Vous êtes sur la page 1sur 38

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA 21/11/2012 Bibliografia: Mauro Schiavi - Manual de direito processual do Trabalho (5 Ed.

d.) Editora LTr. Jos Cairo Jr. Curso de Direito Processual do Trabalho (5 Ed.) Editora Podium. Carlos Henrique Bezerra Leite Direito Processual do Trabalho (mais indicado para a OAB) Amauri Mascaro Nascimento Curso de Direito Processual do Trabalho (clssico, mas indicado apenas para leitura complementar) 1 Avaliao Prova escrita 8,0 + Comparecimento Vara do Trabalho 2,0 2 Avaliao Prova escrita 8,0 + Comparecimento ao TRT 2,0

ORGANIZAO DA JUSTIA DO TRABALHO Art. 644 da CLT: So rgos da Justia do Trabalho: a) o Tribunal Superior do Trabalho; b) os Tribunais Regionais do Trabalho c) as Juntas de Conciliao e Julgamento ou os Juzos de Direito. A CF dispe no art. 111: Art. 111. So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juzes do Trabalho.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 24, de 1999) VARAS DO TRABALHO Existem diferentes formas de designar as Varas do Trabalho. Isso porque, logo quando surgiu a JT, as Varas eram chamadas de Juntas e Conciliao, que eram paritrias (havia juzes togados, representantes do Estado, e juzes classistas, indicados pelos sindicatos dos patres e empregados, que poderiam inclusive ser leigos em matria jurdica). Em primeira instncia os juzes classistas eram denominados vogais.

1|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Esse sistema era justificado pelo fato dos juzes classistas conhecerem a realidade do empregado e do empregador. Os juzes classistas decidiam pela condenao ou no. O juiz togado apenas interferia no julgamento em caso de divergncia. Em 1999, a emenda 24 extinguiu organizao paritria da Justia do Trabalho. Dessa forma, onde estiver escrito Junta de Conciliao, deve-se ler Vara do Trabalho. Segundo a CF, as Varas do Trabalho no so rgos da JT, mas sim os Juzes do Trabalho, que exercem suas funes mediante as Varas. A JT uma justia federal. Hoje, as varas do trabalho so compostas por um Juiz Titular, que so auxiliados por um Juiz Auxiliar (Substituto). O ingresso na carreira se d por meio de concurso pblico de provas e ttulos, e possuem as mesmas prerrogativas e impedimentos do Juiz de Direito. A carreira se inicia pelo cargo de Juiz Substituto, que pode ser auxiliar em alguma vara que j tenha Juiz Titular ou mesmo substituindo outro juiz que por qualquer motivo no esteja atuando momentaneamente. Na JT no existe diviso em entrncias como ocorre na Justia Estadual (diviso geogrfica). Assim, os juzes do trabalho possuem o mesmo grau de importncia, no necessitando percorrer as diversas entrncias para receber uma promoo. TRT O TRT o rgo de segunda instncia. Brasil, h a diviso em regies, resultando em 24 tribunais. O TRT da Bahia o da 5 Regio. As regies foram definidas de acordo com a importncia do Estado (1 regio RJ; 2 regio - SP). Em SP h dois TRTs o da 2 regio, que tem projeo sobre a cidade de SP e a Grande SP e o da 15 regio, que tem projeo em campinas e no resto do Estado. O TRT da 1 exerce sua jurisdio no DF e no Tocantins.

Composio: O TRT composto por desembargadores escolhidos dentre os juzes de carreira e o 1/5 constitucional (membros do MP e advogados). Na Bahia, o TRT composto por 29 desembargadores. O recrutamento para o 1/5 constitucional feito da seguinte forma: A OAB ou o MP elegem 6 nomes para compor a lista sxtupla, que ser enviada para o TRT. Da lista sxtupla escolhemse 3 nomes para enviar ao presidente da Repblica. O recrutamento dos juzes de carreira para o TRT tambm ser feito por meio de lista trplice enviada ao Presidente, porm, para compor tal lista, utilizam-se os critrios de antiguidade e merecimento.

2|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Funcionamento: os rgos do TRT da 5 Regio so: o Tribunal Pleno, um rgo especial, duas sees de dissdios individuais e coletivos e 5 turmas compostas por 5 desembargadores. H ainda o presidente, vice-presidente, corregedor e vice-corregedor, que no participam das turmas. Nem todos os TRTs possuem a mesma composio, pois se trata de deciso administrativa. A CF determina o mnimo de 7 membros. 26/11/2012 No existe lei que determine a nomenclatura de desembargador para os juzes do TRT em segunda instncia. Existe uma resoluo do Conselho Nacional da Justia do Trabalho dando essa nomenclatura. TST 27 membros O rgo de terceira instncia o TST, com sede em Braslia e jurisdio em todo o territrio nacional. composto de juzes, chamados ministros. O recrutamento dos ministros feito da mesma forma que no STJ. O desembargador que chegou ao TRT pelo quinto constitucional, no tem acesso ao TST. A carreira da magistratura trabalhista comea como juiz auxiliar e termina como desembargador, no que tange ao direito de chegar. Com relao ao TST, a escolha livre, de acordo com as listas encaminhadas. Os rgos do TST so: Tribunal Pleno, rgo especial, sesso de dissdios coletivos, sesses de dissdios individuais 1 e 2, e 8 turmas, compostas por 3 membros.

RGOS AUXILIARES Ao lado desses rgos temos os chamados rgos auxiliares. Os primeiros so as Secretarias das Varas (que so semelhantes aos cartrios das varas da justia comum). O Diretor da secretria o cargo mximo da rea tcnica dos concursos da Justia do Trabalho. Outros auxiliares servidores so os Oficiais de Justia. H tambm aqueles auxiliares da justia do trabalho que, no entanto, no so servidores, como por exemplo, os peritos. DO MPT Junta a cada Justia e respectiva jurisdio atua um Ministrio Pblico. No que tange Justia do Trabalho, o Ministrio Pblico atuante Ministrio Pblico do Trabalho.

3|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA OBS: Dizem que o MP configura um 4 Poder, mas, particularmente, no penso dessa forma. O cargo inicial do MPT de Procurador do Trabalho. Logo acima, h o cargo de Procurador Regional do Trabalho, seguido do cargo de Sub-Procurador do Trabalho. Acima do cargo de Sub-Procurador, existe apenas o de Procurador Geral, mas este no faz parte da carreira, sendo por indicao. O concurso para ingresso no MPT nacional, diferente dos concursos dos Tribunais, que so regionais. COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO Antes da Emenda 45: Art. 114. Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. DISSDIOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS 1. Individuais Busca-se a violao de um direito reconhecido pela Lei. Ex: frias que no foram pagas. A lide pode ser proposta por uma ou mais pessoas, desde que se pleiteei um direito previsto em lei. 2. Coletivos no se postula com base em um direito reconhecido. Postula-se com base na equidade. O objetivo que a Justia do Trabalho crie a norma. Ele envolve categorias de pessoas. Trata-se de um direito abstrato, visando a melhoria das condies de trabalho. Na verdade, o dissdio coletivo tambm uma ao coletiva, porm de rito prprio. A Justia do Trabalho tem o chamado poder normativo, ou seja, ela pode criar norma se estiver julgando um dissdio coletivo. H uma necessidade de regulamentao.

Na redao originria da CF, a justia do trabalho apenas julgava as causas em que se configura-se a relao de emprego, de acordo com o art. 3 da CLT. Inclui-se as relaes travadas entre empregados e empregadores entes de Direito Pblico Externo (Embaixadas, OEA, ONU...) O entendimento hoje que a Justia do Trabalho tem competncia para procedimentos de conhecimento, porm no tem competncia para executar, pois h uma conveno que probe a execuo de bens de Embaixadas.
4|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Tambm quando o empregador for ente da Administrao Pblica Direta e Indireta, a competncia para julgar litgios de empregados pblicos da Justia do Trabalho. Se a pessoa for servidora pblico, relao regida pelo Estatuto, a Justia competente ser a Estadual. A JT tambm julgava causas decorrentes no s da relao de emprego, mas tambm de relao de trabalho de forma genrica, se houvesse lei dispondo sobre a matria. Ex: CLT, art. 652, III competncia da JT os dissdios decorrente de relao de pequena empreitada. A pequena empreitada se caracteriza pelo empreiteiro ser o prprio trabalhador, ou mesmo com ajuda de at 2 pessoas, eventualmente. Vale ressaltar, que em que pese ser da competncia da JT o julgamento de causas de pequenos empreiteiros, o direito material aplicado aquele atinente categoria. Art. 652 - Compete s Juntas de Conciliao e Julgamento: a) conciliar e julgar: (...) III - os dissdios resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operrio ou artfice; (...) A JT competente para atender o trabalhador simples, e por isso geralmente o pequeno empreiteiro persegue um pequeno valor, ento o Professor acha que as empreitadas de grande valor no seriam competncia da JT. Isso porque a hipossufincia do trabalhador, prezada pela JT, restaria prejudicada. Alm disso, o que seria discutido no seriam os direitos trabalhistas, e sim o valor da obra contratada. Em 2004, houve a Reforma do Judicirio, e a emenda 45 modificou a competncia da JT profundamente. Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) I - as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) II - as aes que envolvam exerccio do direito de greve; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) III - as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) IV - os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

5|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA V - os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VI - as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VII - as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VIII - a execuo, de ofcio, das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) IX - outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 1 - Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2 Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 3 Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ajuizar dissdio coletivo, competindo Justia do Trabalho decidir o conflito. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

