Vous êtes sur la page 1sur 51

3 cm

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE EDUAO A DISTNCIA CURSO DE GRADUAO EM ADMINISTRAO

[RAO1] Comentrio: TODO O TRABALHO DEVE SER ESCRITO NA FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANJO 12 E ESPAAMENTO 1,5, SALVO AS EXCEES. [RAO2] Comentrio: NOME DA INSTITUIO NA PARTE SUPERIOR DA PGINA, EM LETRAS MAISCULAS, CENTRALIZADO, NEGRITO E ESPAAMENTO 1,5. [RAO3] Comentrio: ESTA A CAPA (ELEMENTO OBRIGATRIO)

JACQUELINNE AVELINO OLIVEIRA MARIA LUZA AZEVEDO DE CARVALHO


[RAO4] Comentrio: NOME DO(S) AUTOR(ES) EM LETRAS MAISCULAS, CENTRALIZADO, NEGRITO E ESPAAMENTO 1,5

3 cm

2 cm

PADRONIZAO DA ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO NO MBITO DA EDUCAO A DISTNCIA DA UFRN


[RAO5] Comentrio: TTULO E SUBTTULO (se houver) DO TRABALHO EM LETRAS MAISCULAS, NEGRITO, CENTRALIZADO E ESPAAMENTO 1,5

NATAL, RN 2010
2 cm

[RAO6] Comentrio: CIDADE E UF SEPARADOS POR VGULA, SEGUIDAS DO ANO DE DEFESA. AMBOS EM NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAAMENTO 1,5 E MAISCULOS.

Jacquelinne Avelino Oliveira Maria Luza Azevedo de Carvalho

[RAO8] Comentrio: Nome do(s) autor(es) na parte superior da pgina, centralizado, sem negrito,com apenas as iniciais maisculas, peculiar aos nomes prprios, e espaamento 1,5.

[RAO9] Comentrio: ESTA A FOLHA DE ROSTO (ELEMENTO OBRIGATRIO). A CONTAGEM DAS PGINAS COMEA AQUI, MAS OS NMEROS AINDA NO APARECEM.

PADRONIZAO DA ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO NO MBITO DA EDUCAO A DISTNCIA DA UFRN

[RAO10] Comentrio: TTULO E SUBTTULO (se houver) DO TRABALHO EM LETRAS MAISCULAS, NEGRITO, CENTRALIZADO E ESPAAMENTO 1,5

Trabalho de concluso de curso apresentado Coordenao do curso de Administrao a distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obteno do ttulo de bacharel em Administrao. Orientador: Fulano de Tal, D. Sc. Coorientador: Danirano Cunha

[RAO11] Comentrio: A natureza do trabalho deve vir aps o ttulo, JUSTIFICADO, SEM negrito, tamanho 12 e espaamento simples (1,0) e com recuo deslocado de 8 cm (puxe todo o indicador de recuo na rgua pela base at a marca desejada)

[RAO12] Comentrio: Separa-se a natureza do trabalho do nome do orientador por um espao simples, ou seja, um ENTER [RAO13] Comentrio: O nome do orientador segue a formatao da natureza do trabalho () devendo vir seguido da titulao do mesmo. Nesse caso, sendo o orientador doutor, coloca-se o nome dele, uma vrgula, um D maisculo e um ponto. D-se um espao e coloca-se Sc e ponto. No caso de o orientador ser mestre, trca-se o D, de doutor por M. [RAO14] Comentrio: CIDADE E UF SEPARADOS POR VGULA, SEGUIDAS DO ANO DE DEFESA. AMBOS SEM NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAAMENTO 1,5 E MAISCULOS.

NATAL,RN 2010

Jacquelinne Avelino Oliveira Maria Luza Azevedo de Carvalho


[a15] Comentrio: Nome do(s) autor(es) na parte superior da pgina, centralizado, sem negrito,com apenas as iniciais maisculas, peculiar aos nomes prprios, e espaamento 1,5.

[RAO16] Comentrio: ESTA A FOLHA DE APROVAO (ELEMENTO OBRIGATRIO)

PADRONIZAO DA ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO NO MBITO DA EDUCAO A DISTNCIA DA UFRN


[RAO17] Comentrio: TTULO E SUBTTULO (se houver) DO TRABALHO EM LETRAS MAISCULAS, NEGRITO, CENTRALIZADO E ESPAAMENTO 1,5

Monografia apresentada Coordenao do curso de Administrao a distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta pelos seguintes membros:

[RAO18] Comentrio: Aqui tambm a natureza do trabalho deve vir aps o ttulo, JUSTIFICADO, SEM negrito, tamanho 12 e espaamento simples (1,0) e com recuo deslocado de 8 cm (puxe todo o indicador de recuo na rgua pela base at a marca desejada)

Aprovada em: ____/_____/____

[RAO19] Comentrio: A data de aprovao deve vir aps a natureza do trabalho, em letra 12, com apenas a inicial maiscula, sem negrito e espaamento 1,5

_____________________________________________________________ Prof. Dr. Fulano de Tal Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Orientador

_____________________________________________________________ Prof Esp. Beltrana Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Membro

[RAO20] Comentrio: Deve haver uma linha acima do nome de cada componente da Banca Examinadora, local reservado para assinatura dos professores.

_____________________________________________________________ Prof M. Sc. Cicrana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Membro

[RAO21] Comentrio: Abaixo da data de defesa do trabalho, devem ser postos os nomes dos membros da Banca Examinadora, com seus devidos ttulos, nome da instituio a qual pertencem logo abaixo e, em seguida, a funo de cada um deles na Banca. Formatao: Tamanho 12, espaamento 1,5, centralizado, sem negrito.

[RAO22] Comentrio: ESTA A FOLHA DA DEDICATRIA. NOTE QUE O NOME DEDICATRIA NO APARECE NA PGINA. TRATA-SE DE UM ELEMENTO OPCIONAL.

Dedico este trabalho a Deus, por ter me proporcionado fora e sabedoria para continuar minha caminhada e aos meus pais e irmos, pelo carinho, incentivo e amor.

[RAO23] Comentrio: Aqui deve ser posto um oferecimento do trabalho para quem o(s) autor(es) desejar. Deve ser um texto curto e objetivo. Colocar o recuo deslocado na marca de 4 cm (puxando na rgua). O texto deve vir em itlico, espaamento 1,5 cm, justificado e em tamanho 12. O texto deve ficar localizado no fim da pgina.

AGRADECIMENTOS

[RAO24] Comentrio: ESTA A FOLHA DE AGRADECIMENTOS, TAMBM OPCIONAL. NOTE QUE O TTULO DEVE ESTAR TODO EM LETRAS MAISCULAS, EM NEGRITO, TAMANHO 12 E ESPAAMENTO 1,5 CM. OBSERVE AINDA QUE NO EXISTE INDICATIVO NUMRICO. [RAO25] Comentrio: SEPARA-SE O TTULO DO CORPO DO TEXTO POR DOIS ESPAOS DE 1,5. (APERTA DUAS VEZES A TECLA ENTER)

A realizao deste trabalho no seria possvel sem a ajuda de algumas pessoas queridas. Por isso, ofereo meus sinceros agradecimentos: A Deus, por ter me ajudado a concluir este trabalho. minha famlia, por me conceder todo o apoio necessrio, pela compreenso e incentivo. Aos meus amigos, que estiveram sempre por perto. Ao meu professor orientador, que me auxiliou na elaborao deste trabalho. A todos aqueles que sempre acreditaram em mim e contriburam para a realizao desta pesquisa.

[RAO26] Comentrio: OS AGRADECIMENTOS DEVEM SER FEITOS DE FORMA SUCINTA. NO CASO DE MAIS DE UM AUTOR, SUGERE-SE, UMA FOLHA DE AGRADECIMENTOS PARA CADA UM, COM A RESPECTIVA ASSINATURA ALINHADA DIREITA E EM NEGRITO.

OBS: ATENO PARA REGRAS GRAMATICAIS! ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS NO OCORRE CRASE, NEM ANTES DE NOMES PRPRIOS. A CRASE FACULTATIVA (opcional) ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS.

[RAO27] Comentrio: ESTA A FOLHA ONDE SE LOCALIZA A EPGRAFE. (OPCIONAL). NOTE QUE O NOME EPGRAFE NO APARECE.

Gerir a informao no to simples, talvez pelo fato de que, antes de geri-la, necessrio entend-la Edmundo Dantas

Aqui, o texto deve vir recuado 4 cm esquerda, em itlico, ENTRE ASPAS, justificado e tamanho 12. [RAO28] Comentrio: O nome do autor vem em negrito logo abaixo de seu pensamento, alinhado direita.

RESUMO

[RAO29] Comentrio: O RESUMO UM ELEMENTO OBRIGATRIO. POR SE TRATAR DE UM ELEMENTO SEM INDICATIVO NUMRICO, VEM CENTRALIZADO, EM NEGRITO, COM LETRAS MAISCULAS, TAMANHO 12 ESPAAMENTO 1,5. SEPARADO DO TEXTO POR DUAS LINHAS (DOIS ENTERs)

Este modelo surgiu da necessidade de se padronizar os trabalhos de concluso de curso do curso de Administrao a distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem como objetivo facilitar a elaborao da estrutura do trabalho cientfico para os alunos do curso supracitado. Para tanto, foram realizadas revises bibliogrficas sobre o assunto, tomando como base uma obra elaborada e organizada por profissionais da referida universidade, a qual foi escrita pautada nas normas mais atuais publicadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). O resultado obtido foi este modelo que tenta minimizar as dificuldades dos formandos e dirimir dvidas de forma objetiva e direta. Esperase que este trabalho seja proveitoso e sirva a seu objetivo de padronizao da estrutura do trabalho cientfico do curso de Administrao a distncia da UFRN. Palavras-chave: estrutura de monografia, normas de trabalhos acadmicos, padronizao do trabalho cientfico.

[RAO30] Comentrio: O RESUMO UM TEXTO SUCINTO, OBJETIVO E CLARO QUE TRAZ A VISO GERAL DO TRABALHO, INFORMANDO OBJETIVOS, MTODOS, RESULTADOS E CONCLUSES. O TEXTO DEVE TER ENTRE 150 E 500 PALAVRAS. DEVE ESTAR EM ESPAAMENTO SIMPLES (1,0), SEM RECUO DE PARGRAFO E JUSTIFICADO. TAMBM EM TAMANHO 12. [RAO31] Comentrio: As palavras-chave vm indicadas logo abaixo do texto do resumo. O texto deve vir justificado, em tamanho 12 e com espaamento simples. O nome palavraschave aparece em negrito

LISTA DE ILUSTRAES

[RAO32] Comentrio: A LISTA DE ILUSTRAES UM ELEMENTO OPCIONAL. ELA SEM INDICATIVO NUMRICO E, POR ISSO, SEU TTULO DEVE ESTAR CENTRALIZADO, TAMANHO 12, EM NEGRITO E ESPAAMENTO 1,5. TAMBEM SE SEPARA DO TEXTO POR DOIS ESPAOS (DIAS LINHAS) INDICA-SE QUE SE FAAM LISTAS EM TRABALHOS COM MAIS DE CINCO ILUSTRAES. A PARTIR DE CINCO ILUSTRAES DO MESMO TIPO (FIGURA, QUADRO, GRFICO...), DEVE-SE FAZER UMA LISTA PARA CADA TIPO, OBEDECENDO AS MESMAS NORMAS DE FORMATAO. ATENO! TABELA NO ILUSTRAO! [RAO33] Comentrio: AS ILUSTRAES SO ELENCADAS NA LISTA NA MESMA ORDEM e GRAFIA QUE APARECEM NO TEXTO. INDICA-SE A ILUSTRAO PRIMEIRAMENTE COM SEU TIPO, NMERO DE ORDEM E HFEN, QUE DEVEM VIR EM NEGRITO E MINSCULOS. EM SEGUIDA VEM O TTULO DA ILUSTRAO, COM A MESMA GRAFIA DO TEXTO E SEM NEGRITO. ESCREVA-SE EM LETRAS MINSCULAS, COM APENAS A INICIAL MAISCULA, ESPAAMENTO 1,5 CM. ALINHADO DIREITA, COLOCA-SE A PGINA EM QUE A ILUSTRAO APARECE. (nos casos em que um quadro, por exemplo, for muito grande, indica-se apenas a primeira pgina em que ele aparece). Veja como fazer o pontilhado na pgina do SUMRIO!

