Vous êtes sur la page 1sur 9

DIREITO TRIBUTRIO

A responsabilidade tributria ocorre quando, por expressa previso legal ( legalidade), determinada pessoa (3 pessoa) passa a se Responsabilidade submeter ao direito do fisco de exigir o cumprimento da obrigao tributria tributria, mesmo no tendo praticado o FG, sua ocorrncia. (Art. 121, nico, inc. II, c/c arts A obrigao do pagamento do tributo lhe cometida pelo legislador, 128/138 CTN) visando facilitar a fiscalizao e arrecadao do tributo.

Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I - a instituio de tributos, ou a sua extino; II - a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; III - a definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 do artigo 52, e do seu sujeito passivo; IV - a fixao de alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; V - a cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela definidas; VI - as hipteses de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades.

Art. 121. Sujeito passivo da obrigao principal a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. Pargrafo nico. O sujeito passivo da obrigao principal diz-se: I - contribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador; II - responsvel, quando, sem revestir a condio de contribuinte, sua obrigao decorra de disposio expressa de lei. Art. 122. Sujeito passivo da obrigao acessria a pessoa obrigada s prestaes que constituam o seu objeto. Art. 123. Salvo disposies de lei em contrrio, as convenes particulares, relativas responsabilidade pelo pagamento de tributos, no podem ser opostas Fazenda Pblica, para modificar a definio legal do sujeito passivo das obrigaes tributrias correspondentes.

DIREITO TRIBUTRIO

SEO I Disposio Geral RESPONSABILIDADE PESSOAL VESUS RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA

Art. 128. Sem prejuzo do disposto neste captulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte (responsabilidade pessoal do terceiro ex. art. 131) ou atribuindoa a este em carter supletivo (responsabilidade subsidiaria do terceiro ex. art. 134) do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.
Sempre que encontrar a responsabilidade pessoal ele exclui a responsabilidade do contribuinte. Ex. a morte do contribuinte

TIPOS DE RESPOSABILIDADE TRIBUTRIA 1Por substituio ( CF/88 ( 7, 150) 2Por transferncia: a) De terceiro Art. 134 e 135) b) Dos sucessores (arts. 129 a 133) c) Por solidariedade (art. 124) - (originria ou de 1 grau) Ocorre quando a lei determina que o responsvel (substituto) ocupe o lugar do contribuinte (substitudo), desde a ocorrncia do fato gerador, de tal sorte que, desde o nascimento da obrigao tributria, aquele o responsvel j o sujeito passivo. . Vale destacar, ainda, que o substituto legal tem no s a responsabilidade pela obrigao principal, como tambm pelas acessrias, incumbindo-lhe praticar todos os deveres instrumentais do fisco. Assume com exclusividade a responsabilidade do contribuinte, que deixa de participar da relao tributria. Se o substituto no recolher o tributo, nenhuma responsabilidade ter o contribuinte substituto. SINOPSE 1- previso legal + 3 pessoa (responsvel) + pagamento. 2- FG (fato gerador somente ocorre depois do pagamento antecipado do tributo). O FUNDAMENTO DA SUBSTITUIO TRIBUTRIA tem como fundamento o atendimento do interesse da chamada administrao tributria. Previso constitucional (artigo 150, 7 (substituio tributria para frente) EC 3/93) Art. 150 - 7 - A lei poder atribuir a sujeito passivo da obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realiza o fato gerador presumido.

