Vous êtes sur la page 1sur 21

Trabalho e utopia na modernidade II: O trabalho na CIDADE DO SOL de Tommaso Campanella

Suzana Guerra Albornoz

RESUMO: No lastro da Utopia de Thomas More, nos sculos seguintes dos tempos modernos, outras cidades imaginrias foram descritas. No sculo XVII, destaca-se a Cidade do Sol, de Tommaso Campanella. A ordem social e a hierarquia, inspiradas na astrologia, devem servir para harmonia e xito na produo coletiva, encaminhando a reduo do esforo fsico na organizao da sobrevivncia.

ABSTRACT: In the way opened by Sir Thomas More with his Utopia, and in the following modern centuries, other imaginary cities were described. In the XVIIth Century, the City of the Sun by Tommaso Campanella, must be noticed. The social order and the hierarchy, inspired in astrology, serves to the harmony and success of the collective production, therefore preparing the reduction of the physical effort in the organisation of surviving.

Se em O Princpio Esperana, nos Esboos de um mundo melhor, entre as utopias sociais e polticas, figuram tanto Thomas More como Tommaso Campanella(1602/1611), no pequeno livro de Ernst Bloch sobre a Filosofia da Renascena, este toma maior lugar. Tal fato, parece-me, fala por si mesmo; entendemos que, apesar do imenso respeito que o mago de Tbingen votava pela fora da utopia, logo, o reconhecimento dado importncia do texto de More na histria das utopias, a Campanella, na Renascena, que ele inclui entre os filsofos.

Campanella na apresentao de Ernst Bloch

O nosso filsofo hegeliano-marxista conhecido como filsofo da esperana e da utopia introduz o seu pequeno livro sobre a filosofia da Renascena acentuando que a renovao acontecida no perodo que entrou para a histria como Renascimento ou Renascena foi uma renovao de carter nico, como nunca antes a humanidade havia conhecido. Nesta renovao, ao contrrio do que comumente se apresenta, no se inclui apenas um ressurgimento das vises, valores e atitudes da Antigidade, mas algo de inteiramente novo, segundo a interpretao de Ernst Bloch. No sentido de compreender do que se tratava na aurora da Modernidade, Bloch lembra a frase de um arquiteto que traduziria o sentimento de seu tempo por uma frmula sbria mas significativa: O homem foi criado para agir, a utilidade o seu destino.
1

Tanto os gregos como os seus descendentes romanos e cristos tinham conservado uma atitude ntida de subvalorao da atividade e da prtica em relao contemplao e teoria. As reflexes de Hannah Arendt, sobretudo em sua obra-prima A Condio Humana, tm explorado essas relaes de valorao, para mais e para menos, para cima e para baixo, em torno dessa hierarquia de valores que envolveu por tanto tempo o fazer e o pensar, a fabricao e a filosofia. O novo tempo, de afirmao da nova classe burguesa

O filsofo se refere ao arquiteto Alberti. BLOCH, 1974, p.5.

ligada manufatura e organizao urbana, e s novas interpretaes religiosas nas diversas direes da Reforma Protestante, clamava por uma nova valorao da atividade humana e isto era o novo:
A atividade a nova palavra de ordem. O homem novo trabalha, ele no tem mais vergonha de trabalhar. Suspende-se a proibio que a nobreza havia lanado sobre o trabalho, considerado como degradante e desonroso; assiste-se ao nascimento do homo faber que, sem ter plenamente conscincia da transformao acontecida, transforma o mundo por sua atividade. (BLOCH, 1974, p.6)

Esta a grande transformao efetuada pela Renascena e, neste sentido, no se trata de um renascimento mas, antes, mais propriamente, do nascimento de algo inteiramente novo na histria da humanidade. Ali, na encruzilhada da Modernidade, na despedida do tempo das catedrais e na abertura do tempo das novas cincias e tcnicas, pela ponte do perodo das grandes navegaes, nasce a civilizao do trabalho, a civilizao que vai afirmar o valor do trabalho, em parte de modo ideolgico, de modo terico, em parte de forma concreta econmica, social e poltica.