28/11/2012

Depois da emenda 45, ampliou-se a competncia da JT para as relaes de trabalho, dentre as quais se encontra a relao de emprego. Mas seriam todas as relaes de trabalho? No, para a maioria da doutrina para a uma minoria, seriam todas as relaes, inclusive as prestadas por profissionais liberais, por exemplo. O alcance da expresso relaes de trabalho ainda est em construo. Um exemplo de relao que no est envolvida na competncia da JT, mas que configura uma relao de trabalho genrica a relao de consumo. Os servios prestados para um destinatrio final, ou seja, aquele que ir utilizar o servio ou produto exaurindo seu valor econmico para si, no se incluem na competncia da JT. J existe uma smula do STJ sobre a situao do advogado (smula 363). Com relao ao direito de greve, este j era competncia da JT, mas foi explicitado no artigo para englobar tambm as chamadas aes possessrias, como por exemplo, quando os
6|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA trabalhadores ocupam a empresa, e necessrio o manejo de aes de reintegrao de posse. Tais aes no eram competncia da JT, pois antes apenas se julgava relaes de emprego. Durante a greve pode haver uma violncia, sendo um crime, um dano...De acordo com o Supremo, essas consequncias penais no estariam englobadas pela JT, sendo deslocada para a Justia Comum, mesmo sendo relacionadas a uma greve. Na vigncia da CF-88 antes da emenda, a JT no tratava de controvrsias sindicais. Mas hoje, a JT competente para dirimir qualquer conflito entre os sindicatos, entre os sindicatos e os trabalhadores e entre os sindicatos e os empregadores. No inciso IV, o que se discute a competncia da JT para julgamento de habeas corpus. Ser da JT se o que se est discutindo atine a sua jurisdio. O maior exemplo era o manejo de habeas corpus para o depositrio infiel, contudo, o Pacto de So Jos da Costa Rica no permite mais a priso civil nessa hiptese. O que ocorreu, foi um esvaziamento da possibilidade de anlise de habeas corpus pela JT, j que no h mais qualquer hiptese de priso civil que seja competncia da JT dirimir. Se a empresa no est cumprindo a legislao, ela pode sofrer fiscalizao. Da fiscalizao podem advir penalidades como a multa administrativa, aplicada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), que o rgo fiscalizador das relaes de trabalho e emprego. O ingresso se d por concurso pblico, e o sujeito responsvel pela fiscalizao o auditor do trabalho (chamado antes de fiscal do trabalho). As sanes tambm podem ser concretizadas atravs do fechamento do estabelecimento provisrio ou permanente. Antes no cabia JT julgar as aes relativas a penalidades impostas ao empregador pelos rgos fiscalizadores. Contudo, a emenda 45 ampliou a competncia, passando esta a abarcar tais aes, como o mandado de segurana e/ou cautelar. No que tange ao inciso IX, este repetiu a redao do art. 114, vigente antes da emenda 45. Contudo, ele se tornou desnecessrio, pois essas controvrsias j estariam includas nas relaes de trabalho de competncia da JT. Mas, se a lei no tem palavras inteis, para que o legislador colocou esse artigo? Johnson diria o seguinte, em face da dinmica da realidade podem surgir novas situaes, que no sejam de trabalho, mas podem decorrer delas, e que o legislador ordinrio opte por incluir na competncia da JT. Ex: aposentadoria complementar. Tem-se a competncia da JT tambm com relao ao local. Em princpio a vara competente o local da prestao do servio, o lugar onde o trabalho realizado. 03/12/2012 TIPOS DE PROCEDIMENTO NO PROCESSO DO TRABALHO A) SUMRIO (previsto no art. 2, 3, Lei 5.584) Art. 2. Nos dissdios individuais, proposta a conciliao, e no havendo acordo, o Presidente, da Junta ou o Juiz, antes de passar instruo da causa,
7|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA fixar-lhe- o valor para a determinao da alada, se este for indeterminado no pedido. [...] 3 Quando o valor fixado para a causa, na forma deste artigo, no exceder de 2 (duas) vezes o salrio-mnimo vigente na sede do Juzo, ser dispensvel o resumo dos depoimentos, devendo constar da Ata a concluso da Junta quanto matria de fato. Refere-se s causas com o valor de no mximo 02 salrios mnimos. Sua caracterstica que o juiz dever colocar, na Ata, apenas a sua concluso quanto aos depoimentos e passar a deciso. O fundamento deste rito a celeridade processual. Da deciso do juiz, s caber recurso se for de matria constitucional, conforme o 4 do art. 2. 4 - Salvo se versarem sobre matria constitucional, nenhum recurso caber das sentenas proferidas nos dissdios da alada a que se refere o pargrafo anterior, considerado, para esse fim, o valor do salrio mnimo data do ajuizamento da ao. (Redao dada pela Lei n 7.402, de 1985) A Lei no pegou, pois as partes sempre entravam com recurso, alegando cerceamento da defesa (no constaria os depoimentos), reformando as sentenas.

B) SUMARSSIMO (previsto na CLT art. 852-A a 852-I) Art. 852-A - Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Refere-se s causas com valores de at 40 salrios mnimos. A Lei que inseriu esse artigo, na CLT, de 2000. Questiona-se, ento, se teria este artigo revogado a Lei 5584/70, extinguindo, consequentemente, o rito sumrio? H posies, na doutrina, nos dois sentidos. Existem semelhanas entre os dois ritos: ambos visam celeridade. Mas, no Rito Sumarssimo, cabe Recurso.

C) Ordinrio ou Comum (art. 837, CLT) Est previsto a partir do art. 837 da CLT (Seo I do Captulo III), que trata da forma da reclamao trabalhista. Refere-se s causas com valor superior a 40 salrios mnimos.

8|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA D) Especial Inqurito para apurao de falta grave Art. 853 - Para a instaurao do inqurito para apurao de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentar reclamao por escrito Junta ou Juzo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspenso do empregado. A estabilidade direito de no ser despedido, salvo no caso da prtica de falta grave repetida. Deve-se ser instaurado um inqurito para que a Justia possa permitir a demisso. A partir da CF/88 parou de existir a estabilidade definitiva, exceto para aqueles vinculados a relao de trabalho antes desse ano. Apenas subsiste a estabilidade definitiva daqueles que adquiriram antes de 1988. A estabilidade pode ser provisria. o caso da empregada grvida.

O JUS POSTULANDI NO PROCESSO DO TRABALHO O jus postulandi o direito de postular em juzo. Em regra, s o advogado o possui. Mas, na Justia do Trabalho, no assim tambm o empregado e o empregador detm essa prerrogativa, independentemente do valor da causa ou da instncia (Justia do Trabalho, TRT, TST). No STF, no podem mais postular, s o advogado, pois no faz parte da Justia do Trabalho ( uma justia extraordinria). Hoje, em face da nova competncia, tambm possvel que os trabalhadores postulem em juzo. Art. 791 - Os empregados e os empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. 1 - Nos dissdios individuais os empregados e empregadores podero fazer-se representar por intermdio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 2 - Nos dissdios coletivos facultada aos interessados a assistncia por advogado.

At o final: at a jurisdio trabalhista final, ou seja, at o TST. Se for ao STF, necessrio o advogado. Smula 425, TST. O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do Tribunal Superior do Trabalho.

9|Pgina

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA At o TRT qualquer pessoa pode interpor. Do TRT para o TST h o recurso de revista e embargos, o qual no possvel a parte, sozinha, interpor. No existe o jus postulandi das partes tambm nos casos de ao rescisria, mandado de segurana e ao cautelar. Isso ocorre porque se trata de processos de difcil preparao, nas quais se faz necessrio o conhecimento tcnico-jurdico prprio do advogado. ESPCIES DE MANDATOS Optando a parte pelo advogado, o mandato pode ser: A) Expresso: o mandato escrito, que se materializa na procurao. B) Tcito: decorre de um comportamento. Nesse caso, a parte comparece em juzo acompanhada de seu advogado Para a maioria das pessoas, o mandato tcito quando o advogado assina peas no processo. No correto, entretanto, pensar dessa forma. Mandado tcito se consubstancia quando o reclamante ou o reclamado comparece audincia acompanhado do advogado e insere-se o nome desse advogado em ata. So dois, pois, os requisitos necessrios. Este mandato habilita o advogado a exercer atos processuais, mas no admite substabelecimento, exatamente porque decorre de um comportamento da parte. C) Apud acta: a parte comparece audincia com seu advogado sem mandato expresso e, ento, o juiz manda inserir na ata, de ofcio ou a requerimento, que a parte constitui certa pessoa como advogado. Pode ser substabelecido. Ex.: art. 16 da Lei 1060/50 Se o advogado, ao comparecer em juzo, no exibir o instrumento do mandato outorgado pelo assistido, o juiz determinar que se exarem na ata da audincia os termos da referida outorga.. A diferena entre o mandado apud acta o mandado tcito que, no mandato apud acta, o juiz manda inserir em ata a outorga da procurao, h uma vontade expressa (por parte do juiz); no mandato tcito, simplesmente se informa, na ata, que a parte compareceu assistida pelo advogado, ou seja, insere-se apenas o nome do advogado.
05/12/2012 PETIO INICIAL DA RECLAMAO TRABALHISTA

De acordo com o art. 769, CLT, o CPC fonte subsidiria do direito processual do trabalho. Para isso, as normas do direito processual do trabalho devem ser omissas quanto matria, e a norma do CPC seja compatvel com as regras e princpios do direito processual do trabalho (celeridade, simplicidade, proteo do hipossuficiente). S se aplica, ento, o CPC caso seja omissa a legislao trabalhista sobre o tema e que a norma do CPC seja compatvel com os princpios do processo do trabalho.

10 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo.
*A petio inicial da reclamao trabalhista pode ser oral ou escrita no procedimento ordinrio. O art. 853, da CLT, todavia, prev que para o Inqurito para apurao de falta grave, a petio inicial deve ser escrita obrigatoriamente. O Art 282, CPC trata dos requisitos da petio inicial no processo civil.

