Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE PSICOLOGIA SADE MENTAL EM PSICOLOGIA RAFAELA LEONEL DA SILVA

ANLISE CRTICA DO DOCUMENTRIO ESTAMIRA

Estamira um filme documentrio que recebe o nome de uma mulher de 63 anos, que viveu por mais de 20 anos aterro Sanitrio de Jardim Gramacho, que recebe diariamente toneladas de lixo do Rio de janeiro. Ela sofria de perturbaes mentais, mas possui uma mistura de lucidez e loucura. Ela levanta de forma ntima questes de interesse global, temas como: a vida, Deus, o trabalho e reflexes existenciais acerca de si mesmas e da sociedade dos homens. O documentrio Estamira revela a realidade brasileira no tocante misria; s casas de higiene mental e; participao do Estado no processo de alienao do homem social e a violncia urbana. O documentrio mostra a forma que muitos indivduos excludos da sociedade fazem para superar uma realidade insuportvel. Estamira teve uma vida de muito sofrimento, ainda na infncia foi estuprada pelo av, aos 12 anos foi levada para um prostbulo, onde ficou at os 17 anos, saindo para casar-se. O primeiro marido e pai do seu primeiro filho passou a tra-la, e ela o deixou. Ela teve um segundo casamento, com um italiano e pai de sua segunda filha, com isso foi morar no rio de janeiro. O novo marido passou a tra-la tambm e a fez internar sua prpria me em um hospcio, por apresentar perturbaes. Sua me foi vtima de grandes torturas dentro desta casa de recuperao e Estamira ficou muito angustiada neste perodo e por fim separou-se do marido e retirou sua me do internamento. Aps todos esses transtornos em sua vida Estamira passou a ter delrios, e atravs de suas alucinaes que encontra formas de se vingar ao que passou e escapar do seu passado. A vida sentimental, social e religiosa a contraria e Estamira resolve abrir abdicar de sua vida social bem vista, de acordo com os padres impostos pela sociedade e vai morar no lixo, sendo l, em meio a outros catadores, que passou a

encontrar respostas para muitas das suas indagaes e crticas e passou a questionar a real existncia de um Deus.

Apesar de sua vida ser difcil e ter que encarar essa realidade com muitos problemas, Estamira forte e guerreira. Tem seu distrbio mental, mas relata e filosfica brilhantemente com total lucidez e diz ter como misso revelar a verdade ao mundo. Diz que Alm de eu ser Estamira, minha misso revelar a verdade. Afirma com muita convico que no existem inocentes, que o que existem so espertos ao contrrio, ou seja, existem pessoas que se passam por inocentes para conquistar algo. Seu desejo que as pessoas a entendam as coisas da mesma forma que ela entende, de forma crtica e analtica, colocando o ser como nico responsvel pelo prprio ser. A criao toda abstrata. O espao inteiro abstrato. A gua abstrata. O fogo abstrato. Tudo abstrato. Estamira tambm abstrata.

Estamira mostra que apesar do desequilbrio em que vive, tem uma viso da realidade cotidiana da sociedade. Quando cita o lixo como resultado do resto e do descuido, traz a realidade de uma sociedade que vive do exagero, do consumismo e da negligncia. Faz distines importantes entre trabalho e sacrifcio, entre o ser ruim e o ser perverso, entre o homem mpar e a mulher par, entre os espertos e os espertos ao contrrio, entre o alm e o alm dos alns. Embora, tenha alguns momentos de incongruncia em seus discursos, em boa parte do tempo que conversa faz-se s e completamente capaz de apontar problemas sociais sofridos por ela e que flagelam tantos outros na mesma situao que a sua. Pode-se dizer que para a sociedade ela considerada uma louca, para a religio uma endemoniada, para a psiquiatria ela uma esquizofrnica e para todos vista como ser margem da sociedade, reafirmando o que Foucault evidenciou que o louco colocado em um lugar de desrazo e desprezo, mas, para Estamira Perturbao no deficincia, perturbao perturbao. Discorda dos diagnsticos mdicos dizendo que so meros copiadores Nos fazendo refletir tambm sobre toda essa medicalizao da existncia, e sobre os efeitos que ela tem produzido no sujeitos, aspectos que tem sido amplamente discutidos por autores como Geoges Cangulhem e Michel Foucault em algumas obras.

A partir de experincias prprias Estamira discursa sobre a misria, a religio e a poltica. Ela questiona o poder de um Deus que no protege os necessitados, assim

como nas diversas vezes que foi estuprada na rua; questiona ainda o porqu de o sistema capitalista exigir justamente daquele indivduo que possui menos condies financeiras, e faz referncia a um estado negligente, a uma sociedade hipcrita, muito mais preocupada com aparncias; de um povo organizado em torno de um sistema econmico que prima pelo capital, desta forma deixando margem aqueles incapazes de contribuir para o seu desenvolvimento.

Percebe-se, atravs de Estamira, como a loucura pode ser advinda de fatores externos provocados pela sociedade e julgados por ela mesma, reafirmando o que Foucault tratou em histria da loucura, que a loucura seria uma construo social. Assim, o documentrio nos faz refletir, sobretudo sobre a maneira excludente que a sociedade vem encarando os que so capturados como sujeitos anormais.

BIBLIOGRAFIA
CANGUILHEM, G. Doena, cura e sade. In: O normal e o patolgico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995.

FOUCAULT, M. A grande internao. In: Histria da loucura. So Paulo: Editora Perspectiva, 1972. TORRE. E.H.G; AMARANTE, P. Protagonismo e subjetividade: a construo coletiva no campo da sade mental. Cincia & Sade Coletiva, vol. 6, n. 1, p. 73-85, 2001. BEZERRA JUNIOR, B. C. O normal e o patolgico: uma discusso atual. In: SOUZA, A. N.; PITANGUY, J. (Org.). Sade, corpo e sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi