Vous êtes sur la page 1sur 13

ESCRITOS EDUCAO

OUTROS.

POEMAS

INTERMINVEIS:

PALAVRA,

VIDA

Dinamara Garcia Feldens Jos Laerton Santos da Silva Leonardo Leite de Andrade Diretoria de Pesquisa e extenso, Universidade Tiradentes (U !T", #onsel$o acional de Desenvolvimento #ient%&ico e Tecnol'(ico) Resumo: *ual o real valor de nossas +rodu,-es. *ual o (rau de envolvimento estamos dis+ostos a ter com elas. *ual o real im+acto de nossas +rodu,-es na realidade que nos cerca. #omo n's, estudantes, +esquisadores, e te'ricos das ditas ci/ncias $umanas estamos com+rometidos com mudan,as nesta realidade, que +or ve0es, tanto criticamos. 1ste arti(o +ro+-e uma re&lexo so2re a +rodu,o acad/mica) 1 vai 3 contramo do que tradicionalmente se entende +or 4escrita acad/mica5, +ro+ondo +ensar so2re a constru,o de uma escrita6vida) 7aseando6se em conceitos &ilos'&icos de Gilles Deleu0e, articula a ideia de escrita e +rodu,o acad/mico6cient%&ica +ara se +ensar nas +ossi2ilidades de uma educa,o +rodutora de novas rela,-es com a vida que nos $a2ita) Palavras c$aves8 educa,o, +rodu,o acad/mica, &iloso&ia)

Abstra t: 9$at is t$e real value o& our +roductions. 9$at de(ree o& involvement :e are :illin( to $ave :it$ t$em. 9$at is t$e real im+act o& our +roductions in t$e realit; around us. Li<e us, students, researc$ers, and t$eorists said $umanities are committed to c$an(in( t$is realit; t$at sometimes :e critici0e. T$is +a+er +ro+oses a re&lection on t$e academic +roduction) And it (oes a(ainst t$e (rain o& :$at is traditionall; meant 2; =academic :ritin(=, +ro+osin( t$in<in( a2out 2uildin( a :ritin(6li&e) >el;in( on +$iloso+$ical conce+ts o& Gilles Deleu0e articulates t$e idea o& :ritin( and +roducin( academic ? scienti&ic to t$in< o& t$e +ossi2ilities o& an education +roduces ne: relations :it$ t$e li&e :it$in us) @e;:ords8 education, academic researc$, +$iloso+$;)

4Teve mesmo que sentir algo a mais: toda sua existncia, com toda a sua beleza e sua medida, repousava sobre um abismo oculto de dor e de conhecimento e o esprito dionisaco lhe mostrava novamente o fundo do abismo. [...] indivduo, com toda a sua pondera!"o e sua medida, submergiu no esquecimento de si. [...] # desmedida se revelou verdade$ a contradi!"o, o xtase nascido da dor falava espontaneamente de si, do cora!"o da natureza)5 iet0sc$e A B ascimento da Tra(dia

A nossa educa,o +arece sem+re estCtica) Sem estar em movimento, no nos move) 1ducamos +ara que +ossamos continuar no mesmo lu(ar) 1ducamos +ara que +ossamos &icar na mesma cidade) Para no mudar de +a%s) Para no mudar de eu) 1ducamos +ara identidade) esse contexto a ex+erimenta,o de si al(o +eri&rico, que deve ser mar(inali0ado) Disso resulta nosso medo do cor+o) Da vida, da +alavra dita) Da lin(ua(em muda) A+rendemos a ter medo do movimento) Dedo do que +ode o cor+o, da desraz"o, do ines+erado) Tradicionalmente quando se +ensa em educa,o, costuma6se +ensar em al(uma coisa sem ousadia8 1duca,o disci+lina, &icar sentando, &alar 2aixo) Buvir, e s' &alar quando l$e &or +ermitido) 1s+erar a sua ve0) Levantar a mo +ara ir ao 2an$eiro) B cor+o +ode es+erar, +ode sem+re &icar +ra de+ois) 1 se al(um quer dan,ar. oE o $ora de dan,ar, nem de (ritar, nem &alar, nem de 2rincar, nem de viver) Temos a im+resso que a vida estC lC &ora8 &ora do muro da escola, &ora dos +ort-es da universidade, a vida, +ensamos me a(uarda, assim que eu sair da aula))) 1nquanto +esquisadores, educadores, +ensadoresF enquanto seres $umanos dotados de vida, quais as+ectos da exu2erGncia do mundo temos +riori0ado em nossas escritas. *uais territ'rios queremos $a2itar com nossas aulas. *uais a&etos queremos tocar com nossos re&lex-es. Dal temos consci/ncia que em nossas escritas que se entrecru0am a tica, a +ol%tica, e a esttica) 1ntrecru0am6se, e (eram movimentos im+revis%veis) As lin$as de &u(as sur(em nos movendo +ara intensidades outras) #olocando6nos em contato com realidades Cridas, e +or &e0es intransmiss%veis) Butras ve0es intrans+on%veis) 1 em outras ainda, +uro sil/ncio) Aqui, +artimos ento, do +ressu+osto te'rico do &il'so&o Gilles Deleu0e, de que 4As