Adivinha-se e descobre-se no indivduo foras ignoradas at ento, foras igualando aquelas que a tcnica devia liberar na ordem social; a Renascena a poca da descoberta de novos meios de produo; a Musa de um Leonardo Da Vinci no negligencia estas tcnicas. (BLOCH, 1974, p.7)

O movimento histrico da Renascena, com o que carrega de transformao no plano das referncias mtico-religiosas ou simblico-morais e ideolgicocientficas, possui sua infra-estrutura no plano mais concreto dos meios de produo, do trabalho e das artes. Este processo de evoluo e grande desenvolvimento das artes, que acompanha a grande transformao da viso
3

cientfica e filosfica do mundo, se inicia na Itlia. Consequentemente, e coerentemente, a filosofia da Renascena tambm se apresenta em mudana inicialmente na Itlia. Assim, os filsofos Marslio Ficino(1433-1499), Pico de la Mirandola(1463-1494), Telesio(1508-1588), Patrizzi(1529-1597) encontramse nas origens do pensamento renascentista na Itlia. Giordano Bruno, segundo Bloch, que representa o surgimento da filosofia da Renascena propriamente dito.
Cantor do infinito csmico, que tentou dar sua apresentao da imanncia este carter de paixo, de interesse, de mistrio, de poder, de charme, que havia marcado no mundo medieval a evocao do alm. (BLOCH, 1974, p.24)

Descendente dos precursores filsofos italianos renascentistas, nascido, cem anos depois, prximo ao lugar de nascimento de Giordano Bruno, portanto, j em outro contexto histrico e com uma outra imagem do mundo, pode-se encontrar Tommaso Campanella(1568-1639). Embora hoje no seja muito lembrado, Campanella, personagem polmico e contraditrio, submetido a vrios processos pelos rgos de controle da ortodoxia da Igreja Catlica, alm de famosa contribuio de utopista expressa em sua obra Cidade do Sol, foi um pensador original. Preso por 27 anos, vrias vezes torturado, a relao de Campanella com a monarquia espanhola at hoje controversa, pois aparentemente sua teoria levava como concluso a afirmao de uma monarquia universal de cunho religioso tal como se propunha a Espanha na poca, no entanto, o motivo explcito do seu cativeiro talvez tenha sido haver conspirado contra a coroa espanhola. Menos duvidosa a influncia

sofrida por Campanella do maniqueismo, provavelmente atravs do pensamento de Santo Agostinho e, sem sombra de dvida, grande a influncia da astrologia apresentada por sua obra, de tal forma que se pode entender a viso de Campanella como uma espcie de cristianismo ou doutrina da Igreja calcados sobre a cincia astrolgica. Para Campanella e sua viso astrolgica do mundo e da religio, o sol representa Deus, o Deus cristo do sol. A cidade uma criao racional, hiperordenada, cada coisa em seu lugar. O chefe, um Vigrio do Sol ou Metafsico. O apelido de Rei-Sol dado a Luiz XIV, da Frana, teria relao com o projeto de Campanella de um Estado-Sol, ultra-ordenado e hierarquizado. A priso de Campanella poderia ter tido outra razo de ordem filosfica. Adversrio do aristotelismo, portanto, tambm de Santo Toms de Aquino, Campanella, com afinidade com Giordano Bruno, defendia a idia de que na natureza se encontra um outro livro sagrado e no pode haver contradio entre a Bblia e o livro sagrado da natureza - logo, aquele que estiver informado sobre este(o livro da natureza) estaria to bem informado sobre a Revelao divina quanto o leitor da Bblia.(BLOCH, 1974, p.50) O ponto de partida do conhecimento na concepo filosfica de Campanella era a certeza do eu do indivduo. Este no era pensado do mesmo modo que em Descartes, no significa o mesmo que o cogito, ergo sum. Para Campanella, a certeza do eu seria puramente psicolgica; trata-se de uma experincia esclarecedora no plano pessoal, no esclarecendo nada no plano objetivo, como uma demonstrao matemtica. Por isto, no se pode julgar Campanella precursor de Descartes, antes mais correto compreend-lo como um seguidor
5

de Santo Agostinho, que introduz na filosofia a dimenso crist da interioridade. O eu ponto de partida do conhecimento , pois, para Campanella, uma experincia psquica e pessoal, embora j se trate de um subjetivismo de inspirao burguesa, do eu individual que se afirma nesse tempo do incio da modernidade. (BLOCH, 1974, p.51) Poder, saber, querer, finitude, nada - tais so os plos centrais do sistema filosfico de Toms Campanella. O essencial que encontro em mim mesmo finito e limitado, em suas atividades e traos fundamentais - ou seja, em seu poder, seu saber, seu querer:
O poder a potncia, o saber a sabedoria, o querer o amor que passou pela sabedoria (BLOCH, 1974, p.52).

