Vous êtes sur la page 1sur 25

A CORRUPO

Estarela Maia Bravo MENDES1 Marcelo Agamenon Gis de SOUZA2 RESUMO: O tema corrupo faz-se necessrio conceituar e tambm trazer as espcies de corrupo elencadas no Cdigo Penal Brasileiro, analisando tambm suas causas e no presente trabalho observa-se o Princpio da Moralidade e a Corrupo como um desvio da funo pblica. Palavras-chave: Corrupo. 1 Conceito

Vrios so os conceitos de corrupo, sendo eles jurdicos ou sociolgicos. Todavia nenhum dos conceitos sejam eles clssicos ou modernos esgotam ou esgotaro os efeitos e amplitude da matria.O professor Jos Maria Othon Sidou no dicionrio jurdico da Academia Brasileira de Letras Jurdicas3 conceitua corrupo como: Devassido, depravao, em suas diversas modalidades; improbidade no trato de coisas pblicas, na condio ativa ou passiva. Deste modo a corrupo se perfaz por meios de atos daqueles que tem o poder pblico que lhe foi conferido pelo cidado. Os atos de corrupo pblica so aquelas condutas ilegais e imorais praticadas por agentes que representam a administrao pblica e que substituem as finalidades almejadas por esta, em detrimento prprio ou de terceiros, sejam esses atos praticados por meios comissivos ou omissivos, havendo ou no a obteno de vantagens econmicas. Nos termos do dicionarista Aurlio Buarque de Holanda Ferreira4 a palavra corrupo do latim significa corruptione, e significa 1 Ato ou efeito de
Discente do 5 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente-SP 2 Docente do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente-SP 3 SIDOU, Jos Maria Othon. Dicionrio Jurdico da Academia Brasileira de Letras Jurdicas. 6 ed., Rio de Janeiro: Forense, p. 228. 4 2004, p. 560
1

corromper; decomposio, putrefao; 2 Devassido, depravao, perverso; 3


Suborno, peita (variantes: corrupo; sinnimo geral: corrompimento).

Como visto o prprio significado da palavra se tem a noo do mal que a corrupo causa para todo aqueles que por ela afetado diretamente ou indiretamente seja por um grande ato ou por um pequeno ato.

2. Espcies de Corrupo

O ilustre legislador, com maior clareza, distinguiu a corrupo ativa da passiva em dois delitos: o primeiro de acordo com o artigo 317, praticado pelo funcionrio pblico e o segundo no artigo 333 no qual figura iniciativa no particular, ambos do Cdigo Penal.

2.1 Corrupo passiva

Esta modalidade delitiva est prevista no Cdigo Penal Brasileiro em vigncia, no livro XI em seu ttulo dos Crimes Contra Administrao Pblica e especificamente em seu artigo 317 que dispe:

Solicitar ou receber, para si ou para outrem direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela. Pena de recluso de um oito anos e multa.

Tal espcie de corrupo aquela que cometida por servidor pblico que solicita ou recebe direto ou indiretamente, ainda que fora da funo ou mesmo antes de assumi-la, mas em razo dela vantagens indevidas, ou aceita a promessa de tal vantagem. manifestada em decorrncia do comrcio praticado pelo funcionrio 2

aproveitando-se das prerrogativas da sua funo, em desconformidade com o correto procedimento, cobrando pelo que deveria fazer, sem qualquer tipo de pagamento por parte do particular. Sem paga ou deixando de cumprir com as suas obrigaes prejudicando a administrao como um todo.

Este tipo penal vem tutelar, proteger o interesse atinente ao normal funcionamento da Administrao Pblica, tal como sua transparncia e prestigio, dando uma ateno especial a obedincia ao dever de probidade, buscando evitar os nefastos danos causados pela venalidade no exerccio da funo, sendo erigidos pelos princpios da moralidade, probidade na confiana depositada para efetivao dos atos de oficio, sem 5 a interferncia de subornos, promessa de vantagens .

A pureza da funo pblica, a sua respeitabilidade e a integridade dos funcionrios. Puni-se o trfico das funes, a venalidade que tanto as rebaixa e prejudica.6 A referida vantagem indevida toda aquela que o funcionrio no faz jus em razo da funo pblica, que est exercendo. Ao obter a vantagem o funcionrio no pode mais permanecer no cargo que ocupa afinal tal vantagem veio at ele em razo deste cargo, pois esse escopo se esconde no intuito de beneficiar algum com seu trabalho por meio de sua ao ou omisso. Cabe salientar se o criminoso age por amizade, ou ainda com a inteno de obter favores sexuais de quem quer que seja, ou tem por objetivo subir de cargo ou funo ou vingar-se configurado estar o crime. No mesmo raciocnio:

Tal assertiva complementada pela precisa lio que a vantagem concedida ou prometida no se resume em dinheiro ou bens podendo consistir em favor indevido que, por sua natureza, influam na conduta do 7 funcionrio.

