Vous êtes sur la page 1sur 65

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.

com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicerceperseveranca.blogspot.com/

2
01- TEM MISERICRDIA DE MIM
C Dm Tem misericrdia de mim, / Tem misericrdia de mim, Em C F G C Senhor ajuda-me a crer / Tem misericrdia de mim. Dm Em C Senhor, ajude-me a ver, Senhor, ajuda-me a amar, Senhor, ajuda-me a crer F G C Tem misericrdia de mim. Dm Em C Ajuda-me a ver meu irmo, ajuda-me a ver sua dor, ajuda-me a ter seu perdo F G C Tem misericrdia de mim.

02- PERDO, PERDO, PERDO


E A Perdo, perdo, perdo, B7 E Perdo ao nosso Deus, C#m F#m Perdo, perdo, perdo, B7 E Perdo ao nosso irmo.

03- SENHOR, TENDE PIEDADE E PERDOAI


E B E E7 Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, A B7 E E7 e perdoai a nossa culpa. A E Porque ns somos vosso povo A B7 E que vem pedir vosso perdo.

E B E E7 Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa, A B7 E E7 e perdoai a nossa culpa.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

3
04- GLRIA
G C G G C G Gl--ria, Gl--ria! C D G Em Am D7 G Ao Pai Criador, Ao Filho Redentor e ao Esprito Glria! C D G Em Am D7 G Ao Pai Criador, Ao Filho Redentor e ao Esprito Glria! G C G C D G Ao Pai Criador do mundo, ao Filho Redentor dos Homens, C D G Em Am D7 G Ao Esprito de Amor demos sempre Gl - ria! C D G Em Am D7 G Ao Esprito de Amor demos sempre Gl ria!

05- A GLRIA DE DEUS


E E F#m E B E F#m E B E brilhar! E B B B E A G#m F#m E ABE B B B7 EABE B E A G#m F#m E B A ABE B B7 EABE E Olha a glria de Deus brilhando, aleluia! Olha a glria de Deus brilhando, aleluia! 1. Nosso Deus o artista do universo / a fonte da luz, do ar, da cor, o som, a msica, a dana / o mar, jangadeiro e pescador. /: o seio materno sempre frtil, / beleza, pureza e calor. :/ Aleluia! (Aleluia!) Aleluia! (Aleluia!) Vamos criar, que para a glria Deus brilhar!

2. Nosso Deus caminho caminhada / do seu povo para a libertao. Onde quer que esteja um oprimido / Jav que promove a redeno. /: ele quebra a fora do tirano, e garante a vitria da unio:/. Aleluia! (Aleluia!) Aleluia! (Aleluia!). Vamos Lutar que para a gloria de Deus

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

4
E F#m E B E brilhar. E F#m E B E brilhar. E B B B ABE EABE E A G#m F#m B7 4. Nosso Deus est brilhando noite e dia / pelos campos e praas do pas presena na voz da meninada / que convoca um futuro mais feliz. /: a infinita razo de plena vida / todo o povo cantando hoje bendiz! :/ Aleluia! (Aleluia!) Aleluia! (Aleluia!). Vamos cantar, que para a gloria de Deus E B B B ABE EABE E A G#m F#m B7 3. Nosso Deus a voz que se levanta / o canto o gemido e o clamor o brao erguido para a luta / o abrao em nome do amor. /: o p conquistando novo espao / a terra, o fruto, a flor.:/ Aleluia! (Aleluia!) Aleluia! (Aleluia!). Vamos amar , que para a gloria de Deus

06- EU CREIO NA SEMENTE


A D A Eu creio sim! (4X) A7

D A D A E A A7 /: Eu creio na semente lanada na terra na vida da gente, eu creio no amor :/ A D A E 1. No canto sonoro da ave que voa. A liberdade um grito que bem alto ressoa. D A E A O jovem que luta a esperana se faz. A semente que nasce vitria da paz. A D A E 2. Na voz dos pequenos reunidos em prece. No servio e louvor, vida nova acontece. D A E A Na fora do povo novo dia j brilha. Na mesa de todos, eis o po da partilha. A D A E 3. Nas mos que semeiam o sonho de Deus. Na terra de todos presente do cu. D A E A Renasce a alegria no rosto do povo. Com certeza veremos um mundo mais novo. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

5
07- VEM OUVIR A PALAVRA DE DEUS
G C G D G C GDG /: Vem ouvir a palavra de Deus / Vem ouvir a palavra :/ C G C G C G C D 1. Sou semeador, pelos campos vou levando a semente que a terra h de comer C G C G C G C G Sou semeador, e vou semear, quem quiser bons frutos venha o amor plantar.

08- A PALAVRA DE DEUS VAI CHEGANDO VAI...


E B7 E A Palavra de Deus vai chegando, vai, (bis) A B7 E Jesus que hoje vem nos falar (bis) Palavra de Deus aos pequenos (bis) Palavra de Libertao (bis) Como o Sol a brilhar no horizonte (bis) Semente fecunda na Terra (bis)

09- OFERENDA JOVEM


C F C F G 1. Tanta vida para oferecer, tantos sonhos pra realizar. Am Em C Am F G C Nossas esperanas vem fortalecer, vem Senhor a vida renovar. Am Em F G C /: Oferecemos Senhor, neste altar a nossa juventude :/ C F C F G 2. Tantos no tem po para comer, muitos morrem antes de nascer. Am Em C Am F G C Tanta injustia, tanta diviso, vem Senhor a vida renovar. C F C F G 3. Nossa teimosia de viver, corao sedento para amar. Am Em C Am F G C Nossas incertezas, nosso padecer, vem Senhor a vida renovar.

OFERTRIO

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

6
10- OFERTAR NOSSA VIDA
Tom inicial: D D A G A D 1. Ofertar nossa vida queremos, como gesto de amor, doao G D A D D7 Procuramos criar mundo novo, trazer para o povo a libertao. Bm E7 A7 D G A F#m De braos erguidos a Deus ofertamos / Aquilo que somos e tudo que amamos G A F#m Bm E7 A7 D D7 Os dons que ns temos compartilharemos / Aqueles que sofrem, sorrir os faremos. 2. A injustia que fere e que mata, tanto homem, criana e mulher Faz o jovem viver sem sentido, frustrado, perdido, distante da f. 3. Como o po e o vinho se tornam Corpo e sangue de Cristo Jesus Transformemos a realidade, pra ser de verdade esperana e luz.

11- SANTO DOS ANJOS


E B7 Santo, Santo, Santo, dizem todos os anjos. E Santo, Santo, Santo, o Senhor Jesus. A Santo, Santo, Santo quem nos redime E B7 E Porque meu Deus Santo e a terra cheia de Sua glria est (2x) B7 E E7 Cus e terra passaro, mas Tua palavra no passar (2x) A E B7 E A E B7 E No, no, no passar. No, no, no, no, no, no passar. E B7 E Hosana a Jesus Cristo, Filho de Maria, Bendito o que vem em Nome do Senhor.

SANTO

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

7
12- SANTO
A E F#m C#m Santo, Santo Santo, Santo , D A E Deus do universo, Senhor Jav (2X) D E A F#m O cu e a terra o proclamam glorioso. Bm E C#m F#m Hosana, Hosana nas alturas. D E A F#m Bendito o que vem em nome do Senhor. Bm E A F#m Hosana, Hosana nas alturas. C#m E A Hosana, Hosana ao Rei D E A F#m Hosana, Hosana nas alturas. Bm E A Hosana, Hosana ao Rei

13- PAI NOSSO DOS MRTIRES


Am G Am G Am Pai nosso, dos pobres marginalizados / Pai nosso dos mrtires, dos torturados. Am G Am 1. Eu nome santificado naqueles que morrem defendendo a vida; Am G Am Teu nome glorificado quando a justia nossa medida. G F E Teu reino liberdade, de fraternidade, Paz e comunho. Am G Am G Am Maldita toda a violncia que devora a vida por represso. /: , , , , , , , :/ Am G Am 2. Queremos fazer tua vontade s o Deus Libertador. Am G Am No vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder do opressor. G F E Pedimo-te o po da vida, o po da segurana, o po das multides, Am G Am O po que traz humanidade, que constri o homem em vez de canhes. Am G Am 3. Perdoa-nos quando por medo, ficamos calados diante da morte! Am G Am Perdoa e destri os reinos, em que a corrupo a Lei mais forte. G F E Protege-nos da crueldade, dos latifundirios, dos prevalecidos. Am G Am Pai Nosso, revolucionrio. Parceiro dos pobres Deus dos oprimidos. Animao Bblico-Catequtica: Projeto Alicerce: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

8
14- PAI NOSSO
INTRODUO: C G7 C G7 C G7 Pai nosso que estais no cu, C G7 C C7 Santificado seja o vosso nome / C Am Seja feita a vossa vontade

F Venha a ns, o vosso reino Dm G7 C Am Dm G7 / Assim na terra, como no cu

C Am C F G C G7 O po nosso de cada dia nos da hoo-je C Am FC G C7 F G C C7 Perdoai as nossas ofe-e-nsas / Assim como ns perdoamos F G C C F Fm C A quem nos tem ofendido / E no nos deixeis cair em tentao Dm G7 C Mas livrai-nos do mal.

Am

15- AMM

C Am Amm,amm,

F G C amm, amm, amm

C F C Vamos dar as mos, vamos dar as mos C7 F C G7 Vamos dar, e todos juntos cantar...

16- QUERO TE DAR A PAZ


G Em C D Quero de dar a paz, do meu Senhor, com muito amor (2x). G Em C A 1. Na flor vejo manifestar o poder da criao, nos teus lbios eu vejo estar D o sorriso de um irmo. G Em Toda vez que eu te abrao / e aperto a tua mo C D sinto forte o poder do amor dentro do meu corao. G Em C 2. Deus Pai e nos protege, / Cristo filho e salvao, / Santo Esprito Consolador, D na trindade somos irmos. G Em Toda vez que eu te abrao / e aperto a tua mo, C D sinto forte o poder do amor dentro do meu corao. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/ A

PAZ

9
17- NESTE PO DE IGUALDADE
D F#m G A 1. Se calarem a voz dos profetas as pedras falaro D F#m G A Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascero. Bm F#m G Muito tempo no dura a verdade, nestas margens estreitas de mais. D Bm Em A D D7 Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais! G A Jesus este po de igualdade. F#m Bm G A D A D D7 Viemos para comungar com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez lugar. G A F#m Bm Comungar tornar-se um perigo: viemos para incomodar. G A G A D Com a f e unio nossos passos um dia vo chegar! D F#m G A 2. O esprito o vento incessante, que nada h de prender. D F#m G A Ele sopra at o absurdo que a gente no quer ver. D F#m G A 3. No banquete da festa de uns poucos, s rico se sentou. D F#m G A Nosso Deus ficou ao lado dos pobres colhendo o que sobrou. D F#m G A 4. O poder tem origens na areia, o tempo o faz cair. D F#m G A A unio roca que o povo usou para construir.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

10
18- ORAO DA PAZ
Tom inicial: D
D Bm GE A7 1. Cristo, quero ser instrumento / de tua paz e do teu infinito amor. G E A D Bm Onde houver dio e rancor, que eu leve a concrdia, / que eu leve o amor. G A F#m Onde h ofensa que di / que eu leve o perdo A A7 D Bm G E A G Em Onde houver a discrdia / que eu leve a unio e tua paz. GE A7 D Bm 2. Mesmo que haja um s corao / que duvide do bem, do amor e do cu G E A D Bm quero com firmeza anunciar / a palavra que traz a clareza da f. 3. Onde houver erro, Senhor, / que eu leve e a verdade / fruto de tua luz. Onde houver desespero, que eu leve esperana do teu nome, Jesus. 4. Onde encontrar um irmo a chorar de tristeza sem ter voz nem vez quero, bem no seu corao, / semear alegria pra florir gratido. 5. Mestre, que eu saiba amar, / compreender, consolar e dar sem receber. Quero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista da vitria da paz.

19- S GUA VIVA


Tom inicial: G G Am 1. Eu te peo desta gua que tu tens / s gua viva, meu Senhor D G Tenho sede e tenho fome de amor / e acredito nesta fonte de onde vens. D G D G /: s gua viva / s vida nova. / E todo dia me batizas outra vez. D G D G Me fazes renascer, me fazes reviver. / E eu quero gua desta fonte de onde vens. :/ Am 2. Vens de Deus, ests em Deus, tambm s Deus / e Deus contigo faz um s D G Eu, porm, que vim da terra e volto ao p / quero viver eternamente ao lado teu.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

11
20- TENHO QUE GRITAR
Tom inicial: Dm Dm F C F Tenho que gritar, tenho que arriscar / Ai de mim se no o fao. C Dm C Dm A7 Dm Como escapar de ti? Como calar? / Se tua voz me queima dentro? F C F Tenho que andar, tenho que lutar / Ai de mim se no o fao C Dm C Dm A7 Dm Como escapar de ti? Como calar? / Se tua voz me queima dentro? F Dm 1. Antes que te formasses dentro do ventre de tua me; Gm Dm A7 Dm C Antes que tu nascesses te conhecia, te consagrei. Dm F Dm Para ser meu profeta entre as naes eu te escolhi. Gm Dm A Dm C Onde te envio irs, o que te mando proclamars.

2. No temas arriscar-te porque contigo eu estarei. No temas anunciar-me, por tua boca eu falarei. Hoje te dou meu povo para arrancar e demolir; para edificar, destruirs e plantars.

3. Deixa os teus irmos, deixa teu pai e tua me. Deixa, enfim, teu lar, porque a terra gritando est. Nada tragas contigo, porque a teu lado eu estarei. hora de lutar, porque meu povo sofrendo est.

MAIS CANTOS...

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

12
01) AL JUVENTUDE Entra: G C D G G C D

1. Al juventude, al juventude. Encare com garra o peso da barra. O tempo escuro, mas tem soluo.

G D

Pra ter no futuro, um porto seguro, precisa ter fora, precisa ter raa, Precisa ter amor no corao. C Pra frente, pra frente, C Pra frente, pra frente,

G7

D G Em Am D7 G G7 linda juventude, voc a esperana do pas. D G Em Am D7 G G7 linda juventude, e faa um futuro muito mais feliz.

