Vous êtes sur la page 1sur 17

Arilson Silva de Oliveira

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e seu alcance social
(The (re)turn of myth and of the imaginary in the transcendent schematics of 20th century epistemology and its social scope)
Arilson Silva de Oliveira*

RESUMO
A substncia deste artigo consiste na leitura de alguns autores que tratam do mito e do imaginrio sem acatar as propostas que se fundamentam no racionalismo cartesiano e no influente positivismo do sculo XIX. Tais autores, como Eliade e Durand, desenvolveram no sculo XX um estudo do mito e da imagem com a perspectiva de uma orientao epistemolgica que surgira na inteno de se constituir como uma nova abordagem cientfica, levando o elemento imaginativo e mtico ao encontro da realidade imediata. O argumento principal dessa nova abordagem, que aqui tentamos minimamente apresentar, em torno do mito e da imagem, ope-se ao dualismo filosfico que coloca em extremos o materialismo e o subjetivismo; dessa forma, tais autores chegaram a uma concluso que ratifica a retrica da imagem simblica e reafirma a fora diretiva dos mitos, deixando o ditame imaginrio de ser uma simples abstrao ou engano, uma vez que segue regras mais profundas e significativamente responsvel pela dinmica social ou pelas produes individuais representativas da cultura, no tempo e no espao. Palavras-chave: Mito; Imaginrio; Nova epistemologia; Sculo XX.

A CINCIA E A (RE)VOLTA DO MITO


Texto recebido em abril/2006 e aprovado para publicao em junho/2006. *

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Ps-graduao em Sociologia da USP; e-mail: arilsonpaganus@yahoo.com.br.

A PARTIR DO INCIO DA Idade Moderna e com o triunfo da razo e da cincia positiva e tcnica, a busca do conhecimento praticamente se restringe ao objeto observvel, procurando a universalidade, a possibilidade de previso e controle e um fundamento na substncia material, nos fatos ou no experimento. Com isso, mitos, devaneios, fbulas e toda produo imaterial passam a ser considerados e entendidos sob outra tica.

114

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

114

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

O reino do esprito e do imaginrio considerado subproduto do mundo real, seja da sociedade, seja dos processos fsico-qumicos que ocorrem no ser humano. Os sonhos, aspiraes e afetos do homem comum no cotidiano so desconsiderados ou eliminados em funo de um objeto ideal, como um intrprete coletivo ou um ego racional, pois no so empricos, observveis ou quantificveis. O real passa a ser apenas esse homem ideal. Isso pode ser corroborado pela emergncia da psicologia do behaviorismo de Watson e Pavlov; no marxismo, pela determinao econmica da sociedade e, no obstante, pela teoria dos quatro estgios da evoluo da sociedade, de Auguste Comte. Enfim, pelo homem desencantado, que v no progresso e na dissociao das esferas sociais o nico caminho rumo a uma civilizao sem barbrie. A partir da expresso consagrada por Max Weber, desencantamento [Entzauberung] do mundo, constatamos que a modernidade, impulsionada por esse progresso desencantado, tem mergulhado em crises crescentes e num mal-estar que provocou muitos desenganos em torno da utopia de felicidade material prometida pelo homo faber: duas guerras mundiais, imperialismo econmico, bombas qumicas, xodo rural intensivo, genocdios tnicos, doenas causadas por alimentao inorgnica, poluio do ar, da gua, visual e sonora; alm de o homem ter-se transformado em mera cobaia de um sistema econmico, poltico e religioso, todos baseados na prosperidade linear, atravs da qual a realizao pessoal restringe-se ao campo do ter. Enfim, um caos provocado por um desencanto sem precedentes na histria. De acordo com o economista da rea de sade Victor Fuchs (1974, p. 42), epidemia uma palavra suave demais para se descrever essa situao. O filsofo John Gray (2005) vai alm; para ele, a vida do homem est com os dias contados. Esse gosto de energia nuclear na boca faz lembrar as concisas e brilhantes palavras de Marshall Berman (1987): Hoje, para muita gente, todo o multissecular projeto de modernidade aparece como um equvoco desastroso, um ato de arrogncia e maldade csmica (p. 81). Mas sabemos que esse aparente deusnos-acuda , na verdade, o mais alto grau de ordem fustica burguesa, o mal necessrio para o marxismo ou mesmo a base de um sonho democrata e a satisfao mais plena de religies juzo-finalistas. No tenhamos iluses: o poder da nossa era sabe e luta por essa desordem vestida de ordem, pois, sem o

