Vous êtes sur la page 1sur 3

126

RESENHAS

sobre-investimentos que demandam reorganizao de libidinizao; existe no repertrio conceitual psicanaltico legitimado por este trabalho intenso que Maria Helena nos oferece. Um trabalho de forte deslocamento de fronteiras, um trabalho de ampliao, realizado com cuidados no uso da mais delicada e possante ferramenta psicanaltica: a metapsicologia. A via permanece aberta.
Recebido em 28/4/2005 Aprovado em 29/5/2005

*Adaptado

dos captulos iniciais de O cavaleiro inexistente , de Italo Calvino (So Paulo: Companhia das Letras, 1993). Janete Frochtengarten janfro@terra.com.br

O CORPO EM PSICANLISE

Tatuagens e marcas corporais: atualizaes do sagrado. Ana Costa. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003, 144p.

Analice de Lima Palombini


Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS; mestre em Filosofia pela mesma Universidade; doutoranda do PPG em Sade Coletiva, Instituto de Medicina Social da Uerj; psicloga, psicanalista, membro da Associao Psicanaltica de Porto Alegre.

e conflitos internos (BEZERRA JR, 2002). Se, antes, as experincias subjetivas, purificadas conforme o mtodo cartesiano, passavam a constituir o fundamento da verdade num mundo que, desgarrado de sua tradio, j no oferecia mais um terreno firme onde assentar as suas bases, agora, a falncia mesma do sujeito moderno, a falta de balizas interiores como critrio de certeza que remetem ao corpo como reduto ltimo e nico de verdade. Assim, a crena contempornea no corpo efeito de uma mudana na atmosfera sociocultural manifesta de diversas formas a sua incidncia sobre a psicanlise, seja no questionamento da validade de seu saber, confrontado eficcia dos psicofrmacos ou praticidade das terapias corporais, seja pelo declnio do prestgio das psicanlises especialmente afeitas linguagem, em favor daquelas que colocam a nfase nos afetos e na sensorialidade. Tatuagens e marcas corporais, sem desviarse das questes emergentes da contemporaneidade, responde de um outro lugar ao desafio a que a psicanlise convocada, evitando a perspectiva dicotmica costumeira que encobre a insolubilidade do paradoxo que nos constitui. Diz Ana Costa:
O que vem antes, o corpo ou a linguagem? Disjuno impossvel que todos os sistemas humanos tentaram produzir. Conciliar o inconcilivel, subsumir o insubsumvel, separar o inseparvel: paradoxo incontornvel que caracterstico do propriamente humano. S para falar na neurose, a histeria, por exemplo, tenta fazer a juno, em uma relao de equivalncia, desses dois heterogneos; enquanto a obsesso tenta constru-los disjuntos. Assim, essa espcie de paradoxo, que vivido como indeterminao, faz parte tanto da produo dos
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 123-133

No pequeno o desafio com o qual se confronta a psicanlise contempornea: nascida a partir do advento da modernidade, como experincia relativa a uma interioridade conflituada, na busca de um sentido singular para a sua existncia, vse, hoje, s voltas com uma subjetividade exteriorizada, desprovida de introspeco

RESENHAS

127

sintomas quanto contamina a prpria produo em psicanlise. (p.55)

Nesta direo, a autora reafirma sua filiao s formulaes de Jacques Lacan, que, ao incluir ao Outro (corpo e significante) no circuito pulsional, rompe com o fechamento do sujeito numa mnada psquica, sem com isso incorrer no equvoco de erigir em transcendncia o Significante, tornado imune aos apelos da carne do mundo. Em seu livro anterior, Corpo e escrita (COSTA, 2001), Ana assim enuncia o irredutvel da imbricao corpo/linguagem:
A experincia no pode ser reduzida exclusivamente referncia a um smbolo abstrato, ou a uma imagem, ela precisa passar pelo corpo na sua relao com o semelhante e com o real (desde que este real inclua alguma atividade, algum exerccio). somente essa natureza mais extensa da experincia que produz um registro que a teoria lacaniana denominou de saber. Como se pode depreender, o saber aqui se diferencia da informao e do conhecimento, na medida em que ele necessariamente corporal e, por isso, tambm inconsciente. (p.32-33)

Em Tatuagens e marcas corporais, a autora, fazendo-nos contornar o que seriam as bordas corporais, coloca-nos em contato com uma superfcie discursiva que, qual uma fita de Moebius, ao mesmo tempo divide e torna um s natureza e cultura, experincia e representao, corpo e linguagem. Tatuagens e piercings, assim, so emblemas dessa composio em que a carne, sendo humana, traz em suas fibras j inscrita a cultura. Ou seja, se h uma natureza humana, ela se define por ser social: ser em relao ao seu meio, aos seus semelhantes, ao Outro.
gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 123-133

