Vous êtes sur la page 1sur 9

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs).

Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

DESAFIOS AO FAZER HISTORIOGRFICO CONTEMPORNEO George Fellipe Zeidan Vilela Arajo* Introduo

A validade do conhecimento histrico havia sido questionada pelas Cincias Sociais nascentes durante a primeira metade do sculo XX. Com as contribuies de historiadores membros dos Annales, como Lucien Febvre, Marc Bloch e Fernand Braudel, foi possvel a sobrevivncia da Histria-disciplina atravs do dilogo com as Cincias Sociais e a adoo de metodologias e conceitos delas oriundos, alm do desenvolvimento de uma nova concepo de Histria e de Tempo Histrico. Contudo, durante a segunda metade do sculo XX, o pensamento ocidental viu abalado vrios de seus paradigmas pelo chamado giro lingustico, que exerceria uma duradoura influncia no apenas na Histria, mas em todo o conjunto das Cincias Humanas. Mas o giro lingustico no foi o ltimo desafio imposto Histria e ao fazer historiogrfico durante a segunda metade do sculo XX. Com o advento do giro cultural, e a mudana do regime de historicidade do mundo ps-1989, os historiadores so forados, uma vez mais, a refletirem seriamente sobre a sua prtica.

O giro lingustico

A expresso giro lingustico foi bastante utilizada entre as dcadas de 1970 e 1980 para se referir a um difuso e muito importante movimento intelectual que foi se articulando progressivamente ao longo do sculo XX, e que exerceu grande influncia na Filosofia e em diversas Cincias Humanas e Sociais. Esse impacto est relacionado a preocupaes com o papel exercido pela linguagem no apenas nos projetos dessas disciplinas, mas tambm nos fenmenos geralmente estudados por elas. Ao modificar a concepo existente sobre a natureza da linguagem (de palavra sobre o mundo para ao sobre o mundo), o giro lingustico apontou questes relativas natureza do conhecimento, questionando o que

* Mestrando em Histria pela UFMG.

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

usualmente se entende por realidade, e propiciou o surgimento de novos tipos de investigao e metodologias para sua anlise. De acordo com Toms Ibez Gracia, o giro lingustico rompe
[] com uma tradio secular centrada no estudo do "mundo das ideias", mundo interior e privado, e orienta a obra filosfica para o estudo dos enunciados lingusticos. Isso significa uma profunda modificao em nossa concepo da linguagem, pois essa deixa de ser considerada como um simples meio para traduzir ou expressar, de melhor ou pior forma, nossas ideias, para ser, considerada um instrumento para exercitar nosso pensamento e constituir nossas ideias. A linguagem a prpria condio de nosso pensamento, ao mesmo tempo em que um meio para representar a realidade. O "giro lingustico", portanto, substitui a relao "ideias/mundo" pela relao "linguagem/mundo" e afirma que para entender tanto a estrutura de nosso pensamento quanto o conhecimento que temos do mundo prefervel olhar para a estrutura lgica de nossos discursos em vez de esquadrinhar as interioridades de nossa mente. [O] [] "giro lingustico" possibilitou, no transcurso de seu prprio desenvolvimento, uma segunda modificao de nossa concepo da linguagem. Essa deixou de ser vista como um meio para representar a realidade e passou a ser considerada um instrumento "para fazer coisas". Junto com suas funes "descritivo/representacionais" a linguagem iria adquirir, portanto, um carter "produtivo" e se apresentava como, um elemento "formativo de realidades" (IBEZ GRACIA, 2005: 46-47).

Na Histria, o giro lingustico, ao questionar no apenas as prprias construes conceituais utilizadas pelos historiadores, mas tambm seus discursos sobre o passado e seu prprio fazer historiogrfico, teria desdobramentos muito importantes.