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

115

Horizonte n 08 art 07.pmd

115

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

encanto dos antigos, a poltica, a economia e a religio s sobrevivem com e pelo caos. O encanto e a magia saram da cena dessas esferas e em seu lugar foi erguida a bandeira do salve-se quem puder, ou melhor, de todos contra todos e de um deus utilitarista para quem tem ambio. Em efeito, no ltimo meio sculo (ou mais) percebe-se um amplo movimento terico contra-mar, certamente em comum com o redescobrimento das imagens por parte da psicossocioanlise, do ousado pensamento bachelardiano e das releituras do mito feitas pelo magistral Crculo de Eranos, alm dos inmeros cientistas sociais que abraaram a idia de que o mito tem muito do real a nos dizer. Nessa perspectiva, a antiga viso da cincia positivista quando no materialista se h em parte debilitado para deixar lugar a toda uma srie de investigao sociocientfica que tem como elemento comum mais poderoso a mitoanlise (anlise do mito), isto , que se apia primeiro em correntes de representaes coletivas, mais profundas que as ideologias, e que se calca sobre os relatos imemoriais das mitologias sermes mticos. H de se assinalar a contribuio ao nascimento desse mtodo de alguns colaboradores: Carl Gustav Jung, o etnlogo Paul Radin, o indlogo Herich Zimmer, o islamlogo Henry Corbin, o especialista em mstica judaica Gershom Scholem, o helenista e mitgrafo Karl Kernyi, o ilustre fillogo e historiador das religies George Dumzil, conhecido por seu interesse em descobrir na sombra da histria e das instituies os fundamentos da tripartio funcional nas sociedades indo-europias, teoria no ignorada pelo historiador George Duby. Sem esquecer as contribuies magistrais de Mircea Eliade, Hermann Roschach, Joseph Campbell, J. P. Sironneau, Henri Desroche, Gilbert Durand, dentre outros. Personalidades que ergueram e propuseram um significado ora diferenciado, ora em contrapartida tica iluminista e positivista do mito e da imagem.

O MITO COMO EXPERINCIA DE SENTIDOS


Todavia, nossa inteno aqui no consiste em prestar contas desse grande ressurgimento do mito no mbito e no mtodo das cincias sociais, seno em perguntar-nos primeiro se os referentes epistemolgicos que marcam, acompanham e qui permi-

116

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

116

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

tem o reencantamento de uma cincia etnocntrica e tendenciosa (desde sua origem) por um exclusivo mtodo de reencontro dos fatos objetivos com a mitoanlise no possuem um sentido histrico herdado dos providencialistas e messinicos pensamentos judaico-cristos.
As religies que vetaram a representao direta do sagrado, de Israel ao Isl, dos iconoclastas de Bizncio aos Calvinistas de Genebra, sabiam o que temiam ao mover guerra a toda imagem de culto. A esttua do Deus uma apropriao de algo que nos deve transcender. (BOSI, 1997, p. 13)

A unidimensionalizao da viso, resultado da apropriao do olhar pela cultura dominante, um dos fenmenos mais alienantes do nosso cotidiano. A iconizao da sociedade, isto , o fornecimento de um mnimo de palavras escritas e um mximo de imagens padronizadas, conduz a uma diminuio do contato com a razo, o logos. Disso resulta a restrio ao acesso dos pesquisadores ao imaginrio, o que os leva a ver o mundo de modo concreto e literal. Essa uma das principais causas da reduo da capacidade de lidar com a palavra e, por conseguinte, de manifestar no dizvel o indizvel. uma forma de dificultar a formao de consensos derivados da experincia e perpetuar a unidimensionalizao. Trata-se de reprimir o imaginrio e a diversidade em todas as suas dimenses: na linguagem escrita e falada, na expresso corporal, na produo de imagens e smbolos, enfim, em todos os meios pelos quais o indivduo pode se opor ao pensamento linear racional e seduo da medida quantitativa. As imagens e os smbolos veiculados pela linguagem tendem a quebrar essa linearidade do pensamento. Nesse sentido, os mitos so indispensveis facilitao das conversaes e, em conseqncia, formao de vises calcadas no encanto e na magia, to bem ensinada por nossos ancestrais pois, como sempre e incansavelmente afirmou Campbell, os mitos so pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, significando/indicando uma experincia de sentido e no uma mera busca de sentido. claro que essa espcie de compreenso no pressupe mentes como as nossas, racionalizadas e desencantadas, condicionadas por uma cultura cujos mitos bsicos configuram uma interminvel crnica de guerras, pilhagens, vinganas e punies.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

