Vous êtes sur la page 1sur 46

Max Weber (1864-1920)

Karl Emil Maximilian Weber

Quais as contribuies de Weber para a Sociologia?


Weber foi um dos mais prolficos escritores da Sociologia. Principais obras: 1. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo (1905) 2. Economia e Sociedade (1922) 3. A tica econmica das religies mundiais (1947)
2

A histria pessoal
O pai era obcecado pelo trabalho, e sua conduta patriarcal e a falta de sensibilidade com que tratava a me religiosa incomodava-o. Aos 33 anos Weber expulsou o pai de casa por maltratar a me. Logo aps esse fato o seu pai faleceu e Weber ficou sem lecionar na Universidade de Friburgo por mais de cinco anos, tempo durante o qual aproveitou para refletir sobre o destino das pessoas do mundo capitalista e urbanizado.
3

A experincia americana
Em 1904 viaja aos EUA e tem a oportunidade de observar o dinamismo, energia e autoconfiana dos norteamericanos. Concluiu a sua primeira obra, A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, aps retornar a Alemanha.
4

A motivao intelectual de Weber


Weber temia pela dinmica das relaes humanas da era ps-industrial (moderna). Temia que esta era se transformasse numa jaula de ferro de relaes speras, impessoais e manipuladoras, carentes de valores unificadores e de ideais nobres. Perguntava-se que domnios da vida moderna transmitem e cultivam compaixo, a tica da fraternidade, valores compulsrios, responsabilidade tica, e caridade?
5

O que mais interessava a Weber?


Weber estava preocupado em definir a singularidade do Ocidente moderno e compreender as foras sociais que engendravam compaixo, conduta tica e autonomia individual. Estava interessado em entender como a ao se orienta por valores e a nfase na maneira pela qual pessoas que vivem em diferentes contextos sociais atribuem sentido s suas vidas.
6

A estratgia metodolgica
Para atingir suas ambies intelectuais, Weber procurou compreender como pessoas de vrias civilizaes, luz de diferentes contextos locais e diversas configuraes sociais, atribuam sentido de forma regular a certos tipos de ao e no a outros (sociologia histrico-comparativa). Weber se opunha a leis gerais, fatos objetivos, e toda explicao monocausal nas cincias sociais.
7

A estratgia metodolgica
Weber criticava as abordagens holistas da sociedade (tal como feito por Durkheim) e acreditava que as pessoas seriam capazes de interpretar suas realidades sociais e de empreender aes independentes. Para Weber existia uma esfera de liberdade e escolha dentro da qual as pessoas possuam capacidade de interpretar situaes e interaes referindo-as a valores, crenas, emoes, autoridade, leis, hbitos, idias, etc.
8

Cerne do pensamento Weberiano


Sustentava que a sociologia deveria se concentrar nas aes sociais e no nas estruturas. Para ele as motivaes e idias humanas seriam as foras por detrs da mudana, e no estruturas externas. Seriam as idias e valores culturais que ajudariam a modelar a sociedade a partir das aes individuais.
9

Ao Social
A sociologia... uma cincia que pretende compreender a ao social e explic-la causalmente em seu curso e em seus efeitos. (...) Uma ao social quando seu sentido subjetivo leva em considerao a conduta de outros e por ela orienta seu curso.

10

O surgimento da Racionalizao
Weber se preocupou com os impactos da modernizao sobre a prevalncia de valores tradicionais fundados em superstio, na religio, no costume e em hbitos ancestrais. Ele percebeu que os indivduos se pautavam cada vez mais em avaliaes racionais, instrumentais, que levavam em considerao a eficincia e as consequncias futuras.
11

Racionalizao
O desenvolvimento da cincia, da tecnologia moderna e da burocracia foi descrito por Weber como racionalizao, caracterizada pela organizao da vida econmica e social de acordo com princpios de eficincia e baseados no conhecimento tcnico. Para Weber, a racionalizao (a ascenso da cincia e da burocracia) seria a principal caracterstica do capitalismo.
12

A orientao das aes sociais


1. Racional referente a fins

2. Racional referente a valores 3. Afetivo/ emocional 4. Tradicional


13

1. Ao social referente a fins


Baseada no clculo racional dos passos e meios necessrios para se atingir determinado fim. So racionalmente ponderados os fins, os meios e as consequncias. Ex. Comprar TV= f(custo, tamanho da sala, renda disponvel, ano da copa, preo de outros bens) Escolha da namorada(o)= f(beleza, nvel de escolaridade, atributos intelectuais)
14

2. Ao social referente a valores


No depende do xito obtido ou das perspectivas de sucesso, mas sim do valor socialmente atribudo a determinada ao. Ex. Comprar TV= f(marca, opinio dos amigos) Escolha da namorada(o)= f(valores sociais dados beleza ou valores dados s habilidades domsticas)
15

3. Ao social afetiva/emocional
A ao determinada por relaes de lealdade e estados emocionais. determinada por afetos e estados sentimentais atuais do agente. Ex.: Comprar TV= f(gostar a primeira vista, no gostar pelo fato da TV trazer a tona emoes negativas); Escolha da namorada(o)= f(rancor, paixo, impulsividade)
16

4. Ao social tradicional
Determinada pelos costumes arraigados, pela tradio. uma resposta rotineira a estmulos comuns. Ex. Comprar TV= f(sempre ter tido determinada marca, Tv que meu querido av possua) Escolha da namorada(o)= f[tradio familiar de casar com moas(rapazes) de famlia, esteretipos passados intergeraes.]
17

Sociologia compreensiva
Ajudar a entender a ao social do ponto de vista do prprio agente. Weber acreditava que essa tipologia motivacional permitiria aos socilogos compreenderem as aes das pessoas vivendo em culturas radicalmente distintas.

