Vous êtes sur la page 1sur 31

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Introduo a Sociologia

Movimentos Sociais
Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 17 de junho de 2003.

Movimentos Sociais.

Roteiro.
1- Introduo...............................................................................................02 2- Conceito..................................................................................................04 3- Tipologia dos movimentos sociais.........................................................04 4- Fases dos movimentos sociais................................................................05 5- Pr-condies estruturais........................................................................06 6- Fatores propensores individuais.............................................................06 7- Situaes sociais propiciadoras..............................................................07 8- Caractersticas de apoio..........................................................................07 9- Natureza dos movimentos sociais...........................................................08 10- Relato real de um conflito e uma ao coletiva...................................09 11- Movimento operrio............................................................................10 12- Novos movimentos sociais..................................................................12 13- Movimentos Latino-Americanos.........................................................13 14- Movimentos sociais no Brasil..............................................................17 15- Movimento dos Sem Terra (MST).......................................................23 15.1-Histria do MST..........................................................................23 15.2-Programa de Reforma Agrria.....................................................25 15.3- Organizao do movimento........................................................26

1- Introduo.
A palavra equipe proveniente do francs quipe, que significa um grupo de pessoas que executam uma tarefa em conjunto. A nossa equipe escolheu o tema Movimentos Sociais para realizar o seminrio da disciplina Introduo Sociologia do curso de Filosofia da UCSAL. Ter a tarefa de realizar uma pesquisa com o critrio da Metodologia Cientfica atravs de livros e da internet. Utilizaremos como base livros reconhecidos na rea universitria como o de Maria da Glria Gohn, Eva Lakatos, Marialice M. Foracchi e Jos de S. Martins, Nelson Dacio Tomazi, por este motivo no ser uma resenha, pois adicionaremos a viso de vrios autores e a opinio crtica do grupo quando se fizer necessrio, o que resultar em um ensaio sobre cada tema e uma redao livre caracterstica de estudantes que no se contentam somente com o j estabelecido, mas busca de uma construo baseada no j dito. Realizamos uma pesquisa pela Internet que foge ao conceito sistematizado pelos mais ortodoxos em Metodologia Cientfica, entretanto utilizamos informaes do Site Oficial do MST e da CUT, buscando uma contemporaneidade dos fatos, com os atuais movimentos sociais, de acordo com a nova ordem e momento que estamos vivendo. Os fatos histricos foram retratados buscando uma maneira imparcial, onde a iseno de uma tendncia poltico-ideolgica nos possibilitou retrat-los sem a colorizao caracterstica dos militantes ou simpatizantes de alguma tendncia poltica. As apresentaes seguiro o roteiro estabelecido acima, entretanto ser dividida individualmente com um interrelacionamento entre temas para que no haja perda de continuidade nos temas tratados.

2- Conceito.
Conforme o dicionrio crtico de sociologia de R. Boudon & F. Bourricaud a expresso movimentos sociais empregada em sentidos muitos diferentes como as sufragistas que militavam pela emancipao das mulheres, os abolicionistas, os proibicionistas. Outro sentido seria os aspectos mais criativos e dinmicos da vida social de mobilizao, organizao e capacidade de criar e inovar. Vejamos um conceito sobre o que movimento social: Movimento social uma coletividade agindo com certa continuidade, a fim de promover ou resistir mudana na sociedade ou grupo de que parte. (Turner e Killian, apud, Lakatos, 1990: 293).

Maria Gohn em seu livro Teoria dos Movimentos Sociais formula uma conceituao buscando uma sntese das suas idias a qual descreveremos abaixo: Movimentos sociais so aes sociopolticas construdas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenrios da conjuntura socioeconmica e poltica de um pas, criando um campo poltico de fora social na sociedade civil. A aes se estruturam a partir de repertrios criados sobre temas e problemas em conflitos, litgios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade. As aes desenvolvem um processo social e poltico-cultural que cria uma identidade coletiva para o movimento, a partir dos interesses em comum. Esta identidade amalgamada pela fora do princpio da solidariedade e construda a partir da base referencial de valores culturais e polticos compartilhados pelo grupo, em espaos coletivos noinstitucionalizados. Os movimentos geram uma srie de inovaes nas esferas pblica (estatal e no-estatal) e privada; participam direta ou indiretamente da luta poltica de um pas, e contribuem para o desenvolvimento e a transformao da sociedade civil e poltica. Estas contribuies so observadas quando se realizam anlises de perodos de mdia ou longa durao histrica, nos quais se observam os ciclos de protestos delineados. Os movimentos participam, portanto da mudana social histrica de um pas e o carter das transformaes geradas poder ser tanto progressista como conservador ou reacionrio, dependendo das foras sociopolticas a que esto articulados, em suas densas redes; e dos projetos polticos que constroem com suas aes. Eles tm como base de suporte entidades e organizaes da sociedade civil e poltica, com agendas de atuao construdas ao redor de demandas socioeconmicas ou poltico-culturais que abrangem as problemticas conflituosas da sociedade onde atuam. (Gohn, 2002: 251). Lakatos considerou que os movimentos sociais tiveram origem em uma parte da sociedade, se organizando, tendo continuidade relativa e foi derivada de insatisfaes e contradies verificadas na ordem estabelecida. Com carter geralmente urbano, esto vinculados ao momento histrico e busca a transformao ou em alguns casos a manuteno da ordem estabelecida. No Brasil o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que um movimento rural teve fundamental importncia na nossa sociedade na atualidade. Bourdon afirma o seguinte para o incio da criao de um movimento social: Um movimento social pode constituir-se em torno de interesses a serem defendidos ou promovidos. Por interesses, no se deve apenas entender a maximizao de certas vantagens em matria de tempo de trabalho, de salrio e de renda. Posso interessar-me tambm pelos sinais da hostilidade de que sou objeto, ou de que meus filhos so vtimas na escola porque seu pai judeu ou um negro sujo. Tanto quanto o objeto a que se aplica meu interesse, conta tambm meu grau de implicao: posso
3

ser vtima de discriminao e, entretanto, resignar-me. Freud conta que um dia um anti-semita, depois de brutalmente ter obrigado seu pai a descer da calada, arrancou-lhe o bon e jogou-o no riacho. A seu filho, que lhe perguntava o que fizera ento, o pai respondeu: Pois bem, apanhei meu bon! Com certeza, o velho no era indiferente sorte dos judeus, mas no via como melhor-la, e o que mais queria era viver em paz com seus filhos. O pai de Freud no estava destinado a dar incio a um movimento social a favor dos judeus. (Bourdon, 2000: 372).

3- Tipologia dos movimentos sociais.


Quando distinguimos os elementos de um conjunto em funo de um critrio nico, falamos em classificao. Quando se utilizam vrios critrios de classificao para dividir indivduos e a combinao dos critrios permite definir classes no hierarquizadas, fala-se de tipologia em vez de se falar de classificao. Abaixo vamos ver as formas e o contedo especfico dos movimentos sociais.

a) Migratrios: so grupos organizados que devido ao descontentamento com


a situao local, resolvem se transferir de regio ou de pas (ex. migrao e criao do estado de Israel).

b) Progressistas: so grupos liberais que atuam em determinado segmento da


sociedade com o objetivo de promover mudanas de forma positiva (ex. sindicalismo na indstria).

c) Conservacionistas ou de resistncia: atuam na tentativa de preservar os


costumes e status quo estabelecidos. So contra as mudanas e transformaes (ex. movimentos ecologistas).

d) Regressivos ou reacionrios: buscam retornar as condies anteriores do


movimento anterior (ex. Tradio, Famlia e Propriedade).

e) Expressivos: buscam modificar a percepo exterior do prprio grupo,


modificando os seus conceitos, atravs de uma ao interna (ex. Antnio Conselheiro em Canudos-Ba).

f) Utpicos: so grupos pouco numerosos com movimentos separatistas na


busca de sociedades perfeitas (ex. os movimentos hippies).

g) Reformistas: prope melhoramentos sem transformar a estrutura social


bsica da sociedade (ex. abolio da escravatura).

h) Revolucionrios: buscam alterar completamente o sistema social existente, substituindo-o por outro totalmente diferente. Na revista Caros amigos, foi publicada uma matria de Frei Beto onde ele afirmava o seguinte sobre alguns pensadores e revolucionrios: Marx e Engels e eram intelectuais (e bom lembrar que Engels era tambm empresrio bem-sucedido). Lnin, Trotski e Mao tambm eram intelectuais. Che era mdico e Fidel, advogado. Em nome dos pobres, e quase sempre a favor deles, os intelectuais comandavam. E os pobres eram comandados. (Frei Betto, 2003:11).

4- Fases dos movimentos sociais.