+essoas so com+ostas de lin$as muito diversas, H)))I e no sa2em necessariamente em que lin$a estC, nem onde &a0er +assar a lin$a que esto em vias de tra,ar8 numa +alavra, $C toda uma (eo(ra&ia nas +essoas, com lin$as duras, lin$as &lex%veis, lin$as de &u(a, etc)5 (Deleu0eF Parnet) JKKL, +C()JM" 1star atento 3 tica, 3 +ol%tica e 3 esttica, +ode si(ni&icar estar atento aos territ'rios no qual nossas escritas se com+-em) Ns lin$as que se tra,am no momento mais atual) 1star atento a estes as+ectos +ode &a0er toda di&eren,a na ex+erimenta,o de si) 1 na tessitura de nossos escritos)
4B+erar +or uma marca tica na escrita si(ni&ica escutar e ex+erimentar a di&eren,a em n's, como ela2oramos nossos textos) !m+rimir uma marca esttica reside na +ossi2ilidade de acionar +rocessos inventivos tanto em termos do +ensar quanto do ex+ressar, no ato mesmo em que a +rodu,o dessa escrita se reali0a, a+ro&undando as +ossi2ilidades de nos relacionarmos tica e +oliticamente com aquilo que estamos +rodu0indo) Por &im, a marca +ol%tica se coloca como a +ossi2ilidade que temos em nossas atividades de +rodu,o acad/mica de im+rimir &or,as que rivali0em com aquelas que tentam manter a ilus'ria ex+eri/ncia de n's mesmos como uma verdade, ne(ando, +ortanto, nossas +ossi2ilidades de di&erencia,o e alteridade)5 (DimensteinF Dacedo, JKKO"

Pro+omos ento, re&letir so2re uma educa,o que nos tire +ra dan,arE *ue nos +e(ue +ela cintura, e nos eleve ao altoE Ao mais alto de n'sE *ue &a,a tra,ados +or terras coloridas) Pro+omos re&letir so2re +rodu,-es acad/micas que +artam da ex+erimenta,o de si como 2ase de re&lex-es aut/nticas, que nos levem a devires outros, 1 aos nossos desertos, 1 ao novo, 1 3 su+ressa do mundo, %..., %... Pre0amos +or uma escrita que $a2ite os lu(ares 2ons e as +oticas da exist/ncia) Por uma educa,o que di(a sim 3 vida, ao mundo, ao cor+o) Uma educa,o que li2erte o cor+o) 1 que o leve a ser outra coisa, que o deso2ri(ue a ser6cor+o, e que o cor+o sePa, a(ora, no cor+o, a &alta de &ronteira, as cores que $a2itam o aman$ecer) Uma educa,o que ensine o cor+o a ser todas as coisas) Todos os rios) Todas as dan,as) Todas as dunas) 1 que o cor+o sePa ento nosso deserto +ovoado) 1 que vida, educa,o e +ensamento no sePam territ'rios se+arados) Das que sePam territ'rios coa2itados +or nossas +ot/ncias) A vida, 4PC no ca2e nas lin$as de uma exist/ncia atrelada a +receitos, +ois trans2ordam seus limites em exerc%cios de +ot/ncia)5 (DimensteinF Dacedo, JKKO"