18

A tica protestante e o esprito do capitalismo


Primeira tentativa de Weber de identificar a sigularidade do Ocidente moderno e definir suas origens causais.
19

A pergunta
1. O que sustentava o ethos econmico especial do capitalismo moderno, caracterizado pela abordagem metdica do trabalho e pela busca sistemtica do lucro?

Mas antes de responder a essa pergunta, preciso entender o que caracterizava este ethos econmico especial.
20

O Ethos Econmico
1. Constitua-se a partir de uma idia de dever do indivduo de aumentar sua riqueza, tomado como interesse autodefinido 2. o trabalho deve ser executado como um fim absoluto em si mesmo 3. a aquisio de dinheiro resultado e expresso de competncia e proficincia numa vocao 4. aquisio de cada vez mais dinheiro, combinada com a evitao de todo gozo espontneo dele
21

O argumento fundamentado na doutrina protestante


Trabalhar no servio de toda utilidade societria impessoal [promove] a glria de Deus Para o fiel, o trabalho metdico e a riqueza pessoal se transformaram em uma prova da sua condio de eleito, neutralizando assim o desvalor induzido pela Doutrina da Predestinao. O trabalho motivado por um chamamento vocacional era visto como uma beno de Deus.
22

Os valores religiosos da doutrina protestante introduziam, segundo Weber, uma sistematizao da conduta de vida organizada em torno de princpios ticos e uma regulao planejada da prpria vida em prol do trabalho e da busca de riqueza. Esse modo de vida responsvel e orientado pela organizao racional e metdica da vida, constitutiu a especificidade da tica protestante e fundamentou o esprito do capitalismo.
23

Caractersticas e efeitos colaterais da seita protestante


1. Fortalecimento da necessidade do crente conduzir-se sempre de maneira correta e ntegra; 2. Expulso daqueles que revelassem uma conduta fraca; 3. Presses constantes para se comportarem de acordo com critrios de bom carter moral; 4. Dentro da seita no prevaleciam interaes baseadas em emoes, tradies duradouras ou relaes calorosas e confortantes. Como assim?
24

Apesar da intensa interao entre os fiis, eles no desenvolviam entre si vnculos emocionais profundos, de modo que no ocorria uma absoro total do indivduo no grupo. A interao entre eles pode ser caracterizada como de associao e sociabilidade.

25

Por fim...
A tica protestante fundamentou e criou as bases necessrias para o capitalismo moderno. O esprito do capitalismo, aps expandir-se como forma econmica, passou a sustentar-se exlusivamente como ao racional referente a fins levada a cabo em funo de necessidades externas e pragmticas.
26

Economia e sociedade
Obra difcil e tortuosa escrita em um perodo de 11 anos.

27

Tipos ideais
Apesar do foco da anlise de Weber ser o indivduo e sua ao social, ele tambm estava interessado nos diversos modos como as pessoas agem em grupo e de maneira concertada. Quando determinadas aes se tornam regularidades ancoradas nos quatro tipos de ao social, tem-se ento um dos principais conceitos heursticos-analticos weberianos: o tipo ideal.
28

Exemplo de tipos ideais


Como ferramenta de pesquisa, o conceito de tipos ideais serve para ordenar o caos da cincia social e estabelecer um padro referencial e conceitual comparativo. puritano: identifica a ao regular e padronizada desses crentes. A ao deste tipo ideal voltada para o trabalho metdico e para um modo de vida asctico. funcionrio burocrtico: pontualidade, diligncia, confiabilidade, organizao.
29

Como so construdos os tipos ideais?


Obtm-se um tipo ideal pela acentuao unilateral de um ou de vrios pontos de vista e pela sntese de muitos fenmenos individuais concretos, difusos, discretos, mais ou menos presentes e s vezes ausentes, que so organizados segundo os pontos de vista unilateralmente acentuados a fim de formar um construto analtico homogneo. Em sua pureza conceitual, no pode ser encontrado empiricamente, na realidade, em lugar nenhum (Kalberg 2010: 42)
30

Tipos ideais enfatizados por Weber


1. Tipo de dominao: juzes, funcionrios pblicos, banqueiros, chefes tribais, artesos. Todos exercem dominao sempre que reclamam obedincia e, de fato, a suscitam. A base de toda dominao, e portanto de toda disposio a obedecer, uma crena em virtude da qual as pessoas que exercem a dominao ganham prestgio.
31

Por que as pessoas obedecem autoridade?