Os movimentos sociais so diversificados e com muitas diferenas, entretanto apresentam os mesmos estgios de constituio, que esto sintetizados abaixo.

a) Agitao: devido ao clima de injustia, nasce o descontentamento, a


inquietao e a intranqilidade.

b) Excitao: surgem os lderes dos agitadores que organizam os sentimentos


de solidariedade, o movimento, a identificao do grupo e a construo de metas e objetivos.

c) Projeto, ideologia, organizao e formalizao: a maioria dos


movimentos sente a necessidade em desenvolver seus objetivos, metas e definir o que o movimento pretende. O estabelecimento de estratgias a definio de ideologias, realizar um planejamento e traar planos de ao necessrio para atingir os objetivos traados. O movimento estabelece a hierarquia de funes, firmado um corpo de lderes e busca resolver os conflitos ideolgicos e de rivalidade interna no grupo. A organizao tambm poder ser descentralizada, com um revezamento entre os participantes quando todos so considerados lideranas. A ideologia fornece a direo, justificao, inspirao, esperana e os instrumentos de ataque e defesa para o movimento. A ideologia corresponde s idias que os homens fazem da sociedade em que vivem.(Tomazi, 1994: 218).

d) Institucionalizao: os movimentos que resistiram e chegaram at esta


etapa, constituem lideranas profissionais e tem sede prpria. O Estado em geral atua para desmobilizar o movimento. Quando vencem as tticas da sociedade global, os partidos polticos buscam convidar os seus dirigentes para integrar seus quadros.
5

5- Pr-condies estruturais.
Lakatos cita Stockdale indicando cinco pr-condies para surgir uma ao coletiva:

a) Descontentamento social: sentimentos de injustia na estrutura social


existente.

b) Bloqueio estrutural: so barreiras criadas pela estrutura social com o


objetivo de impedir que o grupo contestador elimine as fontes que originaram o seu descontentamento.

c) Contato: busca de encontros dos indivduos do grupo descontentes. d) Eficcia: a expectativa de uma ao proposta, venha aliviar os motivos de
descontentamentos quando implantadas.

e) Ideologia: o conjunto de idias, conceitos e crenas que justificam a ao


proposta.

6- Fatores propensores individuais. a) Mobilidade: o deslocamento devido a particularidades de uma regio


geogrfica (seca, trabalho, etc.) para outra, gerando sentimentos de no pertencer a lugar algum e o estabelecimento de preconceitos (ex. nordestinos em So Paulo).

b) Marginalidade: a excluso de pessoas ou grupos da estrutura social


vigente se tornando um fator incentivador para participar de movimentos sociais.

c) Isolamento e alienao: composta por grupos cujo trabalho os afasta do


convvio em geral com a sociedade, como os marinheiros, garimpeiros, biasfrias, etc. Quando estes grupos participam de movimentos sociais consumam ser violentos, pois seus vnculos com a ordem estabelecida so muito fracos e esto dispostos a derrub-las.(Lakatos, 1990: 301).

d) Mudana de status social: a insegurana na perda da posio e dos


ganhos materiais obtidos.
6

e) Ausncia de laos familiares: so formados por pessoas que no se


preocupam com laos de famlia, tais como adolescentes, os hippies, etc.

f) Desajustamento pessoal: composto por pessoas que a sociedade excluiu


tais como os diplomados desempregados, novos imigrantes, veteranos de guerra. Alguns so permanentes, tais como os que tm alteraes patolgicas da personalidade.

7- Situaes sociais propiciadoras.


O surgimento de um movimento social geralmente aparece devido a fatores tais como:

a) Correntes culturais: so caracterizados pela mudana lenta e gradual de


cunho cultural, como o movimento negro, homossexual e da mulher.

b) Desorganizao social: a prpria desorganizao natural da sociedade


favorecem a acumulao de ausncia de determinadas normas (anomia) e favorecem o desenvolvimento de movimentos sociais tais como em comunidades e o movimento fundamentalista religioso (ex. Ir).

c) Descontentamento social: o descontentamento pela privao relativa


(descompasso entre o que as pessoas possuem e o que imaginam que deviriam ter), percepo da injustia (sentir-se vtima de injustia social) e incoerncia de status (posio que a pessoa ocupa na sociedade).

8- Caractersticas de apoio.
So as caractersticas determinantes para eficcia dos movimentos sociais:

a) Dedicao e apoio: os membros dedicam tempo e preparao atravs de


discursos, consolidao das ideologias e divulgao via propagandas.

b) Liderana carismtica e administrativa: a liderana carismtica tem a


funo de congregar as massas obtendo seu apoio. O lder administrativo tem a funo de coletar fundos, organizar e delegar responsabilidades.

c) Liderana efetiva: ocorre devido necessidade de ter uma liderana,


evitando o esfacelamento do movimento por motivo de lutas ideolgicas de seus participantes.

9- Natureza dos movimentos sociais.


Foracchi (1997) afirma que os movimentos sociais so a ao conflitante de agentes das classes sociais lutando pelo controle do sistema de ao histrica. (1997: 335). Ele sustenta que no devemos tomar a sociedade pelo que ela , pois o que aparece como realidade um resultado sempre limitado dos conflitos entre classes e foras sociais. Existe conflito das classes e resistncia autoridade ou presso sobre o sistema institucional e no movimento social caracterizado pela transformao do conflito social em luta contra o poder estabelecido. As condutas de crise organizacional, os membros de uma organizao que formulam reivindicaes se definem do interior ou do exterior da organizao e a reivindicao se dirige a um interlocutor claramente definido, aquele que detm a autoridade e, ao lado desta, o poder. Por ltimo, existe um conflito dentro da prpria organizao, modificando o esquema prvio com um movimento de desorganizao e reorganizao. Podemos definir um movimento social como a combinao de um princpio de identidade com um princpio de oposio e um princpio de totalidade e, considerando mais amplamente, como um ator de um campo de ao histrica. (Ibidem, 345). O princpio de identidade a atuao do movimento por ele mesmo. O princpio da oposio estabelecido quando verificamos que um movimento se organiza quando ele pode identificar seu adversrio ou faz surgir um adversrio. O princpio de totalidade o sistema de ao histrica cujos adversrios disputam entre si a dominao, o poder. Um movimento social no a expresso de uma contradio, ele faz estourar um conflito.No livro Sociologia e Sociedade Forracchi, afirma que: Um partido, um sindicato, uma associao voluntria de qualquer tipo nunca podem ser identificados com um movimento social, pois podem manifestar as reaes a uma crise organizacional ou s tenses do sistema institucional. O movimento social s identificvel como elemento de um campo de ao histrica, isto , das interaes entre o ator coletivo considerado, seu adversrio e as expresses relativamente autnomas do sistema de ao histrica e, em particular, do modelo cultural.(Ibidem, 351). Segundo Tomazi, no paradigma culturalista, os movimentos no objetivam o poder do Estado, mas apenas influenciar no seu sistema de dominao, com vistas a resgatar valores que foram sendo corrompidos pela sociedade capitalista. Para os autonomistas, denominados neoidealistas, como o socilogo alemo Tilman Ivers, os movimentos no estariam voltados para a tomada do poder do Estado ou para influir nesse poder, mas para a liberdade de ao, para a no-institucionalizao, para a construo de novos espaos de socializao onde os indivduos teriam autonomia.
8

10- Relato real de um conflito e uma ao coletiva.


No livro de Tomazi, descreve uma narrativa de muturios que reivindicam o direito de moradia e que culmina com um confronto com a polcia. O conflito um elemento constitutivo de todo movimento social. Vejamos a narrativa: Ainda no havia amanhecido e a maioria dos moradores do conjunto habitacional j estava na rua. Haviam decidido em reunio do dia anterior impedir, a qualquer custo, que a ordem de despejo expedida pela justia fosse executada contra mais um dos muturios inadimplentes. O dia se anunciava com muita tenso. A maioria dos moradores no fora trabalhar, quebrando a rotina de um dia normal. Chegara o momento de uma deciso definitiva. No era mais possveis aceitar passivamente as conseqncias de uma situao scio-econmica que lhes tirava o emprego, a comida, a escola, e agora a casa. Para onde iriam? As leis no contemplavam direitos que os moradores acreditavam serem seus, de justia. Logo mais chegaria o oficial com a ordem do juiz; com ele viria o caminho para levar os mveis; vira tambm a polcia para garantir que a ordem judicial fosse cumprida. Meses de negociaes resultaram em nada. Mais uma famlia seria despejada. Na semana anterior duas outras j haviam sido. Na prxima seriam mais outras. O advogado da Associao dos Moradores dissera que no podia fazer mais nada. Ainda assim, uma comisso de moradores se deslocara para a Prefeitura Municipal; tentariam a interveno do prefeito. A financeira mencionava que estava no seu direito legal e que era de seu interesse obter a casa de volta. Os moradores estavam desesperados. No restava outra coisa seno o enfrentamento, a violncia fsica. Poderia haver mortes... Por volta das 8 horas, chegou o oficial, e, como previsto, trouxe a polcia. Os moradores fecharam a rua com barricadas. Eram muitos. No havia sada, tudo j fora conversado atravs de advogados. Agora existia uma ordem judicial e a polcia estava ali para garantir que fosse cumprida. Chamaram reforos, mais viaturas apareceram trazendo ces e bombas de gs lacrimogneo. A imprensa, chamada pelos moradores, a tudo registrava.... (Tomazi, 1994: 209-210). Tomazi assinalou que podemos buscar uma explicao para este conflito com base nas contradies sociais, onde a incapacidade do Estado de atender s suas reivindicaes, os leva a uma situao de carncias, de necessidades no satisfeitas, que
9

