Vous êtes sur la page 1sur 4

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAOBSICA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA - PIP MATRIZ CURRICULAR EDUCAO FSICA VERSO PRELIMINAR
CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAO - 4 E 5 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EIXO

CAPACIDADES

CONTEDOS / CONCEITOS

CICLO COMPLEMENTAR 4 ANO 5 ANO R/T C/R/T R/T R/T C/R C/R R/T R/T R/T T/C

1.1 Conhecer a histria dos esportes e compreender o esporte como direito social. 1.2 Identificar o esporte como elemento da cultura corporal. 1.3 Identificar o ldico na prtica esportiva. 1 Esporte 1.4 Compreender a possibilidade do esporte como opo de lazer. 1.5 Reconhecer e diferenciar cada modalidade. 1.6 Aplicar os elementos tcnicos bsicos de cada modalidade em situao de jogos. 1.7 Manifestar a apropriao das aes corporais atravs de controle das aes motoras fundamentais de locomoo, estabilizao e manipulao. 1.8 - Reconhecer a importncia da prtica da atividade fsica para o desenvolvimento global das pessoas. 1.9 - Entender que o esporte uma maneira de manter a sade. 1.10 - Conhecer seus limites e possibilidades corporais, com autonomia.

Histria dos esportes

I/T/C I/T

Diferena entre a prtica esportiva educacional, de rendimento de participao Elementos tcnicos bsicos

I/T/C I/T/C I/T I/T I/T/C

Riscos e benefcios da prtica esportiva.

I/T/C I/T/C I/T

1.11 - Reconhecer as alteraes provocadas pelo esforo fsico (cansao, elevao dos batimentos cardacos) e saber por que elas ocorrem. 1.12 - Compreender a relao entre alimentao e a prtica da atividade fsica. 1.13 - Compreender a importncia da atividade fsica na preveno e no tratamento da obesidade. 1.14 - Analisar os padres de esttica, beleza e sade como parte da cultura que os produz e criticar o consumismo. 1.15 - Conhecer os efeitos da hidratao no organismo durante as prticas esportivas, inclusive durante as aulas de Ed. Fsica. 1.16 - Aplicar os conhecimentos sobre hidratao durante as atividades esportivas. 1.17 - Compreender os benefcios do uso de vesturio adequado para a prtica da atividade esportiva. 1.18 - Analisar a importncia dos conhecimentos da Educao Fsica no seu cotidiano e como eles podem modificar ou no as suas aes e interaes nos diferentes tempos e espaos. 1.19 - Compreender o esporte como espao de respeito s diferenas. 1.20 - Identificar o esporte como meio de superao de limitaes. 1.21 - Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores solidariedade, respeito, autonomia, confiana e liderana. 1.22 - Adotar atitudes ticas em qualquer situao de prtica esportiva. 1.23 - Manter o respeito mtuo, a dignidade e a solidariedade em situaes ldicas e esportivas. 1.24 - Identificar a influncia da mdia nas variadas modalidades esportivas.

Riscos e benefcios da prtica esportiva.

I/T/C I/T/C I/T/C I/T/C T/C R/T R/T T/C T/C T/C T T R/T T/C

Hidratao e vesturio.

I/T I/T/C I/T/C I/T I/T I/T I/T I/T I/T/C I/T

Importncia do esporte no desenvolvimento de atitudes.

Esporte e mdia.

EIXO

CAPACIDADES

CONTEDOS / CONCEITOS

CICLO COMPLEMENTAR 4 ANO 5 ANO R/T R/T C/R/T C/R/T C/R/T R/T T/C/R R/T C/R/T T/C T/C I/T/C

2.1 Compreender a importncia dos jogos e brincadeiras na vida dos sujeitos. 2.2 Conhecer e vivenciar as regras dos jogos e brincadeiras. 2.3 Diferenciar e vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema. 2 Jogos e brincadeiras 2.4 Conhecer a origem dos jogos e brincadeiras. 2.5 - Compreender regras, sua funcionalidade e implicaes em jogos e brincadeiras. 2.6 Valorizar a ludicidade, a incluso e a socializao. 2.7 Identificar valores ticos nos jogos e brincadeiras. 2.8 - Identificar e valorizar os jogos e as brincadeiras da comunidade local. 2.9 - Ser capaz de participar dos jogos e brincadeiras e tambm modific-los ou inventar outras formas diante de uma situao problema. 2.10 - Construir materiais para a vivncia de jogos e brincadeiras. 2.11 - Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades ldicas. 2.12 - Participar de competies, como campeonatos, olimpadas, etc. 2.13 - Conhecer jogos e brincadeiras de outras culturas. O brincar na vida dos alunos. Jogos populares Jogos esportivos Jogos de raquete Jogos de salo Capoeira

I/T/C I/T/C I/T I/T I/T I/T/C I/T I/T/C I/T I/T/C I/T/C

I/T/C

EIXO

CAPACIDADES

CONTEDOS / CONCEITOS

CICLO COMPLEMENTAR 4 ANO 5 ANO T/C T/C T/C T/C I/T/C T/C I/T/C T/C I/T/C

3.1 - Vivenciar o movimento em diferentes ritmos. 3.2 - Articular o gesto com sons e ritmos produzidos pelo corpo, por diferentes objetos e instrumentos musicais. 3.3 - Expressar sentimentos e ideias utilizando as mltiplas linguagens do corpo. 3 Dana e movimentos expressivos 3.4 - Conhecer as possibilidades do corpo na dana: impulsionar, dobrar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar, dentre outras. 3.5 - Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou msicas. 3.6- Vivenciar a dana em eventos escolares. 3.7 - Reconhecer a pluralidade das manifestaes culturais na dana em nosso pas. 3.8 - Vivenciar diferentes manifestaes culturais da dana. 3.9 - Compreender a dana como meio de desenvolvimento de valores e atitudes afetividade, confiana, criatividade, sensibilidade, respeito s diferenas, incluso. 3.10 - Identificar a dana como possibilidade de superao de preconceitos. 3.11 - Compreender as relaes sociais entre homens e mulheres na dana. 3.12 - Identificar a influncia da mdia nas formas de danar.

O Corpo na dana e nos movimentos expressivos

I/T I/T I/T I/T -

Criao e improvisao

I/T I/T -

A diversidade cultural das danas

brasileiras.

Dana como meio de desenvolvimento de valores e atitudes. Dana e relaes de gnero.

I/T

Dana e mdia.

I/T T/C

I/T

Vous aimerez peut-être aussi