DIREITO TRIBUTRIO

ocorre nos casos em que as pessoas ocupantes das posies ANTERIORES nas cadeias de produo e circulao so substitudas, no dever de pagar o tributo, por aquelas que ocupam as posies POSTERIORES nessas mesmas cadeias. Quando eu digo que a substituio progressiva ou regressiva, estou levando em conta o substitudo so classificao doutrinria. Substituio tributria regressiva o substitudo esta depois do pagamento Substituio tributria progressiva - o substitudo esta depois aps o pagamento. ocorre nos casos em que as pessoas ocupantes das posies POSTERIORES nas cadeias de produo e circulao so substitudas, no dever de pagar o tributo, por aquelas que ocupam as posies ANTERIORES nessas mesmas cadeias. a nica que tem proviso constitucional JURISPRUDENCIA DO STJ Obs. 1 Neste ponto h que se registrar que o STJ considera a tcnica de cobrana do ICMS antecipado sobre uma base de clculo fixada segundo os ditames do regime de valor agregado (art. 8, da LC 87/96), distinta da cobrana com base em pautas fiscais, considerada ilegtima, conforme a: Smula 431: ilegal a cobrana de ICMS com base no valor da mercadoria submetida ao regime de pauta fiscal. Pauta fiscal quando o estado antes de qualquer situao ftica j estipula o valor da mercadoria para garantir a sua fiscalizao. O STJ no considera o artigo 8 da lei complementar 87/96 no considera pauta fiscal. Ele no inclui a base de clculo do ICMS antecipado nesta pauta fiscal, por isso ele considera legal. 2-O STF considerou constitucional a substituio progressiva (RE 213.396) LEI COMPLEMENTAR 87/96 - LEI KAND Art. 8 A base de clculo, para fins de substituio tributria, ser: I - em relao s operaes ou prestaes antecedentes ou concomitantes, o valor da operao ou prestao praticado pelo contribuinte substitudo; II - em relao s operaes ou prestaes subsequentes, obtida pelo somatrio das parcelas seguintes: a) o valor da operao ou prestao prpria realizada pelo substituto tributrio ou pelo substitudo intermedirio;

DIREITO TRIBUTRIO

b) o montante dos valores de seguro, de frete e de outros encargos cobrados ou transferveis aos adquirentes ou tomadores de servio; c) a margem de valor agregado, inclusive lucro, relativa s operaes ou prestaes subsequentes. Quando o fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realiza o fato gerador presumido. (CF Art. 150 - 7 ). Quando o fato gerador presumido no ocorrer haver devoluo do valor pago antecipadamente. Quando o fato gerador presumido quando realizado for menor, no caber devoluo da diferena, nem o fisco pode cobrar diferena caso o fato gerador seja maior. A previso da restituio constitucional O STF fixou na ADI n 1851/2002 (j.08.05.2002) que o fato gerador presumido, por isso mesmo, no provisrio, mais definitivo , no dando ensejo a restituio ou complementao do imposto pago, seno, no primeiro caso, na hiptese de sua no realizar final. Ou seja, s h que se falar em devoluo quando o FG presumido NO OCORRER. Obs 2 Atentar para duas Adins (n 2.675/PE e 2.777/SP) pendentes de julgamento pelo STF (5X5, aguardando a deciso do Min. Carlos brito) SUBSTITUIO Nasce por previso legal Responsabilidade TRANSFERENCIA Existe uma previso legal que acionado por acontecimento de um fato ( quando a responsabilidade nasce por um fato, tendo previso legal) ex. a morte, gera a responsabilidade pelo esplio
RESPONSABILIDADE POR TRANSFERENCIA (DERIVADA /2 GRAU)

Conceito Incide quando por expressa previso legal, a ocorrncia de um fato, posterior ao surgimento da obrigao, transfere a um terceiro a condio de sujeito passivo da obrigao tributria, que at ento era ocupada pelo contribuinte. SINOPSE 1 FG ocorrncia de um fato 2 Lei -3 + 3 PESSOA (RESPONSVEL) + PG (o pagamento de tributo transferido legalmente a uma terceira pessoa depois de ser praticado o fato gerador pelo contribuinte).

DIREITO TRIBUTRIO

ESPCIE DE RESPONSBILIDADE POR TRANSFERENCIA: 1 Dos sucessores ( art. 129/133- CTN) -Abrangncia legal Art. 129 CTN
SEO II -