Poder, saber e querer, ou melhor, potncia, sabedoria e amor so os traos fundamentais e as trs virtudes fundamentais. A cada uma dessas virtudes corresponde um no-valor: potncia, a impotncia, sabedoria, a ignorncia, ao amor, o dio. No apenas h oposio entre estes valores e no-valores, mas os no-valores so a demonstrao da finitude de nosso poder, saber e querer humanos, logo, em nossa potncia, sabedoria e amor esto misturados a sua finitude, pela impotncia, a ignorncia, o desamor. O elemento negativo, ao mesmo tempo que define, tem sua origem na limitao humana. Na Idade Mdia, o elemento negativo havia sido demonizado, o nada era identificado com o mal. Na Renascena, em Campanella, a presena do nada interpretada como elemento da finitude. O nada est l para ser superado, vencido. De certo modo, pode-se dizer que pelo nada que aparecem como

sobre um fundo negro - a potncia, a sabedoria e o amor. (BLOCH, 1974, p.54). As faculdades bsicas de poder, saber e querer, transformadas, em outro nvel, nas virtudes da potncia, da sabedoria, do amor, acabam sendo transpostas a um nvel filosfico superior, tornando-se determinaes mais sublimes e precisas destas categorias, onde se do como necessitas, fatum e harmonia. Nestas formas de dizer as foras do ser apresenta-se o elemento da ordem, e a ordem o princpio fundamental do pensamento de Campanella. Tanto necessidade como fato e harmonia se opem, embora de modos diversos e com nuances, contingncia, fortuna, ao azar, tudo isto que se deve ao nada. Necessidade, fato e harmonia do contrapeso s consequncias da mutabilidade, da alteridade, da provisoriedade do ser; opem-se ao aspecto do ser que pode ser dito como non-ens ou no-ser, ao que importa dar combate, favorecendo o ser, o ens. Campanella no inventou a expresso livro vivo da natureza, mas desenvolveu grande esforo por descobrir e decifrar os princpios deste livro da natureza, construindo a sua teoria de como a potncia, a sabedoria e o amor, por toda parte, se opem ao nada. 2 Aprender a arte de ler o livro da natureza significa tentar neutralizar o nada, a contingncia, a casualidade, o azar, e isto pode ser feito lendo os nveis do real. Segundo Campanella - lembra-nos o filsofo da utopia -, o esprito-sol do mundo, reunindo em si a potncia, a sabedoria e o amor, age por nveis do ser,

BLOCH, 1974, p.55/56.

sendo que o mundo abriga cinco nveis de perfeio: primeiro, o mundus sitalis; segundo, o mundus temporalis et corporalis; terceiro, o mundus sempiternus; quarto, o mundus mentalis; finalmente, quinto, o mundus archetypus. O mundus sitalis a realidade da experincia onde nos encontramos, determinada e perturbada pelas contingncias, realidade fortuita, provisria, passageira, imediata, imprecisa, imprevisvel. O mundus temporalis et corporalis o contexto e limite de nossas experincias, pelo que nos situamos na histria da humanidade e no mundo concreto dos corpos. O mundus sempiternus o da ordem geomtrica e matemtica contida no espao. O mundus mentalis o mundo lgico das categorias superiores, entidades inteligveis que se impem por si mesmas, enquanto evidncias, embora de difcil acesso. E o mundus archetypus, mundo supremo arquetpico, mundo dos modelos em si, inclui a totalidade das possibilidades ou os mundos possveis em nmero infinito. Todos os cinco mundos ou nveis do ser correspondem a nveis ou graus de conhecimento do livro da natureza.
3

Estes mundos, vistos de baixo para cima ou de cima para baixo, tm sua coeso na tendncia ordem e unidade. O mundo/os mundos fogem do nada, da contingncia, do azar; todas as coisas tendem para o sol; os mundos/ mundo heliocntrico; em tudo e por toda parte, em todos os nveis do ser, exerce-se a fora de uma atrao vertical do elemento solar.

Ver BLOCH, 1974, p.57.