Em dois captulos que ocupam o centro do livro (Sujeito da fantasia, objeto da pulso e Interdio e diques), Ana Costa apresenta os pressupostos psicanalticos nos quais fundamenta sua leitura das diversas experincias contemporneas relacionadas ao corpo: no apenas tatuagens e piercings (Bordas corporais, bordas sociais), mas tambm religio e cincia (O esquecimento ocidental), a liberao do exerccio sexual (A virgindade como tabu), os regimes alimentares (Ingesto e prazer), a mstica da mulher (Stigmata, corpo mstico e posio histrica e Poder e estigma), entre outros temas que do margem retomada ao mesmo tempo inventiva e rigorosa de conceitos fundamentais em Freud e Lacan, reatualizando, com isso, a clnica psicanaltica de forma a fazer frente aos desafios que hoje se lhe apresentam. em torno das noes de fantasia e pulso, interdio e gozo, que a autora tece essa espcie de rede conceitual na qual se sustentam as suas elaboraes com respeito ao que emerge em corpo na contemporaneidade. Considerar a pulso como expresso da incidncia da linguagem no plano do corpo, conforme prope Lacan, coloca em causa, aqui, o estatuto da relao entre corpo e cultura. Se uma primazia parece ser dada, ento, linguagem, como possibilidade de acesso mediado experincia, preciso considerar que essa linguagem ligada ao ser no mundo, e apenas tem vigncia em corpo, encarnada, incorporada. A linguagem , ela mesma, uma experincia corporal, cuja operao desenha as bordas que definem, ao mesmo tempo e indissociavelmente, indivduo e coletivo, natureza e cultura, corpo e Outro, numa juno que tambm uma espcie de mtua excluso, um acoplamento nunca completado que se precipita

128

RESENHAS

como resto nas formaes do inconsciente (chistes, sonhos, lapsos). Sabemos que a nfase que o sculo XX vai atribuir ao corpo tem como uma de suas resultantes a produo de discursos mltiplos e fragmentados sobre o tema, tornando-se campo de uma batalha ideolgica. Se distines dicotmicas como substncia/experincia, sujeito/objeto, mente/corpo tornaram-se teis metodologicamente, nem por isso constituem diferenas ontolgicas, ainda que, no calor da batalha, sejam brandidas com ardor fundamentalista. A situao no diferente no contexto da psicanlise. Nesse terreno, o trabalho corre o risco de se ver inteiramente lanado no campo simblico, abstrado da concreo dos corpos, em funo de uma relao idealizada com a palavra. Ana Costa lana alguma luz sobre as razes dessa abstrao, que perpassa o percurso terico de Lacan, assim como o de Freud: podemos compreend-la aproximando as obras de ambos ao percurso prprio a uma anlise e, portanto, ao percurso de todo analista. Trata-se do caminho percorrido na relao ao Outro, que parte da iluso de um significante desencarnado do corpo, da idealizao do saber suposto ao analista, para, confrontado com a repetio, enfrentar o paradoxo da impossibilidade de substituir o registro corporal pelo registro da palavra. Assim, os textos finais que, na obra de Freud como na de Lacan, apontam essa impossibilidade, operam como fim de anlise que retroage sobre todo o percurso, permitindo ler, nos seus primrdios, aquilo que o seu trmino desvela. Tatuagens e marcas corporais sustenta, do incio ao fim, tal impossibilidade e nos revela uma autora que faz desdobrar a experincia de fim de anlise em expe-

rincia de investigao clnica e produo terica. O relevo que dado, ento, linguagem, no implica em idealizao da palavra. Ao contrrio, pressupe aceitao do paradoxo que, irredutvel, seja ao corpo seja linguagem, prescreve seus limites recprocos. dessa maneira que conceitos psicanalticos fundamentais, formulados por Freud e por Lacan, investem-se da potncia necessria para uma abordagem contempornea do corpo na cultura.
Recebido em 13/9/2004 Aprovado em 11/10/2004

REFERNCIAS

BEZERRA JR., B. (2002) O ocaso da interioridade e suas repercusses sobre a clnica, in PLASTINO, C.A. (org.). Transgresses, Rio de Janeiro, Contra Capa. COSTA, Ana. (2001) Corpo e escrita: relaes entre memria e transmisso da experincia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar.

Analice de Lima Palombini analicepalombini@uol.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. VIII n. 1 jan/jun 2005 123-133

Vous aimerez peut-être aussi