O giro lingustico e a Histria

Enquanto na Frana vrios historiadores importantes membros dos Annales como Georges Duby, Jacques Le Goff, Michel Vovelle e Roger Chartier discutiam sobre a pertinncia ou no de se continuar usando o impreciso conceito de mentalidades na pesquisa e escrita histrica, as escolas historiogrficas anglo-saxs estavam processando as discusses que o giro lingustico havia suscitado nas Cincias Humanas. Em 1973, o norte-americano Hayden White publicou seu clebre estudo sobre as diferentes maneiras com que foi a escrita a Histria no sculo XIX intitulado Meta-histria: A imaginao Histrica do Sculo XIX. No livro, White no seguiu a costumeira classificao de escolas histrias de acordo s filiaes filosficas ou ideolgicas (j que isso seria entender 2

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

a linguagem como um mera referncia do real), e sim elaborou uma tipologia de estilos historiogrficos segundo as formas dos discursos histricos. Para o autor, a Histria seria uma parte da retrica, e, no sendo mais do que um discurso, lo que realmente debera interesar no eran los hechos del pasado sino la forma en que se construan esos hechos en funcin de las preguntas que haca el propio historiador, as como establecer los significados los tropos contenidos en el discurso (ROS PALOMA, 2009: 107). Ainda que muitas crticas como a suposta inadequao ao estudo de aspectos polticos, econmicos e sociais possam ser dirigidas a esse tipo de abordagem, o giro lingustico proporcionou aos historiadores pelo menos trs contribuies inestimveis:
[] primero, una serie de marcos tericos para analizar la historiografa en tanto discurso construido desde un lugar de produccin []; segundo, unas herramientas tericometodolgicas para estudiar las relaciones entre el texto y su contexto, y tercero, llamar la atencin sobre la importancia de la narrativa dentro de la prctica histrica (ROS SALOMA, 2009: 117).

Aproximadamente na mesma poca, apareceram vrios trabalhos que buscavam resgatar o papel da cultura e dos valores na interpretao de determinada conjuntura histrica, fosse nos trabalhos de Georges Duby (que almejava superar a ambiguidade do conceito de mentalidades), fosse na microhistoria de Carlo Ginzburg (que reduzia a escala de observao ao nvel da trajetria individual). Essas obras prenunciavam outra importante tendncia historiogrfica da segunda metade do sculo XX: o giro cultural.

O giro lingustico e o giro cultural

Para alguns autores, como Georg Iggers, o giro lingustico compartilha com o brevemente posterior giro cultural, a rejeio crena que havia sido comum a muitos historiadores profissionais: a de que era possvel obter um conhecimento objetivo atravs da pesquisa sistemtica. Se de acordo com a perspectiva assumida pelos defensores do giro lingustico a linguagem no refletia o mundo, mas o criava, ento, no que dizia respeito ao conhecimento histrico, a linguagem no expressava o que havia sido o passado, e sim o criava. Ora, isso significava ser impossvel que se atingisse um conhecimento objetivo do

