Vous êtes sur la page 1sur 7

Resumo Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional ecossistemas No momento atual, a preocupao de governos, sociedade civil e cidados deve

e visar a sustentabilidade. Para se compreender esse conceito, necessrio considerar o panorama mundial da sustentabilidade ambiental, partindo da importncia dos ecossistemas para manuteno da qualidade de vida na Terra. Ecossistemas so sistemas ecolgicos formados por seres vivos (biticos) e elementos no vivos (abiticos) que interagem entre si e com o meio, como, por exemplo, um lago e uma floresta. So considerados biticos os organismos vivos que habitam determinado ecossistema e constituem a biota: seres humanos, plantas, animais, microrganismos animais e vegetais. Os elementos abiticos que compem um ecossistema so: minerais (rochas, petrleo), clima, luz solar e temperatura. So elementos que influenciam o comportamento dos seres biticos. Os ecossistemas podem ser classificados da seguinte forma: 1) Quanto s caractersticas fsicas do meio em: terrestres a exemplo do pantanal e dos campos; e aquticos como os manguezais; os rios, os mares e os oceanos. 2) Quanto interveno humana em: naturais rios, oceanos, mares, florestas; e artificiais reservatrios, plantaes. A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde poro do planeta Terra onde existe vida. A manuteno dos ecossistemas acontece devido luz do sol, que a principal fonte de energia. Alm dela, outras fontes primrias de energia so encontradas na natureza e podem gerar energia direta como o petrleo, o carvo mineral, o gs natural, a energia elica (do vento), a hdrica (da gua), a biomassa (origem vegetal e animais), a energia ocenica (das ondas e mars) e a geotrmica (do calor originado pela Terra). Esses recursos naturais so imprescindveis para a vida na Terra e para o desenvolvimento econmico da sociedade. Essas fontes de energia podem ser:
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

1) renovveis que se renovam naturalmente, como, por exemplo, a energia elica; 2) no renovveis que no tm a capacidade de renovao, como, por exemplo, o petrleo, cuja formao leva milhes de anos.

As fontes secundrias de energia so transformadas a partir das fontes primrias, gerando eletricidade, gasolina, vapor e outros produtos. A energia solar pode ser capturada, a exemplo do que acontece com os aquecedores e fornos solares. Ela pode ainda ser transformada em energia eltrica e armazenada para servir iluminao e movimentao mecnica de mquinas. Como se pode observar, grande o poder da energia solar, que uma fonte de energia renovvel.

Com a finalidade de garantir o funcionamento dos ecossistemas de forma equilibrada, acontecem dois fluxos na natureza: o fluxo de energia e os ciclos biogeoqumicos. O fluxo de energia inicia-se pela fotossntese e chega ao ser humano pela cadeia alimentar. Tomemos como exemplo o Sol, que a fonte de energia que mantm o ecossistema. A energia solar capturada pelos organismos vivos, que a transformam em energia qumica, eltrica e mecnica. A energia solar transformada em energia qumica pela fotossntese, que o processo de absoro da luz, por meio do qual os vegetais produzem alimento. As plantas so consideradas seres vivos autotrficos, porque produzem seu prprio alimento. Pela fotossntese, os vegetais convertem dixido de carbono, gua e minerais em compostos orgnicos e liberam o oxignio necessrio para a manuteno de plantas, animais e seres humanos. As espcies que vivem num mesmo ambiente se alimentam e servem de
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

alimento umas s outras, formando a cadeia alimentar, pela qual a energia transferida. Os nveis trficos, ou elos, dessa cadeia so chamados de produtores, consumidores (primrios, secundrios e assim por diante) e decompositores . Os produtores (um ou mais vegetais) servem de alimento aos consumidores. Os decompositores se alimentam de restos mortais de consumidores e produtores, transformando esses restos em elementos inorgnicos, que so repostos no solo, para serem absorvidos pelos produtores, iniciando um novo ciclo. Podemos citar o seguinte exemplo de cadeia alimentar: Folha de uma planta lagarta ave raposa decompositores. Nesse exemplo, a folha de uma planta o produtor (1 nvel trfico da cadeia alimentar); a lagarta representa o consumidor primrio (2 nvel trfico da cadeia alimentar); a ave e a raposa so, respectivamente, os consumidores secundrio e tercirio (3 e 4 nveis trficos da cadeia alimentar); e os decompositores formam o ltimo elo da cadeia trfica, encerrando um ciclo.

