Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIBAN - Anhanguera Professora: Lucina Ferrara Aluno: Hid Lux - RA: 101165340 Turma: 8 semestre

Planejamento Urbano e Regional II

So Paulo, centro e periferia: a retrica ambiental e os limites da poltica urbana

A populao da Regio Metropolitana, formada por So Paulo e outros 38 municpios saltou de 1.568.045 habitantes, em 1940, para 19.672.582 habitantes em 2010 (censo 2010). S na ltima dcada o crescimento desta regio, mais de 190 mil novos habitantes por ano, equivale a uma nova cidade mdia a cada ano. Esse quadro vem gerando uma quantidade de tenses urbano-ambientais no s nesta regio, mas no conjunto das grandes cidades brasileiras. No Brasil, entre 1991 e 2000 enquanto os domiclios cresceram 1,01% em todo o pas, os domiclios em favelas cresceram 4,18%. No Brasil a maioria dos brasileiros no encontra moradia adequada, da a populao acaba se instalando em loteamentos irregulares, ocupaes informais e favelas, justamente nos lugares ambientalmente mais frgeis, assim como em edifcios que se tornam obsoletos. Cabe aprofundar o debate sobe a forma da cidade do sculo XXI, densidade e condies ambientais do assentamento nas grandes concentraes, e desenvolver alternativas de desenho urbano que contemplem objetivos ambientais e sociais. Meio ambiente urbano A persistente permanncia e ampliao da irregularidade dos assentamentos urbanos levam clara identificao de que a questo ambiental urbana intrinsecamente associada questo da moradia, falta de oportunidades e de alternativas. fundamental assumir que, sem forte investimento e prioridade ao desenvolvimento social, ser impossvel conseguir condies ambientais minimamente razoveis. A cidade uma das mais significativas criaes da civilizao, ao mesmo tempo que representa uma das mais impactantes formas de apropriao e transformao da natureza, sendo considerada mesmo seu completo antagonismo. Presentemente vem sendo atribuda a condio de questo ambiental a problemas sociais urbanos, particularmente a habitao precria em rea de risco, a insalubridade, as enchentes e os alagamentos no Brasil. A compreenso das relaes entre a sociedade, bem como da relao entre cidade e natureza, passa certamente pela articulao da ecologia poltica produo do espao urbano de forma a relacionar prticas sociais a formas de apropriao de uso de espaos urbanos e da natureza. Implica a aproximao do campo das cincias sociais com o da arquitetura e urbanismo de forma que situaes concretas do espao urbano possam tanto incorporar como contribuir com as formulaes terico-prticas.

Centro e periferia A grande desigualdade social no Brasil faz com que a dificuldade de acesso cidade e moradia social ocupe um lugar de centralidade na abordagem das cidades e metrpoles. Nas periferias distantes, precrias e desvalorizadas no mercado imobilirio, os conflitos se manifestam entre a preservao ambiental e a demanda por assentamento urbano de populao pobre, sem acesso a alternativas habitacionais oferecidas pelo mercado ou pelo Estado, assentando-se de modo precrio, irregular, junto aos mananciais e s reas protegidas, em condies de prejuzo ambiental. No centro equipado, valorizado e com grande oferta de empregos, tm lugar as disputas territoriais associadas a um quadro edificado que se torna obsoleto para alguns tipos de usos, ficando sujeito precarizao pelo envelhecimento sem manuteno e ao abandono. nesse contexto que se d o confronto entre a propriedade fechada e sem uso aguardando valorizao, a possibilidade de moradia de baixo custo, e os projetos de renovao que expulsam a populao local de renda mais baixa. Essa condio se manifesta num conflito que, na periferia, enfrenta direta e visivelmente a natureza, no centro a sociedade. Como forma urbana, configura o esvaziamento do centro e o avano sobre reas naturais na periferia.

Habitao de Interesse Social como pea-chave Se os desastres ambientais so percebidos como decorrncia do modo inadequado de tratamento dado natureza, especialmente nas reas de expanso urbana e em reas ambientalmente frgeis, por conta da ocupao informal, necessrio ver de forma associada a expanso perifrica e o esvaziamento populacional do centro. Utilizar para fins habitacionais reas e edifcios abandonados em reas centrais precarizadas pela falta de manuteno pode ser uma oportunidade, que deve ser observada sob essa mesma tica ambiental. E, nesse caso, se cabe investimento pblico, que seja na promoo de poltica pblica de interesse social como o caso de habitao. Para promover qualificao urbana e ambiental dessas regies com Habitao de Interesse Social, fundamental articular critrios de projeto arquitetnico, de forma de assentamento e de tecnologia. Por fim, conclui-se que a qualificao urbana e ambiental de reas centrais paulistanas precarizadas s se viabiliza com a promoo, conduzida pelo Estado, nessas reas, da Habitao Econmica. O centro da cidade e a cidade como centro projeto urbano e insero econmica O repovoamento da rea central aspecto relevante no debate sobre o meio ambiente urbano. A construo do Metr como soluo para melhorar a mobilidade metropolitana potencializou o centro como local de entroncamento de transportes, aumentando consideravelmente o fluxo de pessoas na regio. A transferncia da moradia, do comrcio e dos servios de mais alta renda em direo ao sudoeste se intensificou, e o centro passou a concentrar comrcio e servios mais populares.

Silva (2004) faz o agrupamento de trs conjuntos de aes que foram implementados durante a dcada de 1970 na rea central. O primeiro foi a implantao das estaes do metr, acompanhadas de obras em espaos pblicos ao redoer, como na S e So Bento. O segundo grupo consistiu na implantao de ruas de pedestres (calades) e obras de restauro de edificaes e de espaos pblicos Ptio do Colgio, Edifcio Martinelli, Viaduto Santa Ifignia. O terceiro grupo de intervenes foi a realizao do inventrio de edificaes de interesse histrico, arquitetnico e cultural.

A poltica urbana e seus limites

Vous aimerez peut-être aussi