G D 2. O Brasil lindo, o Brasil nosso. No seja um fraco, no fuja do barco. C D G Eu sei que cruel remar contra a mar. G D Porm acredito, que ainda tem jeito, a felicidade nosso direito, C D G G7 A gente no pode perder a f.

02) MOMENTO NOVO


Em Am Em D G 1. Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo. F# Em C B hora de transformar o que no da mais, sozinho, isolado, ningum capaz. E C#m F#m B7 /: Por isso vem, entra na roda com a gente tambm, voc muito importante :/ Em (vem) Em Am Em D G 2. No possvel crer que tudo fcil, h muita fora que produz a morte. F# Em C B Gerando a dor, tristeza, e desolao, necessrio unir o cordo. Em Am Em D G 3. A fora que hoje faz brotar vida, atua em ns pela tua graa. F# Em C B Deus quem nos convida para trabalhar, o amor repartir e as forar juntar.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

13
03) ALMA MISSIONRIA
Entra: G D Em C G Am D7 G D Em C 1. Senhor, toma minha vida nova, antes que G D Em C Estou, disposto ao que queiras, no importa G Am D7 a espera, desgaste anos em mim. G Am D7 o que seja, Tu chama-me a servir.

G D Em C /: Leva-me onde os homens necessitem tuas palavras, G Am D7 necessitem meu gosto de viver. G D Em C G Am Onde falte a esperana, onde tudo seja triste, simplesmente por no saber de ti.:/ G D Em C G Am D7 2. Te dou, meu corao sincero, para gritar sem medo: formoso teu amor. G D Em C G Am D7 Senhor, tenho alma missionria, conduza-me a terra, que tenha sede de ti.

D7

G D Em C G Am D7 3. E assim, em marcha irei cantando, por povos pregando tua grandeza Senhor. G D Em C G Am D7 Tirei meus braos sem cansao, tuas histrias em meus lbios e a fora na orao.

04) SONHOS E PANDORGAS


E A EAE A E A E 1. Deixe a pandorga viajar, mas segure firme para o vento no roubar. A E AE A E A E Porque nossos sonhos so pandorgas, nos levando para o mundo transformar. E A Leve nessa mala de garupa toda a coragem que couber B7 A E B7 E A misso grande, o desafio bem maior. E A Solte o grito preso garganta: Somos Pastoral da Juventude B7 A B7 A E Outro mundo possvel, vamos fazer! E A EAE A E A E 2. O Grupo de Jovens o lugar, de felicidade, resistncia e de paz. E A EAE A E A E De fugir do individualismo, neste pagos vida nova vai brotar. E A EAE A E A E 3. Se no for amor o que ser, que conduz a dana e nosso caminhar. E A EA E A E A E Tem que levantar esta bandeira, Jesus Cristo a razo para lutar. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

14
05) CORAO LIVRE
A F#m A A7 D Eu vejo que a juventude tem muito amor / carrega a esperana viva no seu cantar A F#m Bm E A E7 Conhece caminhos novos / No tem segredos / Anseia pela justia e deseja a paz. A F#m A A7 D Mas vejo tambm a dor da insegurana / Que di quando hora certa de decidir A F#m Bm E A Tem medo de deixar tudo e ento se cansa / Diz no ao caminho certo e no feliz. C#7 F#m F# /: Hei juventude rosto do mundo / Teu dinamismo logo encanta quem te v D Dm A F#m Bm E A A liberdade aposta tudo / No perde nada na certeza de vencer. :/ A F#m A A7 D Vai, vende tudo o que tens / D a quem precisa mais A F#m Bm E A Vem e segue-me depois / Vem comigo espalhar a paz. C#7 F#m F# Bm Jesus convida, canta contigo / Mas preciso ter coragem de morrer D Dm A F#m Bm E A Corao livre, comprometido / Partilha tudo sem ter medo de perder. Bm

06) GUARANIS
G C G C G Am D 1. Ah! Quero ouvir a serenata / ver crescer as nossas matas / e tocar meu violo. G C G C G Am D Ah! Meu amigo vem cantar / pois o dia vai raiar / e morar nesta cano. G C G C Em C D Ah! Que saudade do poeta / do artista e do profeta / que o tempo eternizou. G C G C Em D7 G Ah! Como eu falei das flores / liberdade, beija-flores / Que meu corao sonhou. G C G C G Am D 2. Ah ! ver crianas pelas praas / paz e pipa po e graa / como cheiro de hortel. G C G C G Am D Ah! gua pura ali na fonte / e a gente a olhar nos montes / sem ter medo do amanh. G C G C Em C D Ah! o meu lindo continente / que fez do sangue a semente / para ver o sol nascer. G C G C Em D7 G Ah! Quando bata e saudade / abre as asas liberdade / para ver o sol nascer. G C G C G Am D 3. Ah! Quanta luta na fronteira / tanta dor na cordilheira / que o condor no voou. G C G C G Am D Ah! Dana e terra guaranis / de uma raa to feliz / que o homem dizimou. G C G C Em C D Ah! Vou nos passos de um menino / no meu corao latino/ a esperana tem lugar. G C G C Em D7 G Ah! Quando bata a saudade / abra as asas liberdade / que no pare de cantar. Animao Bblico-Catequtica: Projeto Alicerce: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

15
07) ESPERANA JOVEM
D G D Bm Em A7 D A juventude unida clamando noite e dia com gritos de esperana e de paz... de paz A G D Bm A G A D /: Lai, lai, lai, lai-l. Lai, lai, lai, lai-l :/ D A D G D A D 1. Estamos pelas praas e somos milhes / nos campos e favelas somos multides G D Bm Em A D Perdidos procuramos o caminho / ningum vai ser feliz se andar sozinho. D A D G D A D 2. A fome entre os dentes e a morte na mo / Fizeram do prazer a maldio G D Bm Em A D Na mos dos opressores nos sofremos / Ser livres nos queremos e seremos. D A D G D A D 3. A flor da liberdade em nosso olhar / Paixo, ternura e sonho em nosso ar G D Bm Em A D De olhos no futuro nos estamos / a vida que amamos e buscamos. D A D G D A D 4. est a nossa hora e o tempo para ns / Que chegue em todo o canto a nossa voz G D Bm Em A D Miremos bem no espelho da memria / Faremos, jovens e linda a nossa histria.

08) ME LEVA PRA LUTA


C F C F 1. Com voc eu sou mais eu, juntos somos mais que dois. Dm Em Dm Em G CFC Pra este mundo ser melhor preciso dar as mos e caminhar, e caminhar. F C F C Dm Em Dm Em /: Me leva pra luta, me mostra o caminho, revela o segredo pra viver sem medo :/ C F C F 2. Nossa cara, nossa voz, nossa sede de amor Dm Em Dm Em G CFC Nosso jeito de viver, juntos vamos construir e caminhar, e caminhar.

9) MEU CORAO BATE MAIS FORTE


E Meu corao bate mais forte, bate forte F# A E cada vez que eu to no meio do povo de Deus. (bis) A E A E A E 1. Quando o povo cala / quando o povo grita / quando o povo fala F#m B7 eu quero ouvir o que ele diz. A E A E A E B7 2. Quando o povo canta / quando o povo dana / quando o povo ri / meu corao bate feliz

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

16
10) XOTE DA CERTEZA
D A G A D Se algum dia perguntarem pra voc, no tenha medo diga com toda a certeza A G A D Quem espera no se cansa com a peleja vai ver um dia tempo novo amanhecer D A G A D Afirme alto grite forte sem demora a luta dura mas jamais ser em vo A G A D E s quem trs a cor do sangue em suas mos ver um dia a alegria da vitria A7 D A D /: Eu sei que vai acontecer um dia novo tempo bom de se viver A7 D G A D Eu sei que vai, vai ser agora, o dia que seremos donos da histria :/ D A G A D Nesta manh a alegria vai reinar e todo mundo ser visto como irmo. A G A D Fazendo festa na chegada da vitria, vamos pra frente caminhando mo a mo.

11) EM GUAS MAIS PROFUNDAS


E A E A E D B7 E Navegarei em guas mais profundas e lanarei as redes ao mar. E A E A E B7 E Vou sem temor, pois sei que vale a pena, achar o rumo certo e o meu lugar! A E C#m F#m B7 1. O batismo que eu recebi numa fonte de Divino amor, foi incio de uma relao com Deus. E A E A E Enxertado no seu corao, j sou parte desse povo irmo: A E A E B7 E B7 assemblia de chamados e de convocados para ser feliz. A E C#m F#m B7 2. Fascinado por to grande Dom descobri minha vocao. Na certeza de poder me encontrar E A E A E deixei tudo para navegar na ternura de quem me chamou. A E A E B7 E B7 Anunciar tua palavra, viver na justia: eis minha misso.

12) AX

E F#m A B E Ir chegar um novo dia, um novo cu, uma nova terra, um novo mar. E F#m A B E E nesse dia, os oprimidos numa s voz, a liberdade iro cantar. E F#m A B E 1. Na nova terra o negro no vai ter corrente. E o nosso ndio vai ser visto como gente. E F#m A B E Na nova terra o negro, o ndio e o mulato, o branco e todos vo comer no mesmo prato. E F#m A B E 2. Na nova terra o fraco, o pobre e o injustiado, sero juizes deste mundo de pecado. E F#m A B E Na nova terra o forte, o grande e o prepotente, iro chorar at ranger os prprios dentes.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

17
13) NEGO NAG
Am G Am 1. Eu vou tocar minha viola a a. Eu sou um negro cantador Am G Am O negro canta, deita e rola a a l na senzala do Senhor G Am /: Dana a nego nag! Dana a nego nag! G Am G Am Dana a nego nag! Dana a nego nag ... :/ Am G Am 2. Tem que acabar come essa histria a a do negro ser inferior Am G Am O negro gente e quer escola a a quer danar samba e ser doutor. Am G Am 3. O negro mora em palafita a a no culpa dele no senhor Am G Am A culpa da abolio que veio e no o libertou Am G Am 4. Vou botar fogo no engenho o o aonde o negro apanhou Am G Am O negro gente como o outro o o quer ter carinho e ter amor

14) O SONHO DOS JOVENS


D F#m 1. Do jeito que surge o dia eu vejo tambm renascer G D E7 A Um mundo de harmonia que faz a esperana viver D F#m So tantos sinais que irradiam a luz desta novas manh G D E7 A Sorriso, prazer e alegria, compe essa lida cano D GA D GA /: Ei amigo, ; cante comigo, G D A G Bm A mesma melodia, canto, poesia, o amor que paira no ar, A G A , preldio de paz :/ D F#m 2. Do jeito que o sol desponta no meio de um forte arrebol G D E7 A Os jovens tambm despertam, projetam um mundo melhor D F#m O largo sorriso criana, daqueles que unem a mo G D E7 A Formando uma grande aliana, o sonho de mil geraes.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

18
15) O MESMO ROSTO
C G F G C G F C Dizem que o sol, deixou de brilhar / Que as flores mais belas no perfumam mais Am Em F C G C Que os jovens teriam deixado de amar / De crer na esperana de poder mudar Am Em F C G C Que as lutas e os sonhos o vento espalhou / E que envelheceram a fora do amor. C G F G C G F C Se fosse assim me digam vocs / De quem o rosto que ainda sorri Am Em F C G C De quem o grito que nos faz tremer / Defendendo a vida e o modo de ser Am Em F C G C De quem so os passos marcados no cho / E o lindo o compasso de um s corao C G F G C G F C Enquanto existir um raio de luz / E uma esperana que a todos conduz Am Em F C G C Persiste a certeza plantada no cho / Ternura e beleza no acabaro Am Em F C G C Pois a juventude que sabe guardar / Do amor e da vida no vai descuidar C G F G C G F C O rosto de Deus jovem tambm / E o sonhos mais lindo ele quem tem Am Em F C G C Deus no envelhece tampouco morreu / Continua vivo no povo que seu Am Em F C G C Se a juventude viesse a faltar / O rosto de Deus iria mudar

16) CORAO CIVIL


D GA D G A Quero a utopia, quero tudo e mais / Quero a felicidade dos olhos de um pai C G D Bm E A Quero a alegria, muita gente feliz / Quero que a justia reine em meu pas D G A Quero a liberdade / Quero o vinho e o po D G A Quero ter amizade, Quero amor, prazer C G D Quero nossa cidade sempre ensolarada Bm E A D G D Os meninos e o povo no poder / Eu quero ver. G A So Jos da Costa Rica, Corao Civil D G A Me inspire no meu sonho de amor Brasil C G D Se o poeta o que sonha o que vai ser real Bm E A Vou sonhar coisas boas que um homem faz G A Bm E esperar pelos frutos no quintal. D G A Sem polcia, nem a milcia / Nem feitio, cad poder? D G A Viva a preguia, viva a malcia / Que s a gente aqui sabe ter C G Assim vivendo a minha utopia / Eu vou levando a vida, D Bm Eu vou viver bem melhor G E Doido pra ver o meu sonho teimoso A D G D Um dia se realizar.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

19
17) EIS-ME AQUI, SENHOR
(Pe. Pedro Brito Guimares) E E7 Eis-me aqui, Senhor. A E B7 Eis-meaqui,senhor. E E7 A Pra fazer tua vontade, B7 E pra viver do teu amor, A pra fazer tua vontade, F#m B7 pra viver do teu amor: E E7 Eis-me aqui, Senhor! E A B7 O Senhor o Pastor que me conduz, E G# C#m por caminho nunca visto me enviou. F#m B7 Sou chamado a ser fermento, sal e luz E A B7 e por isso respondi: Aqui, estou. Ele ps em minha boca uma cano. / Me ungiu como profeta e trovador / da histria e da vida do meu povo, / e por isso respondi: aqui estou. Ponho a minha confiana no Senhor, / da esperana sou chamado a ser sinal. / Seu ouvido se inclinou ao meu clamor, / e por isso respondi: aqui estou!

18) PIEDADE
Senhor que vieste salvar os coraes arrependidos; /:Piedade, piedade, piedade de ns:/ Cristo que vieste chamar os pecadores humilhados; Senhor que intercedeis por ns junto a Deus Pai que nos perdoa.