H trs princpios de legitimao da dominao: 1. Racional-legal: crena na legalidade de regras sancionadas (dominao legal). 2. Tradicional: crena na santidade de tradies imemoriais e na legitimidade dos que exercem a dominao sob tais tradies (dominao tradicional). 3. Carismtico: devoo afetiva santidade, herosmo ou carter exemplar de uma pessoa.
32

Manifestao da dominao racional-legal


Manifesta-se na burocracia, na qual as ordens so emitidas em nome de uma norma impessoal e no de uma autoridade pessoal As burocracias organizam o trabalho de maneira sistemtica tendo em vista regras e regulamentos gerais. As burocracias geralmente implicam a diminuio do espao da ao tradicional e afetiva em comparao com o que se passa na dominao tradicional e carismtica.

33

A viso de Weber sobre burocracia


Burocracia = bureau (escritorio, escrivaninha)+ cracia (domnio, poder) = domnio dos funcionrios. Tpica de grandes organizaes. A burocracia surgiu como uma resposta racionaleficiente para lidar com sistemas sociais de larga escala.

34

O carter impessoal da burocracia


[A natureza especfica da burocracia] se desenvolve mais perfeitamente quanto mais desumanizada, quanto mais completamente consegue eliminar das relaes oficiais o amor, o dio e todo elemento puramente impessoal, irracional e emocional que escapam ao clculo (Weber em Kelberg 2010: 72).

35

Caractersticas do tipo ideal de burocracia


1. Existe uma hierarquia definida de autoridade; 2. Regras escritas regem a conduta dos funcionrios em todos os nveis de organizao; 3. Os funcionrios trabalham em tempo integral e so assalariados (e supostamente possuem um plano de carreira);
36

O tipo ideal de burocracia


4. Separao entre as tarefas dentro da organizao e fora dela. A vida domstica do funcionrio difere das atividades realizadas no local de trabalho. 5. Membros da organizao no possuem os recursos materiais utilizados no trabalho. Burocracias tendem a afastar trabalhadores dos seus meios de produo.
37

Burocracias so a melhor forma organizacional?


Weber acreditava que quanto mais uma organizao burocrtica se aproximasse do tipo ideal de burocracia, mas eficaz ela seria j que a burocracia demonstrava uma superioridade tcnica em relao a outras formas de organizao.

38

Burocracias so ruins?
Nem sempre. Apesar do senso comum caracteriz-la como sinnimo de ineficincia, desperdcio e lentido, Weber a conceituou como um modelo de eficincia, cautela, preciso e ordenamento administrativo, pois as tarefas so reguladas por regras rigorosas de procedimento.
39

As disfunes da burocracia
Robert Merton (1957). 1. O fato de seguirem regras poderia gerar inflexibilizao de conduta e a evitar a adoo de solues criativas. O ritualismo burocrtico poderia levar a situaes nas quais as regras so conservadas a qualquer custo, mesmo quando h solues melhores para a organizao como um todo.
40

As disfunes da burocracia
Robert Merton (1957). 2. Regras burocrticas poderiam engessar metas organizacionais fundamentais. Exemplo: algum poderia deixar de receber um benefcio por deixar de realizar uma das etapas burocrticas de maneira satisfatria (no compensar segurados por danos legtimos, pelo fato deste no preencher o formulrio corretamente).
41

As disfunes da burocracia
Robert Merton (1957). A decorrncia natural, e a disfuno burocrtica primordial, seria ento o aumento da tenso entre o pblico e a burocracia rgida quanto s regras. Um dos pontos fracos das burocracias seria ento a dificuldade de lidar com casos especficos, que necessitem de tratamento e considerao especial.
42

Tipos ideais enfatizados por Weber


2. Estamentos ou grupo de status: aparecem quando as pessoas compartilham modos de viver, padres de consumo, convenes, noes especficas de honra e detm monoplios econmicos e de status. Constituem portanto base para a estratificao social. A estratificao por status sempre implica a monopolizao de bens materiais ou ideais de oportunidades, bem como a exclusividade e a distncia social.
43

CONCLUSO

44

Os pontos fortes da teoria Weberiana


1. Abordagem ambiciosa, rigorosa e bem-definida combinando descrio emprica com generalizao terica do ponto de vista histrico-comparativo. 2. Investiga a ao social das pessoas com respeito ao seu significado subjetivo: valores, tradies, interesses e emoes. 3. Mudana social inevitvel, mas ela no se d por via evolucionria e nem por causas nicas e gerais, mas sim por multicausas (religiosas, econmicas, jurdicas, familiares, de dominao e estamento, eventos histricos, competio, conflito.)
45

Os pontos fracos da teoria Weberiana


1. Complexidade e falta de clareza.
2. As diretrizes de construo e aplicao do conceito de tipo ideal so imprecisas e insuficientes. 3. Ao social referente a valores problemtica e sua validade questionvel. 4. A teoria weberiana incapaz de formular mecanismos claros e definidos para a mudana social.
46

Vous aimerez peut-être aussi