Vous êtes sur la page 1sur 4

A educao que temos, a educao que queremos

Autor: Jos Gimeno Sacristn In: A Educao no sculo XXI : os desafios do futuro imediato, editora Artmed

Introduo: O futuro a partir do Presente Sem utopia no h educao. Um aspecto essencial da educao ser projeto. Embora a educao se nutra da cultura conquistada, e seja por isso reprodutora, ela encontra seu sentido mais moderno como projeto enquanto tem capacidade de fazer aflorar homens e mulheres e sociedades melhores ... Com estas afirmaes, Jos Gimeno Sacristn, inicia as reflexes apresentadas neste artigo restaurando a idia de educao como meio de transcendncia do presente. Desta forma o projeto educativo justifica-se no reconhecimento das insatisfaes do real e na projeo de suas realizaes num futuro ideal. Assim, segundo o autor, quando nos questionamos sobre qual projeto temos para a educao, na verdade nos perguntamos quais so nossas insatisfaes hoje ? A construo de um projeto para a educao que deveria ter sido feita Da mesma forma podemos dizer que o modelo educacional que temos hoje atende as necessidades de dois sculos atrs, que tinha por objetivo (utpico naquele momento) oferecer educao para todos. Citando Kant, Sacristan nos apresenta os parmetros deste projeto iluminista : Pela educao homens e mulheres sero: a) Disciplinados. Disciplinar tentar impedir que a animalidade estenda-se humanidade...a disciplina meramente a submisso da barbrie. b) Cultivados. A cultura compreende a ilustrao e o ensino... c) preciso que o homem e a mulher tambm sejam prudentes, que se adaptem sociedade... civilidade. d) preciso dar ateno moralizao. O homem e a mulher no s devem ser hbeis para todos os fins, mas tambm devem ter um critrio conforme o qual s escolham o que for bom. Com estes pensamentos o autor nos situa em relao ao projeto inicial para o qual a educao foi criada nos moldes do iluminismo , definindo homem e mulher como cidados, e no apenas como mentes ilustradas. a f na racionalidade como justificativa da superioridade da humanidade e de sua capacidade civilisatria. A utopia do renascimento supe considerar que homens e mulheres ilustrados , quer dizer educados, cultos e disciplinados,

nos moldes descritos, assumem qualidades que operam uma sociedade democrtica. Por isso, o objetivo de difundir a educao para todos. A escola entendida aqui como uma ferramenta para o progresso. O desenvolvimento desta tese educacional iluminista prope ainda que h que se desenvolver uma atitude positiva para o aprender: o que a pedagogia moderna ir compreender como aprendizagem significativa. Assim educao entendida como viver a cultura e no a como erudio. Em suas base renascentista, a educao estava ligada esperana de ascenso, de surgimento de uma sociedade aberta e mvel, com a substituio da hierarquia determinada pela origem social por outra estabelecida pelo binmio educao-profisso. Esta proposio estaria fundamentada no surgimento de uma concepo de homem como um ser em construo e no mais determinado ao nascer. importante ressaltar, que esta idia que hoje nos parece senso comum, extremamente original no mundo renascentista e possibilita um novo entendimento das relaes interpessoais, da organizao da sociedade e do papel da educao escolar neste contexto. Sacristn identifica e descreve trs nveis de atuao da escola na formao do cidado: 1. na configurao das subjetividades individuais: no entendimento de si mesmo que cada indivduo constre a partir de um saber; 2. nas relaes interpessoais: produzindo um cdigo de atuao interpessoais 3. na construo das relaes sociais: como um critrio de ordenao social em relao atuao poltica, a estruturao das classes sociais, o desenvolvimento e a distribuio da riqueza. Para Sacristn, a partir deste quadro, onde funo da educao se formula, que se explica o reconhecimento da educao no sculo XX como um direito universal do homem e da mulher, e particularmente da criana, um componente da cidadania plena. A cultura, como acesso educao ilustrada dignifica o ser humano, na medida em que atravs da escolarizao o cidado exerce seu direito de acesso livre expresso, participao poltica, o direito ao trabalho nas profisses modernas , e toda a qualidade de vida proporcionada por estes condicionantes. A partir deste resgate filosfico, Jos Gimeno Sacristn reconstri a pertinncia do projeto educacional iluminista no mundo atual, passando a buscar uma validade singular para a escola no mundo moderno. Os eixos de um projeto ainda vlido para o futuro A leitura e a escrita A linguagem e a educao so inseparveis. Sacristn identifica no domnio da linguagem a capacidade de participar da reconstruo da sociedade a partir do desenvolvimento do pensamento abstrato, crtico e reflexivo. Para ao autor, o exerccio da leitura potencializa o indivduo ampliando sua conscincia. Sobretudo diante das novas tecnologias computacionais que mudaram os suportes mas valorizaram ainda mais as competncias da alfabetizao, saber ler e escrever o passaporte para participar deste novo contexto de comunicao .