19) SENHOR, TENDE PIEDADE E PERDOAI


(Pe Zezinho) E B E E7 Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa, A B7 E E7 e perdoai a nossa culpa. A E Porque ns somos vosso povo A B7 E que vem pedir vosso perdo. Cristo, tende piedade e perdoai a nossa culpa / e perdoai a nossa culpa. Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa / e perdoai a nossa culpa.
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

20
20) A VIAGEM
(Zanata) E B7 E Eu vim de longe pra encontrar o meu caminho, B7 E tinha um sorriso e o sorriso ainda valia, A E achei difcil a viagem at aqui, B7 E mas eu cheguei, mas eu cheguei. Eu vim depressa, eu no vim de caminho, / eu vim a jato no asfalto deste cho, /achei difcil a viagem at aqui, / mas eu cheguei, mas eu cheguei. Eu vim por causa daquilo que no se v, / vim nu, descalo, sem dinheiro e na pior, / achei difcil a viagem at aqui, /mas eu cheguei, mas eu cheguei. Eu tive ajuda de quem voc no acredita, / me deu esperana de chegar at aqui, / vim caminhando e aqui me decidi, / eu vou ficar, eu vou ficar.

21) COMO A CHUVA QUE LAVA


(Pe Zezinho) C G como a chuva que lava, G7 C como o fogo que arrasa. F Tua palavra assim, C G7 C no passa por mim sem deixar um sinal. C Tenho medo de no responder, G de fingir que no escutei. F C Tenho medo de ouvir Teu chamado, ADG C virar de outro lado e fingir que no sei. Tenho medo de no responder, / de no ver Teu amor passar. / Tenho medo de estar distrado, / magoado, ferido e ento me fechar.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

21
22) TUA PALAVRA LMPADA
(Simei Monteiro) C G Tua palavra lmpada C G para os meus ps, Senhor, F C Lmpada para os meus ps, Senhor, G C luz para o meu caminho. F C Lmpada para os meus ps, Senhor, G C luz para o meu caminho.

23) OFERTAR NOSSA VIDA QUEREMOS


(CF 1992) D A Ofertar nossa vida queremos, G A D como gesto de amor, doao. D7 G Procuramos criar mundo novo, D A D trazer para o povo a libertao. D7 G A F#De braos erguidos, a Deus ofertamos A D aquilo que somos e tudo que amamos. D7 G A F#Os dons que ns temos compartilharemos, BEA D aqueles que sofrem, sorrir o faremos. A injustia que fere e que mata, / tanto homem, criana e mulher. / Faz o jovem viver sem sentido, / frustrado, perdido, distante da f.

24) ME DO CU MORENA

(Pe Zezinho) (Introduo: D D/C# D/B D/A G D/F# Em A D4 D) D A7 D Me do cu morena, G D Senhora da Amrica Lati............na, G A de olhar e caridade to divina, D A7 de cor igual cor de tantas raas. D Virgem to serena, G D Senhora destes povos to sofri.......dos, G A Patrona dos pequenos e oprimidos, D D7 derrama sobre ns as tuas graas. Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

22
G Derrama sobre os jovens Tua luz, D Baos pobres vem mostrar o Teu Jesus, A ED ao mundo inteiro traz o Teu amor de me. G Ensina quem tem tudo a partilhar, D Bensina quem tem pouco a no cansar A D A7 D e faz o nosso povo caminhar em paz. (B- A A7 D) Derrama a esperana sobre ns, / ensina o povo a no calar a voz, / desperta o corao de quem no acordou. / Ensina que a justia condio, / de construir um mundo mais irmo /e faz o nosso povo conhecer Jesus.

25) SANTA ME, MARIA


(Jos Accio Santana) A Santa Me Maria, nessa travessia, E cubra-nos teu manto cor de anil. Guarda nossa vida, Me Aparecida, A Santa Padroeira do Brasil. A7 D E A E A A-ve, Maria! A-ve, Maria! Com amor divino guarda os peregrinos / nesta caminhada para o alm. / D-lhes companhia, pois tambm um dia / foste peregrina de Belm. Mulher peregrina, fora feminina, / a mais importante que existiu. / Com justia queres que nossas mulheres / sejam construtoras do Brasil. Com seus passos lentos, Enfrentando os ventos, / quando sopram noutra direo. / Toda a Me Igreja pede que tu sejas / companheira de libertao.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

23
26) A PALAVRA DE DEUS VAI CHEGANDO VAI...
D A7 D A Palavra de Deus vai chegando,vai, (bis) A7 D Jesus que hoje vem nos falar (bis) Palavra de Deus aos pequenos (bis) Palavra de Libertao (bis) Como o Sol a brilhar no horizonte (bis) Semente fecunda na Terra (bis)

27) ESCUTA, ISRAEL


(Ir. Mria T. Kolling) DGA7 DEscuta Israel, Jav teu Deus, quer falar! (bis) GDGD- D7 Fala, Senhor Jav: Israel quer te escutar! GDGD- A7 Fala, Senhor Jav: Israel quer te escutar!

28) POVO NOVO


(Z Vicente) E Quando o Esprito de Deus soprou, A E o mundo inteiro se iluminou. A A esperana na terra brotou B7 E e o povo novo deu-se as mos e caminhou... A E A E Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador! A E A E Justia e Paz ho de reinar e viva o amor! Quando Jesus a terra visitou, / a Boa Nova da justia anunciou: / o cego viu, o surdo escutou / e os oprimidos das correntes libertou... Nosso poder est na unio, / o mundo novo vem de Deus e dos irmos. / Vamos lutando contra a diviso / e preparando a festa da Libertao! Cidade e campo se transformaro, / jovens unidos na esperana gritaro. / A fora nova o poder do amor, / nossa fraqueza fora em Deus libertador!

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

24
29) UTOPIA
(Z Vicente) E A E Quando o dia da paz renascer. A E Quando o sol da esperana brilhar, F#eu vou cantar. B7 Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, E eu vou cantar. E A E Quando as cercas carem no cho, A E quando as mesas se encherem de po. F#Eu vou cantar! B7 Quando os muros que cercam jardins, F#B7 EA destrudos ento os jasmins vo perfumar! B7 A Vai se to bonito se ouvir a cano, E C#- F#- B7 E cantada de novo. B7 A No olhar da gente a certeza do irmo, E C#- F#- B7 E reinado do povo. Quando as armas da destruio, / destrudas em cada nao, eu vou sonhar! / E o decreto que encerra a opresso, / assinado s no corao, vai triunfar! / Quando a voz da verdade se ouvir / e a mentira no mais existir, ser enfim! / Tempo novo de eterna justia, / sem mais dio sem sangue ou cobia, vai ser assim!

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

25
30) FAZEI RESSOAR
(Ir Maria Jos) DGA7 Fazei ressoar a Palavra de Deus Dem todo lugar! (bis) A7 Na cultura, na Histria: Dvamos expressar, A7 Levando a Palavra de Deus DA7 em todo o lugar. Vamos l! Na cultura popular; vamos catequizar: / Celebrando f e vida em todo o lugar. / Vamos l! Com o negro e com o ndio, vamos louvar:/ e com a comunidade vamos festejar. / Vamos l! Com o pandeiro e com a viola, vamos cantar: / animando a nossa luta em todo lugar. / Vamos l! Com atabaque e com tambor, vamos celebrar: / a palavra de Deus em todo lugar. / Vamos l! O Evangelho a Palavra que Deus programou: / s Ele o caminho, a verdade, a vida e amor. Juventude caminho aberto, vamos construir: / Fraternidade e renovao, vamos transmitir. / Vamos l!

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

26
31) PO EM TODAS AS MESAS
(Z Vicente) D A7 A mesa to grande e vazia D D7 de amor e de paz - de paz! G Onde h luxo de alguns, Balegria no h - jamais! EA7 A mesa da Eucaristia nos D Bquer ensinar - ah, ah, EQue a ordem de Deus A7 D nosso Pai o po partilhar. G D Po em todas as mesas; EA7 D da Pscoa a nova certeza: G D a festa haver G D A7 D e o povo a cantar, aleluia! (bis) As foras da morte: a injustia e a ganncia de ter - de ter. / Agindo naqueles que impedem ao pobre viver - viver. / Sem terra, trabalho e comida, a vida no h - no h. / Quem vive assim e no age, a festa no vai celebrar. Irmos companheiros na luta, vamos dar as mos - as mos / Na grande corrente do amor, na feliz comunho - irmos. / Unindo a peleja e a certeza vamos construir aqui / na terra o projeto de Deus todo povo a sorrir. Que em todas as mesas do pobre, haja festa de po - de po / E as mesas dos ricos, vazias, sem concentrao - de po! / Busquemos aqui nesta mesa, do Po redentor - do cu / a fora e a esperana, que faz todo povo ser povo de Deus. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor - / no po partilhado a presena Ele nos deixou - deixou! / Bendita a vida nascida de quem se arriscou / na luta pra ver triunfar neste mundo o amor!

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

27
32) ESPERANA JOVEM
(Z Vicente) C C7 F A juventude unida clamando noite Fe dia. C ADGC Com gritos de esperana e de paz C G C Estamos pelas praas e somos milhes. F C Nos campos e favelas somos multid es. F C APerdidos procuramos um caminho. DG C Ningum vai ser feliz se andar sozinho G C G C Lai, lai,lai,laia / Lai, lai,lai,lai 2- A fome entre os dentes e a morte no cho. / Fizeram do prazer a maldio. / Nas mos dos opressores ns morremos. / Ser livres ns queremos e seremos. 3- A flor da liberdade em nosso olhar. / Paixo ternura e sonho em nosso ar. / De olho no futuro, ns estamos / a vida que amamos e buscamos. 4- esta a nossa hora e o tempo pra ns. / Que chegue em todo o canto a nossa voz! / Miremos bem no espelho da memria. / Faremos jovem e linda a nossa histria.

33) BONITA DEMAIS


(Z Vicente) E A bonita demais, bonita demais a mo E de quem conduz a bandeira da paz. (bis) A a paz verdadeira, E7 que vem da justia, irmo. B7 a paz da esperana, E que nasce de dentro do corao. (bis) 2- a paz da verdade, da pura irmandade do amor, / paz da comunidade, que busca igualdade, , . (bis) 3- Paz que graa e presente, na vida da gente de f, / paz do onipotente, Deus na nossa frente, Jav. (bis)

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

28
34) ANIMADOS PELA F
D A O teu povo Senhor est sofrendo D Caminhando de um lado para outro A7 Uma vida mais justa est querendo D Pois se no vai migrar at estar morto D7 G D Animados pela f e bem certos da vitria A7 Vamos fincando nosso p D e fazer a nossa histria G A7 D E fazer a nossa histria animados pela f Desse jeito que a coisa est andando / O sistema escraviza e nos domina / Ele o mal que est nos desviando / Da verdade que Cristo hoje ensina A estrutura da nossa sociedade / Fora o povo para a migrao / Os da roa vo pra cidade / Sempre em busca de melhor situao

35) NAS HORAS DE DEUS, AMM


(Z Vicente) E Nas horas de Deus, amm! B7 E Pai, Filho e Esprito Santo C#F#Luz de Deus em cada canto B7 E Nas horas de Deus, amem! 2- Nas horas de Deus, amm! / Que o bem nos favorea! / Que o mal no acontea / Nas horas de Deus, amm! 3- Nas horas de Deus, amm! / Que o corao do meu povo / De amor se torne novo / Nas horas de Deus, amm! 4- Nas horas de Deus, amm! / Que a colheita seja boa! / Que ningum mais vague toa, / Nas horas de Deus, amm! 5- Nas horas de Deus, amm! / Deus abenoe os artistas! / As crianas e as catequistas / Nas horas de Deus, amm!
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

29
36) DEUS NOS ABENOE, DEUS NOS D A PAZ.
(Pe. Zezinho)
G C G Deus nos abenoe, Deus nos d a paz. C G D A paz que s o amor que nos traz. C G D7 G A paz na nossa vida, no nosso corao D C G e a bno para toda criao. A paz na nossa casa, nas ruas, no pas,/e a bno da justia que Deus quis. A paz pra quem viaja, a paz pra quem ficou; /e a bno do conforto a quem chorou. A paz entre as igrejas e nas religies;/e a bno da irmandade entre as naes. A paz pra toda a terra e a terra ao lavrador; /e a bno da fartura e do louvor.

37) SENHORA, ME MORENA APARECIDA


Letra e msica: Edinaldo da Silva Diocese Jales Introduo: D D7 G A D Bm Em A7 D A7
D G Maria, Companheira de A7 G A Caminhada, Tu s a Luz a me D D7 G A guiar, Ao encontro de Cristo em D Bm Em A7 Romaria A juventude vem aqui D D7 celebrar G A D Bm Senhora, Me Morena Aparecida, G A7 D D7 Com amor, viemos te louvar, G A D Bm Junto ao Bom Jesus de Iguape, D A7 Ns queremos nossa vida lhe ofertar.

Em

A7

Somos jovens, cristos comprometidos, Neste mundo a evangelizar, Rumo a civilizao do amor Reino de Deus, na aurora vai chegar Queremos Paz, e solidariedade Maria, tu s quem nos conduz Mostrai aos jovens e aos pobres o caminho que nos leva JESUS.
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

30
38) O QUE VALE O AMOR
Em D Se pra ir pra luta, eu vou C se pra t presente eu t B7 Em pois na vida da gente o que vale o amor D que a gente junto vai C reacender estrelas vai B7 Em replantar nosso sonho em cada corao B7 Em enquanto no chegar o dia B7 C enquanto persiste a agonia B7 Em a gente ensaia o baio D C B7 Em Lau, lau, lau, lau
que a gente junto vai Reabrindo caminhos vai Alargando a avenida pra festa geral Enquanto no chega a vitria Pro que h de ser afinal Lau, lau, lau, lau que a gente junto vai Vai pra rua de novo vai Levantar a bandeira do sonho maior Enquanto eles mandam no importa A gente vai abrindo a porta Quem vai rir depois, ri melhor Lau, lau, lau, lau Esse amor to bonito vai Vai gerar nova vida, vai Ciatrizar feridas, fecundar a paz Enquanto governa a maldade A gente canta a liberdade O amor no se rende jamais

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

31
39) CIO DA TERRA
Am G Debulhar o trigo F Recolher cada bago do trigo C Forjar do trigo o milagre do po D7 E se fartar de po Am G Decepar a cana F Recolher a garapa da cana C Roubar da cana a doura do mel D7 se lambuzar de mel Am G Afagar a terra F Conhecer os desejos da terra C Cio da terra propcio estao D7 E fecundar o cho...