a contem+oraneidade, &a06se mais que ur(ente, 2uscar os +ontos de tenso de nossa educa,o, e &a0er deles nossas moradas) Qa2itar os meios entre o sil/ncio e a +alavra, entre a ordem e caos, entre o cor+o e o nada) o &ixar6se, mas ele(er uma exist/ncia nRmade) B $ori0onte a +erder de vista) Butrar6se) Butros, outros e tantos outros) 7uscar um 4+ermanente outramento de si S ou a2ertura, &enda, +ara o indeterminado, o instCvel, o im+revis%vel)5 (DimensteinF Dacedo, JKKO") 1ste movimento +ressu+-e uma desconexo com a ideia de identidade que tanto nos +erse(ue) Um a2andono +ermanente do eu) Al(o como uma eterna +artida) Partir de si, se(uir um &luxo) Fluxos de desePos) De intensidades) De velocidades) #onex-es de &luxos) 4B desePo no +ara de e&etuar o aco+lamento de &luxos cont%nuos e de o2Petos +arciais essencialmente &ra(mentCrios e &ra(mentados) B desePo &a0 correr, &lui e corta)5 (Deleu0eF Guatarri, JKMK, +)MT") esta traPet'ria, se(undo &luxos, ex+erimento a si e o mundo em um s' movimento, e sentindo a vida na &orma mesmo em se a+resenta a n's, +ode6se ento vislum2rar uma escrita +ot/ncia, desePante, Sem &abimento...
'(ueria escrever todas as plantas e pessoas. todos os rios. os muros, as cores, os homens, as senhoras de idade. as caixas de correio, os espanh)is. os olhos e as ruas, os tamanhos e larguras, as alturas. as pernas, os falos, os pelos, os pulsos. (ueria escrever o ritmo, das pedras, das estradas cal!adas, das margaridas. escrever o que manda e o que obedece. o que cresce e o que padece de amparo. o que afunda, o que eclode. escrever o que n"o sabe. e o que n"o cabe em lugar nenhum. % viver a escrita das coisas. n"o as coisas que n"o me cabem. coisas e pessoas n"o me cabem e sem cabimento me atravessam. pessoas passam depressa demais entre meus poros. e v"o. eu tenho uma imagem presa na garganta. ser gente me arranha.

quero voltar a ser palavra [...]*. +,iviane -os./ 0

1screver a si e a vida no momento mesmo em que ocorrem) 1scrita6devir) Uma escrita a(ora, conectada com a inventividade da vida) Trans2ordante e ascendente) o uma escrita travestida, &i(urada, que se &a0 de) Daquinada e indi&erente, mas sim, uma escrita que tece uma 4ex+lora,o de +ensamentos, con$ecimentos, ex+eri/ncias, vidas e(m" am2ientes sin(ulares e no uma metC&ora H)))I mas uma sin(ulari0a,o ex+ressa) A&irma,o de uma a&inidade entre +ensamento e vida)5 (AndradeF S+e(lic$, JKMM") Acreditamos, que +or meio da arte, dos a&ectos, e das conex-es com o devires intensos, a educa,o e o +ensamento, +odem ser reinventados, e mer(ul$ados em uma nova atmos&era, dando ori(em a novas lin$as de &u(as, que nos levaro +or camin$os ines+erados) Por desvios de n's) A toca do coel$o) J 4Desvios que so a% +oss%veis em+reender na 2usca do sentir, do a+al+ar e de escutar as rotas e ex+los-es do seu +r'+rio +ensamento e inven,o) H)))I 1x+eri/ncias de desvio do que se ou se +retendia ser)5 (DimensteinF Dacedo, JKKO") Se a vida isso que sem+re nos esca+a, que sem+re trans2ordante, +orque a educa,o, o +ensamento e a escrita acad/mica teimam em con&a2ular com coisas a+equenadas e apequenantes) #om o +revisto, com o mesmo) o $C lu(ar +ara o di&erente na educa,o) Duito +elo contrCrio, B +rocesso de educa,o vi(ente, exi2e suas disci+linas, controles e tcnicas im'veis, estCticas, monocromCticas) DCquina de ca+tura) A+rendamos a domar a si e ao outro, e nesta 4coloni0a,o a+rendemos a morrer e nos matar)5 (Feldens, JKKU, +C()TV") 1nquanto educa6se, salvo raras exce,-es, i(noram6se as cores do mundo, as mWsicas do cor+o, e as +aisa(ens da vida) Ainda no sculo XX!, assistimos uma educa,o +ara o em2otamento) Para esquecer os a&etos, e +ara lem2rar que existem re(ras e leis que 4re(em5 a vida) 1 que estas no devem ser esquecidas) Das constantemente lem2radas e se(uidas) Uma educa,o que vai ao sentido o+osto de um mundo onde os &luxos de ima(ens so quase incomensurCveis, o real e o virtual se con&undem (erando insta2ilidade, dissolu,o de distGncias, e uma nova ex+eri/ncia de tem+oralidade) Das ainda se educa +ara um mundo estCtico) Bs &il$os de nossa educa,o c$e(am ao mundo com um sculo de atraso)

