Vous êtes sur la page 1sur 7

Apostila de Educao Ambiental Prof.

Sylvia Amlia

CURS

!"C#$C

%E &E$

A&'$E#!E

AP S!$(A %E E%UCA)*

A&'$E#!A(

Professora: Sylvia Amlia 2010 E-mail: sylamelia@hotmail.com

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia 1. Conceito #o ambiente urbano das mdias e +randes cidades, a escola, alm de outros meios de comunicao respons-vel pela educao do indiv.duo e conse/0entemente da sociedade, uma ve1 /ue 2- o repasse de informa3es, isso +era um sistema din4mico e abran+ente a todos. A populao est- cada ve1 mais envolvida com as novas tecnolo+ias e com cen-rios urbanos perdendo desta maneira, a relao natural /ue tin2am com a terra e suas culturas. s cen-rios, tipo s2oppin+ center, passam a ser normais na vida dos 5ovens e os valores relacionados com a nature1a no tem mais pontos de refer6ncia na atual sociedade moderna. A educao ambiental se constitui numa forma abran+ente de educao, /ue se prop3e atin+ir todos os cidados, atravs de um processo peda+7+ico participativo permanente /ue procura incutir no educando uma consci6ncia cr.tica sobre a problem-tica ambiental, compreendendo8se como cr.tica a capacidade de captar a +6nese e a evoluo de problemas ambientais. relacionamento da 2umanidade com a nature1a, /ue teve in.cio com um m.nimo de interfer6ncia nos ecossistemas, tem 2o5e culminado numa forte presso e9ercida sobre os recursos naturais. Atualmente, so comuns a contaminao dos cursos de -+ua, a poluio atmosfrica, a devastao das florestas, a caa indiscriminada e a reduo ou mesmo destruio do 2abitat faun.sticos, alm de muitas outras formas de a+resso ao meio ambiente. %entro deste conte9to, clara a necessidade de mudar o comportamento do 2omem em relao : nature1a, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustent-vel ;processo /ue asse+ura uma +esto respons-vel dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das +era3es futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das +era3es atuais<, a compatibili1ao de pr-ticas econ=micas e conservacionistas, com refle9os positivos evidentes 5unto : /ualidade de vida de todos. 2. Classificao: Formal um processo institucionali1ado /ue ocorre nas unidades de ensino> Informal se caracteri1a por sua reali1ao fora da escola, envolvendo fle9ibilidade de mtodos e de conte?dos e um p?blico alvo muito vari-vel em suas caracter.sticas ;fai9a et-ria, n.vel de escolaridade, n.vel de con2ecimento da problem-tica ambiental, etc.<. 3. Estratgias de Ensino para a Prtica da Educao m!iental: Um pro+rama de educao ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de con2ecimento, de atitudes e de 2abilidades necess-rias : preservao e mel2oria da /ualidade ambiental. Utili1a8se como laborat7rio, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e f.sicos, iniciando pela escola, e9pandindo8se pela circunvi1in2ana e sucessivamente at a cidade, a re+io, o pa.s, o continente e o planeta. A aprendi1a+em ser- mais efetiva se a atividade estiver adaptada :s situa3es da vida real da cidade, ou do meio em /ue vivem aluno e professor.

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia

Estratgia &iscusso em ;+rande +rupo<. classe

"casio para #so

$antagens%&es'antagens A5uda o estudante compreender as /uest3es> %esenvolve autoconfiana e9presso oral> a

Permite /ue os estudantes e9pon2am suas opini3es oralmente a respeito de determinado problema.

Podem ocorrer dificuldades nos alunos de discusso. Est.mulo ao desenvolvimento de rela3es positivas entre alunos e professores.

&iscusso em grupo ;pe/uenos +rupos com supervisor8professor<

@uando assuntos pol6micos so tratados.

(utiro de idias ;atividades /ue envolvam pe/uenos +rupos, A8BC estudantes para apresentar solu3es poss.veis para um dado problema, todas as su+est3es so anotadas. !empo limite de BC a BA min<. )ra!al*o em grupoD envolve a participao de +rupos de E8F membros /ue se tornam respons-veis pela e9ecuo de uma tarefa.

%eve usado como recurso para encora5ar e estimular idias voltadas : soluo de certo problema. tempo deve ser utili1ado para produ1ir as idias e no para avali-8las.