criam estes conflitos. Tomando como base teoria marxista, a sociedade se desenvolve de forma contraditria, visto que a produo socializada, ou seja, as casas so produtos do trabalho coletivo, mas a apropriao, o consumo, privada. Pela teoria durkheimiana, existe um desequilbrio social e no um conflito, porque visto como parte de um processo natural de mudanas que independem das aes dos indivduos. Considera que no so os indivduos que agem modificando a sociedade, mas, ao contrrio, a sociedade que age sobre os indivduos, ensejando novos comportamentos, novos valores, os quais so expressos pelos movimentos sociais. Assim, uma vez restituda a ordem, quer pela ao da polcia, ou pela alterao da legislao dos financiamentos habitacionais, o equilbrio social seria recomposto e a sociedade daria curso a seu processo de desenvolvimento. (Ibidem, 211). Somente o conflito no caracteriza um movimento social. necessrio que se desdobre em aes coletivas, com o objetivo de mudana ou conservao de privilgios. Existe uma opresso aos muturios que vivem na iminncia de sair de suas casas e por este motivo estabelecida uma identidade com base em interesses concretos de no perder suas casas. Para atingir seus objetivos necessrio se organizar, contratar advogados, fazer reunies, estabelecer estratgias de luta, chamar a imprensa. Com este movimento estabelecido, existe a possibilidade de se libertarem da opresso e no perderem suas casas. Esta a prxis do movimento social, que uma ao conjunta de homens, a partir de uma determinada viso de mundo, objetivando a mudana ou a conservao das relaes sociais em uma sociedade especfica num determinado momento histrico.

11- Movimento operrio.


Como observou Tomazi, o movimento operrio nasceu e evoluiu acreditando que poderia um dia livrar a sociedade da destruio capitalista. Na segunda metade do sculo XIX, o movimento tomou uma dimenso internacional devido industrializao dos pases europeus, Japo e Estados Unidos. O movimento operrio neste momento apresentou-se apoiado numa teoria revolucionria que apontava para a superao da opresso de classes e para a utopia da construo de uma sociedade de homens iguais e livres sem explorados e sem exploradores (1994: 222). O movimento surgiu devido a condies degradantes como: jornadas de trabalho excessivas, explorao de mulheres e crianas, ambientes insalubres, acidentes no trabalho e baixos salrios. Estas condies subumanas levaram a muitas lutas que ocorreram para a consolidao do movimento operrio, com muitas mortes e com o objetivo de serem livres e iguais. As freqentes greves, danificao e ocupaes de fbricas geraram prejuzos aos capitalistas no havendo a acumulao de capital e trabalho. Em 1769 o parlamento ingls instituiu a pena de morte para os destruidores de mquinas. Em 1791 em plena

10

Revoluo Francesa foi estabelecida uma lei na Frana que proibia as organizaes operrias, pois somente deveria existir o interesse privado ou geral. Em 1796 na Frana foi lanado o Manifesto dos Plebeus, criticando a propriedade privada e propondo a socializao dos meios de produo. O movimento foi esmagado e seu lder guilhotinado, mas as sementes de uma teoria revolucionria haviam sido lanadas. (Ibidem, 224). Em 1799 foi proibida na Inglaterra qualquer manifestao operria, como greves e associaes. Entretanto os trabalhadores continuaram se organizando na clandestinidade, formando associaes e divulgando suas idias. Surgiram filsofos iluministas como Rousseau e pensadores com ideais socialistas. Vrios empresrios tiveram iniciativas de melhorar a condio de trabalho, reduzindo a jornada de trabalho. Entretanto foi devido luta operria que os impedimentos legais organizao dos trabalhadores foram derrubados e foram estabelecidos direitos bsicos trabalhistas. Em 1825 na Inglaterra foi dado o direito aos trabalhadores se organizar em sindicatos, em 1834 foi criado a primeira central sindical de trabalhadores com um jornal prprio. Em 1847 foi reduzida a jornada de trabalho de catorze para dez horas por dia devido a influencia do movimento operrio cartista, que tambm reivindicava o voto universal e secreto. Em 1847 foi criado por lideranas trabalhistas em Londres a Liga Comunista com a finalidade da unificao do movimento operrio em todo o mundo, tendo como inimigo definido, o capitalismo. Foi elaborado por Marx e Engels o Manifesto do Partido Comunista, que estabelecia os fundamentos tericos e os objetivos do movimento operrio internacional. Para Marx e Engels, o Estado no a fonte de restaurao ou regulao da sociedade, como acreditava Hobbes e Locke, respectivamente. Ao contrrio, o Estado o produto das relaes dos homens; relaes que so de opresso, porque os homens ocupam posies desiguais em face dessas relaes. Logo, sendo produto de relaes desiguais, o Estado no poderia voltar-se contra elas para elimina-las, como na viso de Hobbes, nem garantir a liberdade natural, como em Locke, at porque essa liberdade no seria natural, mas produzida pelas relaes de produo. Na concepo de Marx e Engels, a luta revolucionria consistia na tomada do poder do Estado pelo proletariado. De posse do poder do Estado, a propriedade privada dos meios de produo seria progressivamente abolida, e com ela seriam abolidas no s as classes sociais, mas tambm o prprio Estado. A defesa dos interesses do proletariado implicava a negao dos interesses burgueses e a construo de uma sociedade sem classes. Para isso os operrios deveriam se organizar e unificar suas lutas. (Ibidem, 228).

11

Em 1864 fundada em Londres a Associao Internacional dos Trabalhadores (AIT), conhecida como a Primeira Internacional, que acabou com o fracasso do governo popular que ocupou Paris por setenta dias (Comuna de Paris) em 1871. No dia 1 de maio de 1886, em Chicago nos Estados Unidos uma represso policial contra grevistas que reivindicavam jornada de trabalho de oito horas, resultou em dezenas de mortos e centenas de feridos. Cinco lideres no movimento foram condenados a forca, dois a priso perptua e um a quinze anos de priso. Em 1889 em Paris foi fundado a Segunda Internacional com o objetivo de unificar e organizar o movimento operrio em todo o mundo.No ano de 1891, no Congresso de Bruxelas, a Segunda Internacional aprovou resoluo consagrando o 1 de maio como um dia dos trabalhadores em todo o mundo. A partir da Segunda Internacional ocorreram disputas entre a idia de Marx e Bakunin. Vejamos o que Tomazi afirmou: Para Marx, o proletariado industrial era a classe verdadeiramente revolucionria, para Bakunin eram todos os pobres, explorados e camponeses sem terra. Se para Marx a participao operria na poltica, bem como a tomada do Estado como meio revolucionrio, se colocava como indispensvel para Bakunin, o carter revolucionrio das lutas implicava a negao de qualquer instituio poltica e qualquer autoridade, como o Estado. Assim, enquanto o marxismo advogava a socializao dos meios de produo e o planejamento centralizado via Estado, a faco anarquista advogava uma federao de comunas livres e auto-administradas.(Ibidem, 229). Em 1917 surge a Revoluo Russa, com a tomada do Estado pelo operariado, conforme pregava Marx. O movimento operrio tornara-se uma ameaa real ao capitalismo no mundo. Com a superproduo do final dos anos 20 que abalou a economia capitalista em todo o mundo, inviabilizou a economia regida unicamente pelo mercado. O surgimento do Estado do Bem-Estar Social, nos anos 40 foi a resposta do mundo capitalista, onde as polticas sociais buscava atender as necessidades bsicas dos trabalhadores como sade, trabalho, habitao, transporte, alimentao, alm de cuidar do planejamento evitando uma superproduo. O fascismo na Europa e o posterior fracasso do processo revolucionrio na Unio Sovitica arrefeceram o movimento operrio em medos do sculo XX.

12- Novos movimentos sociais.


