Vous êtes sur la page 1sur 3

O Hendrix do alade

Festejado msico do Buena Vista, Barba rito Torres toca em So Paulo e elogia violonistas brasileiros
30 de abril de 2011, 0h

Divulgao

Minha performance no casual: realmente tenho influncia de Jimi Hendrix e do rock dos anos 60 e 70

Jotab Medeiros - O Estado de S.Paulo

Faz solos com o instrumento nas costas, toca at com os dentes, faz as cordas de nilon parecerem extenso de suas cordas vocais. Essa parece a descrio que algum fez de Jimi Hendrix, o superlativo guitarrista do rock, certo? Sim, mas tambm a descrio de um notvel msico cubano, Barbarito Torres, de 55 anos, que toca com delrio e eletricidade um instrumento de 14 sculos, o alade. Mas esquea qualquer ideia de tradio insular, aquela ilha de pureza isolada da "poluio" cultural do mundo. Barbarito Torres banhou-se nas guas da melhor tradio da msica cubana, integrando grupos como Buena Vista Social Club, Afro Cuban All Stars e Sonora Matancera, mas ele mesmo se encarrega de abrir o leque. "Quando eu solo com o alade nas costas, no casual. Eu tenho realmente influncia de Jimi Hendrix, do rock dos anos 60, e tambm do jazz, do samba que ouvamos no rdio na infncia. Sou um produto do meu tempo, embora meu instrumento parea antigo e obsoleto", disse o alaudista ao Estado, anteontem, no meio de um ensaio para um show com uma big band de 14 msicos no Circo Voador, no Rio de Janeiro - que ele repete esta noite na Vila Madalena, no Grazie a Dio. Ontem, tocaria no Teatro Guaira, em Curitiba. Barbarito j esteve no Grazie a Dio em 2009 e tocou no centro no ano passado, na Virada Cultural. Mas desta vez um show de fechar o comrcio, uma festa cubana completa, com trompete, trombone, percusso, baixo, cantores e o alade endiabrado do artista frente. A orquestra tem dois convidados muito especiais: o veterano cantor Igncio "Mazacote" Carrilo, de 84 anos (um debulhador de son, charanga, montuno, guajira, bolero e o que mais vier) e o pianista Rodolfo Argundn Justiz "Peruchin". Trs geraes da msica cubana num mesmo palco."Como sei que est todo mundo esperando por isso, tocarei

tambm Chan Chan e Dos Gardenias", avisa o instrumentista (so dois sucessos do disco que ganhou o Grammy, Buena Vista Social Club, em 1998). Afora isso, quem estiver no gargarejo no pode deixar de pedir alguns clssicos do repertrio do alaudista: Yo No Me Voy del Caaveral, El Quichi Quich, La Comparsa e Francisco Guayabal. Barbarito fica no Brasil at o dia 3. Depois, volta para Havana. Em seguida, prepara-se para tocar no festival de jazz da Martinica, onde um convidado especial. "Sou influenciado por todos os bons msicos com quem toco, como os brasileiros Marco Pereira e Hamilton de Holanda, que esto entre os "ms grandes"", diz o msico. "Trabalhei com o Afro Cuban e com o Buena Vista, e at hoje me espanto como essa msica alcanou o mundo. Ainda toco com eles, com Omara Portuondo, com Manuel Guajiro Mirabal, mas de maneira provisria. Me encanta trabalhar com eles todos", conta Barbarito. "Hoje, meu grupo muito familiar. Meu filho toca violo na minha banda, assim como minha esposa, minha filha, minha irm. Nesse momento, estamos gravando um novo disco em Cuba. Eu mesmo produzo: sou o produtor de todos meus discos." Nascido Brbaro Alberto Torres Delgado em Matanzas, ele comeou na carreira nos anos 1970, no grupo Serenata Yumurina, dirigido por Higinio Mullens. Em 1973, entrou no exrcito cubano, onde tocou na banda militar, uma big band jazzstica. Ao dar baixa, entrou no Siembra Cultural, que mais tarde seria batizado como Grupo Yarab. Logo integraria a Orquesta Cubana de Cuerdas e tambm o Cuarteto Tradicional Matancero. Sua performance eltrica foi registrada pelo clarinetista Javier Zalba em Barbarito"s Dance, Barbarito explica que sua reputao como expoente da msica guajira (ou campesina) tem muita relao com o instrumento que escolheu, o alade, porque nele que se expressam os grandes autores do gnero. "O alade o lder dessa msica, que de fato bastante similar sua msica caipira. Mas eu toco de tudo. Tenho muita proximidade tambm com o jazz", diz. Conta que esteve na semana passada com o maestro Juan de Marco Gonzalez, crebro da recente dispora da msica cubana, e que proximamente pode pintar uma nova colaborao com o Afro Cuban All Stars.

Gerao Buena Vista sofreu desfalques


Jotab Medeiros - O Estado de S.Paulo

O cantor Compay Segundo (codinome de Francisco Repilado) morreu em 2003, aos 95 anos. Era a alegria em pessoa. No mesmo ano, morreu aquele que talvez seja o grande esteta cubano do sculo 20, don Rben Gonzlez, aos 84 anos. Em 2006, foi-se o cantor Po Leiva, aos 88 anos. Ironia do destino: no mesmo ano, aos 46 anos, um enfarte matou o Rei das Congas, Miguel "Ang" Diaz.

Todos desfalcaram aquele conjunto que, em 1997, assombrou o mundo com uma msica que, como um diamante reluzente, parecia ter ficado intocada em algum recanto do universo e subitamente sado do refgio para iluminar a msica contempornea. Era o Buena Vista Social Club, uma seleo de alguns dos melhores msicos de diferentes geraes da msica cubana. As sesses de gravao viraram filme, a arqueologia realinhou as noes de influncia na msica popular mundial (o som que Cuba produziu nos anos pr-revolucionrios estava vivo e vibrante) e os veteranos excursionaram pelo mundo. "Fazer msica como garimpar ouro", diz. "Voc no sabe onde procurar, precisa se educar para conhecer o terreno e os msicos - preciso admitir que no sabe nada, essa a chave para achar o tesouro", disse ao Estado, em 1999, o guitarrista norte-americano Ry Cooder, o artfice daqueles encontros. Daquele grupo, esto ainda por a, fazendo a cano cubana girar, os notveis Eliades Ochoa, Omara Portuondo, Manuel Guajiro Mirabal, Barbarito Torres. Ao mesmo tempo, houve uma notvel reposio de peas: no lugar que era do insubstituvel Rben Gonzlez, surgiu o gnio Roberto Fonseca. " um dos maiores talentos do piano de Cuba", derrete-se Barbarito Torres.

Vous aimerez peut-être aussi