Art. 129. O disposto nesta Seo aplica-se por igual aos crditos tributrios definitivamente constitudos (quando o contribuinte for notificado aps o lanamento segundo artigo 174 CTN) ou em curso de constituio data (da morte) dos atos nela referidos, e aos constitudos posteriormente (morte), aos mesmos atos desde que relativos a obrigaes tributrias surgidas at (morte), a referida data. Exemplo: FG IPVA 1/1/2012 Morte 2/01/2012 Esplio responsvel Se o fato gerador foi antes da morte o esplio responsvel Se o fato gerador ocorrer aps a morte o esplio contribuinte RESUMINDO A PLICAO DA RESPOSABILIDADE DOS SUCESSORES: art. 129 CTN a) Para os crditos definitivamente constitudos (o lanamento j se realizou); b) Para os crditos em procedimentos de constituio, na data da ocorrncia dos atos ou fatos determinantes da sucesso (o lanamento est em fase de realizao); c) Para os crditos ainda no constitudos, porm correspondentes a fatos geradores ocorridos antes da realizao dos atos ou fatos geradores ocorridos antes da realizao dos atos ou fatos determinantes da sucesso (o lanamento ainda no se realizou). Quando for perguntado qual tipo de sujeio passiva para fatos geradores ocorridos depois do evento, no caso do esplio ele configura como contribuinte. ESPCIES DE RESPONSABILIDADE POR SUCESSORES FG 1/01/2013 (esto em processo de inventrio). Esplio o contribuinte

-BENS IMVEIS (ART. 130 CTN) IPTU(urbana e ITR(rural) TRIBUTOS PROPTER REM - aula 35 jeferson. Art. 130. Os crditos tributrios relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestao de servios referentes a tais bens, ou a contribuies de melhoria, sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do ttulo prova de sua quitao. Pargrafo nico. No caso de arrematao em hasta pblica (leilo), a subrogao ocorre sobre o respectivo preo.

DIREITO TRIBUTRIO

REGRA - A SUBRROGAO DOS TRIBUTOS PROPTER REM NA FIGURA DO ADQUIRENTE - O crdito tributrios (impostos, taxas pela prestao de servio a tais bens e contribuio de melhoria) sub-rogam-se na pessoa do adquirente. Obs. H duas excees para os bens IMVEIS no se sub-rogarem a pessoa do adquirente: 1) Salvo quando conste do ttulo( certido negativa 205 a 208 CTN) a prova de sua quitao; 2) No caso de arrematao em hasta pblica, a sub-rogao ocorre sobre o respectivo preo.

BENS MVEIS (Art. 131, I, CTN) Art. 131. So pessoalmente responsveis: I - o adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens (esta se referindo para os bens mveis.) adquiridos ou remidos; II - o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho do legado ou da meao; III - o esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso. STJ (Resp. 905.208/SP): O credor que arremata veculo em relao ao qual pendia dbitos de IPVA no responde pelo tributo em atraso. o credito proveniente do IPVA sub-roga-se no preo pago pelo arrematante. CUIDADO A ESAF usa a literalidade do CTN, ento para os bens imveis na h exceo. Se a questo cair no aspecto jurisprudencial para os bens mveis tambm se aplica a questo da arrematao (o bem sai sem nenhuma dvida para o adquirente) FUSO (Art. 228- Lei 6.404), TRANSFORMAO (Art. 220 lei 6.404), INCORPORAO (art. 227 Lei 6.404) e CISO (Art. 229 Lei 6.404) de PJ (sucesso empresarial Art. 132 CTN). Art. 132. A pessoa jurdica de direito privado que resultar de fuso, transformao ou incorporao de outra ou em outra responsvel pelos tributos (e multas STJ Resp. 432.049- moratria de pagamento de tributos com exceo da multa do art. 135 que com dolo) devidos at data do ato pelas pessoas jurdicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se aos casos de extino de pessoas jurdicas de direito privado, quando a explorao da respectiva atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social, ou sob firma individual.

