Vous êtes sur la page 1sur 12

A questo social e suas expresses na sociabilidade capitalista

Pollyana Venancio da Silva 1 polly_anacronico@hotmail.com Modalidad de trabajo: Eje Temtico: Palabras claves: Introduo O presente texto tem como objetivo fazer uma breve reflexo sobre os nexos causais fundamentais formao scio-histrica e econmica do modo de produo capitalista, salientando sua relao direta com a emergncia, no sculo XIX, da denominada Questo Social e o desenvolvimento da produo capitalista em seu processo constante de expanso e acumulao. Propomo-nos tambm analisar a dinmica de seu desenvolvimento, dando nfase a anlise da atual crise do capital, que arrasta-se desde os anos 70 do sculo XX. Refletir sobre as manifestaes da Questo Social requer levar em considerao o processo histrico da formao da sociabilidade capitalista e suas particularidades. Tal processo tem como base o que Karl Marx (1996) denominou de Lei Gral da Acumulao Capitalista que, pressupe e fundamenta-se na riqueza de uma classe a partir da misria e explorao de outra. Nas palavras de nosso autor, a acumulao de riqueza num plo , portanto, ao mesmo tempo, a acumulao da misria, tormento de trabalho, escravido, ignorncia, brutalizao e degradao moral no plo oposto, isto , do lado da classe que produz seu prprio produto como capital (p. 275). Foi atravs dessa lei que, deu-se a ciso da histria humana em duas: a histria dos colonizadores e a dos colonizados, em nosso caso, com o agravante de termos sido colnia de explorao: o chamado Novo Mundo. Resultado de investigao O Servio Social e as manifestaes da Questo Social (pobreza, desemprego, sade, dosos, gnero, etc) Formao Social Capitalista, Questo Social, Direitos Sociais, Crise Estrutural do Capital.

Graduanda de Servio Social da Faculdade de Servio Social da Universidade Federal de Alagoas UFAL, Brasil. Ponencia presentada en el XIX Seminario Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social. El Trabajo Social en la coyuntura latinoamericana: desafos para su formacin, articulacin y accin profesional. Universidad Catlica Santiago de Guayaquil. Guayaquil, Ecuador. 4-8 de octubre 2009.

A ciso da histria humana em duas2 faz parte do processo de expanso e acumulao capitalista que intensifica-se a partir do sculo XVI, marcando o apogeu da produo capitalista naquela poca. A expanso do capital acarretou a expanso do proletariado e o surgimento da relao capital. Marx denominou esse processo de relao simples. Importa notar, que no decorrer do processo de acumulao capitalista surgiu, tambm, a reproduo ampliada, que a reproduo da relao capital em escala ampliada, ou seja, capitalistas e capitalistas maiores em um polo e trabalhadores em outro. Logo, pressuposto acumulao do capital a multiplicao do proletariado. Esta relao criou o trabalhador assalariado, tornando-o dependente do capital. A compra da fora de trabalho tinha como finalidade alavancar a produo de mercadorias, a extrao de mais-valia e a gerao de excedente econmico, o que deu a classe trabalhadora, na sociabilidade capitalista, uma subvida. Elevando o conflito entre as classes fundamentais do modo de produo capitalista e, negando dessa forma, o potencial de socializao da produo capitalista pois, ao mesmo tempo em que a produo capitalista expandiu-se e ampliou sua capacidade de socializao da riqueza socialmente produzida, envolvendo o conjunto das atividades econmicas em escala mundial , a apropriao dessa riqueza continuou sendo privada, assim, o conjunto dos produtores diretos, a classe trabalhadora, continuou impossibilitada de apropriar-se do excedente por ela produzido. Este conflito adquiriu conotao poltica, em meio a Revoluo Industrial na Inglaterra do sculo XIX, a partir da consolidao do modo de produo capitalista, sendo denominado pelos liberais e conservadores de Questo Social. Neste sentido, a vinculao da denominada Questo Social ao pauperismo no interior do capitalismo j se encontra registrada desde a primeira produo terica do Servio Social. Para Edlene Pimentel (2007):
A questo social vista na produo do Servio Social relacionada ao pauperismo e reao dos trabalhadores s precrias condies de vida geradas no capitalismo. Essa referncia questo Social j se encontra presente no Prefcio da edio portuguesa da obra Diagnstico Social de Mary Richmond (p. 15),