117

Horizonte n 08 art 07.pmd

117

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

dessa maneira que os fundamentalismos reforam os condicionamentos, que por sua vez reforam os fundamentalismos e assim por diante. A transformao da primitivizao de nossas mentes pela supresso da palavra (em especial a palavra escrita, o romance individualista etc.) traduz-se pelo estreitamento de nossa percepo de mundo, que passa a depender quase exclusivamente de um nico sentido: a viso. A audio vem em segundo lugar, portanto, com menos destaque, ficando o sentar aos ps do mestre em segundo plano ou em nenhum plano. Essa circunstncia nos torna cada vez menos capazes de perceber a importncia do conjunto, do ser e viver socialmente. Perdemos a abrangncia da avaliao proporcionada pela totalidade dos sentidos e, dessa forma, afastamo-nos da perspectiva sistmica de estar no mundo. Em conseqncia, as percepes veiculadas pelos sentidos, que tm sido reprimidas e anestesiadas, so desvalorizadas, o que favorece a unidimensionalizao e a manipulao social da viso. Muitos parecem no entender que, para superar essa circunstncia, fundamental o desenvolvimento do fabulrio que aglutina as pessoas ao cosmos. Parecem no compreender tambm que, para isso, a palavra mtica ou csmica, juntamente com as imagens, os sons e as sensaes tcteis e olfativas, precisam caminhar como meio de percepo e integrao de nossa experincia no mundo. Assim, palavras csmicas, imagens csmicas tecem vnculos do homem com o mundo (BACHELARD, 2001, p. 181), pelos quais, no raro, parece que as palavras do homem infundem energia humana no ser das coisas, valorizando a imaginao das matrias, numa atividade inteiramente nova da imaginao criadora. Trata-se, evidente, de um devaneio. Explica Gaston Bachelard (2001) que esse devaneio representa uma fora ativa do destino dos seres que querem unir sua vida por um amor em crescimento (p. 85). E sabendo que os mundos imaginados determinam profundas comunhes de devaneios (p. 23), ele vai mais alm:
Quem aceitar seguir esses ndices quimricos, quem agrupar seus prprios devaneios em devaneios de devaneios encontrar talvez, no fundo do sonho, a grande tranqilidade do ser feminino ntimo. Regressar a esse gineceu das lembranas que todo memria, memria antiqssima. (p. 19)

118

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

118

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

Bachelard fala de um homem que, seja pelas idias, seja pelas imagens, no deve se contentar com as superfcies e formas do planeta, mas deve e pode ir alm. No s virar a terra substancial do avesso para conhecer todos os seu segredos, mas entrar em comunho com ela, numa unidade mstica, numa simbiose absoluta. Se nessa empreitada o feminino (imagens) e o masculino (idias) tendem a se isolar, a matria torna-se sua amante comum e ambos lutam para harmoniz-la, e por esse combate mesmo se afirmam. Nesse conflito, os participantes do duelo continuam a se olhar. O cientista transformador da matria renega os arqutipos dos elementos, como a grandiosa viagem alqumica guiada pela crena irracional nas profundezas e princpios essenciais do mundo. Enquanto isso, o homem do devaneio afirma categoricamente, desafiando o homem da razo: a imaginao comanda tudo, ela mais originria que o conceito, mais poderosa que a razo. Por que? Porque, a partir dela, cria-se o infinito e surge a possibilidade de no sermos dizimados pela ignorncia antiecolgica ou pela falta de percepo da totalidade, unidade como uma teia.

O VALOR DO MITO NA FSICA MODERNA E


SEU IMPACTO NAS CINCIAS SOCIAIS

Nesse contexto, o intenso ressurgimento dos valores do mito e da imagem tem sido possvel atravs da revoluo epistemolgica que marcou os ltimos 50 anos numa transvalorizao da epistme ocidental. Nos anos 1930, manifestara-se esse novo esprito cientfico estudado por Bachelard e influenciado pela microfsica de Plank, pela mecnica ondulatria de DeBlogie e pela relatividade de Einstein. E esse novo esprito cientfico, dos anos 1950 at os anos 1980, foi levado ao extremo com Ferdinand Goonseth, Ren Thom, Bernard dEspagnat, David Bhom, Olivier Beauregard e as posturas da famosa filosofia do no do prprio Bachelard. No apenas as lgicas antiaristotlicas (como as teorias de Stphane Lupasco, 1994) tm agora um respaldo significativo, como tambm a teorizao experimental da fsica contempornea passou a atacar os pilares do processo mental mais profundo da psique ocidental: o determinismo causal e suas formas a priori de como o espao euclidiano ou riemanniano e o tempo