Figura 1 Janela para configurar pgina ................................................................................ Figura 2 Rgua com recuo de pargrafo de 1,5 cm .............................................................. Figura 3 Janela de formatao do nmero de pgina ............................................................. Quadro 1 Ordenao dos elementos pr-textuais e suas respectivas naturezas ...................... Quadro 2 Padronizao das divises do sumrio conforme o nvel das sees ...................... Figura 4 Janela para formatao de fonte e estilo de sublinhado .......................................... Quadro 3 Esclarecedores utilizados para fazer acrscimos nas citaes ...............................

LISTA DE SIGLAS

[RAO34] Comentrio: PGINA COM A LISTA DE SIGLAS (ELEMENTO OPCIONAL.) SEU TTULO DEVE ESTAR CENTRALIZADO, EM NEGRITO, COM LETRAS MAISCULAS, TAMANHO 12 ESPAAMENTO 1,5 SEPARADO DO TEXTO POR DUAS LINHAS (DOIS ENTERs) INDICA-SE APENAS PARA OS TRABALHOS COM 5 SIGLAS OU MAIS [RAO35] Comentrio: AS SIGLAS SO ELENCADAS EM ORDEM ALFABTICA. COLOCA-SE A SIGLA E EM SEGUIDA SEU SIGNIFICADO, SEPARADO POR UM HFEN. NO TEXTO, NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECEM, DEVEM SER ESCRITAS POR EXTENSO, COM A SIGLA ENTRE PARNTESES AO LADO.

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas BB Banco do Brasil IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica TCC Trabalho de Concluso de Curso UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte

10

SUMRIO

[RAO36] Comentrio: O SUMRIO UM ELEMENTO OBRIGATRIO) SEU TTULO DEVE ESTAR CENTRALIZADO, EM NEGRITO, COM LETRAS MAISCULAS, TAMANHO 12 ESPAAMENTO 1,5 SEPARADO DO TEXTO POR DUAS LINHAS (DOIS ENTERs) NOTE QUE A PARTE PR-TEXTUAL NO APARECE NO SUMRIO. [RAO37] Comentrio: OBSERVE AS NORMAS PARA FORMATAO DOS TTULOS DAS SEES DO SUMRIO NO QUADRO 01, NA PGINA 23. AQUI, O NOME DA SEO DEVE ESTAR NA MESMA GRAFIA, ORDEM, COM O MESMO INDICATIVO NUMRICO E MESMA FORMATAO QUE NO CORPO DO TEXTO DEVE SER ESCRITO EM ESPAAMENTO 1,5. [RAO38] Comentrio: PARA FAZER ESTE PONTILHADO, D UM ESPAO DO TTULO E APERTE CTRL+D. NA JANELA QUE ABRIR, SELECIONE O TIPO DE SUBLINHADO QUE DESEJA (PONTILHADO) E APERTE OK. APERTE TAB QUANTAS VEZES FOR NECESSRIO PARA DEIXAR O PONTILHADO O MAIS PRXIMO POSSVEL DA MARGEM DIREITA. EM SEGUIDA, APERTE CTRL+S DUAS VEZES, D UM ESPAO E COLOQUE O NMERO DA PGINA CORRESPONDE QUELA SEO. VER FIGURA 4, NA PGINA 25. OBS: ESSA DICA NO FUNCIONA NO BR OFFICE [RAO39] Comentrio: O NMERO DA PGINA DEVE ESTAR DIREITA, TAMANHO 12, TAMBM EM ESPAAMENTO 1,5.

1 1.1 1.2 1.2.1 1.2.2 1.3 1.4 2 2.1 2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4 2.1.5 2.1.6 2.1.7 2.1.8 2.1.9 2.1.10 2.2 2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.2.4 2.2.5 2.2.6 2.2.7 2.2.8 2.2.9 2.3 2.3.1

PARTE INTRODUTRIA CONTEXTUALIZAO E PROBLEMA OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Especficos JUSTIFICATIVA DO ESTUDO APRESENTAO REVISO DA LITERATURA ELEMENTOS NORMATIVOS DO TRABALHO CIENTFICO Formato Fonte Margem Espaamento Indicao de seo Elementos sem indicativo numrico Paginao Siglas Ilustraes Tabelas ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Capa Folha de rosto Folha de aprovao Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Resumo Listas Sumrio ELEMENTOS TEXTUAIS Parte introdutria

12 12 12 12 13 13 13 15 15 15 15 16 16 17 17 18 19 19 19 20 20 21 21 22 22 22 22 23 23 25 26

11

2.3.1.1 2.3.1.2 2.3.1.3 2.3.1.4 2.3.2 2.3.2.1 2.3.2.2

Contextualizao e problema Objetivos Justificativa do estudo Apresentao Referencial terico Redao do trabalho tcnico-cientfico Citaes

26 26 26 27 27 27 28 28 28 30 31 31 32 32 32 33 34 34 34 35 36 36 38 39 40
[RAO40] Comentrio: NOTE QUE OS ELEMENTOS PSTEXTUAIS NO RECEBEM NUMERAO.

2.3.2.2.1 Conceito 2.3.2.2.2 Formas de citao 2.3.2.2.3 Uso de smbolos e destaques 2.3.2.3 2.3.3 2.4 2.4.1 2.4.2 2.4.3 3 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4 5 Notas de rodap Concluso ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Referncias Glossrio Apndice e Anexo METODOLOGIA DA PESQUISA TIPO DE PESQUISA POPULAO E AMOSTRA INSTRUMENTO DE PESQUISA COLETA DE DADOS TRATAMENTO DOS DADOS ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS CONCLUSO REFERNCIAS APNDICE

12

1 PARTE INTRODUTRIA

[RAO41] Comentrio: AQUI COMEA A PARTE TEXTUAL. OBSERVE QUE O NMERO DA PGINA COMEA A APARECER NESTA FOLHA, em algarismos arbicos, A 2 CM DAS MARGENS (direita e superior)

1.1 CONTEXTUALIZAO E PROBLEMA

Num contexto atual

de

crescimento constante

do conhecimento e

do

compartilhamento da informao, a padronizao no desenvolvimento do trabalho de cunho acadmico torna-se indispensvel, bem como a habilidade, ainda que superficial, com as tecnologias de informao e comunicao, associada a uma competncia computacional. A elaborao do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) a oportunidade que o graduando tem de aplicar os conhecimentos adquiridos na Academia, nas atividades profissionais. bem verdade que a metodologia da pesquisa no possui um modelo rgido do processo de pesquisa, devendo-se ajustar natureza, realidade relativa e s limitaes intrnsecas de cada pesquisa. Por outro lado, h, sem dvida, no processo de pesquisa, ntidas instncias e etapas que devem ser observadas. Assim, a elaborao de um trabalho cientfico acadmico exige esforos sem precedentes no sentido da busca de informaes para a discusso do tema e da ateno que deve ser dada s orientaes e regras para a elaborao do TCC. Neste sentido, devido grande quantidade de detalhes e normas, observa-se que, no meio discente, h dificuldades quanto formatao e apresentao do trabalho. Desta forma, o presente trabalho permitir facilitar a elaborao do Trabalho de Concluso de Curso dos alunos do curso de Administrao a distncia, a partir da apresentao deste modelo que visa responder ao seguinte problema: Como padronizar a estrutura do Trabalho de Concluso de Curso no curso de Administrao a distncia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte?

VEJA AINDA QUE UM TTULO SEPARADO DO TEXTO OU DO SUBTTULO POR DOIS ESPAOS (ENTER 2 VEZES) DE 1,5 CM. A GRAFIA E FORMATAO DOS TTULOAS DAS SEES DEVEM SER AS MESMAS QUE APARECEM NO SUMRIO. VEJA AINDA QUE O TTULO DA SEO SEPARA-SE DE SEU INDICATIVO NUMRICO POR APENAS UM ESPAO. [RAO42] Comentrio: A contextualizao ir situar o leitor no meio em que o trabalho se insere. Deve ser um breve histrico do tema, ressaltando a necessidade e relevncia do estudo. VER PGINA 26.

[RAO43] Comentrio: VEJA QUE O PROBLEMA VEM EM FORMA DE PERGUNTA, DESTACADO: ENTRE ASPAS, EM ITLICO E NUM NOVO PARGRAFO.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral Facilitar a elaborao da estrutura do trabalho cientfico para os alunos do curso de Administrao a distncia da UFRN.

[RAO44] Comentrio: O OBJETIVO GERAL ORIGINA-SE DO PROBLEMA DA PESQUISA.

13

1.2.1 Objetivos Especficos Fornecer um modelo de trabalho de concluso de curso para a padronizao deste no curso de Administrao a distncia da UFRN; Explicar de forma sucinta e prtica as normas da ABNT para a elaborao do trabalho cientfico; Demonstrar a disposio dos elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais ao longo do trabalho.

[RAO45] Comentrio: OS OBJETIVOS ESPECFICOS SO VISTOS NO REFERENCIAL TERICO E NOS RESULTADOS DA PESQUISA. DEVEM HAVER DE 3 A 5 OBJETIVOS ESPECFICOS.

1.3

JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

[RAO46] Comentrio: VEJA QUE OS OBJETIVOS SO PRECEDIDOS POR UM MARCADOR, QUE DEVE ESTAR ALINHADO AO PARGRAFO E COM RECUO DAS LINHAS SECUNDRIAS NA MARGEM ESQUERDA. SO, AINDA, SEPARADOS POR PONTO E VRGULA (;), RECEBENDO, O LTIMO, UM PONTO FINAL. ATENO PARA OS VERBOS QUE PODEM SER UTILIZADOS! PERGUNTE AO SEU PROFESSOR [RAO47] Comentrio: A JUSTIFICATIVA DO ESTUDO TRAZ OS MOTIVOS DE ELABORAO DO TRABALHO. ABORDE-SE, AQUI, A RELEVNCIA E IMPORTNCIA DO ESTUDO, O INTERESSE PELO TEMA, A NECESSIDADE, DEMANDA, PIONEIRISMO, ENTRE OUTROS.

A grande quantidade de alunos no curso a distncia de Administrao da UFRN torna a padronizao do trabalho cientfico, uma tarefa difcil, tanto para os discentes, no que se refere a sua elaborao, quanto para os docentes, no que se refere correo e avaliao desses trabalhos. Associado a essa questo, tem-se ainda o fator do carter experimental deste curso, o que intensifica a complexidade do trabalho, uma vez que no se tem experincias prvias neste sentido. A elaborao deste trabalho, portanto, encontra como principais motivos tais dificuldades supracitadas, com vistas de san-las ou, pelo menos, minimiz-las. Dessa forma, fica evidente a relevncia e importncia deste estudo, uma vez que se trata da apresentao de um modelo de padronizao para a elaborao dos TCCs do referido curso, baseado nas normas de redao cientfica estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), facilitando, assim, o processo de comunicao entre a comunidade tcnicocientfica.