A ciso da histria humana em duas histrias se refere ao processo de colonizao operado a partir do sculo XVI na Amrica do Sul e em diversas partes do mundo. Inicialmente, por portugueses e espanhis que dividiu o mundo entre pases colonizadores e colonizados ou como se denomina hoje centrais e de terceiro mundo, cabendo aos ltimos, por meios dos mais violentos possveis, fornecer a riqueza necessria expanso europia. Com relao a tal processo de colonizao, Eduardo Galeano comenta o seguinte: a Amrica Latina a regio das veias abertas. Desde o descobrimento at nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem se acumulado e se acumula at hoje nos distantes centros de poder. [...] O modo de produo e a estrutura de classes de cada lugar tm sido sucessivamente determinados, de fora, por sua incorporao engrenagem universal do capitalismo (1998, p. 14).

Percebemos, assim, que a gnese da Questo Social e do Servio Social a mesma, no sentido que ambas surgem a partir das contradies inerentes ao evolver do modo de produo capitalista, embora com objetivos e interesses distintos. Em meio a esse contexto de contradies que encontramos, tambm, a existncia das crises econmicas capitalistas. Marcelo Braz e Jos Paulo Netto (2007) afirmam que:
A histria, real e concreta, do desenvolvimento do capitalismo, a partir da consolidao do comando da produo pelo capital, a histria de uma sucesso de crises econmicas [] com perodos de expanso e crescimento da produo sendo bruscamente coartados por depresses, caracterizadas por falncias, quebradeiras e, no que toca aos trabalhadores, desemprego e misria (p. 156. Grifos do autor).

Logo, para amenizar os efeitos danosos tanto da Questo Social quanto das crises econmicas o Estado chamado a atuar de forma direta/indireta, por meio de instrumentos tais como o Servio Social, na regulao e manuteno das relaes sociais, aprofundando, muitas vezes, a situao de desigualdade social, econmica, poltica e cultural entre os pases centrais e de terceiro mundo, especialmente, em momentos de crise, como o que atravessamos.

Crise Estrutural do Capital e Questo Social

Para Braz e Netto as crises econmicas que atingem o modo de produo capitalista MPC , no tm uma nica causa: elas so o resultado da dinmica

contraditria do MPC as mltiplas contradies que constituem o MPC convergem nas crises (2007, p.160). Entre essas mltiplas contradies os autores destacam trs:
1 a contradio entre a progressiva racionalidade que organiza a produo nas empresas capitalistas (planejamento, clculo das relaes custo/benefcio etc.) e a irracionalidade do conjunto da produo capitalista (a ausncia de um planejamento global dessa mesma produo); 2 a contradio entre a necessria ao de cada capitalista para maximizar seus lucros e o resultado objetivo dessa ao, a queda da taxa de lucro ; e, 3 o crescimento da produo de mercadorias sem um correspondente crescimento da capacidade aquisitiva (a demanda solvvel) das massas trabalhadoras (p. 163-4).

As crises econmicas, dessa forma, so pluricausais e funcionais ao sistema do capital, repetindo-se periodicamente, motivo pelo qual so conhecidas como crise cclicas do capital. Tais crises caracterizam-se como disfunes parciais, severas, do sistema do capital, que no obstante, so assimiladas por esse sistema e, muitas vezes, so

transformadas em sua base de sustentao. Entretanto, hoje, diante das condies em que vivemos Istvn Mszros (2002), comenta o seguinte sobre tais crises:
preciso admitir que enquanto a relao atual entre os interesses dominantes e o Estado capitalista prevalecer e impuser com sucesso suas demandas sociedade no haver grandes tempestades a intervalos razoavelmente distantes, mas precipitaes de freqncia e intensidade crescentes por todos os lugares. Dessa maneira, a antiga anormalidade das crises que antes se alternavam com perodos muito mais longos de crescimento ininterrupto e desenvolvimento produtivo sob as condies atuais pode, em doses dirias menores, se torna a normalidade do capitalismo organizado. De fato, os picos das histricas e bem conhecidas crises peridicas do capital podem ser em princpio - completamente substitudos por um padro linear de movimento (p. 697).