Da mesma forma que surgiram os movimentos operrios, foram criados novos movimentos sociais a partir das contradies do capitalismo s margens do Estado do Bem-Estar Social que conteve a ameaa da ideologia socialista. Tomazi sustenta que: Com a progressiva utilizao de novas tecnologias, os nveis de produtividade se multiplicaram em todos os setores das atividades produtivas, ao mesmo tempo em que se aprofundou a diviso tcnica e
12

social do trabalho: novos produtos, novas mquinas, novas fbricas, novos postos de trabalho e novas profisses surgiram, alterando profundamente a estrutura social. (Ibidem, 231). O processo contnuo de urbanizao com o surgimento de grandes metrpoles, a mecanizao do campo, a expanso dos meios de comunicao e transportes tornaram o mundo menor e gil. Entretanto vrios problemas surgem com esta modernizao como: o aumento do desemprego, a contaminao de rios, do ar do solo, o esgotamento de recursos naturais e a guerra por interesses nacionalistas e econmicos como a que vemos atualmente entre Israel e Palestinos e entre os Estados Unidos e o Iraque. Com estes novos motivos surgem os novos movimentos sociais que se diferenciam dos tradicionais porque apresentam projetos voltados para a organizao autnoma dos diversos segmentos sociais, com respeito diversidade dos indivduos, grupos e classes. No tem como meta tomada do poder do Estado, porm a mudana de conceitos e afirmao de novas formas de vida, cultura e ver o mundo. Vamos ver alguns novos movimentos sociais da atualidade: a) Movimentos ecolgicos propondo um desenvolvimento controlado, equilibrado, sustentado e a preservao do meio ambiente com a utilizao de tecnologias alternativas. b) Os movimentos feministas reivindicam o direito de igualdade com os homens. c) O movimento hippie surge como a prpria negao da sociedade de consumo e da educao tradicional (Ibidem, 233). d) Os movimentos estudantis surgem questionando os currculos escolares e a democratizao nas universidades. e) Os movimentos sociais urbanos reivindicam melhorias nos transportes, sade, habitao, segurana, ampliando a rede da assistncia social e a mudana na gesto pblica. f) Os movimentos negros, indgenas, homossexuais e deficientes fsicos buscam a igualdade de oportunidades e a no descriminao e preconceitos, ou conceitos que ferem o direito do outro. g) O movimento pacifista surge contra a guerra e a favor da paz. h) O movimento dos sem-terra, a favor da reforma agrria.

13- Movimentos Latino-Americanos.


Maria Gohn em seu livro sobre Teoria dos Movimentos Sociais afirma que ocorreram muitas mobilizaes, manifestaes e movimentos na Amrica Latina, entretanto no ocorreram muitas teorizaes, tendo predominado estudos de natureza
13

mais emprico-descritiva, com anlises segundo o paradigma europeu (2002: 211). Estes poucos estudos tem sido desenvolvidos em universidades, institutos de pesquisa ou em ONGs. A maioria das teorias elaboradas pela CEPAL (Comisso Econmica para Desenvolvimento da Amrica Latina) foram desenvolvidas baseadas no paradigma dualista da interpretao da realidade social onde existia uma face moderna e outra atrasada. Cardoso e Falleto em 1970 elaboraram uma teoria da dependncia onde chamava a ateno para as especificidades da Amrica Latina, onde o seu desenvolvimento estaria vinculado a dinmica global da economia, fugindo da teoria do imperialismo onde tudo era interpretado como mera conseqncia das diretrizes econmicas dos pases dominantes. Entretanto esta tese ocorreu em um momento da perda da democracia em muitos pases da Amrica Latina, sendo dominado por governos militares e tendo ocorrido uma nova ordem social, com o Estado centralizador, com mecanismos de controle da sociedade.(Ibidem, 214). Foi elaborada em 1975 por Kowarick uma teoria da marginalidade, onde os marginais eram produtos do prprio modelo capitalista implantado nos pases subdesenvolvidos (Ibidem, 213), tendo estas pessoas se deslocando para atuar no setor de servios do mercado informal, contribuindo para o processo de acumulao de capital e no desenvolvimento econmico destes pases. Vejamos o que Gohn escreveu no seu livro: A marginalidade passou a ser analisada a partir de ento no somente como resultado de processos de excluso, mas tambm como condio prvia acumulao, num processo de superexplorao da fora de trabalho nos centros urbanos e de disponibilidade de um grande exrcito de reserva de mo-de-obra desqualificada, oriunda do campo dado o processo de desagregao das relaes socioeconmicas neste setor. O campo sempre foi um celeiro disponvel para repor continuamente os trabalhadores da cidade, ou para complementar os ciclos da produo na cidade por meio de expedientes na economia informal que barateavam os custos da prpria reproduo da fora de trabalho. Neste cenrio, as principais lutas sociais se desenrolavam ao redor dos sindicatos atrelados estrutura estatal, mas com poder de interlocuo entre os trabalhadores da economia formal, os empresrios e o Estado. (Ibidem, 214). A influncia terica europia na Amrica Latina, que eram consideradas progressistas foi inicialmente realizada atravs das idias marxistas e leituras gramscianas, devido luta pela redemocratizao dos pases governados pelos militares. Os norteamericanos que eram considerados funcionalistas-conservadores tinham a teoria das aes coletivas dos comportamentos sociais e a teoria da Mobilizao de Recursos, porm sem penetrao e aplicao para a nossa realidade.

14

O Brasil foi o pas latino americano que concentrou a maioria dos movimentos sociais principalmente devido a sua extenso territorial, sua grande populao e ao nvel de desenvolvimento industrial, localizado na regio sudeste-sul. No Mxico ocorreu o movimento zapatista nos anos 70 que foi caracterizado como anticapitalista e contra a violao das terras e cultura dos seus ancestrais. O movimento dos Chiapas nos anos 90 denunciava pela Internet a opresso que vinham sofrendo h sculos pelo modelo capitalista e tinham em comum com o zapatista o meio rural, porm com mtodos de ao diferentes. No Peru foi formada a guerrilha rural Sendero Luminoso e em 1983 foi criado o movimento Revolucionrio Tpac Amaru, que invadiu e aprisionou centenas de pessoas numa festa que na casa do embaixador do Japo no Peru, durante o governo do presidente Alberto Fujimori. Na Bolvia ocorreu o movimento indgena dos Aymaras e protesto dos trabalhadores das minas. No Chile teve movimentos populares que resultou na eleio de Salvador Allende, porm foi interrompido pelo golpe e governo militar de Pinhchet. Na Argentina destacou-se o movimento a favor dos direitos humanos sendo o das Mes da Praa de Maio o mais importante da transio poltica do governo militar para a democratizao do pas. A Igreja Catlica com a teoria da libertao e comunidades de base tiveram grande influncia na organizao dos movimentos sociais na Amrica Latina principalmente na Amrica Central como na Nicargua, El Salvador, Haiti entre outros. Em Cuba ocorreu a revoluo comunista. Alguns elementos foram levantados por Gohn na formao dos movimentos sociais na Amrica Latina e foi utilizada uma nfase multidisciplinar considerando a sociologia, a cincia poltica, antropologia, histria, economia e psicologia social. As ideologias, valores, tradies, cultura, poltica, aspectos hitrico-estrutural e a estrutura sociopolticas e econmicas de cada pas e devem ser considerados na avaliao de cada movimento. Resumidamente Gohn realiza as seguintes anlises e caractersticas sobre os movimentos latinos americanos: a) Diversidade de movimentos em relao aos mesmos temas e problemas. b) Hegemonia dos movimentos populares diante de outros tipos de movimentos sociais. c) Os novos movimentos sociais de mulheres, ecologia, negros, homossexuais, etc, se diferenciaram dos europeus e norte-americanos devido a permanecerem circunscritos as esferas locais, porm envolve lutas contra as velhas e novas formas de dominao nestas reas. d) Os movimentos sociais que se tornaram conhecidos internacionalmente foram auxiliados ou organizados pela Igreja Catlica principalmente na sua ala
15

e)

f)

g)

h)

i)

j)

k)

l)

m)

progressista da Teologia da Libertao. Com o Conclio Vaticano II, foi desenvolvida uma estratgia para que a igreja funcione como um agente ativo na organizao da sociedade civil que deve atuar por ela prpria, com auxlio das pastorais e comunidades eclesiais de base. Aps a redemocratizao dos pases latinos americanos, a prioridade foi atividades ligadas a produo que levassem ao desenvolvimento sustentado das comunidades, como os seringueiros (Chico Mendes), dos ndios (vendas de produtos naturais como castanhas e ervas), etc. Uma parte da populao indgena vive como miserveis na periferia das grandes cidades com a desagregao de suas tradies e costumes. Lutam para preservar e demarcar suas terras e contra a invaso dos garimpeiros e grileiros. Os preconceitos raciais aos negros so de forma subliminar com baixos salrios, empregos inferiores, etc. A miscigenao das raas criou-se categorias como mulatos, pardos, escuros, serviu para flexibilizar este conflito social tendendo a etnicidade ser definida em termos sociais e culturais e no biolgicos o que torna o problema de difcil compreenso. No regime militar a estratgia dos movimentos sociais foi ser contra o Estado. Com a democratizao, ocorreu uma diviso entre os movimentos, alguns apoiando as aes do governo e outros contra, pressionando o Estado para atender suas reivindicaes. O Estado busca realizar aes compensatrias que no tem resolvido os problemas de ordem estrutural como a fome, desemprego, moradia e a problemtica da terra. A principal estratgia do governo da poltica a institucionalizao dos conflitos sociais, criando leis e rgos pblicos para cuidar destes problemas que no so resolvidos devido a burocracias, hierarquias, interesses diversos, etc. O jeitinho demonstra a influncia do relacionamento pessoal atravs de uma rede de relaes informais, onde a corrupo e a burocracia dominam grande parte da rede pblica. As ideologias so elementos constituintes da idia de movimento social na Amrica Latina (viso marxista-gramsciana), onde o conjunto de crenas e representaes do suporte as estratgias de mudana das coisas na realidade social e possibilitam o desenvolvimento de projetos polticos-ideolgicos. Os partidos polticos tm desempenhado um papel de grande importncia aos movimentos sociais. Vrios intelectuais e militantes dos movimentos sociais eram lderes de partidos polticos, principalmente de esquerda. Viam no movimento operrio a principal luta a ser desenvolvida para a transformao da sociedade. A criao de nfases temticas como a excluso social, cidadania e direitos constituem os repertrios histricos de um certo perodo e se consolidam nos discursos e nas prticas dos movimentos. Os intelectuais participaram ativamente dos movimentos sociais, sendo que a participao popular na Amrica Latina sempre foi majoritria, ao contrrio da Europa onde a classe mdia foi predominante.

