a apaziguar o nosso ntimo na f em Deus, reno o seu amor o corao e o papai Antenor no grande abrao de muitas saudades e gratido de quem se considera e se considerar sempre o filho e companheiro reconhecido. Celso Ayres Pinheiro.

FAMLIA DELFINA REVERTE TEREZA DELFINA REVERTE Nascimento: 12 de outubro de 1932 Desencarnao: 28 de maro de 1983 Idade: 51 anos Esclarecimentos: Esposo: Diogo Garcia Villar Reverte, residente em Barbosa Ferraz Paran. Filhos: Jos Cludio Garcia, desencarnado juntamente com a sua me no acidente. Dilma R. Quinteiro. Me: Custdia Delfina Teodoro, desencarnada em So Paulo, em 03.03.1983. Sogro: Diogo Garcia Villar, desncarnado em Maring, em 28.11.1972. Genro: Antonio Quinteiro. 2a. Esposa: Maria Aparecida Fernandes. Comentrios: Em viagem para Marlia para tratamento mdico, desfrutando da rica paisagem pela estrada que o radioso dia oferecia, estavam Dona Tereza Delfina Reverte e seu filho Jos Cludio Garcia. Na altura de Arapongas acontece o inevitvel. Jos Cludio em seu Chevette; colide com um pesado caminho, chocando-se de frente. Nos detalhes pode-se observar na lindssima mensagem de Tereza reverte que, apesar do pouco estudo, era muito inteligente, cuidava de todos os negcios da famlia. Jos Cludio cursava a Escola Tcnica. Aps o acontecido, Dona Dilma Lcia Reverte Quinteiro, sua filha, relatora deste pequeno apontamento, passou a buscar consolo nos livros editados de mensagens psicografadas pelo mdium Francisco Cndido Xavier. Viajava mensalmente para Uberaba a fim de obter uma mensagem de sua me, pois achava ter a mesma chance de outras pessoas que l obtiveram mensagens psicografadas de seus familiares e amigos. Lamentavelmente, na maioria das vezes em que viajou, desencontrou-se do mdium em Uberaba. Chico viajava muito por problemas de sade. Depois de 10 meses indo a Uberaba, conseguiu conversar com Chico Xavier e nesse primeiro contato recebeu a notcia de que a sua me estava amparada por um senhor de idade, estatura baixa, por nome de Diogo. Com esta notcia Dona Dilma comeou a chorar e a tremer de emoo. Quando Chico lhe perguntou onde tinha sido o acidente, muito emocionada errou o nome da cidade dizendo ter sido em Londrina. Confusa ainda; retificou para Rolndia e em seguida ouviu da prpria voz do Chico que sua me estava dizendo que o acidente havia sido ocorrido em Arapongas. Quase perdeu os sentidos. Foi convidada para que voltasse para a reunio evanglica da noite. Assim foi feito. Tereza Delfina Reverte comunica-se na reunio.

A mensagem foi para a famlia, remdio que curou a todos. Alegres ficaram por saber que a sua me e seu irmo estavam amparados. Vivos. Passou ento a frequentar as reunies espirituais. Muito feliz ficou em poder participar com a mensagem de sua me em livro, porque para ela so de importncia vital as mensagens publicadas. Entende o valor desses livros, principalmente nas cidades mais longnquas e interioranas. Recomenda como aluna crist, que hoje entende o que a dor da perda de um ente querido, e aos que passam por essa provao, que tenham f, pacincia e resignao. Aguardar, sempre aguardar com ternura nos coraes, porque Deus no desampara a nenhum dos seus filhos. Ela que no tinha nenhum conhecimento da Doutrina; agradece a Deus a oportunidade de ter conhecido Francisco Cndido Xavier, o amor em forma de pessoa. Mensagem de: Tereza Delfina Reverte Minha querida Dilma, Deus nos abenoe. Sei que o seu carinho de filha urde naquela sede que tambm me senhoreia o pensamento, a sede de nosso intercmbio. Filha; agradeo o carinho que lhe trouxe a presena at aqui. verdade. As nossas notcias do nosso querido Jos Cludio e minhas, so perfeitamente avaliveis por voc. O choque das mquinas foi violento. Vnhamos pela estrada afora admirando o verde das margens, na estrada que o carro seguia com os melhores movimentos. Seu irmo, sempre atencioso, me convidava a ateno para ver as flores e o Cu, no entanto, a movimentao nos arredores de Engenheiro Beltro passou a ser muito ativa. Tudo foi um mnimo de tempo. No sei se os freios ficaram desobedientes. O que percebi que o nosso veculo no tinha mais tempo para se distanciar da mquina pesada que nos colheu. Foi um tremendo conflito provocando ateno. De incio me senti quebrada em todas as foras de meu corpo, mas voc sabe que o instinto de me no hesita perante um filho necessitado. Quis abeirar-me do filho ali perto, necessitado de minha assistncia, mas onde os recursos para mobilizar as mos paradas e a boca imvel? Apenas meus olhos ainda viviam. Busquei cerra-los para entregar-me orao e ainda encontrei energias para isso. Pedi a Deus nos socorresse, j que estvamos frente do inevitvel. Uma sensao de tristeza misturada de esperana me comandava os sentimentos. Repeti em pensamento todas as preces de que a memria ainda conseguia mentalizar e dormi, refletindo na extenso do acidente em casa. Diogo, voc e seus irmos estavam em minhas lembranas que mergulhavam na inconscincia maneira de barcos se afundando em guas profundas e, adormeci, pedindo a Deus nos valesse e nos acudisse da melhor forma possvel. A projetada viagem para Marlia se interrompera de vez, porque reconheci que seu irmo no conseguiria sobreviver. A minha luta para a rendio aos Desgnios de Deus no foi pequena. Depois veio o esquecimento. Mos benditas transportaram a mim e a meu filho para um recanto de paz, em que o repouso cobria as minhas inquietaes. Tive o conforto de receber o carinho da mezinha Cus-

tdia e encontrei um amigo em meu sogro, que se me revelou feio de um pai cuidadoso e amigo. Voc compreende, o nosso querido Jos Cludio no conseguiria escapar a uma recada nos distrbios mentais que atravessara e foi internado em Instituto adequado ao tratamento de que necessitava. Posso v-lo e visit-lo, no entanto, no posso apagar de vez as aflies maternas que ainda me invadem o corao. Filha querida; compreender voc que sua me no a esqueceu, entender que as suas preces so Estrelas que brilham em meu caminho, mas, que me do mundo deixar sozinho o filho sofredor, transplantado compulsivamente para outra moradia de tratamento? Voc e seus irmos me perdoaro se eu disser que tudo aconteceu da melhor maneira. Se o nosso querido Jos Cludio teria de vir para c num acidente incontrolvel, no foi melhor estivesse ele comigo? Sinto saudades de vocs todos amores de minha alma; entretanto, ao v-lo assustado e novamente neurotizado, reconheo que o meu lugar aqui onde a bondade de Deus me localizou para assisti-lo. Graas a Deus, vejo voc e o nosso prezado Quinteiro, felizes e seus irmos preparando o futuro, e penso que se sentiro confortados ao saber que a mezinha Tereza est junto do filho que lhe nasceu do corao e do ventre, ao modo de uma flor doente que a Divina Providncia me confiou para abenoar e tratar, enquanto isso for necessrio. Peo a voc compreender que o segundo casamento de seu pai. Era uma necessidade que no podamos desconsiderar. O meu sogro me fez ver que o nosso Diogo no devia ficar s, e auxiliou para que a nora viva me tomasse o lugar em casa. Compreendi suas dificuldades e que isso era justo e indispensvel. Creio deva ser muito triste para qualquer esposa desencarnada, observar o esposo descontrolado e sem direo e, por isso, louvo ao nosso Pai Celestial por reconhecer a nossa Maria auxiliando a mim, doando a seu pai a assistncia que no mais a ele posso dispensar. Filha querida, voc a filha de meu corao na forma de mulher que me consegue compreender, continue ofertando ao papai Diogo tudo de bom que voc puder e faa esperana e otimismo em nossa casa. No nos lastime, nem se sinta esquecida por Deus por haver perdido a minha presena no mundo fsico. Isso apenas impresso. Quando as suas oraes e lembranas se encontram com as minhas, ambas conversamos, como sempre, e trocamos as nossas idias com f em Deus. Um dia, que desejo esteja muito distante, pois desejo a voc uma existncia to longa quanto possvel, encontrar-nosemos de novo para a continuidade de nossa vivncia em comum. A saudade para mim um caminho de volta ao passado que percorro, sentindo-a de novo em meu colo, a fim de falarmos das coisas de Deus. Bendita seja essa saudade que se nos faz ligao permanente. Encoraja o papai nas tarefas da vida, no admita que ele se afogue em amarguras desnecessrias e agradea a ele por mim, por no haver incomodado a ningum, abstendo-se de processos contra o motorista, que no teve culpa de nossa mquina se haver derivado para incomodar-lhe o caminho direito. Graas a Deus, o nosso Diogo ouviu as minhas peties, porquanto nas horas de sono, vrias vezes, pedi a ele no nos fizesse incompreensivos e ingratos. Dilma querida, a esto as nossas notcias.