Alm do fluxo de energia, o funcionamento dos ecossistemas acontece tambm devido aos ciclos biogeoqumicos, que so movimentos cclicos de elementos que constituem os seres vivos (componente bio) e o ambiente geofsico (componente geo). So considerados ciclos de elementos qumicos movimentados do meio fsico para os seres vivos e vice-versa, de forma que permitem a contnua renovao da vida no planeta, por meio do reaproveitamento dos nutrientes e de sua posterior devoluo gua, ao solo e ao ar. Um exemplo desse ciclo o que ocorre quando uma planta morre e as bactrias que vivem no solo fazem o processo de decomposio: os sais minerais, a gua e outros elementos so recuperados pelo solo, iniciando novo ciclo de reaproveitamento por outras plantas. Outro exemplo o ciclo da gua: a gua de oceanos, rios e lagos evapora com o calor do sol, dando origem s nuvens que devolvem a gua superfcie em forma de chuvas. Por que os ecossistemas so importantes? Eles oferecem servios ambientais para suprir as necessidades de sobrevivncia dos seres vivos.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

A Organizao das Naes Unidas (ONU) divulgou em 2005 a Avaliao Ecossistmica do Milnio (AEM), um estudo que analisou o estado de uso da natureza pelos seres humanos. Esse estudo subdividiu os servios ambientais em quatro categorias: trs que afetam diretamente os seres humanos e uma que serve de suporte para as demais categorias: 1) servios de suporte incluem a ciclagem de nutrientes (passagem de nutrientes do meio bitico para o abitico e vice-versa), a produo de oxignio, o sequestro de carbono (conceito definido pelo Protocolo de Kyoto, que significa captura e armazenagem de gs carbnico eficaz para a minimizao do efeito estufa) e a formao dos solos; 2) servios de proviso oferecem alimentos, gua doce, madeira, fibras e combustvel; 3) servios reguladores regulam o clima, as enchentes, a qualidade da gua e controlam as doenas, proporcionando um ambiente saudvel; 4) servios culturais relacionam-se a valores estticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer (inclusive o ecoturismo ou turismo ecolgico), contribuindo para a manuteno da sade mental.

O conjunto desses servios ambientais forma o capital natural do planeta.

Quando se trata de ecossistemas, preciso fazer uma conexo com a biodiversidade, que a variedade de patrimnio gentico vivo no planeta Terra e que deve ser preservada, pois a base de todos os servios ambientais, essenciais vida. A importncia da preservao da biodiversidade a base para o desenvolvimento sustentvel da sociedade, considerando aspectos econmicos, sociais e ambientais. Apesar da importncia dos ecossistemas e da biodiversidade para a sobrevivncia, a sociedade moderna est negligenciando o capital natural do
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

planeta. A partir da Revoluo Industrial iniciada em meados do sculo XVIII, o modo de produo socioeconmico demonstra ser insustentvel do ponto de vista ambiental, ameaando o futuro da vida (inclusive a humana) na Terra. A AEM alertou a sociedade para a necessidade de conservao, manejo e uso sustentvel dos ecossistemas e seus servios. Apontou tambm questes como a seca, a falta de acesso gua, a perda da biodiversidade, a poluio e as mudanas climticas que geram ameaas aos ecossistemas. Tambm sugeriu que esforos coordenados dos setores governamentais, empresariais e da sociedade civil precisam ser mobilizados para melhor proteger o capital natural. Segundo esse estudo da ONU, a produo de energia, alimentos e gua melhorou as condies de sade e de vida da populao mundial, mas, por outro lado, foi responsvel pela degradao ambiental. As mudanas nos ecossistemas esto ocasionando altos custos socioeconmicos para os pases, em decorrncia de enchentes, incndios, tempestades, secas e terremotos, tornando insustentvel a reproduo dos hbitos atuais de consumo.

Diante desse panorama mundial relacionado aos ecossistemas, a reflexo sobre o que estamos fazendo para modificar os paradigmas e os padres culturais que formatam o modelo atual de desenvolvimento pautado pela produo industrial e pela cultura do consumo exacerbado, sem a reflexo a respeito de suas consequncias e da sustentabilidade desse modo de vida em longo prazo.