40) A GLORIA DE DEUS


E B7 A Olha a glria de Deus brilhando, aleluia. B7 E Olha a glria de Deus brilhando, aleluia. E Nosso Deus o artista do universo. B7 a fonte da luz, do ar, da cor. o som, a msica, a dana. E o mar jangadeiro e pescador.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

32
B7 o seio materno sempre frtil, E beleza, pureza e calor. (bis) B7 E B7 Aleluia! Aleluia! Vamos criar, E Que pra glria de Deus brilhar. E Nosso Deus caminho e caminhada, B7 Do seu povo para a libertao. Onde quer que esteja um oprimido. E Jav que promove a redeno. B7 Ele quebra a fora do tirano, E e garante a vitria da unio. (bis) B7 E B7 Aleluia! Aleluia! Vamos lutar, E que pra glria de Deus brilhar.

Nosso Deus a voz que se levanta, o canto, o gemido e o clamor. o brao erguido para a luta. o brao em nome do amor. o p conquistando novo espao. a terra, o futuro, a flor. (bis) Aleluia! Aleluia! Vamos amar, que pra glria de Deus brilhar.

Nosso Deus est brilhando noite dia. Pelos campos e praas do pas. presena na voz da meninada. Que convoca um futuro mais feliz. a infinita razo da plena vida. Todo o povo cantando hoje bendiz. Aleluia! Aleluia! Vamos cantar, que pra glria de Deus brilhar.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

33
41) PELOS CAMINHOS DA AMRICA
Dm 2a Gm / 3a A7 Pelos caminhos da Amrica (3X) Dm Latino-amrica. D Pelos caminhos da Amrica, G D h tanta dor, tanto pranto. G D Nuvens, mistrios e encantos, G A7 que envolve nosso caminhar. D H cruzes beirando a estrada, G D Pedras manchadas de sangue, G D apontando como setas Gm A7 Dm A7 que a liberdade pra l... Pelos caminhos da Amrica, h monumentos sem rosto. Heris pintados, mau gosto, livros de histria sem cor. Caveiras de ditadores. Soldados tristes, calados, com os olhos esbugalhados vendo avanar o amor... Pelos caminhos da Amrica, h mes gritando qual loucas. Antes que fiquem to roucas, digam aonde acharo. Seus filhos mortos levados na noite da tirania, mesmo que matem o dia, eles jamais calaro. Pelos caminhos da Amrica, no centro do Continente, marcham punhados de gente com a vitria na mo.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

34
Nos mandam sonhos, cantigas, em nome da liberdade.

Com o fuzil da verdade combatem firme o drago. Pelos caminhos da Amrica, bandeiras de um novo tempo vo semeando no vento frases teimosas de paz. L, na mais alta montanha, h um pau darco florido: um guerrilheiro querido que foi buscar o amanh. Pelos caminhos da Amrica, h um ndio tocando flauta, recusando a velha pauta, que o sistema lhe imps. No violo, um menino e um negro toca tambores. H sobre a mesa umas flores, pr festa que vem depois.

42) ONDE REINA O AMOR


Onde Reina o amor, fraterno amor, Onde Reina o amor, Deus a esta. (vrias vezes)

43) LIBERDADE
Liberdade vem e canta e sada este novo sol que vem. Canta com alegria o escondido amor que no peito tens. Mira o cu azul, espao aberto pra te acolher. Mira o cu azul, espao aberto pra te acolher . Liberdade vem e pisa este firme cho de verde ramagem. Canta louvando as flores que ao bailar do vento fazem sua mensagem. Mira estas flores, abrao aberto pra te acolher. Mira estas flores, abrao aberto pra te acolher .

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

35

Liberdade vem e pousa nesta dura Amrica triste e vendida. Canta com o teu grito nossos filhos mortos e a paz ferida. Mira este lugar, desejo aberto pra te acolher. Mira este lugar, desejo aberto pra te acolher . Liberdade, liberdade, s o desejo que nos faz viver. s o grande sentido de uma vida pronta para morrer. Mira o nosso cho banhado em sangue pra reviver. Mira a nossa Amrica banhada em morte pra renascer .

44) UMA S SER A MESA


1. Quando os ps no cho tocarem para a dana comear;/ Quando as mos se entrelaarem Vida nova h de brotar. Uma s ser a mesa, Terra-me ser o altar./ O sustento, a natureza, em milagres, vai nos dar! 2. Toma, Pai, o amor perfeito pelo rio, a mata, a flor.../ Que o ndio traz no peito: louvor ao Criador! 3. Eis aqui, Senhor, as dores deste Cristo-Povo-Irmo./ Sejam hinos seus clamores na defesa de seu cho. 4. Nova Terra ns sonhamos onde todos tm lugar./ Os direitos ns buscamos; vida, po, respeito, lar... 5. Povos todos, terra inteira te pertencem, Senhor!/ Que os males e as fronteiras dem lugar ao Pleno Amor.

45) NOVO CU, NOVA TERRA


(Flbio Dias)
Novo cu, nova terra, um novo amanhecer Nova vida, novos sonhos, o novo no poder chegada a hora de construir, Que o reino acontea aqui Que um mundo de terra, paz e po Seja realidade para o irmo O mundo no o que sonhamos, sabemos Mudar a situao queremos S atravs da participao: Justia, paz e cidadania se abraaro. Que seja sal, seja luz nesta vida Que saiba transformar Que jamais diga no, o novo em nossas mos E se demorar vou insistir Se tentar barrar, no vou parar Se disser que no, no vou ouvir E como resposta eu vou votar: quero mudar!
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

36
46) O SONHO DA GENTE
(Fbio Dias)
O sonho da gente ser gente O sonho da gente participar O sonho da gente ver a semente Cair no cho e frutificar a juventude na busca do novo Sabendo que povo, sabendo o que quer, o que a juventude na busca da vida Sabendo que precisa participar E nessa luta quer ser histria Quer ser semente e transformar. Este povo na labuta, nunca foge da luta, sabe sempre o que quer Tem Deus em sua frente, juntos formam a corrente Homem, menino e menina, operrio, lavrador Negro, ndio e mulher Este povo tem histria e precisa ter memria Tem o voto em suas mos Como dizem por ai: tem a faca, tem o queijo pra mudar a situao (bis)

47) MARIA, JOVEM PRESENA NAS CULTURAS


(Pe. Demtrius)
Nesta Amrica Latina vai o povo sofredor Cantar Senhora ndia, mostrando o seu amor Lutando por po e vida, por paz e libertao Vem, me de Guadalupe, trazendo seu filho-irmo Que liberta o povo latino das garras da opresso Vem Maria da Selva, da raa Tupi! Trazer alegria ao povo infeliz! Tua pele de liberdade, teu rosto de amor! Diz a Juanito: Jesus o Senhor! So tantas nossas culturas, so tantas as iluses De ver uma Amrica livre, cantando novas canes Entre tambores e atabaques, arcos, flechas de lutar Tu surges Maria pobre pra vida do povo mudar Transformando a realidade continente em verdadeiro lar Rainha de nossa Amrica, inspirao da juventude s chamada La Morenita, Senhora de Guadalupe Incultura nossas razes, culto de libertao Abenoa os ndios e negros os brancos e todos irmos Abenoa os ndios e negros os brancos e todos irmos Juventude razo de luta na Amrica ferida Respeitando todas as raas, construindo uma nova vida Me ndia, tu s modelo de Igreja pobre e sofrida Povo de Deus renascendo das culturas oprimidas Povo de Deus renascendo das culturas oprimidas Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

37
48) PAZ E AMOR
Tom:A Introduo: A G feita junto com o solo da intro. A Chame a famlia Avise o tio e o av G D/F# Hoje todos vo saber A Que a sua garotinha se casou A Proibida Escondida Muito jovem pra escolher G D/F# Sua me quase desmaia A E seu pai diz que quer morrer A Eu j fui seu namorado Por isso ela me chamou G D/F# A Para que eu fosse testemunha dessa histria G D/F# E Que seja linda como um dia foi a nossa AE Com flores na cabea G D/F# Nossos ps descalos AE Nossa vida toda de G D/F# A G D/F# Paz e amor (paz e amor..) SOLO APOS O REFRAO e|--------5--| B|-2-2-3/5---| G|-----------|Umas 2 vezes ta legal D|-----------| A|-----------| E|-----------| A
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

38
Avise a vizinha Mande chamar o seu irmo G D/F# Eles tem que conhecer A A sua mais nova paixo A Um estudante dependente Da mesada de seu pai G D/F# A Um garoto com os braos tatuados G D/F# E E por voc perdidamente apaixonado

AE Com flores na cabea G D/F# Nossos ps descalos AE Nossa vida toda de G D/F# A G D/F# Paz e amor (paz e amor..) SOLO APOS O REFRAO e|--------5~~| B|-2-2-3/5---| G|-----------|Umas 2 vezes ta legal D|-----------| A|-----------| E|-----------|

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

39
49) DIAS MELHORES
Vivemos esperando Dias melhores Dias de paz, dias a mais Dias que no deixaremos para trs Vivemos esperando O dia em que seremos melhores Melhores no amor, melhores na dor Melhores em tudo Vivemos esperando O dia em que seremos para sempre Vivemos esperando Dias melhores para sempre Vivemos esperando Dias melhores Dias de paz, dias a mais Dias que no deixaremos para trs Vivemos esperando O dia em que seremos melhores Melhores no amor, melhores na dor Melhores em tudo Vivemos esperando O dia em que seremos para sempre Vivemos esperando Dias melhores para sempre

50) SOLDADO DA PAZ


No h perigo que v nos parar se o bom de viver estar vivo ter amor, ter abrigo ter sonhos, ter motivos pra cantar... armas no cho flores nas mos mas se o bom de viver estar vivo ter amor, ter abrigo... vivendo em paz, prontos pra lutar... o soldado da paz no pode ser derrotado ainda que a guerra parea perdida pois quanto mais se sacrifica a vida mais a vida e o tempo so os seus aliados armas no cho flores nas mos... o soldado da paz no pode ser derrotado ainda que a guerra parea perdida pois quanto mais se sacrifica a vida mais a vida e o tempo so seus aliados no h perigo que v nos parar se o bom de viver estar vivo ter amor, ter abrigo ter sonhos, ter motivos para cantar... Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

40
51) ORAES
CREDO DOS JOVENS
- Creio na juventude que busca o novo, que espera o amanh melhor e sonha sonhos de criana. - Creio no jovem e na jovem que sabe o que quer, que enfrenta a firme luta, que no foge da raia. Creio na rapaziada que segue em frente e segura o rojo. - Creio no jovem e na jovem que descobre o valor de vivermos como irmos e irms e que busca a comunidade. - Creio que todos os jovens e todas as jovens sabem dizer sim e tambm dizer no. Creio na juventude que sempre se rene para partilhar a vida. - Creio nos jovens e nas jovens das Comunidades, do campo, da escola, da periferia, que sabem viver o amor em sua realidade. - Creio em nossa caminhada rumo nova sociedade, onde todos e todas seremos irmos e irms. - Creio na fora do jovem e da jovem que sorri, canta, dana, chora, namora, espera e faz o novo amanh. - Creio no Deus Pai e Me, Libertador, e em todo jovem e toda jovem que sonha com seu Reino de Amor. - Creio no Cristo Jovem, que fez a vontade de Deus e viveu com muito amor. - Creio no Esprito Santo, que com o fogo do amor anima toda a juventude na busca do Libertador. - Creio em Maria, mulher de dor e alegria, Me nossa querida, de todos os jovens e de todas as jovens que na vida redescobrem seu valor. TODOS: Cremos que s com f, fora e confiana chegaremos ao Reino de Deus e do povo. Amm! Ax! Awere! Aleluia! PAI NOSSO DA JUVENTUDE TODOS: Pai Nosso que estais no cu VOZ: na terra, no ar, na gua, em toda a natureza, no nosso grupo, comunidades, em cada um de ns. TODOS: Santificado seja o vosso nome VOZ: na nossa orao, na ao, no compromisso com a comunidade. TODOS: Venha a ns o vosso Reino VOZ: de mulheres e homens novos evangelizados e evangelizadores. TODOS: Seja feita a vossa vontade! VOZ: Que ns jovens, e todos os cristos comprometidos, sejamos construtores de novas relaes no trabalho, na escola, no lazer, na Igreja e em toda a nossa cultura. TODOS: Assim na terra como no cu VOZ: na caminhada de nossas famlias, de nossos grupos, de nossa comunidade. TODOS: O po nosso de cada dia nos da hoje VOZ: porque quereis a Vida Plena, conseguida quando se mata a fome de po e de justia. TODOS: Perdoai as nossas ofensas VOZ: quando deixamos de construir um grupo de jovens mais organizado e deixamos de atingir outros jovens de nossas comunidades. TODOS: Assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido e no nos deixeis cair em tentao VOZ: de acreditar em outros deuses que no seja o Deus da Vida. TODOS: Mas livrai-nos do mal

VOZ: do poder, da ganncia, da violncia, da desigualdade e da morte e faa-nos, Senhor, mulheres e homens novos, construtores da nova sociedade, sinal do Reino de Deus. Amm!
Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

41
52) LATINO-AMERICANO, POR QUE NO?
(Pe. Osmar Coppi)

Tom inicial: D D G D G A Latino-americano, por que no? / Latino-americano, sim eu sou, Bm F#m G A D /: Sou jovem passo aberto, seguindo o rumo certo, buscando o dia da libertao :/ A D G A D 1. Eu tenho um brilho no olhar, eu quero ver a festa j. G D Bm G A D O amor um continente imenso, tanta gente contente esperando o sol raiar. Em G D G D Bm Confuso meu sorriso, meu peito est ferido, mas no sou to bandido A7 D Eu quero apenas transformar. 2. Na minha pele eu tenho a cor, por dentro sinto muito amor. Sonhando a liberdade eu sigo e vai comigo meu jeito de querer mudar. Eu trago na garganta um grito entalado, no sei mandar recado eu mesmo quero chegar l. 3. Eu creio nesta comunho, na fora jovem da nao. Na f, na esperana, do povo nasce o novo, no sangue de quem soube amar. Nos braos dessa gente, no mesmo continente, na terra Amerndia tempo ainda de plantar.