1.4 APRESENTAO

Tendo em vista a dificuldade e complexidade de elaborao de um TCC quanto sua forma e elementos normativos para a sua apresentao, desenvolveu-se esse trabalho com o objetivo de fornecer um modelo que contemplasse as normas da ABNT e facilitasse a elaborao do referido trabalho cientfico. A presente pesquisa est dividida em cinco captulos. No primeiro deles apresentada a Parte Introdutria, na qual esto presentes elementos como a apresentao do trabalho, sua contextualizao e problema, o objetivo geral e os objetivos especficos, alm da

[RAO48] Comentrio: A apresentao a parte em que o autor revela de forma sucinta o tema e como o trabalho se organiza, dando uma viso geral do que o leitor ir encontrar a seguir.

14

justificativa do estudo. O captulo seguinte apresenta a Reviso da Literatura, relacionada s normas de elaborao do trabalho cientfico. Neste captulo discorre-se acerca dos elementos pr-textuais, dos textuais e dos ps-textuais de forma clara, sucinta e objetiva. J no captulo 3, aborda-se a forma de elaborao do trabalho e sua Metodologia, identificando-se o tipo de pesquisa, a populao e a amostra, o processo de coleta de dados, bem como o instrumento de coleta e a forma de tratamento dos dados. O quarto captulo traz a Anlise dos dados, que versa, sob a luz da teoria, sobre os resultados obtidos aps a utilizao de tcnicas estatsticas aplicadas aos dados coletados. O ltimo captulo trata das Concluses e Recomendaes, assim como expe tambm as limitaes deste estudo e sugere novas pesquisas. As Referncias Bibliogrficas apresentam as obras, os autores e fontes, em geral, que serviram de embasamento terico para este trabalho. Finalmente, tem-se o Apndice, no qual est presente o instrumento utilizado para a coleta dos dados.
[RAO49] Comentrio: AQUI, APS O FIM DO TEXTO, D UM ENTER E, EM SEGUIDA, APERTE CTRL+ENTER PARA INSERIR UMA QUEBRA DE PGINA E INICIAR A SEGUNDA SEO NUMA OUTRA PGINA.

15

2 REVISO DA LITERATURA

2.1 ELEMENTOS NORMATIVOS DO TRABALHO CIENTFICO

[RAO50] Comentrio: A reviso da literatura uma das partes mais importantes do trabalho. o embasamento terico que ser dado a sua pesquisa. Deve estar diretamente relacionada ao tema e, especialmente, aos objetivos. VEJA que UM TTULO SEPARADO do TEXTO ou do SUBTTULO por DOIS ESPAOS (ENTER 2 VEZES) de 1,5 cm.

Segundo a NBR 14724 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005, p. 3), o trabalho acadmico tem por definio, ser um

Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador.

[RAO51] Comentrio: CITAO DIRETA LONGA: mais que 3 linhas. Vem DESTACADA, com recuo deslocado de 4 cm, espaamento simples, tamanho 10 e justificada, SEM ASPAS. separada dos pargrafos por um espao de 1,5 cm (acima e abaixo da citao).

No entanto, mesmo sendo o projeto grfico, segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2005, p. 7), de inteira responsabilidade do autor do trabalho, a estrutura tcnica de modo geral, fica sob a responsabilidade compartilhada entre o espao de sala de aula, o docente, uma unidade de informao (biblioteca, centro de documentao) e o profissional bibliotecrio (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 20)
[RAO52] Comentrio: A REFERNCIA de uma citao direta (aquela que transcreve EXATAMENTE as palavras do autor) deve indicar SEMPRE a pgina de onde foi tirada. Nesse caso, a referncia aparece dentro do texto e, portanto, apenas com as iniciais maisculas (da instituio ou do sobrenome do autor). Entre parnteses, indicado o ano de publicao da obra e a pgina de onde o texto foi extrado. [RAO53] Comentrio: CITAO DIRETA CURTA: at 3 linhas. Aparece no texto, entre aspas, seguindo a mesma formatao do corpo. [RAO54] Comentrio: Nesse outro caso, a referncia foi feia fora do texto, por isso o nome dos autores vem em letras maisculas, seguido do ano de publicao da obra. OBSERVE que para mais de um autor, os sobrenomes devem vir separados por ponto e vrgula (;) e tais nomes separam-se do ano por uma vrgula, seguindo a regra geral. [RAO55] Comentrio: Esta uma CITAO INDIRETA (voc coloca no texto as idias do autor com suas palavras, portanto, SEM aspas). Nesses casos, a REFERNCIA deve vir SEM INDICAO DA PGINA DE ONDE FOI TIRADA, informando-se apenas os nomes dos autores e o ano de publicao da obra. Aqui, a referncia foi dada fora do texto, por isso est toda entre parnteses e em letras maisculas. [RAO56] Comentrio: Aqui tambm uma CITAO INDIRETA. Observe que so indicados apenas os autores e o ano de publicao. Nesse caso, a referncia foi dada dentro do texto e, por isso, os autores aparecem com apenas as iniciais maisculas, estando nos parnteses apenas o ano de publicao, sem indicao de pgina, j que se trata de uma citao indireta.

2.1.1 Formato

Convencionalmente, a apresentao do trabalho cientfico deve ser feita em trs vias para a Banca, em papel A4 (21 cm x 29,7 cm) branco, impresso apenas no anverso da folha, com exceo da folha de rosto, cujo verso reservado para a ficha catalogrfica, elaborada exclusivamente por um bibliotecrio (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009).

2.1.2 Fonte

Conforme sugere Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009), recomendada a utilizao da fonte Times New Roman, tamanho 12, para todo o texto. Todavia, nas citaes com mais de trs linhas, notas de rodap, paginao, legendas das ilustraes e tabelas, deve-se adotar um tamanho menor e padronizado, que ser o tamanho 10.

16

2.1.3 Margem

Os padres adotados seguem o recomendado pela NBR 14724. Assim, o trabalho deve apresentar margens superior e esquerda iguais a 3 cm e inferior e direita iguais a 2 cm. Para tanto, clique duas vezes na rgua ou clique no menu arquivo e, nele, aperte em configurar pgina. Na janela aberta, conforme ilustra a figura 1, selecione margem e insira os valores para cada uma delas. Figura 1 Janela para configurar pgina
[RAO57] Comentrio: Note a indicao da figura no texto. A referncia ilustrao deve sempre ser feita, apontando o que ela mostra ou ao que ela se refere. [RAO58] Comentrio: O nome fica acima e a fonte da figura fica abaixo dela. O tipo da ilustrao (FIGURA) vem seguido do nmero (em algarismo arbico) da ordem que ele aparece no texto. Tais elementos aparecem em negrito e precedem o ttulo da ilustrao.

Fonte: Elaborado pelas autoras (2010)

2.1.4 Espaamento

[RAO59] Comentrio: A fonte indicada logo abaixo do ttulo da ilustrao com o nome Fonte em negrito, seguido da indicao e do ano de publicao. Observe-se que a legenda deve aparecer em tamanho 10 e com espaamento simples.

O espaamento entrelinhas adotado deve ser de 1,5 cm. Entretanto, a nota do propsito do trabalho, ou seja, sua natura (tese dissertao, trabalho de concluso de curso),

17

presente na folha de rosto e na folha de aprovao1, bem como citaes com mais de trs linhas, as quais recebem um recuo padronizado de 4 cm neste trabalho, notas de rodap, legendas das ilustraes e tabelas e referncias devem ser digitadas com espaamento simples entrelinhas. Estas (referncias) devem ser digitadas em espao simples e separadas, umas das outras, por dois espaos simples e colocadas no final do trabalho2. Os ttulos e subsees que precedem e sucedem o texto devem ser separados por dois espaos de 1,5 cm. J a nota especial3 que identifica a natureza do trabalho, presente na folha de rosto e na folha de aprovao, deve ser justificada e com espaamento simples, devendo ter um recuo de 8 cm, a partir da margem esquerda do texto. Portanto, recomenda-se que seja adotado no texto um recuo de 1,5 cm para a formao do pargrafo. Para isso, puxe o indicador do recuo da primeira linha at a marca de 1,5 centmetros, conforme disposto na figura 2 abaixo.
Figura 2 Rgua com recuo de pargrafo de 1,5 cm

[RAO60] Comentrio: Esta uma nota de rodap, do tipo nota explicativa. OBSERVE no fim desta pgina um comentrio das autoras deste trabalho.

[RAO61] Comentrio: Esta uma nota de rodap, do tipo nota explicativa. OBSERVE no fim desta pgina o comentrio redigido. Ver pgina 31.

Fonte: Elaborada pelas autoras (2010)

2.1.5 Indicao de seo

As sees so as subdivises do trabalho. O indicativo numrico da seo, o qual fica antes do ttulo, deve ser alinhado esquerda e separado do nome dado a ela por um espao simples de caractere (observe os ttulos das sees deste modelo).

2.1.6 Elementos sem indicativo numrico

imprescindvel ressaltar que alguns elementos no recebem indicao numrica e devem ser centralizados, os quais recebem por ttulo: agradecimentos, resumos, listas de ilustraes e de siglas, sumrio, referncias, glossrio, apndices e anexos (conforme observado neste modelo).

1 2

Veja o exemplo na folha de rosto e na folha de aprovao deste modelo. Observe o modelo nas referncias deste trabalho. 3 Verifique a nota especial deste trabalho.

18

Elementos como capa, folha de rosto, folha de aprovao, dedicatria e epgrafe no recebem ttulo nem numerao.

2.1.7 Paginao

Segundo a NBR 14724 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2005, p.8 apud MEDEIROS, MEDEIOS, CARVALHO, 2009, p. 22, grifo nosso),
Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. A numerao ser colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. [...] Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal.
[RAO62] Comentrio: VEJA nessa referncia que a instituio de onde foi tirada a citao aparece no texto, e, portanto, apenas com as iniciais maisculas. Nos parnteses, indica-se o ano e a pgina da obra (porque uma citao direta) que contm a citao. Em seguida, o termo apud indica que esta citao foi extrada de outra obra, a qual segue indicada, dentro dos parnteses e, por isso, os autores aparecem todos em maisculo, seguidos do ano de publicao e da pgina. H ainda a indicao de grifo nosso, revelando que as partes em negrito foram destacadas pelas autoras deste estudo (ns). Nota de reviso: A NBR 14724 foi alterada em 2011, e a citao abaixo mudou apenas para a pgina 10

Para inserir o nmero da pgina, clique no menu inserir e, em seguida, nmero de pgina. Escolha a localizao direita e na parte superior da pgina, com algarismos arbicos. Em seguida, selecione formatar nmeros de pgina e coloque para iniciar em zero, conforme indica a figura 3, disposta na prxima pgina. Escolha, ainda, a opo que permite no mostrar o nmero na primeira pgina. Figura 3 Janela de formatao do nmero de pgina

[RAO63] Comentrio: O nome fica acimae a fonte da figura fica abaixo dela. O tipo da ilustrao (FIGURA) vem seguido do nmero (em algarismo arbico) da ordem que ele aparece no texto. Tais elementos aparecem em negrito e precedem o ttulo da ilustrao.

Fonte: Elaborada pelas autoras (2010)

[RAO64] Comentrio: A fonte indicada logo abaixo do ttulo da ilustrao com o nome Fonte em negrito, seguido da indicao e do ano de publicao. Observe-se que a legenda deve aparecer em tamanho 10 e com espaamento simples.