Campanella chama este elo, heliocntrico, de religio. No sentido de seu pensamento, a religio no apenas um fato que se refere aos homens, a religio tudo engloba. Se os objetos do mundo no se deixam vencer pelo nada e a disperso, todos aspiram ao sol, ao centro do sistema. Religio designa o elo que une todas as coisas e, assim, impe-se a idia de uma Igreja da Natureza, regida pelo Sol, por um ser solar, para o qual tende o livro da natureza.
Este novo mito astral confere um sentido muito diferente, sobre o plano da teoria do conhecimento, a seu prprio ponto de partida, a saber, a autocerteza do Eu do sujeito, fundada sobre a experincia; porque todos os homens e todas as coisas aspiram ao sol, inserem-se na ordem do sistema heliocntrico. (BLOCH, 1974, p.58)

A Cidade do Sol ou O Estado-Sol: a utopia da ordem social

Estas breves linhas de introduo, pela mo do filsofo da utopia, ao todo do pensamento do polmico monge Campanella, podem-nos ajudar a compreender o sentido do ttulo e do conjunto de sua obra A Cidade do Sol. Podemos, com esta introduo, perceber como coerente que Campanella imagine uma vida social rigorosamente ordenada. Para ele, em cuja viso se imiscuem elementos medievais, o mundo em seu tempo vai mal, a sociedade no funciona, nada se encontra em seu lugar, h demasiada liberdade, demasiado azar, contingncias, desordem, portanto, preciso administrar e tentar pr ordem no que est sujeito ao acaso e impreviso.

Bloch remete a ordem da Cidade do Sol de Campanella quela famlia de ordenamentos daquele tempo em que a ordem legitimada pela teologia transita para novo tempo de desordem da liberdade pessoal: a ordem sonhada, saudade da ordem que aparece nas paisagens ao fundo dos quadros de Giotto; a ordem implacvel do pecado e da virtude humanos e da misericrdia e justia divinas, no grande poema de Dante Alighieri; a ordem perene do plano das idias, das questes e disputas dos adversrios ou discpulos de Santo Toms de Aquino, a permanecer pelos tempos por vir:

Pensem na magnfica ordem que preside a arte de um Giotto; cada objeto pintado no lugar preciso onde deve estar, no lugar correspondente sua categoria; pensem na ordem da Divina Comdia, onde cada defunto tem seu lugar preciso no inferno, no purgatrio, no paraso; pensem na ordem da escolstica, no ordenamento dos pensamentos.(BLOCH, 1974, p.60)

Para Campanella, caberia Igreja assegurar os elos entre os diferentes elementos para que se instale a ordem mais completa e geral, esta que deve englobar todas as coisas, as mais mnimas. Todavia, a astrologia se impe, subjacente, a esta compreenso eclesial: a cincia fundamental do Estado-Sol , de fato, a astrologia.(BLOCH, 1974, p.60) A inspirao astrolgica de Campanella clara e chega a extremos. O Estado-Sol manteria funcionrios para prever momento e lugar mais propcio para todos os atos dos cidados, inclusive momento e lugar para a cpula amorosa. A liberdade ficaria abolida, no poderia existir vida propriamente individual.

10

Em contraste com a astrologia, o mito, a superstio mesma, na Cidade do Sol aparece tambm uma forte tendncia racionalidade, organizao segundo a razo, que se deveria materializar num controle burocrtico e estender a todo o universo.
A prpria cidade uma criao racional, elaborada sobre a planche dessin, que contrasta com o arbitrrio e o cos das cidades medievais. (BLOCH, 1974, p.61)

Na direo da coisa pblica, Campanella concebe um Vigrio do Sol, Sol ou Metafsico, soberano ao mesmo tempo imperador espiritual, pessoal e poltico, que governa os representantes dos trs princpios fundamentais do ser, ou seja, do poder, do saber e do querer, logo, mantm sob suas ordens os trs prncipes - da potncia, da sabedoria e do amor. De acordo com esta concepo, previsto um Ministrio do Poder, um Ministrio da Sabedoria e um Ministrio da Harmonia. O elemento da ordem se desenvolveria de modo cada vez mais total, expandindo-se como uma espcie de papado mundial. O Estado-Sol buscar a ordem extrema e a estrita forma hierrquica, onde tudo ter lugar previsto, no sendo tolerada nenhuma perturbao pela contingncia ou o acaso.
O pathos da ordem exacerbada pelo sofrimento e o dio do nada e do caos, eis o que constitui a unidade da utopia de Campanella. (BLOCH, 1974, p.62)