53) DEUS PRECISA DE PROFETAS


(Jorge Trevisol)

Tom inicial: E E B F#m B E 1. O povo est cansado de tanta opresso / O mal da injustia cegou seu corao E7 A Am E C#m F#m B E /: E Deus que no se esquece do povo sofredor, / Precisa de profetas que levem seu amor :/ B A C#m Eu quero te ouvir, eu vou te seguir, Senhor eis me aqui. B A E A B E Eu quero te ouvir, eu vou te seguir, Senhor eis me aqui. 2. Coragem, esperana, vigor em sua mo / Olhares de denncia, firmeza na misso. /: Amor e confiana, num grito aterrador, / Profeta tem na boca, palavras do Senhor :/ 3. Do mal, as estruturas Deus manda demolir / Buscar suas razes, cortar e destruir. /: Abrir caminhos novos e nunca desistir, fazer feliz o povo, plantar e construir :/

54) TE AMAREI, SENHOR


(Recolhido por Fr. Vctor O. Krger)

Tom inicial: G G C C#0 G C A7 D 1. Me chamaste para caminhar a vida contigo. / Decidi para sempre seguir-te e no voltar atrs G C C#0 G Em G D/F# G C Me puseste uma brasa no peito / e uma flecha na alma. / difcil agora viver sem saudades de Ti. D B7 Em C Am D7 G /: Te amarei, Senhor, / Te amarei Senhor! / Eu s encontro a paz e alegria bem perto de Ti :/ 2. Eu pensei muitas vezes calar e no dar nem respostas. / Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti. / Mas tua fora venceu e, ao final, eu fiquei seduzido. / difcil agora viver sem saudades de Ti. 3. Jesus no me deixes jamais caminhar solitrio / Bem conheces a minha fraqueza e o meu corao. / Vem ensina-me a viver a vida na tua presena. / No amor dos irmos, na alegria, na paz, na unio. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

42
55) MESMO QUE EU NO QUEIRA
(Pe. Zezinho)

Tom inicial: G G Am /: Mesmo que eu no queira, / converte-me, Senhor. D G Mesmo que eu no pea, / converte-me, Senhor. G7 C Mesmo se a conscincia me disser que eu no pequei, C#0 G Em Am D7 G Mesmo assim, tem piedade de mim, pelas vezes que eu errei. :/ Am Se algum saiu ferido quando por minha vida passou, D G Se algum perdeu a paz quando meu egosmo mais forte falou, G7 C Se eu no soube ser irmo, / se eu no soube ser cristo, C#0 G Em Am D7 G Perdoa-me, Senhor, converte o meu corao. Em G Em G Em D7 G Tem piedade de ns, / Tem piedade de ns, / Tem piedade de ns.

56) CNTICO DAS CRIATURAS


(Z Vicente)

Tom inicial: G G C G Em G D Onipotente e bom Senhor, / a ti a honra, glria e louvor C G C D G Todas as bnos de ti nos vm / e todo o povo te diz: amm. G Bm Em7 Bm D 1. Louvado sejas nas criaturas / primeiro o sol l nas alturas C G E m7 Am D G Clareia o dia, grande esplendor / radiante imagem de ti Senhor. 2. Louvado sejas, pela irm Lua / no cu criaste, obra tua / pelas estrelas, claras e belas / tu s a fonte do brilho delas. 3. Louvado sejas pelo irmo vento / e pelas nuvens, o ar e o tempo / e pela chuva que cai no cho / nos ds sustento / Deus da criao. 4. Louvado sejas, meu bom Senhor / pela irm gua e seu valor / preciosa e casta, humilde e boa / se corre, um canto, a ti entoa. 5. Louvado sejas, meu Senhor / pelo irmo fogo e seu calor / clareia a noite, robusto e forte / belo e alegre, bendita sorte. 6. Sejas louvado pela irm Terra / Me que sustenta e nos governa / produz os frutos, nos d o po / com flores e ervas, sorri o cho. 7. Louvado sejas, meu Senhor / pelas pessoas que em teu amor / perdoam, sofrem tribulao, / felicidade em ti encontraro. 8. Louvado sejas, pela irm morte / que vem a todos, ao fraco e ao forte, / feliz aquele que em ti amar / a morte eterna no o matar. 9. Bem aventurado quem guarda a paz / pois o Altssimo o satisfaz / vamos louvar e agradecer / com humildade ao Senhor bendizer.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

43
57) GLRIA DAS CRIATURAS
(Reginaldo Veloso)

Tom inicial: Em Em Am B7 Em 1. Glria a Deus nas alturas / o canto das criaturas! Am B7 Em Rios e matas se alegram / Campo e cidade celebram Am D G Rei dos cus e Senhor / A ti o nosso louvor Em Am B7 Em Deus, nosso pai, te adoramos / Tua glria proclamamos. Em B7 Em E7 Am Em B7 Em Am Glria, Glria, Glria te damos, Senhor / Glria, Glria, a ti eterno louvor! 2. Paz para o mundo sofrido / o grito do oprimido / Somos os teus preferidos / o nosso Pai to querido / Ouve o clamor do teu povo/ Vem e nos livra de novo / A terra mal repartida / Clama por tua justia. 3. Glria a Jesus nosso guia / Filho da Virgem Maria / Vens para o meio dos pobres / Pra carregar nossas dores / Pelo Esprito ungido / Vens libertar os cativos / Por ns a vida entregastes / E o Senhor ressuscitastes!

58) EU DOU GLRIA A DEUS


Tom inicial: D D A7 (D) A7 Mas eu olho para a vida /: e dou glria a Deus:/ Glria pelo Pai / Glria pelo Filho D G A D Glria pela luta / Glria pelo Amor. Eu dou glria a Deus / Por tudo o que Deus me deu (bis).

59) CHEGOU A HORA DA ALEGRIA


(Z Vicente)

Tom inicial: Em Em B Em Em B Chegou a hora da alegria, /: vamos ouvir esta palavra que nos guia :/ Am Em Am B7 Em E7 1. Tua palavra vem chegando bem veloz / Por todo canto hoje se escuta tua voz. Am D7 G Em Am B7 Em Tua palavra vem chegando bem veloz / Por todo canto hoje se escuta tua voz. Em B7 /: Aleluia, Aleluia :/ 2. Nada se cria sem a fora e o calor / Que sai da boca de Deus, nosso criador. /: Aleluia, Aleluia :/ 3. A tua lei meu Senhor perfeio / Conforta a alma e nos educa pra unio. /: Aleluia, Aleluia :/ 4. O mandamento de meu Deus retido / luz nos olhos e prazer no corao. /: Aleluia, Aleluia :/ 5. Esta a palavra da certeza e da justia / Que nos liberta da opresso e da cobia. /: Aleluia, Aleluia :/ 6. mais que ouro e mais que sol a tua lei / Dos teus caminhos, meu Deus, no desviei. /: Aleluia, Aleluia :/ 7. Bendita seja esta palavra do Senhor / Mel saboroso e alimento para o amor. /: Aleluia, Aleluia :/ 8. O cu proclama a tua glria meu Deus, A terra inteira canta um hino de louvor /: Aleluia, Aleluia :/ Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

44
60) NOVA LUZ
(Z Vicente)

Tom inicial: D D C D A m7 C D /: A palavra de Deus j chegou / Nova luz clareou para o povo :/ G Em D C D /: Quando a Bblia Sagrada se abriu / Todo pobre j viu mundo novo. :/ D C D A m7 C D 1. Quem vivia como cego enxergou / Quem andava espalhado se juntou G Em D C D /: Por todo canto j nasceu comunidade / E no caminho da verdade muita gente j entrou :/ 2. Quem sofria na injustia protestou / Quem calava s por medo j gritou /: Por todo canto os pequenos vo se unindo / E a liberdade vem surgindo / E todo velho renovou :/

60) OFERTRIO LATINO-AMERICANO


(Pe. Zezinho)

Tom inicial: G G C Am D G Aceita, Senhor, nossos dons. / Aceita, Senhor, nosso po. / Aceita, Senhor, nosso vinho, C Am Aceita, Senhor, nossa gente / sofrida, oprimida, esquecida, D G Aceita, Senhor, esta dor que machuca demais. G D G 1. Aceita, Senhor, nossa fome de paz, / Aceita, Senhor, nossa fome de amor, D G Aceita, Senhor, este humano calor, / dos povos latinos que querem viver, D G Sem fome e sem medo, / num mundo de paz. / Na paz, na justia, de homens iguais. Am D G /: Aceita, Senhor, nosso Deus, / os dons que, por certo, so teus. :/ 2. Aceita, tambm, nosso povo, Senhor / Crianas e jovens sedentos de amor. / E todos aqueles sem voz e sem vez. / Com fome de paz, de amor e de po. / Que esperam os ventos da renovao / luz do que disse Jesus, nosso irmo.

61) CANTO DE OFERTRIO


(Jos A. Santana)

Tom inicial: D D A D G D A7 D 1. O nosso Deus com amor sem medida, chamou-nos vida, nos deu muitos dons. D A D G D A7 D Nossa resposta ao amor ser feita, se a nossa colheita mostrar frutos bons. A D A7 D /:Mas preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor.:/ 2. Participar criar comunho, fermento no po, saber repartir. Comprometer-se com a vida do irmo, viver a misso de se dar e servir. 3. Os gros de trigo em farinha se tornam. Depois se transformam em vida no po. Assim tambm, quando participamos, unidos criamos maior comunho. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

45
62) PADRE NUESTRO
Tom inicial: Am Am G Am C 1. Padre nuestro Tu que ests / En los que aman la verdad F C F C C7 Haz que el reino que por ti se di / Llegue pronto e nuestro corazn. F C Am G Am Y el amor, que tu hijo nos dej, / El amor, est ya con nosotros. (reza-se o Pai-Nosso) 2. Y en el pan de la unidad, / Cristo danos t la paz / Y olvdate de nuestro mal, / Si olvidamos el de los dems, / No permitas que caigamos en tentacin / Oh Seor, y ten piedad del mundo.

63) BEIRA DO LAGO


(CF/92)

Tom inicial: Dm Dm A7 Dm 1. beira do lago dos teus afazeres/ eu abro horizontes de luta e esperana D7 Gm Dm A7 Dm A Dm A pescas maiores convoco os teus braos / que leves a paz onde impera a vingana. D Em A D O tempo no pra, chegou minha hora / eu vou para o Pai, mas eu fico por perto D7 G D A D A Dm Eu sou este po, este vinho, este amor / perfaz o caminho que encontras aberto. 2. A histria dos homens tm tanta cobia / inveja, opresso e desdm pelos fracos / chegou novo tempo de plena mudana / sou luz, boa-nova, aos teus olhos opacos. 3. Revela outro lado que pleno de brilho / assim que meu Pai quer a vida de todos / pois vai, transfigura esta terra dos homens / implanta a justia, demite os engodos.

64) PARTINDO O PO
(Peres)

Tom inicial: D D G F#m Bm D G A 1. Juntos estamos pra o mundo trazer / fazendo a oferta do po D G F#m Bm D G A Po que resume o trabalho sem fim / e o vinho de nossa cano D G F#m Bm D G A Pomos no altar nossa inquietao: amar a justia e a paz. G A F#m Bm G A D (D7) /: Saber que virs / saber que estars / partindo entre os pobres o po :/ 2. A sede de todos os homens sem luz / a dor e a triste opresso / o dio de tantos que morrem sem f / cansados de tanta iluso. / nesta patena de nossa oblao / aceita a vida, Senhor.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

46
65) COMUNHO E MISSO
(M. L. Ricciardi e Pe. Jos Campos)

Tom inicial: F F Gm C7 F 1. Vem meu povo ao banquete da vida, / vem provar o sabor deste po Gm C7 F Partilhado no abrao fraterno / na ternura do Deus Comunho. Gm C7 F Vem que a mesa j est preparada / vem trajando a veste mais linda Dm Gm C7 F H irmos esperando nas ruas / Dizei a todos que aguardo sua vinda. C7 F Gm Nesta ceia, Senhor, partilhamos tua vida no vinho e no po. Gm C7 Gm F No fraterno convvio seremos testemunhas da Ressurreio. 2. Vem meu povo ao banquete da vida / entoar solidria cano / que aos pequenos e pobres da terra, / seja fora de libertao. / Vem em nome de todos os povos / espoliados da prpria nao / das antigas e novas culturas / v pegadas de Deus neste cho. 3. Vem meu povo ao banquete da vida / vem buscar a coragem de amar / se a defesa do Reino tomares / com a vida ters que pagar. / Vem, j vai despontar novo dia / de ciranda e festa geral. / J se avista a terra sem males / milenar esperana pascal.

66) TOMA A MINHA VIDA NOVA


Tom inicial: G G D/F# Em C G A7 D 1. Senhor, toma a minha vida nova, antes que a espera, desgaste anos em mim. G D/F# Em C G D7 G Estou disposto ao que queiras, no importa o que seja, Tu chamas-me a servir. D/F# Em C G A7 D /:Leva-me onde os homens necessitem tuas palavras, necessitem meu gosto de viver. G D/F# Em C G D G Onde falte a esperana, onde tudo seja triste, simplesmente por no saber de Ti.:/ 2. Te dou meu corao sincero, para gritar sem medo: formoso Teu amor. Senhor, tenho alma missionria, conduza-me terra, que tenha sede de Ti. 3. E assim, em marcha irei cantando, por povos pregando, tua grandeza Senhor. Terei meus braos sem cansao, Tua histria em meus lbios e a fora na orao.

67) O QUE DIREI?