19

2.1.8 Siglas

As siglas constituem um elemento opcional da estrutura de um texto, mas tm papel relevante na designao ou ttulo de uma entidade ou instituio. Estas devem ser grafadas por extenso, quando apresentadas pela primeira vez e seguidas da sigla, entre parnteses, da seguinte maneira: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

2.1.9 Ilustraes

Tm um carter simblico e representam um contedo informacional do documento. Podem ser de diversos tipos, a saber: fotografias, esquemas, quadros, figuras, grficos, dentre outros. Segundo Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009, p. 24, grifo nosso), o ttulo e a fonte de informao devero ser localizados na parte inferior da ilustrao. Antes do ttulo deve haver a designao da ilustrao (quadro, figura, grfico, etc.) e o nmero da ordem de sua ocorrncia no texto com algarismos arbicos, em negrito e fonte 10, conforme elucidado anteriormente neste trabalho. Ressalta-se que a ilustrao deve estar mais prxima possvel do texto, com sua indicao na sentena que se refere a ela. Outrossim, cabido ressaltar que a utilizao de cores no trabalho apenas permitida nas ilustraes no corpo do texto.
[RAO65] Comentrio: Quando um DESTAQUE na citao for feito por voc, como nesse caso, coloque, aps a pgina, a indicao grifo nosso. Caso o destaque tenha sido feito pelo autor do texto que foi extrado, coloque-se a indicao grifo do autor.

2.1.10 Tabelas

As tabelas tambm so um elemento estrutural do texto. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) (1993 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO 2009, p. 24) orienta que a indicao do ttulo da tabela seja feita na parte superior da mesma, enquanto que a fonte fica disposta na sua parte inferior, ambas numa fonte menor que a do texto (10, nesse trabalho, conforme foi convencionado). importante ressaltar que, de acordo com o IBGE, as tabelas no apresentam molduras laterais, conforme exemplifica a tabela 1. A ausncia de bordas laterais o que diferencia tabelas de quadros.
[RAO66] Comentrio: A expresso apud indica uma citao de citao. Nesse caso, o IBGE foi citado na obra de Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009), a qual foi consultada pelos autores deste trabalho.

20

Tabela 1 Relatrio de avaliao de acervo


Classe 100 200 300 Acervo (%) 1,57 4,00 3,46 Circulao (%) 1,80 5,10 2,10 Taxa de retorno 1,12 1,26 0,63 Pedidos de emprstimos a outras bibliotecas 3,20 7,40 5,30 Aquisies (%) 2,93 3,90 2,96

[RAO67] Comentrio: Note que, para a tabela, seu nome fica acima. O nome tabela e seu nmero sequencial vm em negrito e o ttulo sem negrito.

Fonte: Adaptado de Lancaster (2004, p. 67 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 25)

[RAO68] Comentrio: A fonte indicada abaixo, em tamanho 10. O nome fonte deve vir em negrito. Indique-se tambm a pgina de onde foi retirado.

2.2 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Os itens que compem os elementos pr-textuais esto relacionados abaixo, no quadro 1, na ordem em que devem aparecer, tendo indicada sua natureza: Quadro 1 Ordenao dos elementos pr-textuais e suas respectivas naturezas ITEM CAPA FOLHA DE ROSTO FOLHA DE APROVAO DEDICATRIA AGRADECIMENTOS EPGRAFE RESUMO LISTAS SUMRIO
Fonte: Elaborao prpria (2010)

NATUREZA Obrigatria Obrigatria Obrigatria Opcional Opcional Opcional Obrigatria Opcional Obrigatria
[RAO69] Comentrio: A fonte do quadro fica abaixo dela, em tamanho 10 e com espaamento simples. VER COMENTRIO NA PGINA 24. IMPORTANTE: Quando os elementos do quadro NO forem independentes e necessitarem de comparao, coloque-o em uma nica pgina.

2.2.1 Capa

Em sua estrutura, devem constar, nessa ordem, os seguintes elementos: nome da instituio na parte superior da pgina, nome do(s) autor(es), ttulo e subttulo (se houver), e, na parte inferior da pgina, o local (cidade do respectivo programa com sua Unidade Federativa, separadas por vrgula) e ano da publicao ou defesa do trabalho de concluso de

21

curso4. Quanto formatao, todos estes elementos devem estar em letras maisculas, em negrito, na fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaamento entrelinhas de 1,5 cm, sendo permitido dar um destaque maior ao ttulo (aumentando o tamanho da fonte, por exemplo).

2.2.2 Folha de rosto

A folha de rosto contm itens essenciais identificao do trabalho. Assim, os dados dessa parte da estrutura devem aparecer na seguinte ordem: no alto, o nome do(s) autor(es), seguido de ttulo e subttulo (se houver), a natureza do trabalho (tese, dissertao, monografia), nome do orientador e coorientador (se houver) e, no inferior da pgina, o local (cidade e Unidade Federativa, separadas por vrgula), como o ano de defesa logo abaixo. Observe-se que a folha de rosto tambm escrita com espaamento 1,5 cm, sendo que apenas o ttulo e o local da defesa devem estar em letras maisculas. Devem estar em negrito o ttulo e o nome do(s) autor(es). Atente-se, ainda, que a natureza do trabalho, bem como os nomes do orientador e coorientador (se houver), devem estar recuados 8 cm da margem esquerda, em espaamento simples, justificado e sem negrito5.

2.2.3 Folha de aprovao

Comum no trabalho de natureza cientfica, a folha de apresentao aparece logo aps a folha de rosto, escrita em tamanho 12, com o nome do autor em sua parte superior, em negrito e centralizado. E, seguida, dispe-se o ttulo e subttulo (se houver), tambm em negrito e centralizado, sendo este em letras maisculas. A natureza do trabalho d seqncia aos elementos da folha de aprovao, recebendo um recuo de 8 cm e estando escrita sem negrito, justificado e com espaamento simples. Abaixo desta dever constar a data (ou o espao para ela) de aprovao e o nome completo dos membros da banca examinadora, com suas respectivas titulaes e a instituio a qual esto vinculados. Coloque-se tambm a funo exercida por cada membro na banca examinadora, deixando-se espao para assinatura dos mesmos 6 (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009).

4 5

Veja, como exemplo, a capa deste trabalho. Observe a folha de rosto deste trabalho como exemplo. 6 A folha de aprovao deste trabalho dada tambm como exemplo.

22

2.2.4 Dedicatria

Segundo Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009), este um elemento opcional do trabalho, que se apresenta como uma homenagem prestada pelo autor, um oferecimento do seu trabalho a uma ou mais pessoas. Esse elemento no recebe ttulo nem indicativo numrico. Aparece no fim da pgina com tamanho 12, geralmente em itlico, justificado, com recuo de 4 cm7.
[RAO70] Comentrio: OBSERVE que aqui, separando-se o texto anterior deste ttulo com apenas dois espaos, o ttulo deste item Agradecimentos ficaria na pgina anterior e o texto referente a ele ficaria na pgina seguinte. NO DEIXE QUE ISSO ACONTEA. Por uma questo de esttica, coloque-se o ttulo na mesma pgina que seu texto.

2.2.5 Agradecimentos

Esta parte destina-se para que o autor faa seus agradecimentos s pessoas que contriburam de forma direta ou indireta na elaborao de seu trabalho. Estes devem ser breves e objetivos. Este elemento recebe ttulo centralizado e em negrito na parte superior da folha, com letras maisculas, mas sem indicativo numrico8.

2.2.6 Epgrafe

A epgrafe uma citao do pensamento de um autor que tenha relao com o assunto pesquisado, o qual deve ser seguido do nome do autor e apresentado aps os agradecimentos, no fim da pgina, justificado, com recuo de 4 cm9.

2.2.7 Resumo

O resumo do trabalho muito relevante, tendo em vista que facilita o processo de divulgao e comunicao cientfica. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2003, p. 1 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 37) define resumo como uma apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento. Assim, ele permite o contedo do texto. Para isso, caractersticas como conciso, coerncia, coeso, preciso, objetividade e pertinncia lhe so necessrias. O resumo (conforme exemplo na pgina 7), deve abordar quatro aspectos principais, a saber, objetivos da pesquisa, mtodo, resultados e concluses, devendo ter entre 150 e 500 palavras para a monografia, segundo normas da

7 8

Tome-se a dedicatria deste trabalho, na pgina 4, como exemplo deste elemento textual. Observe-se os agradecimentos deste trabalho, na pgina 5. 9 Na pgina 6, a epgrafe deste trabalho pode ser tomada como exemplo.

23

ABNT. Quanto formatao, o resumo deve ser apresentado em espaamento simples, justificado, tamanho 12 e sem recuo de pargrafo. As palavras-chave relacionadas pesquisa devem vir logo abaixo, dando-se um espao de uma linha.

2.2.8 Listas

Conforme explica Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009, p. 48, grifo nosso),

Esses elementos caracterizam-se como ilustrativos ou explicativos, podendo figurar como listas de ilustrao, abreviaturas e siglas, tabelas e smbolos. No que diz respeito sua localizao, elas vm logo aps os resumos, devendo cada lista figurar na mesma ordem em que aparece no texto, independente do seu tipo. importante enfatizar que, para os casos em que o autor fizer opo em elaborar listas, sugere-se que estas sejam feitas a partir de cinco itens.

A lista de ilustraes abrange figuras, quadros, grficos, desenhos, fotografias, entre ouros. Recomenda-se, quando necessrio, uma lista prpria para cada tipo de ilustrao. Entretanto, para trabalhos com menos de cinco ilustraes, sugere-se elaborar uma nica lista, conforme afirma Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009). A lista de tabelas deve apresentar todas as tabelas que aparecem no texto, na mesma ordem, cada uma com o nome designativo, seguido de um nmero arbico, com o ttulo e o nmero da pgina em que ela se encontra no texto. Outra lista a de abreviatura e siglas, que apresenta, em ordem alfabtica, a relao das siglas e abreviaturas utilizadas no trabalho, seguidas das palavras ou expresses a que se referem por extenso. Nesse caso no preciso colocar o nmero das pginas. Existe ainda uma lista de smbolos, a qual relaciona todos os smbolos com seu respectivo significado, devendo aparecer na ordem em que aparecem no texto. 10 Todas as listas recebem seu nome centralizado na parte superior da folha, sem receber indicativo numrico. Seus ttulos devem ainda estar escrito em negrito e com letras maisculas.
[RAO71] Comentrio: Numa citao indireta (com uso das idias sem transcrio ipsis litteris) com referncia dentro do texto, os autores aparecem com apenas as iniciais maisculas e com o ano entre parnteses. Veja que esta contm mais de um autor, os quais so separados por vrgula e uma conjuno e.

2.2.9 Sumrio

O sumrio essencial na elaborao de um trabalho tcnico-cientfico. Este o ltimo elemento pr-textual e deve anteceder o corpo do trabalho. no sumrio onde se faz a
10

Veja o exemplo para listas nas pginas 8-11 deste trabalho.