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

passado, pois tudo se resumiria a exerccios interpretativos dos discursos proferidos sobre o passado, sem recorrer a nenhum referencial externo. As referncias, exclusivamente internas, seriam fornecidas pelas prprias interpretaes. Alm disso, a partir da dcada de 1970, diversos historiadores passaram a criticar uma historiografia que colocava excessiva nfase na quantificao de fatores socioeconmicos e desconsiderava o papel da cultura e da linguagem nas construes conceituais da realidade em permanente mudana. Cultura e linguagem seriam, assim, indispensveis para a representao (Darstellung) histrica (IGGERS, 2004: 108). Por outro lado, se a metodologia quantificativa era utilizada em anlises macrossociais e despersonalizadas da sociedade, passou-se a privilegiar abordagens em escala reduzida (micro) da sociedade, e valer-se da narrativa para investigar as trajetrias individuais e a vida cotidiana de homens e mulheres comuns, especialmente os pertencentes s classes sociais mais baixas. A ideia subjacente era a de que as diversas formas de opresso (gnero, classe, tnica) no tinham apenas fundamentao econmica, mas tambm cultural. Alis, o surgimento de novos objetos e o desenvolvimento de novos mtodos e abordagens na historiografia do sculo XX no pode ser dissociada das transformaes que ocorreram nas ltimas dcadas, como a ascenso do movimento feminista, a descolonizao da frica e da sia, o crescimento dos conflitos tnicos, a tenso entre a globalizao e a afirmao das identidades locais etc. De qualquer maneira, se essa ateno dado cultura e linguagem como necessidade para uma melhor compreenso dos fenmenos econmicos e polticos abriu novas sendas para a pesquisa histrica, tambm houve um questionamento da prpria possibilidade de se chegar a qualquer tipo de veracidade na representao histrica do passado.
[As] [] formas radicais de culturalismo minaram de maneira significativa a prpria possibilidade da pesquisa histrica: no somente atravs do desprezo do contexto poltico e social da cultura verificado em muitas investigaes de orientao cultural, mas tambm em sua crtica s abordagens socioeconmicas, nas quais estas pesquisas viam, com Foucault, instrumentos de poder para a manuteno da hegemonia social. A rejeio s cincias sociais carregou em seu escopo a afirmao de que seria v toda tentativa de reconstruir o passado, porquanto no h um passado verdadeiro. Toda representao histrica , como Hayden White exprimiu, um produto da imaginao potica []. Com isto, no pode ser provada a verdade ou falsidade destas representaes. Tericos como o filsofo holands Frank Ankersmit clamaram ainda nos anos 1990 por um retorno retrica e um afastamento da pesquisa [] (IGGERS, 2010: 109).

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

Contudo, esse culturalismo radical, mais popular entre crticos literrios e antroplogos culturais do que entre os historiadores, logo seria questionado pelos ltimos. O britnico Lawrence Stone, por exemplo, que em 1979 havia criticado a confiana cega nos mtodos quantitativos e analticos das Cincias Sociais e se manifestado favoravelmente ateno dada aos fatores culturais no que chamou de volta da narrativa (STONE, 1979), criticaria em 1991, as posies ps-modernas de relativismo radical a que os historiadores defensores do giro lingustico e cultural haviam chegado (Cf. IGGERS, 2010: 110). Mais recentemente, em 2005, a norte-americana Gabrielle Spiegel constatava que crescia um sentimento de insatisfao com relao exposio excessivamente sistemtica do funcionamento da linguagem em todos os domnios da ao humana (SPIEGEL: 2005, 3). Significativamente, no mesmo texto, ela afirmava que alguns historiadores da Frana, da GrBretanha e dos EUA comeavam a assinalar que, entre as Cincias Sociais, o giro lingustico estaria sendo sucedido por um giro histrico, ou seja, a preocupao dos cientistas sociais em considerar a historicidade de seus objetos de estudo. Ao mesmo tempo, a autora afirmava que a noo de cultura estaria sofrendo uma transformao que alguns chamam de giro material, isto , o olhar do pesquisador estaria se dirigindo os elementos materiais da vida cotidiana que formam e transformam continuamente o que geralmente se entende por cultura (SPIEGEL: 2005, 10-21). As implicaes dos giros cultural e lingustico para o fazer historiogrfico foram enormes. Contudo, a conscincia histrica ocidental e a historiografia no ficaram inclumes s transformaes ocorridas nas dcadas finais do sculo XX. A queda do Muro de Berlim, o esfacelamento da Unio Sovitica e o consequente fim da Guerra Fria acarretaram uma nova dimenso talvez mais profunda aos desafios do fazer historiogrfico contemporneo. Estamos nos referindo ao que Franois Hartog denominou como uma mudana no regime de historicidade do mundo ps-1989.