Poema retirando do site: http://poesiaetudo.blogspot.com.br/2009/12/viviane-mose.html acessado em 10/04/2013 2 Re er!ncia ao livro "Alice no pas das maravilhas# de $e%is &arroll publicado em 1'().

Dentro desse mundo rico em est%mulos, talve0 sePa mesmo di&%cil estar conectado com o que nos ocorre) Talve0 sePa di&%cil dividir a aten,o, e a+reender o que se +assa dentro e &ora de n's) 4 os &altam 'r(os mais sutis que +ossam ler a com+lexidade mWlti+la que se encontra em todas as mani&esta,-es da vida)5(Dos,JKMM,+)MJK") Talve0 isso exiPa de nossos ol$os uma &orma de v/ que ainda no a+rendemos8 uma vidncia do +resente) Uma vid/ncia que nos &a0

4con$ecer o +resente em suas in&initas conex-es +oss%veis, de modo a 4enxer(ar5 no instante mesmo em que os &atos ou os eventos se e&etivam as rela,-es +rovCveis e im+rovCveis que se tecem entre o con$ecido (ou o PC sa2ido" com o descon$ecido e o indeterminado) H)))I o com o o2Petivo de encontrar uma verdade ou a verdade das +alavras, ou mesmo a verdade de sua +r'+ria +otica, mas des&a0er a todo instante qualquer +ossi2ilidade de rostidade que possa dar um tom ordinCrio 3 +rodu,o6ex+erimenta,o)5 (Dimenstein, Dacedo, JKKO")

Assim, +odemos en&im,

4+rodu0ir narrativas que &a,am tocar nossas ex+eri/ncias de modo a dialo(ar as marcas de quem escreve com as marcas de quem as l/, de &orma que se (ere um comum, coletivos, +ara +ensarmos acerca das quest-es que nos atravessam e que nos convocam nesses es+a,os, ou quem sa2e em outros)5 (DimensteinF Dacedo, JKKO")

A2rir6se +ara esta nova +ers+ectiva, +ode nos levar +or camin$os ainda no tril$ados) Pode ainda am+liar nossos $ori0onte em rela,o ao que entendemos +or educa,o) Podemos a +artir disso ousar +ensar que educar, no &undo, +ode ser uma &orma de no sa2er8 *ue mesmo construindo modelos te'ricos de extremo requinte e ri(or, ainda continuamos +equenos diante da (rande0a do mundoF o sa2er que o universo muito maior que todas as teorias Puntas, e que a transcende as $oras, os dias e anos, de uma &orma que no sa2emos ex+licar atravs de uma 2reve lu0 de consci/ncia $umana) Desenvolver no cotidiano a ca+acidade de ca+tar um vasto es+a,o entre a +alavra e o sil/ncio) Andar +ela imensido e di0/6la) Das no di0/6la como quem ca+ta com as +alavras a realidade que se a+resenta) Das di0/6la viva, com um cor+o e em uma l%n(ua +r'+ria) Di0/6la