Conceitos Fundamentais

Avaliao Ecossistmica do Milnio (AEM) estudo publicado pela Organizao das Naes Unidas (ONU) em 2005 que avaliou os efeitos da ao humana sobre o meio ambiente. Alertou a sociedade para a necessidade de conservao, manejo e uso sustentvel dos ecossistemas e dos servios ambientais. Sugeriu que esforos coordenados dos setores governamentais, empresariais e da sociedade civil precisam ser mobilizados para melhor proteger o
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

capital natural. Biodiversidade variedade de patrimnio gentico vivo no planeta Terra; aes para sua conservao e seu uso sustentvel so a base para o desenvolvimento sustentvel da sociedade. Biosfera soma de todos os ecossistemas. Biota organismos vivos que habitam um ecossistema. Cadeia alimentar transferncia de energia entre espcies que habitam o mesmo ambiente, uma vez que se alimentam e servem de alimento umas s outras. Os elos dessa cadeia, tambm chamados de nveis trficos, so os produtores, os consumidores e os decompositores. Os produtores servem de alimento aos consumidores, ao passo que os decompositores se alimentam de restos mortais de consumidores e produtores , transformando-os em elementos inorgnicos, que voltam ao solo para serem absorvidos pelos produtores, quando, ento, se inicia novo ciclo. Exemplo: fruto pssaro gavio decompositores. Nesse caso, o fruto o produtor; o pssaro e o gavio so os consumidores; e os decompositores (bactrias e fungos) formam o ltimo elo da cadeia. Capital natural conjunto de servios ambientais oferecidos pelos ecossistemas, para suprir as necessidades de sobrevivncia dos seres vivos. Ciclos biogeoqumicos juntamente com o fluxo de energia, constituem os fluxos na natureza que garantem o funcionamento equilibrado dos ecossistemas. So os movimentos cclicos de elementos que constituem os seres vivos (bio) e o ambiente geofsico (geo); so elementos qumicos movimentados do meio fsico para os seres vivos e vice-versa. Esse processo permite a contnua renovao da vida no planeta Terra, por meio do reaproveitamento dos nutrientes e de sua posterior devoluo gua, ao solo e ao ar. Exemplo: o ciclo da gua de oceanos, rios e lagos, que evapora com o calor do sol, formando as nuvens, que devolvem a gua terra em forma de chuvas.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Ecossistemas Unidades naturais ou sistemas ecolgicos formados por seres biticos e elementos abiticos que interagem entre si e com o meio. Exemplos: lago, floresta, rio e oceano. Elementos abiticos elementos no vivos que constituem um ecossistema. Exemplos: rochas, minerais, clima, luz solar e temperatura. Fluxo de energia juntamente com os ciclos biogeoqumicos, constituem os fluxos na natureza para garantir o funcionamento equilibrado dos ecossistemas. O fluxo de energia comea pela absoro da luz solar por meio da fotossntese realizada pelos vegetais e chega ao ser humano por meio da cadeia alimentar. Seres biticos organismos vivos que habitam determinado ecossistema. Exemplos: pessoas, plantas, animais e microrganismos animais e vegetais. Servios ambientais servios ou benefcios oferecidos pela natureza para suprir as necessidades de sobrevivncia dos seres vivos. So quatro categorias: servios de suporte, de proviso, reguladores e culturais. As trs primeiras categorias afetam diretamente os seres humanos e a ltima d suporte s demais. Os servios de suporte incluem: a) a ciclagem de nutrientes, isto , a passagem de nutrientes do meio bitico para o abitico e vice-versa; b) a produo de oxignio; c) o sequestro de carbono (captura e armazenagem de gs carbnico para conter o efeito estufa); e d) a formao dos solos. Os servios de proviso oferecem alimentos, gua doce, madeira, fibras e combustvel. Os servios reguladores regulam o clima, as enchentes, a qualidade da gua e controlam as doenas. Os servios culturais referem-se a valores estticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer; contribuem para a manuteno da sade mental. Referncia 1) PEREIRA, Adriana Camargo; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prtica: fundamentos, experincias e habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Vous aimerez peut-être aussi