Perdoe-me se chorei ao escrev-las, sou me e voc no desconhece que as mes trazem sempre o corao derretido no calor do sofrimento, embora esse sofrimento seja emoldurado pela f viva em Deus. Abrace a todos os nossos por mim e receba muitos beijos da mame, sempre a sua mame. Tereza

10

FAMLIA DEMATH FILHO JOS DEMATH FILHO Nascimento: 19 de outubro de 1961 Desencarnao: 11 de dezembro de 1982 Idade: 21 anos Esclarecimentos: Pais: Jos Demath e Iraides Camilo Demath, residentes no bairro de Floresta, Joinvile Santa Catarina. Irms: Grlia Demath Teixeira e Leila Maria Demath Schimitt. Av: Maria Nazria, materna, desencarnada em 27.05.1950. Mrio: Mrio Kaisemodel amigo desencarnado no mesmo acidente. Ana Paula: Amiga da Famlia. Comentrios: Jos Demath Filho, moo de qualidades promissoras, comportamento exemplar, garantia no lar de dona Iraides e Sr. Jos Demath a presena da felicidade com o amor e o respeito que a vida espera dos filhos de Deus. Estudante; preparava-se para Administrao em Empresas, quando lamentvel acidente ceifa os seus dias na Terra. Ao dirigir-se Praia de Barra Velha em Joinvile, Santa Catarina, a passeio em companhia de amigos, sempre precavido que fora na direo de veculos observou, distncia, alguma irregularidade em outro veculo na ultrapassagem a uma carreta. Saiu para o acostamento tentando facilitar-lhe a manobra, pois vinha em sentido contrrio ao seu. No adiantou, no acostamento foi atingido pelo outro veculo que se perdeu nessa operao de ultrapassagem. Do acidente resultou a sua desencarnao, de seu colega Mrio Kaisemodel que estava em sua companhia e do motorista do outro veculo. Para um corao de me que nunca ficou um instante seque sem ouvir a voz de seu filho, de repente tudo silenciou. Aquela famlia alegre; enlutou-se. Dona Iraides, desanimada, no mais cuidava do lar, no saia de casa e os familiares se desesperavam ao ver o seu estado. Com o choque emocional, adoecera a ponto de se ver impossibilitada de andar. Pela leitura de livros de entes queridos de outras famlias, que partiram, psicografas por Francisco Cndido Xavier, e convidada por um jovem esprita que integrava a Caravana do Amor da Sociedade Joinvilense que ia para Uberaba, foi em sua companhia. Nada conseguiu de concreto para satisfazer seus anseios em ter uma mensagem de seu filho. Insistiu. Voltou mais vezes presena de Chico Xavier e, na quarta viagem, consegue pelas abenoadas mos desse mensageiro a carta de seu filho querido. Desejando mais notcias e por agradecimento, quando possvel, visita o Grupo Esprita da Prece em suas contnuas reunies.

11

Aliviada, nas linhas que seguem, o seu recado reconfortante s famlias que se identificam nessa dor: Chico Xavier, essa criatura de corao to puro, com o seu olhar to meigo e sua voz to calma, que expande tanto amor nessa misso linda de divulgar e exemplificar a Doutrina Esprita e a confortar os coraes aflitos como instrumento de Jesus, a essas famlias aflitas, que orem e confiem em Jesus, porque em Chico Xavier est a esperana de se encontrar a paz em nossos coraes por essas mensagens abenoadas dos entes mais queridos. Mensagem de: Jos Demath Filho Querida mame Iraides; abenoe-me, o que lhe peo lembrando a presena do papai que continua sempre vivo e ativo em minhas saudades. Mezinha Iraides; estou em companhia da vov Maria Nazria que desejou vir at aqui, em minha companhia para abraa-la. Sei que os seus pensamentos se conjugam nas mais variadas formas de indagao para reconstituir a cena ltima de minha passagem pela vida fsica. Quando samos de Joinvile, na direo de Barra Velha, mal sabamos que estvamos ultimando o tempo de nossa alegria da vida em comum dentro de nossa casa feliz. Quando o Mrio e eu vimos carreta pesada, no caminho que nos cabia transpor, retiramo-nos discretamente para longe da pista, no somente por ns, mas tambm por nossas companheirinhas. Aconteceu o imprevisto. Um carro desgovernado, talvez buscando distncia da carreta referida, se precipitou sobre ns, estabelecendo o salseiro em que o companheiro e eu encontramos a desencarnao. Tentei, de minha parte, estender os braos na direo de nossas jovens companheiras, mas no mais possua qualquer migalha de fora. Compreendi que tudo para mim estava terminando, de vez que nem da voz dispunha para qualquer observao. Pensei em Deus, voltei s oraes dos dias de criana e, sem querer, dormi pesadamente. Acordei, mais tarde, incapaz de precisar o tempo gasto naquela ausncia de mim prprio e reconheci que uma senhora velava por mim num aposento diverso do nosso. Voltar a mim mesmo foi um processo lento de recuperao de minhas faculdades que no sei descrever. Entretanto, aos poucos, pude reaver a minha capacidade de conversar. Perguntei quanto quis, porque a benfeitora que me protegia, com a melhor pacincia, me recomendava cham-la por av Maria Nazria e fiquei sabendo, em mincias, de todos os lances do acidente em que me vi de corpo trocado, embora estivesse informado por minha av de que aquele corpo no era novo e, sim, o meu corpo de sempre, que usufrura no Plano Fsico, um engenho de tecidos carnais para chumbar-me escola das experincias terrestres por tempo determinado. Indaguei do amigo Mrio e fui esclarecido de que ele se reconstitua em outro ambiente e soube tambm que as nossas companheiras haviam ficado ilesas, o que me proporcionou grande satisfao, porque muito me doeria sab-las em condies iguais s minhas. Com o decurso de novos dias, pude voltar ao nosso ambiente e chorar consigo, fitando nossos retratos.

12

Mezinha Iraides, a vida parece a mim que ainda sou to pequeno em conhecimentos espirituais, um ir e vir sempre atuantes, em cujos movimentos assimilamos muitos conhecimentos quase que sem perceber. Acompanho a nossa Grlia Maria e a nossa Leila Maria, as queridas irms, desejandolhes muita felicidade. E quero, ou melhor; preciso solicitar-lhe comunicar tia Izaildes que a nossa Nerci vai indo muito bem e que j consegue colaborar com a querida tia na soluo dos problemas domsticos. Vejo todos os parentes e o meu pai Jos acoplados nas obrigaes que abraam e rendo graas a Deus por v-los todos com as melhores disposies para agir e realizar. Mezinha Iraides; peo-lhe no se incomodar com os jovens embriagados que involuntariamente se plantaram sobre ns, arrasando-nos o carro e subtrando-nos a vida. Pobres meninos! Estavam todos tisnados por alguma bebida forte porque na hora difcil no encontrei lucidez em nenhum. Digo isso, mas entendendo que isso poderia tambm acontecer a seu filho, porque seria um prodgio irrealizvel encontrar criaturas perfeitas na Terra. Eles tambm estavam escapando ao perigo que suspeitamos para ns prprios e sei que um deles foi surpreendido pela morte, numa brincadeira de mau gosto na qual se desempenhavam. Mezinha; agradeo as suas preces e as preces da tia Izaildes em nosso benefcio, pois esse amparo se reveste de grande significado em nosso auxlio. Agradeo muito o seu carinhoso interesse em procurando as minhas notcias. Deus a recompense por toda a sua abnegao. Abraos a meu pai e s querida irms com a nossa Ana Paula e, com o respeitoso afeto de sempre, beija-lhe a fronte querida o seu filho agradecido de sempre. Jos.