&o(o8 que queima e des&a0) Deixar &luir um amor insistente +ela vida, em nossos escritos, em nossas +rCticas de educa,o, em nossas re&lex-es) Aqui PC no ca2em se(redos8 tudo estC +osto) !manente) &oisas da Terra...
'Todas as coisas de que falo est"o na cidade entre o c.u e a terra. 1"o todas elas coisas perecveis e eternas como o teu riso a palavra solid2ria minha m"o aberta ou este esquecido cheiro de cabelo que volta e acende sua flama inesperada no cora!"o de maio. Todas as coisas de que falo s"o de carne como o ver"o e o sal2rio. -ortalmente inseridas no tempo, est"o dispersas como o ar no mercado, nas oficinas, nas ruas, nos hot.is de viagem. 1"o coisas, todas elas, cotidianas, como bocas e m"os, sonhos, greves, den3ncias, acidentes do trabalho e do amor. &oisas, de que falam os 4ornais 5s vezes t"o rudes 5s vezes t"o escuras que mesmo a poesia as ilumina com dificuldade. -as . nelas que te ve4o pulsando, mundo novo, ainda em estado de solu!os e esperan!a.6 +7erreira 8ullar/ 9

Poema retirando do site: http://versoeprosa.%ordpress.com/tag/ erreira-gullar/ acessado em 10/04/2013

As +alavras no nos di0em) Y um contorno va0io, em contraste com a imensido que nos $a2ita) !sto no de todo al(o ruim) A&inal de contas, se elas esto va0ias, +odemos ento +reenc$/6las com o que quisermos) As sensa,-es, as cores, e as inquieta,-es, que nos +assam enquanto di0emos 1U) A +ot/ncia que nossa mais +remente virtualidade) A exist/ncia nRmade) A territorialidade remota, a mais in's+ita, os mais altos ares) A sequido) Podemos ento &a0er um uso art%stico das +alavras) 1screver como quem +inta telas) 4Somente um +ensamento nascido da &or,a, da cora(em, da solido, +ode contem+lar a +ot/ncia)5 (Dos, JKMM, P() MKT") Pensar a +alavra, e consequentemente a lin(ua(em, +ode nos servir que +ossamos reinventar nossa rela,o com a mesma) 1 assim, quem sa2e, criar meio mais inventivos de ex+resso, reinventar usos)
4Da mesma &orma que as +alavras no esto, necessariamente, em corres+ond/ncia com as coisas, a lin(ua(em no estC su2metida, unicamente, 3 consci/ncia e 3 comunica,o) H)))I Somente uma lin(ua(em que no se sustentasse na identidade, no suPeito, na consci/ncia, +oderia contem+lar os a&etos)5 (Dos, JKMM, +)MZM"

A +artir de rela,-es mais criativas e aut/nticas com a +alavra, +odemos ento +ensar em uma lin(ua(em mais rica, mais dinGmica, +otente e que ex+resse a exu2erGncia que &a0 +arte da vida, com a tra(icidade que l$e inerente, +ois, 4as +alavras, quando assumidas como si(no, como sinal, +odem a&irmar a vida) As +alavras, quando no atadas 3 vincula,o do sentido, da comunica,o, do outro, so como molduras va0adas onde a vida se con&i(ura)5 (Dos, JKMM, +)MJT") 1ssa rela,o criativa exi(e de n's uma 4Puventude5 e vitalidade, ousadia des+rendimento) 1 antes de tudo, o livre trGnsito do desePo) Do desePo de a&irma,o da vida)
4Y somente a +artir da a&irma,o da vida, a +artir da inser,o e no da ne(a,o do cor+o e dos im+ulsos, que a lin(ua(em +ode ser reinventada)H)))I Pensar uma lin(ua(em mais a&irmativa seria conce2er, no uma lin(ua(em mais +r'xima das coisas, mas uma que assumisse esta im+ossi2ilidade) H)))I Ao contrCrio de di0er o que as coisas so, o que a lin(ua(em +ode &a0er se com+or como um contorno &iccional e +rovis'rio, que 2usca no deter, mas mani&estar a atividade inter+retativa in&inita que a vida) H)))I Somente uma inter+reta,o que im+on$a um novo querer, ou sePa, o querer a mudan,a, a +rovisoriedade, o tem+o, +ode +ermitir uma nova lin(ua(em)5 (Dos, JKMM, +)JZK"

