Vous êtes sur la page 1sur 2

Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista

So trs as principais diferenas entre a empresa pblica e a sociedade de economia mista, a saber: a) a forma jurdica; b) a composio do capital; e c) o foro processual (somente para as entidades federais). A forma jurdica: As sociedades de economia mista devem ter a forma de Sociedade Annima (S/A), sendo reguladas, basicamente, pela Lei das Sociedades por Aes (Lei n 6.404/1976). As empresas pblicas podem revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito (sociedades civis, sociedades comerciais, Ltda, S/A, etc).

Composio do capital O capital das sociedades de economia mista formado pela conjugao de recursos pblicos e de recursos privados. As aes, representativas do capital, so divididas entre a entidade governamental e a iniciativa privada. Exige a lei, porm, que nas sociedades de economia mista federais a maioria das aes com direito a voto pertenam Unio ou a entidade de Administrao Indireta Federal (Decreto Lei 200/67, art. 5, III), ou seja, o controle acionrio dessas companhias do Estado. Mutatis mutandis, se a sociedade de economia mista for integrante da Administrao Indireta de um Municpio, a maioria das aes com direito a voto deve pertencer ao Municpio ou a entidade de sua Administrao Indireta; se for uma sociedade de economia mista estadual, a maioria das aes com direito a voto deve pertencer ao Estado-membro ou a entidde da Administrao Indireta estadual, valendo o mesmo raciocnio para o Distrito Federal. O capital das empresas pblicas integralmente pblico, isto , oriundo de pessoas integrantes da Administrao Pblica. No h possibilidade de participao de recursos particulares na formao do capital das empresas pblicas. A lei permite, porm, desde que a maioria do capital votante de uma empresa pblica federal permanea de propriedade da Unio, a participao no capital de outras pessoas jurdicas de direito pblico interno, bem como de entidades da Aministrao Indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (Decreto-lei 200, art. 5, II). O mesmo raciocnio aplicvel s empresas pblicas de outras esferas da Federao.

O foro processual para entidades federais As causas em que as empresas publicas federais foreminteressadas nas condies de autoras, rs, assistentes ou opoentes, exceto as de falncia, as de acidente do trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho, sero processadas e julgadas pela Justia Federal (CF, art. 109, I). As empresas pblicas estaduais e municipais tero suas causas processadas e julgadas na Justia Estadual. As sociedades de economia mista federais no foram contempladas com o foro processual da Justia Federal, sendo suas causas processadas e julgadas na Justia Estadual. As sociedades de economia mista estaduais e municipais tero, da mesma forma, suas causas processadas e julgadas na Justia Estadual.

Vous aimerez peut-être aussi