A questo do trabalho na Cidade do Sol

11

O texto Civitas Solis apenas um anexo do terceiro livro de uma das obras filosficas do autor, sua Philosophia realis; neste anexo, a questo do trabalho aparece no contexto de um dilogo entre o Gro Mestre e o Almirante, quando este responde quele, que lhe pede para falar do trabalho na utpica Cidade do Sol:
J te disse terem eles em comum a arte militar, a agricultura e a pecuria. obrigao de todos conhecer essas artes julgadas nobilssimas, de forma que quem exerce maior nmero considerado possuidor de maior nobreza, e quem chegou a maior nobreza e a maior perfeio em algumas delas, eleito mestre. (CAMPANELLA, 1980, p.57)

Arte militar, agricultura e pecuria, em resumo, tal era, na realidade, o universo do trabalho ainda nos primeiros sculos da modernidade, antes da inveno da mquina a vapor, antes da hoje j adiantada aventura do mundo industrial que, por ter-se tornado mundial e abrangente, parece-nos quase como se fora perene e sempre houvesse existido. Atividade militar, agrcola e pastoril, tambm ainda so estas as atividades principais, alm dos trabalhos liberais e intelectuais em ligao com a manuteno da lei, polticas pblicas, Estado, e os servios modernos, estes que so os nicos em expanso em nosso tempo, ali onde e quando a indstria no pde firmar-se, decaiu ou comea a evanescer-se.
As artes mais fatigantes obtm maior estima, como a do artfice, a do pedreiro, etc. ningum se recusa a exercit-las, porque a elas se aplicam pela particular tendncia revelada na infncia, e tambm porque o trabalho distribudo de modo que nunca possa ser nocivo pessoa, mas, ao contrrio, deve torn-la e conserv-la melhor. (CAMPANELLA, 1980, p.57)

As artes mais fatigantes...como a do artfice, isto , para alm do esforo do corpo do homem no labor do campo, o autor indica aqui o trabalho da mo
12

humana na fabricao, no plano da poiesis - distines e conceitos gregos que nos recorda to bem a obra de Hannah Arendt.4
As mulheres exercem as artes menos pesadas. Todas devem ser hbeis na natao, e reservatrios especiais de gua foram preparados no longe da cidade. (CAMPANELLA, 1980, p.58)

Lembramos aqui, quanto s determinaes sobre as atividades das mulheres, que a inspirao parece ser antes Esparta, com suas esportistas saudveis prontas a parir guerreiros, do que uma comunidade de irmos e irms iguais diante de Deus, como no cristianismo utpico inspirado dos primeiros discpulos. Por outro lado, o planejamento exaustivo, que chega a pensar os detalhes das diferentes tarefas sociais e suas maneiras de distribuio segundo os gneros, como fica expressa nesta afirmao, do Cidade do Sol uma evidente afinidade, um parentesco prximo com as utopias dos ltimos sculos, tanto as imaginosas elaboraes dos socialistas utpicos franceses ou ingleses do sculo XIX, como suas incarnaes totalitrias do sculo XX, mesmo aquelas que se situam do lado do socialismo que se chamou de cientfico, e, neste sentido, apresenta traos em comum com todas as utopias planejadoras da ordem, esquerda como direita, quando e onde predomina a atitude de desdm e desconfiana com o inventivo e o surpreendente, com o que h de imprevisvel no jogo livre das individualidades, tambm no comrcio e no mercado, pelos quais se intromete a brecha do inesperado e do incontrolvel.
J o comrcio descurado, embora conheam o valor das moedas e fabriquem dinheiro, com o qual os embaixadores e os exploradores
4

Ver ARENDT, Hannah, A Condio Humana, 1981.

13

possam prover subsistncia nos pases estrangeiros. (CAMPANELLA, 1980, p.58)

O mercado e o comrcio, mbitos da possibilidade do descontrole, portanto, da desordem, da ausncia da possibilidade do controle ordeiro, neles h algo intrnseco que repugna utopia da ordem e do controle detalhista. O descuido com a transao livre se soma desconfiana ante a riqueza, o dinheiro, o capital, os bens materiais, a moeda.