24

indicao do contedo e orienta-se o leitor quanto localizao das partes do trabalho e de suas principais divises. Tais sees devem estar na mesma ordem e grafia que se apresentam no corpo do texto, de acordo com Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009). Tais autores destacam ainda a forma como deve ser feita a padronizao das divises do sumrio, que deve obedecer, segundo eles, seguinte formatao, conforme mostra o quadro 2 abaixo:
Quadro 2 Padronizao das divises do sumrio conforme o nvel das sees

Nvel Primeiro Segundo Terceiro Quarto Quinto

Redao do ttulo Letra maiscula, em negrito Letra maiscula, sem negrito Letra minscula, em negrito Letra minscula, sem negrito Letra minscula, em itlico

Exemplo 1 REVISO DA LITERATURA 1.1 ELEMENTOS TEXTUAIS 1.1.1 Referencial terico 1.1.1.1 Citaes 1.1.1.1.1 Conceito
[RAO72] Comentrio: A fonte do quadro fica abaixo dela. O tipo da ilustrao (QUADRO) vem seguido do nmero (em algarismo arbico) da ordem que ele aparece no texto. Tais elementos aparecem em negrito e precedem o ttulo da ilustrao. Da mesma forma que nas demais ilustraes, para os quadros, a fonte tambm indicada logo abaixo da ilustrao com o nome Fonte em negrito, seguido da indicao e do ano de publicao. Observe-se que a legenda deve aparecer em tamanho 10 e com espaamento simples.

Fonte: Elaborado pelas autoras (2010)

Quanto formatao, destaque-se que a palavra sumrio deve estar centralizada na parte superior da pgina, em negrito e escrita com letras maisculas, no recebendo nmero indicativo. Os itens devero ficar alinhados esquerda, com os ttulos precedidos de sua respectiva numerao, em algarismos arbicos, que dever ser progressiva. A paginao correspondente localizao do incio de cada item no texto dever estar associada a ele e alinhada direita. Destaque-se que os elementos pr-textuais no devem constar no sumrio . Para fazer o pontilhado, d um espao do ttulo, pressione as teclas Ctrl+D e, na janela que se abrir, conforme mostra a figura 4 na prxima pgina, selecione o sublinhado pontilhado. Em seguida, aperte a tecla TAB at que o sublinhado chegue bem prximo margem direita. Feito isso, pressione simultaneamente as teclas Ctrl+S duas vezes. Logo aps, d um espao e insira o nmero da pgina referente ao incio do tpico correspondente.
11

11

O sumrio deste trabalho, nas pginas 10 e 11, serve como exemplo.

25

Figura 4 Janela para formatao de fonte e estilo de sublinhado

Fonte: Elaborao prpria (2010)

2.3 ELEMENTOS TEXTUAIS

Os elementos textuais so aqueles considerados fundamentais na elaborao do trabalho tcnico-cientfico, so o corpo do texto em si. Desse modo, essa parte do trabalho deve ser escrita de forma objetiva e clara, sendo divida em outras trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. Conforme lembra Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009), convm destacar que a redao de um texto dessa natureza deve ser fita em linguagem impessoal e na terceira pessoa, conforme ser reforado mais adiante nesta seo.

26

2.3.1 Parte introdutria

Essa parte deve transmitir ao leitor uma viso global do estudo. Severino (2002, p.82-83 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 59 e 60), afirma que a introduo deve apresentar a relevncia e o interesse pelo tema, de forma que manifesta as intenes do autor e os objetivos do trabalho, enunciando seu tema, seu problema, sua tese e os procedimentos que sero adotados para o desenvolvimento do raciocnio.

2.3.1.1 Contextualizao e problema

Esse item faz parte da introduo, aqui chamada de parte introdutria. Nessa parte deve se destacar as delimitaes e a importncia do tema, havendo, aqui, a determinao do escopo do trabalho. A contextualizao aborda a realidade e a conjuntura nas quais o tema se insere, dando uma idia geral do tema para o leitor. J o problema caracteriza-se como sendo uma pergunta, que vem destacada do texto que o contextualiza, geralmente em itlico, entre aspas e em um novo pargrafo.

2.3.1.2 Objetivos Neste item da parte introdutria, devem ser expostos os objetivos do estudo, abordando o problema principal do trabalho no objetivo geral e definindo nos objetivos especficos as relaes parciais com o objetivo geral, conforme explicado por Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009, p. 60). Cabe ressaltar, ainda, que os objetivos especficos so trabalhados durante a pesquisa, no referencial terico e nos resultados, sendo a operacionalizao do objetivo geral.

2.3.1.3 Justificativa do estudo

A justificativa deve ser elaborada a partir da relevncia do tema e do problema da pesquisa, informando-se o porqu da realizao da mesma. Neste item devem constar os motivos de realizao do trabalho, como importncia, oportunidade, pioneirismo, atualidade do tema, afinidade, viabilidade, e outros pertinentes, de forma verdadeiramente convincente. .

27

2.3.1.4 Apresentao

Na apresentao deve ser elucidado o tema da pesquisa de forma sucinta, destacando-se sua importncia. Neste item devem tambm ser apresentadas, de forma breve e objetiva, as sees que constituem o trabalho.

2.3.2 Referencial terico

O referencial terico, assim como a metodologia e a anlise dos dados (elementos a serem explicados respectivamente nas sees 3 e 4 deste modelo), fazem parte do desenvolvimento do texto. Este a reviso da literatura feita pelo autor do trabalho, com vistas de embasar teoricamente a pesquisa realizada com a devida fundamentao lgica do tema, devendo, esta parte, ser estruturada de acordo com a necessidade do trabalho. Entretanto, algumas normas devem ser observadas, especialmente quanto redao, cuja argumentao deve ser objetiva, clara e precisa, e quanto s citaes (acerca das quais falaremos mais tarde no segundo tpico deste item). Sobre a reviso da literatura, vale ressaltar que o autor dever fazer um levantamento exaustivo da literatura sobre o assunto investigado, pois a pesquisa documental torna-se relevante para subsidiar o processo de leitura reflexiva que ocorrer a posteriori (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 62, grifo do autor). Assim, o aluno deve rever trabalhos ou aplicaes semelhantes em outros contextos, descrevendo e comparando a literatura sobre o assunto, a fim de ampliar seus horizontes.

2.3.2.1 Redao do trabalho tcnico-cientfico

Como j elucidado anteriormente, a linguagem adotada nos trabalhos acadmicos deve ser cientfica, isto , deve ser tcnica e assumir uma funo informativa, sendo precisa e objetiva. Outrossim, o autor deve evocar um sentido denotativo para suas colocaes, ou seja, garantir um nico sentido para suas afirmaes, rejeitando quaisquer ambiguidades. Alm disso, as frases devem ser compostas na ordem direta (sujeito, verbo e complemento) e curtas, estando conjugadas na terceira pessoa ou no impessoal. Em relao estrutura, segundo Medeiros et al. (2004), os pargrafos ou itens devem obedecer s seguintes fases: sncrese, anlise e sntese. A sncrese uma apresentao, tambm chamada de tpico frasal, que introduz a ideia que ser discutida, ficando no incio do

28

texto. Em seguida, vem a anlise, que, por sua vez, a parte do desenvolvimento da ideia em si, a fase da argumentao. Nesta parte faz-se o desenvolvimento da matria, com uma reviso da literatura sobre o assunto pesquisado, mostrando as ideias de diversos autores, sejam elas consensuais ou contrrias, e resultados de pesquisa ou argumento de autoridade (especialista no assunto). Por ltimo, faz-se uma sntese do que foi abordado no desenvolvimento do texto, podendo conter tambm uma apreciao crtica (usando a 3 pessoa ou o impessoal). Em cada tese ou item desenvolvido no texto, deve-se seguir esta linha de pensamento: tpico frasal, argumentao e concluso, atendendo aos princpios do discurso dissertativo de carter cientfico (SALVADOR, 1986 apud MEDEIROS et al, 2004, p. 5).

2.3.2.2 Citaes

2.3.2.2.1 Conceito

Uma citao uma transcrio ipsis litteris, tal qual se encontra no texto, devendo-se indicar a fonte, informando-se o autor, ano e pgina de onde foi retirada. Assim, diferencia-se de referncia, que uma sntese das ideias de um determinado autor, a qual tambm deve ter a indicao de sua fonte.

2.3.2.2.2 Formas de citao

A indicao da fonte do texto obrigatria. Uma citao pode ser qualificada quanto a sua apresentao, em direta, indireta e citao de citao. As diretas so, ainda, classificadas quanto o seu tamanho, em curtas e longas. Citaes diretas so transcries literais de trechos do texto consultado. Diz-se curta aquela que tem uma extenso de at 3 linhas, devendo ser inserida no texto, representada entre aspas duplas. As aspas simples indicam aspas no texto original da citao, conforme os exemplos 1 e 2 abaixo: 1. Para Salvador (1986, p.192), a linguagem cientfica enquanto informativa dissertativa. 2. sabido que a linguagem cientfica enquanto informativa dissertativa (SALVADOR, 1986, p. 192).

As citaes longas possuem mais de trs linhas. A respeito delas, tem-se que

29

Esse tipo de citao deve aparecer em pargrafo independente, com recuo de 4 cm, a partir da margem esquerda, com fonte menor que a utilizada no texto e de forma padronizada. Para tanto, sugere-se fonte tamanho 10, sem nenhum destaque tipogrfico, bem como espao simples e sem aspas. (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009, p. 69)

Observe-se que citaes diretas, sejam elas curtas ou longas, so indicadas pelo nome autor, seguido de ano de publicao e pgina de onde foram extradas. Quando dentro do texto, a indicao feita com o nome do autor fora dos parnteses em letras minsculas, sendo apenas a inicial maiscula e, entre parnteses, o ano da publicao e a pgina, conforme o exemplo 1 acima. Se a indicao da fonte for feita fora do texto, deve-se, aps a citao, colocar dentro dos parnteses o nome do autor em letras maisculas, junto com o ano de publicao e a indicao da pgina em seguida, como mostra o exemplo 2 acima. Citaes indiretas caracterizam-se como parfrase, em que se expe a idia do autor consultado em sntese, sem transcrio de texto. Nesse caso, a indicao da pgina opcional, devendo-se seguir um padro em todo o documento (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009). A fonte pode ser indicada no texto ou fora dele, conforme mostra os exemplos 3 e 4 respectivamente: 3. Segundo Salvador (1986) o trabalho cientfico deve ser escrito em linguagem informativa, a qual deve ser dissertativa. 4. O trabalho cientfico deve ser escrito em linguagem informativa, a qual deve ser dissertativa (SALVADOR, 1986).

Com indicao dentro do texto, o mesmo padro seguido: nome do autor com apenas a inicial maiscula e o ano de publicao entre parnteses; enquanto fora do texto tanto o autor como o ano ficam dentro dos parnteses, sendo o nome grafado com letras maisculas. Segundo Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009), no caso de citao de citao, o autor consultado cita outro autor, a cuja obra original o pesquisador no teve acesso. Para tanto, utiliza-se a expresso latina apud, que significa citado por, conforme, segundo, que pode aparecer no texto ou depois dele, seguindo as normas j expostas, conforme os exemplos 5 a 8 a seguir: 5. Para Salvador (1986, p.192 apud MEDEIROS et al. 2004, p. 4), a linguagem cientfica enquanto informativa dissertativa.

30

6. sabido que a linguagem cientfica enquanto informativa dissertativa (SALVADOR, 1986, p. 192 apud MEDEIROS et al. 2004, p. 4) 7. Segundo Salvador (1986 apud MEDEIROS et al. 2004) o trabalho cientfico deve ser escrito em linguagem informativa, a qual deve ser dissertativa. 8. A respeito da estrutura da reao do trabalho, em cada tese ou item desenvolvido no texto, deve-se seguir esta linha de pensamento: tpico frasal, argumentao e concluso, atendendo aos princpios do discurso dissertativo de carter cientfico (SALVADOR, 1986 apud MEDEIROS et al. 2004, p. 5) Neste exemplo, atentese que o texto transcrito foi o de Medeiros et al. (2004), que cita indiretamente Salvador (1986). Por isso, h indicao de pgina apenas em Medeiros et al.