1 ainda ousamos ir alm) Busamos +ro+or uma escrita lin(ua(em desePante) *ue desePe como quem quer8
4desePar uma moldura +ara uma ima(em?retrato sem +reenc$er o va0io, ex+erimentando a viso do que se sente e escutando o que no &alado) H)))I uma escrita que se ex+erimenta estar entre camin$os) em em um lu(ar nem em outro) Gra&ias que ex+ressam, 3s ve0es sem +ressa, 3s ve0es quase 4ao vivo5) !nvencionices)5 (Andrade, S+e(lic$, JKMM")

Um desePo que no uma contra+osi,o da &alta) Das sim uma &or,a que nos coloca certa intensidade) *ue nos arremessa a +ara%sos e +Gntanos) 4 o o desePo que se a+oia nas necessidadesF ao contrCrio, so as necessidades que derivam dos desePos8 elas so contra+rodu0idas no real que o desePo +rodu0) A &alta um contra e&eito do desePo, de+ositada, arrumada, vacuoli0ada no real natural e social5 (Deleu0eF Guattari, JKMK, +)LL") ossas necessidades so ento a+enas um +'s6texto do desePo) o &undo o desePo tudo) Y o (rande movente, o que no im+ulsiona +ara nossas +ot/ncias, +ara outras viv/ncias de cor+o, de mundo) Pensar uma educa,o movida +elo desePo +ode si(ni&icar ento uma educa,o +otenciali0ada e potencializadora, movente e tocante) Pois, 4DesePar +rodu0ir na realidade) B real no im+oss%velF ao contrCrio, no real tudo +oss%vel, tudo devm +oss%vel)5 (Deleu0eF Guattari, JKMK, +)LL") Produ0ir assim, uma educa,o que sePa uma ex+erimenta,o de si, que nos leve +or devires outros) 4B deserto, a ex+erimenta,o so2re si mesmo nossa Wnica identidade, nossa Wnica c$ance +ara todas as com2ina,-es que nos $a2itam)5 (Deleu0eF Parnet) JKKL +C()JM" o +recisamos de uma educa,o que nos aloPe em seus com+artimentos +rote(idos, co2ertos e se(uro da diversidade ca'tica do mundo) Precisamos de uma educa,o que ao contrCrio, nos ex+on$a a essas intem+ries) Precisamos de uma educa,o que nos ex+on$a aos caos criativo, que lida com o desordenado, que descontr'i, que arran$a) Bs 2ons encontros se tecem com a &acilidade de quem +ercorre uma traPet'ria em queda livre) Ficamos sem &Rle(o +ara alcan,ar todas as +ossi2ilidades que o universo escolar tem a n's o o&erecer) Lo(o entendemos que o con$ecimento como o $ori0onte, sem+re se alcan,a, e sem+re se estar +or alcan,ar)))
4[ai6se entendendo um +ouquin$o e este entendimento +ede um +ouco mais outro que suscita ainda outro e mais outro, sem nunca estar &indado) Paramos +or lerde0a, +or escasse0 de ar que as montan$as +rovocam ou ainda +ela &alta de ar que o oceano suscita) Das +oder%amos +rosse(uir sem+re) 1sta a nossa imortalidade8 as lin$as de conex-es que

+otenciali0amos com a vida)

o temos verdadeiramente mais nada e, no entanto, nada

mais +recisamos ter)5 (Feldens, JKKU, +C()ZJ")