Pautado nesses pressupostos, nosso autor afirma que a crise que vivenciamos atualmente no mais uma crise cclica do capital, e sim, a representao de um continuum depressivo, que exibe as caractersticas de uma crise cumulativa, endmica, mais ou menos permanente e crnica, com a perspectiva ltima de uma crise estrutural cada vez mais profunda e acentuada (p. 697). O desenvolvimento histrico do modo de produo capitalista conseguiu transformar suas potencialidades positivas em realidades destrutivas. Esta virada no desenvolvimento se torna tanto mais pronunciada quanto mais se aproxima dos limites do sistema do capital os limites das cada-vez-mais-perdulrias quantificao e expanso num mundo de recursos finitos (p.614). Finitos, pois, a irracionalidade que perpassa desde a produo capitalista at todas as formas de relaes humanas empreendidas na sociabilidade burguesa evidenciam a ativao dos limites estruturais do capital. Na percepo de Mszros existem quatro principais caractersticas referentes ativao dos limites absolutos do capital, tendo em vista que todas [] as quatro questes escolhidas para a discusso que vem a seguir no representam caractersticas isoladas. Longe disso: cada uma delas o centro de um conjunto de grandes contradies. Como tais, elas demonstram ser inseparveis (p. 222). So elas: o antagonismo estrutural entre a tendncia de transnacionalizao do capital, sempre em expanso, e os Estados nacionais; a devastao, destruio e poluio sistemtica da natureza; as limitaes impostas a emancipao feminina decorrente do papel histrico e cultural imputado as mulheres sob o domnio do capital e o desemprego crnico. A primeira caracterstica elucidada a referente ao antagonismo estrutural entre a tendncia de transnacionalizao do capital, sempre em expanso, e os Estados nacionais . Na perspectiva de Mszros, este antagonismo estrutural 4

Inseparvel de (pelo menos) trs contradies fundamentais: as que existem entre (1) monoplio e competio; (2) a crescente socializao do processo de trabalho e a apropriao discriminatria e preferencial de seus produtos (por vrias personificaes do capital de capitalistas privados s auto-eternizadoras burocracias coletivas); e (3) a diviso internacional do trabalho, ininterrupta e crescente, e o impulso irreprimvel para o desenvolvimento desigual, que portanto, deslocam necessariamente as foras preponderantes do sistema global do capital (no perodo posterior Segunda Guerra Mundial, basicamente os Estados Unidos) para a dominao hegemnica (p. 222 . Grifos do autor ).

Notamos que tais contradies, levaram ascenso dos monoplios, constitudos por um aglomerado de grandes corporaes, que no eliminaram por completo os resqucios do seu antecessor, devido a irracionalidade da lgica que rege o sistema do capital, impedindo-o de planejar suas aes; a elevao da problemtica questo relacionada a produo/distribuio/circulao/realizao da riqueza socialmente

produzida; a explorao de mo de obra barata no terceiro mundo e as tentativas de abolio dos direitos de grupos e minorias inclusive a proteo dos sindicatos e a antiga lei que assegurou o slario mnimo para a seo mais desprotegida da classe trabalhadora (p. 237). Tal situao legitimada e respaldada pelo Estado, por intermdio de estratgias via a elaborao e o aperfeioamento dos mtodos de 'administrao das crises (p. 696), em consonncia as necessidades das grandes naes capitalistas. Quanto ao papel do Estado, hoje, em tempos de crise estrutural, nosso autor afirma que,
o Estado capitalista precisa agora assumir um papel intervencionista direto em todos os planos da vida social, promovendo e dirigindo ativamente o consumo destrutivo e a dissipao da riqueza social em escala monumental. Sem essa interveno direta no processo sociometablico, que age no mais apenas em situaes de emergncia mais em base continua, torna-se impossvel manter em funcionamento a extrema perdularidade do sistema capitalista contemporneo (p. 700).