13

FAMLIA ECCARD VOLL MRCIA REGINA ECCARD VOLL Nascimento: 15 de agosto de 1953 Desencarnao: 10 de dezembro de 1978 Idade: 25 anos Esclarecimentos: Pais: Elic Wally Voll e Edda Sardenberg Eccard Voll, residentes em Niteri RJ. Irmos: Marcos Luiz Eccard Voll, Mara Rosngela Eccard Voll, acidentada com traumatismo craniano, sobreviveu milagrosamente. Maria: Vov Maria Luiza bisav materna de Edda Sardenberg Eccard Voll, falecida em 1938. Horcio: Noivo de Mrcia Regina, com casamento marcado para 20.01.1979. Antnio Jos: Antnio Jos de Oliveira, namorado de Maria Rosngela. Procpio: Procpio Eccard Salles, av materno. Juracy: Juracy Sardenberg Eccard, av materna. Edina: Edina da Silveira Voll, av paterna, madrasta de Elic. Ren: Ren da Mota, marido de Mara Rosngela. Na poca ele no era conhecido da famlia. Mara casou-se 5 anos aps o acidente. Mariza Therezinha: Mariza Therezinha Voll, irm de Elic, tia de Mrcia Regina. Tia Ruth: Ruth Eccard Salles, irm do av materno Procpio Eccard Salles. Tia Maria: Maria Eccard, irm de Procpio Eccard Salles. Comentrios: Fizemos algumas perguntas Dona Edda, me de Mrcia e como resposta obtivemos um relato que muito nos ensinar nos problemas da vida: - O que aconteceu no dia do acidente? Descreva-nos. Viajvamos de volta da casa de meus pais em Santo Antnio de Pdua, onde fomos comemorar a data natalcia de papai e entregar alguns convites a amigos e familiares para o casamento de Mrcia e Horcio. Eram 19:40 horas e chovia muito. Os vidros do carro estavam totalmente embaados e ns na travessia da linha frrea na estrada Mag-Manilha, cuja passagem no tinha farol de sinalizao que orientasse os motoristas. No lembro de mais nada. Apenas ao recobrar os sentidos ouvi minha filha Mrcia Regina pedindo socorro, sentada ao meu lado no banco dianteiro. Eu fiquei desacordada por muito tempo. Fomos colhidos pela composio ferroviria. Do lado de fora algumas pessoas tentavam abrir as portas do automvel e no conseguiam. Eu, com o pulso esquerdo quebrado e com fratura exposta no brao direito, a muito custo consegui destrav-la para que nos socorressem.

14

Olhei para o volante e Horrio permanecia inerte. Faleceu na hora com violenta pancada no peito. Soube mais tarde que minha filha Mara Rosngela, com o impacto, saiu pelo vidro dianteiro, ficando estirada no asfalto com o crebro exposto. Sentado atrs do lado esquerdo. Antonio Jos se esvaia em sangue. Ao ser retirada, percebi que minhas pernas tambm estavam fraturadas. Notei que Mrcia Regina e Antnio Jos ainda estavam vivos. Socorridos e levados para um hospital na beira da estrada; pude ento me comunicar com os familiares. Uma sobrinha mdica e um amigo da famlia nos transferiu para o Hospital Universitrio Antonio Pedro, em Niteri. Em delrio constante, aps muito tempo, soube que Mara Rosngela escapara com traumatismo craniano e estava em outro andar. Mrcia, Horrio e Antnio Jos no conseguiram sobreviver. Depois de muitas cirurgias em mim e em minha filha Mara Rosngela, continuamos lutando para manter o equilbrio. Como era a Mrcia na sua convivncia? - Uma filha cumpridora dos seus deveres. Alm da beleza fsica, trazia uma beleza interior que nos fazia admira-la. Era muito meiga. Nos seus 4 anos de idade, meu marido, militar da ativa, foi transferido para LagesSanta Catarina. Voltamos aps 10 anos para Niteri. Por dificuldades escolares, Mrcia foi para Santo Antnio de Pdua para terminar o 1o Grau. Morando na Vila Militar-Rio, no Meier, terminou o curso cientfico para em seguida, fazer o vestibular para medicina, ingressando na UFF, Universidade Federal Fluminense. Como a Sra. Foi ao Chico? No leito, com as pernas e braos engessados, pensava muito. Martelava minha cabea com perguntas. Por que a minha filha e no eu? Por qu? Qual a razo? Por que acabou a paz e a alegria em minha famlia to de repente? Por qu? Nos intervalos, nas pausas, projetava-se em minha mente a figura de Chico Xavier, serena, tranquila, transmitindo segurana, bondade e paz. Era isso o que eu precisava, no pensava em outra coisa a no ser em minha desgraa. Com as operaes em mim e minha filha, a difcil locomoo, no tinha condies de enfrentar uma viagem to longa. Mesmo assim, o meu desespero era tanto, apesar de passados quase seis anos. Insistentemente, pedia ao meu marido que me levasse Uberaba. No esperava obrigatoriamente uma mensagem de minha filha, mas a palavra de Chico, ele muito ajudaria no meu reconforto. Sua bondade era a caridade de que eu precisava. Suas palavras com certeza me fariam ressuscitar para a esperana. Esse dia chegou. Meu marido disse: Querida; vou leva-la para Uberaba em julho. Marquei minhas frias. Nesse ms, com a misericrdia de Jesus, estivemos em Uberaba. A viagem levou 13 horas, o meu desconforto era abafado pela alegria em meu corao.

15

Chegamos em Uberaba numa quarta feira muito cedo e conseguimos localizar a sua residncia e o Grupo Esprita da Prece. No dia seguinte, ao passarmos em frente residncia do Chico, havia uma caravana de espritas da cidade de So Paulo, pudemos acompanha-los a uns 30 quilmetros da cidade para uma sesso em Centro Esprita. Nesse dia; tomamos um ligeiro ch, aps a concluso dos trabalhos e a cumprimentamos o Chico ligeiramente. Na sexta-feira fomos ao Grupo Esprita de Prece e soubemos por algumas pessoas que sbado tambm teria reunio espiritual. Antes de principiar a reunio, convidada para tomar um passe, com dificuldade de locomoo, trouxeram-me uma cadeira onde fiquei sentada na varanda do Centro. No final da reunio, anunciavam se havia algum que fosse familiar da Mrcia Regina. Minha felicidade era tanta que minhas pernas perderam o pouco de foras que tinham para me locomover. Meu marido buscou-me e fomos junto ao Chico para ouvir a carta de Mrcia que nos deu imensa felicidade. Ao voltarmos para casa, no ramos mais os mesmos. Nova vida recomeava. Chico Xavier um nome que falamos com muito respeito. Por gratido e reconhecimento, deveramos imita-lo na sua dignidade, serenidade e caridade. Seus livros representam a presena de Deus e de Jesus em nossos lares. Os Amigos e Benfeitores Espirituais, os Arautos da Divindade, buscam nesse canal encarnado a pureza que a Doutrina Esprita representa. O Reino de Deus na Terra. Se ontem protestvamos, hoje agradecemos a Deus o muito que recebemos pelo pouco que representamos na obrigao crist. Chico; continue por misericrdia, a ser para ns, o intermedirio de Deus. Mensagem de: Mrcia Regina Eccard Voll Querida Mezinha Edda e querido papai Elic, um momento surge em que os filhos se reencontram com os pais e creio que o melhor a fazer, de meu lado, imaginar-me novamente criana e pedir-lhes a bno. Quase seis anos se passaram, mas os sinais do acidente ficaram conosco. Vejo Mezinha, graas a Deus, em plena recuperao, depois das cirurgias que acompanhamos com ateno e notamos a nossa Mara bem disposta e refeita. Tanto a dizer depois do desastre que nos surpreendeu por dolorosa provao. Sinceramente, na condio de protagonista da ocorrncia, nada sei porque a amnsia me obscureceu totalmente os raciocnios. Nada pude fazer seno entregar-me aos fatos que se verificaram acima de nossa vontade. No tive crebro, seno para um aligeira orao, na qual rogava o amparo de Jesus. Depois, mais nada. Acordei na Boa Esperana, respirando o ar puro que me alcanava os pulmes. Quis gritar de felicidade, supondo-me segura e restabelecida, depois de algum tratamento que me haveria escapado observao, mas duas senhoras se abeiraram de mim e me pediram reserva e silncio. Uma delas me recomendou chama-la por vov Maria e a outra me solicitou identifica-la por irm Juliana e partiram para o dilogo em que me reconheci