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

119

Horizonte n 08 art 07.pmd

119

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

irreversvel de Newton se apresentam. A extenso da noo de complexidade ciberntica e sistmica para toda a mecnica e eletrnica aplicada modifica o axioma que se tinha por modelo de estabilidade: o objeto mesmo, no tendo mais nenhuma aplicabilidade antiga objetividade pesada num universo fsico que, segundo Bernard dEspagnat (1989), est velado. Dessa forma, a relativizao do real e da subverso do tempo e do determinismo causal, no interior do baluarte experimental da fsica, entrou em consonncia com o que as cincias do homem incluindo o estudo do inconsciente e do arqutipo haviam constatado desde sempre sem atrever-se a reconhec-lo, num universo investido lentamente pelas certezas de 20 sculos das categorias aristotlicas. A distncia que Bachelard conservava, todavia, entre os paradoxos dessa nova fsica convertidos em paradigmas, segundo Costa Beauregard (1994) e os axiomas da criao potica diminui ano aps ano desde a dcada de 1930, ao mesmo instante em que o real fsico se revela e em que, graas ao estudo do mito por Jung, Henri Corbin e Mircea Eliade, o real ou surreal se desvela e adota uma estrutura explcita, sujeita experimentao e conceitualizao. O conjunto de todos os saberes se organiza e se harmoniza num imaginrio generalizado. Essa subverso epistemolgica tem um forte impacto inconsciente nas cincias sociais e, sem cair nas velhas classificaes epistemolgicas das cincias humanas, que distinguem psicologia, sociologia e histria, digamos que a juno profunda das estruturas lgicas, categoriais e conceituais, que a fsica de nosso tempo tambm promove, acarreta uma reviso completa dos modelos representativos e das grandes metforas que guiam a investigao cientfica, num gigantesco esquematismo transcendente. As velhas vises invocadoras de um tempo linear notadamente judaico-crists que eclodiram com o darwinismo social e ho prevalecido em todas as cincias sociais dos sculos XIX e XX, j no tm sua total eficcia prometica ou apocalptica basta pensar no materialismo histrico de Marx e sua utopia comunista , assim como a fsica j no utiliza a via nica do progresso. Se a Fsica nos conduz, hoje, a uma viso do mundo que se afigura essencialmente mstica, isso corresponde, de certa forma, a um retorno s suas origens (CAPRA, 1999, p. 23). J em relao aos socilogos de nosso tempo, tambm mais

120

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

120

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

ou menos conscientes dessa grave crise paradigmtica, observase uma busca, no fundo das morfologias, das estruturas pouco aparentes, mas decisivas anlises multivariadas (expresses artsticas, emoes, mitos, smbolos, imaginrios e vertentes sincrnicas), tendo como agentes aplicativos: Roger Bastide, Michel Maffesoli, Edgar Morin, Cornelius Castoriadis, entre outros. A adoo desses conceitos epistemolgicos de tempos e causalidade reversveis e de qualificao morfolgica do espao, como explicado por Ren Thom (1985),1 equivale a centrar a ao da investigao na importncia do mito e de seu cortejo imaginrio. Assim, valendo-se dessa convergncia entre a epistemologia do sculo XIX e as novas concepes dos fenmenos antropolgicos e sociolgicos do sculo XX, podemos perguntar se as conceitualizaes surgidas das psicanlises tambm no podiam aplicar-se, para esclarec-los, aos apontamentos recentes do homo socialis. Em resposta, Moscovici (1981) diz que, no processo de transformar o estranho em familiar, utilizada a frmula de dar realidade ao conceito, isto , perceber e constatar a idia em objetos reais. Primeiramente o conceito associado a uma imagem ou combinao que forma um modelo ou ncleo figurativo, isto , uma estrutura de imagem que reproduz uma estrutura conceitual de uma maneira visvel (p. 27). Estas so selecionadas a partir das caractersticas, da tradio e das referncias do grupo social. Adquirido e consolidado esse ncleo, desenvolvem-se frmulas, esteretipos e clichs, simplificando e ligando as imagens aos conceitos e utilizados para compreender a realidade. Cada vez mais comuns, acabam percebidos como naturais, tornam-se partes da realidade social, considerados como entidades autnomas, cuja existncia um fato natural. So palavras transformadas em coisas (p. 29). Na dinmica das representaes sociais, por exemplo, continua Moscovici (1981, p. 2), atuam conjuntamente dois tipos de atribuio de causas aos eventos e objetos: uma causalidade eficiente, objetiva, cientfica, construda a partir do objeto externo, procurando fatores e variveis invisveis para o observvel, e outra causalidade subjetiva, construda a partir da representao do sujeito, explicando o invisvel pelo vislumbrado. O sujeito passa de um modo causal a outro at construir um edifcio que lhe parece adequado, significativo e integrado. Isso remete ao fato de que ela possui duas faces, uma simblica e outra icnica.

Pai da teoria das catstrofes.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

121

Horizonte n 08 art 07.pmd

121

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

Pode-se relacionar a face simblica com a causao subjetiva, do lado do sujeito, e a icnica com a causa eficiente, arbitrria e conceitual (cincia e tcnica). Dessa maneira, pode-se considerar que a representao social um processo cognitivo de cunho social, realizado pelos indivduos, mas partilhado socialmente, gerando a expresso sociedade pensante (MOSCOVICI, 1981). Apesar de cognitiva, duas caractersticas da representao social, a causalidade figurativa e a face simblica, permitem apontar a hiptese de um fundamento no cognitivo na representao social. Esse fundamento seria da ordem do imaginrio, equivalente aos mitos e smbolos, pois a maior parte das teorias e noes muito abstratas acudiu primeiro ao esprito de cientistas ou surgiu numa cincia de modo figurativo, prenhe de valores simblicos, religiosos e figurativos (MOSCOVICI, 1981, p. 66).