Est.mulo liberdade>

criatividade,

%ificuldades em evitar avalia3es ou 5ul+amentos prematuros e em obter idias ori+inais. Permite /ue os alunos se responsabili1em por uma tarefa por lon+os per.odos ;G a A semanas< e e9ercitem a capacidade de or+ani1ao> %eve ser monitorada de modo /ue o trabal2o no envolva apenas al+uns membros do +rupo. Permite o desenvolvimento das 2abilidades de falar em p?blico e ordenar a apresentao de fatos e idias> Re/uer muito preparao. tempo de


@uando se necessita e9ecutar v-rias tarefas ao mesmo tempo.

&e!ate: re/uer a participao de dois +rupos para apresentar idias e ar+umentos de pontos de vista opostos.


@uando assuntos controvertidos esto sendo discutidos e e9istam propostas diferentes de solu3es.

+uestionrioD desenvolvimento de um con5unto de /uest3es ordenadas a ser submetido a um determinado p?blico.

Usado para obter informa3es eHou amostra+em de opinio das pessoas em relao : dada /uesto.

Aplicado de forma ade/uada, produ1 e9celentes resultados> %emanda muito tempo e e9peri6ncia para produ1ir um con5unto ordenado de /uest3es /ue cubram as informa3es re/ueridas. Envolvimento de todos> #o pode ser avaliado

,efle-o: o oposto do mutiro de idias. " fi9ado um tempo aos estudantes

Usado para encora5ar o desenvolvimento de idias em resposta a um problema. !empo recomendado de BC a BA

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia diretamente. min.

para /ue sentem em al+um lu+ar e pensem acerca de um problema espec.fico. ImitaoD estimula os estudantes a produ1ir sua pr7pria verso dos 5ornais, dos pro+ramas de r-dio e !v.

s estudantes podem obter informa3es de sua escol2a e lev-8las para outros +rupos. %ependendo das circunst4ncias e do assunto a ser abordado, podem ser distribu.dos na escola, aos pais e : comunidade. Reali1ao de tarefas com ob5etivos a serem alcanados em lon+o pra1o, com envolvimento da comunidade. Compreenso do metabolismo local, ou se5a, da interao comple9a dos processos ambientais a sua volta.

Iorma efetiva de aprendi1a+em e ao social.

Pro.etosD os alunos, supervisionados, plane5am, e9ecutam, avaliam e redirecionam um pro5eto sobre um tema espec.fico.

As pessoas recebem e e9ecutam o pr7prio trabal2o, assim como podem dia+nosticar fal2as nos mesmos.

E-plorao do am!iente local: prev6 a utili1aoHe9plorao dos recursos locais pr79imos para estudos, observa3es, camin2adas etc.

A+radabilidade na e9ecuo> Jrande participao de pessoas envolvidas> Kiv6ncia de situa3es concretas> Re/uer plane5amento minucioso.

IonteD U#ESC HU#EPH$EEP /. 0o1es 2sicas em Educao m!iental

3istemas de 'ida: A educao ambiental enfati1a as re+ularidades, e busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas 2umanas da !erra. dever de recon2ecer as similaridades +lobais, en/uanto se intera+em efetivamente com as especificidades locais, resumido no se+uinte lemaD Pensar globalmente, agir localmente. L- tr6s n.veis ou sistemas distintos de e9ist6nciaD F4sico: planeta f.sico, atmosfera, 2idrosfera ;-+uas< e litosfera ;roc2as e solos<, /ue se+uem as leis da f.sica e da /u.mica> 2iol5gico: a biosfera com todas as espcies da vida, /ue obedecem as leis da f.sica, /u.mica, biolo+ia e ecolo+ia> 3ocial: o mundo das m-/uinas e constru3es criadas pelo 2omem, +overnos e economias, artes, reli+i3es e culturas, /ue se+uem leis da f.sica, da /u.mica, da biolo+ia, da ecolo+ia e tambm leis criadas pelo 2omem. Ciclos: material necess-rio para a vida ;-+ua, o9i+6nio, carbono, nitro+6nio, etc.< passa atravs de ciclos bio+eo/u.micos /ue mant6m a sua pure1a e a sua disponibilidade para os seres vivos. ser 2umano estapenas comeando a plane5ar uma economia industrial comple9a, moderna e de alta produtividade /ue asse+ura a necessidade de recicla+em no planeta. #os ecossistemas, os or+anismos e o ambiente intera+em promovendo trocas de materiais e ener+ia atravs das cadeias alimentares e ciclos bio+eo/u.micos. Crescimento Populacional e Capacidade de 3uporte: A capacidade de suporte para a vida 2umana e para a sociedade comple9a, din4mica e variada de acordo com a forma se+undo a /ual o 2omem mane5a os seus recursos ambientais. Ela definida pelo seu fator mais limitante e pode ser mel2orada ou de+radada pelas atividades 2umanas. &esen'ol'imento 3ocialmente 3ustent'el: A c2ave para o desenvolvimento a participao, a or+ani1ao, a educao e o fortalecimento das pessoas. desenvolvimento sustentado no centrado na