Assim, o Estado chamado para favorecer o processo de deslocamento e precarizao do trabalho, intensificado aps a flexibilizao da organizao do trabalho, promulgando nas regies mais afastadas do mundo, mandos e desmandos. A tentativa irrefrevel do sistema do capital de ir alm de seus limites est destruindo as condies elementares de reproduo sociometboloca, no intercmbio absolutamente inevitvel da humanidade com a natureza (p. 250), imputando aos indivduos, concebidos como seres egostas por natureza, a responsabilidade por usarem de forma inpensada os recursos naturais, cabendo a tais indivduos, agora, apenas se adaptarem a uma nova forma de vida sustentvel. Assim:
As determinaes e os imperativos materiais esmagadores que dirigem o capital so minimizados e substitudos por impulsos psicolgicos superficiais dos indivduos, transformando uma gravssima questo multifacetada num discurso

neomalthusiano amplamente retrico sobre a necessidade de controle populacional (p.251)

Atravs desse discurso retrico e da culpabilizao dos indivduos por no conterem seus instintos procriatrios, abstraindo assim, a tendncia universalizadora do capital, que a tudo absorve, desde obstculos naturais ou fronteiras culturais e nacionais (p. 252), que se reduz a problemtica da devastao, destruio e poluio sistemtica da natureza ao que muitas vezes pode ser denominado de modismo. Tal problemtica possui um horizonte muito mais amplo e srio que esse. Ou seja:
Isto no vale apenas para as exigncias de energia da humanidade ou para a administrao dos recursos naturais e dos potenciais qumicos do planeta, mas para todas as facetas da agricultura global, inclusive a desvastao em grande escala das florestas e a maneira irresponsvel de tratar o elemento sem o qual nenhum ser vivo pode sobreviver: a gua (p. 253).

por isso que:


As prioridades adotadas no interesse da expanso e da acumulao do capital so fatalmente distorcidas contra os condenados fome e desnutrio, principalmente no Terceiro Mundo. O que no significa que o resto do mundo nada tenha a temer com relao a isso no futuro. As prticas de produo e distribuio do sistema do capital na agricultura no prometem, para quem quer que seja, um futuro muito bom, por causa do uso irresponsvel e muito lucrativo de produtos qumicos que se acumulam como venenos resduais no solo. Da deteriorao das guas subterrneas, da tremenda interferncia nos ciclos do clima global em regies vitais para o planeta, da explorao e da destruio dos recursos das florestas tropicais etc. Graas a subservincia alienada da cincia e da tecnologia s estratgias do lucrativo marketing global, hoje as frutas exticas esto disponveis durante o ano inteiro em todas as regies claro, para quem tem dinheiro para compr-las, no para quem as produz sob o domnio de meia dzia de corporaes transnacionais (p. 255).

Dessa forma, devido a lgica perdulria e destrutiva que norteiam o desenvolvimento da produo capitalista, dimenses importantssimas para a vida humana, como a cincia e a tecnologia, so auto-orientadas para o lucro e no para o desenvolvimento de respostas satisfatrias as genunas necessidades humanas. Ao mesmo tempo em que o desenvolvimento cientifico e tecnolgico liberado pelo capital esses, tambm so, enquadrados e afinados aos seus ditames materiais. O sistema do capital perpassa todos os nveis de intercmbio humano, assim sendo, tambm, se configura como uma dimenso importantissima reproduo sociometablica do capital, a famlia. Neste sentido:
O aspecto mais importante da famlia na manuteno do domnio do capital sobre a sociedade a perpetuao e a internalizao do sistema de valores profundamente niquos, que no permite contestar a autoridade do capital, que determina o que pode ser considerado um rumo aceitvel de ao dos indivduos que querem ser aceitos como normais, em vez de desqualificados por comportamento no conformista. por isso que encontramos por toda parte a sndrome da subservincia internalizada do conheo-meu-lugar-na-sociedade (p. 271).

A ideia de igualdade burguesa discriminatria, porque est sempre submetida uma determinao material alienante, que fora os indivduos a no se reconhecerem enquanto tal e a se adequarem a normas, conceitos e padres que mutilam sua subjetividade, interferindo, assim, na dimenso objetiva de sua vida. Da a importncia da famlia, enquanto instituio hierrquica internalizadora de valores. nesse contexto que, foi definido o lugar histrico e cultural, das mulheres na sociabilidade capitalista, j que essa exerce papel preponderante na constituio da famlia nuclear burguesa tanto como reprodutora biolgica, transmissora de valores aos filhos e filhas e como fora de trabalho. Logo, no que diz respeito, luta histrica e organizada das mulheres por igualdade nesta sociedade,
no resultou em sua emancipao. Em vez disso, apareceu a tendncia de generalizar para toda a fora de trabalho a imposio dos slarios mais baixos a que as mulheres sempre tiverem de se submeter; exatamente como a concesso legislativa s mulheres, no caso da exigncia de tratamento igual em relao idade da aposentadoria, resultou na elevao da sua idade de aposentadoria (p. 272).