2.3.2.2.3 Uso de smbolos e destaques

De acordo com Medeiros et al. (2004), uma citao pode ser modificada de duas formas, seja por cortes, que podem ser de palavras ou frases, cuja indicao se faz por reticncias entre colchetes [...], ou de pargrafos, cuja indicao se faz por reticncias dentro de parnteses (...); seja por acrscimos, os quais podem ser adaptadores ou esclarecedores. Os adaptadores flexionam palavras do trecho citado, ficando entre parnteses, enquanto os esclarecedores indicam anomalia ou alterao, conforme disposto no quadro 03 da prxima pgina, os quais devem aparecer logo aps o trecho que se deseja alterar. Quadro 3 Esclarecedores utilizados para fazer acrscimos nas citaes. SMBOLO [sic] [!] [?] [grifo nosso] [grifo do autor] INDICAO Erro, conforme aparece no texto Admirao ou importncia Dvida ou interrogao Destaque feito pelo pesquisador (voc) Destaque do texto extrado, do autor da obra consultada

Fonte: Adaptado de Medeiros et al. (2004)

31

2.3.2.3 Notas de rodap

As notas de rodap compreendem observaes, indicaes ou acrscimos, que ficam no final de uma pgina do texto, a fim de fazer comentrios, complementar questes ou incluir informaes sem comprometer a estrutura lgica da leitura. Devem ser precedidas por um nmero, em algarismo arbico, escritas dentro das margens, em espaamento simples, justificadas e em tamanho menor que o texto (10). Devem, ainda, ser separadas do texto por um espao simples e um trao contnuo de 3 cm, a partir da margem esquerda. A partir da segunda linha, a nota dever ser alinhada abaixo da primeira palavra, destacando o expoente numrico12 (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009). As notas do tipo explicativas apresentam informaes, observaes, comentrios ou esclarecimentos, que, embora sejam fundamentais para explicar determinado aspecto referente ao assunto, no foram includos no texto. A numerao destas deve ser nica e consecutiva para cada captulo ou parte, podendo ser uma numerao nica, quando em pequena quantidade.
[RAO73] Comentrio: Para inserir uma nota de rodap, no menu, selecione Reviso e escolha a opo para inserir novo comentrio.

2.3.3 Concluso

Para Ferrari (1982 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009), as concluses devem ser formuladas em vista dos resultados. Nesse sentido, a concluso o ltimo elemento textual do trabalho acadmico. O texto deste item deve se fundamentar em dedues lgicas correspondentes aos objetivos da pesquisa, indicando a consecuo destes. Assim, no se trata de um simples resumo, mas de uma afirmao sinttica da idia central e de pormenores relevantes apresentados no texto, tornando legveis as relaes conceituais e as contradies detectadas durante a anlise do problema estudado. Deve conter a recapitulao das concluses parciais, indicando os problemas ainda pendentes de soluo. nessa parte que devem ser feitas as sugestes para o desenvolvimento de novos estudos a partir dele (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009).

12

Exemplifique-se aqui uma nota de rodap. Tais notas podem ser explicativas ou de referncia, porm, para ambas, tm-se as mesmas normas de formatao.

32

2.4 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

2.4.1 Referncias

As referncias so a relao, na parte final do trabalho, das obras citadas e referenciadas ao longo do trabalho, que facilitam a localizao e a obteno do material citado pelo leitor. Os elementos necessrios identificao de uma fonte bibliogrfica podem ser extrados da folha de rosto ou da ficha catalogrfica. Os elementos essenciais so: autor (es), ttulo, nmero de edio (suprimido quando for a primeira) e imprenta (local, editora e data de publicao); enquanto indicao de responsabilidade, descrio fsica, srie ou coleo e notas especiais constituem elementos complementares. Quanto formatao, sabido que o ttulo, por no ter indicativo numrico, fica centralizado, em letras maisculas e em negrito, separado do texto por dois espaos (enters) de 1,5. As referncias devero ser margeadas somente esquerda, com margem direita livre, estar em espaamento simples, numeradas, em ordem alfabtica e separadas umas das outras por dois espaos simples. Vale ressaltar que a segunda linha deve iniciar exatamente abaixo do incio da primeira linha. No Apndice A, possvel observar as regras de apresentao dos elementos essenciais de uma referncia documentria e suas particularidades, extradas da obra de Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009). Convm enfatizar que se encontra disponvel, gratuitamente, na internet, o Mecanismo Online para Referncias (MORE), o qual uma ferramenta que auxilia o pesquisador na elaborao de referncias documentrias, bem como citaes dentro dos padres da ABNT. Pode ser acessado atravs do site

http://more.rexlab.ufsc.br/index.jsp.

2.4.2 Glossrio

Comumente, devido grande diversidade de temas e reas de conhecimento, um trabalho cientfico pode apresentar termos especficos, expresses pouco conhecidas e palavras estrangeiras. Para facilitar ao leitor a compreenso desses termos, sugere-se a elaborao de um glossrio, que se constitui numa relao de palavras pouco usadas, com suas respectivas definies e explicaes associadas. Quanto formatao, este elemento deve vir aps o texto, antes dos apndices ou anexos, devendo ser organizado em ordem alfabtica, com o nome glossrio centralizado, em negrito e em letras maisculas no topo da

33

pgina, separado do texto por dois espaos de 1,5. As palavras a serem definidas devem estar alinhadas esquerda, enquanto as definies devem ficar na linha imediatamente abaixo, justificadas, com recuo deslocado de primeira e segunda linhas de 0,75 cm, e em espaamento simples (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO 2009).

2.4.3 Apndice e Anexo

Esses elementos, conforme convencionado, devem ser acrescidos no quando exigido pela natureza do trabalho. De acordo com a ABNT (2005 apud MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO 2009, p. 132, grifo nosso),
No apndice so elaboradas informaes elaboradas pelo autor que possam esclarecer ou aperfeioar o contedo do documento, sem causar-lhe prejuzo, enquanto que, no anexo so arrolados [includos] documentos no elaborados pelo autor e que servem de material complementar, ilustrativo e comprobatrio ao trabalho tcnico-cientfico.

Apndices e anexos devem estar localizados aps o glossrio (se houver), devendo o apndice vir antes do anexo. Eles devem ser antecedidos por uma folha com o ttulo designativo de cada um desses elementos no centro da pgina e centralizados, conforme exemplo na pgina 42. Apndices e anexos devem ser representados por extenso em letras maisculas, seguidos das letras do alfabeto e por um travesso que separa a designao do ttulo, que fica no topo da pgina, sem negrito e alinhado esquerda. A relao desses elementos deve aparecer no sumrio e deve ser feita referncia a eles no texto correspondente. Quando dentro do texto, coloca-se a inicial e a letra alfabtica em maisculo e, quando fora do texto, a indicao fica entre parnteses, toda em letras maisculas, conforme ilustram respectivamente os exemplos a seguir: 1. A organizao em estudo regida por um contrato social que regulamenta as relaes, os direitos e deveres dos scios, de acordo com o ANEXO B. 2. O questionrio utilizado na pesquisa era composto por 20 questes fechadas e 4 abertas (APNDICE A).
[RAO74] Comentrio: Prima aqui CTRL+ENTER para inserir uma quebra de pgina e reiniciar o texto na prxima pgina

34

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

A metodologia o caminho, isto , os artifcios que sero usados para se chegar a um determinado fim. O mtodo cientfico requer o uso de materiais e procedimentos metodolgicos, conforme o carter do trabalho que garantiro que os resultados do trabalho sejam fidedignos. Nesta parte do trabalho deve ser apresentada uma descrio completa do mtodo e dos instrumentos utilizados, fazendo-se referncia a todo o material utilizado no processo de investigao cientfica. Para tanto, deve-se informar o local da pesquisa, a populao, a amostra e a descrio dos procedimentos realizados (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009).

[RAO75] Comentrio: OBSERVE QUE CADA NOVA SEO PRINCIPAL INICIA EM UMA NOVA PGINA. PARA ISSO, INSIRA UMA QUEBRA DE PGINA, PRESSIONANDO CTRL+ENTER APS O FIM DO TEXTO QUE ANTECEDE A SEO PRINCIPAL.

3.1 TIPO DE PESQUISA

Nesta parte do trabalho ser necessrio descrever o tipo da pesquisa realizada. Sugere-se a adoo da classificao usada por Trivins (1987, apud ZANELLA, 2006). Segundo esse autor, so trs os tipos de estudos, classificados conforme sua finalidade: estudos exploratrios, descritivos e experimentais. Ainda de acordo com o mesmo autor, estudos exploratrios so aqueles cuja finalidade ampliar o conhecimento sobre um determinado problema. Apesar de aparentemente simples, esse tipo de pesquisa geralmente explora uma realidade, antecedendose a uma pesquisa descritiva. Esta, por sua vez, procura conhecer a realidade estudada, suas caractersticas, seus problemas, descrevendo, com exatido, os fatos de tal realidade. Em Administrao, a maioria dos estudos tem essa caracterstica. J os estudos experimentais so aqueles que buscam extrair generalizaes a partir de experimentos realizados com uma parte. Esse tipo de estudo bastante criticado em Administrao, uma vez que o pesquisador pode modificar intencionalmente uma das variveis, buscando interpretar mudanas ocasionadas. Alm disso, informe-se, nesta seo, a abordagem do estudo, se qualitativo ou quantitativo.

3.2 POPULAO E AMOSTRA

Segundo Barbetta (2005, p. 25 apud ZANELLA, 2006, p. 93), "populao o conjunto de elementos que formam o universo de nosso estudo e que queremos abranger no

35

nosso estudo. So os elementos para os quais desejamos que as concluses oriundas da pesquisa sejam vlidas". A populao deve ser escolhida em consonncia com os objetivos da pesquisa e dos recursos disponveis. Em casos de grandes populaes, faz-se necessrio extrair uma amostra, a qual constitui uma parte da populao, em funo do custo da pesquisa e da dificuldade de acesso a todos os elementos dessa populao. A amostra deve representar o todo em suas caractersticas e particularidades. Nesta seo deve-se, ainda, caracterizar a amostra segundo sua natureza em probabilstica, que aquela em que cada elemento da populao tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra, e a no probabilstica, em que a seleo dos elementos da populao para compor a amostra depende, ao menos em parte, do julgamento do pesquisador ou do entrevistador (MATTAR, 1999, apud ZANELLA, 2006). Alm disso, nessa parte do trabalho, deve-se especificar o tamanho da amostra, o nvel de confiana e o intervalo de confiana (margem de erro). O tamanho da amostra deve ser dado em valores percentuais, quando a populao (universo) conhecida. Entende-se por nvel de confiana o erro que o pesquisador est disposto a aceitar no estudo. [...] o pesquisador normalmente ir escolher um nvel de confiana de 95% (5% de chance de erro) ou de 99% (1% de chance de erro) (REA; PARKER, 2002, p.123, apud ZANELLA, 2006, p. 97). J o intervalo de confiana vai revelar o nvel de preciso da amostragem, atravs da margem de erro percentual, ou o desvio padro que pode ter para mais ou para menos.