(Pe. Zezinho)

Tom inicial: E E B E A E A E O que direi quando eu for ao meu povo? Que coisas direi, pra ser entendido? B E Eis que eu te envio e dirs ao meu povo: A E A E A E C#m B E Meu nome Jav, aquele que , e sempre ser. Sou aquele que vos libertar. E A E B 1. Moiss no estava pronto para anunciar. / E disse que no saberia o que dizer ao povo E A E A C#m B E Disseste que o ajudarias e Moiss foi l. / Moiss ento te anunciou, / de um jeito mais que novo. 2. Ningum de ns se sente pronto para anunciar. / A gente ainda no aprendeu o que dizer ao povo / mas cremos que tu nos inspiras quando a gente vai. / Queremos evangelizar, ento, de um jeito novo. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

47
68) JUSTIA E PAZ
(Hino Vocacional/96)

Tom inicial: G G Am D G C G 1. Na cidade e na roa / escutamos os clamores / de quem sofre a injustia / e padece opresso G7 C Cm G D G C G Cristo que a todos convida / a tomarmos posio / e na solidariedade / nos tornamos cidados. Am /: Justia e Paz se abraaro / e ns vamos ver / que construir um mundo irmo / o querer D C G De Cristo que a todos chamou / Justia e Paz: isso vocao. :/ 2. O exemplo do Senhor / nos convida a assumir / na histria de seu povo / o compromisso com a vida / Bem comum e igualdade / so respostas que ns damos / ao projeto to sonhado / de uma nova sociedade. 3. De mos dadas construindo / como em grande mutiro / esta nova humanidade / conquista, misso / Novo jeito de ser povo / assumindo a vocao / o projeto do Deus vivo: / Justia e Paz se abraaro.

69) ORAO DA PAZ


(Frei Fabretti)

Tom inicial: D D Bm GE A7 1. Cristo, quero ser instrumento / de tua paz e do teu infinito amor. D Bm G E A Onde houver dio e rancor, que eu leve a concrdia, / que eu leve o amor. G A F#m Onde h ofensa que di / que eu leve o perdo G Em A A7 D Bm G E A Onde houver a discrdia / que eu leve a unio e tua paz. 2. Mesmo que haja um s corao / que duvide do bem, do amor e do cu / quero com firmeza anunciar / a palavra que traz a clareza da f. 3. Onde houver erro, Senhor, / que eu leve e a verdade / fruto de tua luz. Onde houver desespero, que eu leve esperana do teu nome, Jesus. 4. Onde encontrar um irmo a chorar de tristeza sem ter voz nem vez / quero, bem no seu corao, / semear alegria pra florir gratido. 5. Mestre, que eu saiba amar, / compreender, consolar e dar sem receber. / Quero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista da vitria da paz.

70) SONHAR
(Frei Fabretti)

Tom inicial: G G C D C G 1. Ningum pode prender um sonho / E impedir algum de sonhar C D C G Ningum pode cortar a esperana / De um povo sofrido a lutar C D G Ningum pode abafar o grito / Do oprimido clamando Jav C D G Deus que salva e liberta o seu povo / Que ergue o cado e alimenta sua f. C Cm G Em Am D G /: - - - - , la-la-i la lai lai :/

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

48
2. Todo sonho alimenta a Histria / E a vitria do povo a chegar / Vamos juntos que neste caminho / Ningum sobra ou fica pra trs / Para ver este mundo florindo / Crianas sorrindo sem fome e sem dor / preciso cuidar bem da vida / Que a vida sofrida se eleva em clamor. /: , lalai la lai lai :/ 3. Ningum pode prender um sonho / Como a luz do sol que nasceu / Ele brilha, inventando caminhos / e desvela o que a noite escondeu / Ningum pode abafar o grito / De quem sofre de tanto suor / Pelo po, pela paz e a justia / E anda a procura de um mundo melhor. /: , lalai la lai lai :/

71) TEU NOME, MARIA


(Z Vicente)

Tom inicial: G G D7 G E7 Am D7 G Como bonito teu nome, Maria / cantando a vida, quanta alegria. D7 G E7 D7 G Como bonito teu nome, Maria / cantando a vida, quanta alegria. D7 G D7 C (D7) G 1. No teu nome o nome de cada mulher / que na vida busca sempre o que Deus quer. (bis) /: Como bonito teu rosto, Maria, / Paz e ternura, luz irradia :/ 2. Nos teus olhos todo jovem pode ver / a certeza do futuro renascer (bis) /: Como so lindas tuas mos, Maria / porta-estandarte da estrela guia :/ 3. Uma mo pra consolar quem est chorando / e a outra encorajar quem est lutando (bis) /: Como so belos os teus ps, Maria / descendo os montes, paz anuncias :/ 4. Companheira mais fiel deste meu povo / nos caminhos do amanh, do mundo novo (bis) /: Como bendito teu ventre, Maria / trazendo o fruto da profecia :/ 5. Quem na vida ao amor se faz fiel / profeta do Divino Emanuel (bis). Como bonito te ver, Maria.

72) SENHORA DA TERRA


Tom inicial: G G Em C D G D7 Nossa Senhora, Senhora da Terra / guia dos pequenos, guarda do meu cho. G Em C D G Nossa Senhora, venho aqui de novo, / para o meu povo peo proteo. Em B7 Em B7 Em E7 1. E mostra a todos os filhos teus / que pelo mundo vo trabalhar, Am Em B7 Em E7 (2 Vez: D) /: Que a saudade que a gente sente / nos faz to presentes mais do que vivendo l :/ 2. E ao seu amor chegaremos l, / que a f a fora do corao /: Que um povo grande, mas s forte / se tem no peito a fora da libertao :/ 3. E neste dia de alegria, / queremos todos nos divertir, /: Vamos em frente, que a luta grande, / a nossa histria vamos ter que construir. :/

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

49
73) MARIA LIBERTADORA
(Ben Tavares)

Tom inicial: Am Am G F E 1. Olha por este povo, por esta massa / Por esta gente to inocente / Suando sangue para ter po Am G F E Am Olha por este povo que, caminhando / Melhor caminho est procurando / Para sair da situao. G F E Am /: Maria Libertadora, liberta teus filhos da opresso :/ 2. Olha pela criana abandonada, Que quer amor mas desprezada, Para o sistema no tem valor / Olha o adolescente que est crescendo: O tempo passa e nem est sabendo que tem que haver participao. 3. Olha por estes jovens alienados / que vivem sempre sendo enganados / Pra que construam libertao / Olha pela mulher marginalizada / Que quer viver, mas rejeitada / Que busca ainda compreenso.

74) BAIO DAS COMUNIDADES


(Z Vicente)

Tom inicial: A A E Somos gente nova, vivendo a unio / Somos povo semente da nova nao / , . A Somos gente nova vivendo o amor / Somos comunidade povo do Senhor / , . A D E A 1. Vou convidar os meus irmos trabalhadores, operrios, lavradores, biscateiros e outros mais. D E A E juntos vamos celebrar a confiana / Nossa luta na esperana de Terra, Po e Paz. , . 2. Convido o negro, irmo de sangue e de sina, seu gingado nos ensina a dana da Redeno / De braos dados no terreiro da irmandade / Vamos sambar de verdade / Enquanto chega a razo. , . 3. Vou convidar a crianada e a juventude, tocadores nos ajudem, vamos cantar por a. / O nosso canto vai encher todo o pas, o velho vai danar feliz, / Quem chorou vai ter que rir. , . 4. Desempregados, pescadores, desprezados e os marginalizados / Venham todos se ajuntar. / A nossa marcha pra uma nova sociedade / Quem nos ama de verdade / Pode vir, tem um lugar. , . 5. Vou convidar Oneide, Rosa, Ana Maria / A mulher que noite e dia / Luta e faz nascer o amor. / E reunidos no altar da liberdade, vamos cantar de verdade / Vamos pisar sobre a dor. , .

75) CANTE A ESPERANA


(Elias Muniz)

Tom inicial: G G 1. Levante a cabea e siga, encare de frente a vida D Busque dentro de si mesmo a esperana de vencer; Am D Caminhe pra frente insista, sonhar no faz mal no desista, Am D G G7 Seja humilde, acredite, voc vai vencer. C G Em Am D G G7 Jovem a vida linda, basta tentar descobrir, leve a esperana no peito por onde voc seguir. C D B7 Em A D G G7 Cante, cante a esperana, faa a esperana brilhar, Leve este canto, esta fora a quem precisar; C D B7 Em Vamos cantar a esperana, fazer a esperana brilhar, A D G E que seu brilho cresa sempre mais pra no mais se apagar. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

50
76) S.O.S.
Tom inicial: D D G D A7 G D 1. El suea encontrar un punto de luz / Un sitio feliz en donde crescer G D G D Sorie si tu le haces rer / Y triunfa si tu confias em el. G D G D Elego del dolor y la oscuridad / Llorando al nacer lo mismo que tu, G D G D G Bm A Y luego crescio Y algun grito / Un S.O.S. por el. D F#m G D G D S.O.S. no es una cancin / Es la voz del que no puede hablar / Es el grito del que pide amor. E A D A D Es un nio por el que luchar. / S.O.S. no es una cancin, / no es una cancin. 2. Se alegra si tu te alegras con el / Y llora si tu le haces llorrar, / Se alegras su voz si hablas con el / Y si lo amas tu, te abraza feliz. / Hoy quiere lograr lo mismo que tu / Y suea llegar mas alto que el sol / Y no olvidara / Que alguien grito, un S.O.S por el.

77) UN NUEVO SOL


(Focolares)

Tom inicial: C C F G C F G C 1. Una ptria que no tiene fronteras, sino manos que juntas formarn, F E Am Fm C G C Una cadena ms fuerte que la guerra y que la muerte, lo sabemos: el Camino es el Amor. F G C F G C /: Un nuevo sol se levanta, sobre la nueva civilizacin que nace hoy; F E Am Fm C G C Una cadena ms fuerte que el odio y que la muerte, lo sabemos: el Camino es el Amor. :/ 2. Una ptria ms justa y ms fraterna, donde todos construyamos la unidad, donde nadie es desprezado porque todos son amados, lo sabemos: el Camino es el Amor. 3. La justicia es la fuerza de la paz, el amor es quin hace perdonar, la verdad es la fuerza que nos da liberacin, lo sabemos: el Camino es el Amor. 4. El que tiene comparte su riqueza, y el que sabe no impone su verdad, el que manda entiende que el poder es un servicio, lo sabemos: el Camino es el Amor.

78) DIME POR QUE


Tom inicial: C C F C F C F 1. Dime, por que la gente no sorie? / Por que las armas en las manos? G F C Por que los hombres mal heridos? Dime... F C F C F Dime, por que los nios maltratados? / Por que los Viejos olvidados? G F C Por que los sueos prohibidos? Dime...

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

51
F G F G Dimelo, Dios, quiero saber. / Dime, por que te niegas a escuchar: F C G G7 An queda alguien que tal vez rezar. F G F G Dimelo, Dios, quiero saber donde se encuentra toda la verdad: F C G C an queda alguien que tal vez lo sabr. /: Pero yo no! :/ 2. Dime, por que los cielos ya no lloran? / Por que los rios ya no cantam? / Por que nos has dejado solos? Dime ... / Dime, por que las manos inactivas? / Por que el mendigo de la calle? / Por que las bombas radioactivas? Dime ...

79) A ESPERANA TEM VOZ


(Pe. Antnio Maria)

Tom inicial: E E A B7 1. Deixe cantar em voc a criana / Olhe pro mundo da cor da esperana. E C#m7 F#m7 B7 E Deixe seu sonho de novo brilhar / Venha comigo cantar. A B7 E A E B7 E Eu vou nas asas do vento veloz. / Cantar a esperana tem voz. 2. Uma manh mais feliz assim v / Cante comigo cantemos ns. / Se h esperana em mim em voc / A esperana tem voz. 3. Enquanto existir na criana o sorriso / Enquanto houver juventude a sonhar / Se h quem se encontre, se aceite, se abraa / A esperana tem voz. 4. Fosse s um a dizer a verdade / Se s existisse um algum a amar / Ainda haveria em meio luta / Motivo para se cantar.

80) PADRE NUESTRO DE LATINO AMRICA


(Pe. Zezinho)

Tom inicial: C C G C /: O Po nosso de cada dia / cada dia est menos nosso, G Foi ficando menor a fatia / do po nosso de cada dia :/ C G C 1. Falta arroz, falta trigo e batata, / falta carne, verdura e feijo, G C No se mata esta fome que mata / com o salrio que eles nos do. G C Mas na mesa de certa gente, / a comida vem quente e a bebida melhor, G C O po deles de cada dia bem mais saboroso e o pedao maior... El pan nuestro de cada dia / cada dia est ms escazo / fu quedando menor el pedazo / del pan nuestro de cada dia. 2. Falta emprego, salrio e respeito / e justia e aconchego e calor. / No se faz um pas desse jeito, / pisando nos calos do trabalhador. / Se na mesa do operrio / h mais po e comida, o pas vive mais, / se no h, o pas perde a graa / e nas ruas e praas ningum vai ter paz. 3. Nossa prece tem dor e esperana, / esperana de trabalhador / que te fala com toda confiana, / que entendes de luto e dor. / Eras me e pediste ao teu filho / o milagre do vinho na festa do amor, / pede a ele que ensine o caminho / do po para todos, sem sangue e sem dor. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

52
81) ABRE A JANELA, MEU BEM
(Z Vicente)

Tom inicial: G G D G Abre a janela, meu bem, vem ver o dia que vem. D C G Deixa o sol entrar e o vento falar que eu te quero bem G Am D7 G 1. Deixa a brisa da manh te abraar, ver a rosa no canteiro a te sorrir. Em D Am D G D G D G Vou pedir galo/campina pra cantar, vou mandar te dar bom dia o bem-te-vi. 2. Essa vida s vivida com amor, acordado o melhor jeito de sonhar. Que o carinho seja sempre o bom sabor e a razo pra toda a hora comear. 3. Se a saudade ou o cansao te bater, busque a fora no segredo da paixo. No me esquea que eu no vou te esquecer.