Sendo assim, a solicitao, o recebimento e as ofertas formam uma ampla gama, que se amolda de acordo com as intenes e possibilidades dos agentes, v.g., oferecimento de cargos com a inteno e possibilidade dos agentes e
site: : www.aos.org/juridico/spanish/agendas/estudio_final_brasil.htm .acesso dia 30 de janeiro de 2008 as 12:00hs 6 SILVA, Antonio Jos C. e. Da Corrupo passiva e Corrupo ativa. Justitia v. 27, 1959, p. 8. 7 TCITO, Caio. A Corrupo de funcionrio Publico, RDA. p.160.
5

oferecimento de cargos aparentes, amigos, doao de mveis ou imveis, dentre muitas outras espcies de vantagens se enquadrando nestas at mesmo a sexualidade como objeto de troca. No faz parte desse rol as vantagens de pequena monta, sendo aquelas ofertadas por gratido de valores irrisrios, como um pote de doce, um bolo ou ainda as denominadas gratificaes natalinas. Est caracterizada a vantagem, quando o agente recebe esses bens para realizar seus atos de ofcios. H crime quando um funcionrio de rgo pblico recebe dinheiro, para proveito prprio para expedir uma certido, no qual faz parte de suas atribuies.

2.1.1 Os sujeitos do delito

O sujeito ativo do delito um individuo que detentor da funo pblica, o funcionrio pblico, tendo tal expresso sentido mais amplo do que o simples fato de ocupar um cargo pblico, mesmo que no esteja exercendo a funo pblica e utiliza-se dela pra pratica delitiva. possvel a existncia de co-autoria ou a participao de outro funcionrio, lecionando Luiz Regis Prado na sua obra, Curso de Direito Penal Brasileiro.8 O particular ou qualquer outro funcionrio podem ser co-autores deste fato delituoso, entretanto aquele que oferece ou promete a vantagem indevida tornase sujeito ativo do delito de Corrupo Ativa. E ainda independentemente do funcionrio estar afastado, de licena em decorrncia de acidentes ou outros casos de afastamento estar sujeito norma incriminadora alm dos que ocupam cargos pblicos transitoriamente. Assim:

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 4 ed., So Paulo: RT, p.378.

A testemunha, o perito, o assistente deste e o interprete quando subornados para praticar falsidade, embora respondam como delinqentes no art 342 (falso testemunho, ou falsa percia), tambm so contemplados 9 pelo disposto no art 317 .

J o sujeito passivo, suporta os males das prticas delituosas da corrupo, so eles: a Unio, Estados membros, Distrito Federal, Municpios e demais pessoas jurdicas mencionadas no art. 327 1 do Cdigo Penal. Em tese a administrao pblica em seu irregular funcionamento, trai a confiana necessria que lhe depositada podendo ficar em descompasso com princpios administrativos lesando todo um Estado, Municpio, at mesmo, o prprio Pas.

.2.1.2 Tipo subjetivo

O elemento subjetivo do injusto o dolo, que se configura com a conscincia e vontade de solicitar, receber ou aceitar a promessa de vantagem indevida, em razo do cargo ou funo que ocupa na administaro pblica. Tendo assim o agente conscincia de que em funo da prtica do ato que est em mercancia, independente de ser legal ou ilegal, justo ou injusto, no tem que haver retribuio, por parte do particular, haja vista que tem vencimentos pr-determinados. Antes de assumir o cargo, sendo que este e eventuais abonos, correes, aumentos, so devidos para realizao de seus atos de oficio, cometendo o ilcito ao cobrar ou pedir. O dolo exigido para a configurao do delito genrico, consistente na vontade livre e consciente de realizar a conduta. E ainda, mesmo que o funcionrio no tenha vontade de praticar o ato para que fora comprado persiste o elemento subjetivo, como elenca tambm o dolo especifico em prtica, ao introduzir no tipo a expresso "para si" ou para outrem.

ALMEIDA, Fernando H. Mendes de. Dos Crimes conta a Administrao Pblica. So Paulo: Saraiva, p.87.

O elemento psquico da infrao , de um lado, o pressuposto em que est o funcionrio que, em razo do oficio, pode pedir propina aos administrados com que tenha de tratar em razo dele, pouco importa que tais solicitaes ocorram antes de o funcionrio ter assumido o cargo, fora da repartio ou interposta por outra pessoa. A lei no distingue o meio de pedir. Pode ser at o pedido feito por meio de sinais e smbolos. De qualquer forma convm ter em conta que a corrupo passiva somente se da a ttulo de dolo10.

2.1.3 Consumao e tentativa

Estamos falando de um delito de mera atividade que se consuma com a solicitao e o recebimento da vantagem indevida, bem como a aceitao da promessa de vantagem, no sendo imprescindvel que o agente venha praticar o ato em face da vantagem se chega obt-lo, esclarecendo Noronha.

Soa o dispositivo: solicitar, receber ou aceitar a promessa. Nesse momento o crime consuma-se, no havendo a necessidade de que as trs modalidades delitivas j descritas estejam conjuntamente presentes, como 11 j colocado trata-se de delito de mera atividade ou simples conduta .

Na forma de solicitar, a iniciativa do funcionrio e pode ser correspondida pelo extraneus, isto , solicitada ou pedida a vantagem. O crime se consuma do mesmo modo. J na forma de receber ou aceitar promessa, h tambm a ao daquele, importando, em regra, um acordo ou ajuste prvio, mas praticando ele o crime de corrupo ativa. Em tal caso no h de se falar em tentativa porque ou o delito se consuma com o recebimento ou com aceitao da vantagem indevida, ou o funcionrio a repeli caracterizando apenas o delito de corrupo ativa.

10 11

In. Ob. Cit. p.68 NORONHA, Edgard Magalhes. Direito Penal. 24. ed. So Paulo: Saraiva 2004., p.262.

Ensina-se que a corrupo subseqente tentativa juridicamente aceitvel. Entretanto, tambm nessa hiptese, inconcebvel falar em realizao incompleta do tipo objetivo, por circunstncias alheias vontade do agente, pois mesmo que o extraneus seja surpreendido ofertando a vantagem indevida, o delito j estar consumado, em face do atentado ao 12 bem jurdico tutelado .