Art. 282. A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru. A petio um requerimento no qual deve-se indicar, segundo o art. 282, CPC, o juiz ou tribunal a que ela dirigida (endereamento). Alm disso, devem ser indicados os dados relativos ao autor e ao ru (qualificao), o fato e os fundamentos jurdicos do pedido (dos fatos e do direito), bem assim o pedido com suas especificaes. Em seguida, o valor da causa deve ser indicado, pois importante para o procedimento de execuo e as provas que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos. Por fim, deve haver o requerimento de citao do ru.
O Art. 283, do CPC diz, ainda, que a petio inicial deve ser instruda com os documentos indispensveis propositura da ao.

Art. 283. A petio inicial ser instruda com os documentos indispensveis propositura da ao.
O art. 840, CLT traz o elenco dos requisitos especficos da petio inicial da reclamao trabalhista.

OBS: A ao trabalhista se chama reclamao trabalhista, onde o autor chama-se reclamante e o ru chama-se reclamado. Mas porque essa terminologia? Isso porque a justia do trabalho no fazia parte do poder judicirio e somente em 1944 foi integrada. Antes disso, ela era uma esfera administrativa. Por esta razo, havia uma reclamao administrativa onde figuravam como partes o reclamante e o reclamado. Da porque essa nomenclatura especfica do direito processual do trabalho.
11 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA

Art. 840. - A reclamao poder ser escrita ou verbal. 1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou secretrio, observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. Onde se l Presidente da Junta, leia-se Presidente da Vara. O juiz de direito est ainda previsto pois ele pode atuar na esfera trabalhista quando no h jurisdio trabalhista em determinado lugar. Hoje, mais difcil, pois todas as cidades tem pelo menos uma vara com competncia trabalhista. Mas, em que hiptese pode surgir um local onde no tem a competncia trabalhista? Quanto h o desmembramento de um municpio ou emancipao de um distrito em municpio e ainda no foi organizada a sua estrutura judiciria. Alm dos itens referidos no CPC como qualificao, a JT indica outros dados que devem constar o numero da CTPS, o CPF, filiao, CEP. H, inclusive, uma norma que prev esses dados. A Corregedoria um rgo da JT (do TRT e TST) encarregado de fiscalizar a atividade dos juzes e servidores. A parte ode requerer perante a Corregedoria, quando o juiz no atuar da forma devida, se no houver recurso destinado a sanar a determinada falha, a providncia cabvel. Dentre as suas funes, a Corregedoria editar normas de procedimentos trabalhistas, chamadas de Provimentos da Justia do Trabalho, tanto do TRT quanto do TST. Dentre esses provimentos, existe o art. 23, que prev o que deve constar da petio inicial. Ademais, o art. 840 prev que requisito da petio inicial a apresentao de breve escoro ftico. Qual a diferena de uma breve exposio dos fatos e a previso do art. 282, do CPC que traz como requisitos da petio a apresentao dos fatos e dos fundamentos de direito? Aqui na JT no preciso fazer alegaes ou consideraes, sendo bastante a apresentao de um breve escoro ftico. Contudo, no h de ser to simples de modo a prejudicar a apresentao dos fatos e da causa de pedir. Em seguida, o artigo prev a necessidade de apresentao da data da petio e da assinatura do advogado ou do prprio reclamante (devendo, este ltimo, estar assistido por um advogado). Segundo o art. 2, da Lei 5.584, no seria requisito da petio inicial trabalhista o valor da causa. Entretanto, a lei diz que se a causa no tiver um valor, o juiz o fixar. O valor da causa servir para a escolha do procedimento adequado e para a fixao das custas processuais a serem recolhidas. OBS: O procedimento sumrio de pouco importncia hoje, pois uma causa de at 2 salrios mnimos muito difcil de se ver.

12 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Faltou, ainda, na previso da CLT outro item do art. 282, do CPC, a indicao das provas. Na JT as provas so levadas pelas partes, no havendo necessidade de indicao. Sendo que a prova documental j deve ser levada pelo autor com a inicial pelo ru no momento de apresentao da contestao. Todavia, na JT existe exagerada tolerncia em relao juntada de documento fora de poca, at depois de iniciada a audincia, principalmente quando a parte est no exerccio do jus postulandi, sob argumento pautado no princpio da informalidade no processo do trabalho.

RECLAMAO TRABALHISTA

A reclamao pode ser verbal ou escrita, segundo o art. 840, 1 e 2, CLT. Art. 840 - A reclamao poder ser escrita ou verbal. 1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou secretrio, observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. Quanto reclamao verbal, do ponto de vista da lei feita da seguinte maneira: o reclamante comparece vara do trabalho e faz verbalmente a sua reclamao, que ser tomada a termo por um servidor. o que prev o art. 840, 2. Art. 786 c/c 731, CLT. Art. 786 - A reclamao verbal ser distribuda antes de sua reduo a termo. Pargrafo nico - Distribuda a reclamao verbal, o reclamante dever, salvo motivo de fora maior, apresentar-se no prazo de 5 (cinco) dias, ao cartrio ou secretaria, para reduzi-la a termo, sob a pena estabelecida no art. 731. Art. 731 - Aquele que, tendo apresentado ao distribuidor reclamao verbal, no se apresentar, no prazo estabelecido no pargrafo nico do art. 786, Junta ou Juzo para faz-lo tomar por termo, incorrer na pena de perda, pelo prazo de 6 (seis) meses, do direito de reclamar perante a Justia do Trabalho. 12/12/2012 CITAO No processo do trabalho, muitos denominam citao de notificao. Art. 841 - Recebida e protocolada a reclamao, o escrivo ou chefe de secretaria, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeter a segunda via
13 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA da petio, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer audincia de julgamento, que ser a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias. 1 - A notificao ser feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraos ao seu recebimento ou no for encontrado, far-se- a notificao por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juzo. 2 - O reclamante ser notificado no ato da apresentao da reclamao ou na forma do pargrafo anterior.

Postal - A regra geral, no processo do trabalho, a citao postal. A citao no precisa ser pessoal, basta que chegue ao mbito do reclamado, ou seja, pode ser recebida mesmo por um porteiro ou vigilante. H a presuno de que houve o recebimento no prazo de 48h de expedida a citao. Ressalva-se, contudo, que essa presuno jris tantum, admitindo-se prova em contrrio. Esse um aspecto cuidado diferentemente do Direito processual Civil no Direito Processual Penal. Smula 16, TST. Presume-se recebida a notificao 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu no-recebimento ou a entrega aps o decurso desse prazo constitui nus de prova do destinatrio. Por edital - Ocorre quando o reclamado criar obstculos citao ou no for encontrado. Por oficial de justia - H outras formas de citao como, p. ex., quando o reclamado residir em fazenda (meio rural), que ser citado por oficial de justia. No processo civil h outras formas de citao, como a citao por hora certa. Ocorre que na rea trabalhista essa forma de difcil aplicao, embora seja admitida.

DA AUDINCIA O reclamante, no ato da protocolizao, j notificado da data da audincia. A parte reclamada ser citada para comparecer audincia depois de 05 dias esse prazo um interstcio para que o reclamado possa preparar sua defesa. No entanto, se o juiz der um prazo menor, o professor entende que a parte (mesmo tendo direito a 5 dias) deve comparecer audincia e apresentar a contestao, pedindo, quando necessrio, a prorrogao do tempo (deve apresentar justificativa para tal prorrogao). No processo do trabalho, o comparecimento das partes audincia obrigatrio, independentemente de intimao para esse fim e da presena de seus representantes. Devem
14 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA comparecer para que seja feita uma tentativa de conciliao e para que possam apresentar atos (a contestao apresentada na audincia). De regra, a audincia una. Na prtica trabalhista, entretanto, revelou a necessidade de fazer uma subdiviso: a) Audincia inicial ou inaugural: ser feita a tentativa de conciliao e apresentao da defesa; b) Audincia de instruo: apresentam-se as provas; c) Audincia de julgamento: pronunciamento do juiz. possvel que todos os atos sejam realizados em uma nica audincia. A audincia pblica, qualquer pessoa pode assistir, mas a pedido de uma das partes o juiz pode decretar o segredo de justia (ex: doena infecto-contagiosas, assdio sexual). Deve ocorrer entre 08. s 18hs. e no deve ter mais de 05 horas seguidas. Haver tolerncia de at 15 min para a chegada do juiz. No h tolerncia para as partes elas devem estar l na hora marcada art. 815, CLT. Se, depois dos 15 min, o juiz no chegar, as partes podem ir embora (o Jonhson acha melhor esperar at que algum servidor dispense, o que ser registrado em ata). Art. 815 - hora marcada, o juiz ou presidente declarar aberta a audincia, sendo feita pelo secretrio ou escrivo a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer. Pargrafo nico - Se, at 15 (quinze) minutos aps a hora marcada, o juiz ou presidente no houver comparecido, os presentes podero retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audincias. Substituio da parte Reclamada O reclamado pode ser substitudo pelo preposto, que deve conhecer os fatos e ser empregado da empresa. Art. 843 - Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. 1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. Requisitos para ser preposto: a) Conhecer os fatos em litgio. No precisa ser conhecimento prprio, podendo ter sido adquirido mediante outra pessoa. Se no conhece os fatos, presumem-se verdadeiras as alegaes do trabalhador. Ser evasivo nas declaraes tambm pode ser apenado com a confisso.
15 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA b) Ser empregado da empresa Smula 377, TST. Exceto quanto reclamao de empregado domstico, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligncia do art. 843, 1, da CLT. c) A lei no exige um documento para se substituir algum. Na praxe, se exige a carta de preposio para se representar algum na audincia. Seria um documento que credencia a substituio. A carta de preposio uma espcie de procurao com os dados do processo; no um requisito legal, pode apresentar depois. O advogado pode ser simultaneamente patrono e preposto da empresa? Para a Justia do Trabalho no h nenhuma irregularidade nisto. Para a OAB, entretanto, esse exerccio simultneo proibido, com fulcro no art. 3 do Estatuto da Ordem. 17/12/2012 (cont. SUBSTITUIO DAS PARTES) *O advogado pode ser preposto e advogado ao mesmo tempo? Onde estaria a incompatibilidade? O advogado pode atuar como preposto, em geral, se ele trabalhar para a empresa. Mas, ele pode ser advogado da empresa e preposto ao mesmo tempo? A Lei 8.986 estatuto do advogado tem um regulamento da atividade advocatcia e seu art. 3/ tem a seguinte redao: defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como procurador e preposto da parte. Do ponto de vista da JT no h nenhum irregularidade, no vendo incompatibilidade. Mas pode-se encontrar alguma dificuldade em relao OAB. O entendimento que se tem que a funo do advogado seria incompatvel com a de preposto, no sentido de que ele teria liberdade de atuao, o que no ocorre quanto ao preposto, que est vinculado aos interesses da empresa. OBS: A jurisprudncia dominante de que o preposto no pode assinar recurso, em que pese o professor entender o contrrio. Ento, pode-se dizer que o preposto no pode exercer todos os atos do processo.

