Vous êtes sur la page 1sur 3

Histrico do Prdio da Cmara O Pao municipal de Valena um belo palacete construdo em 1849, pelo Capit o!

!"or #ernardino de $ena "adureira % Comendador "adureira&, um dos propriet'rios da ('brica de tecidos )ossa $en*ora do +mparo, para resid,ncia de sua -amlia. $ua constru o em parede autoportantes, al/enaria mista de pedra e ti0olos ornato. + casa, embora n o ten*a rele/os -rontais, apresenta um 0ardim lateral e c1modo para os 2uatro lados, denunciando *'bitos mais li3ados ' nature4a. $ua planta se estrutura em -un o de 3randes *all central, disposi o tambm encontrada na pre-eitura de Camamu, neste caso, sem ilumina o 4enital. + sala de 0antar, em -orma de 3aleria de arcos en/idraados, sur3e no incio do sculo 565 em solares como o "arbac7 %$al/ador& e Vitria %em Cac*oeira&, na c*'cara Pocina e no sobrado 8 rua Consel*eiro $arai/a, 49 em $anto +maro da Puri-ica o. :sta disposi o -oi tambm incorporada a edi-cios anteriores, como a casa do #ar o ;io ;eal %$al/ador& e o sobrado 8 rua da "atri4 em $anto +maro. <ma /isita ilustre :m == de >aneiro de 18?@ este Palacete recebeu a /isita do 6mperador A. Pedro 66, re3istrado em Bi/ro de Ouro, atra/s da +ta eCposta abaiCoD

Aescri o tcnica e detal*ada do Prdio :di-cio de rele/ante interesse ar2uitet1nico, desen/ol/ido em dois pisos, mais st o, 2ue apro/eita o / o da cobertura de duas '3uas. Banternim, em caiCil*aria en/idraada, proporciona ilumina o 4enital para um 3rande E*allF central, em torno do 2ual se articulam /'rios c1modos do edi-cio. O -rontispcio% -ac*ada central do prdio& possui sete portas, no trreo, sendo a central mais alta , superpostas por sete 0anelas ras3adas, com balcGes em lio4 e 3rades de -erro -or0ado. $obre as corni0as, -ront o cur/ilneas, ras3adas por duas 0anelas em 3uil*otina, todas em arcos o3i/ais. +s -ac*adas laterais t,m o mesmo tratamento. + posterior apresenta traado neocl'ssico com -ront o trian3ular e / os em arco abatido ou /er3a reta. >arrGes marcam as es2uinas da platibanda 2ue circunda o tel*ado do edi-cio. O seu interior mantm -orros e pisos ori3inais e escadarias central em tr,s lanes. O edi-cio conser/a retratos a leo e mobili'rio ori3inal, doados pelo Comendador "adureira. )o >ardim lateral dois leGes de louca, uma -onte com dois del-ins entrelaados e um pe2ueno banco com recosto decorado de a4ule0os brancos, a4uis e carmins. O prdio esta sobre processo de tombamento *istrico estadual. O Pao e outros sobrados, situados ao seu lado, compGem um belo -rontispcio% Cart o Postal& da cidade. Hue se re-letem nas '3uas do rio <na. Bocali4a o O Pao "unicipal, sede do Poder Be3islati/o "unicipal desde 1@ de )o/embro de 1849 est' situado na es2uina da praa +dmar #ra3a Iuimar es com a rua Comendador "adureira, em -rente ao terminal *idro/i'rio do cas do porto, onde atracam sa/eiros e lanc*as. Aados tcnicos $istemas construti/os e materiaisD Paredes autoportantes de al/enaria mista de pedra e ti0olos c*atos. Banternim em madeira. Aados cronol3icos 1999! Por carta r3ia de =J de 0aneiro, a po/oa o do <na trans-ormada em Vila de )o/a Valena do $a3rado Cora o de >esus, instalada a 1@ de 0ul*o, pelo ou/idor de 6l*us, #alt*a4ar da $il/a Bisboa, 2ue su3erira a cria o da Vila por locali4ar!se prCima aos cortes de madeira. 1849 K (oi ele/ada a Cidade, com o nome de 6ndustrial Cidade de Valena.