82) COMPANHEIRA
(Babi Fonteles)

Tom inicial: G G D/F# C G 1. Ah! companheira, me d as tuas mos / eu necessito do amor que tu me ds D C G Tua presena me anima a lutar / o teu abrao refresca o calor C G Dessa jornada em busca de um lugar C G D C G C D C D G D7 Onde seremos uma s nao - - - - - - - - - o. / Lai-lai-lai / Lai-lai-lai. 2. Ah! companheiro, te dou as minhas mos / te dou meu peito, em mim vem repousar Vem ser a chama que acende o corao / o meu desejo, a vida que vir Felicidade enfim vai florescer E amaremos sobre o nosso ch - - - - - - - - - o. / Lai-lai-lai / Lai-lai-lai. 3. Que venham as lutas, a dor e a solido/ os passos lentos do povo a caminhar O nosso amor fonte no jardim/ pra saciar a sede de que vem Pra perfumar a estrada de quem vai Pra festejar o dia do amor -o-o-o-o-o-o-o-o-or / Lai-lai-lai / Lai-lai-lai.

83) MISTRIOS
(Z Vicente)

Tom inicial: E E B7 A E Todas as coisas so mistrios. Todas as coisas so mistrios. (2x) A E C#m 1. O que me faz viver / o que me faz te amar F#m B7 Nem sequer quando penso em voc / no consigo explicar. A E C#m O vento que sopra na rosa, / a luz que brilha em teu olhar. F#m B7 E B7 O que ferve aqui dentro do peito / Ao te beijar.
2. Por que tanta dor pelas ruas? / Por que tanta morte no ar? / Por que os homens promovem a guerra / em nome da paz? / Por que o cientista no mostra / um jeito bem feito afinal / que seja vacina do amor / contra o vrus do mal? 3. Aquele encanto surpreso / aquela emoo ao te ver. / No me pea qualquer explicao / eu no posso dizer. / O que h de segredo amanh? / O que vai ser do meu corao? / Te procuro, amor, por favor / Neste instante o que vale a cano.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

53
84) MEU CANTO, MINHA ARMA
(Z Vicente)

Tom inicial: A A E D E A 1. O tempo pesado, eu sei, H fome de po e de paz, No este o pas que eu sonhei, t demais. E D E A J chega de medo e mentira, Violncia e roubo nao, O sim s para a verdade / O resto no. D A D A Eu vou por a com meu canto / Abrindo estradas, quebrando encantos. A7 D C0 A D C0 D#0 Rompendo as barreiras do corao / Rasgando mentiras e iluso. A E A /: Meu canto arma, eu sei / E h tempos estou na luta :/ 2. Quem diz que a dor eterna / Que o cego no pode enxergar / Que a sorte quem nos governa, / Vejam l. / Os raios do sol batem forte / A gente j sabe, j v: / A fora do amor vence a morte, / Faz viver!

85) AMIGO FIEL


(Antnio Cardoso)

Tom inicial: A A D A DE A D E 1. Quem conheceu um amigo jamais morrer / Pois os amigos so um pedao do cu D A F#m como ter uma flor no quintal / Desabrochada no cho floresceu. Bm E A A7 Quem conheceu um amigo descobriu seu Deus. D A F#m Bm7 E7 A A7 Mas o bem maior ter no peito / Um jeito sincero de se dar. D C0 A F#m B7 E A deixar o corao se abrir direito do jeito que algum precisar. (2x) 2. Quem aceitou um amigo para caminhar / Sente que no vai cair no espinho da flor. / como ter descoberto o amor / Ter encontrado um conforto maior. / Sentir o carinho de algum na hora da dor. 3. Quem acolheu um amigo encontrou a paz / No h discrdias no mundo, ningum sabe mais. / No h feridos nem guerras, / Todos so filhos do mesmo Pai. / Quem aceitou um amigo, no morre jamais.

86) SLO LE PIDO A DIOS


(Leon Gieco)

Tom inicial: Dm Dm C F A# Am Gm 1. Slo le pido a Dios/ que el dolor no me sea indiferente F C Gm Am Dm Que la receca muerte no me encuentre/ vacio y slo sin haber hecho lo suficiente. 2. Slo le pido a Dios/ que lo injusto no me sea indiferente/ que no me abofeten la otra megilla/ despus de que una garra me arao esta suerte. 3. Slo le pido a Dios/ que la guerra no me sea indiferente/ es un monstro grande y pisa fuerte/ toda la pobre inocencia de la gente. 4. Slo le pido a Dios/ que el engao no me sea indiferente/ si un traidor puede ms que unos cuantos/ que esos cuantos no lo olviden facilmente. 5. Slo le pido a Dios/ que el futuro no me sea indiferente/ desahuciado est el que tiene que marchar/ a viver una cultura diferente. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

54
87) DEIXA-ME SER JOVEM
(J. L. Rizzieri)

Tom inicial: E E B7 E /: Deixa-me ser jovem no me impea de lutar B7 Pois a vida me convida a uma misso realizar. :/ E B7 A B7 E 1. Deixa-me ser jovem, ser livre pra sonhar / no reprima no reprove o meu jeito de amar B7 A B E Fazer tambm a histria e no ser ignorado / preservar os meus valores e no ser massificado. 2. Muitos jovens sem saber esbanjaram sua idade / alienados se entregaram aos drages da sociedade. No me sinto revoltado, mas eu quero me explicar / de tanto ser explorado, eu me pus a protestar. 3. No nasci para servir como pea de engrenagem / nem ser coisa que se vende ou que se compra por vantagem / quero ser considerado como ser filho de Deus / realizar os meus anseios cada vez sendo mais eu.

87) JEITO JOVEM


Tom inicial: C C F G7 1. Mexer com os grupos, / aproximar jovens das comunidades, C Conscientizando de nossos valores, / dos nossos anseios, de liberdade, F G7 E sendo fermento de transformao, luz na escurido. C Sendo sal na vida, servindo de chama / trazendo a esperana por muitos perdida. F C G C Lai, lai! Ta na nossa frente. Um mundo melhor, e bem diferente. F C G C /: Ser organizado, vai ser nosso jeito. Trazendo pra roa os nossos direitos. :/ 2. No plano de Cristo / o jovem tem fora de transformao. / Ser missionrio, ser um profeta / sers Jeremias contra a opresso. / E se renem em grupos jovens nas comunidades. / E organizados assim vo buscando / sonhando, contando com a liberdade.

88) QUEM SOU EU?


(Z Martins e Babi Fonteles)

Tom inicial: C G F C G C ---, Gente Jovem / a nossa fora faz mudar; G F C G C ---, Gente Jovem / o nosso dia vai chegar. C G C F C 1. Quem sou eu, quem somos ns, / de p firme, mo na mo F E7 Am C D7 G C G C F C Sou o jovem brasileiro da cidade e do serto, / que na fbrica trabalha e tambm plantando o cho F E7 Am C D7 G Eu sou todo esperana de este mundo transformar F E7 Am C G C /: Em lugar de gente unida, gente unida a partilhar. :/ Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

55
2. Sei olhar o mundo e ver nele muita cor / tambm sei falar da vida, sei tambm falar de amor / acredito com firmeza que se tem de caminhar / ao encontro desse dia que vem vindo pra mudar /: toda terra em terra boa, paraso de se amar. :/ 3. Eu sei olhar a vida, descobri o meu lugar / aprendi a plantar as flores que insistem em perfumar / a estrada de quem luta, nossa gente a pelejar / contra toda injustia dos que querem desmanchar /: a certeza que plantamos, nosso dia vai chegar. :/ 4. Mas eu sei olhar o jovem e chamar pra unio / acordar todo o desejo, convocar todas as mos / reunir nossos caminhos, despertar o corao / na alegria de quem sabe que se pode ser irmo /: semeando nova histria, novo tempo, outra nao. :/

89) MULHER LATINO-AMERICANA


(Jorge Trevisol e Ilda Broilo)

Tom inicial: E E B7 E B7 E 1. To meiga, cor bonita, feminina / Mulher da nova Igreja que se faz E B7 E B7 Razes nesta histria amerndia, / profeta da justia e da paz. B7 E B7 E Teu canto o amor, teu segredo a f. / E teu Deus Libertador Jesus de Nazar. A E B7 E Caminhas nas fileiras deste povo peregrino / aos poucos conquistando teu lugar. A E B7 E Carregas no teu ventre a comunho das etnias / gerando a igualdade e a paz. B7 A E lindo ver a tua luta / no campo, na cidade, na favela, onde ests! 2. To sbia, to humana: s da gente! / Ternura e confiana: s de Deus! / Igual Me-Maria, vais frente. / Feliz, porque o Senhor no te esqueceu. / nos braos, o amanh. E nos olhos, muita luz! / L, bem dentro, sei que tens a esperana que conduz. 3- Nas rodas sociais e movimentos de teu povo. / Eu ouo, a tua voz a est. / Fazendo acontecer na sociedade um jeito novo. / De ver mulher e homem caminhar. / Sem medo e sem domnio: sinal do novo Reino de Justia que se faz. 4- Caminhas nas fileiras deste povo peregrino / aos poucos conquistando teu lugar. / Carregas no teu ventre a comunho das etnias / gerando a igualdade e a paz. / lindo ver a tua luta / no campo, na cidade, na favela, onde ests!

90) XOTE DA CERTEZA


(Z Martins)

Tom inicial: D D A G A D Se algum dia perguntarem pra voc / no tenha medo, diga com muita certeza A G A D Quem espera e no se cansa com a peleja / vai ver um dia tempo novo amanhecer. A G A D Afirme alto, grite forte e sem demora / a luta dura mas jamais ser em vo A G A D E s quem traz a cor do sangue em suas mos / ver um dia a alegria da vitria. A7 D A D Eu sei que vai acontecer / um dia novo, tempo bom de se viver. A7 D D7 G A D Eu sei que vai, vai ser agora / o dia que seremos donos da histria. Nesta manh a alegria vai reinar / e todo mundo ser visto como irmo / fazendo festa na chegada da vitria / vamos pra frente caminhando mo a mo. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

56
91) FORA NOVA
(Z Martins)

Tom inicial: A A E F#m E D Bm E Vejo a multido que vai crescendo / mil caminhos vai fazendo / na cidade e no serto. A E F#m E D E D A Juntos no calor de seus abraos / desenhando em cada passo / Novo Tempo, outra nao. D A G A G A /: Juventude, Fora, Amor / Punho erguido em frente eu vou, / A gente no vai se enganar. D A G A E A Eu sou fora nova que traz / a Justia, a Vida, a Paz, / Certeza que o amor vencer. :/ A7 D E A 1. Erguer a cabea sonhando / fazer festa grande vibrando / na luta no desanimar D E D A Na vida seguindo adiante / levando esperana confiante / certeza de que vamos chegar.
2. Na dana da vida lutando / um sonho plantando / querendo a histria mudar / vivendo, cantando alegria / fazendo nascer novo dia / certeza de que vamos ganhar.

92) VAMOS LUTA


(Z Martins)

Tom inicial: D D A D Bm Em A D /: Tudo muda se a gente batalhar / se a gente no lutar, nada vai mudar. :/ A D 1. preciso estar unidos pra acabar com a opresso A D S assim que a gente viver um mundo irmo; D7 G A D G A D Mas se a gente no batalha, de que vale a unio?
2. Neste mundo tudo passa, o sofrimento passar / a grande esperana em que temos que acreditar / mas se a gente no batalha, de que vale esperar? 3. Neste mundo o desmando ocupou o seu lugar / e deixou a nossa gente sem ter como se virar / e se a gente no batalha, tudo vai continuar. 4. Nosso Deus nossa fora e tambm no gosta disso / esta a nossa f, Ele acabar com isso / mas se a gente no batalha, de que vale Jesus Cristo?

93) JESUS CRISTO


(Roberto Carlos)

Tom inicial: Em Em G Bm Am Em Jesus Cristo / Jesus Cristo / Jesus Cristo eu estou aqui. (2x) Em G 1. Olho pro cu e vejo uma nuvem branca que vai passando Bm Am Olho pra terra e vejo uma multido que vai caminhando. Em G Como esta nuvem branca, esta gente no sabe aonde vai, Bm Am Quem poder dizer o caminho certo, / voc, meu Pai.
2. Toda esta multido tem no peito amor e procura a paz, / e apesar de tudo a esperana no se desfaz. / Olhando a flor que nasce no cho daquele que tem amor, / olho pro cu e sinto crescer a f no meu Salvador. 3. Em cada esquina eu vejo o olhar perdido de um irmo / em busca do mesmo bem nessa direo, caminhando vem. / o meu desejo ver aumentando sempre esta procisso / Para que todos cantem na mesma voz esta orao.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

57
94) CANO DA CHEGADA
(Flvio Frala e Valdomiro de Oliveira)

Tom inicial: D D A D G 1. Estamos aqui, Senhor, viemos de todo lugar. A D A D Trazendo um pouco do que somos, pra nossa f partilhar. D7 G A Bm /: Trazendo o nosso louvor, um canto de alegria. G A D Trazendo a nossa vontade de ver raiar um novo dia. :/ D A D G 2. Estamos aqui, Senhor, / cercando esta mesa comum, A D A D Trazendo idias diferentes, mas em Cristo somos um D7 G A Bm /: E quando sairmos daqui, / ns vamos para voltar / G A D Na fora da esperana / e na coragem de lutar. :/

95) CARNAVALITO DE ANDAR


(Felipe Zenteno)

Tom inicial: Em Em C Am B7 Em D-me tua mo, vamos seguir, / juntos iremos andar. (bis) G Am B7 Em 1. Com toda f que temos / num Deus capaz de libertar. (bis) G Am B7 Em 2. Com alegria, com a certeza, / De um sol que ainda vai brilhar. (bis) 3. Lutando contra toda injustia / Que h de se acabar. (bis)

96) DO MEIO DO POVO


(Pe. Zezinho)

Tom inicial: G G D7 G 1. Me chamaste do meio do povo, / a coisa que eu mais queria. D7 G C E pra que eu entendesse meu povo, / com tua sabedoria, / me deste uma profecia. G Mandaste eu olhar o meu povo, / estudar o meu povo, / ouvir o que o povo diz. Am D7 G E agora me ordenas / que eu volte pro meio do povo e ajude o meu povo a ser feliz. Am D7 G /: A tempo e a contratempo eu pregarei / na tua palavra de paz eu insistirei. C Sou de paz, mas se for pelo povo eu brigarei G D7 G Me chamaste pra eu ir ao teu povo e ao povo eu irei. :/ 2. Tu me mandas de volta ao meu povo, / o sonho realidade. / E pra que eu no confunda o meu povo, eu peo serenidade, / eu peo maturidade. / Eu quero aprender com meu povo, estudar o meu povo, pensar no que o povo diz. / E volto sabendo que vives no meio do povo, e no povo eu tambm serei feliz. Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

58
97) JUVENTUDE VALENTE
(PJMP Nordeste)

Tom inicial: E E B7 F#m B7 E Quero ver, quero ver quem vai nos impedir / de pregar o Evangelho e o Reino construir. E7 A Quero ver, quero ver quem vai nos impedir. E C#m F#m B7 E /: Juventude Valente, busca consciente um mundo feliz. :/ E B7 1. Vou reunir todo o povo sofrido, / o povo humilhado, povo de Deus, B7 E F#m Povo que no tem escola, que vive de esmola num mundo cruel. E7 A Vamos, que j est na hora de a gente virar esta situao. E C#m F#m B7 E Marchando em comunidade, / nas ruas gritando por libertao.
2. Quem foi que disse que a juventude anda perdida e no sabe o que quer? / Agora, mais do que nunca, temos conscincia da nossa misso. / Buscando o Reino de Deus sem comodismo e sem aflio. / A f no anda sozinha: tem que haver participao. 3. O jovem pobre tem a triste sina da vida sofrida e da rejeio, / Na escola no aprende nada, que logo fechada, no tem soluo. / Mas logo o sistema o despreza, porque no tem uma profisso. / Vamos que j est na hora de a gente virar esta situao / Unidos em um s Cristo, podemos cumprir nossa misso.