Substituio da parte Reclamante - em reclamatrias plrimas ou aes de cumprimento, o reclamante poder se fazer substituir pelo representante do sindicato. 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. O reclamante tambm pode ser substitudo, em caso de doena ou de motivo relevante, pelo sindicato ou pelo colega de profisso.

16 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA A funo do substituto , para a maioria da doutrina, a simples justificativa, ou seja, o substituto vai para a audincia com o intuito de alegar os motivos da ausncia e evitar as sanes (arquivamento, quando for o reclamante, e revelia, quando for o reclamado); para a minoria da doutrina, a substituio para todos os efeitos legais. Dessa forma, a audincia continuaria, no necessitando remarcao, por exemplo. EFEITOS DA AUSNCIA NA AUDINCIA (ART. 844 DA CLT) a) Para o reclamante: arquivamento da ao. Significa uma extino do processo sem anlise do mrito. Se o reclamante der causa a dois arquivamentos seguidos, perde o direito de reclamar. b) Para o reclamado: a ausncia do reclamado implica em revelia e confisso ficta quanto matria de fato. Art. 844 - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o no-comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia. No processo civil, a revelia consiste na no contestao e tem como conseqncia a confisso ficta, a presuno de veracidade de tudo quanto alegado pelo autor. CC-02, Art. 319 - Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. No processo do trabalho, a confisso ficta outra conseqncia, j que a CLT fala em alm de. A revelia seria conseqncia da ausncia de contestao, ao passo que a confisso conseqncia da ausncia da parte na audincia. Smula 122, TST. A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. c) Para o advogado: A ausncia do advogado audincia no gera conseqncias, tendo em vista que a parte possui o jus postulandi. A falta do advogado, portanto, no interrompe a audincia. Essas conseqncias (reclamado e reclamante) so sobre a audincia inicial. Na audincia de instruo, a conseqncia, para ambas, a confisso. Do ponto de vista da lei, o juiz s tem o primeiro contato com os autos no dia da audincia inicial, salvo em hipteses que precise determinar alguma medida, como por exemplo a citao por outra forma que no a postal.

17 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA OBS: CORREIO a corregedoria um dos rgos da JT. A sua finalidade de corrigir atos, ausncias de juzes e funcionrios, fiscalizar a atividade de juzes e servidores. Dentro dessa funo corregedora, existe um que atua como um recurso. Utiliza-se a corregedoria como um recurso. Da porque tratarmos da reclamao correicional quando falarmos de recurso. O corregedor utiliza-se da reclamao correicional como sucedneo de um recurso. Ex. juiz que no despacha no processo. No cabe recurso quanto a esta omisso, tambm no cabe MS, mas cabe correio. Faz-se uma reclamao pelo corregedor pedindo ao juiz que despache no processo. Se ele ainda assim no o fizer, o corregedor substituir o juiz para que despache.

Assuntos da 1 Avaliao. ORGANIZAO DA JT E ORGANIZAO PARITRIA PARA TRT E TST. Composio e funcionamento. rgos auxiliares. Juiz de direito. MPT. COMPETNCIA DA JT. Analise do art. 114, da CF e todos os seus incisos. JUS POSTULANDI. MANDADOS. TIPOS DE PROCEDIMENTO (ordinrio, sumrio, sumarssimo e especial de inqurito para apurao de falta grave). PETIO INICIAL: Requisitos e estudo comparativo entre o art. 282 e a previso da CLT. APLICAO SUBSIDIRIA DO CPC AO DIREITO DO TRABALHO. FONTES. CITAO: formas de citao (postal, por edital e pessoal). AUDINCIA: comparecimento audincia. SUBSTITUIO DAS PARTES: PREPOSTOS.

19/12/2012 TENTATIVA DE CONCILIAAO - O primeiro ato da audincia a tentativa de conciliao.A conciliao pode ser feita em qualquer fase do processo. Mas, no processo do trabalho, existem dois momentos em que a tentativa de conciliao obrigatria: a) primeiro ato de audincia (audincia inicial) b) antes da sentena, tendo em vista que imagina-se que as provas j foram colhidas (aps as razes finais). Jurisprudncia e doutrina defendem que havendo a primeira tentativa e no havendo a segunda tentativa de conciliao o processo seria nulo. Caso, entretanto, no fosse feita a primeira tentativa, mas h a segunda, no haveria essa nulidade. Embora a segunda tentativa seja a mais importante do ponto de vista jurdico (induzindo a nulidade), na prtica, , na primeira tentativa que se d mais conciliaes. Juiz no est obrigado a homologar um acordo. Na conciliao h uma transao: embora a maioria dos direitos trabalhistas seja indisponvel, na conciliao eles so transacionveis.

18 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Cabe ao juiz, entretanto, no homologar acordos que sejam demasiadamente desfavorveis para uma das partes, ainda mais se a parte estiver no exerccio do jus postulandi. O juiz deve ver se o acordo est em conformidade com a lei e se exorbitantemente prejudicial a qualquer das partes. A conseqncias da conciliao que ela equivale a uma deciso irrecorrvel (transita em julgado) s pode ser desfeita via ao rescisria. Isso no ocorre nos casos de questes previdencirias. DA DEFESA Art. 847 - No havendo acordo, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes. No processo do trabalho a resposta se chama de defesa. No havendo acordo, o acusado ter vinte minutos para se defender. V-se aqui a aplicao do principio da ORALIDADE. No processo civil o prazo de 15 dias para se interpor defesa, que deve ser escrita (art. 297). No processo do trabalho, entretanto, a defesa oral e deve ser feita em audincia (princpio da oralidade). Embora a defesa seja oral, recomendado que seja feita por escrito porque h vrias audincias em um dia e acaba atrasando a pauta. Alm disso, toda matria de defesa deve ser feita nos 20 minutos (exceo, contestao e reconveno princpio da eventualidade) e o tempo curto. Tambm existe a possibilidade que ao fazer a defesa oral, o advogado esquecer de abordar algum ponto, o que se pode evitar se for elaborado por escrita a defesa. O advogado pode apresentar a defesa oralmente se, por exemplo, esquecer de levar audincia a pea de defesa. Se a defesa for apresentada de forma escrita, em audincia, pode-se fazer aditamento oralmente. Na prtica, isso que ocorre, entrega-se a defesa por escrito, e se por acaso deixou de abordar algum ponto, adita-se oralmente. Pelo texto da lei, o juiz leria a reclamao, salvo se dispensado pelas partes. O juiz, geralmente dispensa a leitura, pois o reclamante j conhece o contedo da reclamao e o reclamado j teria recebido cpia para preparar a defesa. Contestao - Deve ser especfica e no geral, conforme o CPC (art. 312), visto que a CLT no trata do assunto. Assim, deve-se rebater todos os pedidos feitos na pea inicial. As contestaes tambm comportam alegao de preliminares, que so aquelas dispostas no art. 301 do CPC. Excees Art. 799 - Nas causas da jurisdio da Justia do Trabalho, somente podem ser opostas, com suspenso do feito, as excees de suspeio ou incompetncia.

19 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA 1 - As demais excees sero alegadas como matria de defesa. 2 - Das decises sobre excees de suspeio e incompetncia, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final. Art. 800 - Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. Art. 801 - O juiz, presidente ou juiz classista, obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relao pessoa dos litigantes: a) inimizade pessoal; b) amizade ntima; c) parentesco por consanginidade ou afinidade at o terceiro grau civil; d) interesse particular na causa. Pargrafo nico - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, no mais poder alegar exceo de suspeio, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeio no ser tambm admitida, se do processo constar que o recusante deixou de aleg-la anteriormente, quando j a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propsito o motivo de que ela se originou. Trata-se de defesa indireta. Atravs delas se quer afastar o juiz do processo (suspeio) e afastar o processo do juiz (incompetncia). Na CLT no h a previso da exceo de impedimento, diferente do CPC (art. 304). Questiona-se se aplica o CPC subsidiariamente para incluir a exceo de impedimento. Como se sabe, aplica-se o CPC quando a CLT for omissa e quando no houver contradio entre as leis. A CLT no omissa sobre o tema, embora trate de forma incompleta. A CLT foi editada na vigncia do CPC anterior (art. 185, CPC/39), que no tinha a hiptese de impedimento prevista. A CLT, ento, copiou o dispositivo. A suspeio abarcaria todas as hipteses, tanto de suspeio quanto de impedimento. Em 1973, o CPC separou as hiptese de impedimento e suspeio e a CLT no foi atualizada. Assim, entende-se que aplica o CPC de forma subsidiria, porque as hipteses de suspeio so muito mais graves. Aplicam-se as normas/procedimento da suspeio da CLT ao impedimento. As decises que julgam as excees so decises interlocutrias (proferidas de forma incidente). As decises interlocutrias, no processo do trabalho, no cabem recurso de
20 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA imediato. O recurso cabvel ser apresentado quando sobrevier a deciso final e, preliminarmente, suscita-se a nulidade do processo contra aquela deciso. O pargrafo 1 do artigo 893, CLT prescreve: os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. Smula 214, TST. Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. Se a deciso interlocutria for terminativa do feito pode-se recorrer de imediato (art. 799, 2). Terminar o feito no extinguir o processo no todo, mas no mbito da Justia do Trabalho daquele lugar. O motivo para essa regra que a sentena no ser dada no juzo de origem. Por isso, permitese que se recorra de imediato, sob pena de perder a oportunidade de recorrer, j que o processo ir para outro juzo, visto que a deciso terminou o feito. Se a justia trabalhista da Bahia se declara incompetente e remete processo para Belm, outra jurisdio, caber recurso? E se mandar para Camaari, tambm, se alegando incompetente? Em relao Camaari, no cabe recurso porque haver a deciso definitiva na prpria jurisdio. Porm, no caso de Belm caber recurso. Obs.: quando se apresenta exceo, apesar dela suspender o curso do processo, deve-se apresentar conjuntamente a contestao.