16

desencarnada, na condio de pessoa ausente de qualquer servio de identificao na experincia fsica. Diante de meu assombro as duas me conduziram em carro simples para um parque hospitalar, onde adquiri foras para efetuar as perguntas para mim necessrias e inevitveis. Vim, a saber, que o nosso Horrio e o amigo Antnio Jos se encontravam internados em casa de absoluto descanso mental, j que se recusavam a aceitar a realidade da prpria desencarnao, maneira de alienados e, somente mais tarde, consegui os primeiro contatos com ambos, tentando rearmoniza-lhes os pensamentos. Sabem os pais queridos que no me seria possvel to grande transformao sem lgrimas que me levassem o corao partido de dor. Atravs das benfeitoras a que me referi, fiz as primeiras visitas famlia e observei o que sofreram a Mezinha e a nossa Mara com os bisturis dos cirurgies, entretanto, ao passo que me reconfortavam ao v-las em vagaroso reajustamento, sofri ao notar a revolta que lavrava entre os nossos. Encontrei a orao por luz acesa no corao da Mezinha Edda, mas ouvia as imprecaes do Marcos e da Mara, dos meus avs e tios com imensa amargura. A filosofia do vov Procpio, a dor da vov Juracy e as reclamaes da vov Edina me espantavam. Sei que a bondade de Deus desceu sobre ns e sobre a nossa casa e, mais consolada, registro a felicidade de havermos encontrado no Ren e na Mariza Terezinha excelentes irmos que nos prestaram valioso auxlio junto Mara e ao Marcos Luiz e, por isso, estou mais animada para prosseguir no trabalho de restaurao da f em Deus no corao de nossa gente. As preces da tia Ruth e da tia Maria comearam a me fornecer slidos alicerces prpria renovao e, por isso, Mezinha Edda; venho rogar-lhe a sustentao de seu nimo firme para a vitria sobre as provaes que as Leis da Vida nos impuseram, naturalmente com razes que mais tarde conheceremos. Estou quase feliz, no fossem as saudades que me senhoreiam os sentimentos. Para tristeza minha; o Horcio e o Antnio Jos ainda se entregam rebeldia, dificultando as melhoras que tanto lhes desejo, no entanto, confio na interveno da Bondade Divina, em favor deles e em nosso benefcio. Precisamos lembrar os acidentados e mutilados que no encontraram qualquer socorro e saibamos agradecer a Deus as bnos recebidas. Nunca nos faltou o amparo do mundo e a proteo dos Mensageiros de Jesus e, por isso, no posso esquecer a nossa dvida de profunda gratido aos Poderes do Cu. Lutando pelas melhoras dos amigos a que me referi, ainda fixados em difceis processos de inconformao, ainda no pude tratar de mim prpria, em matria de progresso espiritual, mas no perco a esperana e venho abraa-los com o meu carinho e reconhecimento. Querido papai Elic e querida Mezinha Edda, no consigo escrever mais. A emoo uma trave na garganta e as lgrimas me impediriam a coordenao das idias que, porventura, eu quisesse manter para continuar neste relatrio familiar. Por isso, peo aos dois, papai e mame; recebam o imenso amor e o carinho imenso, nos muitos beijos da filha sempre mais reconhecida. Mrcia Regina.

17

FAMLIA ELISEI CARLOS ALBERTO ELISEI Nascimento: 05 de junho de 1957 Desencarnao: 18 de dezembro de 1977 Idade: 20 anos Esclarecimentos: Pais: Edson Elisei e Elvira Martins Elisei, residentes em So Paulo SP. Centro Esprita A Caminho da Luz So Paulo SP Creche Nosso Lar So Paulo, SP Centro Juventude Nosso Lar So Paulo. H oito anos encontramos nesses Ncleos de Trabalho, a oportunidade abenoada de servir. Queira Deus possamos dar sempre o nosso amor em benefcio de nossos irmos em desespero, auxiliando-os a encontrar a paz e a canalizarem todo o carinho e fraternidade a outros irmos. Edson Elisei e Elvira Martins Elisei. Comentrios: Amigo por que no te preparaste ante os imperativos do Cu?. Esta frase encontra-se no livro do esprito Neio Lcio, JESUS NO LAR Ed. FEB, psicografado por Francisco Cndido Xavier, pgina 32, no captulo O Servo Inconstante. Muito nos diz quanto ao preparo em nossas vidas para os imperativos divinos. A perda de pessoas amadas; traz a dor nos coraes comprometidos com os desgnios de Deus. O desespero e as lgrimas chegam, a tristeza se instala e o logo se est no cho da desesperana. Assim acontece porque somos humanos e cheios de amor aos que nos so caros. A realidade de Deus, porm outra. Lutar, trabalhar e aplicar-se no bem comum, esta a Lei. Ama a teu semelhante como a ti mesmo, na razo e no equilbrio do amor resignado. Esta a imagem que Edson Elisei e Elvira Martins Elisei, procuraram entender e buscar no trabalho da caridade, preparando-se para os imperativos do Cu. Carlos Alberto, na intimidade Cac, filho nico, sem vcios, brincalho e amoroso em todos os momentos preenchia de alegria o lar de seus pais. Como podia imaginar que uma verruga congnita pudesse ser a causa de sua partida para o Plano Espiritual. Ao extirp-la, originou-se da um processo de metstase cerebral de melanoma. A ocorrncia para seus pais e familiares representou um enorme choque. Catlicos, desconheciam totalmente o trabalho de Chico Xavier. Aps algum tempo da partida de Carlinhos, por comentrios de pessoas condodas pelo sofrimento do casal, resolveram procurar Chico Xavier. Hoje, com algumas cartas recebidas de seu filho, o desespero e as saudades transformaram-se em esperana e alegria. A paz comeou a florescer e, com o estudo da Doutrina Esprita na qual hoje esto integrados, trabalhando junto de Carlinhos, procuram levar benefcios de reconforto e conhecimentos sobre a continuidade da vida a outras famlias que vivem esses momentos de sofrimento.

18

Integrados nessa tarefa, encontraram a verdadeira f e, conforme suas prprias palavras, antes isso, a morte para eles tinha um aspecto terrvel e assustador. Aps esse drama e por tudo o que receberam da misericrdia de Deus, entenderam que a morte lei natural do corpo e que a sobrevivncia do esprito que prevalece. Carlinhos continua vivo e, mais junto do que antes, trabalham na mesma seara de Jesus e sentem, em todas as tarefas das quais participam no Centro Esprita A Caminho da Luz, a sua atual casa de caridade, o filho a lhes assessorar juntamente com outros espritos jovens, levando s crianas carentes o seu amor e carinho na Creche de Juventude Nosso Lar. Participam tambm da equipe de Evangelho no Lar e, com outros companheiros visitam os lares para a implantao do Culto do Evangelho no Lar. Sentem que a verdadeira vida se resume em buscar Jesus atravs do trabalho e, assim, esto constantemente junto de seu filho Carlinhos. Desponta a um mundo novo de realizaes e de novos conceitos. O que antes no viam, passaram a enxergar, entendendo as palavras do Mestre: Aquele que tiver olhos de ver, ver, bem como a grandeza e dedicao de Francisco Cndido Xavier que, com amor e disciplina possibilitou a presena dos ensinamentos de Jesus atravs dos Benfeitores Espirituais esta humanidade sofrida. Mensagem de: Carlos Alberto Elisei Querido papai Edson e querida Mezinha Elvira; estamos unidos na seara do bem, procurando os caminhos novos da ascenso espiritual. O sentimento manda que eu lhes fale de saudade, mas o corao me solicita que lhes reafirme a confiana de sempre no trabalho em que nos achamos imanizados uns aos outros. Refiro-me aos servios do A Caminho da Luz, o ncleo de atividade que nos fala sempre muito alto aos coraes. Recebamos as tarefas com que fomos honrados, com a certeza de que Jesus nos proteger. Papai Edson, os nossos planos na cada de trabalho a que servimos, so extensos e nos exigiro muito tempo de esforo, mas preciso caminhar em frente e admira-lo na condio de promessas e sementeiras da alegria e do progresso de amanh. No me suponham esquecido. A Mezinha Elvira frequentemente me recomenda proteo para determinados companheiros, e confesso-lhe que me esforo para satisfazer a todas as solicitaes. Querida Mezinha, o trabalho a nossa bno maior. No temamos dificuldades imaginrias, porque os empreendimentos so do Cristo e o Divino Benfeitor saber encontrar os caminhos justos para lhe doar a precisa concretizao. Unido ao esforo do papai Edson e da Mezinha Elvira para o bem de nossos semelhantes, que sempre redunda no bem para ns mesmos, abraa-os; no carinho e na gratido de todos os momentos, o filho sempre reconhecido. Carlos Alberto.