16

n) Devemos considerar as demandas socioeconmicas, geradoras de processos de excluso social, com as demandas socioculturais que so importantes para compreendermos as vises de mundo e projeto de vida dos grupos mobilizados. o) A articulao entre o processo de lutas e mobilizaes com os movimentos sociais um fato posterior aos anos 80. Antes s ocorria esta articulao em grandes eventos ou em solidariedade como em fatos como a morte. Atualmente com as ABONG (Associao das ONGs Brasileiras), a CMP (Central dos Movimentos Populares) e o apoio tradicional da Igreja Catlica, dos sindicatos e das instituies governamentais favorecem a uma melhor organizao dos movimentos populares com a articulao com os movimentos sociais organizados. p) Atualmente os movimentos locais, especficos de uma determinada regio devem buscar se articular com as redes regionais ou nacionais, sob pena de se enfraquecerem. Os movimentos locais se fortalecem quando trabalham com temas globais como os ecologia, paz, direitos humanos, negros, homossexuais, indgenas entre outros, pois tem apoio de ONGs e movimentos internacionais. Os meios de comunicao como a Internet serviram para criar estruturas que facilitam e agilizam as articulaes e organizao dos movimentos. q) O modelo de movimentos sociais norte-americanos chegaram ao Brasil nos anos 90 por intermdio das ONGs internacionais. Este modelo como por exemplo do Greenpeace, favorece a melhor organizao dos movimentos com a captao de recursos, constituio de uma base de militantes e colaboradores, parcerias com a sociedade civil e poltica, qualificao com a capacitao dos participantes do movimentos entre outros benefcios oriundo do processo de sistematizao e poltica de trabalho.

14- Movimentos sociais no Brasil.


Uma educao pela pedra: por lies; para aprender da pedra, freqent-la; captar sua voz inenftica, impessoal (pela de dico ela comea as aulas). A lio de moral, sua resistncia fria. Outra educao pela pedra: no Serto (de dentro para fora, e pr-didtica). No Serto a pedra no sabe lecionar, e se lecionasse no ensinaria nada, l no se aprende a pedra: l a pedra, uma pedra de nascena, entranha a alma. (A educao pela pedra, Joo Cabral de Melo Neto).
17

14.1-Do Brasil Colnia ao Brasil Imprio.


Baseando-se nas anlises do livro de Tomazi, a colonizao dos portugueses foi realizada a partir de atividades extrativas e em monoculturas voltadas para os interesses a atender o mercado europeu, ocupando o litoral do Brasil e poucas cidades do interior. No perodo imperial predominava o sistema escravocrata com os senhores de terras, uma classe mdia de militares, profissionais liberais, funcionrios pblicos e pequenos produtores rurais e a maioria da populao que era classe baixa formada de colonos, assalariados e trabalhadores semilivres. Os movimentos sociais s comearam ocorrer com as idias de emancipao do Brasil no incio do sculo XIX devido influncia da Revoluo Francesa e da Independncia dos Estados Unidos. A inconfidncia Mineira em 1789 foi um movimento que tinha idias liberais embora sem participao popular. A Conjurao dos Alfaiates em 1798 na Bahia foi um movimento com grande participao popular que propunha o fim da sociedade escravocrata. Em 1817 em Pernambuco aconteceu a primeira tentativa de formao da Repblica no Brasil com a participao de muitos segmentos sociais, com exceo dos escravos, porm no foi adiante devido a diferenas ideolgicas que prejudicaram a unidade do movimento. Em 7 de setembro de 1822, por iniciativa de D. Pedro I ocorre a Independncia do Brasil em que o pas se desligou oficialmente de Portugal. A Independncia fora fruto de um arranjo poltico entre as elites locais e a Inglaterra que condicionou o reconhecimento do novo Imprio aceitao pelo Brasil da dvida externa portuguesa, alm do comprometimento brasileiro com a abolio do trfico de escravos, pois tinha interesse na venda de mquinas txtil para o Brasil. A Confederao do Equador que ocorreu sem sucesso em 1824 em Pernambuco foi o primeiro movimento grande movimento social aps a Independncia e tinha como objetivo a criao de um estado e com o sistema federalista e republicano. Ocorreram outros tipos de movimentos com ideais liberais como a Revoluo Farroupilha (1835-1845) no Rio Grande do Sul, a Cabanagem (1835-1837) no Par, ou a Balaiada (1834-1841), no Maranho, ou ainda a Praieira (1848-1849), em Pernambuco. O movimento do Quebra-Quilos (1874) que ocorreu no interior do Nordeste tinha como motivo aparente a substituio de medidas antigas (jarda, arroba, cvado) por novas (metro, litro, quilo), porm existia um motivo real que era o descontentamento com impostos, o no direito a terra e o quadro de misria e explorao que os trabalhadores estavam submetidos pelas oligarquias agrrias.
18

Vejamos o que Tomazi afirmou sobre o processo de abolio de escravatura no Brasil:

O processo de abolio da escravatura se fez lento e penoso, sob o controle das oligarquias agrrias. Primeiro, a Lei Eusbio de Queirs (1850), que extinguiu o trfico de escravos no Brasil; depois a Lei do Ventre Livre (1871), que declarou livres os filhos de escravas a partir daquela data; catorze anos depois (1885) veio a Lei Saraiva-Cotegipe, que declarava livre todo escravo acima de 65 anos; e, finalmente, a Lei urea, de 1888, que apenas em dois artigos extinguiu a escravido. (Ibidem, 241). A abolio da escravatura ocorreu naturalmente atendendo aos interesses ingleses e aos cafeicultores que demandava mo de obra mais qualificada. Em 1858 foi realizada a primeira greve por melhores salrios pelos trabalhadores grficos do Rio de Janeiro sendo o marco inicial do processo de formao da classe operria e de sua organizao.

14.2-Os movimentos sociais na Repblica e a cidadania.


Repblica o regime poltico em que o chefe de estado eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assemblia representativa, para cumprir um mandato por tempo determinado. A repblica adquiriu seu significado moderno com a constituio presidencialista americana de 1787 e a Revoluo Francesa iniciada com a queda da Bastilha, no dia 14 de julho de 1789 e finalizada em 1815 na Frana pela burguesia ascendente, com o objetivo de tirar do poder a aristocracia e a monarquia absolutista. Negros muulmanos eram apenas homens convictos de possuir o mesmo direito vida e liberdade que quaisquer outros. Como viviam na Bahia escravocrata do incio do sculo XIX, eles s conheciam um caminho para alterar o papel que esta sociedade lhes tinha reservado: a fora. Apesar de dezenas de revoltas escravas acontecerem no perodo, resultando em muitos castigos, punies e morte, eles no desistiam, e na madrugada de 25 de Janeiro de 1835, aconteceu a mais ousada de todas as revoltas: o levante dos mals. O levante se deu na cidade de Salvador, teve seu incio num casaro da antiga Ladeira da Praa, em seguida dirigiu-se a Cmera Municipal de Salvador, em cujo subsolo se instalava uma priso, para tentar libertar o lder male Licutam. Tinham por objetivo chegar ao recncavo para unir-se aos escravos dos engenhos. A revolta foi esmagada, mais o respeito que os africanos de religio muulmana inspiravam no desapareceu. Seus descendentes tiveram que ocultar sua crena no Alcoro. Sabiam que era impossvel chegar naquele momento ao poder. Mas, sendo homens idealistas, instrudos, organizados e corajosos, os mals precisavam tentar acabar com as pequenas e grandes humilhaes e torturas, a que eles eram submetidos.