07/01/2013 (Continuao da defesa...) Prazo (art. 841, CLT) - Entre a citao e a audincia deve haver um intervalo mnimo de 5 dias para que o ru possa preparar a defesa. No entanto, se o juiz der um prazo menor, entende-se que a parte (mesmo tendo direito a 5 dias) deve comparecer audincia e apresentar a contestao, pedindo, quando necessrio, a prorrogao do tempo para o disposto legalmente (deve apresentar justificativa para tal prorrogao).

21 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Reconveno - A reconveno ao do ru contra o autor no mesmo processo. No est prevista no processo do trabalho, mas aplica-se subsidiariamente a norma do CPC, ajustando s regras do processo do trabalho. apresentada no prazo de 20 minutos ou de forma escrita, na audincia. Reconveno , portanto, instituto de direito processual civil, que se aplicaa ao Direito Processual do Trabalho por ser omissa a CLT e ser o CPC compatvel com o processo do trabalho. A diferena que a reconveno, no processo do trabalho, apresentada em audincia, no em cartrio como ocorre no processo civil. No processo do trabalho, as excees e reconvenes so feitas dentro dos autos (no processo civil, em autos apartados). IMPUGNAO DO VALOR DA CAUSA A CLT no inclui entre um dos requisitos da petio inicial o valor da causa. atravs do valor da causa que se fixa as custas, os honorrios advocatcios (quando cabveis), o tipo de procedimento. Se o valor da causa foi fixado na petio inicial, o momento de manifestar o inconformismo quanto a este valor na contestao. Se no for fixado pela parte, uma vez que no h essa obrigao, o juiz do trabalho, antes de proceder com a instruo, fixar um valor pra a causa (Lei 5.584/70, art. 2), de ofcio ou a requerimento. O momento para se insurgir dessa fixao nas alegaes/razes finais, que ocorre antes da sentena. No haver precluso porque, nesse caso, pela prpria previso legal. Normalmente, recomendado que a parte faa um protesto, que pode ser utilizada contra qualquer deciso interlocutria do juiz. Esse protesto teria que ser renovado nas alegaes finais. Em relao fixao do valor da causa pelo juiz, entretanto, no necessrio que se faa o protesto. Se o juiz mantiver o valor da causa, apesar da impugnao, a parte deve apresentar recurso de reviso no prazo de 48h, para o Presidente do tribunal.

Obs.: a caracterstica principal do procedimento sumrio que da deciso proferida no cabe recurso, a no ser que haja violao direta CF. um procedimento rpido e simplificado. FASE PROBATRIA O NUS DA PROVA Os fatos alegados pelas partes devem ser provados. A quem cabe provar aquele que possui o nus da prova. Em relao a ele, a CLT possui apenas um art. 818. Art. 818 - A prova das alegaes incumbe parte que as fizer.

22 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Apenas esse dispositivo no suficiente, pois ambas as partes podem fazer alegaes que se negam mutuamente. Ex: o empregado alega que foi despedido e o patro alega que no houve demisso. Nesse caso, pode-se recorrer ao CPC, conforme autoriza a CLT. A doutrina e jurisprudncia, portanto, permitem a aplicao do art. 333 do CPC, haja vista que embora a CLT trate do assim, trata de forma incompleta. Assim, a impossibilidade de resolver algumas situaes seria uma espcie de omisso. Art. 333 - O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico - nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito.

Ao autor cabem as provas dos fatos constitutivos, ao passo que ao ru cabe a prova dos fatos modificativos, extintivos ou impeditivos de direito. Fato Constitutivo: aquele fato do qual surge/constitui o direito do autor, que fundamenta a pretenso. Ex.: O autor alega que empregado. Fato Extintivo: reconhece-se que h a situao ftica que est sendo alegada, mas que houve um fato posterior que extinguiu o direito. Ex: pagamento, prescrio. Fato Modificativo: reconhece-se a existncia do direito, mas alega-se fato que o modifica. Fato Impeditivo: reconhece-se a existncia do direito, mas alega-se fato que impede o direito de outrem. Ex: a compensao de horas extraordinrias. Para o juiz, a importncia do nus da prova consiste no fato de se definir a quem cabia provar o fato, julgando-se contra ele se no houve prova, ou seja, julgar contra aquele que no se desincumbiu do nus. Para o advogado e as partes, a importncia de saber a quem pertence o nus da prova consiste na definio da postura a ser adotada para defesa do cliente, como por exemplo, produzir prova desfavorvel que no estava obrigado a produzir. Ex: se algum alega que foi despedido por justa causa, e o reclamado no detm prova da justa causa, basta alegar que no houve despedida, pois a despedida fato constitutivo do direito, ento ter que ser provado pelo

23 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA reclamante. No se pode fazer alegaes que trar o nus de provar fato cuja prova voc no detm. MEIOS DE PROVA ADMITIDOS Esto dispostos a partir do art. 818 da CLT. No processo do trabalho as provas comeam com o depoimento pessoal (arts. 819, 845, 848 da CLT). DEPOIMENTO PESSOAL - No h no processo do trabalho distino entre interrogatrio e depoimento, tal como h no processo civil. Esse depoimento ocorre no intuito de se buscar a verdade real, mas muitos juzes dispensam esse depoimento na medida em que cada parte alegar aquilo que lhe favorece. Art. 819 - O depoimento das partes e testemunhas que no souberem falar a lngua nacional ser feito por meio de intrprete nomeado pelo juiz ou presidente. 1 - Proceder-se- da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que no saiba escrever. 2 - Em ambos os casos de que este artigo trata, as despesas correro por conta da parte a que interessar o depoimento. *Nunca fazer um pergunta a reclamante, reclamado ou testemunhas cuja a resposta o advogado no saiba. Pela letra da lei, o advogado direcionar a pergunta ao juiz e este, numa linguagem mais simples, far a pergunta parte. Porm, muitos juzes passam a palavra ao advogado para que ele faa as perguntas diretamente parte. Vimos que a audincia una, porm podem ser dividas em vrias etapas (inaugural, instruo...). Os depoimentos, na sua maioria, so colhidos na audincia de instruo, porm alguns juzes optam por ouvir os depoimentos das partes na audincia inaugural, e o depoimento das testemunhas na audincia de instruo.

