Vous êtes sur la page 1sur 36

Caractersticas espectrais de alvos naturais

Aula 4
Professor Waterloo Pereira Filho
Docentes orientados: Daniela Barbieri Felipe Correa

Radiometria espectral
por meio das medidas radiomtricas de laboratrio ou de campo que se descobrem com qual intensidade cada material, seja gua, solo, vegetao ou minerais e rochas, reflete a radiao eletromagntica nos diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagntico (Meneses, 2001). Reflectncia = 100 L E
Onde: = reflectncia em porcentagem; E = intensidade da energia incidente; L = intensidade da energia que deixa a amostra.

Espectrorradiometria de reflectncia uma tcnica que tem a funo de medir em diferentes comprimentos de onda a energia eletromagntica refletida da superfcie dos objetos e represent-la na forma de um grfico que se denomina curva de reflectncia espectral (Meneses, 2001).

Cada objeto na superfcie terrestre apresenta uma curva espectral indicando reflectncia espectral em diferentes bandas dos sensores remotos, seja ele no visvel ou no infra-vermelho. Assim quanto maior for o pico de reflectncia no grfico, mais clara ser a cor do objeto (alvo) caracterizado na imagem, quanto menor for o pico de reflectncia no grfico, mais escura ser a cor do objeto (alvo) caracterizado na imagem. (SAUSEN, et al., p.7, 1999).

Caractersticas espectrais da gua

A interpretao do comportamento espectral da gua em relao aos demais alvos naturais de grande diferena e complexidade. Pois a energia refletida pela gua consideravelmente menor que os demais alvos, sendo o fator de maior relevncia para estudos por produtos do sensoriamento remoto. A interpretao dos dados torna-se mais complexa pela interferncia atmosfrica na regio de maior penetrao de luz na gua, a transmitncia varivel e alta em funo das diferentes profundidades, componentes opticamente ativos da gua apresentarem espectros semelhantes e reflectncia da superfcie da gua que mais elevada que a do volume e afetada por outros fatores.

Fonte: NOVO, 2008.

Comportamento Espectral
gua no estado lquido: apresenta baixa refletncia entre 380 nm e 700 nm nm, absorvendo toda R.E.M. acima de 700 nm. gua em forma de nuvens: apresenta alta refletncia entre 380 nm e 2500 nm com bandas de absoro amplas prximas de 1000 nm, 1300 nm e 2000 nm. gua em forma de neve: elevada refletncia, (maior que a das nuvens), entre 700 nm e 1200 nm. De 1200 a 1400nm a refletncia decresce rapidamente sendo muito absorvida ou seja com baixa refletncia at at 2500nm.

Fonte: NOVO, 2008.

Um dos principais interesses do uso do sensoriamento remoto em ambientes aquticos verificar a variao espacial e temporal da composio da gua, possibilitando investigar a origem e o deslocamento de substncias especficas em suspenso ou dissolvidas na gua (JENSEN, 2009).

Sistema Aqutico
gua Substncias Dissolvidas Composio Partculas em Suspenso Organismos vivos

Fonte: Rudorff, 2006.

Constituintes opticamente ativos (COAs)

A radiao descendente penetra a interface ar-gua, interagindo com a gua e seus componentes opticamente ativos e emergem da coluna dgua sem interagir com o fundo. Essas radiaes fornecem informaes sobre as caractersticas da composio da coluna dgua (JENSEN, 2009).

Fonte: Adaptado de Barbosa, 2005.

Geometria alvo-fonte-sensor para coleta em campo de dados espectrais

0,16 0,14 0,12 Reflectncia 0,10 0,08 0,06 0,04 0,02 0,00 400

500

600

700

800

900

Comprimento de onda (nm)

Clorofila
O fitoplncton um grupo heterogneo composto principalmente por algas fotossintetizantes que se distribui por grande parte dos ambientes marinhos e aquticos continentais. Nestes ambientes, o principal responsvel pela captao de energia eletromagntica, produzindo oxignio durante o processo fotossinttico.

Todo o fitoplncton em corpos dgua contm o pigmento fotossinteticamente ativo clorofila a, embora as clorofilas b, c, d e mesmo e podem estar presentes em vrias profundidades.

Fonte: ARRAUT et al., 2005; JENSEN, 2009; CORAZZA, 2010.

A clorofila a ao ser introduzida na gua pura provoca mudanas em suas caractersticas de reflectncia espectral, isto em sua cor. A figura exibe as caractersticas da reflectncia espectral da gua clara e da mesma gua contendo alga composta primariamente por clorofila a. A gua clara refletiu aproximadamente 2% entre 400 e 500 nm e diminui gradualmente para menos que 1% em comprimentos de onda maiores que 710 nm. Observa-se que quando a concentrao de clorofila aumenta na coluna dgua, h um significativo decrscimo na quantidade relativa de energia refletida nos comprimentos de onda do azul (entre 400 e 500 nm) e do vermelho (aproximadamente em 675 nm), mas um aumento na reflectncia do comprimento de onda do verde (JENSEN, 2009).

