Vous êtes sur la page 1sur 3

Profetizado o Abandono do Nome dos dolos

Rosh Baruch Ben Avraham certo que David, um judeu vivendo na poca de maior fidelidade de Israel, fidelidade que foi agraciada pelo Eterno com o apogeu do Reino, quando Israel se estendeu at ao Eufrates sem se inclinar aos dolos dos povos, e nem mesmo usar seus nomes para se referir ao Criador tal prtica seria inaceitvel. David havia jurado no tomar o nome dos Elohim das naes em seus lbios.
Estava fora de questo chamar a Yah, o Elohim de Israel pelo nome do dolo grego Theos, do dolo indiano Deivos de onde deriva o Deus da lngua portuguesa, o Dios da lngua espanhola ou o Dio da lngua italiana. Isso era impensvel. No entanto, punido por seus pecados, Israel foi ao exlio e tomou o nome dos dolos. A mudana veio mais tarde como se pode ver na declarao do grande profeta:

Aqueles que escolhem a outros Elohim tero as suas dores multiplicadas; eu no oferecerei as suas libaes de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lbios. Tehilim/Salmos 16:4.

Est profetizado porm que essa mesma casa que caiu por adorar os dolos das naes, e foi levada a elas para assim resgat-las se voltar para o Eterno to intensamente que j no ousar usar o nome de seus dolos em seus lbios. O retorno pois gradual, primeiro dos elohim das naes para o Elohim de Israel e logo do nome dos Elohim das naes para nome do Elohim de Israel. A primeira fase est bastante avanada, quanto fase segunda est apenas comeando.
E naquele dia, diz YHWH, ela me chamar meu marido; e no me chamar mais meu Baal. Pois da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e no mais se far meno desses nomes. Hoseha/Os 2:16-17.

Breve a Grande Casa de Efraym, que vem se voltando em massa para o Elohim de Israel apanhada pela rede do Grande Pescador viver em santidade e falar em santidade. A Casa de Efraym que rompeu com os dolos das naes, vir a romper tambm com os nomes desses mesmos dolos. Para isso o Eterno tem apelado a ela.
Efraim, que tenho eu com os dolos? Sou eu que respondo, e cuido de ti. Eu sou como a faia verde; de mim achado o teu fruto. Hoshea 14:8.

importante notar que o mundo no foi abandonado s trevas absolutas do paganismo que queima mulheres vivas ou que sacrificava jovens aos seus dolos. O mundo cristo, mesmo o catlico, ps fim a essas monstruosidades. O esprito da restaurao jamais pode prevalecer o exemplo desses notveis homens e da obra que realizaram como desculpa para no avanar na compreenso e na prtica da verdade. Graas ao Eterno, misses no interior do Continente Indiano comeam a restaurar os nomes sagrados. Eles esto agradecidos pelas tradues de William Carey, mas sabem que mais luz brilha agora ante nossos olhos do que a que brilhou em seu tempo. O movimento missionrio partido da Inglaterra teve como foco principal o incio da obra, que o abandono da idolatria e o ensino de que o homem redimido e salvo por graa, e no por obras. Isso um passo pequeno, mas gigantesco em seus resultados. Na origem do paganismo e da idolatria est o conceito de que o homem alcana favor diante do Criador por meio de suas obras. Os missionrios atacaram, pois, os dois baluartes do paganismo que havia levado Israel ao exlio. O resto viria mais tarde. verdade que a obra dos grandes pregadores ingleses se limitava por no entender ainda a necessidade de ampliar o nmero dos mandamentos da Torah que os gentios e bem assim os filhos de Israel que retornam devem guardar. Entretanto ningum deve esquecer que Israel quando partiu para as naes havia se esquecido virtualmente do Criador e cometido um pecado muito mais grave que comer porco ou violar o shabat, eles havia adorado os dolos das naes. Por outro lado, preciso que se destaque que o povo judeu, apesar de ter preservado a Torah a fim de servir de referncia ao retorno de Efraim no tem vivido a santidade e a fidelidade que nefitos lhe atribuem. Como veremos mais tarde, h muito mais incredulidade e desprezo toda a Torah entre as massas judaicas que entre as massas efraimitas. No h pecado que a Casa de Efraim cometa que no seja abundante na Casa de Yehud. Se em Efraim a doutrina da trindade to forte, (no universal) a situao da maior parte dos judeus americanos no nada melhor. Se a maior parte dos cristos imagina erroneamente que o Elohim da Bblia se compe de trs seres essencialmente iguais e to perfeitamente unidos que eles podem dizer que so trs e que so um ao mesmo tempo, mais da metade dos judeus americanos acredita que a Bblia um amontoado de lendas estpidas e que o Elohim da Bblia nunca existiu. Se as lideranas crists foram incapazes de levar as pessoas a depositarem plena f nas Escrituras, as lideranas rabnicas no

conseguiram fazer melhor. Judeus e cristos incorrem no mesmo pecado. No h vantagem natural em ser judeu. A situao em relao a dieta kasher um outro exemplo. Na casa de Efraym existem centenas de organizaes que no permitem seu uso, e mais de 70 milhes de cristos no comem porco. Na Casa de Yehudh judeus chassdicos e judeus ortodoxos abominam seu consumo. No entanto, 170 mil porcos so abatidos todos os anos por judeus em Israel em kibutzim localizados em terras rabes para atender a crescente demanda de carne suna por parte dos judeus no religiosos que so maioria no Estado de Israel. Alis, um estado fundado em grande parte por judeus ateus e agnsticos. O que Shaul diz continua sendo to verdade hoje como o era a dois mil anos.
Porque Elohim encerrou a todos debaixo da desobedincia, a fim de usar de misericrdia para com todos. Romanos 11:32.

Bom, por tudo isso, a anlise do movimento israelita britnico se revelar bastante interessante. Afinal, Israel tem duas faces, dois lados e os dois precisam ser explorados no apenas quando erram, mas tambm quando comeam a acertar. Claro que antes de falar do retorno de Efraym plenitude de sua identidade, e ai precisamente ai, entra o israelismo britnico preciso falar de seu distanciamento. O Eterno primeiro os fez tornar-se no Israel, para depois faz-lo o Pleno Israel. Primeiros os fez ir cados s naes para depois torn-los a trazer erguidos sua terra. Porque, se a sua rejeio a reconciliao do mundo, qual ser a sua admisso, seno a vida dentre os mortos? Romanos 11:15
http://www.comunidadedeisrael.com.br/estudos/3.%20Profetizado%20o%20Abandono%20do%20Nome%20dos %20Idolos.htm

Vous aimerez peut-être aussi