O EU SOCIAL, O INCONSCIENTE E SUA (RE)VOLTA


Dessa forma, o desvanecimento progressivo dos limites das conceitualizaes da fsica e das cincias sociais h de se integrar num campo de significao comum, que Jung chamou de psicide. Sem entrar nos detalhes dessa noo, digamos simplesmente que o acordo entre a objetividade do mundo exterior e a subjetividade do mundo psquico individual um dos terrenos onde a noo de psicide resulta mais evidente. Como disse Jung, a alma de um povo s uma formao um pouco mais complexa que a do indivduo. Assim, poderamos falar de um inconsciente coletivo especfico que apenas emerge no nvel da tomada de conscincia detectada, em sua abstrao, pelos lingistas e estruturalistas que falam do mito (como Lvi-Strauss), dos universais da linguagem de Georges Mounin ou da base generativa de Noam Chomsky. Na realidade, trata-se de uma metalinguagem que aparece no nvel das grandes sincronias, das grandes homologias de imagens, desses urbilder que descobre a etologia da conduta humana. Esse inconsciente especfico nada tem de anmico, como mostram os trabalhos experimentais de Yves Durand (1987, p. 133154), os quais integram claramente os pacotes de imagens e as homologias em sries bem definidas. No entanto, esse mesmo

122

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

122

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

inconsciente especfico se encontra quase imediatamente nas imagens simblicas que precariamente subsistem no ambiente, incluindo o cultural. Nesse contexto, a metalinguagem primordial coloca-se na lngua natural do grupo social. As cidades, os movimentos e as construes da sociedade captam e identificam a pulso dos arqutipos memoriais. As coisas, nesse sentido, nada mais so do que o holograma dos coisificados in memoriam. No nvel dessa arque-sociologia, esses fenmenos de primeira impregnao cultural, designados pelos norte-americanos (Abram Kardiner e Ralph Linton) como basic personality, pelo alemo Oswald Spengler como paisagem cultural e que podemos chamar de eu social, formam, num particularismo mltiplo dos usos imaginativos, segregaes e jogos de oposio e aliana que se complementam. Numa dada sociedade, quando o mito tende a expulsar seus recursos do imaginrio profundo e quando a racionalizao, a tecnocracia e a burocracia so apreciadas, surgem os marginais mticos, as formas depreciativas e negligentes do encanto hologramtico. Essa foi a condio prpria de inmeros e variados movimentos iconoclsticos, resumidamente apresentados por Bosi o que implica grande distoro da causalidade da multiplicidade dos valores e do pluralismo do sermo mythicus, tal como Nietzsche havia visto profundamente, afirmando que a Grcia no era ptria exclusiva de Apolo, pois da sombra surgia Dionsio, para o bom equilbrio da psique helnica. Se a sociedade no reconhece essa dualidade, manifesta-se uma represso brutal de toda mitologizao antagonista, surgindo crises e dissidncias violentas, pois sabido que todo autoritarismo nasce do exclusivismo e da opresso, que, por sua vez, provocam o assentamento de uma s lgica, muitas vezes linear, fundamentalista, determinista, maniquesta e individualista. No se trata, porm, de uma oposio entre idealismo e sensatez (Sorokin), mas entre fases de desencantamento racionalista e reencantamento imaginrio, como uma batalha de Tits. Do desencanto ressurge lentamente atravs dos marginalizados mticos a gua viva da imagem, sabendo-se que h mitos resistentes s provas histricas (como os vdicos da ndia antiga) de desgaste escolstico e conceitual, metamorfoseado por algum contexto sociogrfico, aculturao ou mero interesse poltico-econmico. Mas, e infelizmente, no calcanhar desse desen-

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

123

Horizonte n 08 art 07.pmd

123

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

Os quais tratam a imagem como smbolo, representao do cosmos e da realidade ltima.

canto, e com ar de desespero, persiste uma enorme subverso epistemolgica da cincia desencantada, pela qual alguns cientistas, herdeiros do positivismo ironicamente afirmando e reafirmando uma evoluo no pensar , persistem em definir e adulterar as potncias dos mitos difundidas pelos caciques, bruxos, brahmanas (magos indianos), xams, feiticeiros ou sacerdotisas (notadamente pags);2 pois essa dita cincia, com sua falsa defesa do saber, primeiro mata o mito, depois o examina como animal moribundo, numa sensao egocntrica de manipuladorchefe, superior-mor de laboratrio, alheio ao sensvel e sensvel ao eu fao, eu controlo, eu julgo, eu condeno. Mas essa sndrome da falta de controle (rejeio do ditame mtico) o faz catico, pertencente corrente geral da fraternidade autodestrutiva: homo demens, apenas satisfazendo-se, como um bbado jogado na sarjeta, ao se impor como destruidor do tradicional e do encanto, afirmando serem os homens que ultrapassaram as eras das supersties, os pensadores que se movem pela neutralidade axiolgica, os mentores de uma verdade que os profanos (no acadmicos) jamais podero usufruir ou discutir. Segundo Karl Popper (1996), ao cientista a verdade interessa, no o poder; ele no pode aceitar de bom grado a idia de domnio. blasfmia, sacrilgio, hybris. E conclui: Os homens no so deuses e deviam sab-lo. Nunca dominaremos a natureza (p. 233-234). O que dizer ento da manipulao e domnio do mito, algo to longe de nossas mos e to profundamente enraizado nelas? Pois quando se tem um objeto na palma da mo, comea-se a compreender que o maior no necessariamente o mais rico (BACHELARD, 1978, p. 13).