19

FAMLIA LEAL FERNANDES MARCELO LEAL FERNANDES Nascimento: 13 de julho de 1969 Desencarnao: 24 de julho de 1985 Idade: 16 anos Esclarecimentos: Pais: Fernando Leal Fernandes e Jurcelina Leal Fernandes, residentes em Santo Andr SP. Irmos: Fernando Leal Fernandes Jnior e Agnaldo Leal Fernandes. Bisav: Jurcelina Penha, materna, nascida na cidade de So Tom das Letras, Minas Gerais, em 31.08.1880, desencarnada em 07.05.1944. Comentrios: Chamados, vozes, pressentimentos, so avisos ou preparao para os tristes ou alegres acontecimentos? Pois , D. Jurcelina, na madrugada de 24 de julho de 1985, ouviu claramente o seu filho Marcelo chamar-lhe, achando que estivesse porta de entrada de sua residncia. Estranhou e comentou o fato com o seu marido que lhe respondeu que seria impossvel, pois o seu filho estava viajando para So Sebastio, cidade praiana no litoral paulista. Mesmo que estivesse porta, no iria chamar porque tinha a sua prpria chave para quando quisesse entrar. Ainda assim, D. Jurcelina no se conformou, abrindo um precedente ao seu pressentimento, pois sentia que naquele dia algo de triste estava para acontecer. De fato, por volta das 12:00 horas, Marcelo se encontraria com os desgnios de Deus a cobrar-lhe volta para a residncia espiritual. Convm ressaltar que seus familiares tiveram a notcia por volta das 20:30 horas, isto , oito horas depois do acidente, que motivou a sua desencarnao por afogamento. Um colega que participou do passeio; ligou para a sua residncia dizendo que logo ali estaria com as notcias de Marcelo. Isto feito; comunicou a Fernando Jnior, seu irmo mais velho, que Marcelo tinha se afogado, mas que seu corpo estava desaparecido. D. Jurcelina e Sr. Fernando, nesse momento encontravam-se em auxlio a um parente que precisou de internao hospitalar de urgncia. Sentados em banco ali existente para um rpido repouso, espera de notcias, depararam com Jos Reinaldo, irmo do Sr. Fernando, que se dirigia a eles com expresso de tristeza, fazendo-os crer que algo havia acontecido. A me de D. Jurcelina no estava bem de sade. Levantaram-se rapidamente, trmulos e, s pressas, foram ao seu encontro. Imediatamente ele lhes dirige a palavra dizendo: - Celina, o Marcelo est viajando, no ? - Sim respondeu-lhe. E perguntou: - Por qu? - Porque ele morreu afogado.

20

Na hora sentiu-se anestesiada com o impacto da notcia, pedindo que a levassem para casa. L chegando seu filho Fernando Jnior a esperava com os amigos que viajaram com Marcelo, expondo-lhe em detalhes o ocorrido. Nos diz D. Jurcelina: - No perdi a f em Deus, aguardando ansiosamente notcias do encontro do seu corpo ocorrido aps seis dias, sendo reconhecido pelo seu av Gernimo e o seu tio Jacinto, que trasladarampara Santo Andr, ao Cemitrio de Vila Pires. Nessa noite mesmo, pedi ao meu marido que me levasse ao Chico Xavier na primeira oportunidade. Em agosto de 1986, em Uberaba-MG, recebemos o que tanto espervamos e desejvamos: a mensagem de Marcelo. Nesse dia, por volta das 10:00 horas fomos casa do Chico Xavier, onde a sua misericrdia nos recebeu e pudemos ter a alegria de l almoar, juntamente com outras famlias necessitadas e alguns outros amigos. Ao terminarmos o almoo, prontifiquei-me, com outras senhoras, de juntar a loua e levar para a cozinha. Chico, nesse momento, l se encontrava. Ao voltar para a sala, ele segurou-me delicadamente pelo brao e disse: - Mame do Marcelo,, ultimamente a senhora anda muito preocupada, pensando no sofrimento do seu filho, infelizmente, nos papis aqui da Terra consta que foi afogamento, mas ele manda dizer que nada disso aconteceu. Teve uma dor fulminante no corao e, ao cair, no conseguiu mais levantar. Sem saber o que dizer, presa pela forte emoo, lhe disse: - Chico, v almoar! - Ele continuou dizendo: - Minha filha, o telefone est tocando. A sua av e bisav do Marcelo se chamavam Jurcelina tambm? - Respondi-lhe que sim. - Ela veio ao encontro do Marcelo ao passar para o lado de l. Isso tudo aconteceu por volta das 11:30 horas. Chico; percebendo a minha aflio, consolou-me: - Vamos deixar estes acontecimentos para misericrdia de Jesus, logo mais noite. Marcelo vem comprovar esse dilogo, revela o amor dos seus familiares na proteo dos seus entes queridos quando diz que: ... No sofri as asfixias do afogamento, porque, ao comear minha incurso nas guas, o corao se me destrambelhou no corpo... Ca com todo o meu peso, porque o esprito se desligou para longe do corpo, atendendo ao apoio da bisav Jurcelina, que fez questo de me acompanhar no processo de minha liberao do veculo fsico. To somente por isso que meu pobre corpo no boiou nas guas.... Isto esclarece os seis dias de sofrimento e ansiedade. Hoje, mais calma, mesmo que no tivesse recebido a mensagem, a presena e os esclarecimentos do Chico Xavier, satisfizeram plenamente os meus anseios de me, revelando-me verbalmente a presena de todos os entes queridos que partiram nos diversos resgates, como o enviado de Jesus, em favorecer-nos com as suas ddivas. Mensagem de: Marcelo Leal Fernandes

21

Querida mezinha Jurcelina e meu querido pai Fernando, Jesus nos inspire e proteja sempre. Sei que no ser possvel um comunicado de longa extenso, em vista do trabalho que se desenvolve nesta casa de Paz e Amor. Apraz-me trazer-lhes as minhas notcias para que se esclaream quanto ao acontecimento que me retirou da Vida Fsica. No sofri as asfixias do afogamento, porque, ao comear a minha incurso nas guas, o corao se me destrambelhou no corpo e quando ca no mergulho, aparentemente voluntrio, desci sem qualquer reao para o fundo das guas, feio de uma carga pesada que no conseguiria retornar superfcie. Ca com todo o meu peso, porque o esprito se desligou para longe do corpo, atendendo ao apoio da bisav Jurcelina, que fez questo de me acompanhar no processo de minha liberao do veculo fsico. To somente por isso que meu pobre corpo no boiou nas guas, porque mergulhei ao modo de objeto pesado, ante a ausncia de mim esmo, na condio de esprito, que, sob a caridosa colaborao de minha bisav, foi guindado com o auxlio de enfermeiros seguros para o lugar que lhe serve de residncia onde me encontro at agora, refazendo foras. Minhas saudades dos pais queridos e dos queridos irmos Fernando Jnior e Agnaldo so muito grandes, no entanto, espero aplicar-me aqui onde me encontro no trabalho e renovao de que necessito para ser-lhe til. Com o servio, compreendo que as minhas saudades se me faro mais tolerveis e peo mezinha querida continue me auxiliando com as suas oraes. Envio muitas lembranas ao Jnior e ao Agnaldo e peo-lhes receber com as bnos da bisa Jurcelina, o carinho e a gratido do filho e irmo que lhes ser sempre reconhecido. Marcelo.

22

FAMLIA MARIA CARDOSO NERCI MARIA CARDOSO Nascimento: 03 de maro de 1963 Desencarnao: 13 de fevereiro de 1983 Idade: 20 anos. Esclarecimentos: Pais: Atahir de Deus Cardoso e Izaildes Camillo Cardoso, residentes em Joinvile SC. Irmos: Nerian Jos Cardoso; Nerli Celso Cardoso; Nerceli Cardoso; Nerlici Santa Cardoso e Cludio Luiz Cardoso. Maria Nazria: Av Materna, desencarnada em 27.05.1950. Mrio Baumer: Noivo, desencarnado cinco dias aps o acidente. Vani Baumer Me de Mrcio Baumer. Comentrios: Esta mensagem de Nerci uma demonstrao da vida real, como ponto vital das crenas religiosas. Como aceita-las e dimension-las na vida humana? Enquanto Nerci era esclarecida por sua av Maria Nazria, que ela no conhecera em vida, da sua situao espiritual o mesmo no acontecia com o seu noivo Mrcio, encaminhado a uma Instituio Evanglica Espiritual. Acreditava estar vivo e que nada sofrera, apenas estava em recuperao. Para o seu esclarecimento, foi preciso ser encaminhado s reunies de perguntas e respostas para, em grupo, compreender a sua nova realidade. Nesta carta de Nerci, encontramos pontos de esclarecimentos espirituais importantes. Mostra que devemos preparar-nos para a volta ao Mundo Espiritual, no s os que j esto na Doutrina, mas, tambm, a orientao familiar, mesmo aos que no aceitam as palavras como verdadeiras. Na hora do acerto de contas com os dbitos assumidos, serviro esses pequenos momentos como lembranas para o alvio e a confirmao das palavras de que foram objetos. Nerci e Mrcio desencarnaram quando voltavam de uma festividade carnavalesca. No que fossem assduos folies, mas naquele ano desejaram conhecer de perto esse tipo de alegria. Dos cinco ocupantes do veculo, Nerci e Mrcio nos bancos dianteiros sofreram todo o impacto da coliso ocasionada pela pista escorregadia, descontrolando o mesmo, direcionando-o de encontro a um poste ali existente. Nerci desencarnou no local e Mrcio cinco dias aps. Os outros trs ocupantes nada sofreram. Dois meses antes, seu primo Jos Demanth Filho desencarnou tambm em acidente automobilstico em 11.12.1982. Sua tia, dona Iraides Camillo Demath, mo de Jos, por ter recebido pela psicografia de Francisco Cndido Xavier, em 13.12.1985, a mensagem do seu querido filho, com a feli-