09/01/2013 PROVA TESTEMUNHAL A testemunha a pessoa fsica e capaz que presenciou determinado acontecimento ou os seus efeitos, registrando-os em sua memria, no se confundindo com pessoas que intervm no processo. A prova testemunhal , portanto, aquela que se obtm pela narrativa das pessoas que no possuem qualquer interesse na causa e que se encontram na situao de obrigatoriedade de prestar declaraes, afirmando a veracidade de um fato registrado na sua memria. A testemunha pode declarar que s tem conhecimento dos fatos por ouvir dizer. Nesse caso, o juiz dever avaliar as declaraes e recorrer a outros meios de prova devido fragilidade do depoimento.
24 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Todas as pessoas que no participaram do processo a qualquer ttulo podem servir de testemunha, salvo as incapazes, as impedidas e as suspeitas. A CLT bastante simplorria, conforme de depreende do art. 829, o qual no distingue incapacidade, suspeio e impedimento. Art. 829 - A testemunha que for parente at o terceiro grau civil, amigo ntimo ou inimigo de qualquer das partes, no prestar compromisso, e seu depoimento valer como simples informao. As regras do CPC so mais completas e, por conta disso, podem ser utilizadas de forma subsidiria no processo laboral, j que no h qualquer incompatibilidade. O impedimento constitui um bice absoluto que veda a oitiva de uma testemunha. Aplicandose a regra processual civil do art. 405, 2: CPC - Art. 405, 2o - So impedidos: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) I - o cnjuge, bem como o ascendente e o descendente em qualquer grau, ou colateral, at o terceiro grau, de alguma das partes, por consanginidade ou afinidade, salvo se o exigir o interesse pblico, ou, tratando-se de causa relativa ao estado da pessoa, no se puder obter de outro modo a prova, que o juiz repute necessria ao julgamento do mrito; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) II - o que parte na causa; (Includo pela Lei n 5.925, de 1973) III - o que intervm em nome de uma parte, como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurdica, o juiz, o advogado e outros, que assistam ou tenham assistido as partes. (Includo pela Lei n 5.925, de 1973) A suspeio da testemunha tem relao com seu estado pessoal, retirando-lhe a f necessria para o seu depoimento servir como meio de prova. Aplica-se o 2 do mesmo artigo do Livro dos Ritos: CPC Art. 405 - 3o - So suspeitos: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) I - o condenado por crime de falso testemunho, havendo transitado em julgado a sentena; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) II - o que, por seus costumes, no for digno de f; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) III - o inimigo capital da parte, ou o seu amigo ntimo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) IV - o que tiver interesse no litgio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) a prova mais freqente, embora no seja muito crvel (cada pessoa v os fatos de um modo, de acordo com sua idade, cultura etc.).
25 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA O nmero mximo para cada parte , no rito ordinrio, 03; no rito sumarssimo, so 02; no inqurito para apurao de falta grave so 06 (servir para demisso de trabalhador estvel, que s pode ser demitido por justa causa estvel aquele trabalhador que tinha trabalhado mais de 10 anos, na mesma empresa, antes da CF-88, e so estveis aqueles trabalhadores que tm estabilidade provisria, como a grvida e o lder sindical). Essa a regra, mas as partes podem pedir, comprovando essa necessidade, um nmero maior. *Sobre o rol de testemunhas o CPC determina que, no procedimento comum ordinrio, a parte deve depositar um rol com a qualificao das testemunhas at 10 dias antes da audincia se o juiz no designar outro prazo (art. 407). NO procedimento comum sumrio, o rol dever vir expresso na petio inicial ou contestao. A CLT no contm dispositivo especfico. O art. 825 prev que as testemunhas devem comparecer a audincia independente de notificao, ou seja, a parte interessa na ouvida do depoimento deve se encarregar dos meios necessrios para a locomoo da sua testemunha e seu comparecimento. O entendimento jurisprudencial de que no aplicvel ao Processo do Trabalho o rol de testemunhas, pois a CLT no omissa com relao ao assunto, dispondo claramente que sero ouvidas as testemunhas que comparecerem audincia, independente de notificao. Somente em caso de recusa de comparecimento (que deve ser comprovado por meio de convite escrito feito pela parte interessada) que o juiz pode determinar a intimao. Se a testemunha for do reclamante, a intimao deve ser requerida aps a declarao de abertura da audincia. Se a testemunha for do reclamado, o prazo preclusivo o do momento da apresentao da defesa. Depois de terem sido indicadas as testemunhas no poder haver substituio, salvo em caso de falecimento, doena ou se tiver mudado de residncia e no for encontrado por oficial de justia. Art. 825 - As testemunhas comparecero a audincia independentemente de notificao ou intimao. Pargrafo nico - As que no comparecerem sero intimadas, ex officio ou a requerimento da parte, ficando sujeitas a conduo coercitiva, alm das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, no atendam intimao. *Sobre a Contradita - Contraditar pedir a desconsiderao da testemunha, pois esta impedida, suspeita ou incapaz, sendo aplicado o art. 414, 1 do CPC em face da omisso da CLT o momento da contraditao o da identificao da testemunha. Ao ser alegado a exceo, o juiz pergunta testemunha se ela corrobora a alegao se ela negar, o juiz adiar a audincia para a feitura de provas. No procedimento incidental de contradita, o processo principal fica suspenso e pode ser produzida prova documental e testemunhal, desde que lcitas, para comprovar as alegaes da parte que impugnou a oitiva. Admitindo ou no a contradita, a parte dever fazer constar em ata o seu protesto, para, se for o caso, utilizar como preliminar em pea recursal.
26 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA OBS: h uma discusso acerca da possibilidade de testemunha que litiga contra empresa poder ser ou no ouvida nessa condio. O TST j sumulou o entendimento pela possibilidade: Smula 357 do TST: No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. Johnson entende que em certos casos h uma possibilidade, a depender da fundamentao, como por exemplo, alta litigiosidade da testemunha contra o Reclamado. Um dos motivos de suspeio interesse no litgio, e um dos modos de haver interesse a testemunha ter uma ao com a mesma causa de pedir e contra a mesma empresa (pode levar ao emprstimo de prova a parte tambm ir testemunhar no processo da testemunha). Assim, o simples fato de haver ao movida pela testemunha tambm contra o Reclamado no implica suspeio, mas pode ser suscitada. *Inquirio indireta - Legalmente, o juiz quem faz as perguntas, sendo vedada a inquirio direta; o advogado diz a pergunta para o juiz e este pergunta para a testemunha, modificando os termos do advogado para um mais correto (ex: a pergunta no pode ser direcionada: no verdade ...). O juiz tem a faculdade de indeferir perguntas que entender impertinentes e repetitivas. Todavia deve registr-las em ata se a parte assim o requerer. O depoimento reduzido termo na ata de audincia, facultando-se a sua gravao pela parte, salvo se o processo estiver protegido pelo segredo de justia. Se h fatos controversos, o juiz ouve primeiro as testemunhas arroladas pelo reclamante e depois aquelas que foram indicadas pelo reclamado, de forma sucessiva e cuidando para que uma no oua o depoimento da outra. *Ausncia de documento de identificao: Somente o fato de levar o documento no garante o fato de que a testemunha ser ouvida, mesmo porque a pessoa pode levar documento que no seu. Pode-se condicionar prazo para apresentao posterior, porm no haveria segurana de que seria a mesma pessoa que prestou o depoimento. Outra soluo adiar a audincia ou confirmar com a parte contrria se conhece a pessoa que depor. No bom cindir os depoimentos, as testemunhas devem depor no mesmo dia.

14/01/2013 *Possibilidade de conversar com a testemunha: Deve-se conversar com a testemunha antes para saber o que ela sabe (saber o que perguntar) e para dizer como ela deve se comportar na audincia (ex: s responda o que o juiz perguntar), mesmo porque testemunha, muitas vezes, leiga em direito. OBS: muitas vezes s se conhece um fato de impeditivo da testemunha na momento da audincia de instruo. Em caso de impedimento, como h interesse pblico, pode ser suscitado posteriormente.

27 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA PROVA DOCUMENTAL Aplica-se basicamente tudo quanto disposto no CPC. O documento anexado junto com a inicial e a contestao, no se admitindo apresentar fora desses momentos, salvo quando for contra-prova ou se o seu conhecimento for superveniente. Art. 396. Compete parte instruir a petio inicial (art. 283), ou a resposta (art. 297), com os documentos destinados a provar-lhe as alegaes. Art. 397. lcito s partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados, ou para contrap-los aos que foram produzidos nos autos. Art. 398. Sempre que uma das partes requerer a juntada de documento aos autos, o juiz ouvir, a seu respeito, a outra, no prazo de 5 (cinco) dias.

No processo do trabalho, h muita tolerncia com relao juntada de documento, em que pese o art. do CPC afirmar que os documentos devero acompanhar a inicial. Assim, somente vedada a juntada posterior se a parte contrria se insurge. Est regulamentado pelo CPC (art. 396 a 399), pois a CLT omissa (s tem o art. 830 o documento deve ser original ou autenticado ou em publica forma para o juiz autenticar, esta uma transcrio de documento pblico; na prtica, a justia tolerante a respeito, salvo se a parte contraria impugnar). Art. 830 - O documento oferecido para prova s ser aceito se estiver no original ou em certido autntica, ou quando conferida a respectiva pblicaforma ou cpia perante o juiz ou Tribunal. PROVA PERICIAL a prova tcnica para auxiliar o juiz a formar seu convencimento, mesmo porque pode ele no ter o conhecimento tcnico necessrio. Ser necessria quando a prova daquele fato precisar de conhecimentos tcnicos; em alguns assuntos, a percia obrigatria (ex: art. 195; insalubridade). O perito ser indicado pelo Juzo, e s partes facultada a indicao de assistente tcnico. O Art. 826 foi revogado; nele, estava permite a cada parte apresentar um perito (no eram compromissados, eram parciais). Hoje, s existe um nico perito compromissado, designado pelo juiz, e as partes podem designar peritos assistentes (o juiz, pelo princ da livre convico, decidir o que ele considera ser a verdade, no precisa acatar a deciso do seu perito). Art. 826 - facultado a cada uma das partes apresentar um perito ou tcnico. Quem paga os honorrios do perito a parte que foi vencida no objeto da percia se ela estiver beneficiada pela gratuidade da justia, ser o Ministrio da Trabalho quem pagar. Quando suscitada a periculosidade ou a insalubridade, o juiz obrigatoriamente designar prova pericial, mesmo em caso de revelia (art. 195, CLT).

28 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Art . 195 - A caracterizao e a classificao da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministrio do Trabalho, far-se-o atravs de percia a cargo de Mdico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministrio do Trabalho. O pedido da percia ser feito, em regra, no momento da configurao do litgio (quando a outra parte discordar, contestar o assunto, a a necessidade da prova se figurar). O juiz pode determinar a percia de oficio (no PT, o princpio da inrcia mitigado, vigora o princpio inquisitivo) art. 420 e seg/CPC. Haver a nomeao do perito pelo juiz, as partes podero indicar assistente tcnico e formular quesitos para serem respondidos pelos experts. A percia apenas um meio de prova, sendo o juiz livre no seu convencimento, ou seja, no est vinculado ao laudo pericial, conforme art. 131 do CPC. O juiz pode desconsiderar o laudo produzido e julgar com base em outras provas. Contudo, reflete-se: se o laudo pericial deriva das condies do local de trabalho e da atividade empreendida no se pode desconsiderar. Uma soluo mais acertada seria a designao de segunda percia. OBS: As decises interlocutrias, no Processo do Trabalho, no so recorrveis de imediato como acontece no Processo Civil. INSPEO JUDICIAL art. 440 do CPC - No est previsto na CLT; aplica-se o CPC subsidiariamente. O juiz poder verificar as situaes in loco. Ser usada ou quando o juiz quer ver ou quando a prova no pode ser levada. Normalmente, essa prova usada em se tratando de segurana do trabalho. Art. 440. O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa. Art. 441. Ao realizar a inspeo direta, o juiz poder ser assistido de um ou mais peritos. Art. 442. O juiz ir ao local, onde se encontre a pessoa ou coisa, quando: I - julgar necessrio para a melhor verificao ou interpretao dos fatos que deva observar; II - a coisa no puder ser apresentada em juzo, sem considerveis despesas ou graves dificuldades; Ill - determinar a reconstituio dos fatos. Pargrafo nico. As partes tm sempre direito a assistir inspeo, prestando esclarecimentos e fazendo observaes que reputem de interesse para a causa. Art. 443. Concluda a diligncia, o juiz mandar lavrar auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for til ao julgamento da causa.
29 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Na prtica, essa diligncia custosa para a Justia, pois deve haver intimao das partes sobre a inspeo, deslocamento do juiz ou at de algum funcionrio da justia e perito. Alm disso, em virtude dessa intimao, pode o Reclamado mascarar a situao. Terminada a produo da prova, o ato seguinte a apresentao das Razes Finais, que tambm so chamadas de Alegaes Finais. FASE DE JULGAMENTO As razes finais so orais, e o prazo para serem feitas de 10 min. Normalmente, na prtica o juiz fixa prazo para apresentao por escrito, na forma de memoriais. No h direito a Razes finais escritas h o direito oral. Art. 850 - Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso. So apresentadas, normalmente, na audincia de instruo, depois de apresentadas todas as provas. Mas, legalmente, tinha que ser na 3 audincia (de julgamento) seria o 1 momento da fase de julgamento. Contudo, o Processo do Trabalho feito para acontecer em apenas um dia, e se audincia for una, tem-se salientado o fato da oralidade. O advogado ou a parte deve falar os pontos mais importantes, analisar as provas, chamar a ateno do juiz para os aspectos favorveis nas provas. uma oportunidade de o advogado chamar a ateno do juiz para fatos que poderiam passar despercebidos. Na prtica, o juiz no abre espao para as razes finais (para economizar tempo); diz, para o escrivo, que as partes remetem as razes finais ao quanto alegado e provado (razes finais reiterativas ou conforme alegado e provado). Em verdade, o prprio juiz no abre oportunidade para as partes, no pergunta s partes se elas querem apresentar as razes finais. Aps as razes finais, feita a 2 tentativa de conciliao. Caso no logre xito, haver sentena. A ausncia da 2 tentativa leva a nulidade do processo. Mas a feitura da 2 supre a ausncia da 1 tentativa. No h hiptese de sano legal para o juiz que no fez a tentativa; a nulidade uma conseqncia jurisprudencial e doutrinria. O acordo, se feito, pode ser desfeito atravs de Ao Rescisria.