O IMAGINRIO SOCIAL
Segundo Cornelius Castoriadis (1998), a filosofia ocidental e sua correspondente estrutura cosmovisiva se assentam e se edificam sobre o substrato ontolgico em torno da categoria determinao, de modo que o que realmente , est determinado, e o que no est determinado no , ou algo menos, ou tem uma qualidade inferior de ser (p. 198). Por idntico motivo, seu modelo ontolgico de base supe que o momento lgico-identidrio e objetivante do real o ser. Entretanto, todo aquele que no se ajusta a esse esquema de

124

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

124

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

determinao, portador de uma viso esttica do real, aparece como acidente, iluso ou erro. Na teoria platnica, essas idias no passam de uma imitao do mundo transcendente das idias, mas, na tradio do homo faber/demens, so um privilgio. Na ordem linear de seres determinados em sua identidade, sem participao das variveis histrico-sociais (e axiolgicas), conceitos como imaginrio no passam de meras instncias intelectivas que reproduzem uma realidade de natureza lgicointeligvel, apenas captvel pela razo. No entanto, Castoriadis (1986) afirma que o imaginrio
no imagem de. criao incessante e essencialmente indeterminada (social-histrica e psquica) de figuras/formas/imagens, a partir das quais somente possvel falar-se de alguma coisa. Aquilo que denominamos realidade e racionalidade so seus produtos. (p. 13)

Sobre a citada categoria, Gilbert Durand (2000, p. 30-31) afirma que aparece como o grande denominador em que se situam todos os procedimentos do pensamento humano e que a imaginao um dinamismo organizador, fator de homogeneidade na representao, o que deforma as cpias pragmticas fornecidas pela percepo, tornando-se o fundamento de toda vida psquica como uma perptua afinao dos arqutipos fundamentais do pensamento humano. Maffesoli (1984, p. 125) define o termo como uma reserva latente que assegura a manuteno do querer-viver coletivo, ou seja, do alicerce da socializao. Ainda para o antroplogo e pensador francs Durand, o imaginrio o conjunto das imagens e das relaes de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens e o grande e fundamental denominador em que se encaixam todos os procedimentos do apotegma humano parecendo partir de uma concepo simblica da imaginao, que postula o semantismo das imagens, que conteriam materialmente, de alguma forma, o seu sentido. Dessa forma, Durand se contrape a Lacan, para quem o imaginrio seria um aspecto fundamental da construo da subjetividade. Durand caracteriza a imagem como a forma de apresentao nossa conscincia de um objeto que no pode se apresentar concretamente sensibilidade. Ou seja, nossa mente utiliza uma imagem sempre que a realidade dificilmente representvel. Durand v no empirismo factual dos nossos dias um marco do horror imagem. Assim, Durand assinala o dinamismo do ima-

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

125

Horizonte n 08 art 07.pmd

125

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

3 Cassirer (2001) afirma que o mundo mtico (imaginrio) est, por assim dizer, em um estgio muito mais fluido e flutuante que o nosso mundo terico de coisas e propriedades, de substncias e acidentes. Para apreender e descrever essa diferena, podemos dizer que o que o mito percebe primariamente no so caracteres objetivos, mas fisionmicos (p. 128).