23

cidade e a compreenso adquirida e, solidria dor da sua irm, convidou-a para irem at Uberaba. L com certeza encontrar a paz, mesmo sua irm sendo catlica praticante. Assim fizeram e, por sua vontade, dona Izaildes chegou ao Chico Xavier em 25.4.1986, quando amenizou o seu desespero. Recebeu o lenitivo para as suas dores. Nervi l estava presente. Pode-se notar que os nomes citados nesta mensagem, no so comuns, fceis de ser ouvidos, no entanto, esto citados como prova inconteste e que fez dona Ixaildes compreender que a vida continua, estando sua filha no aconchego familiar espiritual e, nos momentos possveis, com a famlia terrestre. Nova vida, outro nimo. Para os familiares de Dona Izaildes, Chico Xavier o novo marco em suas vidas. Um ser humilde, simples, um anjo de bondade. Um instrumento enviado a Terra pelas mos do Mestre Jesus para alvio dos sofrimentos alheios e, grande benfeitor da humanidade. Este Ser que est entre ns para nos ensinar o Evangelho de Jesus. Mensagem de: Nercia Maria Cardoso Querida mezinha Iza, sempre querida mezinha Izaildes, apesar do tempo decorrido ainda me vejo sob incrvel saudade e sob o enorme espanto com que vi o Mrcio e eu; desligados do corpo naquela noite. No entanto, eu mesma estava inerme, quebrada, vencida e no conseguia sequer mover os dedos. Uma sensao esquisita se apoderou de mim e reconheci que havamos, pelos Desgnios de Deus, encontrado a estao terminal de nossas existncias e, mentalizando as minhas oraes nos restos de lucidez com os quais poderia contar, ca num desmaio, embora desenvolvesse todos os potenciais de minha vontade de Carnaval. Antes de sair procurava eu em seus olhos aprovao necessria, entretanto, psicologicamente lhe conservava apenas a inquietao que eu trazia no ntimo. Notei que a senhora e meu pai consentiram que eu fosse, mas pelo Mrcio, sempre correto nas atitudes, do que por mim mesma que trazia comigo muita inexperincia. Era a primeira vez que eu me ausentava de casa para uma festa daquela natureza e no me sentia satisfeita comigo prpria. Despedi-me buscando-lhe ansiosamente a alegria que eu mesma no experimentava e vesti-me com sobriedade, tal qual a senhora desejava. Tudo, porm, estava sem graa para mim e, se mostrava algum contentamento, era pelo noivo querido que no merecia qualquer nota de pessimismo em meu procedimento. No consegui encontrar significao em quadro algum que me caa sob os olhos e, com isso, foi com satisfao que aceitei o caminho da volta para a casa. A marcha do carro era regular, mas eu no sei se o Mrcio, habilitado s reunies elevadas pelo sentido evanglico que os pais imprimiam s escolhas para os encontros com os amigos, observei-o entristecido e como que, intimamente insatisfeito com ele prprio. Amigos vinham em nossa companhia, mas no conseguiram a nossa adeso aos dilogos que mantinham. Chegou o momento que considero de supremo testemunho de f.

24

O Mrcio sentia que se amontoavam obstculos frente e, num instante em que se viu em apuros para governar a mquina, vi que ele pisou no acelerador, um tanto nervoso e diferente, e o resultado o que no precisamos recordar minuciosamente. Estvamos ambos frente e fomos os primeiros e depois vim, a saber, que fomos os nicos a ser colhidos ou defrontados pelo poste que, de certa forma, nos esmagou de maneira irremedivel. Compreender o seu corao materno que fiz quanto possvel para socorr-lo e para no me enfraquecer. De nada mais tomei conhecimento, pois me via reduzida a um trapo de criatura sem qualquer recurso para me preservar ou me defender... Percebi que o melhor para mim seria entregar-me quela inconscincia que me invadia a cabea e insensibilidade que me tomava o corpo de assalto e rendi-me intimao daquele sofrimento com a minha confiana em Deus. No sei como classificar o fenmeno que me envolvia, mas, para simplificar, sigo-lhe que dormi e conformei-me. No tive tempo de pensar nos pais queridos e nos queridos irmos, por que fora conduzida, de inesperado, triste situao dos que se sentem claramente despojados de tudo quanto supem possuir, Desconheo a conta dos meus dias de descanso ou de inrcia enfermia. No sei bem, mas acordei num dia claro, guardando o meu corao escuro e magoado pela incerteza que me acorrentava espiritualmente a uma dor, cuja fora no supera existir. Aproximou-se de mim a generosa protetora que me disse ser nossa parenta e chamar-se Maria Nazria. Ela se inclinou, abraou e beijou-me no leito em que me achava prostrada, entendendo decerto que eu no dispunha de qualquer energia para movimentar-me. Minha voz jazia como que escondida na garganta, mas a audio continuava firme. Ouvi-lhe as palavras de bnos e comovi-me quando me chamou por neta do corao. Ela compreendeu que a palavra ainda no me fora restituda e no insistiu em dialogar comigo. Apenas me solicitou calma e repouso, e acentuou que chegaria a ocasio de conversarmos livremente. Este dia apareceu quando meus rgos vocais me pareceram reconstitudos e, s ento, tive as informaes desejadas acerca do acidente de que framos os frgeis protagonistas. Perguntei por Mrcio e a v Maria Nazria me esclareceu que ele se encontrava num Instituto Evanglico para tratamento das sequelas que lhe ficaram intensas quanto ao desastre havido. Pedi para que me permitissem uma visita ao nosso lar de Joinvile, mas a benfeitora me explicou que isso levaria tempo, de vez que os processos emocionais negativos poderiam, talvez, me visitar o crebro combalido, mas, consentiu em acompanhar-me para rever o nosso Mrcio que se achava sob proteo segura, mas durante vrias visitas que lhe fiz no demonstrou reconhecer-me e, com grande assombro para mim, no acreditava que houvssemos passado pela morte do corpo. Afligi-me por tudo isso, no entanto, apareceu o momento em que ele me reconheceu, como quem acordava de uma estranha alucinao. Revelou alegria e pareceu-me seguro de si, entretanto, persistia admitindo que no havamos passado pela desencarnao e sim que framos internados em casas especializadas para recuperao de acidentados. Isso perdurou por meses, at que compareceu em minha

25

companhia a reunies dedicadas a perguntas e respostas, e, achando-nos em grupo, viu-se com mais facilidade para abrir-se realidade espiritual. Nesse ponto de minhas experincias j havia visitado a nossa casa por vrias vezes, abraando os pais queridos e, registrando-lhe a dor, ao lado dos irmos que permaneciam em minha saudade incessante. Nerian, Nerli, Nerceli, Ci e o Cludio Luiz, todos os irmos queridos me pressentiam a presena, no entanto, no me viam, nem escutavam. A vov Maria Nazria me proporcionou esclarecimento sobre a nova dimenso vibratria em que nos achvamos e tenho procurado aprender a trabalhar e a servir com ela, tentando o esquecimento de mim prpria e aceirando o Mrcio, sempre que se nos faz possvel a reaproximao, com as dvidas dele acerca dos destinos da alma. Felizmente, agora estou com os ps no cho da realidade e agradeo as preces e os pensamentos carinhosos de meus pais e de meus irmos, dos amigos e pessoas estimadas que ainda me recordam. Peo-lhe dar as minhas notcias dona Vania, que considero igualmente por me do corao e conto com as suas preces em favor e em benefcio do Mrcio. Creiam que as pessoas submetidas provao de acidentes semelhantes ao que sofremos, despertam aqui nem sempre concordes umas com as outras. Parece-me que a na Vida Fsica fcil aparentar uma condio ntima que no precisamente a nossa, sem qualquer idia de fingimento. Trata-se de um problema de personalidade, porque, por aqui, pelo menos na regio que nos oferece moradia minha av Nazria e a mim, no conseguimos ocultar qualidade alguma do que somos, porque tenho a impresso de que em qualquer encontro o pensamento voa, ou se derrama dentro de ns. Isso alterou um tanto meu relacionamento com o querido Mrcio, mas espero que ele se reajuste e que sejamos duas pessoas pensando pelos mesmos prismas. Querida Mezinha Isaildes; perdoe-me a carta longa, mas a Vov julgou necessrio que me exprimisse sem qualquer omisso de mim mesmo. Esperando que o seu corao de Me e meu Pai estejam tranqilos a meu respeito; beija-lhes as mos queridas, com muito afeto aos irmos, a filha saudosa, mas sempre confiante na proteo de Deus. Sempre sua. Nerci.