16/01/2013 SENTENA um dos atos mais importantes, afinal todo o processo precisa andar para frente e o objetivo dele a sentena que resolva o mrito.
30 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA De acordo com o disposto no art. 458 do CPC so trs os requisitos: Art. 458. So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o juiz resolver as questes, que as partes Ihe submeterem. *Relatrio: CPC j diz que no consiste o Relatrio. Nome das partes (se for plrima, pode-se remeter a uma lista em anexo; pode ser feito na inicial e na sentena), e, alm do que est disposto no artigo, podemos acrescentar alguns outros dados com relao s partes, como por exemplo, o CPF, a filiao, CEP, estado civil. Resumo da inicial e da contestao (na prtica, os juzes remetem s folhas das peas nos autos; errado, deve-se resumir, fazer uma sntese, no basta se referir visa mostrar que o juiz leu o processo e oferecer elementos para as partes virem a oferecer recurso); Andamento do Processo histrico do processo, registro das principais ocorrncias, visa demonstrar o andamento regular do processo . No deve haver juzo valorativo ou apreciao, s uma narrao. O contedo do relatrio est na lei trabalhista e tambm nos provimentos dos tribunais. Isso importante porque, na fase de execuo, j esto dispostos os dados necessrios. Deve-se conter os principais acontecimentos, atentando-se para no colocar TUDO o que aconteceu ou no colocar nada. A finalidade do relatrio mostrar que o juiz debruou-se sobre o processo e, em caso de recurso, o Tribunal possa aferir as razes que motivaram o convencimento do juiz. No caso de acordo, o juiz far uma sentena homologando, no precisa relatrio, s dir que as partes fizeram um acordo, que ele est homologando para que venha a produzir todos os efeitos. Hoje, o relatrio tem perdido importncia, devido, principalmente, valorao da celeridade processual. *Fundamento nessa parte da sentena o juiz fundamentar sua deciso de acordo com a lei e a prova colhida. Caso no haja prova produzida, o juiz poder fundamentar de acordo com o nus da prova. o juiz analisar as questes de fato e de direito (se analisa os fatos e procura os dispositivos legais que incidem no fato que est sendo analisado. O melhor que o juiz fundamente ponto a ponto, relacionando os pedidos, para que no ocorra omisso. *Dispositivo o juiz resolver as questes de fato e de direito. Resolver significa decidir. O dispositivo est vinculado fundamentao. Se houver contradio entre a fundamentao e o dispositivo, pode se impetrar um Embargo de Declarao (recurso) quando a fundamentao, sentena for obscura, omissa ou contraditria. Existe uma prtica criticvel que remeter o dispositivo fundamentao (Julgo improcedente o pedido de acordo com a fundamentao). Deve-se colocar o objeto do julgamento.
31 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Na CLT, temos o artigo 832: Art. 832 - Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso. 1 - Quando a deciso concluir pela procedncia do pedido, determinar o prazo e as condies para o seu cumprimento. 2 - A deciso mencionar sempre as custas que devam ser pagas pela parte vencida. No Processo do Trabalho, a sentena se chama de DECISO (pois, no tempo da CLT, a Justia do Trabalho era administrativa, e s passou a integrar o Poder Judicirio com a CF de 1946). A justificativa mesma daquela dada sobre a nomenclatura da notificao, que corresponde a intimao; da reclamao, que corresponde petio inicial e etc. Requisitos dispostos no CPC so os mesmos dispostos na CLT: Nome das partes; Resumo do pedido e da defesa (junto com o nome das partes, equivale ao Relatrio do PC); Apreciao das provas e fundamentos da deciso (equivale a fundamentao); Concluso (=dispositivo). Na opinio de Johnson, a expresso concluso mais adequada do que dispositivo. O que se pode dizer que o CPC mais didtico. A CLT completa sobre os requisitos da sentena, ou seja, no se pode usar o CPC subsidiariamente, s poder cit-lo para efeitos explicativos, pois mais didtico. COMUNICAO DA SENTENA a partir da comunicao da sentena s partes que comea a fluir o prazo de recurso. Vimos que a audincia uma, o que significa que todos os atos podem ser praticados em uma nica audincia. Quando o juiz profere a deciso na hora da audincia, considera-se intimada a parte a partir daquele momento. No caso de apresentao posterior da sentena, a parte ser intimada da sua juntada. A lei permite ao juiz que apresente o dispositivo na audincia e a fundamentao no prazo at 48h depois para integrar a sentena. E a partir do momento da integralizao do texto da sentena, o prazo comea a fluir, pois a parte j est intimada, ento no necessrio que saia uma publicao no dirio oficial. Se o juiz no juntou no prazo de 48h horas, e sim aps, a parte ter que ser intimada da integralizao da sentena, como se ela no tivesse seu dispositivo divulgado no momento da audincia. O juiz pode rever sua sentena e corrigir desde pequenos erros materiais at omisses, contradies ou obscuridades. A sentena tambm pode apresentar defeitos e ser considerada extra petita, ultra petita ou infra petita. A correo se dar mediante provocao via embargos de declarao. No Processo do Trabalho no vinculao pessoa do juiz (no h o principio da identidade fsica do juiz), ou seja, quem julgar a causa, no necessariamente foi aquele que instruiu o processo. Isso devido natureza colegiada do rgo que a Justia do Trabalho tinha. Muitos dos juzes eram temporrios e, por essa razo, no poderiam se vincular ao processo.
32 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Na 1 audincia, se for adiado o julgamento e for fixada a data, a parte ser considerada intimada em audincia estando ela presente ou no. Caso o adiamento se d sine die, por faltar a juntada de documentos, por exemplo, a parte tambm ter que ser intimada. Sistematizando, A comunicao da sentena serve para a contagem do prazo recursal: 1. Sentena proferida, em audincia una, com fundamentao: as partes so consideradas cientes nesta hora e o prazo comea a correr imediatamente. 2. Sentena proferida, em audincia una, sem fundamentao: o juiz pode no dar a fundamentao, apenas declara quem tem direito (a lei permite que ele deixe a fundamentao para depois, no prazo de at 48hs o dia, 24hs acaba no final do expediente): a cincia na hora, mas o prazo comea a correr do dia que o juiz efetivamente juntou (pode ser nas 24 ou 48hs). Se o juiz no juntar dentro do prazo, ele deve intimar as partes no momento da juntada. 3. Sentena proferida em audincia de julgamento sine die (sem data, prazo): deve intimar as partes quando a sentena for proferida e o prazo comear a correr da data da intimao. 4. Sentena proferida em audincia de julgamento com data (prazo) determinada: no h intimao, a parte j sabe qual o dia da audincia, o prazo comear a correr desta data. 21/01/2013 (Alegaes finais...continuao) Comparando o Direito Processual Civil com o Direito Processual do Trabalho, v-se que no necessrio que na inicial da Reclamao Trabalhista conste o valor da causa expresso, mas facultada parte reclamante a indicao de tal valor na exordial. Caso o valor seja indicado pela parte logo de incio, o momento para impugnar o valor da causa na apresentao da contestao; caso no seja indicado pela parte o valor da causa, caber ao juiz fixar, e assim, o reclamado apenas poder impugnar o valor indicado pelo magistrado no momento das alegaes finais. importante fixar o valor especialmente para saber qual o procedimento a ser adotado, para fins de custas do processo bem como as sucumbncias. Se o juiz reconsiderar o valor fixado para a causa a celeuma se encerra. Porm, se ele no concordar com a impugnao, caber dessa deciso o recurso de reviso para o presidente do tribunal no prazo de 48h. Tambm nas razes finais que se faz o protesto contra determinados atos praticados pelo juiz determinados em decises interlocutrias. No processo do trabalho no cabe recurso imediatamente quando o juiz profere uma deciso interlocutria, porm, protestando-se contra a deciso, quando proferida a sentena possvel recorrer, conforme entendem alguns doutrinadores. Art. 893, 1, CLT. Art. 893 - Das decises so admissveis os seguintes recursos: (Redao dada pela Lei n 861, de 13.10.1949)
33 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA I - embargos; (Redao dada pela Lei n 861, de 13.10.1949) II - recurso ordinrio; (Redao dada pela Lei n 861, de 13.10.1949) III - recurso de revista; (Redao dada pela Lei n 861, de 13.10.1949) IV - agravo. (Redao dada pela Lei n 861, de 13.10.1949) 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. (Pargrafo nico renumerado pelo Decreto-lei n 8.737, de 19.1.1946) O comparecimento da parte obrigatrio at seu depoimento pessoal. Depois que a parte d o seu depoimento ela pode sair da audincia e deixar seu procurador acompanhando o ato. A sentena, conforme dispe a CLT, pode ser prolatada logo aps as razes finais, facultando ao juiz ainda a prolao apenas do dispositivo ainda na audincia de instruo e a divulgao da fundamentao em at 48h. De acordo com a Smula 197 do TST, a intimao da sentena ser em audincia, mas caso a parte no esteja presente, o prazo para recurso se iniciar com a publicao da sentena: Smula 197 TST - O prazo para recurso da parte que, intimada, no comparecer audincia em prosseguimento para a prolao da sentena conta-se de sua publicao. DOS DEFEITOS DA SENTENA a sentena, uma vez proferida, pode conter defeitos. Percebendo alguns deles, menos graves, pode o juiz de ofcio corrigi-los. Contudo, os defeito mais graves apenas podem ser corrigidos mediante recurso. Os defeitos podem se apresentar da seguinte forma: Ultra petita: o juiz vai alm do pedido, ultrapassa-o (o pedido existe, mas o juiz vai alm); Extra petita: o que est na sentena no foi pedido (fora do pedido); Infra petita: o juiz vai aqum do pedido, ele omisso sobre algum pedido (cabe embargo de declarao por omisso). A extra petita nula; na ultra, se impetra um Recurso para ajustar a deciso (discute-se se o juiz poderia se retratar, reconsiderar sua sentena, por questo de economia processual; predomina que ele no pode se retratar para ajustar deve haver um recurso para o tribunal ajustar). Assim dispe o CPC: Art. 460 do CPC. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado.