ginrio, conferindo-lhe uma realidade e uma essncia prpria. Em princpio, o pensamento lgico no est separado da imagem. A imagem seria portadora de um sentido cativo da significao imaginria, um sentido figurado, constituindo um signo intrinsecamente motivado, ou seja, um smbolo. O simbolismo cronolgica e ontologicamente anterior a qualquer significncia audiovisual; a sua estruturao est na raiz de qualquer pensamento e no deve ser julgado do ponto de vista da forma, mas da sua fora. E mais, o imaginrio no s se manifesta como atividade que transforma o mundo, como imaginao criadora, mas sobretudo como transformao eufmica do mundo, como intellectus sanctus, como ordenana do ser s ordens do melhor. O imaginrio, portanto, entendido como reduto infra-estrutural, transcendental e, a priori, que possibilita, desde a sincronicidade a-causal profunda, a realizao e representao de toda realidade historicamente produzida, escapa do esquema da determinao e de sua concomitante lgica bivalente (A A ou no A), to comum na cosmoviso ocidental. Em efeito, sua dimenso realizadora, vale dizer, criadora, revela a existncia de uma lgica da semelhana dirigida por causas mticas3 (e no meramente empricas), que no privilegia tanto o que est determinado atemporalmente, quanto o que inclui o no-ser. Nesse ltimo, a lgica da semelhana que rege o proceder da atividade imaginrio-transcendente funciona magicamente, em virtude do poder conotativo da linguagem em seus estratos magmticos, onde o potencial de sugesto da palavra est ligado evocao de imagens, ou seja, atravs da relao intuitiva, no causal e causal, que liga a imagem e sua emotividade subjacente realidade imediata (prpria e apropriada) e, assim, entendida como encarnao simblica de uma vivncia comunal profunda. Como afirma Mircea Eliade (1991), ter imaginao ver o mundo na sua totalidade (p. 16), pois a categoria imaginrio e sua concomitante relao mgica que atravessa e liga todos os redutos da realidade que ela mesma anima resumem-se na integrao dos contrrios (bem e mal, conscincia e inconscincia, masculino e feminino). Ren Barbier (1985) tambm elucida que o distanciamento do direito imaginrio em cincias sociais , de fato, uma mutilao do real geral (e do meu real particular) [alm de um] desconhecimento institudo (pela confraria acadmica) da totalizao terico-prtica em cincias humanas, sempre em ato, nunca conquistada (p. 150).

126

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

126

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

Todavia, a insero desse imaginrio no mbito do psicossocial um mrito atribudo a Castoriadis. Seu propsito terico tenta definir o imaginrio desde o horizonte da criatividade psicossocial, que surge como instncia mediadora entre a inteno prtica e as aspiraes e disposies pr-reflexivas que animam todo o projeto intersubjetivo de vida e sua objetivao e institucionalizao na esttica social sobre esquemas coletivos de percepo e de orientao da ao. Dito de outra maneira, a criatividade psicossocial modifica radicalmente a estrutura esttico-formal da concepo do real, prpria de nossa tradio filosfica, e ontologiza como instncia transcendental, e realizada de formas, o imaginrio e sua dinmica constitutiva. Desse modo, a criatividade psicossocial definida por Castoriadis como o estabelecimento de eides, numa nova forma no sentido pleno do termo. A criao de novas significaes coletivas (por exemplo, as econmicas na modernidade e as polticas na antigidade), o estabelecimento de horizontes semnticos de compreenso cultural, sobre cujo suporte lingstico se definem conceitos como o normal, o racional, o real, o belo etc. e se ritualiza a experincia sacra em torno de um totem ou mito-relato (normalmente cosmognico) do grupo, possibilitam os processos de socializao, garantindo a permanncia de tal estrutura social. Em efeito, a socializao, entendida como a histria de imposio de um modo de ser que a sociedade realiza sobre a psique, e que esta ltima jamais poderia fazer surgir de si mesma, consta do momento da psicognese ou abertura da psique individual ao mundo histrico-social, e da sociognese ou implantao dos valores sociais sobre a psique. Assim, na opinio de Castoriadis, toda socializao contm um processo de sublimao, em que se integram o psquico e o social. Por sublimao deve-se entender o processo pelo qual a psique forada a reimplantar seus objetos privados ou prprios de carga libidinal por objetos que so e valem por sua instituio social, e a convert-los em causas, meios ou suportes de prazer para si mesma. Essa perspectiva, que recupera para a cincia social e para as cincias humanas em geral a ontologicidade do imaginrio transcendental, abre novas expectativas de regenerao simblico-institucional para uma modernidade assediada por sua rigidez econmica funcional. Portanto, o desenterramento das potencialidades criativas do imaginrio social renova as expectativas de fundir os ideais e as significaes instituintes com as estruturas

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

127

Horizonte n 08 art 07.pmd

127

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

institudas em processo recproco de corporalizao do espiritual-axiolgico e da espiritualizao do material-institucional. Em suma, Castoriadis sustenta que a instituio social contm sempre duas dimenses: a conjuntista-identitria (lgica) e a propriamente imaginria (magmtica). Na primeira, a sociedade opera com a ajuda de elementos, classes, propriedades e relaes estabelecidas como distintas e definidas. Rege aqui o esquema da determinao. Na segunda, condensa-se a potncia criativa de toda a sociedade, onde o instituinte mantm a unidade de fundo de sua forma de vida, imediatamente encarnada na pluralidade de instituies aparentemente inconexas entre si, mas ligadas sincronicamente pelas instncias-arqutipos que as regulam. Dessa forma, pode-se concluir que a nova abordagem do mito e da imagem por ilustres intelectuais que no acataram as propostas da moderna cincia ocidental, as quais se fundamentam no racionalismo cartesiano e no positivismo do sculo XIX, proporcionou durante o sculo XX um estudo revolucionrio do mito e da imagem, com uma perspectiva de orientao epistemolgica surgida na inteno de se constituir numa nova linha cientfica ou numa nova maneira de pensar a realidade humana e seu reflexo social, os quais levam em conta o elemento imaginativo e coletivo ao encontro do concretismo de uma realidade simblica, em especial voltada para o firmamento da socializao. Essa nova abordagem ope-se ao dualismo filosfico que coloca em extremos o materialismo e o subjetivismo, pois, atravs de sua teoria de (re)volta, ratifica a retrica da imagem simblica e reafirma a dimenso dos arqutipos e a fora diretiva dos mitos, deixando o ditame imaginrio de ser uma simples abstrao ou engano, uma vez que segue regras mais profundas e significativamente responsvel pela dinmica social ou pelas produes individuais representativas da cultura, no tempo e no espao. Noutras palavras, a vida social impossvel fora de uma rede simblica, pois, como afirma Campbell (1990), os mitos so metforas da potencialidade espiritual do ser humano, e os mesmos poderes que animam nossa vida animam a vida do mundo (p. 24).