19

O movimento da Sabinada foi basicamente federalista. Questionavam e queriam uma reviso da constituio de 1824. Defendiam a descentralizao, sendo que, cada provncia deveria ter sua prpria estrutura poltica, entretanto no recusavam a unio da Bahia com o poder executivo central. Tambm achavam incompleto o Ato Adicional de 1834. O Levante ocorreu em 7 de novembro de 1837 no Forte de So Pedro, rapidamente alcanou outras guarnies. Na manh do dia 8 j estava vitoriosa. Os Sabinos proclamaram a Bahia inteira e permanentemente desligada do governo denominado central do Rio de Janeiro e considerava estado livre e independente. Assumindo a Presidncia Joo Carneiro da Silva Rego, a Secretaria Sabino Vieira, e seu Ministro da Guerra Daniel Gomes de Freitas. Tal revoluo tinha seu inimigo declarado que era o Regente Pedro de Arajo Lima, contra a submisso administrativa da Bahia ao Rio de Janeiro, porm no se opunham a Monarquia Constitucional, to pouco ao Herdeiro do Trono Prncipe D. Pedro de Bragana. Tais ideais ainda condenavam o aristocratismo e defendiam a abolio do trabalho escravo. A Sabinada foi derrotada em 13 de Marco de 1838, pelo General Callado, sendo esta a ltima revoluo armada na Bahia hierrquica. A repblica tornou-se o sistema preferido das naes que se formavam com a conquista da autonomia poltica, como os pases da Amrica Latina e o Brasil, que se tornou republicano em 1889. O Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) foi o primeiro presidente da repblica em 1891, porm desrespeitou a Constituio que acabara de ser promulgada e dissolveu o Congresso. O movimento messinico de Canudos (1893-1897), tinha como principal objetivo construir uma comunidade sem polcia, sem impostos, onde todos trabalhavam e a produo era distribuda conforme as necessidades individuais. A campanha de Canudos consistiu em quatro expedies militares, onde as trs primeiras foram derrotadas. Tentavam acabar com a "cidade santa" construda por Antnio Conselheiro, lder religioso dos sertes de Canudos ao qual era atribuda a inteno de restaurar a monarquia. O arraial situava-se no municpio de Monte Santo, no nordeste da Bahia. Na quarta batalha, as tropas federais conseguiram dominar os jagunos e destruir o arraial. O movimento do Contestado (1912-1916), na divisa do Paran com Santa Catarina tinha como objetivo a permanncia na terra pelos caboclos que foram expulsos pelo governo para a construo de uma estrada de ferro. Vejamos o que Tomazi afirmou com relao ao direito a terra: A luta pela terra no decorre apenas da necessidade de se conquistar um pedao de cho para trabalhar, mas tambm da necessidade de conquistarem direitos de fazer com que as leis expressem esses direitos e sejam respeitadas. (Ibidem, 242). Em 1906 ocorre o I Congresso Operrio Brasileiro com a participao de 31 entidades de vrios estados e em 1907 o governo regulamentou a organizao dos sindicatos urbanos. Entre 1917 e 1920 ocorreram grandes mobilizaes de trabalhadores reivindicando a reduo de jornada de trabalho e outros direitos trabalhistas. No final dos
20

anos 20, o movimento operrio receberia a influncia dos comunistas, do Partido Comunista do Brasil (PCB) e do Partido Socialista do Brasil (PSB). Com a Revoluo de 1930, foi instituda a jornada de oito horas dirias, o salrio mnimo, porm o Ministrio do Trabalho restringia as aes polticas dos trabalhadores. Entre 1945 at 1964 o movimento operrio voltou a ter maior liberdade de ao devido a Constituio liberal vigente neste perodo. Em 1962 foi criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e em 1963 foi promulgado o Estatuto do Trabalhador Rural, estendendo a legislao trabalhista para o meio rural. No entender de Tomazi, em 1964 ocorre o golpe militar com o objetivo de barrar o perigo comunista, se respaldando no binmio ideolgico segurana e desenvolvimento, proibiu as manifestaes populares e criou o bipartidarismo (Arena e MDB). O governo militar combateu a luta armada de grupos organizados de esquerda e estabeleceu uma poltica de desenvolvimento estatizante e centralizadora. Alguns movimentos sociais surgiram com a ajuda da Igreja Catlica e a Teologia da Libertao nos anos 70, no meio do Milagre Brasileiro que foi caracterizado pelo acelerado crescimento da economia e alto investimento em grandes obras pblicas por meio de volumoso endividamento externo. A luta pela redemocratizao do pas e a eleio em 1974 de muitos deputados da oposio, resultou no processo de anistia e a abertura poltica. O movimento estudantil (UNE) e o movimento operrio no ABC paulista em 1978 foram de extrema importncia para que em 1984 surgisse o movimento pelas eleies diretas para presidente da repblica. Em 1988 ocorreu a Constituinte na qual ocorreram avanos importantes aos direitos de cidadania.

14.3-Os movimentos sociais na atualidade e a conjuntura poltica.


Ocorreu em 15 de novembro de 1989 a primeira eleio direta para presidente com a eleio de Fernando Collor de Melo. O governo do primeiro presidente brasileiro eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceo durou somente a metade de seu mandato. Escndalos de corrupo levaram o Congresso a afastar Collor do poder aps a mobilizao de estudantes (caras-pintadas) outros movimentos da sociedade com a inteno de restituir a tica na poltica. O vice-presidente Itamar Franco assumiu a presidncia no lugar de Collor at o ano de 1994, onde socilogo e poltico, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente se reelegendo para um segundo mandato consecutivo, em 1998. Como ministro da Fazenda em 1994, foi responsvel pela elaborao do plano econmico que criou uma nova moeda, o real, e controlou a inflao. Continuando nossa pesquisa, nos Cadernos do Centro de Estudos e Ao Social (ceas), Cunha afirmou o seguinte para a situao deste perodo:

21

O desenvolvimento poltico do movimento popular e sindical no Brasil nos ltimos anos se deu, grosso modo, em torno de uma tenso ideolgica. Esta tenso pode ser observada nas contradies de duas posies mais ou menos cristalizadas no interior dos movimentos sociais, especialmente o sindical. A primeira, mais propensa a aceitar alianas com setores do capital e ou com o Estado em torno de questes de interesse comum (tanto econmicos, nvel de atividade e de emprego, apoio oficial a determinados setores produtivos, etc., quanto polticos, apoio a determinados projetos, participao em governos, alianas e coligaes); enfim, uma poltica de pacto social, como caracterizaria a segunda concepo. Esta, por seu turno, portadora de um discurso antialianas inter classes, de oposio aberta a articulaes com empresrios e governos, porm, em geral distanciada do cotidiano dos trabalhadores.(Cunha, 1996, 58). Com o contnuo crescimento da dvida interna e externa, o governo FHC buscou a venda de muitas estatais atravs de um processo de neoliberalismo e globalizao da economia. O Movimento dos Sem Terra (MST) foi o grande movimento social que surgiu e se fortaleceu nos ltimos anos. Como observou Tomazi, A Unio Democrtica Ruralista (UDR), formada por proprietrios rurais e que desenvolveu uma luta na Constituinte de 1988, contra a reforma agrria, em oposio aos que lutavam para obter direitos constitucionais que lhes garantissem o acesso a terra para trabalhar. Existia uma disputa de foras entre os latifundirios e os sem-terras, onde no existia apenas movimentos de oprimidos e antecipava uma situao futura que seria a desapropriao de terras pela reforma agrria. No mbito internacional se destacou a dissoluo da Unio Sovitica, pas que ocupava grande parte da Europa e da sia, constitudo a partir de 1922 com a unio de 15 repblicas socialistas, alm de mais oito repblicas autnomas. Extinto em 1991, representou a materializao poltica da grande utopia marxista do sculo XX. A luta pela terra e o direito do movimento indgena no Mxico foi defendida pelo Exercito Zapatista de Libertao Nacional em 1995. Entretanto o atentado ocorrido em 11 de setembro de 2001 em duas torres do World Trade Center nos Estados Unidos matando milhares de pessoas e posteriormente a reao do presidente Bush atacando o Afeganisto e o Iraque levaram o mundo a questionar estas aes. No Brasil o Partido dos Trabalhadores chega ao poder tendo elegido o presidente e uma grande bancada no congresso nacional, com a seguinte histria: O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, em So Paulo, e lanaram o Manifesto de Fundao do Partido dos Trabalhadores. Desde o final de 1978, sindicalistas, intelectuais, lideranas de movimentos populares, estudantes e militantes da luta contra a Ditadura vinham
22