As con&orma,-es PC esta2elecidas no nos +ermitem vislum2rar os tantos +oss%veis que nos $a2itam))) Y +reciso dis+or6se aos encontros, 3s desco2ertas) 1 elas esto latentes no +ensamento, em nossas escritas, silenciosas em +ot/ncia) Das +reciso no +artir de terras PC 4conquistadas5, um encontro requer a inoc/ncia do descon$ecido) Um encontro requer a 4Desco2rir, encontrar, rou2ar, ao invs de resolver, recon$ecer e Pul(ar) Porque o recon$ecimento o contrCrio de um encontro5 (Deleu0eF Parnet) JKKL +C()MO") Desco2rir6se outro, em +leno +rocessor criativo) 1 mais que isso, desco2rir que educa,o se &a0 no a&eto, na doa,o de si) Uma educa,o &eita com ol$ares, com (estos, com cuidado e +equenas &elicidades que duram +or toda uma vida) Somos acontecimentos, acontecimentos Wnicos, sin(ulares, e so nos encontros que +odemos a&lorar em velocidades in&initas e atin(ir intensidades, +ercorrer novos camin$os e tril$a outras traPet'rias que extra+olam nossa ima(ina,o, nossa &orma de ser) 4B deserto, a ex+erimenta,o so2re si mesmo nossa Wnica identidade, nossa Wnica c$ance +ara todas as com2ina,-es que nos $a2itam)5 (Deleu0eF Parnet) JKKL +C()JM") Um deserto +ovoado) #$eio de encontros) Das quantos devires ne(amos, ao querer redu0ir a vida em &'rmula ou teorias, ao querer calculC6la, +reciso a2ra,ar a vida, a2ra,ar nossas +rCticas diCrias, nossas +ro&iss-es, +ara que as dCdivas do deserto nos sePam dadas, no sem nen$uma es&or,o, mas atravs do es&or,o do a2ra,o, do querer, do se envolver)))) As cores +ulsam latentes, se no se tem cuidado v/6se tudo cin0a, tons 2orrados, o+acidades) A educa,o da contem+oraneidade ainda teime em ver tudo em uma Wnica e +Clida cor))) Fu(indo do caos da vida, tentamos colocar ordem no mundo, e consequentemente em n's, em nossas in&initas &ormas de ser e estar no mundo) 1sta2elecemos um (esto +adroni0ado, uma &orma correta de tocar o mundo, e o desviante no Y no +oder Ser) A+rendemos a excluir) Das ao excluir as variedades da exist/ncia, exclu%mos tam2m os mundos +oss%veis, em n's) JC no somos mWlti+los) Somos um, e se no somos, a+rendemos a s/6lo) A+rendemos que a vida se &a0 estCtica, na unicidade) A+rendemos a no desviar) JC no somos os mesmos))) Bs enquadramentos matam os devires, enquadramentos que no +ermitem que a diversidade ten$a a vi(or que l$e de direito, diversidade que estC +resente no $umano, mas

que muitas ve0es su&ocamos e redu0imos em nossas +rodu,-es, escritas e viv/ncias, e assim, 4+or termos nos &eito escravos de nossa so2erania e de sua misria +erdemos a +luralidade da vida, a intensidade do intem+estivo)5 (Feldens, JKKU, +C()VO") ossa mem'ria &raca, no (uardamos nas mem'rias dos dias +assados em verdes cam+os, com devires a a&lorar +or toda nossa +ele) Y +reciso es&or,o +ra lem2rar que,
4Somos uma tatua(em, uma marca em uma $ist'ria de eta+as, ciclos, +er%odos, estC(ios, idades) Somos este somat'rio de data,-es) 1las +r'+rias ar2itrariedades, 2ali0as que vo +rodu0indo calendCrios lineares e +ro(ressivos) Somos esses &il$os 2astardos de nossas conquistas)5 (Feldens, JKKU, +C()LZ"