Contudo h divergncia no que tange tentativa deste delito. Os que no admitem esta modalidade afirmam que a consumao se perfaz com a simples aceitao da promessa ou recebimento, no cabendo a tal figura o lapso temporal para configurao do crime, conforme posio de Mendes de Almeida13. No possvel dar-se tentativa de corrupo. que feito em parte de pactum saleris ou cumprindo ele apesar em parte, j h o crime. E ainda:

No cabvel em qualquer caso a tentativa no caso de solicitao do intraneus indiferente a recusa do extraneus assim, se formulada a solicitao, e o crime se consuma ou no formulada e nenhum crime haver. Basta para o summatem opus at mesmo a simples aceitao da promessa de recompensa, claro que no hajam surpreendidos no momento em que um esta ofertando e outro aceitando a remunerao 14 imediata .

A tentativa prevista no artigo 14, inciso II, do Cdigo Penal dispe que tentado o delito, quando iniciada a execuo no se consuma por circunstncia alheia vontade do agente, vislumbrando a fragmentao na modalidade de solicitao do delito quando se perfaz por meios escritos sendo interceptados antes que cheguem ao seu destinatrio so admitidos como tal. Nesse sentido entende Gonalves15 que a tentativa s possvel na modalidade solicitar quando feita por escrito. Nessa mesma posio se encontra Noronha

Se o Funcionrio solicita por escrito retribuio por um ato a pratica, mas se esta interceptada pela policia, ou pelo chefe da repartio etc., crime no se pode alegar que ele tentou solicitar vantagem. Uma solicitao que site: www.aos.org/juridico/spanish/agendas/estudio_final_brasil.htm .acesso dia 30/janeiro de 2008. In. Ob. Cit. p. 86 14 FAZZIO JNIOR, Waldo. Corrupo no poder pblico: peculato, concusso, corrupo passiva e prevaricao. So Paulo: Atlas, 2002, p.182. 15 GONALVES, Victor Eduardo Rios. Crimes contra a Administrao Pblica. 5 ed.,So Paulo: Damsio de Jesus, 2004, p.35.
13 12

no chega ao conhecimento do solicitado solicitao imperfeita, 16 inacabada ou tentada, no certamente apenas cogitada ou preparada .

Ocorrendo a tentativa tambm, quando o terceiro atendendo ao pedido do intraneus de fazer a solicitao para este, vem a ser pego, ou morre antes de atingir seu objetivo, bem como a carta se extravia antes de chegar ao seu destino com o propsito de solicitao. Para tal questo deve-se analisar qual a corrente acatada por cada jurista em especial, cada qual sendo analisado seus fundamentos.

2.1.4 Qualificadora

A figura da qualificadora esta prevista no 1 do artigo 31717 do Cdigo Penal. Prev o legislador um maior rigor na penalizao do infrator, qualificando o crime quando o agente em conseqncia da vantagem ou promessa retarda ou deixa de praticar qualquer ato de oficio ou a pratica, infringindo seu dever funcional caracterizando assim a corrupo prpria. Tal retardamento do ato de ofcio enfocado no texto normativo denota o escoamento do prazo para a consecuo dele ou fruio de lapso temporal relevante para a sua prtica18. O tipo pode se consumar tanto na forma comissiva como omissiva, veja os exemplos dados por Luiz Regis Prado.

NORONHA. Edgard Magalhes, Dos Crimes contra sade pblica a disposio final, So Paulo: Saraiva, v.4. 2003, p. 263. 17 Art. 317 Solicitar ou receber, para si ou para outrem direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes, de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Pena de recluso de um 8 (oito) anos e multa. 1 A pena aumenta de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar ato de ofcio ou a prtica infringindo dever funcional.. 18 site: www.aos.org/juridico/spanish/agendas/estudio_final_brasil.htm .acesso dia 30 de janeiro de 2008 as 13:00hs

16

Na forma omissiva, o agente deixa de praticar o ato sobre o qual gravita o pacto criminoso, enquanto na ltima modalidade (comissiva), o funcionrio 19 pratica o ato no permitido, atentando contra o dever da funo .

Diferente do caput do referido artigo, onde no se exige consumao para a configurao, por ser crime de mera conduta ou simples atividade, o 1 pune a conduta com maior rigor sendo necessria a consumao do delito, atentando-se o tipo com os ncleos, retardar, deixar de praticar, ou o pratica, infringindo o dever de ofcio. Retardando o ato que est obrigado a fazer, no realizando ou ainda o praticando violando o modo que deveria ser realizado sua funo o intraneus atende a inteno do corruptor, haja vista que j obteve sua parte, a vantagem indevida, cumprindo com o que foi pactuado prejudicando ainda mais a administrao pblica, assim:

Na espcie em exame, a diferena est em que o funcionrio chega a receber, com o practium indignitates, a vantagem indevida, e assim faz a correspetiva prestao ilcita, seja praticando, ou em suma, praticando-o no como determina a lei, mas de modo diverso, contrario ao seu dever 20 funcional .

Salienta-se que no h necessidade que ocorram danos concretos em caso de retardamento, omisso com a prtica violadora do ato, pois, do mesmo modo estar quebrada a regularidade, ofendida a integridade da atividade administrativa que realiza a administrao pblica.

