Vous êtes sur la page 1sur 3

QUESTES DE DIREITO PRIVADO DIREITO CIVIL CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - rea Judiciria No tocante lei de introduo

o ao direito brasileiro, julgue os itens a seguir. 1. Considere que determinada lei tenha sido publicada em 25/6/2012 e passado a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois. Nessa situao, se for constatada a existncia de erro material em seu texto aps essa data, a sua correo ser considerada lei nova.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - rea Judiciria 2. Se a lei for omissa, o juiz poder usar a equidade para decidir o caso concreto.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - rea Judiciria 3. Em se tratando de repristinao, a perda da vigncia da lei revogadora restaura a lei revogada, ainda que no haja manifestao expressa.

CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia 4. Com base no que dispes a Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e Direito Civil, julgue os itens subsecutivos.

A personalidade civil comea com o nascimento com vida, mas os direitos do nascituro esto sujeitos a uma condio resolutiva, ou seja, so direitos eventuais; esse conceito refere-se teoria da personalidade condicional

GABARITOS: 1-C 2- E 3- E 4- E
www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO COMERCIAL-EMPRESARIAL CESPE - 2013 - Polcia Federal - Delegado de Polcia 5. Apesar de os gregos e os fencios serem historicamente associados a atividades de compra e troca, o surgimento do direito comercial de forma organizada corresponde ascenso da classe burguesa na Idade Mdia. medida que artesos e comerciantes europeus se reuniam em corporaes de ofcios, surgiam normas destinadas a disciplinar os usos e costumes comerciais da poca.

CESPE - 2013 - Polcia Federal - Delegado de Polcia 6. Uma sociedade estrangeira no pode funcionar no Brasil sem autorizao do governo do estado onde ser instalada e sem certido de nada consta emitida pela Polcia Federal, por meio de sua superintendncia local.

CESPE - 2013 - Polcia Federal - Delegado de Polcia 7. De acordo com a legislao empresarial vigente, julgue o item a seguir.

O denominado cheque pr-datado, apesar de usual no comrcio brasileiro, no est previsto na legislao, segundo a qual o cheque uma ordem de pagamento vista, estando a instituio bancria obrigada a pag-lo no ato de sua apresentao, de modo que a instituio no pode ser responsabilizada pelo pagamento imediato de cheques datados com lembrete de desconto para data futura.

GABARITOS: 5-C 6-E 7-C


www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


PROCESSO CIVIL CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Pblico Acerca dos princpios da jurisdio, julgue o item abaixo. 8. O princpio da inafastabilidade diz respeito vinculao obrigatria das partes ao processo, que passam a integrar a relao processual em um estado de sujeio aos efeitos da deciso jurisdicional.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - Auxiliar Acerca dos princpios constitucionais do processo civil relativos ao princpio do devido processo legal e seus consectrios lgicos, julgue os itens a seguir. 9. Considera-se o princpio do devido processo legal um supraprincpio, em virtude de consistir em um princpio base, norteador dos demais princpios que devem ser observados no processo.

CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - Auxiliar 10. O princpio do contraditrio aplica-se somente parte r do processo, a qual, para providenciar a sua defesa, necessita ser informada da existncia do processo.

GABARITOS: 8- E 9- C 10- E

www.concursovirtual.com.br

Vous aimerez peut-être aussi