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia produo, e sim nas pessoas. %eve ser apropriado no s7 aos recursos e ao meio ambiente, mas tambm : cultura, 2ist7ria e sistemas sociais do local onde ele ocorre. Caracter4sticas dos Ecossistemas #r!anos Ecossistemas 0aturais E0E,7I So sustentados por uma fonte ilimitada de ener+iaD radiao solar Atualmente sustentados por uma fonte finita de ener+iaD combust.veis f7sseis. consumo e9cessivo de combust.veis f7sseis libera muito calor para a biosfera e altera a temperatura. #as cadeias alimentares so necess-rias BCC calorias de combust.vel f7ssil para produ1ir BC calorias de alimentos /ue iro +erar uma caloria no 2omem. E$"8#9:" A evoluo biol7+ica adapta todos os or+anismos e os seus sistemas de suporte aos processos /ue sustentam a vida A evoluo cultural atualmente subordina os or+anismos e os sistemas de suporte da !erra aos processos /ue sustentam a tecnolo+ia. P"P#8 9:" &antm os n.veis de populao de cada espcie dentro dos limites estabelecidos pelos controles e balanos naturais, incluindo fatores como alimento, abri+o, doenas e presena de inimi+os naturais. Permite /ue as popula3es cresam to rapidamente /uando podem aumentar a disponibilidade de alimentos e abri+o, e elimina inimi+os naturais e doenas via biocidas e medicamentos. Ecossistemas 6umanos

#o acumular ener+ia em e9cesso

#as cadeiras alimentares, cerca de BC calorias de um or+anismo so necess-rias para produ1ir uma caloria do outro.

C"(#0I& &E Apresenta uma +rande diversidade de espcies /ue vivem nos limites do local dos recursos naturais !ende a e9cluir a maioria das espcies e sustentada por recursos provenientes de -reas alm das -reas locais.

I0)E, C:" As comunidades so or+ani1adas em torno das intera3es de fun3es biol7+icas e processos. A maioria dos or+anismos intera+e com uma +rande variedade de outros or+anismos. As comunidades so or+ani1adas de modo crescente, em torno de intera3es de fun3es e processos tecnol7+icos.

E+#I8;2,I" So imediatamente +overnados por processos comuns, naturais, de controle e e/uil.brio, incluindo a disponibilidade de lu1, alimentos, -+ua, o9i+6nio, 2abitat e a presena ou aus6ncia de inimi+os naturais e doenas. IonteD U#ESC HU#EPH$EEP So imediatamente +overnados por um con5unto de competi3es de controle cultural e e/uil.brio, inclusive de ideolo+ia, costumes, reli+io, leis, pol.ticas e economias. Esse acordo considera um pouco, ou no considera os re/uerimentos para a sustentao da vida, /ue no se5a 2umana.