2.1.5 Corrupo privilegiada

O 2 do artigo 317 do Cdigo Penal trs uma figura privilegiada corrupo passiva, em que o agente pratica o delito cedendo a pedido ou a influncia de outrem, e no impelido pelo propsito de obter uma vantagem
19 20

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro, 4 ed., So Paulo: RT. p.384. ALMEIDA, Fernando Henrique Mendes de. In. Ob. Cit, p.73

indevida21. Julio Fabbrine Mirabete em que sua obra Cdigo Penal Interpretado

(...) a lei se refere a uma modalidade especial privilegiada de corrupo passiva de menor gravidade, uma vez que o sujeito ativo em vez de atuar no interesse prprio visando a uma vantagem indevida para si ou para 22 outrem, cede a influncia de outrem .

As condutas executadas pelo agente so as de retardamento, omisso ou a pratica a irregular de ato funcional. O dolo est presente na vontade de retardamento deixar de praticar ato irregularmente exigindo-se um elemento subjetivo do tipo que a vontade de ceder a pedido ou influncia de terceiro. Inmeras so as crticas lanadas sobre o crime em apreo em decorrncia de tal benevolncia apenado o delito com deteno, de trs meses a um ano ou multa.

Costuma-se tratar esta modalidade de corrupo passiva, coadjuvante pelo adjetivo privilegiada. Tem razo de ser o apelido. Na verdade, pela gravidade da situao descrita no dispositivo legal respectivo, a pena 23 detentiva de trs meses e um ano ridcula. Estimula a corrupo .

Assim, o infrator sequer ir preso em decorrncia do abrandamento da pena frente aos institutos do crime de menor potencial ofensivo tendo sindo a administrao pblica ofendida em sua moralidade.

2.2 Corrupo ativa

Este o delito praticado por particulares contra a administrao


21 22 23

2. Se funcionrio pratica, deixa de praticar ou retardar ato de oficio com infrao ou dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem.Pena deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa.

MIRABETE, Julio Fabbrine. Cdigo Penal Interpretado. 6 ed, So Paulo: Atlas, 2007. p. 2414. FAZZIO JNIOR, Waldo. Corrupo no Poder Pblico So Paulo: Atlas. 2002. p.190.

10

pblica, consistente em oferecer ou promover vantagem indevida a servidor pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de oficio24.

Tal qual o artigo 317 do Cdigo Penal Brasileiro, a tutela penal em casu, recai sobre o interesse de se preservar o normal funcionamento e o prestigio da Administrao pblica, a sua respeitabilidade e a integridade 25 dos funcionrios .

Torna-se impiedosa a represso dos corruptores para evitar que agentes pblicos de frgil formao moral sejam estimulados a atentar contra o princpio da probidade administrativa.

2.2.2.1 Tipo objetivo

A primeira conduta tpica oferecer, ou seja, colocar disposio, exibir ou expor a vantagem. A segunda conduta tpica a de prometer, fazer a promessa de fornec-la. necessrio que a oferta ou promessa tenha por finalidade que o funcionrio pratique, omita ou retarde ato de oficio. Ressalta-se que a promessa deve ser feita ao funcionrio. No h necessidade de que a oferta ou promessa seja feita diretamente ao servidor, nada impedindo que seja efetuada atravs de interposta pessoa, co-autor do crime. Mas no se configura o ilcito se a oferta ou promessa no tem endereo individualizado, ou seja, dirigida a determinadas pessoas, sendo ento fato atpico quando dirigida a indeterminadas pessoas. Segundo se tem entendido, no importa que a sugesto ou solicitao
Art 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de oficio. Pena de recluso de dois a doze anos, e multa. Pargrafo nico: A pena aumentada de um tero, se em razo de vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de oficio, ou o pratica infringindo dever funcional. 25 www.aos.org/juridico/spanish/agendas/estudio_final_brasil.htm .acesso dia 30 de janeiro de 2008 as 13:50hs
24

11

parta do funcionrio, no incluindo assim a iniciativa do funcionrio corrompido. Todavia, afirma Mirabete:

(...)se a solicitao parte do funcionrio est caracterizada a corrupo passiva deste, constituindo-o consentimento do interessado fato atpico, j que as condutas inscritas no art. 333 so apenas as de oferecer ou 26 promover vantagem .

indispensvel para a caracterizao da corrupo ativa que o ato deva ser omitido, retardado ou praticado, seja ato de ofcio e esteja comprometido nas especificas atribuies funcionais do servidor pblico. Configura-se o delito independentemente de ser a oferta ou promessa aceita ou no pelo funcionrio. Na primeira hiptese, de aceitao, h tambm o crime bilateral, respondendo o funcionrio por corrupo passiva. E ainda em ltimo caso, a corrupo no bilateral, caracterizando-se a chamada corrupo imprpria.

2.2.2 Sujeitos do delito

O sujeito ativo do delito qualquer pessoa, podendo ser tanto cidado comum como tambm o funcionrio pblico, que age nesse caso como se fosse particular. J o sujeito passivo, o Estado representado pela Unio, Estado membros, Distrito Federal e Municpios, em especial no que diz respeito probidade de seus funcionrios, que a coletividade quer que sejam incorruptveis.

2.2.3 Tipo subjetivo

o dolo, sendo a vontade de praticar a conduta inscrita no tipo penal,


26

MIRABETE, Julio Fabbrine. Cdigo Penal Interpretado, 6 ed., So Paulo: Atlas, 2007, p.2.531.

12

ou seja, oferecer, ou prometer vantagem indevida, incluindo o elemento subjetivo do injusto que o fim de conseguir do funcionrio a omisso, retardamento ou prtica do ato de ofcio. necessrio, assim que se estabelea a relao entre a oferta ou promessa e a inteno de obter o fim desejado pelo agente. Sem o elemento subjetivo est excludo o crime.