128

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

128

22/3/2007, 06:30

A (re)volta do mito e do imaginrio no esquematismo transcendente da epistemologia vintecentista e...

ABSTRACT
This article resentats some authors who treat myth and the imaginary without taking into consideration the proposals based on Cartesian rationalism and on 19th-century influent positivism. Those authors, such as Eliade and Durand, developed a study of myth and image in the perspective of an epistemological orientation aimed at elaborating a new scientific approach, promoting the encounter between imaginative and mythical elements and immediate reality. The main point in this approach in terms of myth and image, which we attempt to briefly present here, is opposed to the philosophical dualism that sets materialism and subjectivism distantly apart. Thus, those authors eventually reached a conclusion that ratifies the rhetoric of symbolic image and reaffirms the guiding strength of myths, releasing the imaginary from the restriction of being just an abstraction or a mistake, once it follows much deeper rules and is significantly responsible for social dynamics or for the individuals culturally representative productions in time and space. Key words: Myth; The imaginary; New epistemology; 20th century.

Referncias
BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Trechos escolhidos por Dominique Lecourt. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. BACHELARD, Gaston. A filosofia do no. So Paulo: Abril Cultural, 1978. 354p. (Os pensadores). BACHELARD, Gaston. A potica do devaneio. So Paulo: Martins Fontes, 2001. BARBIER, Ren. Pesquisa-ao na instituio educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. BEAUREGARD, O. Costa. The computer and the heat engine. Foundations of Physics, New York, v. 19, p. 725-727, 1989. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. So Paulo: Cultrix, 1997. CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. So Paulo: Palas Athena, 1990. CAPRA, Fritjof. O Tao da Fsica. So Paulo: Cultrix, 1999. CASSIRER, Ernst. La philosophie des formes symboliques. Paris: ditions de Minuit, 1973. 3v. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introduo a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

129

Horizonte n 08 art 07.pmd

129

22/3/2007, 06:30

Arilson Silva de Oliveira

CASTORIADIS, Cornelius. A instituio imaginria da sociedade. So Paulo: Paz e Terra, 1986. CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. CASTORIADIS, Cornelius. Dominios del hombre: las encrucijadas del laberinto II. Barcelona: Gedisa, 1998. DESPAGNAT, Bernard. Are there realistically interpretable local theories? Journal of Statistical Physics, v. 56, p. 747-766, 1989. DURAND, Gilbert. As estruturas antropolgicas do imaginrio. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DURAND, Yves. A formulao experimental do imaginrio e seus modelos. Revista da FE-USP, So Paulo, v. 13, n. 2, p. 133-154, 1987. ELIADE, Mircea. Imagens e smbolos. So Paulo: Martins Fontes, 1991. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. So Paulo: Perspectiva, 1998. FUCHS, Victor R. Who shall live? New York: Basic Books, 1974. GRAY, John. Cachorros de palha. Rio de Janeiro: Record, 2005. JUNG, Carl G. Psicologia e religio. So Paulo: Zahar, 1968. LUPASCO, Stphane. Os homens e suas trs ticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. MAFFESOLI, Michel. Essais sur la violence. Paris: Librairie des Meridiens, 1984. MAFFESOLI, Michel. Mediaes simblicas: a imagem como vnculo social. Porto Alegre: Sulinas, 2000. MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. MOSCOVICI, S. A representao social da psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. MOSCOVICI, S. On social representation. In: FORGAS, J. G. (Org.). Social cognition. Londres: Academic Press, 1981. POPPER, Karl R. O mito do contexto. Lisboa: Edies 70, 1996. SOROKIN, Pitirim A. Sociedade, cultura e personalidade. 2 v. Porto Alegre: Globo, 1968. THOM, Ren. Parbolas e catstrofes. Lisboa: Dom Quixote, 1985. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

130

Horizonte, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 114-130, jun. 2006

Horizonte n 08 art 07.pmd

130

22/3/2007, 06:30

Vous aimerez peut-être aussi