Vous êtes sur la page 1sur 15

Jlia Gonalves de Arajo Assis - Dentista da Famlia da ESF Santo Antnio do Manhuau Zilernice Ramires Guimares Brito -Coordenadora

da Ateno Primria em Sade Bucal.

*O

aleitamento materno proporciona inmeros benefcios para a sade do beb, sendo que alguns esto diretamente ligados sade bucal. amamentao contribui para o crescimento dos ossos e dos msculos levando harmonia da face, correto posicionamento de dentes e lngua, alm de auxiliar a respirao e a fala.

*A

O aleitamento natural a melhor opo para favorecer o exerccio da suco do beb, muito importante para o desenvolvimento muscular e sseo do rosto

A amamentao natural fundamental para a promoo e a proteo da sade me-lactente. Alm disso, a amamentao supre a necessidade de suco do beb, o que evita a utilizao de chupeta e a suco de dedo, os quais podem levar ao desenvolvimento de quadros de malocluso. Apesar destas vantagens, os ndices de aleitamento ainda esto aqum do preconizado pela OMS (100% das crianas amamentadas exclusivamente at os 6 meses de idade).

O ato de mamar traz vantagens para o desenvolvimento oral da criana, pois a suco correta pode garantir uma melhor respirao e progresso orofacial dos pequenos

Na amamentao natural, o beb obrigado a fazer um movimento com a boca que ajuda no crescimento adequado dos seios da face. Sem contar que ele obrigado a respirar somente pelo nariz, o que evita a respirao oral

O ideal que o beb seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos 6 meses, pois desta forma haver:

trabalho dos msculos dos lbios, lngua e face, facilitando a elevao da lngua e o vedamento dos lbios. preparao da musculatura para futura mastigao. reforo da respirao nasal.

preparao dos msculos para boa mobilidade na produo dos sons da fala.

desenvolvimento do tero inferior da face e da maxila, para bom posicionamento dos dentes.
crescimento da mandbula, entre outros benefcios.

Uma das principais diferenas entre a mamadeira e o peito a capacidade de distenso, de elasticidade, de um e outro. Os bicos de borracha (fig. 1) so significamente menos elsticos que o bico natural (fig. 2), portanto no se amoldam boca da criana como deveriam, impedindo o bom posicionamento e trabalho da lngua.

A,B,C,D e E sequncia de posicionamento da lngua na ordenha, mostrando a passagem da onda peristltica que conduz o leite por toda a extenso do mamilo.

Retrognatismo Fisiolgico (queixo para trs)

No aleitamento natural o leite extrado por meio de movimentos anteroposteriores da mandbula, realizados por determinados grupos musculares. Esses movimentos so os responsveis por produzir o crescimento e desenvolvimento da mandbula, preparando os msculos para que no futuro a criana possa mastigar alimentos com todos os graus de consistncia. Na amamentao artificial estes mesmos grupos musculares so praticamente ignorados, no realizando nem 30% do seu potencial. Consequentemente, no existe estmulo de crescimento e desenvolvimento mandibular e, com isso, a criana manter o retrognatismo fisiolgico (queixo para trs), alm do que a musculatura responsvel pela futura mastigao no ser tonificada, portanto sem o preparo adequado.

Some lista de benefcios do aleitamento materno todos os prs de se oferecer um leite de qualidade para a criana e o fato de que seu desenvolvimento oral ser muito mais tranquilo com a amamentao exclusiva at seis meses de idade e intercalada com alimentos slidos at os dois anos de vida.

Vous aimerez peut-être aussi