2.2.4 Consumao e tentativa

Trata-se de um crime formal de mera atividade desse modo se consuma o crime a simples oferta ou promessa de vantagem indevida por parte do extraneus, em que a consumao independente da aceitao pelo funcionrio da vantagem que lhe oferecida ou prometida. Evidentemente, o legislador se contentou com a consumao formal bastando, portanto a mera possibilidade de dano e assim vem entendendo a doutrina:

Tratando-se de delito de corrupo ativa, basta para a sua configurao, s oferecimento ou a tentativa, de colocar ao alcance da mo do funcionrio pblico a oferta de algum bem em dinheiro, concesso ou crditos, nomeao, comercio sexual, etc., no sendo necessria a 27 entrega da coisa por parte do sujeito ativo .

Embora crime formal, em tese possvel a tentativa do crime de corrupo ativa, que se configura quando a oferta ou promessa, embora efetuada, no chegue ao conhecimento do funcionrio. Deste modo a tentativa admissvel to somente na hiptese de a conduta ser praticada por escrito sendo interceptada antes de chegar ao conhecimento do funcionrio pblico. Em caso de ser a vantagem imposta ou exigida pelo funcionrio pblico, a conduta amolda-se ao disposto no artigo 316 do Cdigo Penal sendo caso de concusso.
VILLADA J.L. apud, PRADO, Luiz Regis.Curso de Direito Penal Brasileiro.- parte especialarts.289 a 359-H. 4.ed. So Paulo:RT.2006. p. 498.
27

13

Se a vantagem ofertada ou prometida testemunha, perito, tradutor ou intrprete caracteriza o delito definido no artigo 343 do Cdigo Penal. Quando o sujeito ativo do delito d, oferece, ou promete dinheiro, ddiva ou qualquer outra vantagem, para obter voto e para conseguir ou promover obteno, ainda que no seja aceita a oferta sua conduta se amolda no neste artigo em estudo, mas no artigo 299 da Lei n 4.737/1965, Cdigo Eleitoral Brasileiro. Se a conduta corruptora gravita em torno de ato funcional de natureza militar, caracteriza-se o delito definido no artigo 309 do Cdigo Penal Militar28.

2.2.5 Qualificadora

A forma qualificada esta contida no pargrafo nico do artigo 333 do Cdigo Penal. Eis a redao de aludido preceito:

Pargrafo nico: A pena aumentada de um tero, se em razo de vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de oficio, ou o pratica infringindo dever funcional.

Trata-se de causa especial de aumento de pena que influencia na medida do injusto, j que o agente ao alcanar o propsito almejado causa maior leso Administrao Pblica, desprestigiando-a perante os destinatrios da sua atuao, justificando, por conseguinte, o maior desvalor do resultado. Como no delito de corrupo passiva, a pena aumentada de um tero se o funcionrio retarda ou omite ato de oficio, ou o pratica infringindo dever funcional, ou seja, praticando-o fora do tempo devido, no o executa, ou se omite, o concretiza infringindo dever funcional.

Art. 309 - Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou vantagem indevida para a prtica, omisso ou retardamento de ato funcional: Pena - recluso, at oito anos. Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem, ddiva ou promessa, retardado ou omitido o ato, ou praticado com infrao de dever funcional.

28

14

Importa notar a observao de Luiz Regis Prado:

(...) se funcionrio Pblico em decorrncia da ao do corruptor, pratica ato de ofcio, a pena permanece a do caput. No entanto, se o ato devido, mas tardo ou no praticado, ou o ato indevido a pena aumenta-se de 29 1/3. Artigo 333, pargrafo nico do Cdigo Penal .

Como vimos h uma paridade de penas para os delitos de corrupo ativa e passiva, e assim deve ser, pois certamente o cidado comum que peita, que enfrenta a administrao pblica defasando-a ainda mais e tirando dela toda a credibilidade, deve certamente ser punido, pois corrompe tal instituio, este tenta a ganncia dos funcionrios, , portanto um fator de imoralidade e de perturbao social. evidente que o funcionrio corrompido infringe maior nmero de deveres/obrigaes, sendo estes deveres e obrigaes mais importantes do que os infringidos pelo particular corruptor. triste percebermos que crescente a tipificao deste crime, pois muitas vezes o particular forado a cometer esta modalidade delitiva, quando, por exemplo, o particular no pode obter os desfechos satisfatrios de seus negcios sem antes gratificar o funcionrio.

2.3 Causas de Corrupo

Uma analise das causas da corrupo algo muito diversificado, pois depende do ponto de vista de cada indivduo seu nvel cultural, sua capacidade econmica, sua condio social, levando em conta os paradigmas adotados por cada um. Alguns afirmam ser o intervencionismo estatal a causa da gerao dos chamados procedimentos perifricos no regrados, outros mais fatalistas preferem encontrar a sede do problema no artificialismo e no fracasso Estatal com soluo
29

PRADO, Luiz Regis, In, Ob, Cit, p.499.