*uando esca+amos 3 linearidade, a vida nos a+resentada em um amontoado de est%mulos e a&etos, desordenados, desalin$ados, ca'ticos) B mundo nos c$e(a de &orma indeterminada) B tem+o nos +re(a +e,as) A vida se e&etiva entre inWmeras idas e vindas, +osses e +erdas, dores e ale(rias, em um tur2il$o de cores e &ormas incomensurCveis, de emo,-es inominCveis, de (estos indescrit%veis) 1 o desePo sem+re latente) DesePar em al(uma medida sentir que carre(amos o mundo em n's) Um mundo com toda a sua &auna e &lora, todos os aromas, todas as cores, todos os +aladares +ulsam latentes, +ulsam, na camada mais +ro&unda de nossas +eles, nas entran$as, contidas com as mos, no crescer das un$as, em nossos suores) Devires 4tra0idos +elo vento de outros +lanetas5 L, devires outros, seres +otentes, vidas queimam como a mais +otente c$ama da terra, terremotos e vulc-es em eru+,o, animais selva(ens, &eras, 2estas a+ocal%+ticasF todos eles latePam em n's, sem +erce2emos, +edem +assa(em, suas manadas +assam de &orma 2rutal, a2alam nossos cotidianos, e nos (estos mais descuidados, nas +alavras mais malditas se &a0em reais)
4 o Somos, +ortanto, nem maiores nem menores do que n's mesmos, somos o que inventamos +ara sermos e, nesta medida, somos +otencialmente sen$ores da nossa vida) Potencialmente, no evidentemente) &om as potencialidades possveis a late4ar em nosso corpo que pede: pega a vida em tuas m"os, cria teus caminhos, habita tuas f.rteis terras )5 (Feldens, JKKU, +)JM")

1screver sem+re um ato +otico) Ao escrever, todos os (estos desen$am +oesias invis%veis +elo ar) TraPet'rias tortuosas) Dan,as leves) Suaves movimentos) A vida trans2orda +elas entrelin$as) 1screvemos na tentativa de eterni0ar o que no se v/) De ca+tar o que nos acontece) Ns ve0es conse(uimos &a0er isso +or um momento) Ns ve0es tudo nos esca+a))) =Assim, continuaram vivendo numa realidade escorre(adia, momentaneamente ca+turada +elas +alavras, mas que $averia de &u(ir sem remdio quando esquecessem os valores da letra escrita)= (DCrque0, JKKK, +\O") JC no $C como &u(ir) Ao escrever esta2elecemos uma conversa,o entre o dito e o no dito) B visto e o no visto) #om o &inito) 1, +rinci+almente, com o in&inito) #lgumas conversa!:es s"o intermin2veis. %. %...

RE!ER"NCIAS: DA#1DB, Joo PauloF D!D1 ST1! , Da(da) Es r#ta a a$%m# a e es r#ta $e s#: e&'er#e( #a($o $es)#os. Dental, 7ar2acena,U !PA#, vol) K\, n] MJ, ++) MVZ6MTT, Jun$o, JKKO) A D>AD1, 1lenise #ristina Pires deF SP1GL!#Q, Yrica) Ima*e(s a +abu,ar amb#e(tes: $ese-os, 'erambu,a./es, +u*as, o()#tes. Pesquisa em educa,o am2iental, local de +u2lica,o, U 1SP, vol) T, n] M, +) MJZ6MZ\, JKMM) D1L1U^1, GillesF GUATTA>!, Flix) O A(t# 0$#'o. >io de Janeiro8 1d) ZL, JKMK) D1L1U^1, GillesF GUATTA>!, Flix M#, ',at1s: Ca'#ta,#smo e es2u#3o+re(#a , [ol) L) >io de Janeiro8 1d) ZL, MOO\) D1L1U^1, GillesF PA> 1T, #laire) D#4,o*os) 1ditora >el'(io D_C(ua) Tradu,o Jos Ga2riel #un$a) Lis2oa, JKKL) F1LD1 S, Dinamara G) Carto*ra+#as $a $#ta$ura e suas mora,#$a$es: os seres 2ue a're($emos a ser. Dacei') 1DUFAL, JKKU) DBSY, [iviane) N#et3s 5e e a *ra($e 'o,6t# a $a ,#(*ua*em ) J` ed) >io de Janeiro8 #ivili0a,o 7rasileira, JKMM) Da>*U1^, Ga2riel Garc%a) Cem a(os $e So,#$7o) >io de Janeiro8 1ditora >ecord, JKKK)

Vous aimerez peut-être aussi