Medidas in situ de reflectncia espectral da gua clara e de gua contendo clorofila. Fonte: JENSEN, 2009.

Reflectncia do Reservatrio Passo Real - 9 e 10/06/2010

0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 400

500

600

700

800

900

Comprimento de onda (nm)

PR 01 PR 02 PR 03 PR 04 PR 05 PR 06 PR 07 PR 08 PR 09 PR 10 PR 11 PR 12 PR 13 PR 14 PR 15 PR 16 PR 17 PR 18 PR 19 PR 20 PR 21 PR 22 PR 23 PR 24 PR 25 PR 26 PR 27 PR 28 PR 29 PR 30 PR 31

Reflectncia

Sedimentos em Suspenso
O TSS compe dois tipos diferentes de sedimentos em suspenso, os orgnicos (SOS) e inorgnicos (SIS). Os sedimentos orgnicos em suspenso esto relacionados principalmente cor da gua. A alterao da cor da gua deve-se a forte absoro da radiao eletromagntica nos menores comprimentos de onda da faixa do visvel, principalmente na regio do azul. Com vrias bandas de absoro sobrepondo-se, estes compostos apresentam uma curva de absoro semelhante a matria orgnica dissolvida, com valores altos no ultravioleta e azul, decrescendo at o verde e valores muito baixos no vermelho (MANTOVANI e NOVO, 1996; NOVO, 2001).

A figura ilustra a reflectncia espectral da gua clara (pura) e da gua com concentraes variveis de sedimentos em suspenso oriundos de solo siltoso. A reflectncia da gua clara diminui continuamente aps cerca de 580 nm devido absoro da coluna dgua. Quanto a concentrao de sedimentos em suspenso aumenta, a reflectncia maior em todos os comprimentos de onda, principalmente na faixa 500 e 700 nm. Ainda verificado um aumento em direo do infravermelho (JENSEN, 2009).

Medidas in situ de reflectncia espectral da gua clara e de gua com vrios nveis de concentrao de sedimentos em suspenso de solo siltoso. Fonte: JENSEN, 2009.

Caractersticas espectrais da vegetao

Grfico da vegetao dividido em trs regies espectrais:


At 0,7 m a reflectncia baixa (<20%). De 0,7 a 1,3 m temos a regio dominada pela alta reflectncia da vegetao (30%<<40%). De 1,3 a 2,5 m, a reflectncia da vegetao dominada pelo contedo de gua das folhas.

Fonte: Jensen (2009).

Fonte: Novo, 1992.

Fatores que afetam a reflectncia da vegetao


Fatores Morfolgicos Densidade da cobertura vegetal Densidade de plantio Largura da folha Distncia entre folhas Insero foliar Fatores Fisiolgicos Idade da planta Dficit Hdrico Tipo e espessura das folhas Nutrientes Contedo de gua na folha
Fonte: Jensen, 2009.

Simulao de dossel

Fonte: Ponzoni, 2009.

Fonte: Jensen, 2009.

Influncia da umidade

Fonte: Jensen, 2009.

A resposta espectral da vegetao, entretanto, se modifica ao longo do seu ciclo vegetativo. O impacto das alteraes fenolgicas e morfolgicas sofridas pelas plantas que formam o dossel sobre o comportamento espectral varia: 1 - com a regio do espectro 2 - com o tipo de cultura 3 - com ngulo de visada

Fonte: Novo, 2008.

Caractersticas espectrais dos solos

Fatores que afetam a reflectncia dos solos


1. Umidade (maior umidade causar uma menor reflectncia atravs da poro refletida do espectro eletromagntico); 2. Contedo de matria orgnica ( um aumento em matria orgnica causar uma diminuio da reflectncia); 3. Quantidade de xido de ferro (um aumento em xido de ferro causar uma diminuio de reflectncia); 4. Porcentagem relativa de argila, silte e areia (uma diminuio do tamanho das partculas aumentar a reflectncia); 5. Caractersticas de aspereza da superfcie dos solos (uma diminuio na aspereza da superfcie causar um aumento do nvel de reflectncia).

Fonte: Jensen, 2009.

Umidade do solo

Com o aumento do teor de umidade no solo temos uma maior absoro de energia radiante em todo o espectro da curva, diminuindo a refletncia, porm a forma geral da curva no se altera.

Fonte: Jensen, 2009.