15

scio-poltico. Outros afirmam ser a fiscalizao precria, a certeza da impunidade, e tambm as disparidades salariais do servio pblico, com altos salrios, quase sempre desproporcionais aos cargos que ocupam, a burocracia, a figura do intermedirio, do despachante a exigir propina em troca de facilidades, a ineficincia do servio pblico, que atua como incentivador da corrupo pois o particular no acredita que poder ser bem atendido sem oferecer propina ao funcionrio pblico, a grande quantidade de leis confusas, que levam o adiminstrador a uma srie de interpretao equivocadas, podendo propiciar a corrupo. A falta de moralidade e tica nas agncias pblicas e a concepo determinista que a corrupo to antiga como o homem, tem tambm seus adeptos. Seria impertinncia se posicionar para anlise das diversas

explicaes causais da corrupo pblica, at porque ultrapassam o stio. Assim, para melhor compreenso e para nos aproximarmos ainda mais da extenso do problema, farei uma analise pormenorizada de algumas das causas aludidas pela doutrina, j citada anteriormente, destacando as dominantes.

2.3.1 Corrupo sistmica

H quem vislumbre, com razo, a existncia de um autntico sistema de corrupo. Sendo menos preocupante os atos isolados de alguns agentes, mas quando agentes pblicos praticam reiteradamente tal delito, tornando-se uma pratica reconhecida. Incorporando como crena de que tudo tem seu preo, apesar do que diz a lei.

Nesses casos, a corrupo como crena torna-se parte da ordem instituda, algo reconhecido por quem precisa negociar com o setor

16

pblico. No que tem de imoral, essa corrupo no s tema financeiro. 30 Relaciona-se com o uso de poder para a compra de vontades .

Assim em outras palavras a corrupo acaba sendo absorvida e incorporada s vceras do corpo social, ocorrendo a total fragilizao dos mecanismos utilizados para cumprir a lei, deste modo desvalorizao e desacreditando do poder pblico.

2.2.2 A falta de tica e moral

Outros enxergam no desprezo a padres ticos e morais a principal das causas corruptivas. Assim Bilac Pinto.

As circunstncias de que estas observaes ticas tem geralmente como pressuposto a conduta imoral, tanto do agente ativo como do passivo, nos conduz verificao de que o clima em que se opera a corrupo o que criado pelo desprezo as regras de decncia e de austeridade nas relaes recprocas entre o Estado e os rgos dele dependentes, de um lado, se os grupos econmicos, as empresas e os indivduos, 31 isoladamente do outro .

Notadamente como se pode verificar pelo grande nmero de cdigos de tica publicados no Brasil e no exterior no ltimos anos, esta parece ser a viso dos governos nacionais e internacionais.

2.3.3 Impunidade legal

demonstrao

da

fragilidade

dos

controles

internos

da

Administrao Pblica, como fator de vulneralibilidade, e a impossibilidade prtica

30 31

FAZZIO JNIOR, Waldo. In. Ob. Cit. p. 31. . BILAC, Pinto(1960), apud FAZZIO JNIOR, Waldo, In. Ob. Cit. p. 32,

17

das leis civis e penais de preverem todo o mecanismo da corrupo. Do a estes criminosos a certeza e a segurana da impunidade. No novidade que os atos de corrupo no esto todos codificados, no sendo aprendidos na sua amplitude pelos preceitos jurdicos que nesse contexto so limitados. Tendo estes o pensamento subversivo de que pode praticar aes ilcitas, agir com esperteza, contando que nada seja descoberto e se assim for, podero se valer da prpria lei para se livrarem. A maioria desses criminosos deve dizer para si mesmo, quando so pegos: - Falhei por que o mtodo empregado no foi bom e porque me faltou inteligncia. Da prxima vez, agirei com mais habilidade e no serei apanhado de maneira alguma. Infelizmente desse modo que acontece, pois as normas jurdicas permanecem inadaptadas dinmica da evoluo das prticas corruptivas.

2.3.4 Primazia do poder pblico

Este um fato que ocupa lugar entre as causas de corrupo pblica. O Poder Executivo e as entidades paraestatais que lhe esto anexas no se confinam funo de administrar, transformando o Poder Executivo em um ente gerador de poder, pois este poder sozinho no capaz de executar fielmente e com a competncia que lhe exigida suas totais obrigaes.

Por sua vez, a capacidade de posicionar-se como matriz do poder pode acarretar o enfraquecimento dos poderes para contrat-lo, transformando a separao harmnica de poderes do Estado em retrica jurdica, sendo ento inegvel a preponderncia do poder executivo para com os 32 demais .

32

FAZZIO JNIOR, Waldo. In. Ob. Cit. p.33.

18

Esta tambm uma das causas de corrupo destacada pela doutrina.

2.3.5 Subproduto administrativo

Entre os que pretendem explicar a corrupo pblica como um subproduto de razes meramente administrativas, fundamentam tal tese na burocracia complexa e enervante, a falta de transparncia, a falta de profissionalizao, a ineficincia do servidor pblico, que atua como incentivador da corrupo pois o particular no cr que ser bem atendido sem propinar ao funcionrio. Certamente todas as causas aviltadas como razes da corrupo tem influncia na gerao desse fenmeno, conforme o nvel cultural, de desenvolvimento econmico e cultural de cada pas.

2.4 Moralidade como Princpio Constitucional

O princpio da moralidade impe ao administrador atuao conforme os ditames da boa-f, da lealdade, da boa administrao e de valores morais vigentes em determinada sociedade. Costuma-se a dizer que a legalidade agora tem contedo tico, de modo que, se um ato imoral, ele ser ilegal. De acordo com esse princpio, a Administrao Pblica e seus agentes tm o dever de atuar conforme os princpios ticos, isto , a moral, a boa-f, a lealdade e os deveres da boa administrao.

19

Significa que o administrador no ter que obedecer somente lei, mas tambm tica, porque nem tudo que legal honesto, conforme j 33 proclamavam os romanos: non omne quod licet honestum est .