O que no quer dizer que no houve nenhum avano, porm: As mulheres tiveram de compartilhar uma posio subordinada em todas as classes sociais, sem excesso (p. 286). Ressaltamos ainda que: Na histria, a demanda pela verdadeira igualdade vinha tona com especial intensidade em perodos de crise estrutural, quando, por um lado, a ordem estabelecida se rompia sob a presso de suas contradies internas e deixava de corresponder as suas funes sociometablicas essenciais (p. 286). Nesse sentido, a emancipao feminina no s uma questo de gnero ou do modo de produo capitalista, vai alm, ela est ligada manuteno das sociedades de classe. Dentro desse quadro, Mszros comenta que a emancipao feminina dadas as condies estabelecidas de hierrquia e dominao, a causa histrica da emancipao das mulheres no pode ser atingida sem se afirmar a demanda pela igualdade verdadeira (2002, p.271), ou seja, a igualdade no como algo abstrato e formal referente a determinados sujeitos ou setores sociais, e sim, as formas de organizao social como um todo em prol da superao das sociedades de classe. No tocante ao desemprego crnico, tratado na sociedade capitalista como um fenmeno ligado s leis pseudonaturais e atemporais, como a teoria Malthusiana do aumento da populao, que negava qualquer tipo de assistncia social aos pobres, a menos que esta fosse concebida de forma espordica, isenta do carter de direito social. Assim sendo: 7

O problema que, ao mesmo tempo em que se projetam (e se adiam) pseudoemegncias e catstrofes determinadas pela natureza, a exploso populacional realmente ameaadora a tendncia irresistvel de desemprego crnico em todos os pases ignorada e completamente deturpada. deturpada como se fosse devida apenas a desenvolvimentos tecnolgicos e s descobertas cientficas bsicas e, portanto como se fosse devida aparncia de leis naturais. Assim uma vez que se ignoram os parmetros estruturais dados e as limitaes do sistema sob o qual operam as foras produtivas humanas e materias [], os nicos remdios aceitveis no caso de se reconhecerem os perigos da instabilidade so, mais uma vez, os que puderem ser considerados externos dinmica social real (p. 320. Grifos do autor ).

O desemprego que atinge hoje grande parcela do mundo, no se deve a revoluo tecnolgica ou cientfica, nem mesmo a falta de meios de subsistncia em relao a populao mundial ou a populao redundante ao sistema do capital, e sim, a recusa por parte dos apologistas do capital em admitir a intensificao das contradies e desigualdades inerentes a esta forma de sociabilidade. Desta forma:
Quando os defensores do sistema comearam a admitir que a escala do desemprego era um pouco maior do que a que poderia estar contida nos pequenos bolses e que tinham que admiti-lo porque precisavam cortar o defict financeiro do Estado, que havia sido enganosamente atribudo ao excesso de auxlio desemprego e no a sua causa subjacente -, continuaram a postular que a nova fase do desenvolvimento industrial e da revoluo tecnolgica consertaria tudo no devido tempo [] uma vez que as novas polticas [] fossem implantadas, e que o ambiente poltico, assim como o clima econmico favorecessem realmente a dinmica expanso empresarial (p. 323).

Porm, o movimento real da dinmica social est mostrando o contrrio, desde os anos 70 do sculo passado o desemprego crnico ou estrutural vem se aprofundando. A flexibilizao do trabalho que acompanhou o iderio neoliberal rebateu diretamente no mercado de trabalho e provocou a desarticulao da classe trabalhadora atravs da reduo dos direitos trabalhistas e da competio acirrada entre os indivduos sociais, gerando conflitos e demisses em massa at mesmo nos pases centrais, tendo como consequncia a precarizao e marginalizao de massas trabalhadoras. Para Mszros, so dois os pilares de sustentao de tal situao: (1) torne a fora de trabalho precarizada, e (2) transforme em criminosos os que protestarem contra (2002, p. 321). Assim, o desemprego adoece, nos mais diversos sentidos, homens e mulheres em todo o mundo porque tira at mesmo sua dignidade. Assim sendo, a referida crise resvala no mbito econmico, nas instituies polticas e em tudo que componhe o conjunto das relaes humanas tornando-as cada vez mais instveis e destrutivas, especialmente nos pases de terceiro mundo, onde as estratgias modernizadoras do sistema do capital foram anuladas, por diversos fatores,