Cidade do Sol costumam chegar comerciantes das diferentes partes do mundo, que compram dos solares o suprfluo. Os habitantes no recebem dinheiro, mas trocam com as mercadorias de que precisam, sendo que, muitas vezes, tambm as compram com moedas. Mas, de todo o corao, riem-se os meninos solares ao verem tanta abundncia de coisas deixadas por to poucas bagatelas; no se riem, porm, os velhos. A fim de que a cidade no seja corrompida pelos maus costumes dos servos e dos estrangeiros, fazem todo o comrcio nos portos, vendendo os prisioneiros de guerra ou mandando-os para fora da cidade a cavar fossas e para outros trabalhos fatigantes.(CAMPANELLA, 1980, p.58)

Os velhos so aliados da conservao e da xenofobia, como se costuma ver acontecer demasiado freqentemente. So uma espcie de garantia e corretivo para o entusiasmo dos jovens com o movimento de intercmbio que se traduz em riscos, em contingncia, em exposio ao imprevisto, invaso, mudana, desordem. E nessa utopia em que a ordem o princpio, o fim e o critrio, so os velhos os que no se deixam atingir por escrpulos ao cuidar do comrcio nos portos nem ao vender prisioneiros de guerra ou expuls-los da cidade, encaminhando-os para trabalhos muito duros.
Para a guarda dos campos, so continuamente expedidos, juntamente com os cultivadores, quatro bandeiras de soldados, cada uma das quais sai por uma das quatro portas da cidade, que do para o mar por estradas construdas de tijolos, de forma que as coisas e os forasteiros tenham mais fcil ingresso na cidade.(CAMPANELLA, 1980, p.58)

14

Embora to valorizada a agricultura, h conscincia do carter de esforo contido no labor do campo, que por isto exigiria acompanhamento militar e motivao patritica. Junto com os cultivadores vo os soldados. As estradas tm este motivo produtivo e econmico, de servir ao trabalho no campo, ao ir e vir do campo e da cidade, bem como para o transporte dos produtos, portanto, para o servio sobrevivncia da populao. Mas tambm so as estradas que facilitam o ingresso dos forasteiros, que assim se quer facilitar, o que primeira vista poderia parecer contraditrio, quando se viu em afirmao anterior o duro destino dado aos estrangeiros prisioneiros.
Esses (os forasteiros) so tratados com gentileza e magnificncia. Vivem, por trs dias, a expensas pblicas. Ao primeiro encontro lavam-lhes os ps e conduzem-nos, depois, para a cidade, onde lhes do lugar na assemblia e mesa, assistidos e servidos por pessoas especiais. Quando desejam tornar-se cidados solares, so submetidos a provas, um ms no campo, outro na cidade. Se ento se decidem e a admisso concedida, efetuam-se juramentos e cerimnias. (CAMPANELLA, 1980, p.59)

Aparece a uma relao, mais uma vez, racional, desta vez com os forasteiros, cujo acolhimento est previsto ser civilizado, regrado, no inteiramente aberto que no esteja sob nenhum controle, mas submetido a provas, no campo como na cidade.
Grandemente valorizada a agricultura: cada palmo de terra d lucro. Estudados os ventos e as estrelas, saem eles, deixando poucos montando guarda cidade, para arar, semear, escavar, sachar, ceifar, vindimar, acompanhados de trompas e tmpanos, e em brevssimo tempo terminado todo o trabalho, economizando, com arte, tempo e fadigas. (CAMPANELLA, 1980, p.59)

15

Encontra-se aqui a mesma esperana contida j na Utopia de Thomas More, de que uma melhor distribuio do trabalho leve a uma diminuio da pena da labuta para cada indivduo. Como os habitantes vo em grande nmero ao trabalho do campo, alm de cuidados os aspectos cientficos e procurada a boa orientao tcnica - o que se pode ler na expresso estudados os ventos e as estrelas, o seu tempo de trabalho pode ser reduzido. Estamos ainda no universo da cultura latina e catlica, na qual h bem mais e melhor a fazer alm de arar, semear, escavar, ceifar, esperando-se que o esforo partilhado e bem feito possibilite abreviar o tempo consagrado ao esforo produtivo.
Usam carros munidos de velas, que servem mesmo quando sopra vento contrrio, graas a um admirvel aparelhamento de rodas, e, quando falta o vento, belssimo ver como um nico animal puxa um imenso e pesadssimo carro.(CAMPANELLA, 1980, p.59)

Neste ponto, Campanella arrisca imiscuir-se no domnio da utopia tcnica, aquela que se fez presente de modo to magnfico na Nova Atlantis de Francis Bacon.5 Suas sugestes neste domnio so discretas, contidas. Nada que se assemelhe ou aproxime das ousadias do seu colega ingls que, no entanto, tem hoje a confirmao do seu realismo utpico, por terem sido muitos dos seus seres tcnicos imaginrios concretizados em fatos adquiridos pela tcnica ocidental dos ltimos sculos, de modo que a Nova Atlntida pode ser considerada como a fico cientfica do seu tempo, que no nosso encontrou realizao.