Ler muito, faz-lo reflexivamente, entrelaar leituras, entrar irrestritamente no mundo escrito e Ter prazer com tudo isto so e continuaro sendo um desafio para a educao formal. E o alicerce para a educao permanente. Os meio esto a, o acesso eles depende das polticas educativas e culturais, da formao dos professores, e dos mtodos pedaggicos. Acervo cultural acumulado Para Sacristn a herana cultural, compreendida como a cincia, a tecnologia, o conhecimento social, as artes, a literatura..., permanecem como base para a educao formal. Em suas proposies, educar para s se realiza educando partir de. Educao que nos situe no presente diante do que nos rodeia. As instituies educativas precisam voltar suas temticas de estudo para os problemas da vida cotidiana, prxima , estabelecendo uma conexo entre o conhecer e o transformar. Tornar os indivduos conscientes dos condicionantes concretos de sua sobrevivncia s amplia sua autonomia. Educao que nos possibilite enriquecer o recebido Este princpio evidncia o significado do dilogo na aprendizagem. Tanto quanto a informao, o valor do debate , do contraste de pareceres tem sua relevncia. Tambm se refere busca pela apropriao significativa do saber. Deste ponto surgem algumas orientaes: 1. Manter e estimular, a partir das primeiras experincias de aprendizagem a liberdade, o valor da expresso de cada um, e da autonomia dos sujeitos; 2. Garantir um clima de abertura para o intercmbio das subjetividades; 3. Entender a aprendizagem como participao, o que pressupe um mtodo de construo de conhecimento; 4. Manter uma concepo no-dogmtica diante do acervo de contedos . Para o autor estas quatro caractersticas so fundamentais para a educao moderna. A escola no pode ser substituda As quatro caractersticas acima descritas garantem a singularidade da Educao escolar. Para o autor a escola e o professor podem ser substitudos em seu trabalho de informadores , mas no nas suas funes de formadores de identidades autnomas e crticas. A educao como direito universal Na prtica este direito significa dispor de inst ituies em quantidade suficiente e de qualidade aceitvel. S a educao pblica pode garantir os princpios de igualdade e solidariedade embutidos neste princpio.

Educar para o futuro sem projeto para a educao: de volta modernidade Depois de restabelecer os fundamentos da educao em sua origem , Sacristn passa a analisar as condies reais dos valores que cercam a educao na modernidade . Muito diferente dos tempos renascentistas, a ps-modernidade no produz mais utopias universais. Ao contrrio , o autor constata que chegamos ao final do sculo XX um tanto cansados, desorientados e desarmados de idias-fora e de ideais impulsionadores. Reflete-se na educao a diminuio das esperanas em relao ao valor da escolaridade . Sacristn salienta que a partir da dcada de 70, a crtica em relao escola recaiu sobre a incapacidade dos meios educacionais acompanharem tanto as necessidades dos jovens e suas crticas ao autoritarismo de suas prticas, quanto a evoluo do conhecimento. Do mesmo modo ouve desencanto quanto s promessas de mobilidade social atravs da escolarizao , agravadas com as crises de desemprego de espectro planetrio. Dos intelectuais a escola sofreu acusaes quanto imposio de um monoculturalismo ligado aos padres colonizadores , ignorando a riqueza de realidades particulares. Sem falar na crtica marxista que identifica no sistema escolar a reproduo dos meios de controle das classes dominantes atravs do Estado. Somos obrigados a evidenciar que a educao construda no guardachuva da modernidade est longe de ser libertadora como nas teses que a formularam. Todas estas insatisfaes obscurecem a formulao de polticas educativas, a projeo da qualidade escolar, o planejamento de formao dos professores, a reviso dos currculos, a proposio de mtodos educativos, as propostas de participao dos pais e da comunidade na educao . Para Sacristn, os modelos de sociedade anti -utpicos das duas ltimas dcadas do sculo XX, embora profundamente ideolgicos, minaram bastante os pressupostos do projeto moderno de educao. Assim, o autor questiona se h espao para pedirmos algum projeto educacional nas condies da ps-modernidade, ou se ainda faz sentido a manuteno do projeto iluminista. E responde: Em nosso ponto de vista... necessitamos de algo a que nos agarrar; pensamos que aquele projeto continua tendo fora, embora se tenha deformado e tenha sido mal-interpretado. O que precisamos reconstruir o legado moderno considerando as condies novas ... Para Sacristn o problema das instituies escolares reside no fato de no terem cumprido adequadamente o programa do projeto iluminista que ainda teria sua fora porque oferece uma formao bsica de qualidade, capacita para seguir aprendendo, proporciona iniciativa e capacidade de adaptao a situaes cambiantes e ainda sugere formas prazerosas de ocupar o tempo livre, capacitaes que a vida ps-moderna impem como necessidades imprescindveis.

Vous aimerez peut-être aussi