26

FAMLIA RODRIGUES BACCI SRGIO TADEU RODRIGUES BACCI Nascimento: 22 de fevereiro de 1962 Desencarnao: 23 de dezembro de 1983 Idade: 21 anos. Esclarecimentos: Pais: Jos Rodrigues Bacci e Magdalena Rodrigues Bacci, residentes em So Paulo SP. Irmos: Jos Rodolfo Bacci e Marcos Rodrigues Bacci Avs: Magdalena Carranza Maturano, bisav materna, desencarnada em 22.09.1951. Namorada: Katia. Comentrios: Aps sessenta dias de Vida Espiritual, Srgio Tadeu acalma os coraes dos pais. Saudosos, sofridos e amargurados recebem, em to pouco tempo, a presena do filho por meio da mo caridosa e abenoada de Francisco Cndido Xavier, o mdium que, em 63 anos de mediunidade repletos de sofrimento, suor e lgrimas; como Obreiro do Senhor, jamais deixou que uma rstia de desnimo destrusse a fora do seu trabalho cristo. Por intermdio da mensagem, das palavras e muito especialmente de sua presena as famlias que o procuram sentem e recebem em seus atos de amor e reconhecimento aos irmos em Deus, a paz que o envolve. Srgio Tadeu foi atropelado por um carro quando pilotava sua motocicleta. Seus pais, seguidores da Doutrina Esprita, tinham grande interesse em conhecer Chico Xavier pessoalmente, mas, nunca podiam imaginar que essa vontade fosse ser satisfeita com a desencarnao de seu filho. O que esperavam no acontecesse, aconteceu. Informados por amigos que seria muito cedo para uma mensagem, foram a Uberaba, no com intuito de receb-la, mas, para ouvir as palavras confortadoras do querido mdium. Contou-nos o casal Bacci. Estvamos em pequeno salo, aguardando o Chico. A sua chegada alegrou a todos e os semblantes transpareciam muita esperana. Nesse momento, um perfume de rosas invadiu o salo. As pessoas que se encontravam no local, admiradas, se entreolhavam e sussurravam a felicidade ali reinante. Cada um entusiasmado; buscava assinalar em pequenos pedaos de papel os seus nomes na expectativa de receberem mensagens, e entregavam a uma senhora sentada numa mesa no lado oposto daquela em que Chico estava. O interessante e que mais chamou a ateno foi que ficaram intactos exatamente no local onde foram depositados, por todo o tempo em que l estivemos. Nessa noite, Chico psicografou cinco longas cartas, num perodo de mais ou menos trs horas, numa velocidade incrvel. O lpis deslizava no papel como se estivesse em superfcie escorregadia. Qual no foi a nossa surpresa quando Chico recebe a carta de nosso filho.

27

Irradiantes de felicidade encontramos, naquele momento, o sentido para uma nova caminhada; a misericrdia de Deus da qual, s vezes, nos supomos esquecidos. O que parecia perdido, hoje est mais vivo dentro de ns e a razo do nosso viver. Confortou-nos saber que partida dos entes queridos sucede-se o reencontro com a famlia espiritual, a mesma com a qual compartilhamos na Terra e que nos espera em nosso retorno. Paralelamente o nosso entendimento e adeso ao trabalho da caridade em favor dos menos felizes. Tudo isso a manifestao de Deus entre ns, atravs de Chico Xavier, necessitado dos trabalhadores de Jesus . Mensagem de: Srgio Tadeu Querida Mezinha Magdalena e querido papai Jos Rodolfo, estou aqui, naquela de penetra, conquanto os amigos me convenam, de que no me vejo em ambiente estranho, mas, num crculo de famlia que aprenderei a estimar. No sei o que lhes dizer. Apenas concordaro comigo que a ocorrncia que me desmontou da Vida Fsica no era o que eu esperava. O meu av Rodolfo me assistiu no despertar aqui em novo campo de experincia, no qual ainda me reconheo abatido e sem muita coragem para recomear. Do que me sucedeu, no consigo rememorar minudncias. muito difcil pensar com um crebro que observo completamente novo; aquilo que nos marcou o crebro vestimenta em que julgvamos estivesse o centro da prpria vida. Quero to somente anotar, para nosso reconforto, que a morte do corpo uma espcie de dona da bola. A bola; somos ns e somos chutados por ela, conforme lhe d na telha. Creio que por isso que temos vrios transportes e condues para que a sigamos par aonde nos leva. Motos, carros, avies, comboios, carroas e at mesmo asas modernas, dessas que descem o morro, tocadas pelo vento. Tudo serve de veculo ou pretexto para que sejamos erradicados do mundo, maneira de plantas que ela muda de lugar e de clima, vontade, sem que o sujeito possa reclamar. Ditadura e poder discricionrio so com essa dama que se fantasia na imaginao e ningum v, porque, parece que ela no precisa de nosso voto ou de nosso veto para agir como quiser, quando se trate de arrancar-nos para o que chamamos por outra vida. Apesar da minha cmara lenta na memria para enumerar pessoas e fatos, no estou ainda to tomado de amnsia que possa esquecer o desgosto que lhes deu estragando-lhes o Natal. Perdoem-me. De todos os meus, creio que o mais inconformado; sou eu mesmo, conquanto, esteja disciplinado pelas preces de minha av Magdalena que me ensina, de novo, as oraes da infncia para ser uma criatura nova. Minha av deve ter razo porque esse blsamo da confiana em Deus me retempera as energias. Quisera continuar vivendo em nossa casa e feliz como sempre pelos pais queridos que recebi de Deus, mas preciso exercitar aceitao com se pratica algum costume diferente que nos torne aptos a desempenhar grandes papis no teatro do mundo. O halterofilismo, por exemplo. A prece me auxilia a suportar os pesos da saudade que ainda trago comigo e olhem que essa prtica, no campo da alma, no menos agradvel do que a bola de ferro erguida nas mos, a fim de nos candidatarmos a campeonatos de fora.

28

Tudo isso, queridos pais, saudade que assume por aqui a funo de sombra compacta, capaz de ser cortada aos quilos. Pelo menos para mim, a saudade aqui assim, uma condensao de emoes e pensamentos amargos que no fcil de manejo. Entretanto, em matria de tratamento e assistncia, de nada posso me queixar. O vov Rodolfo e a vov Magdalena me revigoram as energias, quando isso se lhes faz possvel e estou melhorando. Envio, antes que a memria me falhe, muitas lembranas ao Jos Rodolfo, ao Marcos e a nossa querida Katia, com quem tanto desejei aproximao e encontro total. Que a nossa Katia me perdoe por t-la deixado, entretanto, j me expliquei suficientemente para destacar a impossibilidade de nos desvencilharmos da morte que conhecida por aqui sob o nome desencarnao. Estou muito bem assistido, qual se me visse restitudo ao lar de parentes ricos, muito ricos e generosos, mas no to ricos e to generosos quanto os pais queridos aos quais me dirijo. Rogo-lhes aceitarem comigo a situao em que me vejo e peo-lhe no chorarem ao lembrar-me. J sei que escondem as lgrimas um do outro, quando se trate de rememorarem minha presena. Estamos juntos, como sempre. Nessa certeza me baseio para rogar-lhes calma e coragem. A vida um fio cujo novelo deve estar com Deus, porque no se ouve por aqui ningum a falar de morte e sim de vida. Continuem, por favor, a me lembrar nas oraes, pois isso me faz grande bem. Diz a vov Magdalena que j me externei o bastante para que me compreendam. Voltarei melhorado, algum dia, com a Bno de Deus. Peo-lhes sorrir para a vida e confiem sempre em Deus; fazendo o melhor que pudermos o que devamos fazer. Queridos pais; com todos os meus sentimentos mostra, peo aos dois receberem muitos beijos do ilho sempre grato. Srgio Tadeu.