98) OS MENINOS EM VOLTA DA FOGUEIRA


(Martinho da Vila)

Tom inicial: C C G G7 C /: Os meninos em volta da fogueira, / vo aprender coisas de sonho e de verdade, C7 F C G7 C Vo perceber como se ganha uma bandeira / e vo saber o que custou a liberdade. :/ C G 1. Palavras so palavras no so trovas, / palavras deste tempo sempre novo, F Dm G C /: L os meninos aprenderam coisas novas / e at j dizem que as estrelas so do povo :/. 2. J que os homens permanecem l no alto / com suas contas engraadas de somar, /: No se aproximam das favelas nem dos campos, / e tm medo de tudo que popular. :/ F Dm G C Mas os meninos deste continente novo, / ho de saber fazer histria e ensinar.

99) ORAO POR MEUS AMIGOS


(Pe. Zezinho)

Tom inicial: F F C7 Abenoa, Senhor, meus amigos e minhas amigas e d-lhes a paz. Gm C Gm C F Aqueles a quem ajudei, que eu ajude ainda mais! F7 A# Aqueles a quem magoei, que no magoe mais! F Saibamos deixar um no outro uma saudade que faz bem! Gm C F Abenoa, Senhor, meus amigos e minhas amigas. Amm! Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

59
F A# 1. Luzes que brilham juntas, / velas que juntas queimam no altar da esperana Gm C Gm C F C Trilhos que juntos percorrem os mesmos dormentes / e vo terminar no mesmo lugar. F A# Aves que vo em bando, / verso que segue verso nas rimas da vida, Gm C Gm C F C Barcos que singram os mares at separados, / mas sabem o porto onde vo se encontrar. A# F A# C F So assim os amigos que a vida me deu: / meus amigos e minhas amigas e eu. 2. Gente que sonha junto, / gente que brinca e briga e se zanga e perdoa. / Um sentimento forte, mais forte que a morte, / nos faz ser amigos no riso e na dor. / Vidas que fluem juntas, / rios que no confluem, mas vo paralelos, / aves que voam juntas e sabem que um dia, / por fora da vida, no mais se vero. / Resta apenas o sonho que a gente viveu: / meus amigos e minhas amigas e eu.

100) CANTA MENINADA


(Z Vicente)

Tom inicial: D D A D G A D Canta, canta, meninada, / canta alegre esta cano (esta cano); A D A D No embalo deste canto / vai danar meu corao (meu corao)! A D Crianada faa a roda, / que a esperana quer danar; A D Vo em frente, abrir caminhos, / nova histria quer chegar. D G D A D /: L, l, l, l, l, l, l, l, l, / L, l, l, l, l, l, l, l, l :/ A D Batam palmas pra alegria, / cantem cantigas de amor; A D Uma sorriso pra amizade, / dancem, pisem sobre a dor! D G D A D /: L, l, l, l, l, l, l, l, l, / L, l, l, l, l, l, l, l, l :/ A D Vamos chamar a justia / pra entrar neste cordo; A D Cada mesa, com certeza, / vai ter festa, vai ter po. Vo plantar, de porta em porta, / sementes de liberdade; Pichem frases bem teimosas / pelos muros da cidade. Com as cores do arco-ris, / faam o mais lindo balo; Cada noite mais escura, / vai ser noite de So Joo. Com os sonhos mais bonitos, / faam o mais belo presente; No domingo ao meio dia, / mandem pra toda essa gente. D Em A D Canta, canta, canta meninada, / nossa histria, tem que ser mudada! D Em A D Dana, dana, dana meninada, / nossa histria tem que ser mudada. D Em A D Roda, roda, roda meninada... / nossa histria tem que ser mudada. D Em A D Pula, pula, pula meninada, / nossa histria tem que ser mudada. D Em A D Grita, grita, grita meninada, / nossa histria tem que ser mudada. Animao Bblico-Catequtica: Projeto Alicerce: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/ http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

60
101) FELIZ CIDADE
(Z Vicente)

Tom inicial: G G C D G D /: Lai, Lai, La-la-i, La-la-i, La-la-ia-la-la-i, La-la-la-la-la-i :/ C G /: Um novo olhar, que traz um sonho novo, D G G7 e faz cantar meu povo, l - l - l - l - ! :/ D G 1. No olhar de quem sabe enxergar, em cada esquina, D G No menino e na menina o futuro do pas, D G Futuro novo, pleno de felicidade, D D7 G Feliz cidade, como a gente sempre quis! 2. No olhar de quem chega do morro e da favela / de quem desce da janela do andar superior / pra brilhar juntos na justia e na igualdade / construindo esta cidade, como o nosso Deus sonhou! 3. Sonho de vida transformado em louvao / festejando na unio de uma nova humanidade, / humanidade onde todos so iguais / ningum menor, nem mais, / como nosso Deus criou! 4. Bendito seja o novo olhar, o sonho novo! / Pra cidade, pra meu povo, pra voc, pra todos ns. / Bendito seja o Deus, artista da alegria, / nosso canto, noite e dia, aleluia, aleluia!

102) SEGURA ESTA ALEGRIA


Tom inicial: E E B7 Oi, segura esta alegria, / atenda por favor! E Porque ela vem de Deus, / de nosso interior. (2x) B7 E 1. Assim nosso encontro Deus quem me chama, / quem canta com Cristo ao Pai s proclama B7 A B7 E E neste convvio de um s corao / Oi, viva, viva a nossa concentrao. 2. a juventude se organizando / com garra e alegria, tudo transformando / gerando mudana para um Mundo Novo / Deus que encoraja a luta do povo.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

61
103) SOLIDARIEDADE
(Grupo Chocolate)

Tom inicial: D D G D A 1. Existe uma palavra que o mundo quer gritar / porm est escondida na garganta. G D Bm Em A D D7 /: Uma palavra fcil de pronunciar, mas com poder enorme para mudar :/ A D A D G A D Solidariedade! Solidariedade! / Ajuda a teu irmo, cumpre a misso. A D G A D A D Solidariedade! S teremos paz e felicidade com solidariedade. (bis) 2. Um coro de crianas eu convido pra cantar, / comigo esta palavra mgica. /: Quem sabe os poderosos possam escutar, e o seu comportamento ento mudar :/ 3. Os homens que no mundo sofrem pela opresso, / de cor, partido ou religio / Pra eles ns cantamos como em orao / pelo poder da comunicao. /: a nossa mensagem em forma de cano / o que queremos libertao :/.

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

62
TABELA DE ACORDES E CIFRAS
ACORDES DE L (A) A 002220 Am11 5x553x A11 x02433 A7/13 5x567x A0 x01212 A#(Bb) x13331 Am 002210 Am13 x02012 A13 x02002 Am6/9 xx7577 A+ x03221 A#m(Bbm) x13321 A7 002020 A4 577755 A+7 xx1221 Am7/9 xx5557 Amaj7(A7+) 002120 A#7(Bb7) x13131 Am6 002212 A5 x022xx A+9 xx5667 Asus2 xxx200 A/C# x4222x Am/G 302210 Am7 002010 A6 002222 A6/9 x02202 Asus4 x02230 A/G 302220 A#7/6 Am9 x02000 A9 x02200 A7/9 5454xx Adim x0121x A/B x22220 A#/D x5333x

ACORDES DE SI (B) B 224442 Bm11 x22232 B11 x2222x B7/13 x2x244 B0 xx0101 B9+/7 x2123x Bm 224432 Bm13 xx4234 B13 xx1224 Bm6/9 x2012x B+ xx5443 Bm7/5x2323x B7 x21202 B4 xx4452 B+7 xx3443 Bm7/9 xx7779 Bmaj7(B7+) 224342 Bm6 224434 B5 x255xx B+9 xx1223 Bsus2 xxx422 B/D# x6444x Bm7 x20202 B6 224444 B6/9 xx1122 Bsus4 xx4452 B/A x04441 Bm9 x24222 B9 x24422 B7/9 x1011x Bdim xx343x B/C# x4444x

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

63
ACORDES DE D (C) C 032010 Cm11 xx1331 C11 x3333x C7/13 x3x355 C0 xx1212 C#(Db) x46664 Cm 335543 Cm13 xx5345 C13 xx2335 Cm6/9 x3123x C+ 032110 C#m(Dbm) x46654 C7 032310 C4 x3301x C+7 xx4554 Cm7/9 x3133x Cmaj7(C7+) 332000 C#7(Db7) x46464 Cm6 335545 C5 x355xx C+9 xx2334 Csus2 x3001x C/E 0x2013 C#m7 x46454 Cm7 335343 C6 335555 C6/9 xx2233 Csus4 x3301x C/A# x12010 C#0 xx2323 Cm9 x3133x C9 x35533 C7/9 x3233x Cdim xxx542 C/D x5555x C#m5-/7 xx2423

ACORDES DE R (D) D x00232 Dm11 xx3553 D11 x5555x D7/13 x5x577 D0 xx0101 D#(Eb) x68886 Dm x00231 Dm13 xx7567 D13 xx4557 Dm6/9 x5345x D+ xx0332 D#m(Ebm) x68876 D7 x00212 D4 xx0233 D+7 xx2332 Dm7/9 x5355x Dmaj7(D7+) x00222 D#7(Eb7) x68686 Dm6 x00201 D5 x577xx D+9 xx4556 Dsus2 xx0230 D/F# 200230 D#7/4 xx1324 Dm7 x00211 D6 x00202 D6/9 xx4455 Dsus4 xx0233 D/C x3x232 D#7+ x54222 Dm9 xx3210 D9 x57755 D7/9 x5455x Ddim xx0131 D/E xx2232 D#0 xx4545

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

64
ACORDES DE MI (E) E 022100 Em11 xx5775 E11 xx2232 E7/13 xx2122 E0 0x2323 Em 022000 Em13 020022 E13 xx0122 Em6/9 xx2022 E+ 032110 E7 020100 E4 022200 E+7 xx4554 Em7/9 xx2022 Emaj7(E7+) x65333 Em6 022020 E5 022xxx E+9 xx0112 Esus2 xx2452 E/G# 4x245x Em7 022030 E6 022120 E6/9 xx2122 Esus4 022200 E/D x5x454 Em9 xx5432 E9 020102 E7/9 x7677x Edim xxx353 E/F# xx4454

ACORDES DE F (F) F 133211 Fm11 xx3344 F11 xx3343 F7/13 1x123x F0 1x010x F#(Gb) 244322 Fm 133111 Fm13 xx1133 F13 xx1233 Fm6/9 xx3133 F+ x03221 F#m(Gbm) 244222 F7 131211 F4 133311 F+7 xx1221 Fm7/9 xx1113 Fmaj7(F7+) xx3210 F#7(Gb7) 242322 Fm6 xx0111 F5 133xxx F+9 xx1223 Fsus2 xx3011 F/A 5x356x F7+ 1x221x Fm7 131111 F6 xx3231 F6/9 xx3233 Fsus4 xx3311 F/D# xx1211 Fm7/5x8989x Fm9 xx6543 F9 xx1213 F7/9 x8788x Fdim xx310x F/G 3x321x Fm5-/7 xx3444

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

65
ACORDES DE SOL (G) G 320003 Gm11 3x331x G11 xx5565 G7/13 3x345x G0 xx2323 G#(Ab) 466544 Gm 355333 Gm13 xx3355 G13 xx3455 Gm6/9 xx5355 G+ xx5443 G#m(Abm) 466444 G7 320001 G4 355533 G+7(G7+) 3x443 Gm7/9 xx3335 Gmaj7(G7+) xx5432 G#7(Ab7) 464544 Gm6 x10030 G5 355xxx G+9 xx3445 Gsus2 xx523x G/B x20033 G7/93x310x Gm7 353333 G6 xx5453 G6/9 xx2233 Gsus4 xx5533 G/F 1x000x G0 3x232x Gm9 xx3335 G9 xx3435 G7/9 3x320x Gdim xx532x G/A 5x543x G7/53x342x

Nome do Acorde

Cada algarismo indica a Casa em que esta corda deve ser pressionada.

1 Corda 2 Corda 3 Corda 4 Corda (o 2 indica que esta deve ser pressionada na 2 casa e deve ser tangida). 5 Corda (o 0 indica que esta pode ser tangida, mas no pressionada). 6 Corda (o x indica que esta no deve ser pressionada e nem tangida/tocada ).

Animao Bblico-Catequtica: http://animacaobiblicocatequeticasjc.blogspot.com/

Projeto Alicerce: http://projetoalicercecrisma.blogspot.com/

Vous aimerez peut-être aussi