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia Para Comunidade Florestal - (Vilas de Empresas Florestais) : A atividade florestal dever- participar cada ve1 mais no desenvolvimento do pa.s, no apenas pelo lado econ=mico, como +eradora de divisas, mas tambm do lado social, como componente indispens-vel : manuteno da /ualidade de vida. So pro+ramas de educao ambiental, especialmente a/ueles /ue se destinam :s comunidades internas e e9ternas e :s institui3es florestais, devem centrar8se no tema florestas e na interdepend6ncia da sociedade com as mesmas. Ambas as forma3es, naturais e implantadas, possuem uma import4ncia ecol7+ica e s7cio8econ=mica de +rande relev4ncia para a sociedade. Esta import4ncia 5ustifica a implantao de pro+ramas de educao ambiental /ue, no m.nimo, despertem as pessoas para sua si+nific4ncia. mais importante nestes pro+ramas saber relacionar as florestas com o cotidiano das pessoas, se5a demonstrando /ue m7veis, materiais de construo, papel, f7sforos e outros elementos so produtos ori+inariamente florestais ou, evidenciando /ue o microclima, a presena de p-ssaros, a -+ua de consumo e o la1er so seus produtos indiretos. utros aspectos importantes so os /ue di1em respeito : se+urana das -reas de florestas de propriedade da empresa e com relao aos inc6ndios florestais. Aes Diretas para e Prtica da Educao Ambiental $isitas a &useus, criadouro cient.fico de animais silvestres. Passeios em tril*as ecol5gicas%desen*os: normalmente as tril2as so interpretativas> apresentam percursos nos /uais e9istem pontos determinados para interpretao com au9.lio de placas, setas e outros indicadores, ou ento se pode utili1ar a interpretao espont4nea, na /ual monitores estimulam as crianas : curiosidade : medida /ue eventos, locais e fatos se sucedem. Ieitos atravs da observao direta em relao ao ambiente, os desen2os tornam8se instrumentos efica1es para indicar os temas /ue mais estimulam a percepo ambiental do observador. Parcerias com 3ecretarias de Educao de (unic4pios: formando Clubes de Ci6ncias do Ambiente, com o ob5etivo de e9ecutar pro5etos interdisciplinares /ue visem solucionar problemas ambientais locais ;a+ir localmente, pensar +lobalmente<. s temas mais trabal2ados so recicla+em do li9o, a+ricultura or+4nica, arbori1ao urbana e preservao do ambiente. Ecoturismo: /uando da e9ist6ncia de par/ues ecol7+icos ou mesmo nos locais onde esto locali1adas as tril2as, 2- a e9tenso para a comunidade em +eral. s visitantes so orientados na c2e+ada por um funcion-rio e a visitao livre, com acesso ao &useu, ao Criadouro de Animais e as tril2as. Pu!lica1es peri5dicas: aborda+em de assuntos relativos aos recursos naturais da re+io e :s atividades da -rea de ambi6ncia da empresa. Educao am!iental para funcionrios: treinamento aplicado aos funcion-rios da -rea florestal da empresa, os orientado /uanto aos procedimentos ambientalmente corretos no e9erc.cio de suas fun3es, fa1endo com /ue eles se tornem respons-veis pelas pr-ticas conservacionistas em seu ambiente de trabal2o, c2e+ando ao seu lar e : sua fam.lia. ti'idades com a comunidade e campan*as de conscienti<ao am!iental: com o intuito de incrementar a participao da comunidade nos aspectos relativos ao con2ecimento e mel2oria de seu pr7prio ambiente, so or+ani1adas e incentivadas diversas atividades /ue envolvem a comunidade da re+io, como camin2adas r?sticas pela re+io. Programas de orientao am!iental: a empresa desenvolve ainda outros pro+ramas para orientao ambiental como, por e9emplo, fic2as de visuali1ao dos animais silvestres, orientao : comunidade para atendimento aos aspectos le+ais de caa e pesca, produo e distribuio de cadernos, calend-rios e cart3es com motivos ambientalistas. Para Comunidades gr4colas em 7eralD !em como finalidade principal : orientao aos pe/uenos produtores ;silvicultores ou a+ricultores<, /uanto ao uso correto de a+rot79icos, suas aplica3es, no3es sobre atividades modificadoras do meio ambiente, tcnicas a+roflorestais, permacultura e a le+islao pertinente. $ntera+e como uma contribuio para a formao da consci6ncia social e a+roecol7+ica da populao destas comunidades. Acontece atravs de visitas :s fam.lias, dias de campo e palestras reali1adas em escolas ou centros comunit-rios da re+io, onde so demonstradas pr-ticas e tcnicas a+r.colas de conservao do solo, de pes/uisa e novas alternativas /ue se conciliem com as pr-ticas tradicionais de a+ricultura da comunidade. Alm destas a3es, promover atividades educativas para as crianas nas escolas e oficinas de trabal2os para as mul2eres, sempre com o ob5etivo de demonstrar /ue se bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente s7 tra1em benef.cios para a comunidade.

Apostila de Educao Ambiental Prof.Sylvia Amlia Le islao! 8ei n= >.?>@A de 2? de a!ril de 1>>>A Bue institui a Pol4tica 0acional de Educao m!ientalA e d outras pro'idCncias.

Vous aimerez peut-être aussi