Solos midos, em geral, apresentam uma reflectncia menor que os secos, na faixa de comprimento de onda de 400 a 2600 nm. Para ilustrar, na figura ao lado so mostrados vrias curvas espectrais de solos contendo diferentes porcentagens de gua. possvel observar ainda que todas elas apresentam bandas de maior absoro pela gua em 1400 nm, 1900nm e 2200 nm.

Teor de matria orgnica

Com o aumento do teor de matria orgnica (>2%) temos uma maior absoro da R.E.M. em todo espectro estudado. Alem disso, a matria orgnica tambm mascara a presena dos xidos de ferro, na regio do visvel, diminuindo a intensidade dos picos de absoro dos xidos.

Condies de superfcie
A rugosidade do alvo proporciona uma maior interao com a R.E.M o que promove uma maior absoro quando comparado com uma superfcie teoricamente lisa.

Reflectncia

Reflectncia

Caractersticas espectrais dos minerais

As propriedades espectrais de minerais e rochas so passveis de anlise via perfis espectrais onde so observados gradientes e localizao de bandas de absoro, sendo principalmente discutida nas regies do visvel e do infravermelho prximo devido a maior disponibilidade de dados. Os elementos qumicos mais abundantes na natureza como Si, Al, O e Mg no possuem feies tpicas de absoro. Nos minerais, os elementos ou as substncias mais importantes que determinam as feies diagnsticas na faixa do espectro refletido so os ons ferroso (Fe2+) e frrico (Fe3+), o carbonato, a gua e a hidroxila, os quais tem potencialidade para dar informaes indiretas sobre a concentrao dos elementos mais abundantes.

Fonte: VENTURINI, 2007.

Os principais componentes das rochas e minerais (p.ex.,oxignio, silcio, alumnio) no produzem feies de absoro no intervalo 400-2500 nm. Portanto, espectros de minerais e rochas so influenciados pelos componentes menores tais como ferro, magnsio e clcio.

Fonte: Meneses e Ferreira Jnior, 2001.

Referncias
ARRAUT, E. M.; et al. Estudo do comportamento espectral da clorofila e dos slidos em suspenso nas guas do Lago Grande de Curuai (Par), na poca de seca, atravs de tcnicas de espectroscopia de campo. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 12., 2005, Goinia. Anais... Goinia: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2005. p. 2447-2456. BARBOSA, C. C. F. Sensoriamento remoto da dinmica da circulao da gua do sistema plancie de Curuai/Rio Amazonas. Tese de Doutorado, So Jos dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2005, 282 p. CORAZZA, R. Relaes entre variveis espectrais e limnolgicas no Reservatrio da Usina Hidreltrica Dona Francisca RS. 2010. 103f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. JENSEN, J. R. Sensoriamento remoto do ambiente: uma perspectiva em recursos naturais. So Jos dos Campos, SP: Parntese, 2009. MENESES, P. R. Fundamentos de Radiometria ptica Espectral. In.: MENESES, P. R.; NETTO, J. S. M. (Orgs.) Sensoriamento Remoto: reflectncia de alvos naturais. Braslia: Embrapa Serrados, 2001. MENESES, P. R.; FERREIRA JNIOR, L. G. Comportamento Espectral de Minerais e Rochas. In.: MENESES, P. R.; NETTO, J. S. M. (Orgs.) Sensoriamento Remoto: reflectncia de alvos naturais. Braslia: Embrapa Serrados, 2001.

NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento remoto: princpios e aplicaes. 2 ed. So Paulo: Blucher, 1992. NOVO, E. M. L. M. Comportamento Espectral da gua. In: MENESES, P. R.; MADEIRA NETTO, J. das S. (Orgs.) Sensoriamento Remoto: Reflectncia de Alvos Naturais. Braslia: UnB, Embrapa Cerrados, 2001. p 203-222. NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento remoto: princpios e aplicaes. 3 ed. So Paulo: Blucher, 2008. PONZONI, F. J.; SHIMABUKURO, Y. E. Sensoriamento Remoto no estudo da vegetao. So Jos dos Campos, SP: A. Silva Vieira, 2009. SAUSEN, T. M. ; RUDORFF, B. F. T. ; SIMI JUNIOR, R. ; AULICINO, L. C. M. . Sensoriamento remoto e suas aplicaes para recursos naturais. Vale Paraibano - Encarte Especial, So Jos dos Campos, p. 1 - 4, 21 ago. 1999. VENTURINI, A. Curso de introduo s tcnicas de sensoriamento remoto. Belm, novembro de 2007.

Questes
1. O que curva de reflectncia espectral? 2. Quais elementos ou fatores que alteram as caractersticas espectrais da gua pura, do solo, da vegetao e dos minerais?

Vous aimerez peut-être aussi