Vous êtes sur la page 1sur 2

Procedimento (Rito) no Processo Penal

O Cdigo de Processo Penal, de maneira equivocada refere-se procedimento como sendo processos em espcies. Como sabido, processo e procedimento no so sinnimos. Procedimento o aspecto visvel, e terno, e terior do processo! o con"unto de atos processuais, tendentes a prola#o da senten#a. Processo $alm do procedimento% tambm corresponde a soma das rela#&es "urdicas processuais. 'ela#&es "urdicas processuais so aquelas travadas pelos su"eitos durante a tramita#o do processo. Portanto, procedimento a sequ(ncia ordenada de atos "udiciais at o momento da prola#o da senten#a. Processo mais que isso. )lm de procedimento, constitui-se da rela#o "urdica processual entre autor, ru e "ui*, mais os princpios constitucionais do devido processo legal. Noes Introdutrias )s +eis ,,.-./0122. $alterou o procedimento do 34ri% e ,,.5,/0122., introdu*iram profundas modifica#&es na sistem6tica processual estabelecida no Cdigo de Processo Penal e em leis especiais. )ntes das altera#&es promovidas pela +ei ,,.5,/0122., o procedimento comum dividia-se em7 a% ordin6rio 8 se versasse crimes apenados com recluso! e b% sum6rio 8 para crimes apenados com deten#o. )ssim, o critrio eleito pelo legislador para determinar o rito a ser seguido era, portanto, o da nature*a da pena, qualidade0espcie da pena. O procedimento especial abarcava o do tribunal do "4ri e outros previstos em leis e travagantes. Com o advento da +ei ,,.5,/0122. o critrio para determina#o do procedimento a ser seguido passou a ser outro, ou se"a, o limite m6 imo da pena em abstrato $quantidade de pena%. Com efeito, de acordo com no novo art. 9/: do CPP, o procedimento ser6 comum ou especial. Procedimento Comum divide-se em7 a% Ordinrio adequado para apura#o de crimes cu"a san#o mxima cominada for igual ou superior a : anos de pena privativa de liberdade!

b% Sumrio destinado ; apura#o de crimes cu"a san#o mxima cominada se"a inferior a : anos de pena privativa de liberdade!

c% Sumarssimo cabvel em rela#o ;s infra#&es de menor potencial ofensivo. <nquadram-se nesse conceito as contraven#&es penais e os crimes cu"a pena m6 ima no e ceda a dois anos $igual ou inferior a 1 anos%.

Procedimento Especial abarca todos os procedimentos com regramento especfico previstos no Cdigo de Processo Penal, para apurar crimes dolosos contra a vida, crimes contra a =onra, crimes funcionais e os crimes contra a propriedade imaterial. 36 nas leis esparsas, =6 a lei )ntidrogas, +ei >aria da Pen=a, +ei de fal(ncias, <statuto do ?doso. @o c=amados de especiais pois so aplic6veis somente a determinada categoria de crimes, incorporando regras prprias de tramita#o processual.

Fases do procedimento Ordinrio

Vous aimerez peut-être aussi