O fazer historiogrfico e a mudana no regime de historicidade do mundo ps-1989 Regimes de historicidade dizem respeito aos diferentes modos de articulao das

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

categorias de presente, passado e do futuro. Conforme a nfase seja colocada sobre o passado, o futuro ou o presente, a ordem do tempo, com efeito, no a mesma (HARTOG, 2007: 16). Porm, os regimes de historicidade no devem ser entendidos como realidades acabadas, mas como representaes que as sociedades constroem sobre sua presena no mundo.
A sociedade constri representaes da sua presena no mundo e as inculca nos indivduos, tornando-se neles um habitus, estruturando a sua viso de si mesmos, dos outros e da histria. Toda sociedade governada por um regime de historicidade, por um discurso sobre o tempo que d sentido e localizao aos seus membros. Estas ordens do tempo so criaes, narrativas de si de uma sociedade, mas, depois de criadas, tornam-se o prprio real, a verdade absoluta, e os indivduos se sentem enjaulados nestas grades temporais. Um regime de historicidade se impe imperiosamente aos indivduos sem que eles se deem conta, dando forma, plasmando, esculpindo o seu corpo, o seu cotidiano, enfim, a sua vida (REIS, 2011: 8).

De acordo com Hartog, o presente domina totalmente a temporalidade contempornea. Para ele, aps a queda do Muro de Berlim, em 1989, e do fim do comunismo enquanto projeto herdeiro da modernidade iluminista, teria havido uma ruptura com o regime moderno de historicidade que havia predominado a partir, grosso modo, de fins do sculo XVIII (HARTOG, 2003: 10-11). Naquele regime de historicidade, o futuro dominava a ordem do tempo e defendia-se a (auto)destruio do presente em nome de um futuro perfeito, onde seria realizada a utopia da liberdade e da emancipao humana. O futuro, ou melhor, o projeto de um futuro emancipador entrou em crise, abalando a relao do Ocidente com o tempo e com a Histria. Isso teria acarretado uma desorientao da ordem do tempo e a Histria teria perdido seu sentido, seu telos. Jos Carlos Reis resume bem essa espcie de impasse.
Vivemos em uma ordem do tempo desorientada, entre dois abismos: de um lado, um passado que no foi abolido e esquecido, mas que no orienta mais o presente e nem permite imaginar o futuro; de outro, um futuro sem a menor imagem/figura antecipada. Vivemos em uma brecha temporal: o tempo histrico parece parado! Hartog insiste que, ao propor que vivemos este corte temporal, no quer ser mais um a celebrar o fim da histria, mas estimular a reflexo, desfazer a evidncia do presente, historicizar o presente. Neste presentismo ps-1989, vivemos j no absoluto, pois temos a velocidade onipresente. Para que olhar para trs? Veloz, o presente tornase eterno (REIS, 2011: 17).

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

Como interpretar esse domnio do presente na temporalidade contempornea? A poca atual a da globalizao acelerada, da expanso da sociedade de consumo, do progresso tecnolgico e da lgica empresarial capitalista de busca incessante por maior produtividade e maximizao dos lucros. Nesta ordem do tempo, o presente foi sendo expandido e o tempo (cada segundo de seu transcorrer) tambm foi convertido em mercadoria. Na mdia, o evento instantneo e o presente torna-se passado antes mesmo de haver passado.

O sculo XX foi o que mais invocou o futuro, o que mais construiu e massacrou em seu nome e, no final, foi tambm o que deu maior extenso ao presente: um presente massivo, invasor, onipresente, que no tem outro horizonte que ele mesmo, fabricando o passado e o futuro que tem necessidade (REIS, 2011: 19).

Entretanto, de maneira paradoxal, o presente dilatado, hipertrofiado, que se pretende autossuficiente e que gostaria de abolir o tempo, obcecado tanto pelo passado como pelo futuro. A obsesso pelo passado, isto , a museificao de praticamente tudo o que existe, a patrimonializao do espao urbano e da natureza, a obsesso arquivstica, a onda preservacionista de modos de vida, costumes, tradies, e a expanso da memria convive com a obsesso pelo futuro, ou seja, com a constante convocao de especialistas de diversas reas para fazerem previses, estimativas, projees e o uso intensivo de pesquisas para deteco de tendncias. Como essa perturbao na ordem do tempo e a perda de um sentido para a Histria afetam o fazer historiogrfico contemporneo? Para Hartog, o desenvolvimento da Histria contempornea e, principalmente, o surgimento de uma Histria do Tempo Presente esse passado-presente seria uma mostra de como os historiadores reagiram a essa perturbao na ordem do tempo.