DIREITO TRIBUTRIO

-AQUISIO DE PJ (Sucesso comercial)-( art. 133 CTN) Art. 133. A pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir (compra e venda) de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos at data do ato (compra e venda, essa data o registro do ato na junta comercial (a ato transferncia), at essa data ele responsvel), depois dessa data ele contribuinte. Caso haja no contrato de compra e venda que o adquirente no responsvel, essa clusula s valida entre as partes. O adquirente s responde se continua a mesma explorao comercial I - integralmente, se o alienante cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade; II - subsidiariamente com o alienante, se este prosseguir na explorao ou iniciar dentro de seis meses a contar da data da alienao (registro na junta), nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou profisso (benefcio de ordem). A responsabilidade (integral ou subsidiaria) depende da conduta praticada pelo alienante: 1- se ele cessar a atividade, por um prazo de 6 meses a contar a data do ato (registro na junta comercial), ento o adquirente responde de forma integral ; 2- o alienante prosseguiu na explorao da atividade comercial, ou comeou dentro do prazo de 6 meses nova atividade no mesmo ramo ou em outro ramo, ramos de comercio, indstria ou profisso, o adquirente responde de Forma subsidiria. OBS. 1-No caso da responsabilidade subsidiaria o adquirente pode alegar benefcio de ordem (cobrar primeiro do alienante e depois do aququerente). 2-No h que se falar no tocante a sucesso comercial (art. 133/CTN) em responsabilidade solidria. 1o O disposto no caput (responsabilidade integral ou subsidiria) deste artigo no se aplica na hiptese de alienao judicial: REGRA DE EXCLUSO DA
RESPOSANBILIDADE DO AQUERENTE. I em processo de falncia; (Includo pela Lcp n 118, de 2005) II de filial ou unidade produtiva isolada, em processo de recuperao judicial. (Includo pela Lcp n 118, de 2005).foi feito para adequar ao novo processo de recuperao judicial 2o No se aplica o disposto no 1o deste artigo quando o adquirente for: (Includo pela Lcp n 118, de 2005) - REGRA DE INCLUSO DA RESPOSANBILIDADE EM ALIENAO JUDICIAL. (quando arrumo um laranja para compra a empresa em alienao para no pagar os tributos )

DIREITO TRIBUTRIO

I scio da sociedade falida ou em recuperao judicial, ou sociedade controlada pelo devedor falido ou em recuperao judicial;(Inclu.do pela Lcp n 118, de 2005) II parente, em linha reta ou colateral at o 4o (quarto) grau (primo), consangneo ou afim, do devedor falido ou em recuperao judicial ou de qualquer de seus scios; ou (Includo pela Lcp n 118, de 2005) Smula vinculante n 13 - do nepotismo se aplica somente at o terceiro grau, primo no entra, pois ele de quarto grau. III identificado como agente do falido ou do devedor em recuperao judicial com o objetivo de fraudar a sucesso tributria. (Includo pela Lcp n 118, de 2005) 3o Em processo da falncia, o produto da alienao judicial de empresa, filial ou unidade produtiva isolada permanecer em conta de depsito disposio do juzo de falncia pelo prazo de 1 (um) ano, contado da data de alienao, somente podendo ser utilizado para o pagamento de crditos extraconcursais (art. 183 a 193) ou de crditos que preferem ao tributrio. (Includo pela Lcp n 118, de 2005) aula 36 jeferson. Art. 133 - Adquirente continuar a respectiva operao (atividade comercial) Exemplo comprei uma empresa de laticnio e continuar a atividade de laticnio vou responder como responsvel, caso eu passe a trabalhar como academia (outra atividade comercial) no respondo como responsvel.
SEO III -Responsabilidade de Terceiros Art. 134. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: I - os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores; II - os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados; III - os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes; IV - o inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio; V - o sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio; VI - os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo do seu ofcio; VII - os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidades, s de carter moratrio.

Art. 135. So pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos: I - as pessoas referidas no artigo anterior; II - os mandatrios, prepostos e empregados; II - os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado.

DIREITO TRIBUTRIO

SEO IV Responsabilidade por Infraes Art. 136. Salvo disposio de lei em contrrio, a responsabilidade por infraes da legislao tributria independe da inteno do agente ou do responsvel e da efetividade, natureza e extenso dos efeitos do ato. Art. 137. A responsabilidade pessoal ao agente: I - quanto s infraes conceituadas por lei como crimes ou contravenes, salvo quando praticadas no exerccio regular de administrao, mandato, funo, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito; II - quanto s infraes em cuja definio o dolo especfico do agente seja elementar; III - quanto s infraes que decorram direta e exclusivamente de dolo especfico: a) das pessoas referidas no artigo 134, contra aquelas por quem respondem; b) dos mandatrios, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores; c) dos diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado, contra estas. Art. 138. A responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao. Pargrafo nico. No se considera espontnea a denncia apresentada aps o incio de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao, relacionados com a infrao.

Vous aimerez peut-être aussi