Vous êtes sur la page 1sur 8

VERIFICAO DO FASCCULO A TERRA E O SISTEMA SOLAR

1) ESTAES DO ANO a. Explique a dinmica das estaes do ano nos dois hemisfrios terrestres. Nessa explicao, considere as seguintes caractersticas do movimento da Terra: conservao da direo inclinada do eixo de rotao da Terra com relao ao plano da eclptica e a translao quase circular da Terra em torno do Sol. b. A excentricidade da rbita da Terra influencia as caractersticas climticas em cada estao do ano? Isto , por estar a Terra mais prxima ou mais distante do Sol, os dias sero mais quentes ou mais frios, significativamente? c. Faa um esquema utilizando textos, desenhos, colagens, que sirva de material didtico de apoio para a explicao dos itens anteriores (considere alunos das ltimas sries do ensino fundamental). 2) As frases abaixo contm erros conceituais a respeito da Lua. Comente. a. Na lua crescente, a sombra da Terra sobre a Lua faz com que s aparea metade de seu lado visvel; b. A Lua apresenta apenas quatro fases, permanecendo em cada uma delas por aproximadamente uma semana, sem qualquer alterao. c. Quando lua crescente no hemisfrio norte, temos minguante no hemisfrio sul. Da mesma forma, quando nova no hemisfrio norte, lua cheia no sul; d. A Lua e o Sol possuem o mesmo tamanho, por isso, a Lua consegue encobrir o Sol durante um eclipse; 3) Erratas: H alguns erros no fascculo, especialmente, com respeito s figuras. a. Figura 39 As fases da Lua no esto em ordem. Identifique e organize. b. As figuras 4,7,19,20,21,29,34,36,37,38,40,41,42,44,53,57a,69,77 e 88 no esto em escala [Na prtica, h uma impossibilidade de se colocar em escala os elementos da figura ou as distncias entre esses elementos (no mnimo, pouco adequado para o entendimento do conceito). Na figura 82 (pag. 81), por exemplo, as distncias esto em escala, porm, os tamanhos no esto com relao s distncias. O Sol deveria ter um dimetro 100 vezes menor que a distncia Terra-Sol. Assim, deveria aparecer como um ponto de aproximadamente 0,2 mm. Escolha duas dessas figuras e redesenhe em escala (parcial ou totalmente). c. Na seo 3.5 Propriedades orbitais (pag. 23), a inclinao do eixo dos planetas dada em funo da reta perpendicular ao plano da rbita (mais precisamente um segmento de reta orientada), porm, est diferente no texto. Falta, portanto, na figura 21 esta orientao. Corrija os textos e construa um segmento de reta orientada para que a figura fique completa. d. Voc encontrou imprecises, incorrees ou textos inadequados. Faa uma correo e mande para ns. 4) Diferencie (a) Planeta e Planeta ano; (b) Cometa, asteride e meteoro; (c) Planetas rochosos e gasosos 5) Questionrio a. Quais planetas possuem gua lquida? b. Que planetas possuem atmosferas ricsa em gs carbnico e quais as consequncias disso com relao s suas temperaturas superficiais? c. Que planetas possuem anis? Quais desses planetas podem ser vistos da Terra a olho n? Os anis de quais desses planetas podem ser vistos da Terra a olho n? d. O que so os satlites galileanos de Jpiter? e. Por que a Lua tem crateras?

6) Construa um mapa conceitual do Sistema Solar. O mapa conceitual uma Tcnica de Organizao de Conceitos desenvolvida por Ausubel, Novak e Hanesian (Psicologia Educacional. RJ; Internacional. 1980) que conecta conceitos essenciais de um determinado corpo de conceitos. As linhas que conectam conceitos sugerem relaes significativas (isto , que possuem significado). As Relaes verticais obedecem uma hierarquia (preferencialmente). Relaes horizontais so no hierrquicas. O mapa conceitual uma estrutura que reflete a organizao conceitual de quem o faz. Portanto, pode revelar a extenso das relaes significativas que algum fez com respeito a um corpo de conceitos. Abaixo, um mapa inicial, que pode servir de auxlio para a construo do seu mapa individual.

ESQUEMA DE CORREO PONTOS IMPORTANTES QUE DEVEM CONTER AS RESPOSTAS 1) A Terra gira em torno do Sol mantendo sempre a mesma direo do seu eixo de rotao (sobre si mesma). Observe nas figuras abaixo os equincios (momentos em que os dois hemisfrios esto igualmente iluminados).

Figura 1

Figura 2

A Terra continua sua rbita em torno do Sol. Assim, aps aproximadamente trs meses temos os Solstcios (momentos em que h a maior diferena de iluminao entre os dois hemisfrios).