discutindo a necessidade de se criar no Brasil um novo partido, independente e socialista. O PT , portanto, o resultado das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e do povo brasileiro contra a explorao e a falta de liberdade da Ditadura Militar, instalada em 1964. O PT hoje uma referncia consolidada de luta em defesa da justia social, de empenho na organizao da sociedade, de governo em favor dos pobres e de honestidade no trato da questo pblica. Com estas marcas o PT fortalece seus laos como o movimento social, se constitui numa alternativa real de governo e ocupa uma presena importante no Legislativo. O PT hoje uma referncia consolidada de luta em defesa da justia social, de empenho na organizao da sociedade, de governo em favor dos pobres e de honestidade no trato da questo pblica. Com estas marcas o PT fortalece seus laos como o movimento social, se constitui numa alternativa real de governo e ocupa uma presena importante no Legislativo. (Internet, Histria do PT). O presidente Luis Incio Lula da Silva, proveniente do movimento sindical, foi eleito presidente da Repblica em 2003 com um plano de governo onde prev nos principais pontos o: Crescimento, Emprego e Incluso Social. O Desafio ter uma Economia Menos Vulnervel. Mobilizao pela Produo e pleno Emprego. Incluso Social com Justia Ambiental. Educao e Cultura para Fortalecer a Coeso do Pas. Reforma Tributria, Previdncia, Agrria, Trabalhista, Poltica. Desenvolvimento, Distribuio de Renda e Estabilidade. O Social como Eixo do Desenvolvimento. O Fortalecimento da Economia Nacional. A Transio para o Novo Modelo tem como Alvo o Crescimento. Incluso Social. A Poltica de Garantia de Renda Mnima. Programa de Combate Fome. Poltica de Assistncia Social. Infra-estrutura e Desenvolvimento Sustentvel. Nova Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional.

15-Movimento dos Sem Terra (MST).


Vamos fazer abaixo um relato resumido da histria do Movimento dos Sem Terra, onde utilizamos principalmente o material do Site Oficial do MST na Internet para realizar esta pesquisa. O nosso objetivo realizar uma resenha sobre o percurso deste Movimento Social que tem se destacado no Brasil e no mundo.
23

15.1-Histria do MST.
Joo Pedro Stdile dirigente do MST, afirmou que no incio da industrializao da maioria dos paises do primeiro mundo, ocorreram reformas agrrias. Nesses pases a propriedade da terra bastante democratizada com exceo dos Estados Unidos, que com o passar dos anos, foi reconcentrando as terras devido ao modelo de capitalismo industrial que levaram tambm para a agricultura. Os pases democratizaram a propriedade da terra, geraram distribuio de renda, transformaram os agricultores em consumidores e impulsionaram com isso a indstria nacional e o mercado interno. Reforma agrria, portanto, poltica de pases democrticos e no uma viso comunista como muitos procuraram rotular. O MST prope um novo modelo agrcola baseado na democratizao da propriedade da terra, na reorganizao da produo voltada para a produo de alimentos e o mercado interno. Uma poltica agrcola que garanta preos justos e distribuio de renda, para que os agricultores possam melhorar de vida e viver no campo. E uma poltica de educao para o meio rural, em que a sociedade garanta acesso escola a todos, no meio rural, para que melhorem seus conhecimentos e se completem como cidados, sem sair do meio rural. (Joo Pedro Stdile, apud, Carla Lisboa). O MST surgiu de ocupaes de terra, entre 1978 e 1983, que deram origem ao movimento nacional que foi consolidado com carter de articulao nacional em 1984. O pas vivia sobre a ditadura militar no chamado milagre brasileiro, com a mecanizao da agricultura, gerando desemprego e migrao de camponeses para as cidades. Porm havia camponeses que acreditavam que podiam se organizar e resistir trabalhando na terra. Assim, em 7 de outubro de 1979, agricultores sem terra do Rio Grande do Sul ocupam a gleba Macali, em Ronda Alta. Ao mesmo tempo, lutas semelhantes foram acontecendo nos demais estados do Sul, Mato Grosso e em So Paulo. Em cada Estado surgiam ocupaes de trabalhadores rurais e a notcia se espalhou. A sociedade brasileira aderiu e as ocupaes dos sem terra foi uma das manifestaes pela volta da democracia em todo o pas. Em 1984, durante o 1 Encontro dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cascavel (PR), que o MST foi fundado oficialmente. No ano seguinte e j organizado nacionalmente, acontece o 1 Congresso Nacional dos Sem Terra. O MST, no entanto no o primeiro movimento a lutar pela terra no Brasil. Muito antes, as famlias agricultoras j se organizavam em busca de terra e melhores condies de trabalho e vida como nas Ligas Camponesas e o Master (Movimento dos Agricultores Sem terra) entre 1950 e 1964; Canudos e Contestado no final do sculo 19. Aos poucos o MST foi entendendo que conquistar a terra importante, mas no basta. preciso conquistar tambm crdito, moradia, assistncia tcnica, escolas, atendimento sade e outras necessidades da famlia sem terra que tambm precisam ser
24

supridas. Assim, foram organizados acampamentos, ocupaes de fazendas, sedes de organismos pblicos e de multinacionais, marchas, greves de fome e outras aes polticas. Eventos como a Marcha Nacional por Emprego, Justia e Reforma Agrria, partindo de diversos estados e chegando a Braslia em 17 de abril de 1997 (um ano aps o massacre de 19 trabalhadores em Eldorado dos Carajs PA) e o 4 Congresso Nacional tambm em Braslia, com a participao de 11 mil sem terra, em agosto de 2000, ainda esto presentes na memria da sociedade. Hoje o MST atua em 23 estados, envolvendo mais de 1,5 milho de pessoas, cerca de 350 mil famlias foram assentadas atravs desta luta e outras 80 mil vivem em acampamentos. Existem hoje centenas de associaes, cooperativas, agroindstrias e outros empreendimentos econmicos do MST que geram emprego, renda e impostos beneficiando indiretamente cerca de 700 pequenos municpios do interior do Brasil. Aliada produo est a educao de cerca de 160 mil crianas estudam nas escolas pblicas dos assentamentos. Em conjunto com a Unesco e mais de 50 Universidades, o MST desenvolve programa de alfabetizao de aproximadamente 19 mil jovens e adultos nos assentamentos. Segundo Joo Pedro Stdile, dirigente do MST e da Via Campesina entidade internacional de trabalhadores rurais sem terra, existem basicamente trs tipos de assentamentos: Um assentamento que foi feito em terras pouco frteis, longe do mercado e com pouca infra-estrutura. Esses assentamentos passam por muitas dificuldades, as famlias no conseguem produzir para o mercado e melhorar substancialmente de vida. Mas resolvem o problema da fome, da comida, da moradia e da escola para os filhos. H um segundo tipo de assentamento que seriam reas remediadas, em que os assentados vo melhorando de vida, mas devagarzinho, como acontece com os pequenos agricultores em geral. Muito mais resultado de seu esforo pessoal do que de polticas pblicas. E h um terceiro tipo de assentamento, no qual foram adotadas formas cooperativadas, agroindstrias que usam novas tcnicas e conseguiram progredir econmica, social e culturalmente.(Ibidem).

15.2-Programa de Reforma Agrria.


No programa do MST para reforma agrria constam os seguintes objetivos: Modificar a estrutura da propriedade da terra. Subordinar a propriedade da terra justia social, s necessidades do povo e aos objetivos da sociedade. Garantir que a produo da agropecuria esteja voltada para a segurana alimentar, a eliminao da fome e ao desenvolvimento econmico e social dos trabalhadores. Apoiar a produo familiar e cooperativada com preos compensadores, crdito e seguro agrcola.

25

Levar a agroindstria e a industrializao ao interior do pas, buscando o desenvolvimento harmnico das regies e garantindo gerao de empregos especialmente para a juventude. Aplicar um programa especial de desenvolvimento para regio do semirido. Desenvolver tecnologias adequadas realidade, preservando e recuperando os recursos naturais, com um modelo de desenvolvimento agrcola autosustentvel. Buscar um desenvolvimento rural que garanta melhores condies de vida, educao, cultura e lazer para todos.

15.3- Organizao do movimento.