3.3 INSTRUMENTO DE PESQUISA

Nesta parte deste captulo, deve ser apresentado o instrumento de pesquisa, elencando suas partes, blocos, quantidade de questes e seus tipos (abertas ou fechadas) e fornecendo uma cpia dele nos apndices (quando elaborado pelo autor) ou nos anexos (quando elaborado por outra pessoa e utilizado pelo autor da pesquisa). Uma pesquisa pode ser realizada, principalmente, atravs de questionrio, entrevista, observao ou anlise documental, entre outros. O questionrio deve ser estruturado e, segundo ZANELLA (2006, p. 109, grifo do autor),

[...] constitudo por uma srie ordenada de perguntas que coleta informaes descritivas (perfil socioeconmico, como renda, idade, escolaridade, profisso e outras), comportamentais (padro de consumo, de comportamento social, econmico, pessoal, dentre outros) e preferenciais (opinio e avaliao de alguma condio ou circunstncia).

36

Quando o instrumento de coleta de dados for entrevista, o autor dever explicar o roteiro e classific-lo em estruturado, no estruturado ou semiestruturado. Esse tipo de instrumento mais utilizado em pesquisas qualitativas. J a anlise documental, que envolve a pesquisa de documentos internos ou externos tambm deve ser elucidada nesta seo, quando utilizada. usada tanto em pesquisas quantitativas como em qualitativas. Por ltimo, a observao uma tcnica que utiliza os sentidos para obter informaes da realidade. (ZANELLA, 2006). No entanto, conforme Trivios (1987 apud ZANELLA, 2006), no se trata de olhar, simplesmente, mas destacar de um conjunto algo especfico, atentando para suas caractersticas e extraindo as informaes relevantes.

3.4 COLETA DE DADOS A coleta de dados a etapa da pesquisa em que se d incio aplicao do instrumento elaborado, com o intuito de se efetuar a coleta dos dados previstos (MARCONI; LAKATOS, 2007 apud CARVALHO, 2010, p. 86). Nesta parte, devem ser expostos os mtodos de aplicao do instrumento de coleta de dados, explicadas as intenes de coleta, dadas informaes a respeito dos respondentes do pr-teste, bem como seus resultados e as modificaes ocasionadas por ele no instrumento de pesquisa. Alm disso, o perodo de aplicao, os locais e os meios de aplicao tambm devem fazer parte desta subseo. Aqui tambm pode ser feita a exposio da quantidade de instrumentos de pesquisa aplicados e aqueles realmente vlidos (sem erros e completos).

3.5 TRATAMENTO DOS DADOS

Kerlinger (1980, p. 353 apud ZANELLA, 2006, p. 125) define o processo de anlise de dados como a categorizao, ordenao, manipulao e sumarizao de dados, que tem por objetivo transformar grandes quantidades de dados brutos em uma forma interpretvel e mensurvel. Os dados podem ser receber anlise estatstica, de contedo ou de discurso. A anlise estatstica mostra a relao entre variveis por meio de grficos, utilizando-se de frequncias, absoluta e relativa, mdias e cruzamentos entre as questes pesquisadas, podendo tambm abordar padres de relaes entre as variveis pesquisadas. A tcnica de anlise de contedo, para Roesch (1999, p. 156 e 157 apud ZANELLA, 2006, p. 125), procura seguir os padres da anlise quantitativa, tendo como propsito contar

37

a freqncia de um fenmeno e procurar identificar relaes entre os fenmenos, sendo que a interpretao dos dados se socorre de modelos conceituados definidos a priori. Por sua vez, a anlise de discurso, comenta Zanella (2006, p. 126),
[...] tem como foco a linguagem utilizada nos textos escritos ou falados. Assim, essa tcnica pode ser utilizada tanto para anlise de documentos e textos tericos como para anlise dos depoimentos e das falas dos entrevistados. Desse modo, o objeto da anlise de discurso o discurso [em si, seja ele escrito ou falado].

38

4 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS Acerca da anlise e discusso dos resultados, Medeiros, Medeiros e Carvalho (2009) afirmam que nesta parte que o autor desenvolver seu raciocnio, mostrando argumentos e colocaes e anunciando a tese final. A discusso um elemento essencial da pesquisa cientfica e requer um processo de leitura analtica, bem como de anlise crtica dos resultados que obtidos pelo estudo, confrontando-o com o referencial terico. Assim, o autor estar possibilitado a se posicionar cientificamente em relao ao tema estudado. Segundo Barbetta (1998, p.66 apud ZANELLA, 2006, p. 98), a descrio e apresentao dos dados compreende a organizao dos dados de acordo com as ocorrncias dos diferentes resultados observados. Os resultados so apresentados de forma objetiva e clara, podendo-se fazer uso de apresentaes em tabelas, grficos, quadros e outras ilustraes que permitam a melhor visualizao e compreenso do tema e do estudo desenvolvido (MEDEIROS; MEDEIROS; CARVALHO, 2009).

39

5 CONCLUSO

Com a evoluo e a grande quantidade de desenvolvimento de trabalhos cientficos, tornou-se imprescindvel a padronizao da estrutura dessa modalidade de trabalho, existindo, para isso, padres normativos que devem ser observados para a facilitao da comunicao entre a comunidade cientfica. importante, porm, que tais requisitos sejam vistos no como suprfluos, mas que o autor da pesquisa reconhea conscientemente da necessidade de normas para assegurar a qualidade tcnica do trabalho acadmico. Assim, com a construo deste modelo, buscou-se fornecer uma estrutura bsica autoexplicativa que facilitasse o entendimento acerca do assunto, padronizando a estrutura do trabalho de concluso de curso no mbito da educao a distncia da UFRN. Para tanto, visou-se, atravs deste, possibilitar uma melhor compreenso da elaborao dos elementos pertinentes estrutura de um trabalho de cunho cientfico, como tambm facilitar o manuseio de algumas ferramentas computacionais para a realizao e formatao do trabalho escrito. Finalmente, compreende-se que os objetivos anteriormente propostos deste trabalho foram alcanados e espera-se, tenham sido superados, de forma que possibilite ao pblicoalvo um melhor, mais claro e mais fcil desenvolvimento de trabalhos acadmicos. Por fim, fica o estmulo aos formandos e o desejo de um alto empenho para a produo de um trabalho relevante e de alta qualidade, ultrapassando as bases da obrigatoriedade do trabalho e indo at conquistas de desenvolvimento e crescimento pessoal. A todos, ficam os votos de um bom trabalho e sucesso com cada nova conquista !

40

REFERNCIAS

CARVALHO, Maria Luza Azevedo de. Fatores que afetam a inteno em continuar o uso do e-learning: um estudo com professores de cursos de graduao a distncia da UFRN. 2010. 181 p. Monografia (Graduao em Administrao) Departamento de Cincias Administrativas da UFRN, Natal, 2010. MEDEIROS, Joo Bosco de (Coord.); MEDEIROS, Rildeci (Coord.); CARVALHO, Maria Regina de S (Org.). Estrutura do trabalho cientfico: padronizao e abordagem crtica. Natal: EDUFRN, 2009. MEDEIROS, Maria da Penha Machado et al. Orientaes e normas para elaborao e apresentao de relatrios cientficos e de monografias. Natal: [s.n.], 2004. ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia da pesquisa. Florianpolis: SEaD/UFSC, 2006. 129 p. Disponvel em: <http://www.sedis.ufrn.br/mdlacademico/mod/resource/view. php?id=9971>. Acesso em: 19 jul. 2010.

[RAO76] Comentrio: OBSERVE que as referncias aparecem em ORDEM ALFABTICA. Alm disso, devem ser numeradas. [RAO77] Comentrio: Uma referncia deve ser separada da outra por UM ESPAOS SIMPLES. [RAO78] Comentrio: NOTE que apenas o TTULO possui a primeira letra MAISCULA e que apenas ele est em negrito. O subttulo no deve aparecer em negrito, nem com a inicial maiscula. [RAO79] Comentrio: SINE NOMINE Sem editora.

[RAO80] Comentrio: NOTE que o ms de acesso referenciado com apenas as TRS PRIMEIRAS LETRAS. A EXCEO MAIO, que aparece o nome por completo.

41

1.

APNDICE

42

APNDICE REGRAS PARA APRESENTAO DE REFERNCIAS* Pretende-se, inicialmente, discorrer sobre as regras de apresentao dos elementos essenciais de uma referncia documentria, as quais evidenciam as caractersticas fundamentais na identificao de fontes informacionais, conforme podem ser vistas a seguir.

a) Autor pessoal

um elemento essencial na elaborao de uma referncia. Sua forma de entrada feita pela indicao do ltimo sobrenome, grafado em letra maiscula. facultativa a abreviao dos prenomes e demais sobrenomes, desde que seja usado um padro em todas as referncias. Exemplos: CASTRO, Csar Augusto. MARCONI, M. A. Nos documentos escritos por at trs autores, mencionam-se at os trs na mesma ordem em que figuram na publicao, separados por ponto e vrgula. Exemplos: Dois autores: DIAS, Maria Matilde Kronka; BELLUZZO, Regina Clia Baptista. KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M. Trs autores: LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. IBRAHIM, J. G.; CHEN, M.; SINHA, D. Para documentos com mais de trs autores, a indicao feita pelo primeiro autor seguido da expresso latina et al., que significa e outros. Exemplos: ROMEU, Alceu de Castro et al. HULLEY, S. B. et al. *Texto resumido e adaptado de: MEDEIROS, Joo Bosco de; MEDEIROS, Rildeci; CARVALHO, Maria Regina de S. Estrutura do trabalho cientfico : padronizao e abordagem crtica. Natal: EDUFRN, 2009, p. 103 a 130

43

Quando se tratar de documentos com vrios autores, indica-se o nome do responsvel intelectual, acrescentando-se no singular e entre parnteses, a abreviatura do tipo de responsabilidade: organizador (Org.), editor (Ed.), coordenador (Coord.), compilador (Comp.), dentre outras. Exemplos: SCHININI, Pedro Carlos; NASCIMENTO, Daniel Trento do; CAMPOS, Edson Tel (Org.). KOTZ, S,; JOHNSON, N. L. (Ed.). VIVARTA, Veet (Coord.). Em caso de pseudnimos, usar a forma que prefigura na obra referenciada. Exemplos: TAHAN, Malba. NERUDA, Pablo. pertinente exemplificar, tambm, alguns casos para os documentos escritos por autores que apresentam sobrenomes compostos, com designao de parentesco, nome de origem espanhola, dentre outros. Exemplos: ALENCAR FILHO, Edgard de. (nome com indicao de parentesco) CORDEIRO SOBRINHO, Jos. (nome com indicao de parentesco) CASTELLO BRACO, Humberto de Alencar. (substantivo com adjetivo) BACKS-CLMENT, Catherine. (sobrenome composto) VON OETINGER, Bolko. (nome com prefixo) VAN CAENEGEN, R. C. (nome com prefixo) GARCA MRQUEZ, Gabriel. (nome espanhol, coloca-se os dois ltimos nomes) MAO, Tse-Tung. (sobrenome chins)

b) Autor entidade (pessoa jurdica)

Alguns tipos de publicaes so editados pela instituio, no tendo, portanto, um autor pessoal responsvel. Tais documentos (associaes, rgos governamentais, empresas, congressos, seminrios e outras entidades coletivas), devem ter os nomes das entidades referenciados por extenso e grafados com letras maisculas. Exemplos: ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS.

