Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Introduo a Sociologia

O que ideologia

Geraldo Natanael de Lima Gislaine Sousa Matos Hamilton Oliveira Lopes Maria da Conceio Moraes Santana Mario Caires de Almeida Jnior Rafael Gonalves Neidia

Salvador, 15 de maro de 2003.

O que ideologia.
Baseado no livro de Aranha & Martins, O que Ideologia, in Filosofando pg 325-39

Roteiro.
1234567O que Senso Comum? O que Bom Senso? O que Ideologia no sentido amplo? O que Ideologia no sentido restrito? O que Ideologia segundo Gramsci? O que Ideologia segundo Chau? Quais as caractersticas (comente) da Ideologia (segundo Chau/Aranha Martins)? 8- Qual o significado de naturalizao na ideologia? 9- Qual o significado de universalizao na ideologia? 10- Qual o significado de abstrao na ideologia? 11- Qual o significado de lacuna na ideologia? 12- O que discurso no ideolgico? 13- O que prxis? 14- Qual o papel da filosofia no que diz respeito ideologia? 15- Qual a sua viso particular sobre o texto de Aranha & Martins?

Respostas
1- O que Senso Comum? o conhecimento adquirido por tradio, herdado dos antepassados e ao qual
acrescentamos os resultados da experincia vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de idias que nos permite interpretar a realidade, bem como de um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e agir.(Aranha & Martins; 35).

2- O que Bom Senso?


Segundo o filsofo Gramsci, o bom senso o ncleo sadio do senso comum. (Ibidem). o entendimento que o senso comum precisa ser transformado em bom senso, explicitando as intenes conscientes dos indivduos livres.

3- O que Ideologia no sentido amplo?


o conjunto de idias, concepes ou opinies sobre algum ponto sujeito a discusso. (Ibidem; 36). a doutrina, o corpo sistemtico de idias e o posicionamento diante de certos fatos.

4- O que Ideologia no sentido restrito?


Segundo a viso Marxista o sentido negativo, que a ideologia realiza como instrumento de dominao. O ser humano tenta explicar a realidade dando regras e realizando a tipificao e institucionalizao das aes e necessidades e busca uma padronizao das prticas.

5- O que Ideologia segundo Gramsci (1891-1937)?


o significado mais alto de uma concepo de mundo que se manifesta implicitamente na arte, no direito, na atividade econmica, em todas as manifestaes de vida individuais e coletivas (Gramsci; 16) e que tem por funo conservar a unidade de todo o bloco social. Tem a funo positiva de atuar como cimento da estrutura social. (Aranha; 36).

6- O que Ideologia segundo Chau?


um conjunto lgico, sistemtico e coerente de representaes (idias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que e como devem pensar, valorizar, sentir e fazer. (Chau;113).

7- Quais as caractersticas (comente) da Ideologia (segundo Chau/Aranha Martins)?


a) Constitui um corpo sistemtico de representaes que nos ensinam a pensar e de normas que nos ensinam a agir. (Ibidem; 37). Comentrio: a maneira de assegurar que as novas geraes mantenham as instituies conforme foi desenhada por seus criadores. b) Tem como funo assegurar determinada relao dos homens entre si e com suas condies de existncia, adaptando os indivduos s tarefas prefixadas pela sociedade. (Ibidem; 37). Comentrio: o condicionamento dos indivduos faz com que tenha uma estabilidade nas relaes sociais, evitando conflitos. c) As diferenas de classe e os conflitos sociais so camuflados, ora com a descrio da sociedade una e harmnica, ora com a justificao das diferenas existentes. (Ibidem; 37). Comentrio: a justificao das diferenas, sem planos de ao com metas a serem alcanadas em um determinado perodo de tempo se torna um discurso demaggico. d) Assegurar a coeso dos homens e a aceitao sem crticas das tarefas mais penosas. (Ibidem; 37). Comentrio: utilizando Deus, dever moral, a ordem natural das coisas ou o interesse da coletividade, justificam atos que deveriam ser criticados, mas so aceitos baseados nestes princpios maiores. e) Tem a funo de manter a dominao de uma classe sobre outra. (Ibidem; 37). Comentrio: um mecanismo de defesa dos interesses de um grupo dominante na manuteno do seu status, poder e riquezas.

8- Qual o significado de naturalizao na ideologia?


se considerar natural as situaes que na verdade so produtos da ao humana e que portanto so histricos e no naturais. (Ibidem; 37).

9- Qual o significado de universalizao na ideologia?


a extenso dos valores da classe dominante para a classe dominada. Fazem com que os interesses particulares se tornem universais. Oculta alguma coisa que se descoberta pode desmascarar a ideologia.

10- Qual o significado de abstrao na ideologia?


Gerar a universalidade das idias e dos valores. As representaes ideolgicas no se referem ao concreto, mas ao aparecer social. A aparncia oculta a maneira pela qual a realidade social foi produzida. (Ibidem; 37).

11- Qual o significado de lacuna na ideologia?


o ocultamento de alguma coisa que no pode ser explicitada sob pena de desmascaramento da ideologia. (Ibidem; 37). A universalizao e a abstrao fazem este papel de ocultar o verdadeiro significado da realidade social.

12- O que discurso no ideolgico?


aquele que visa o preenchimento das lacunas pela procura da gnese do processo. o papel da teoria que visa desvendar os processos reais e histricos dos quais se origina a dominao de uma classe sobre outra.

13- O que prxis?


a relao indissolvel entre a teoria e a prtica. Todo projeto antecede uma prtica e toda teoria produzida baseado na prtica.

14- Qual o papel da filosofia no que diz respeito ideologia?


de realizar a crtica s ideologias, para romper com as estruturas cristalizadas que justificam as formas de dominao.

15- Qual a sua viso particular sobre o texto de Aranha & Martins?
A democracia em tese possibilita o acesso de informaes a todas as camadas da sociedade e distribuio eqitativa do poder. Entretanto esta realidade nos parece um pouco utpica, pelo menos em relao a maior parte da populao que no tem tido oportunidade de estudar e crescer cultural e economicamente. Uma das formas de conseguirmos esta justia social seria a transformao do senso comum em bom senso o que possibilitaria maior liberdade e dignidade para as classes menos favorecidas.

A ideologia em sentido restrito toma um sentido negativo para atingirmos o bom senso, pois serve como instrumento de dominao de uma classe sobre a outra. Tem a funo positiva de atuar como cimento da estrutura social, dando uma certa estabilidade apesar da consolidao da hegemonia a uma determinada classe. A tentativa de universalizar os valores, de abstrair e ocultar os verdadeiros motivos que a realidade social foi produzida serve para manter as instituies e o status social da classe dominante.

Em paises dito comunista ou socialista onde a populao tinha acesso sade e educao tambm verificamos distores principalmente ligado liberdade individual e aos direitos humanos que eram violados baseados em uma justificativa do todo.

A prxis a relao indissolvel entre a teoria e a prtica. A sociedade o resultado desta prxis, que leva distores desde os seus primrdios de criao. A filosofia, a sociologia atravs de um contradiscurso, e uma posio no ideolgica pode revelar as contradies existentes nas ideologias, rompendo as estruturas cristalizadas com o tempo e que justificam a dominao de uma classe sobre a outra. Quem sabe que com esta postura de questionamento crtico analtico, no encontraremos uma sada adequada para a nossa sociedade?

Bibliografia:
ARANHA & MARTINS, O que Ideologia, in Filosofando pg 325 -39. A.GRAMSCI, Concepo dialtica da histria. P.16. CHAU, Marilena, O que ideologia, p.113. 5

Vous aimerez peut-être aussi