BACON, Pensadores, 1972.


16

Enquanto isso se faz, as bandeiras que guardam o territrio vo saindo ao redor, alternando-se freqentemente. No fazem uso dos adubos que estes corrompem as sementes e produzem cereais malsos, enfraquecendo e abreviando a vida, da mesma forma que as mulheres que, sem ser belas por exerccio, mas por artifcio, do luz filhos lnguidos e raquticos.(CAMPANELLA, 1980, p.59)

De um lado, antecipa-se uma preocupao ecolgica extremamente atual, a de no diminuir a fora da terra pela interferncia de adubos e artifcios que diminuam a fora dos alimentos. De outro, insinua-se ainda o preconceito em relao s mulheres, pensadas como destinadas para a maternidade, mesmo como responsveis pela qualidade da progenitura, quando a beleza pelo exerccio h de contribuir, mas por artifcio poder desfavorecer.
Por isso, no pem nada sobre a terra, trabalham com assiduidade, sendo que, de um livro intitulado Gergicas, aprendem os segredos que se requerem para um pronto nascimento e uma feliz multiplicao das sementes. Trabalha-se somente a poro de terra que baste para as necessidades dos cidados, ficando a restante para o pasto dos animais.(CAMPANELLA, 1980, p.59-60)

A terra trabalhada com cincia e utilizada com parcimnia, com aquele respeito muitas vezes esquecido pela modernidade industrial imbuida da ideologia da produtividade mxima. O critrio seriam as necessidades dos cidados, mas tambm consideradas, alm das necessidades humanas, as dos outros animais. Por estes detalhes de previso, digamos, ecolgica, a utopia de Campanella suaviza o seu carter de imposio autoritria e hierrquica da ordem, pois esta ordem adquire um sentido de busca da harmonia natural.
Em grande estima tida, igualmente, a nobre arte que se relaciona com a reproduo e a criao de bois, cavalos, ovelhas, etc. No mandam ao pasto os garanhes juntamente com as guas, mas, quando ocorre, emparelham-nos no trio das estrebarias campestres, observando o

17

Sagitrio em bons aspectos com Marte e Jpiter. Para o gado bovino, observam o Taurus, para as ovelhas o ries, etc., segundo a doutrina.(CAMPANELLA, 1980, p.60)

De acordo com o que afirmvamos na introduo e j era salientado pela apresentao de Ernst Bloch, a doutrina da astrologia d fundamento ao todo e ao detalhe da utopia da Cidade do Sol. Assim, os detalhes do pastoreio e do manejo dos animais, nas tcnicas e usos da criao de ovinos, eqinos, bovinos, tambm se orientam pelos conhecimentos esotricos da cincia dos astros.
A famlia dos animais domsticos encontra-se sob os Pliades. As mulheres, com prazer, conduzem os patos e os gansos ao pasto, fora da cidade, onde h lugares em que os encerram, havendo outros onde podem preparar queijo, manteiga e toda a espcie de laticnios. Do tambm alimento a um grande nmero de capes, etc., aperfeioando-se em tudo isso pela leitura de um livro intitulado Buclica. (CAMPANELLA, 1980, p.60)

Mais uma vez se acentua aqui a distribuio de tarefas conforme ao gnero, algo que s em nosso tempo comea a ser revisto e abandonado.
Possuem de tudo com fartura, desejando cada qual mostrar-se o primeiro no trabalho, que no fatiga e til. Os seus nimos so dceis e assim obedecem a quem preside aos mesteres, chamando-lhe rei. Nem esse nome lhes desagrada, pois criao dos habitantes solares, que no o entendem maneira dos ignorantes.(CAMPANELLA, 1980, p.60)

Na utopia de Campanella, elaborada no sculo XVII, bem como nas utopias concretas dos nossos ltimos sculos XIX e XX, at o XXI, cada qual deseja mostrar-se o primeiro no trabalho... lugar-comum difcil de questionar ainda em nosso tempo. Interessante e original a observao que se lhe segue, sobre o fato de, na planejada Cidade do Sol, o trabalho no fatigar e ser til. Por este breve fim de frase, intromete-se na afirmao o testemunho da conscincia de