44

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA. Em alguns casos, torna-se necessrio acrescentar o nome do rgo ao qual a entidade est subordinada ou o nome geogrfico da rea (pas, estado ou municpio). Exemplos: BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. RIO GRANDE DO NORETE. Secretaria de Turismo. PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Para evitar ambigidade entre as instituies, acrescenta-se, entre parnteses, o nome geogrfico da rea aps o nome da entidade. Exemplos: CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA (Pernambuco) CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA (Rio Grande do Norte)

c) Autoria desconhecida

No contexto das publicaes cientficas, algumas so editadas sem apresentar uma autoria responsvel, seja pessoal, seja institucional. Nesse caso, a entrada feita pelo ttulo da publicao, com a primeira palavra grafada em letra maiscula. Exemplo: MANUAL do engenheiro globo.

d) Documentos de mesma autoria/ttulo

Nos casos em que so referenciadas obras de mesma autoria numa mesma pgina, pode-se substituir o nome do autor ou autores a partir da segunda referncia por um trao sublinear (equivalente a seis espaos de caracteres) e seguido de um ponto. Exemplos: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. ______. A educao na cidade. 6.ed. So Paulo: Cortez, 2004. Havendo necessidade de referenciar documentos de mesma autoria e ttulo, porm de edies diferentes, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e do(s) ttulo(s) tambm podem ser substitudos por um trao sublinear.

45

Exemplos: SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21.ed. rev. ampl. So Paulo: Cortez, 2000. ______. ______. 22.ed. rev. ampl. So Paulo: Cortez, 2002. e) Documentos de mesma autoria com ttulos diferente

Nas obras com ttulos diferentes e de uma mesma autoria publicadas numa nica unidade fsica, separam-se os ttulos por meio do ponto e vrgula. Exemplo: FREUD, Sigmund. Novas contribuies Psicanlise; Mltiplo interesse da Psicanlise. Traduo de Gladstone Parente. Rio de Janeiro: Delta, [1932?]. (Obras completas de Sigmund Freud, v. 17). f) Autores e ttulos diferentes numa mesma publicaO

Embora pouco freqentemente, h publicaes que trazem em um s volume obras distintas, isto , com autores e ttulos diferentes. Desse modo, faz-se a referncia, separando os autores e seus respectivos ttulos por ponto e vrgula. Exemplo: MALTHUS, Thomas Robert. Princpios da economia poltica e consideraes sobre sua aplicao prtica: ensaio sobre a populao; RICARDO, David. Notas aos princpios de economia poltica de Malthus. Traduo de Regis de Castro Andrade, Dinah de Abreu Azevedo, Antonio Alves Cury. So Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Economistas). g) Ttulo e subttulo

O ttulo tambm considerado um elemento essencial, uma vez que identifica a temtica intrnseca ao trabalho. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas, atravs da NBR 6023 (2002), segue as instrues do Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa para ttulos de jornais e revistas, que instrui que seus ttulos apaream com iniciais maisculas, salvo as iniciais das partculas monossilbicas. Segundo a ABNT, ttulos de livros, produes artsticas, literrias e cientficas so apresentados apenas com a primeira inicial maiscula, sendo os subttulos todos em letra minscula, exceto nos nomes prprios, de vias e lugares pblicos, que designam artes,

46

cincias ou disciplinas, altos cargos, dignidades ou postos, reparties, corporaes ou agremiaes, edifcios, estabelecimentos pblicos ou particulares. De modo geral, o ttulo da obra separado do subttulo por dois pontos. O ttulo deve ser destacado uniformemente para todas as referncias, podendo-se utilizar recursos tipogrficos, como negrito, itlico ou grifo. Exemplo: STANSFIELD, William D. Gentica: resumo da teoria, 500 problemas resolvidos. Em casos de ttulos e subttulos muito extensos, facultativo suprimir as palavras finais, por meio de reticncias, desde que no prejudique seu sentido. Exemplos: CARDOSO, Fernando Jos Ramos. Caractersticas imunolgicas de indivduos infectados pelo HIV... AIDS: o que pensam os jovens... Nas publicaes em que conste um ttulo em mais de um idioma, faz-se a indicao do primeiro. Pode-se tambm transcrever o segundo ttulo ou o que estiver em destaque, utilizando-se o sinal de igualdade para separ-los. Exemplo: AMARAL, Afrnio de. Serpentes do Brasil: iconografia colorida = Brasilian snakes: a color iconografy. So Paulo: Melhoramentos, 1977. 246 p., il. No tocante referncia de um peridico no todo (coleo ou fascculo), a entrada feita pelo seu ttulo grafado em letra maiscula. Exemplos: REVISTA DE FARMCIA E ODONTOLOGIA. Niteri: Associao de Farmacuticos do Estado do Rio de Janeiro, 1934-1980. Mensal. ISSN 0034-8201. JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computao, v.10, n. 3, abr. 2005. h) Edio

Esse elemento tambm considerado essencial. Havendo indicao da edio, esta deve ser registrada, abreviando-se os nmeros ordinais e a palavra edio seguidos de um ponto, conforme o idioma da obra. As emendas e acrscimos tambm so descritos de forma abreviada.

47

Exemplos: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3.ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1995. MONTGOMERY, Douglas C. Design and analysis of experiments. 5th ed. New York: J. Wiley, c2003.

i) Local

Tambm essencial. Transcreve-se exatamente como aparece na obra. Exemplo: FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 2128 p.

Para os casos em que as fontes de informao apresentam cidades homnimas, indicam-se a sigla do estado ou nome do pas, separados por vrgula. Exemplos: Ouro Branco, RN Ouro Branco, MG

Nos elementos que no possuem o local de publicao, mas que pode ser determinado, registra-se esse elemento entre colchetes. Caso no seja possvel identific-lo, adota-se a expresso latina Sine loco, abreviada e indicada entre colchetes, [S.l.], que significa sem local.

j) Editora

Esse constitui tambm um elemento essencial da referncia, indicando a casa publicadora. A indicao da editora representada da mesma forma como est registrada na publicao. Contudo, abreviam-se os prenomes e omitem-se as palavras de ordem jurdica ou comercial, caso no prejudiquem a sua identificao. Exemplos: Na publicao: Editora Saraiva Na referncia: Saraiva

48

Na publicao: John Wiley Na referncia: J. Wiley Na publicao: Editora do Brasil Na referncia: Ed. do Brasil

Na publicao: Editora 34 Na referncia: Ed. 34

A ausncia do nome da editora na publicao, emprega-se a expresso latina sine nomine, abreviada entre colchetes [s.n.], que significa sem nome. Quando nem o local nem o nome puderem ser identificados, usar as duas expresses abreviadas e entre colchetes, separadas por dois pontos [S.l.: s.n.]. Ressalta-se, ainda, que o nome da editora no referenciado quando essa tambm responsvel pela autoria da obra. Exemplo: ASSOCIAO BRASILEIRA DE CRIADORES DA RAA SIMENTAL. Sumrio de touros, matrizes e animais jovens da raa simental. Cachoeiro de Itapemerim, 1998. 83 p.

k) Data

A data tambm elemento indispensvel na referenciao de um documento. Na ausncia deste, pode ser atribuda a data de copirraite u copyright, de impresso, da apresentao do trabalho acadmico, de distribuio, dentre outras. Utilizam-se somente algarismos arbicos para o seu registro. Exemplos: Ano de publicao 2006 Ano de copirraite c2004

Nas fontes em que no for possvel identificar nenhuma data, atribui-se uma data aproximada, entre colchetes, conforme exemplos a seguir: [1971 ou 1972] um ano ou outro

49

[1969?] [1973] [entre 1906 e 1912] [ca. 1960] [197-] [197-?] [18--] [18--?]

data provvel data certa, no indicada no item use intervalos menores que 20 anos data aproximada dcada certa dcada provvel sculo certo sculo provvel

l) Modelos para referncias

Deve-se destacar que, nas fontes de informao em meio eletrnico, necessrio acrescentar, aps os elementos essenciais, o endereo eletrnico e a data de acesso ao documento. Para tanto, o endereo eletrnico indicado entre os sinais < > e antecedido pela expresso Disponvel em:; enquanto a data de acesso precedida pela expresso Acesso em:. Segue alguns modelos: Livro em meio eletrnico No todo ASSIS. Machado de. O alienista. So Paulo: FTD, 1994. (Grandes leituras). Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php>. Acesso em: 10 set. 2005. Em parte HAGGARD, H. Rider. Encontro com os meus camaradas. In: ______. As minas do rei Salomo. Traduo de Ea de Queiroz. So Paulo: Clube do Livro, 1971. cap 1. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php>. Acesso em: 25 out. 2005. Obra de referncia em meio eletrnico No todo BARSA CD. Verso 2.0. So Paulo: Barsa Planeta, [200-]. 2 CD-ROM, color. Em parte BIBLIOTECA. In: WIKIPEDIA: a enciclopdia livre. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca>. Acesso em: 15 de jan. 2003. Peridico No todo em:

50

REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS DA SADE. So Caetano do Sul, SP: Instituto Municipal de Ensino Superior de So Caetano do Sul, 2003- . Semestral. ISSN: 1678-054X. Em parte Revista (Fascculo) EDUCAO E PESQUISA. So Paulo: Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, v. 31, n. 1, jan./mar. 2005. Revista (Artigo) FREIRE. Isa Maria. Acesso informao e identidade cultural: entre o global e o local. Cincia da Informao, Braslia, v. 59, n. 212, jul./dez. 1998. Jornal (Fascculo) TRIBUNA DO NORTE. Natal, ano 56, n. 201, 22 nov. 2006. Diria. Jornal (Artigo) BALAZINHA. Afra. SP no preserva sua memria arqueolgica. Folha de So Paulo, So Paulo, 16 abr. 2006. Folha Cotidiano, p. C1. Peridico em meio eletrnico No todo CADERNOS DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS. So Carlos, SP: Escola de Engenharia de So Carlos, Departamento de Engenharia de Estruturas, 1997- . Quadrimestral. ISSN 1809-5860. Disponvel em: <http://www.set.eesc.usp.br/ cadernos/ultimo.htm>. Acesso em: 23 ago. 2006. Em parte Revista MEDEIROS, Rildeci. Educao continuada como parte da formao do profissional bibliotecrio: uma ao estruturante. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao: nova srie, So Paulo, v. 2, n. 1, p.105-114, jan./jun. 2006. Disponvel em <http://143.106.108.58/seer/ojs/ojs/viewarticle.php?id=20&layout= abstract>. Acesso em: 1 nov. 2006. Jornal SO MIGUEL do Gostoso (RN) rene kitesurfistas europeus. Dirio de Natal, Natal, 31 jul. 2006. Disponvel em: <http://www.dnonline.com.br/ int_turismo_ interna. php? id= 6811>. Acesso em: 31 jul. 2006. Evento em meio eletrnico No todo

51

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAO, 3., 2003, So Paulo. Anais... So Paulo: Unisinos, 2003. 1 CD-ROM. Em parte BARBOSA, Jarcio Alex Silva; PEREZ, Adriana Pereira. A formao de equipes e a matriz BCG: uma contribuio estruturao de equipes em empresas. In: SEMINRIOS EM ADMINISTRAO, 4., 1999, So Paulo. Anais... So Paulo: USP/FEA, 1999. 1 CD-ROM. Documento disponvel somente em meio eletrnico Base de dados UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Biblioteca Central Zila Mamede. LitCord: literatura de cordel. Natal, 2004. 1 CD-ROM. Site BIBLIOTECA Central Zila Mamede. Disponvel em: <http://www.bczm.ufrn.br>. Acesso em: 12 dez. 2006. Texto disponvel em site BARBOSA, ngela Silva. O intercmbio bibliotecrio nos Estados Unidos. Disponvel em: <http://www.crb4.org.br/artigo_2.htm>. Acesso em: 1 dez. 2006.

Vous aimerez peut-être aussi