entre eles a difuso de uma cultura subalterna. Herana deixada pelo processo de colonizao. Em relao aos pases de terceiro mundo Mszros afirma que,
a situao de dois bilhes e meios de pessoas do Terceiro Mundo um nmero vertiginoso, do qual mais de um bilho tinha que sobreviver, em 1995, com menos de um dlar por dia, tal como agora reconhecido at pelo Secretariado da Naes Unidas no melhorou nem mesmo com as estratgias barulhentas, mas pateticamente inadequadas, de modernizao e ajuda econmica. Hoje, sob o impacto de seus crescentes problemas e fracassos socioeconmicos, at o ncleo mais rico do sistema do capital global se recusa a alocar, com o propsito de aliviar a pobreza mundial, os miserveis 0,7 por cento do PIB com os quais haviam se comprometido antes. Na verdade, massas cada vez maiores esto hoje condenadas a provar condies de abjeta misria tambm nos pases capitalistas avanados, ainda que no nas mesmas extenso e intensidade suportadas pelo Terceiro Mundo (2002, p. 632. Grifos do autor).

Essas e muitas outras expresses da Questo Social so intensificadas a partir da crise estrutural do capital, sendo majoritariamente, as massas populacionais dos pases de terceiro mundistas a sent-las mais brutalmente. A partir dessas constataes, Pimentel defende a tese de que ao expor os limites absolutos do capital, Mszros acaba por revelar as expresses das refraes da denominada questo social nos dias de hoje, quando analisa, a partir da crise estrutural do capital, a ativao dos limites absolutos do capital e suas formas de expresso na atualidade (2007, p.132). Segundo Braz e Netto, para tentar controlar a crise estrutural o grande capital,
fomentou e patrocinou a divulgao macia do conjunto ideolgico que se difundiu sob a desiguinao de neoliberalismo a disseminao das teses, profundamente conservadoras, originalmente defendidas desde os anos quarenta do sculo XX pelo economista austraco E. Hayek (1899 1992), que dividiu em 1974 o Prmio Nobel de Economia com Gunnar Myrdal. O que se pode denominar ideologia neoliberal compreende uma concepo de homem (considerado atomisticamente como possessivo, competitivo e calculista), uma concepo de sociedade (tomada como um agregado fortuito, meio de o individuo realizar seus propsitos privados) fundada na idia da natural e necessria desigualdade entre os homens e uma noo restrita de liberdade (vista como funo da liberdade de mercado). Vulgarizando as formulaes de Hayek, a ideologia neoliberal, maciamente generalizada pelos meios de comunicao social a partir dos anos oitenta do sculo passado, conformou um espcie de senso comum entre os serviais do capital (entre os quais se contam engenheiros, economistas, administradores, gerentes, jornalistas etc) e mesmo entre significativos setores da populao dos pases centrais e perifricos (p. 226. Grifos do autor ).

Nossos autores salientam, ainda que,


o Estado foi demonizado pelos neoliberais e apresentado como um trambolho anacrnico que deveria ser reformado e, pela primeira vez na histria do capitalismo, a palavra reforma perdeu o seu sentido tradicional de conjunto de mudanas para ampliar direitos; a partir dos anos oitenta do sculo XX, sob o ttulo de reforma(s) o que vem sendo conduzido pelo grande capital um gingantesco processo de contra-reforma(s), destinado supresso ou reduo de direitos e garantias sociais (p. 227).