Figura 3

Figura 4 [[ As imagens das figuras 1 e 3 acima (tiradas do site do IBGE) exageram na excentricidade da rbita da Terra]]

b. A Terra gira em torno do Sol em uma rbita elptica, porm, quase circular, portanto, a excentricidade da rbita da Terra pouco influncia tem na dinmica das estaes do ano. Se, na imagem anterior, observarmos cuidadosamente as distribuies de energia:

2) a. O Sol ilumina apenas um lado da Lua (isso acontece exatamente igual Terra). No entanto, a face iluminada no est sempre virada para a Terra. Assim, devido a posio relativa da Terra, da Lua e do Sol, podemos ver desde toda a face iluminada (lua cheia), at a face completamente no iluminada (lua nova).

b. As mudanas so continuas de modo que se acompanharmos com um telescpio em uma noite de lua crescente, poderemos ver que a parte iluminada vai gradativamente aumentando.

Da lua nova at a cheia, h um aumento na sombra (ou na regio iluminada) de aproximadamente 8% em mdia. De um dia para outro,

c. As fases da Lua so as mesmas em todos os pontos da Terra (observamos a mesma imagem). A posio relativa do observador que muda ligeiramente. Se considerarmos duas pessoas, uma sobre o polo norte e uma sobre o polo sul, ambas tero seu prumo em direo ao centro da Terra com o sentidos (para cima) opostos. Polo Norte

Polo Sul

Assim, as imagens da Lua aparecero invertidas (seria equivalente a olhar um semi-circulo de cabea para cima e depois olh-lo de cabea para baixo). Por isso que no hemisfrio sul observamos um C para a lua crescente e um D para a minguante e, no hemisfrio norte, observamos um D para a lua crescente e um C para a minguante. d. Os tamanhos aparentes so iguais. O Sol 400 vezes maior que a Lua (em dimetro) e est a aproximadamente 400 vezes mais distante. Assim, por equivalncia de tringulos podemos observar que os dimetros angulares dos dois astros so iguais

3. a. Da esquerda para a direita (Acima H. Norte; abaixo H. Sul): um dia aps a lua nova, crescente, cheia, minguante c. item (6). A inclinao do eixo. Observe, na figura 21, as inclinaes dos eixos dos planetas com relao reta perpendicular ao plano das rbitas. O de Urano quase paralelo ao plano da sua rbita.

Direo e sentido do eixo de translao dos planetas (perpendicular ao plano de translao dos planetas) A partir deste eixo que os ngulos so contados

4. Diferencie a. A resposta est na pgina 19 do fascculo. A condio que diferencia planeta de planeta ano a quarta, isto , planeta tem massa suficiente para limpar sua rbita ( dominante na sua regio). b. A resposta est no captulo 8 pag. 79 a 90. A grande diferena entre um cometa e um asteride a sua composio: os cometas possuem material voltil e, ao se aproximarem do Sol, apresentam calda. Os meteorides so os menores objetos do Sistema Solar. Ao entrar na atmosfera terrestre brilham e so chamados de meteoros (a palavra meteoro, em grego, significa atmosfera. Por isso, a cincia que estuda as caractersticas da atmosfera chamada meteorologia) c. Resposta na pgina 20. Os planetas gasosos possuem grande quantidade de material voltil que persiste desde a formao do Sistema Solar. J os rochosos, no conseguiram manter esse material devido a sua proximidade ao Sol.

5. Questionrio a. Somente a Terra b. Apenas Terra e Venus. O planeta que possui atmosfera mais rica em CO2 o planeta Venus e, portanto, possui um forte efeito estufa. Na Terra, o efeito estufa tem garantido uma temperatura mdia confortvel para o ser humano. No ltimo sculo, no entanto, o aumento da queima de combustveis fsseis, o desmatamento, o alagamento de grandes regies para a construo de hidreltricas, dentre outras aes antrpicas, tm levado ao aumento da concentrao desse gs na atmosfera terrestre e consequente aumento do efeito estufa. c. Os quatro gigantes possuem anis: Jpiter, Saturno, Urano e Netuno. Desses, Jpiter e Saturno so visveis a olho n, porm, para se ver os anis. Porm, nenhum anl possvel ser visto a olho n da Terra. Com um telescpio semelhante ao de Galileu j possvel se ver os anis de Saturno. d. Os satlites galileanos de Jpiter so satlites que foram observados por Galileu em 1609. e. A Lua tem crateras devido a fortes choques, no passado, de meteoros e asterides sobre sua superfcie.

Vous aimerez peut-être aussi