1849 K Aata sobre a porta principal, assinada a constru o do im/el pelo Capit o!"or #ernardino de $ena "adureira %Comendador "adureira&. 18L= K +ps sua morte a propriedade passa para seus -il*osD #ernardino de $ena "adureira, Casemiro de $ena "adureira e esposa e +ntGnio de $ena "adureira e esposa. 18?@ K :m == de 0aneiro, A. Pedro 66 e a 6mperatri4 A. Mere4a Cristina "aria /isitam a Cmara "unicipal de Valena, ato re3istrado em Bi/ro de Ouro da $ess o :special 2ue contou ainda com a instala o o-icial, no sal o nobre, do retrato de A. Pedro 66, 2uadro pintado em 18L9 e restaurado recentemente pelo 6P+C em 1998, est' presente no *all central do prdio da Cmara "unicipal de Valena. 1898 ! O im/el -oi ad2uirido pelo poder pNblico, por escritura pNblica de @8 de no/embro. Possua sala para o consel*o, >Nri e 0ui4es das di/ersas /aras e decora o luCuosa. + compra -oi -eita ao $r. Ar. #ernardino de $ena "adureira, em =L de no/embro , por 4@ contos de reis. 1899 K Placa assinala a reinau3ura o do prdio. 1888 K O Pao da Cmara considerado o mel*or do :stado, sendo somente in-erior ao da Capital.

;estauraGes reali4adas 1899 K :mbora n o eCista re3istro, o edi-cio, passou por uma 3rande re-orma 2uando -oi trans-ormado em Pao "unicipal. 191J K )otcias de consertos radicais do Pao municipal. 19J1! -oi remodelado em parte. 199L K Pintura 3eral do prdio. 1998 ! ;ecupera o do tel*ado. + partir desta poca -oi includa tel*a ondulada eternit em parte do tel*ado. 198? K (oi construdo no -undo do monumento o prdio administrati/o da Pre-eitura "unicipal. )esta mesma poca, o Pao "unicipal recebeu uma no/a pintura. 199=! ;ecupera o total do prdio com recursos e administra o da Cmara. 1998 K ;ecupera o dos rebocos internos e eCternos, re/is o 3eral do tel*ado com substitui o de madeiras e tel*as, re/is o e conserto dos -orros, -eitios de 0anelas, peitorais e roda!ps 2ue, aps conclus o receberam uma dem o de selador e depois a pintura acrlica, 2ue /oltou a sua ori3inalidade indicada pelo 6P+C K 6nstituto do Patrim1nio +rtstico e Cultural da #a*ia K r3 o 2ue deu suporte tcnico 8 obra. $o-reu, ainda a -ac*ada, 0ateamento de areia em alta press o, nas cercaduras e bacias de m'rmores retornando a sua -orma e estrutura ori3inais. + rede eltrica so-reu re/isGes de se3urana, com a substitui o dos -ios e instalaGes de uma no/a caiCa de distribui o, caiCa de /isitas e dutos de PVC. Para uma maior se3urana, @? no/os eCtintores de inc,ndio -oram instalados em locais estrat3icos. O piso -oi totalmente re-ormado com a retirada de carpetes, raspa3em e aplica o de sinteco -osco. +s escadas -rontais -oram sinte7adas e os balaNstres en/erni4ados, assim como todos os mo/eis de madeira. O ar2ui/o morto te/e a sua mel*oria. atra/s da a2uisi o de estantes de ao, *a/endo or3ani4a o dos processos e demais documentos importantes dos eC!3estores. O st o do prdio -oi recuperado, atra/s de uma limpe4a 3eral, consertos de bicas e condutores, ilumina o, pintura e elimina o de in-iltraGes 2ue tanto /in*a pre0udicando a pintura. (oram colocadas placas de alumnio identi-icando as repartiGes internas.

=@@@. (oram construdas no/as bicas de escoamento de '3ua de c*u/a em concreto armado. Constru o de uma moderna e e2uipada co4in*a no andar trreo do prdio. (oi inau3urado no sal o do -undo do primeiro andar do prdio o auditrio 1O de outubro com capacidade para L@ lu3ares, neste mesmo auditrio. =@@=. ;estaura o completa do prdio com substitui o de inNmeras peas de madeira de sustenta o do st o e do assoal*o principal, eCecu o de pintura interna e eCterna, a2uisi o de @8 no/os eCtintores de inc,ndio e recupera o da estrutura de madeira de sustenta o do lanternim.

Vous aimerez peut-être aussi