No apenas uma histria do presente possvel, mas o presente, enquanto o ponto de que parte o historiador e para o qual ele volta, torna-se a categoria principal da reflexo histrica []. Histria do presente e seus praticantes tendem agora a se apresentarem como o componente lder tanto numrica quanto intelectualmente da profisso (HARTOG, 2003: 28).

Por outro lado, o presente cuja nsia de memria est em constante expanso, 7

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

fascinado por comemoraes e pela busca das origens. Nessa busca, os historiadores so cada vez mais convocados a escrever sobre assuntos caros identidade de determinado grupo, a revisitar temas por ocasio de datas simblicas etc (HARTOG, 2003: 29).

Consideraes finais

Atualmente, os historiadores enfrentam vrios desafios na escrita da histria. Um dos maiores, sem dvida, envolve escrever sobre histria no mundo ps-1989, que ps fim ao regime de historicidade anterior. Porm, se todo fim o comeo de algo novo e diferente, talvez o presente regime de historicidade nos possa fazer refletir mais intensamente sobre a ordem do tempo e, consequentemente, sobre o fazer historiogrfico.
No que respeita a nossas relaes com o tempo, [] devemos restaurar alguma forma de comunicao entre presente, passado e futuro, sem admitir a tirania de qualquer um deles. Histria escrita em nome do passado, do futuro ou do presente Precisamos estabelecer a ponte entre experincia e horizonte de expectativa, ou, para diz-lo como o filsofo Paul Ricoeur, tornar nossas expectativas mais determinadas e nossas experincias mais indeterminadas (HARTOG: 2003, 31).

Contudo, tambm sabemos que a historiografia uma forma de escape, de tentarmos nos livrar do feitio do tempo.

A historiografia tambm uma forma de evaso, de administrao do sofrimento do terrorismo temporal. O historiador se lembra, reconstri, rene a documentao, reconhece os vestgios, faz o elogio dos grandes e emptico com os mais fracos, fiel aos homens pulverizados pelo tempo [] (REIS, 2011: 21).

Mas, por outro lado, no poderamos tambm pensar que o fazer historiogrfico uma forma no de evitar, mas de encarar nosso desafio de existir, no tempo, e tendo conscincia da prpria finitude e historicidade?

Bibliografia

HARTOG, Franois. Tempo, Histria e a Escrita da Histria: A Ordem do Tempo. In: Revista

Marcelo de Mello Rangel; Mateus Henrique Faria Pereira; Valdei Lopes de Araujo (orgs). Caderno de resumos & Anais do 6. Seminrio Brasileiro de Histria da Historiografia O giro-lingustico e a historiografia: balano e perspectivas. Ouro Preto: EdUFOP, 2012. (ISBN: 978-85-288-0286-3)

de Histria n 148, So Paulo. 2003, pp. 9-34. ________________. Tempos do Mundo, Histria, Escrita da Histria. In: GUIMARES, Manoel Luiz Salgado. (Org.) Estudos sobre a Escrita da Histria. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

IBEZ GRACIA, Toms. O giro lingustico. In: IIGUEZ, Lupicinio (org.). Manual de anlise do discurso em cincias sociais. Petrpolis: Vozes, 2004.

IGGERS, Georg. Desafios do sculo XXI historiografia. In: Histria da Historiografia n4, Ouro Preto, 2010, pp. 105-124. REIS, Jos Carlos. O tempo histrico como representao cultural. In: Revista SOPHIE n1, Recife, 2011, pp. 8-29.

RIOS SALOMA, Martn F. De la historia de las mentalidades a la historia cultural: notas sobre el desarrollo de la historiografa en la segunda mitad del siglo XX. In: Estudios de historia moderna y contempornea de Mxico n 37, 2009, pp. 97-137.

SPIEGEL, Gabrielle (org.) Practicing History. New Directions in Historical Writing after the Linguistic Turn. Nova York: Routledge, 2005.

STONE, Lawrence. The revival of narrative: reflexions on a new old history. Past and Present n85, 1979, pp. 3-24.

Vous aimerez peut-être aussi