A legalidade desprovida de contedo tico constitui insuportvel distanciamento entre direito e justia e, por isso, no legitima a conduta pblica34 Mrcio Fernando Elias Rosa citando Rodolfo de Camargo Mancuso exemplifica hiptese de imoralidade:

determinado prefeito por ter sido derrotado no pleito eleitoral e s vsperas do encerramento do mandato, congela o imposto territorial urbano com o fito de diminuir as receitas do Municpio e inviabilizar a sua administrao. Ainda que tenha agido conforme a lei, agiu com inobservncia da 35 moralidade administrativa .

Com o objetivo de preservar a moralidade administrativa e legalidade dos atos administrativos, o legislador constituinte criou meios para possibilitar o controle dos atos lesivos moralidade no artigo 5, inciso LXXIII, por meio da ao popular, ajuizada com o fito de anular qualquer ato lesivo moralidade administrativa. Por outro lado, o pargrafo 4 do artigo 37 prev sanes aos agentes pblicos que praticarem ato de improbidade administrativa: suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Em sntese, o princpio da moralidade administrativa impe Administrao Pblica e seus agentes o dever de atuar na conformidade de princpios ticos. Viol-los implicar violao ao prprio Direito, configurando ilegalidade que ensejar a invalidao. A moralidade, a partir da Constituio Federal de 1988, integra a legalidade, decorrendo disso que o que imoral perante o Direito tambm ilegal. Num primeiro momento no podemos confundir moralidade com
MEIRELLES, Hely Lopes Direito Administrativo Brasileiro, 26 ed., Malheiros, So Paulo, 2001, p. 83 34 PAZZAGLINI FILHO,Marino. Lei de Improbidade Administrativa Comentada, Editora Atlas, So Paulo, p. 31 35 Sinopses Jurdicas Direito Administrativo, 7 ed., Saraiva, So Paulo, 2005, p.14.
33

20

ilegalidade. Enquanto que ilegal tudo aquilo que contrario a lei, em sentido genrico, que preceitua a conduta de uma forma que a conduta passa a ser realizada de forma diversa daquela preceituada. Sendo ento moral um conjunto de regras abstratas de conduta, observadas pela coletividade humana ou por um grupo humano, em todos os tempos ou em um determinado tempo, e com os quais o direito guarda afinidade. O princpio da moralidade no est embutido dentro do princpio da legalidade, pois a conduta do agente administrativo poder ser legal, embasado na lei que o preceitua, mas no porque seja legal que tambm ser moralmente correta. O campo da moral mais abrangente do que o campo do direito, pois nem tudo que o direito silenciar deixa de ser imoral, embora o direito se oponha na esmagadora maioria das vezes a tudo que imoral. Portanto pode-se dizer que todas as vezes que uma conduta contrariar a lei, seja qual for o ato realizado, este ser tambm considerado imoral. Mas nem sempre um ato imoral ser considerado criminoso, ou seja, ilegal. Podem ser considerados imorais vrios comportamentos dos

administradores ou da prpria administrao, como ensina Di Pietro, que diz:

(...) sempre que em matria administrativa se verificar que o comportamento da administrao ou do administrador que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bens costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, idia comum de honestidade estar havendo 36 ofensa ao principio da moralidade administrativa .

Ato embasado na lei e na moral produz efeito jurdico, no podendo ser desfeito, com fundamento na irregularidade legal ou moral. Entretanto, mesmo se estiver contrrio moral administrativa, ser imoral podendo at mesmo ser considerado invlido pela prpria administrao ou pelo poder judicirio, mesmo que seja ato legal.
36

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17 ed., So Paulo: Atlas, 2004. p.79

21

Vale ressaltar que a moralidade como princpio constitucional que nos propomos a estudar, no se confunde com a moralidade comum. Assim a Constituio Federal de 1988, elevou a moralidade administrativa condio de justificativa autnoma de invalidao de atos administrativos, como consta no artigo 5 inciso LXXIII da CF/88.

Este tipo de moralidade constitucional composta por regras de boa administrao, ou seja, pelo conjunto das regras finais e disciplinares suscitadas no s pela distino entre o bem e o mal, o moral e o ilegal, mas tambm pela idia geral de administrao e pela idia de funo 37 administrativa .

Luiz Alberto David Araujo, conceitua tal moralidade como:

(...) moralidade administrativa um conceito jurdico, cujo apangio pode ser identificado no conjunto de valores informativos das regras e princpios 38 administrativos .

Os conjuntos de regras e princpios que constam na Constituio Federal e nos diplomas infraconstitucionais podem demonstrar o contraste da conduta administrativa examinando com padro de boa administrao de zelo na atividade administrativa que conduzia um paradigma de administrador tico, que na verdade o que busca este princpio constitucional da moralidade e a tica do administrador pblico, no desenvolvimento de suas funes. Conclumos ento que estando embutido na lei Moralidade, um princpio constitucional administrativo, que se refere diretamente ao agente pblico.