18

que o trabalho pode no provocar fadiga, como facilitado hoje pelo auxlio dos engenhos tcnicos cada vez mais sofisticados com que contamos; mas, por outro lado, alm disso, indiretamente est dito que nem todo trabalho til, mesmo quando exige esforo e, portanto, provoca cansao. A idia de um trabalho til nos provoca a registrar a possibilidade da existncia de trabalhos inteis, sobre o que me parece fecundo pensar. Muito freqentemente, parece-me, desaparece da linguagem esta lucidez, sendo o trabalho considerado quase sinnimo de atividade til. Ainda h a destacar, neste pargrafo, a afirmao da submisso ao rei que, na Cidade do Sol, acontece aparentemente sem dor nem desagrado. Campanella atribui aos ignorantes a dificuldade para obedecer a quem preside aos menesteres. O autor indica que a cultura, a educao ou o progresso no conhecimento agem no sentido da disciplina e do gosto da obedincia, como se a ignorncia estivesse na origem da rebeldia e dificuldade para obedecer.
Maravilhado ficarias certamente ao ver a ordem com que aqueles homens e mulheres, indistintamente, procedem sob a obedincia do rei. E assim procedem considerando-o um pai ou um irmo mais velho, sem o ressentimento que se verifica entre ns. Possuem bosques e florestas abundantes em feras e animais para o exerccio da caa.(CAMPANELLA, 1980, p.60-61)

O fato de submeter-se ao rei possibilita a ordem perfeita, que o fim perseguido pelo utopista filsofo Campanella. A aluso relao dos sditos com o rei que se assemelharia de filhos para com o pai ou um irmo mais velho fica bem esclarecida pelo acrscimo: sem o ressentimento que se verifica entre ns, esclarecimento que podemos interpretar de ambos os modos: ou que entre os modernos ocidentais comum verificar-se o
19

ressentimento para com o governante, ou que entre ns o ressentimento comum verificar-se para com o pai ou o irmo mais velho.
A arte nutica muito apreciada. Possuem navios, alguns dos quais, mediante um admirvel artifcio, viajam sem velas e sem remos. Conhecem o curso das estrelas, o fluxo e o refluxo do mar. Navegam para adquirir novos conhecimentos sobre os povos, os pases e as coisas. (CAMPANELLA, 1980, p.61)

O que hoje parece bvio, no tempo em que se escreve a Civitas Solis antecipao utpica, elaborao da imaginao antecipante. Quando o filsofo pensa que mediante admirvel artifcio, viajam sem velas e sem remos, quase como se hoje dissssemos: podem entrar no tnel do tempo e voltar como quiserem ao mundo de seus antepassados, assim como visitar o mundo futuro de seus descendentes, ou seja, refere fatos que na realidade ainda no so possveis, embora j habitem a imaginao humana e as obras de fico, da chamada fico cientfica. Os novos meios e as novas tcnicas de transporte, que desenvolvem a cincia, retornam sua origem, alimentando o novo desenvolvimento tcnico-cientfico, que leva sempre a novos meios de transporte e comunicao, de artifcio cada vez mais admirvel.
No ofendem ningum, mas tambm no toleram injrias, brigando s quando agredidos. Dizem que o mundo alcanar tanta sabedoria que os homens vivero como eles. Admiram a religio crist e esperam, neles e em ns, a confirmao da vida dos apstolos.(CAMPANELLA, 1980, p.61)

Aqui se transcende a questo do trabalho, remetendo de volta viso filosfica, moral e religiosa, onde a questo da violncia interpela e a opo pela no-violncia, pelo menos, orientao de brigar somente quando agredidos, se estabelece como prpria da sabedoria que o mundo deve
20

alcanar, a exemplo dos habitantes da Cidade do Sol. Embora de modo discreto, estas atitudes e virtudes a no-violncia como a sabedoria -, so referidas religio crist, pela qual se espera a confirmao da vida dos apstolos.

Referncias
Obras citadas BLOCH, Ernst. La Philosophie de la Renaissance. Paris: Payot, 1974. CAMPANELLA, Toms. A Cidade do Sol. Lisboa: Guimares Editores, 1980. Outras obras referidas ou consultadas ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio/So Paulo: Forense/USP, 1981. BLOCH, Ernst. Le Principe Esprance,, II. Paris: Gallimard,1982. BACON, Francis. A Nova Atlntida. So Paulo: Abril, 1973. Os Pensadores, v. XIII. BRUNO, GALILEU, CAMPANELLA. So Paulo: Abril, 1973. Os Pensadores, v. XII. HUISMAN, Denis. Dicionrio dos filsofos. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

21

Vous aimerez peut-être aussi