34 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA

23/01/2013

PROCEDIMENTO SUMARSSIMO Art. 852-A. Os dissdios individuais cujo valor no exceda a quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam submetidos ao procedimento sumarssimo. Pargrafo nico. Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional.

Existem 4 procedimentos na JT: SUMRIO (at 02 salrios mnimos), SUMARSSIMO (at 40 salrios mnimos) e ORDINRIO (mais de 40 salrios mnimos) e Inquerito para apurao de falta grave, para que a Justia do Trabalho autorize a despedida do empregado dirigente sindical. CARACTERSTICAS (art. 852-A): causas at 40 salrios mnimos e em que no sejam parte a administrao pblica direta, autrquica e fundacional. Caso no esteja presente essas caractersticas, aplica-se o procedimento ordinrio. PETIO INICIAL (art. 852-B): o pedido deve ser certo e determinado, ou seja, indicar precisamente o que se postula e a quantidade exata do que se pede (discute-se se seria conjuntivo E ou alternativo OU certo e determinado X certo ou determinado) e indicar o valor do pedido. Nesse ltimo caso, (as causas devem ter um valor para se saber qual o procedimento a inteno do legislador ao exigir a indicao do valor do pedido que se determine o valor da causa). Art. 852-B. Nas reclamaes enquadradas no procedimento sumarssimo: I - o pedido dever ser certo ou determinado e indicar o valor correspondente; II - no se far citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do nome e endereo do reclamado; III - a apreciao da reclamao dever ocorrer no prazo mximo de quinze dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessrio, de acordo com o movimento judicirio da Junta de Conciliao e Julgamento. 1 O no atendimento, pelo reclamante, do disposto nos incisos I e II deste artigo importar no arquivamento da reclamao e condenao ao pagamento de custas sobre o valor da causa.

35 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA 2 As partes e advogados comunicaro ao juzo as mudanas de endereo ocorridas no curso do processo, reputando-se eficazes as intimaes enviadas ao local anteriormente indicado, na ausncia de comunicao. OBS: com relao ao valor da causa, vimos que ele no requisito da petio inicial no Processo do Trabalho. Se a parte utilizou da faculdade de atribuir valor a causa, o ru poder impugnar quando da apresentao da contestao. No atribudo o valor pela parte, o juiz fixar o valor na primeira audincia, que poder ser impugnado no momento de apresentao das razes finais. Embora no tenha, nos dispositivos que versam sobre o rito sumarssimo, previso expressa sobre o valor da causa, o fato de haver um dever de indicar o valor exato do pedido, em ltima analise, corresponde ao valor da causa. Assim, em ltima anlise, no procedimento sumarssimo, o valor da causa requisito da petio inicial, e a norma que possibilita a fixao do valor pelo juiz se esvazia. No processo do trabalho, dificilmente uma petio indeferida por falta de requisito, pois ele s ter contato com os autos na primeira audincia. Nesse momento que ele far o exame de admissibilidade. O no atendimento dos requisitos dos incisos I e II do art. 852-B implicar no arquivamento da Reclamao. Dvidas: possvel parte escolher o rito do processo? Havendo fixao do valor da causa pelo Juiz na primeira audincia, suprindo o defeito, o processo continuar tramitando em rito sumarssimo ou passar a ser processado em rito ordinrio? CITAO POR EDITAL: Essa citao feito nos casos em que o Reclamado obsta o recebimento da citao ou no encontrado. No se aceita a citao por edital no Rito Sumarssimo. O endereo do reclamado deve ser absolutamente correto sob pena de arquivamento. Esse aspecto extremamente polmico, pois o insucesso da citao pode no decorrer de culpa do Reclamante, por exemplo, quando o endereo est certo e o Reclamado obsta o recebimento nesse caso, poderia mudar o procedimento? Os advogados e partes podem mudar de endereo, contudo, essa mudana deve ser notificada Justia. Caso no haja comunicao, as intimaes encaminhadas para o endereo antigo sero tidas como vlidas. AUDINCIA: Foi visto que os atos podem ser praticados em audincia uma, inclusive, o procedimento todo descrito para que ocorra dessa forma. Contudo, com base no art. 849, pode-se dividir a audincia em partes. No procedimento sumarssimo, devido redao do art. 852-C, no se pode dividir. O art.852-C foi mais incisivo (sero instrudas e julgadas). obrigatria a unicidade no RS.

36 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA Art. 852-C. As demandas sujeitas a rito sumarssimo sero instrudas e julgadas em audincia nica, sob a direo de juiz presidente ou substituto, que poder ser convocado para atuar simultaneamente com o titular. Art. 852-D. O juiz dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas, considerado o nus probatrio de cada litigante, podendo limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatrias, bem como para apreci-las e dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica. Art. 852-E. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia. A proposta de conciliao pode ser realizada a qualquer momento. N procedimento ordinrio, h dois momentos prprios para se tentar a conciliao, em que pese ela poder ocorrer em qualquer momento: na audincia inaugural e antes do proferimento da sentena. No Rito Sumarssimo, h maior informalidade, o juiz est mais livre, podendo propor a conciliao a qualquer momento. No momento prprio para se propor conciliao. Art. 852-F. Na ata de audincia sero registrados resumidamente os atos essenciais, as afirmaes fundamentais das partes e as informaes teis soluo da causa trazidas pela prova testemunhal. No procedimento ordinrio, a ata ser composta por tudo que as partes e testemunhas afirmaram. No rito sumarssimo, a ata constar um resumo com as informaes essenciais soluo da causa. INCIDENTES: No Rito Sumarssimo, todas as questes incidentais devem ser decididas de plano. Contudo, existem situaes incidentais que no podem ser decididas de plano, como por exemplo, a contradita de uma testemunha suspeita, incidente de falsidade. Art. 852-G. Sero decididos, de plano, todos os incidentes e excees que possam interferir no prosseguimento da audincia e do processo. As demais questes sero decididas na sentena. Mais uma vez, v-se que o Procedimento Sumarssimo s segue de acordo com as regras se no acontecer nenhuma situao que implique na sua modificao. MANIFESTAO SOBRE DOCUMENTOS: a parte ter que se manifestar sobre os documentos sem interrupo da audincia. Contudo, em caso de juntada de grande quantidade de documento. Art. 852-H. Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. 1 Sobre os documentos apresentados por uma das partes manifestar-se- imediatamente a parte contrria, sem interrupo da audincia, salvo absoluta impossibilidade, a critrio do juiz.
37 | P g i n a

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I PROF. JOHNSON MEIRA 2 As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. 3 S ser deferida intimao de testemunha que, comprovadamente convidada, deixar de comparecer. No comparecendo a testemunha intimada, o juiz poder determinar sua imediata conduo coercitiva. 4 Somente quando a prova do fato o exigir, ou for legalmente imposta, ser deferida prova tcnica, incumbindo ao juiz, desde logo, fixar o prazo, o objeto da percia e nomear perito. 5 (VETADO) 6 As partes sero intimadas a manifestar-se sobre o laudo, no prazo comum de cinco dias. 7 Interrompida a audincia, o seu prosseguimento e a soluo do processo dar-se-o no prazo mximo de trinta dias, salvo motivo relevante justificado nos autos pelo juiz da causa.

O nmero mximo de testemunhas 02 por parte. Diferente do que ocorre no Rito Ordinrio, no qual o nmero sobe para 3, e no Inquerito para Apurao de Falta Grave, no qual o nmero de testemunhas de 6. De acordo com a lei, as partes levaram suas testemunhas audincia. As que no compareciam seriam intimadas. Contudo, deve-se demonstrar ao juiz que as testemunhas foram convidadas a comparecer, ou seja, que a ausncia da testemunha no ocorreu por falta da parte. Essa praxe de exigncia de carta convite de testemunha, no Rito Sumarssimo, adquiriu carter de norma.

38 | P g i n a

Vous aimerez peut-être aussi