Dessa forma a ideologia neoliberal propagou a necessidade de um Estado mnimo, ou para melhor esclarecer a diminuio das funes estatais, principalmente, no que diz respeito satisfao dos direitos sociais e que rompe-se com as restries sociopolticas que interferissem na liberdade de marcado das grandes potncias capitalistas, por exemplo as restries ligadas industria blica, intensificando o processo de transferncia da riqueza social. Tal processo de privatizao atingiu diretamente as dimenses democrticas de interveno do Estado no que diz respeito regulamentao das relaes de trabalho, ao desmonte dos sistemas de seguridade social, privatizao de complexos industriais nacionais inteiros e servios de primeira importncia para a sociedade cvil. Nossos autores salientam que: Essa monumental transferncia de riqueza social, construda com recursos gerados pela massa da populao, para o controle de grupos monopolistas operou-se nos pases centrais, mas especilmante nos pases perifricos onde em geral significou uma profunda desnacionalizao da economia e se realizou em meio a procedimentos corruptos (p. 228). Na Amrica Latina esse processo ganhou fora ideolgica em 1989, em Washigton, onde reuniram-se funcionrios do governo norte-americano e de organismos financeiros internacionais para traar um plano de ao para a reforma neoliberal nesse continente. Contudo, todas as estratgias neoliberais implementadas, at agora, para conter a atual crise estrutural do capital se mostraram falhas, porque, segundo Mszros essa crise possui o potencial de desestabilizar o sociometabolismo do sistema do capital e traz em seu interior a ativao, do que ele, chama de limites absolutos do capital. Na nossa percepo, tais limites contribuem substantivamente para expandir e aprofundar o leque de expresses da Questo Social na sociabilidade contempornea. Resulta da, a importncia para o Servio Social, compreender os nexos causais da crise estrutural do capital e as novas formas de expresso da Questo Social, objeto de sua ao profissional. Concluso A crise do capital que experimentamos hoje a manifestao escancarada das contradies e perdularidade inerentes ao sistema do capital em seu processo histrico de expanso e acumulao, afetando, paulatinamente, a totalidade de todo o complexo e subcomplexos da vida social. Nesse sentido, constatamos, em pleno sculo XIX, a manuteno das razes humano-materiais da Questo Social e o alargamento de suas 10

expresses. Como buscamos explicitar, essa no uma crise que se caracteriza, apenas, como uma disfuno parcial do sistema do capital, mas sim, que tal crise est diretamente ligada a forma de reproduo social empreendida nesta sociabilidade. Suas origens esto estritamente vinculadas relao capital e de trabalho vigente na sociabilidade burguesa, ou seja, a partir da diviso da sociedade em classes antagnicas, por meio da expropriao dos produtores diretos dos meios de produo e da propriedade do produto de seu trabalho. A crise estrutural trouxe em seu interior a ativao dos limites absolutos do capital que expressam a incontrolabilidade e irracionalidade da forma de organizao social vigente e pe em xeque a reproduo sociometablica at mesmo do capital. Culpabilizase, por tal situao, o individuo entendido enquanto subjetividade no comprometida com as normas e padres que regem essa sociedade, retirando desse modo, a discusso do mbito social e aprisionando-a, somente, no mbito psicolgico e moral, isento de qualquer reflexo tica substancial, deixando de lado a sua verdadeira causa subjacente. At agora, todas as estratgias formuladas para contornar tal situao s conseguiram agrav-la, como o caso do iderio neoliberal que provocou uma regresso, especialmente no que concerne a garantia dos direitos sociais. Desse modo, a resolutividade para os problemas inerentes sociabilidade capitalista est na luta dos sujeitos histricos pela sua superao, isto , ir alm do capital. Bibliografia BRAZ, Marcelo & Netto, Jos Paulo. As crises e as contradies do capitalismo. In: Economia Poltica: uma introduo crtica. So Paulo, Cortez, 2007. GALEANO, Eduardo. As veias Abertas da Amrica Latina. Trad. Galeno de Freitas. 38 Edio. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998, p. 14.) PIMENTEL, Edlene. Uma Nova Questo Social? Razes materiais e humano-sociais do pauperismo de ontem e de hoje. Macei, EDUFAL, 2007. MARX, Karl. Captulo XXIII A Lei Geral da Acumulao Capitalista. In: O capital. Livro Primeiro, Tomo 2. Trad. Rgis Barbosa e Flvio R. Kothe. So Paulo, Nova Cultural, 1996.

11

MSZROS, Istvn. Para alm do capital: rumo a uma teoria da transio. Trad. Paulo Csar Castanheira e Srgio Lessa. 1 ed. So Paulo: Editora da UNICAMP/BOITEMPO, maio de 2002.

12

Vous aimerez peut-être aussi