2.5 Corrupo, Desvio da Funo Pblica

Depois de tudo o que vimos sobre corrupo chegamos concluso, o que a corrupo seno o desvio da funo pblica, a eterna busca pela
site www.menbres.tipod.com acesso dia 02 de outubro de 2007 s 20:30hs.. ARAUJO, Luiz Alberto David; JNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de Direito Constitucional. 7ed., So Paulo: Saraiva,2003, p.293.
38 37

22

satisfao dos interesses daqueles que detm o poder em suas mos, desprezando o interesse comum. extremamente difcil garantir condies dignas de sobrevivncia a uma sociedade que vive sob o manto de um governo sem virtudes. Como esse, no imbudos de valores morais e atingidos pela ganncia de enriquecer s custas alheias, os diversos agentes pblicos, atravs dos poderes que detm, so levados a praticar delituosas e inescrupulosas atitudes contra a administrao pblica, confiantes no fato de que os delitos em sua maioria, no deixam vestgios pela posio que ocupam, bem como pelo status que desfrutam diante da sociedade. A corrupo demonstra o desvio do agente pblico em relao as atividades do Estado. Esta conduta deixa evidente uma contradio, pois o exerccio da funo pblica deve buscar o interesse da coletividade e no buscar o seu interesse pessoal que a meta do corrupto. O servidor pblico deve prestar servio e no servir-se. Waldo Fazzio Junior, afirma que mais do que isso com a corrupo a atividade pblica colocada em risco, veja:

Os atos de corrupo colocam as atividades pblicas em risco de se desfazer pela dissoluo finalstica, , medida que clulas do organismo administrativo passam a atuar com outra finalidade, precisamente uma finalidade oposta a sua razo de ser. Advm a impossibilidade de 39 realizao dos objetivos da Estado .

A situao se torna mais tormentosa quando observamos as conseqncias desse problema na vida dos cidado sendo as comunidades carentes as mais afetadas, as que mais sofrem as conseqncia dessa prtica nefasta, vivendo sem condies dignas de sobrevivncia onde deve ser observado que grande parte dos eleitores esto vivendo nessas comunidades. Na vida pblica qualquer ato de um representante do povo deve ser motivado pela busca ao bem comum e pela luta por condies dignas de sobrevivncia aos homens, promovendo deste modo o desenvolvimento social. Para que uma sociedade progrida de extrema importncia que os direitos e garantias do homem sejam o alicerce desta sociedade, necessrio que o trabalho dos agentes pblicos seja baseado em princpios democrticos, com independncia e
39

FAZZIO JNIOR, Waldo. In. Ob. Cit. p.38.

23

justia social. Os males da corrupo so imensurveis. Alm de discutir culturas por mais sedimentadas que sejam, como ocorreu com os romanos, com suas prticas reiteradas de corrupo se tornam um grande peso e um entrave ao desenvolvimento. Estes direitos so universalmente reconhecidos da Declarao Universal dos Diretos Humanos. O Brasil como signatrio desta Declarao Universal dos Diretos Humanos, firmou perante o mundo os seguintes princpios dentre outros. paz no mundo. O desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem O reconhecimento da dignidade humana inerente a todos

os membros da famlia humana como fundamento da liberdade, justia, poltica e

resultaram em atos brbaros que ultrajam a conscincia da Humanidade, e o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de temor a mais alta aspirao do homem comum, qual seja, seu prprio ego. ltimo a violncia40. vontade de um povo ser base da autoridade, esta essencial que os direitos do homem sejam protegidos

por uma legislao elaborada, para que o homem no seja compelido, como recurso

vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegura a liberdade do povo. Esses princpios, obviamente no so os nicos prescritos na Declarao Universal dos Direitos Humanos, mas demonstram a importncia desses direitos frente sociedade, so direitos que devem representar o fundamento de um Estado democrtico, sob pena de no sendo arremessar toda uma sociedade a beira do horror, tudo por conta da corrupo.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Fernando H. Mendes de. Dos Crimes conta a Administrao Pblica. So Paulo: Saraiva.
40

Art. 7. da Declarao Universal de Direitos Humanos.

24

ARAUJO, Luiz Alberto David; JNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de Direito Constitucional. 7ed., So Paulo: Saraiva,2003.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17 ed., So Paulo: Atlas, 2004.

FAZZIO JNIOR, Waldo. Corrupo no Poder Pblico So Paulo: Atlas. 2002. GONALVES, Victor Eduardo Rios. Crimes contra a Administrao Pblica. 5 ed.,So Paulo: Damsio de Jesus, 2004. PRADO, Luiz Regis.Curso de Direito Penal Brasileiro.- parte especial- arts.289 a 359-H. 4.ed. So Paulo:RT.2006. MEIRELLES, Hely Lopes Direito Administrativo Brasileiro, 26 ed., Malheiros, So Paulo, 2001.
MIRABETE, Julio Fabbrine. Cdigo Penal Interpretado. 6 ed, So Paulo: Atlas, 2007.

NORONHA, Edgard Magalhes. Direito Penal. 24. ed. So Paulo: Saraiva 2004. NORONHA. Edgard Magalhes, Dos Crimes contra sade pblica a disposio final, So Paulo: Saraiva, v.4. 2003. PAZZAGLINI FILHO,Marino. Lei de Improbidade Administrativa Comentada, Editora Atlas, So Paulo. SIDOU, Jos Maria Othon. Dicionrio Jurdico da Academia Brasileira de Letras Jurdicas. 6 ed., Rio de Janeiro: Forense. SILVA, Antonio Jos Costa e. Da Corrupo passiva e Corrupo ativa. Justitia v. 27, 1959. Sinopses Jurdicas Direito Administrativo, 7 ed., Saraiva, So Paulo, 2005. site www.menbres.tipod.com acesso dia 02 de outubro de 2007..
site: www.aos.org/juridico/spanish/agendas/estudio_final_brasil.htm .acesso dia 30 de janeiro de 2008 .

25

Vous aimerez peut-être aussi