Os Sem Terra representa atualmente os trabalhadores rurais organizados lutando pela Reforma Agrria, buscando transformar a sociedade. O MST visa trs grandes objetivos: a terra, a reforma agrria e uma sociedade mais justa. a) O MST tem como meta: Elaborao de um programa para o campo. Buscar unidade entre as organizaes do campo e da cidade. Fazer lutas massivas. Intensificar a organizao dos pobres. Ajudar na construo do Projeto Popular para o Brasil. Desenvolver a solidariedade e os novos valores. Impulsionar a revoluo cultural. b) O MST tem os seguintes compromissos e objetivos gerais: Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital. A terra um bem de todos. E deve estar a servio de toda a sociedade. Garantir trabalho a todos, com justa distribuio da terra, da renda e das riquezas. Buscar permanentemente a justia social e igualdade de direitos econmicos, polticos, sociais e culturais. Difundir os valores humanista e socialistas nas relaes sociais. Combater todas as formas de discriminao social e buscar a participao igualitria da mulher. Os seres humanos so preciosos, pois sua inteligncia, trabalho e organizao podem proteger e preservar todas as formas de vida. Amar e preservar a terra e os seres da natureza. Produzir alimentos para eliminar a fome na humanidade. Evitar a monocultura e o uso de agrotxicos. Preservar a mata existente e reflorestar novas reas. Cuidar das nascentes, rios, audes e lagos. Lutar contra a privatizao da gua.
26

Tratar adequadamente o lixo e combater qualquer prtica de contaminao e agresso ao meio ambiente. Lutar contra o latifndio para que todos possam ter terra, po, estudo e liberdade. Jamais vender a terra conquistada. A terra um bem supremo para as geraes futuras. c) O hino do MST foi definido em 1989, e considerado um instrumento para consolidar a identidade entre os sem terra e a sociedade. Vem teamos a nossa liberdade braos fortes que rasgam o cho sob a sombra de nossa valentia desfraldemos a nossa rebeldia e plantemos nesta terra como irmos! Vem, lutemos punho erguido Nossa fora nos leva a edificar Nossa ptria livre e forte construda pelo poder popular Brao erguido ditemos nossa histria sufocando com fora os opressores hasteemos a bandeira colorida despertemos esta ptria adormecida o amanh pertence a ns trabalhadores! Nossa fora resgatada pela chama da esperana no triunfo que vir forjaremos desta luta com certeza ptria livre operria e camponesa nossa estrela enfim triunfar! Letra: Ademar Bogo Msica: Willy C. de Oliveira

d) A Bandeira do MST.

27

Tornou-se smbolo do MST em 1987. Ela est presente nos acampamentos e assentamentos, em todas as mobilizaes, nas comemoraes e festas. Tem os seguintes significados nas cores e desenhos que compem a bandeira:

Cor vermelha: representa o sangue que corre em nossas veias e a disposio de lutar pela Reforma Agrria e pela transformao da sociedade. Cor branca: representa a paz pela qual lutamos e que somente ser conquistada quando houver justia social para todos. Cor verde: representa a esperana de vitria a cada latifndio que conquistamos. Cor preta: representa o nosso luto e a nossa homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras que tombaram, lutando pela nova sociedade. Mapa do Brasil: representa que o MST est organizado nacionalmente e que a luta pela Reforma Agrria deve chegar a todo o pas. Trabalhador e trabalhadora: representa a necessidade da luta ser feita por mulheres e homens, pelas famlias inteiras. Faco: representa as nossas ferramentas de trabalho, de luta e de resistncia. e) Participao da Mulher. Para o MST a construo da Reforma Agrria, no se resume apenas conquista de terras, mas tambm a conquista da cidadania de homens e mulheres. Nos primeiros anos da organizao do MST, no possua um trabalho especfico quanto a questo da mulher. No entanto, a prpria luta pela Reforma Agrria, criava espaos que facilitaram a participao da mulher dentro dos espaos pblicos de uma maneira diferente. Isto obrigava as companheiras a participarem de espaos de discusses e decises (grupos de famlias, os setores de acampamentos e as assemblias), que de uma forma ou outra contribuam para a insero da mulher em tarefas que fugiam do cotidiano da sua atuao no espao domstico. Com a participao interna no movimento, as mulheres conseguiram traar os seguintes objetivos: Construir novas relaes de gnero no cotidiano, a partir da construo da Reforma Agrria, no trabalho, entre lideranas e na educao familiar, resgatando os valores humanistas baseados na igualdade, valorizao do ser humano, visando a construo do Novo Homem e a Nova Mulher. Qualificar a participao das mulheres em todo o processo da luta pela terra: antes, durante e depois. Garantir que o nosso jeito de educar os filhos, sem discriminao, acontea na vida diria, com a responsabilidade de todos (pais, lideranas, comunidades...) construindo um novo homem e uma nova mulher. Garantir trabalho produtivo para as mulheres com a participao tambm no planejamento, administrao, execuo e distribuio dos resultados da produo.

28

Garantir que o Documento da Terra saia em nome dos dois: homem e mulher, assim como participar no processo de discusso, elaborao e assinatura de projetos. Desenvolver campanhas contra a violncia mulher, fazer educao contra a discriminao, atravs do desenvolvimento de campanhas educativas.

f) Direitos Humanos. A luta pelos direitos humanos transformou-se em luta pelos direitos dos pobres e est associada com as lutas travadas em nome de uma outra ordem, que no ditada apenas pelas "foras do mercado". A par disso, o direito ao desenvolvimento incluram o reconhecimento dos direitos civis, sociais, polticos, culturais e econmicos proclamados, e, principalmente, os direitos dos povos sua autodeterminao, livre disposio dos recursos naturais prprios, ao patrimnio natural comum da humanidade e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Constituio de 1988 trouxe importantes avanos na rea dos direitos humanos. O Estado brasileiro assumiu o compromisso de realizao da democracia baseada nos principais valores ticos e polticos de uma comunidade, e no intransigente respeito dignidade humana. Passados os anos da ditadura militar, nem por isso foram restaurados definitivamente os direitos humanos no pas. Por isso, defender os direitos humanos hoje significa defender o respeito aos direitos sociais, econmicos, culturais e polticos. Sabemos que no suficiente ter boas leis, ou leis que garantam os direitos humanos. preciso que o Estado, responsvel por sua garantia e aplicao, implemente polticas para satisfaz-los.

g) Violncia contra os trabalhadores rurais. Embora a luta pela terra no seja recente no Brasil, na dcada de 1980 ela ganhou dimenso de conflito armado. As aes de despejo contra agricultores que ocupavam latifndios, cada vez mais violentas, resultaram em crimes hediondos. O mais estarrecedor, nos ltimos tempos, foi o massacre em Corumbiara, em Rondnia, em 1985, quando nove trabalhadores rurais, incluindo mulheres e crianas, foram assassinados covardemente pela polcia durante uma ao de despejo. O mais grave, no entanto, ocorreu no Par, em Eldorado do Carajs, em 1996, quando 19 agricultores foram assassinados e 50 feridos pela polcia. Era o dia 17 de abril de 1996 e mais de mil sem-terra faziam caminhadas em direo cidade de Marab, onde reivindicariam a desapropriao de um latifndio improdutivo de 40 mil hectares que ocupavam. Considerado o maior julgamento da histria do Brasil, com 120 horas divididas em cinco sesses, o crime de Eldorado do Carajs mostrou ao mundo que a Justia falhou: de todos os 142 policiais envolvidos, entre soldados e oficiais, apenas dois foram condenados. Segundo informaes da Anistia Internacional, que acompanhou todo o julgamento, a impunidade dos assassinos comprometeu a credibilidade do Judicirio do Par. E quem
29

acabou sentando no banco dos rus foi a prpria Justia do Par, condenada pela corte Internacional das Naes Unidas. Por causa disso, o dia 17 de abril virou o Dia Internacional da Luta pela Reforma Agrria.

Bibliografia:
ABBAGNANO, Nicola, Dicionrio de Filosofia, Ed.Martins Fontes, SP, 2000. BOUDON, R. & BOURRICAUD, F., Dicionrio Crtico de Sociologia, Editora tica, SP, 2000. BETTO, FREI, Revista Caros Amigos, n 71, Fevereiro 2003, Editora Casa Amarela, SP, 2003. CUNHA, JOACI, Cadernos do Centro de Estudos e Ao Social - ceas, n165, Salvador Set/Out, 1996. FORACCHI, MARIALICE M., MARTINS, JOS DE S., Sociologia e Sociedade, Ed. Livros Tcnicos e Cientficos, RJ-1997. GOHN, MARIA DA GLRIA, Teoria dos Movimentos Sociais, Edies Loyola, SP, 2002. LAKATOS, EVA MARIA, Sociologia Geral, Ed. Atlas, SP, 1990. MORA, JOS FERRATER, Dicionrio de Filosofia, Ed. Loyola, SP, 2001. BAHIA, CORREIO, Memrias da Bahia, Revista, Vol. 10, Edio de 04 de Fevereiro de 2001. TAVARES, LUIZ HENRRIQUE DIAS, Histria da Bahia. TOMAZI, NELSON DACIO, Iniciao Sociologia, Atual Editora Ltda, SP, 1994. INTERNET: Histria do PT, http: //200.155.6.3/site/filiados/index.htm INTERNET: Programa de Governo Lula, http: //www.lula.org.br/obrasil/programa.asp INTERNET: MST - Histria do Movimento, http: //www.mst.org.br/historico/sumario.html INTERNET: MST- Sao Paulo , http: //www.mst.org.br/mstsp/seto.htm INTERNET: Carla Lisboa, Jornal Notcias do Planalto, Site MST, Ibidem. INTERNET: Joo Cabral de Melo Neto, http: //ns.fcs.ucr.ac.cr/~historia/articulos/movsosb.htm INTERNET: Capas dos Livros, http://www.submarino.com.br/

30

Vous aimerez peut-être aussi