29

FAMLIA TEREZA FRANCHINI MARIA TERESA FRANCHINI Nascimento: 16 de dezembro de 1951 Desencarnao: 01 de fevereiro de 1974 Idade: 22 anos Esclarecimentos: Pais: Domingos Franchini e Philomena C. Franchini, residentes em So Paulo SP. Irmos: Luiz Antonio, Celso, Ana Paula e Joo, irmo por adoo. Avs: Philomena Alagia Cantisani, desencarnada h 36 anos. Jos Cantisano, desencarnado h 72 anos. Comentrios: Viajando para Campinas, o casal Franchini, despreocupado seguia para um compromisso habitual. Quando em viagem, muito raro ouviam rdio. Dona Philomena, premiada por forte desejo, liga-o e a emissora sintonizada nesse instante noticia que um prdio em So Paulo estava em chamas. Imediatamente ligou-se ao edifcio em que sua filha trabalhava. Seu esposo, percebendo a sua preocupao, tentou desviarlhe a ateno para uma bela paisagem. Mais adiante, na altura da cidade de Jundia, a emissora tornava a informar com mais preciso, divulgando o nome do prdio em chamas. Tratava-se do Joelma. Sobressaltados com a informao; retornaram imediatamente. Nesse retorno, em retrospectiva de horas antes, o Sr. Domingos lembrava: Com problemas no seu automvel, pediu Maria Tereza, sua filha que de passagem alertasse a oficina mecnica da urgncia no conserto, pois precisavam viajar. Nessa rememorao nos relatou que, raramente, voltava o seu olhar para acompanhar seus filhos. Nesse dia, lembra muito bem, voltou e ficou olhando Maria Tereza afastar-se, at dobrar a esquina da via pblica, com um sentimento muito forte de amor para a sua filha. Estranhou muito essa sua atitude. Em casa, Sr. Domingos e seu filho; comearam as buscas sem nada de positivo sobre Maria Teresa, pois as informaes sobre o incndio eram as mais desalentadoras. Das relaes dos hospitais fornecidos, todos foram percorridos, deixando-lhe como derradeiro final o necrotrio. L chegando, aproximou-se dos primeiros corpos divisando o de sua filha de longe. Desmaiou com o choque e lembra apenas esta sendo socorrido por pessoas. Em comentrio, narra o Sr. Domingos as informaes obtidas: Naquele dia, por qualquer razo, o Office boy encarregado da correspondncia no pode distribu-la. Maria Tereza, como secretria na Crefisul, empresa de financiamentos, primava para chegar sempre antes do horrio, principalmente nesse dia 1o de fevereiro de 1974, quando haveria, s 9 horas, uma reunio de diretoria. Sua sala de trabalho ficava prxima porta de sada do referido edifcio.

30

A pedido do seu encarregado, foi levar uma carta de importncia para a referida reunio que se realizaria em andar superior. Ao retornar, no elevador, foi alertada por uma companheira de que nos andares abaixo, havia princpio de fogo e muita fumaa. Mostrou-se muito preocupada e logo se interessou pelos demais funcionrios, principalmente aqueles que estavam trabalhando com as portas fechadas e no percebiam o que estava acontecendo. Embora alertada para que no sasse do elevador, desvencilhou-se e saiu a avisar esses companheiros. Muitas pessoas testemunharam suas aes, quando tentava ajudar a acalmar os aflitos e desequilibrados. As razes da existncia humana; nos faz pensar em porque a desencarnao to diferente de uma pessoa para outra. Depois desse acontecido, os dias se tornaram mais longos e encharcar o travesseiro com lgrimas de fogo, tornou-se rotina para ns. Procurados por Dona Maria Odila Nunes Cardeal (Didi), ela apresentou-nos o casal Juracy Balbino e Tnia Castro Balbino, que nos auxiliaram muito, incentivando-nos procura de Chico Xavier em Uberaba. O desejo de estar frente a ele e a esperana de receber a mensagem, era a chama que nos alimentava. Em 24.5.1974, quase quatro meses aps a desencarnao, recebemos a referida mensagem. De encontro com as nossas constantes indagaes, a mesma informou e esclareceu pensamentos ntimos, descobrindo o vu da incerteza. Esta confirmao est configurada nas palavras de nossa filha e, o que nos chamou a ateno, foi o fato de serem mencionados parentes h muito tempo desencarnados e que naquele momento a estavam auxiliando muito. Quem seria Ernesto, do qual no tnhamos conhecimento? Chico verbalmente nos esclarecia as dvidas e dizia: - Ernesto da famlia Simioni. Vocs conhecem algum com esse sobrenome? Ficamos espantados coma informao: - Simioni o sobrenome de nosso filho Joo Simioni, que trouxemos par ajunto de ns ainda muito pequeno. Por isso, nosso espanto, nome desconhecido para o Chico. Eis a razo por que carinhosamente Maria Teresa o chamava de tio e que a ajudava. Em pesquisa, depois de algum tempo, viemos a descobrir que Tio Ernesto era realmente familiar de Joo, desencarnado em Belo Horizonte. Mensagem de: Maria Tereza Minha querida Mame, meu Pai, bno peo ainda e sempre. Estou ainda muito abatida, muito doente mesmo. Embora o que aconteceu no fosse enfermidade, mas refiro-me aos resultados. Tudo foi assim igual a um pesadelo. No creio que um de ns possa contar o que sucedeu. Cada um teria um modo diverso de se expressar. Mas tantas coisas aconteceram de uma vez, que estou sem a possibilidade de separar os fatos e as lembranas.

31

Provavelmente, saberei mais tarde. Quero apenas pedir aos meus pais queridos consolo e resignao. No sei. Vim par onde estou, sem experincia da vida. Mas penso que devamos ter mais preparo a fim de suportar quelas horas de provao. Estamos na estaca zero, Mezinha. Vocs choram e eu tambm. Vocs se prendem filha que precisa libertar-se, e, de minha parte, prendo-me famlia querida que no devo e nem posso prender a mim. Ajudem-me, peo! Peo lembrando a nossa f em Deus. As lgrimas de casa me fazem viver uma tempestade. Tudo por dentro de mim, nos meus pensamentos e sentimentos. Fui recolhida por um grande amigo que disse ser meu av Cantizani e um anjo, que minha av Philomena, me ampara como sendo a continuidade de minha querida Me. Entretanto, por mais me esforce, acabo esbarrando em casa. Isso quase sempre. Penso muitas sadas e s encontro um lugar para me recolher, nosso lar feliz que se transformou num lugar de imensa tristeza. Venho pedir-lhes amparo. Preciso sair de mim mesma e compreender o que se passou. E preciso ajudar para ser ajudada. Papai e Mezinha, a hora dos que ficaram. Penso em nosso Luiz Antonio, em nosso Celso, no Joo, em todos. Sinto Ana Paula em meus braos, quero falar, consola-los, dizer que o fogo no destruiu nenhum de ns, mas, e, as lgrimas que choramos? Tenho ouvido muitos amigos e visto muitos outros, todos buscando refazimento... Entretanto, creio que a maioria estar qual eu mesma, guardando f em Deus e confiana na vida, mas atormentados pela dor e pela aflio dos entes queridos. Mezinha; ore como no outro tempo, com aquela certeza ardente de que Deus existe e de que nada acontece por acaso. No me pergunte mais porque sucedeu o que vimos. Eu no saberia dizer, mas posso afirmar que ningum teve culpa. Quem teria coragem e mesmo poder para articular aqueles quadros? Estamos debaixo de leis que no conhecemos e s a compaixo uns pelos outros conseguir melhorar-nos. Digo assim, porque ouo todos os dias daqueles que nos procuram nas celas de recuperao em que nos achamos, auxiliando-nos as foras. Auxlio aos que ficara, para que haja auxlio aos que vieram. Por isso, queridos, meus queridos pais, rogo para que me venham a enxugar o pranto que nos corre do corao. Lembro-me de todos, mas estou ainda insegura. Tenho receio de falar o que no devo e exceder-me em palavras que no conduzam reconforto e esperana. muita coisa para pensar e estou assim dominada pela angstia dos meus. No me procurem nas lembranas materiais. Nem fiquem recordando a forma que teria ficado. Preciso da imagem do que fui e do que sou para ser eu mesma, em vocs, porque as figuraes que fazem me alcanam e me obrigam a pensar em deformao. Perdoemme se peo isso. Se no fosse verdade o que vejo e sinto em mim pelo que vocs sentem e procuram ver a meu respeito, eu no diria. Compreendo que tudo agora pesa muito no que eu possa falar e devo falar somente no melhor que deve ser dito e ouvido.

32

Mezinha querida, meu querido papai, meus amigos abenoados, auxiliem-me com as oraes e com as boas lembranas. Estamos num dia novo e, mais tarde, estaremos mais unidos na compreenso verdadeira de tudo. Meu pai e minha me; abenoem-me. Procurem vier com alegria e paz. Lembremo-nos da bondade infinita de Deis sobre ns e saibamos ser agradecidos. Meu tio Ernesto ajuda-me escrever e outros amigos me amparam. Preciso esquecer o que sucedeu para criarmos um futuro sempre mais belo. Com Deus seremos sempre felizes. Querida Mezinha, meu querido papai; recebam um beijo com as muitas saudades e com muito carinho da filha agradecida. Maria Teresa.

Vous aimerez peut-être aussi