Vous êtes sur la page 1sur 7

Comparao dos tempos de reao entre um estmulo tctil e um visual

Departamento de Cincias Exatas e da Terra UNIFESP Campus Diadema Janeiro de 2013


1

UC: Fsica I

Professores: Llia Courrol Theotonio Pauliquevis

Equipe: Andria Espirini Pereira Carolina Yuri Sardinho Yamamoto Julio Keiti Utsunomiya Henrique Emmanuel Cavalcante de Melo Sarah Aline Gazzaneo Thas Brancaglion Lojudice

1. Resumo Com o intuito de efetuar e analisar o tempo de reao ou reflexo humano, o experimento tem como objetivo mostrar como o tempo de reao de uma pessoa pode se alterar atravs de estmulo sensorial e visual. Como o objetivo do experimento foi analisar o tempo de reao entre o estimulo sensorial e o visual, foram realizados em duas etapas: Na primeira etapa em que se consiste na anlise de estmulos sensoriais, formou-se um crculo com os integrantes do grupo, onde cada indivduo segurava o pulso do outro, e um deles segurava o cronmetro para acion-lo e par-lo. J na segunda etapa, a anlise foi realizada atravs do estimulo visual, onde um membro do grupo segurou uma rgua em uma das extremidades, enquanto que o outro membro do grupo tentava segur-lo aps soltar a rgua. Os resultados obtidos na medio do estimulo sensorial e reao visual do grupo, foram calculados atravs das equaes da Mdia Aritmtica, Desvio Padro e o Desvio Padro da Mdia para determinar o tempo mdio de seus estmulos e reaes, alm do seu intervalo de confiana. Comparando os resultados obtidos nas duas etapas, pode-se concluir que a reao do estimulo sensorial no se equivale reao visual, caracterizando tempos distintos, onde a reao visual ocorre em menor tempo em relao ao estimulo sensorial.

2. Objetivo do Experimento O objetivo do experimento realizado foi verificar se existe diferena no tempo de reao humana entre um estmulo visual e um estmulo tctil. Alm disso, foi determinado atravs de clculos qual dos estmulos mais rpido.

3. Descrio Experimental O experimento foi realizado em duas etapas, a primeira foi a determinao do tempo de reao tctil, e a segunda do tempo de reao visual.
3

3.1.

Tempo de reao tctil

Formou-se um crculo com os seis integrantes do grupo, onde cada um com a mo esquerda segurava o pulso do prximo integrante, e tinha o prprio pulso direito segurado pelo integrante ao lado (concluindo o crculo citado). Um dos integrantes segurava um cronmetro, que era acionado com a mo direita e imediatamente apertava o pulso do prximo, dessa maneira, foi possvel medir o tempo de reao de todos os membros juntos, o valor foi posteriormente dividido por seis. Para assegurar uma maior confiana nos resultados, a medio com o cronmetro foi revezada, assim cada integrante do grupo participou uma vez, e foi estabelecida uma mdia aritmtica dos valores. 3.2. Tempo de reao visual

Um membro do grupo segurou uma rgua de 50cm em uma das extremidades, enquanto que o outro membro se posicionou para segurar a rgua na marcao de 20cm, mas sem encostar na mesma. Quando o primeiro integrante soltou a rgua, imediatamente o outro a segurou. A distancia do local onde a rgua foi segurada, e a marcao de 20cm que estava posicionada anteriormente, nos permitiu calcular o tempo de reao visual. Cada membro do grupo realizou o experimento duas vezes.

4. Frmulas Utilizadas 1. A = 2. = 3.

4.

Tabela 1 Medidas de Tempo de Reao Sensorial TR (s) 0,276 0,201 0,225 0,171 0,203 0,193 0,178 0,206

Tabela 2 Clculos Realizados para o Tempo de Reao Sensorial Mdia Desvio Padro Desvio Padro da Mdia 0,206 0,0352 0,013

Tabela 3 Medidas de Distncia de Reao Visual S (cm) 16 13 13 10 17 14 12 15 20 14 11 15

Tabela 4 Clculos Realizados para a Distncia de Reao Visual Mdia Desvio Padro Desvio Padro da Mdia 0,168 0,0163 0,005

5. Resultados de Medies A partir dos tempos de reao sensorial medidos pelo grupo (tabela 1), foram calculados a Mdia Aritmtica (Equao 1), o Desvio Padro (Equao 2) e o Desvio Padro da Mdia (Equao 3) com intuito de determinar o tempo mdio de reao do estmulo sensorial e seu intervalo de confiana, cujos valores esto presentes na tabela 2.

Utilizando os valores das distncias de reao visual medidos pelo grupo (tabela 3), foi realizado o clculo do tempo de reao de cada medida (Equao 4), e ento calculou-se a Mdia Aritmtica (Equao 1), o Desvio Padro (Equao 2) e o Desvio Padro da Mdia (Equao 3) com o intuito de determinar o tempo de reao mdia do estmulo visual e seu intervalo de confiana, cujos valores esto presentes na tabela 4.

6. Discusso dos Resultados O crebro leva um certo tempo para processar qualquer informao captada pelos rgos do sentido. Esse tempo chamado de tempo de reao. Dependendo do local onde recebido o estmulo, a informao pode levar mais ou menos tempo para chegar at o crebro. Os estmulos recebidos do lado direito do corpo, so captados pelo hemisfrio esquerdo do crebro, e vice-versa, o que aumenta ainda mais a distncia. No experimento realizado, comparando-se as distncias do pulso e dos olhos, o resultado favorece a

reao visual, visto que a mesma possui um percurso menor. Retomando os questionamentos iniciais e ponderando-os juntamente com os resultados obtidos, podemos dizer que o tempo de reao mdio sensorial no equivalente ao tempo de reao mdio visual, pois considerando as mdias e seus intervalos de confiana, os tempos de reao no se sobrepem, caracterizando assim diferentes tempos de reao para estes dois estmulos distintos.

7. Concluso Aps a realizao do experimento, e dos devidos clculos realizados, podese chegar concluso de que o tempo de reao visual e tctil no so iguais. A reao visual ocorre em menor tempo do que a tctil, isso se deve ao fato de que as duas informaes partem de locais distintos do corpo, portanto quanto maior o percurso, mais a informao demora a chegar ao crebro e este por sua vez, emitir a resposta.

Vous aimerez peut-être aussi